5ª SD Cie 7º Ano 2025

 

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Iniciação Científica e Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa. 

Subtema: Máquinas e Sociedade

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Força, velocidade, aceleração e peso; Máquinas simples; O que são máquinas, história das máquinas simples (alavanca, roda e roldana, plano inclinado).

Ano: 7º                                          Período:  09 a 17/06                                                    Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA) Identificar e descrever a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho. 7EF01_CN Inferir os conceitos de força e trabalho em situações que envolvam o funcionamento de máquinas simples. 7EF02_CN Reconhecer dispositivos mecânicos que facilitam a realização do trabalho (CAED).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender que máquinas simples ampliam forças. Explicar os benefícios que a alavanca, o plano inclinado e a roldana trazem para atividades humanas.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Força

 

Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios – Parte I (15 min)

Esta sequência se propõe a investigar como as máquinas transformam o mundo, analisando tanto o funcionamento de máquinas quantos os impactos sociais e ambientais provocados por elas.

Para sondar o conhecimento prévio dos alunos, propõe-se a análise da imagem das páginas 150 e 151 para responder as questões propostas no livro didático A Conquista Ciências 7º ano. Acrescentar mais essas questões: Onde estão as máquinas nessas imagens? O que é desenvolvimento tecnológico? Ele é sempre benéfico?

Deixe os alunos livres para responderem as questões, apenas acolha as respostas, esse momento é valiosíssimo para nortear as próximas etapas.

 

Etapa 02:  Aprofundando do tema (30 minutos)                                                  

Força/Força Peso, Aceleração e Movimento- conceito e atuação.

 

Sondar o conhecimento dos alunos a partir das questões: Você já reparou como o mundo é dinâmico? O tempo todo observamos e promovemos ações associadas ao movimento – seja chutar uma bola, seja empurrar ou levantar um objeto, seja simplesmente o fato de mover a cabeça para o lado. O que é preciso fazer para que um corpo, ou seja, um objeto ou material que ocupa lugar no espaço, saia do repouso e entre em movimento? O que é preciso fazer para que um corpo deixe de se movimentar?

                                    

 Após a apresentação das respostas dos estudantes, fazer exposição do conteúdo acrescentando informações e dirimindo possíveis enganos surgidos durante as respostas dos alunos. Iniciar essa aula expositiva a partir das palavras abaixo e complementar com informações das páginas 152 a 156, do livro didático A Conquista Ciências 7º ano.

Para colocar um corpo em movimento, é necessário que ocorra a ação de uma força sobre ele. Exemplo: a bola de futebol se movimenta ao receber uma força aplicada no momento do chute, ao amassar uma folha de papel, ao arrastar um sofá, ao pedalar, etc. Causando um movimento, aceleração e velocidade em um determinado corpo que estava parado.

Temos a força peso que explica quanto maior a massa do corpo, maior a força que o atrai para o solo, ou seja, maior a força peso. Ao soltar um objeto ele cai. Devido ao campo de forças que envolve a Terra e atrai os corpos fazendo com que eles permaneçam no solo.

São várias situações cotidianas em que precisamos aplicar a força.

Sabemos ainda que existem corpos que não conseguimos mover somente com nosso esforço. Mesmo em épocas que não existiam explicações científicas sobre esse assunto, o ser humano sabia que, para movimentar corpos com muita massa, era preciso o auxílio de outras pessoas ou de animais. Na agricultura, por exemplo, podemos citar a utilização de cavalos para puxar arados, uma prática comum no passado e ainda presente em alguns locais.

Com a intenção de compreender melhor os movimentos, há muito tempo o ser humano realiza estudos sobre esse amplo tema. Destaque para o inglês Isaac Newton (1642-1727).

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Realizar a atividade da página 153 e 155 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano, se colocar a disposição dos alunos para ajudá-los na resolução.

 

ATENÇÃO! Providenciar uma pena para próxima aula.

 

AULA 02

Tema: Força e Peso

 

Etapa 04: Correção da Atividade (10 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 08, aproveitando para esclarecendo as dúvidas que surgiram durante a resolução.

 

Etapa 05: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

Aborde o objeto do conhecimento através de uma aula expositiva. Utilizar o livro didático página 158 e 159, observar as orientações didáticas, abrir espaço para as contribuições dos estudantes e indagações. Faça com eles o experimento da página 160, para responderem as questões na próxima etapa.

 

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem (10 min)

 

Realizar a atividade da página 159 e 160 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano, se colocar a disposição dos alunos para ajudá-los na resolução.

 

Etapa 07: Correção da Atividade e Revisão (10 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 06, aproveitando para esclarecendo as dúvidas que surgiram durante a resolução.

AULA 03

 

Tema: Máquinas Simples

 

Etapa 08: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Iniciar a aula com o tema máquinas simples pedindo para que os alunos deem exemplo de máquinas que utilizam no dia a dia, anotar no quadro os exemplos dados pelos alunos. Em seguida fazer uma pergunta: uma rampa é uma máquina? Explique aos alunos que as máquinas são dispositivas criados para executar um certo tipo de trabalho, então retome a definição de máquina, esclarecendo que estas são dispositivos que de alguma maneira permite alteração de uma força ou deslocamento, facilitando o trabalho realizado.

Esclareça aos alunos que usamos várias máquinas simples no nosso dia-a-dia, e que, muitas vezes não percebemos que se trata de máquinas. Em seguida pergunte para a turma "como abrimos uma lata? Os alunos devem citar o abridor de lata ou, então mencionar que algumas latas dispõe de uma alça para abrir. Explique a eles que tanto abridor da lata quanto a alça são exemplos de máquinas simples denominadas alavancas.

 

Etapa 09: Aprofundando no tema (35 min)

 

Iniciar a aula utilizando uma bicicleta (ver página 169 do livro didático, principalmente as orientações didáticas) para exemplificar as engrenagens, dessa maneira você conseguirá ter atenção dos alunos. Inicie pelas engrenagens e depois trabalhe todas as outras máquinas simples. A cada informação dada, peça aos alunos que representem exemplos, utilizando o próprio material escolar (seria interessante você levar algumas máquinas simples utilizadas no dia-a-dia), utilize as informações abaixo como suporte e o livro didático, páginas.

Máquinas simples são ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e execução de tarefas simples do dia a dia.

Como exemplos de máquinas simples podemos destacar as tesouras, abridor de garrafas, saca-rolha, cortador de unha, entre outros, são utensílios domésticos que facilitam a vida diária, diminuindo a força que devemos aplicar para realizar as tarefas comuns.

Uma máquina é considerada simples quando é constituída de uma só peça. Em toda máquina simples estão associados três elementos:

Força Potente ou Potência (P) – Toda força capaz de produzir ou de acelerar o movimento. Produz trabalho motor.

• Força Resistente ou Resistência (R) - Toda força capaz de se opor ao movimento. Produz trabalho resistente.

• Ponto de Apoio (A) - Elemento de ligação entre potência e resistência, que pode ser um ponto fixo, um eixo ou um plano.

Planos inclinados são muito usados no nosso dia a dia. Veja alguns:

Rampa – A rampa é o exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela, teríamos que deslocar objetos verticalmente, por exemplo, colocar coisas em um caminhão. Seria necessário usar uma força muito maior se não utilizássemos a rampa.

Cunha (ferramenta) – A cunha é um objeto que possui dois planos postos em um ângulo agudo. Serve para cortar vários materiais, entre eles, a madeira. O machado é um tipo de cunha.

Parafuso – Se observarmos um parafuso, perceberemos que ele possui um plano inclinado, que é a rosca. Ela ajuda a encaixar o parafuso em algo sem se usar muita força.

Alavanca – Nada mais é do que uma barra rígida que pode girar em torno de um ponto de apoio quando uma força é aplicada para vencer a resistência. E são classificadas em:

Roldanas fixas - A roldana fixa facilita a realização de um esforço por mudar a direção da força que seria necessária. Nesse caso, a força necessária para equilibrar o corpo é igual à força realizada pela pessoa. Entretanto, para levantar a carga, temos que puxar para baixo, o que facilita o trabalho.

Roldanas móveis - As roldanas móveis diminuem a intensidade do esforço necessário para sustentar um corpo, pois parte desse esforço é feito pelo teto, que sustenta o conjunto.

Trabalhar o objeto de conhecimento em aula expositiva dialogada, também utilizar as páginas 161, 165 a 167 e 169 do livro A Conquista Ciências 7º ano como suporte.

 

AULA 04

Tema: Máquinas Simples

 

Etapa 10: Assim se Faz Ciência (30 min)

Fazer a leitura compartilhada do texto “Ciência para descobrir o passado” do livro didático “A Conquista Ciências, 7º Ano, página 168. Após a leitura do texto, faça uma breve discussão para facilitar no momento da interpretação escrita. Orientar os estudantes na resolução da atividade da página 166 e 169 também.

 

Etapa 11: Correção da Atividade e verificação da aprendizagem (20 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 10, com objetivo de verificar o conhecimento dos estudantes a a respeito do tema. 

 

Observação: Solicitar materiais diversos para confecção de máquinas simples na próxima aula.

 

AULA 05 

 

Tema: Máquinas Simples na Prática

 

Etapa 12: Mão na Massa (30 min)

 

Organizar os grupos e orientá-los na confecção de máquinas simples diversas (catapulta, roldanas em cisternas, parquinhoscom diversas máquinas).

 

Etapa 13: Apresentação e Socialização (20 min)

Oriente os estudantes a apresentarem seus modelos de máquinas, mostrando como ela ajuda a entender o funcionamento e utilidade, e, como ela facilita a compreensão dos detalhes arquitetônicos. Certifique-se que todos estejam atentos as apresentações.

 

AULA 06

 

Tema: Acessibilidade : Um direito de Todos

 

Etapa 14: Dinâmica (20 min)

Uma dinâmica de desenho em grupo, envolvendo um cego, um paraplégico e um surdo, pode ser uma atividade interessante para explorar a comunicação, a colaboração e a empatia. A ideia é que cada um desempenhe um papel específico, dependendo das suas limitações, para que o grupo consiga realizar o desenho. 

Desenvolvimento da dinâmica:

1. Preparação:

Distribua um papel e lápis ou caneta para cada participante. Explique o objetivo da atividade: criar um desenho em conjunto, considerando as diferentes necessidades de cada um.

2. Papéis:

Cego: Recebe as instruções do desenho e pode, ou não, ter a ajuda do surdo para que se possa orientar.

Paraplégico: Pode ser o responsável por dar as instruções verbais ou, se tiver as condições, pode ser o responsável pela escrita (já que o surdo não consegue ouvir).

Surdo: Pode ser o responsável pela comunicação não verbal, usando gestos ou desenhos para indicar as cores, formas e outros detalhes do desenho, podendo também ajudar o cego na orientação.

3. Desenho:

Os participantes vão se comunicando e colaborando para criar o desenho final. A comunicação pode ser feita através de instruções verbais, gestos, desenhos ou outros meios que a criatividade do grupo inventar.

4. Análise:

Após o desenho, é importante analisar como a dinâmica funcionou, quais foram as dificuldades e os acertos.

Como cada pessoa se sentiu? Como foi a comunicação? Como a colaboração foi promovida? Quais foram os desafios? 

Objetivos da dinâmica:

·         Exercitar a comunicação: Promover a troca de informações e a interpretação de mensagens.

·         Estimular a empatia: Compreender as necessidades e limitações de cada um.

·         Fortalecer o trabalho em equipe: A colaboração é essencial para o sucesso da atividade.

·         Despertar a criatividade: Encontrar formas alternativas de realizar o desenho.

·         Conscientizar sobre as diferentes deficiências: Aumentar a compreensão das dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam.

Observações:

·         É importante que a dinâmica seja conduzida com sensibilidade e respeito.

·         É fundamental que os participantes se sintam à vontade para participar e contribuir.

·         A dinâmica pode ser adaptada às características do grupo.

Esta atividade pode ser muito enriquecedora, pois promove a reflexão sobre a importância da inclusão e da diversidade, ao mesmo tempo que estimula a criatividade e o trabalho em equipe.

 

Etapa 15: Leitura e Interpretação (20 min)

 

Propor uma leitura coletiva do texto “Acessibilidade: um direito de Todos” da página 175 do livro didático, da seguinte forma solicitar aos grupos que leiam um parágrafo por vez. Após a leitura de um parágrafo, devem explicar o que interpretaram, desenvolvendo a capacidade de síntese. É recomendável ter um dicionário à disposição dos estudantes. Antes de pesquisar no dicionário, porém, estimule-os a tentar inferir o significado dos termos que desconhecem a partir do contexto em que se inserem. Esse trabalho, realizado de maneira sistemática, contribui para o desenvolvimento da capacidade de leitura inferencial e para o enriquecimento do vocabulário. Em seguida peça que realize a atividade escrita de interpretação, também em grupo. Em seguida, faça a correção.

 

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (153, 155, 159, 160,166, 168, 169 e 175)  Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:   

 

 

 

 

 

 

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