6ª Sequência Cie 9º Ano 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas facetas do Consumo

Subtema: Investimentos na Astronomia

Unidades Temáticas: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Investimentos na Astronomia; Astronomia e cultura; Tecnologia para uma  Colonização Espacial; Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo;

Ano: 9º                                         Período: 05 a  17/07                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer e classificar os astros que compõem o sistema solar; estabelecer as características que definem os planetas em categorias: rochosos, gasosos e anões; entender sobre os investimentos nessa área e a importância dessas pesquisas para o país e planeta.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Astronomia e Cultura

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Utilize a ilustração e questionamentos presentes nas páginas 202 e 203 do livro didático Inspire Ciências 9º ano, continue indagando sobre o tema com as questões seguintes: Vocês sabem o que é astronomia? Já estudaram algo sobre? Ela tem alguma influência sobre a vida diária de vocês? Mas, afinal, para que serve a astronomia? É mesmo necessário investir em algo tão abstrato? Acolha as respostas.

 

Etapa 02: Aprofundando no Tema

Esse momento é importante que os alunos entendam melhor o que é astronomia e sua origem, objeto de conhecimento presente nas páginas 204 e 205 do livro Inspire Ciências 9º ano, também disponível no texto “ Astronomia” disponibilizado em anexo no material de apoio. O professor fará aula expositiva abrindo espaço para manifestações dos estudantes em relação as dúvidas e curiosidades que venham a surgir.

  

AULA 02

Tema: Astronomia e Cultura

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem

Utilize o inicio da aula para questionar oralmente os alunos sobre o tema abordado, é mais um momento propício para tirar dúvidas e retomar a aula anterior.

 

Etapa 04: Mergulho no Tema

 

E se eu te disser que a Astronomia é essencial para nossa vida,  que a Lua o Sistema Solar e os planetas são estudados por ela? Reproduza o vídeo   https://www.youtube.com/watch?v=yQ4XlJaf8Zo e utilize o texto “A Importância da Astronomia na História da Humanidade” como suporte para apresentar informações a partir da aula dialogada e comentários após a exibição do vídeo, disponível em anexo no material de apoio, para melhor compreensão do conteúdo.

 

Etapa 05:Verificando Aprendizagem

 

Proponha individualmente a realização da atividade 1 que se encontra no tópico “vamos verificar” na página 205 do livro Inspire Ciências. Dê o direcionamento para que a realização da ativide seja feita em casa.

 

AULA 03

 

Obs: Correção das Atividades propostas

Tema: Investimentos na Astronomia

Etapa 06: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Lance os seguintes questionamentos aos alunos: Como vocês imaginam o universo? Como será que ele é formado? Como vocês imaginam nossa Galáxia Via Láctea? Como vocês imaginam o Planeta Terra?, esse momento vale considerar todas as respostas, em seguida solicite que representem em forma de desenho o que mencionaram em suas falas e apresente aos colegas.

 

AULA 04

Tema: Investimentos na Astronomia

Etapa 07: Aprofundando no Tema

Esse é o momento de esclarecer as informações e até mesmo acrescentar o que surgiu de respostas na etapa anterior, utilize o livro Inspire Ciências 9º ano nas páginas 206 e 209 como suporte, para abordar a ideia de Formação do Universo “Teoria do Big Bang”,e, uma das principais dificuldades no estudo da astronomia que diz respeito as distâncias astronômicas,  e a Formação do Sistema Solar.

Etapa 08:Verificando a Aprendizagem

Solicite  e oriente aos alunos que  realizem  as questões de 1 a 7 das páginas 210 e 211 do livro Inspire Ciências 9ºanos distâncias astronômicas, e a Formação do Sistema Solar.

 

AULA 05

Etapa 09: Composição do sistema solar

Os planetas, a maioria dos satélites dos planetas, e os asteróides giram em volta do Sol na mesma direção, em órbitas praticamente circulares. Quando olhando de acima do polo norte solar para baixo, a órbita dos planetas está no sentido anti-horário. Os planetas orbitam o Sol em, ou próximos de, um mesmo plano, chamado a eclíptica.  Assista o vídeo no link a seguir para melhor compreensão o assunto https://www.youtube.com/watch?v=QTzyluDk_jI 

Os objetos de conhecimento também estão disponíveis nas páginas 212 a 222, do livro Inspire de Ciências 9ºano, após exibição do vídeo abrir espaço para comentários, momento oportuno para esclarecimento de dúvidas levantadas.

 

 

AULA 06

Etapa 11: Planetas-anões

É justamente esse terceiro pré-requisito que os planetas considerados anões não atendem. Planetas anões são aqueles cujas massas são muito pequenas, de forma que eles não são os astros dominantes em suas órbitas e possuem luas que têm massa de valor muito próximo. https://www.youtube.com/watch?v=SpLcRRAL5SA , após exibição do vídeo abra espaço para comentários, momento oportuno para esclarecimento de dúvidas levantadas.

 

Etapa 12: Mão na Massa

Orientações: Divida a turma em grupos de três ou quatro integrantes e entregue a cada um deles uma das tabelas, como as sugeridas no material de apoio, que pode ser acessado a partir do link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2c4XHdnuvbGrgqx6Up235f76rDgGH4ZmKUZJ5wbXXme4wXYRd2xKFNHgxwq/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-14tu02 . Alguns grupos receberão tabelas iguais, visto que são apenas três classificações para diversos grupos na sala.

Nessas tabelas, os educandos deverão preencher as características dos planetas e os astros do sistema solar que se encaixam na categoria recebida, que poderão ser: planetas rochosos, planetas gasosos ou planetas anões. Peça que os alunos usem os próprios dispositivos eletrônicos ou, se estas alternativas não forem viáveis, construa um quiosque de informações, no qual a turma poderá encontrar textos, imagens e reportagens que apresentem as informações necessárias para o preenchimento das tabelas. O link a seguir apresenta algumas reportagens e vídeos que poderão ser utilizadas para a construção do quiosque, caso opte por essa possibilidade: disponível aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6UaUYEbmPEWEVY2ccdAqCn7kD3feJhe4WgUsAXXWn4dSCv3zudDB7DCnfvQ/material-de-apoio-ao-educador-cie9-14tu02

Reserve cinco minutos desta atividade para socializar as informações coletadas pelos grupos. Peça que leiam as suas tabelas e que comparem com os outros grupos que também receberam aquela categoria de planetas.

 

Material de apoio:

 

Guia Didático: Atividades lúdicas sobre o Universo para o Ensino de Ciências no Fundamental II -  https://drive.google.com/file/d/1qQ1fLcTMXfN9rPtm-YJq4lo6FIIJzPC_/view?usp=sharing

 

Texto: “Astronomia”

https://drive.google.com/file/d/1fR2sSoJaPjZmjKCeFEf1Zmrtq5cOvAe8/view?usp=sharing

 

Texto: “A Importância da Astronomia na História da Humanidade”

https://drive.google.com/file/d/1Xy11npoughAupb6I2sX571OU6wXrjiSQ/view?usp=sharing

 

Texto: "Finalmente temos tecnologia para pensar em colonizar um corpo celeste"

 

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/01/finalmente-temos-tecnologia-para-pensar-em-colonizar-um-corpo-celeste.html

 

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  ) Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (202, 203, 210 e 211)

(X) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (x) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário