SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: As
diversas facetas do Consumo |
|
Subtema: Investimentos na Astronomia |
Unidades Temáticas: Matéria e Energia |
Objetos de
Conhecimento:
Investimentos na Astronomia; Astronomia e cultura; Tecnologia para uma Colonização Espacial; Composição, estrutura
e localização do Sistema Solar no Universo; |
|
Ano: 9º Período: 05 a 17/07 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09CI14)
Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas
rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a
localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no
Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Reconhecer
e classificar os astros que compõem o sistema solar; estabelecer as
características que definem os planetas em categorias: rochosos, gasosos e
anões; entender sobre os investimentos nessa área e a importância dessas pesquisas
para o país e planeta. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Astronomia e Cultura Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios Utilize a ilustração e
questionamentos presentes nas páginas 202 e 203 do livro didático Inspire
Ciências 9º ano, continue indagando sobre o tema com as questões seguintes:
Vocês sabem o que é astronomia? Já estudaram algo sobre? Ela tem alguma
influência sobre a vida diária de vocês? Mas, afinal, para que serve a astronomia?
É mesmo necessário investir em algo tão abstrato? Acolha as respostas. Etapa 02: Aprofundando no Tema Esse momento é importante que os
alunos entendam melhor o que é astronomia e sua origem, objeto de
conhecimento presente nas páginas 204 e 205 do livro Inspire Ciências 9º ano,
também disponível no texto “
Astronomia” disponibilizado em anexo no material de apoio. O professor
fará aula expositiva abrindo espaço para manifestações dos estudantes em
relação as dúvidas e curiosidades que venham a surgir. AULA 02 Tema: Astronomia e Cultura Etapa 03: Verificação da Aprendizagem Utilize o inicio da aula para
questionar oralmente os alunos sobre o tema abordado, é mais um momento
propício para tirar dúvidas e retomar a aula anterior. Etapa 04: Mergulho no Tema E se eu te disser que a Astronomia
é essencial para nossa vida, que a Lua
o Sistema Solar e os planetas são estudados por ela? Reproduza o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=yQ4XlJaf8Zo e utilize
o texto “A
Importância da Astronomia na História da Humanidade” como suporte para apresentar
informações a partir da aula dialogada e comentários após a exibição do
vídeo, disponível em anexo no
material de apoio, para melhor compreensão do conteúdo. Etapa 05:Verificando Aprendizagem Proponha individualmente a
realização da atividade 1 que se encontra no tópico “vamos verificar” na página 205 do livro Inspire Ciências. Dê o
direcionamento para que a realização da ativide seja feita em casa. AULA 03 Obs: Correção das Atividades
propostas Tema: Investimentos na Astronomia Etapa 06: Levantamento de
Conhecimentos Prévios Lance
os seguintes questionamentos aos alunos: Como vocês imaginam o universo? Como
será que ele é formado? Como vocês imaginam nossa Galáxia Via Láctea? Como
vocês imaginam o Planeta Terra?, esse momento vale considerar todas as
respostas, em seguida solicite que representem em forma de desenho o que
mencionaram em suas falas e apresente aos colegas. AULA 04 Tema: Investimentos na Astronomia Etapa 07: Aprofundando no Tema Esse
é o momento de esclarecer as informações e até mesmo acrescentar o que surgiu
de respostas na etapa anterior, utilize o livro Inspire Ciências 9º ano nas
páginas 206 e 209 como suporte, para abordar a ideia de Formação do Universo
“Teoria do Big Bang”,e, uma das principais dificuldades no estudo da
astronomia que diz respeito as distâncias astronômicas, e a Formação do Sistema Solar. Etapa 08:Verificando a
Aprendizagem Solicite e oriente aos alunos que realizem
as questões de 1 a 7 das páginas 210 e 211 do livro Inspire Ciências
9ºanos distâncias astronômicas, e a Formação do Sistema Solar. AULA 05 Etapa
09: Composição do sistema solar Os planetas, a maioria dos satélites dos planetas, e os
asteróides giram em volta do Sol na mesma direção, em órbitas praticamente
circulares. Quando olhando de acima do polo norte solar para baixo, a órbita
dos planetas está no sentido anti-horário. Os planetas orbitam o Sol em, ou
próximos de, um mesmo plano, chamado a eclíptica. Assista
o vídeo no link a seguir para melhor compreensão o assunto https://www.youtube.com/watch?v=QTzyluDk_jI Os objetos de conhecimento também
estão disponíveis nas páginas 212 a 222, do livro Inspire de Ciências 9ºano,
após exibição do vídeo abrir espaço para comentários, momento oportuno para
esclarecimento de dúvidas levantadas. AULA 06 Etapa 11: Planetas-anões É
justamente esse terceiro pré-requisito que os planetas considerados anões não
atendem. Planetas anões são aqueles cujas massas são muito pequenas, de forma
que eles não são os astros dominantes em suas órbitas e possuem luas que têm
massa de valor muito próximo. https://www.youtube.com/watch?v=SpLcRRAL5SA , após exibição do vídeo abra espaço
para comentários, momento oportuno para esclarecimento de dúvidas levantadas. Etapa 12: Mão na Massa Orientações: Divida a turma em grupos de três ou quatro integrantes e
entregue a cada um deles uma das tabelas, como as sugeridas no material de
apoio, que pode ser acessado a partir do link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2c4XHdnuvbGrgqx6Up235f76rDgGH4ZmKUZJ5wbXXme4wXYRd2xKFNHgxwq/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-14tu02
. Alguns
grupos receberão tabelas iguais, visto que são apenas três classificações
para diversos grupos na sala. Nessas
tabelas, os educandos deverão preencher as características dos planetas e os
astros do sistema solar que se encaixam na categoria recebida, que poderão
ser: planetas rochosos, planetas gasosos ou planetas anões. Peça que os
alunos usem os próprios dispositivos eletrônicos ou, se estas alternativas
não forem viáveis, construa um quiosque de informações, no qual a turma
poderá encontrar textos, imagens e reportagens que apresentem as informações
necessárias para o preenchimento das tabelas. O link a seguir apresenta
algumas reportagens e vídeos que poderão ser utilizadas para a construção do
quiosque, caso opte por essa possibilidade: disponível aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6UaUYEbmPEWEVY2ccdAqCn7kD3feJhe4WgUsAXXWn4dSCv3zudDB7DCnfvQ/material-de-apoio-ao-educador-cie9-14tu02 Reserve cinco minutos desta atividade para
socializar as informações coletadas pelos grupos. Peça que leiam as suas
tabelas e que comparem com os outros grupos que também receberam aquela
categoria de planetas. Material de apoio: Guia Didático: Atividades lúdicas sobre o Universo para o Ensino de
Ciências no Fundamental II - https://drive.google.com/file/d/1qQ1fLcTMXfN9rPtm-YJq4lo6FIIJzPC_/view?usp=sharing Texto: “Astronomia” https://drive.google.com/file/d/1fR2sSoJaPjZmjKCeFEf1Zmrtq5cOvAe8/view?usp=sharing Texto: “A Importância da Astronomia na
História da Humanidade” https://drive.google.com/file/d/1Xy11npoughAupb6I2sX571OU6wXrjiSQ/view?usp=sharing Texto: "Finalmente
temos tecnologia para pensar em colonizar um corpo celeste" Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
|
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; ( )
Torso; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios (202, 203, 210 e 211) (X)
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (x) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário