SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Programas e indicadores de saúde pública Unidade Temática: Vida e Evolução
Objetos de Conhecimento: Definição de Saúde, microrganismos e doenças, Índice de doenças microbiológicas que acometem a cidade de Itamaraju, vacinas e soros.
Ano: 7º Período: 03 a 14/08 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde. (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Comparar as ações de política pública com cada região brasileira para interpretar sua na eficácia na promoção de saúde à população. Investigar o processo que levou ao descobrimento da primeira vacina. Explicar a ação da vacina no organismo tendo como base a compreensão da resposta básica do corpo às infecções virais e bacterianas. Distinguir sobre ação de vacinas e soros. Compreender sobre os seres microscópicos e transmissão de doenças.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
AULA 01
Etapa 1: Levantando Conhecimentos Prévios
• Leia a matéria e anotem no caderno (façam cabeçalho, o tema da aula e a data) o que entendem pela sigla SUS. Você acha esse sistema de saúde eficiente? Segundo a professora Ana Maria, qual o maior problema enfrentado pelo sistema único hoje? Por que algumas pessoas adoecem mais facilmente que outras? Como podemos nos prevenir de doenças causadas por bactérias, vírus e outros agentes?
Link da matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2018/04/apesar-de-problemas-sus-e-referencia-em-saude-publica-dizem-especialistas.shtml
• Saúde: o que é e como manter?
Leia e interprete as imagens da página 13 em seguida escreva no caderno as questões e responda com suas palavras para socializar junto a todos com o professor.
AULA 02
Etapa 2: Aprofundando no tema
Conhecimento sobre as doenças a partir dos textos disponíveis nas páginas 14 a 17 do livro Inspire Ciências 7º ano.
Etapa 03: Mão na massa
Façam o teste dos micróbios (disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br).
Pesquise nos sites o conceito de saúde e copie no caderno.
AULA 03
Etapa 4: Para Início de Conversa
Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas das atividades propostas, em seguida propor discussão sobe a questão disparadora: Vacinas: Reforços à imunidade dos organismos!
Quem aqui já tomou vacinas?
Será que existe vacina contra todas as doenças?
Somente os seres humanos tomam vacinas?
O que vocês sabem sobre as vacinas?
Como as vacinas funcionam em nosso organismo?
Este é um momento rico de levantamento de conhecimentos prévios. Estimule que os alunos participem ativamente, mostre que possuem liberdade para falar e que suas contribuições serão acolhidas.
Escrever as questões no caderno e responder conforme conhecimento que possui, para que as ideias-chave que surgirem durante esta etapa, sejam revisitadas durante o desenvolvimento da aula, confirmando, complementando ou refutando as hipóteses iniciais dos alunos sobre o tema.
Etapa 05: Aprofundando no Tema
Para entender melhor sobre o assunto assistir o vídeo “Pequenos Cientistas - Oswaldo Cruz e a vacina”,
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wQsnFh3xoLo
Agora ilustrar no caderno como funciona as vacinas dentro do corpo. Não esqueça do cabeçalho!
Etapa 06: Sistematização do Conhecimento
Utilizar o livro didático para relacionar os pontos mais relevantes sobre o assunto, momento para tirar dúvidas. Utilizar as páginas 18 a 21.
AULA 04
Etapa 07: Para ir mais longe
Comentar com os alunos sobre Vital Brasil e suas contribuições para a saúde da população, na oportunidade falar também sobre acidentes por animais peçonhentos (olhar orientações didáticas páginas 20 e 21 do livro didático).
Etapa 08: Verificação da Aprendizagem
Responder as questões propostas na página 21 do livro didático Inspire Ciências 7º ano.
Etapa 08: Correção da atividade
AULA 05
Etapa 09: Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas das atividades propostas. Questione aos alunos se gostaram das informações sobre soros.
Para nos mantermos bem informados, vamos compreender e revisar sobre o assunto a partir das informações obtidas no texto abaixo.
Como é fabricado o soro antiofídico?
POR: Beatriz Duarte
01 de Abril | 2001
O ciclo de fabricação do soro: bom tema para introduzir uma aula sobre o sangue e seus componentes
O soro antiofídico é obtido a partir do sangue de um animal de grande porte, como o cavalo, que produz agentes de defesa contra o veneno inoculado em seu organismo. Primeiro, retira-se o veneno da cobra (1). Em seguida, injetam-se pequenas doses deste veneno no cavalo em intervalos de 5 dias (2) . Passados 30 dias, o sistema imunológico do animal cria anticorpos que neutralizam a ação do veneno. Então, retiram-se de 6 a 8 litros de sangue do cavalo em intervalos de 48 horas (3) . A única parte utilizada do sangue é o plasma, solução rica em sais minerais, proteínas, hormônios e anticorpos. As hemácias (glóbulos vermelhos) são devolvidas ao animal. Por meio de um processo de centrifugação retira-se o fibrinogênio, principal proteína do plasma, que sem ele se transforma em soro. Depois de uma série de testes químicos, o soro é envasado e distribuído para hospitais (4).
Resposta de Rosalvo Guidolin, médico veterinário e assessor técnico da Divisão de Soros e Vacinas do Instituto Butantã
• Agora ilustre como o soro é produzido. Capriche no desenho!!
• Agora crie uma tabela em seu caderno preenchendo-a com informações sobre vacinas e soros. Coloque como titulo “Diferença entre vacina e soro”, siga o modelo do texto disponível em: https://www.vestibular.com.br/dica/as-diferencas-entre-soro-e-vacina/
AULA 06
Etapa 10: Retomar as questões da aula anterior para trabalhar “Alguns agentes causadores de doenças”, utilizar o livro didático Inspire Ciências 7º ano, páginas 22 a 27.
Etapa 11: Mão na Massa
Peça aos alunos que analisem nos materiais os três tópicos indicados no slide, compreendendo o valor e as características de cada uma dessas campanhas ou a necessidade de campanha, como no caso das notícias. Peça que antem as respostas. Abaixo estão listados os links com os materiais a serem disponibilizados:
Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2018 (imagem): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/hpv-2018/V01_MS_Vacinacao_HPV_BANNER_1x2m.png
Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2017 (vídeo): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/vacinacao-meningitec-e-hpv/FILME30_MeningiteC_e_HPV.mp4
Campanha de vacinação contra o vírus Influenza de 2017 (imagem): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/Vacinacao-Gripe-2017/Cartaz-Gripe-46x64cm.jpg
Campanha de vacinação contra o Sarampo em Roraima de 2018 (vídeo): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/sarampo-2018/Filme-Sarampo-30-segundos--alta.mp4
Notícia sobre a necessidade de vacinação contra raiva em humanos no Pará em 2018 (site): https://g1.globo.com/pa/para/noticia/suspeita-de-infeccao-pelo-virus-da-raiva-humana-e-investigada-no-para.ghtml
Notícia sobre a cobertura vacinal e o aumento da campanha de vacinação contra o vírus Influenza em 2018 (site): http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-06/apos-baixa-procura-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-prorrogada
Em seguida anote a atividade no caderno e responda com base no material acima, disponível em:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7TxG3GY28USrxcp49dNHggxSngGXvuw5qExWTXhJ6c9ka4S6F3e7UQHkYW3/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-10ve05
Também disponibilizada por e-mail e pelo WhatsApp.
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (21) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Nenhum comentário:
Postar um comentário