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5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Iniciação
Científica e Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa. |
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Subtema:
Máquinas e Sociedade |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
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Objetos de Conhecimento: Força, velocidade, aceleração e peso; Máquinas
simples; O que são máquinas, história das máquinas simples (alavanca, roda e
roldana, plano inclinado). |
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Ano:
7º Período: 09 a 17/06
Nº
de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI01)
Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor
soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA) Identificar e descrever
a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho. 7EF01_CN Inferir os conceitos de
força e trabalho em situações que envolvam o funcionamento de máquinas
simples. 7EF02_CN Reconhecer
dispositivos mecânicos que facilitam a realização do trabalho (CAED). |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Compreender
que máquinas simples ampliam forças. Explicar os benefícios que a alavanca, o
plano inclinado e a roldana trazem para atividades humanas. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema:
Força Etapa 01: levantamento
de conhecimentos prévios – Parte I (15 min) Esta sequência se propõe a investigar
como as máquinas transformam o mundo, analisando tanto o funcionamento de
máquinas quantos os impactos sociais e ambientais provocados por elas. Para sondar o conhecimento prévio dos
alunos, propõe-se a análise da imagem das páginas 150 e 151 para responder as
questões propostas no livro didático A Conquista Ciências 7º ano. Acrescentar
mais essas questões: Onde estão as máquinas nessas imagens? O que é
desenvolvimento tecnológico? Ele é sempre benéfico? Deixe os alunos livres para responderem
as questões, apenas acolha as respostas, esse momento é valiosíssimo para
nortear as próximas etapas. Etapa
02: Aprofundando do
tema (30 minutos)
Força/Força Peso, Aceleração e Movimento- conceito e
atuação. Sondar
o conhecimento dos alunos a partir das questões: Você
já reparou como o mundo é dinâmico? O tempo todo observamos e promovemos
ações associadas ao movimento – seja chutar uma bola, seja empurrar ou
levantar um objeto, seja simplesmente o fato de mover a cabeça para o lado. O
que é preciso fazer para que um corpo, ou seja, um objeto ou material que
ocupa lugar no espaço, saia do repouso e entre em movimento? O que é preciso
fazer para que um corpo deixe de se movimentar? Após a apresentação das respostas dos estudantes,
fazer exposição do conteúdo acrescentando informações e dirimindo possíveis
enganos surgidos durante as respostas dos alunos. Iniciar essa aula
expositiva a partir das palavras abaixo e complementar com informações das
páginas 152 a 156, do livro didático A Conquista Ciências 7º ano. Para
colocar um corpo em movimento, é necessário que ocorra a ação de uma força
sobre ele. Exemplo: a bola de futebol se movimenta ao receber uma força
aplicada no momento do chute, ao amassar uma folha de papel, ao
arrastar um sofá, ao pedalar, etc. Causando um movimento, aceleração e
velocidade em um determinado corpo que estava parado. Temos a força
peso que explica quanto
maior a massa do corpo, maior a força que o atrai para o solo, ou seja, maior
a força peso. Ao soltar um objeto ele cai. Devido ao campo de forças que
envolve a Terra e atrai os corpos fazendo com que eles permaneçam no solo.
São várias
situações cotidianas em que precisamos aplicar a força. Sabemos
ainda que existem corpos que não conseguimos mover somente com nosso esforço.
Mesmo em épocas que não existiam explicações científicas sobre esse assunto,
o ser humano sabia que, para movimentar corpos com muita massa, era preciso o
auxílio de outras pessoas ou de animais. Na agricultura, por exemplo, podemos
citar a utilização de cavalos para puxar arados, uma prática comum no passado
e ainda presente em alguns locais. Com
a intenção de compreender melhor os movimentos, há muito tempo o ser humano
realiza estudos sobre esse amplo tema. Destaque para o inglês Isaac Newton
(1642-1727). Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min) Realizar a
atividade da página 153 e 155 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano,
se colocar a disposição dos alunos para ajudá-los na resolução. ATENÇÃO! Providenciar uma pena para próxima aula. AULA 02 Tema: Força e Peso Etapa 04: Correção da Atividade (10 min) Fazer a correção da atividade da etapa 08, aproveitando
para esclarecendo as dúvidas que surgiram durante a resolução. Etapa 05: Aula
Expositiva Dialogada (20 min) Aborde o objeto do conhecimento através de uma
aula expositiva. Utilizar o livro didático página 158 e 159, observar as
orientações didáticas, abrir espaço para as contribuições dos estudantes e
indagações. Faça com eles o experimento da página 160, para responderem as
questões na próxima etapa. Etapa 06: Verificação da Aprendizagem (10 min) Realizar a
atividade da página 159 e 160 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano,
se colocar a disposição dos alunos para ajudá-los na resolução. Etapa 07: Correção da Atividade e Revisão (10 min) Fazer a correção da atividade da etapa 06, aproveitando
para esclarecendo as dúvidas que surgiram durante a resolução. AULA 03 Tema: Máquinas Simples Etapa
08: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Iniciar a aula com o tema máquinas
simples pedindo para que os alunos deem exemplo de máquinas que utilizam no
dia a dia, anotar no quadro os exemplos dados pelos alunos. Em seguida fazer
uma pergunta: uma rampa é uma máquina? Explique aos alunos que as máquinas são
dispositivas criados para executar um certo tipo de trabalho, então retome a
definição de máquina, esclarecendo que estas são dispositivos que de alguma
maneira permite alteração de uma força ou deslocamento, facilitando o
trabalho realizado. Esclareça aos alunos que usamos várias
máquinas simples no nosso dia-a-dia, e que, muitas vezes não percebemos que
se trata de máquinas. Em seguida pergunte para a turma "como abrimos uma
lata? Os alunos devem citar o abridor de lata ou, então mencionar que algumas
latas dispõe de uma alça para abrir. Explique a eles que tanto abridor da
lata quanto a alça são exemplos de máquinas simples denominadas alavancas. Etapa 09: Aprofundando no tema (35 min) Iniciar a aula
utilizando uma bicicleta (ver página 169 do livro didático, principalmente as
orientações didáticas) para exemplificar as engrenagens, dessa maneira você
conseguirá ter atenção dos alunos. Inicie pelas engrenagens e depois trabalhe
todas as outras máquinas simples. A cada informação dada, peça aos alunos que
representem exemplos, utilizando o próprio material escolar (seria
interessante você levar algumas máquinas simples utilizadas no dia-a-dia),
utilize as informações abaixo como suporte e o livro didático, páginas. Máquinas simples
são ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e execução de
tarefas simples do dia a dia. Como exemplos de
máquinas simples podemos destacar as tesouras, abridor de garrafas,
saca-rolha, cortador de unha, entre outros, são utensílios domésticos que
facilitam a vida diária, diminuindo a força que devemos aplicar para realizar
as tarefas comuns. Uma máquina é considerada simples quando é constituída de uma só peça.
Em toda máquina simples estão associados três elementos: • Força Potente ou Potência (P) – Toda força capaz de produzir ou de acelerar o movimento. Produz
trabalho motor. • Força Resistente ou Resistência (R) - Toda força capaz de se opor ao movimento. Produz trabalho
resistente. • Ponto de Apoio (A) - Elemento de ligação entre potência e resistência, que pode ser um
ponto fixo, um eixo ou um plano. Planos inclinados são muito usados no nosso dia a dia. Veja alguns: Rampa – A rampa é o
exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela, teríamos que deslocar
objetos verticalmente, por exemplo, colocar coisas em um caminhão. Seria
necessário usar uma força muito maior se não utilizássemos a rampa. Cunha (ferramenta) – A cunha é um objeto que possui dois planos postos em um ângulo agudo.
Serve para cortar vários materiais, entre eles, a madeira. O machado é um
tipo de cunha. Parafuso – Se
observarmos um parafuso, perceberemos que ele possui um plano inclinado, que
é a rosca. Ela ajuda a encaixar o parafuso em algo sem se usar muita força. Alavanca – Nada mais é
do que uma barra rígida que pode girar em torno de um ponto de apoio quando
uma força é aplicada para vencer a resistência. E são classificadas em: Roldanas fixas - A
roldana fixa facilita a realização de um esforço por mudar a direção da força
que seria necessária. Nesse caso, a força necessária para equilibrar o corpo
é igual à força realizada pela pessoa. Entretanto, para levantar a carga,
temos que puxar para baixo, o que facilita o trabalho. Roldanas móveis - As
roldanas móveis diminuem a intensidade do esforço necessário para sustentar
um corpo, pois parte desse esforço é feito pelo teto, que sustenta o
conjunto. Trabalhar o objeto de conhecimento em aula
expositiva dialogada, também utilizar as páginas 161, 165 a 167 e 169 do
livro A Conquista Ciências 7º ano como suporte. AULA
04 Tema:
Máquinas Simples Etapa
10: Assim se Faz Ciência (30 min) Fazer a leitura compartilhada do texto
“Ciência para descobrir o passado” do livro didático “A Conquista Ciências,
7º Ano, página 168. Após a leitura do texto, faça uma breve discussão para
facilitar no momento da interpretação escrita. Orientar os estudantes na
resolução da atividade da página 166 e 169 também. Etapa
11: Correção da Atividade e verificação da aprendizagem (20 min) Fazer a correção da atividade da etapa 10, com objetivo de verificar
o conhecimento dos estudantes a a respeito do tema. Observação: Solicitar materiais diversos para confecção de
máquinas simples na próxima aula. AULA 05 Tema: Máquinas
Simples na Prática Etapa 12: Mão na
Massa (30 min) Organizar os grupos e orientá-los na confecção de máquinas
simples diversas (catapulta, roldanas em cisternas, parquinhoscom diversas
máquinas). Etapa 13:
Apresentação e Socialização (20 min) Oriente
os estudantes a apresentarem seus modelos de máquinas, mostrando como ela
ajuda a entender o funcionamento e utilidade, e, como ela facilita a
compreensão dos detalhes arquitetônicos. Certifique-se que todos estejam
atentos as apresentações. AULA 06 Tema: Acessibilidade
: Um direito de Todos Etapa 14:
Dinâmica (20 min) Uma
dinâmica de desenho em grupo, envolvendo um cego, um paraplégico e um surdo,
pode ser uma atividade interessante para explorar a comunicação, a
colaboração e a empatia. A ideia é que cada um desempenhe um papel
específico, dependendo das suas limitações, para que o grupo consiga realizar
o desenho. Desenvolvimento
da dinâmica: 1. Preparação: Distribua um papel e lápis ou caneta
para cada participante. Explique o objetivo da atividade: criar um
desenho em conjunto, considerando as diferentes necessidades de cada um. 2. Papéis: Cego: Recebe as instruções do desenho e pode, ou não,
ter a ajuda do surdo para que se possa orientar. Paraplégico: Pode ser o responsável por dar as instruções verbais
ou, se tiver as condições, pode ser o responsável pela escrita (já que o
surdo não consegue ouvir). Surdo: Pode ser o responsável pela
comunicação não verbal, usando gestos ou desenhos para indicar as cores,
formas e outros detalhes do desenho, podendo também ajudar o cego na
orientação. 3. Desenho: Os participantes vão se comunicando e
colaborando para criar o desenho final. A comunicação pode ser feita
através de instruções verbais, gestos, desenhos ou outros meios que a
criatividade do grupo inventar. 4. Análise: Após o desenho, é importante analisar
como a dinâmica funcionou, quais foram as dificuldades e os acertos. Como cada pessoa se sentiu? Como foi a comunicação? Como
a colaboração foi promovida? Quais foram os desafios? Objetivos
da dinâmica: ·
Exercitar
a comunicação: Promover a troca de
informações e a interpretação de mensagens. ·
Estimular
a empatia: Compreender as necessidades
e limitações de cada um. ·
Fortalecer
o trabalho em equipe: A
colaboração é essencial para o sucesso da atividade. ·
Despertar
a criatividade: Encontrar formas
alternativas de realizar o desenho. ·
Conscientizar
sobre as diferentes deficiências: Aumentar
a compreensão das dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam. Observações: ·
É
importante que a dinâmica seja conduzida com sensibilidade e respeito. ·
É
fundamental que os participantes se sintam à vontade para participar e
contribuir. ·
A dinâmica
pode ser adaptada às características do grupo. Esta
atividade pode ser muito enriquecedora, pois promove a reflexão sobre a
importância da inclusão e da diversidade, ao mesmo tempo que estimula a
criatividade e o trabalho em equipe. Etapa 15: Leitura
e Interpretação (20 min) Propor uma
leitura coletiva do texto “Acessibilidade: um direito de Todos” da página
175 do livro didático, da seguinte
forma solicitar aos grupos que leiam um parágrafo por
vez. Após a leitura de um parágrafo, devem explicar o que interpretaram,
desenvolvendo a capacidade de síntese. É recomendável ter um dicionário à
disposição dos estudantes. Antes de pesquisar no dicionário, porém,
estimule-os a tentar inferir o significado dos termos que desconhecem a
partir do contexto em que se inserem. Esse trabalho, realizado de maneira
sistemática, contribui para o desenvolvimento da capacidade de leitura
inferencial e para o enriquecimento do vocabulário. Em seguida peça que
realize a atividade escrita de interpretação, também em grupo. Em seguida,
faça a correção. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: (153, 155, 159, 160,166, 168, 169 e 175) Seminários;
( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
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