SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS
|
|
Tema:
Tecnologia aliada a informação e educação
Tema
Integrador: Ciência e Tecnologia
|
Unidade
Temática: Terra e Universo
|
Objetos de Conhecimento: Movimentos do Planeta
Terra.
|
|
Ano: 6º Período: 09 a 20/03 Nº de Aulas: 6
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF06CI20) Inferir
que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes
períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o
Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação
da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua
órbita em torno do Sol.
|
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
|
·
Apresentar a ocorrência do dia e da noite, bem como a
variação das estações do ano a partir de movimentos de rotação e translação
realizados pelo planeta.
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
|
|
Etapa 1:
Levantar conhecimentos prévios a partir da questão disparadora “O que
aconteceria se a Terra parasse de girar?” Deixe que os alunos compartilhem
suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre o que ocorreria se a
Terra parasse de girar. Não se preocupe em responder as dúvidas nesse
momento, mas sim em estimulá-los a pensarem sobre o tema. Continuar
levantando conhecimentos a partir das questões relacionadas: O Sol fica na
mesma posição durante o dia? O caminho que o Sol percorre no céu tem alguma
importância para os seres vivos? (livro Inspire Ciências página 155).
Etapa 2:
Após sondar os conhecimentos prévios dos alunos o professor deverá escolher
dois alunos para demonstrar na prática a mudança de posição do Sol no céu.
Fará duas placas, uma contendo o nome Sol, que colará no tórax do aluno
escolhido e a outra com nome Terra, também colada no segundo aluno. Peça que
a Terra fique girando quase parada no mesmo lugar, como uma espécie de pião,
questione sobre a posição da placa, quando não está de frente para a placa
Sol, significa que não está iluminada, por isso percebemos que não é dia,
quando a placa terra está de frente é dia. Explore bastante esse momento,
professor, aproveite para fazer a volta em torno do Sol e trabalhar as
consequências desse movimento.
Etapa 3:
Complementar a sistematização do objeto de conhecimento, já construído pelos
alunos, a partir da etapa 2, utilizando o livro didático Inspire Ciências,
páginas 156 a 157 (o professor poderá fazer uso de outra fonte bibliográfica).
Etapa
4: Fazer a leitura compartilhada (caso os alunos tenham livros, caso
contrário, o professor deverá contar a história ou exibir o documentário
Guaracy Ra’Angaba – O céu Tupi-Guarani, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=obuRxNgAh6c) do texto “O céu tupi-guarani” seguida de
reflexão oral do livro Inspire Ciências páginas 182 e 183.
Etapa
5: Mão na Massa! Construção do Relógio Solar, seguindo instruções do livro
Inspire Ciências páginas 180 e 181, ou outra fonte disponível.
Etapa 6:
Avaliando a aprendizagem a partir dos exercícios sobre o objeto de
conhecimento trabalhado das páginas 158, 162, 163,165, 171 e 176.
Etapa 7: Correção de Atividades.
Etapa 8: Discutir o mapa mental da página 187 do livro Inspire Ciências
(nesse momento solicitar aos alunos que façam uma análise sobre as respostas
da Etapa 1, se mudaria algo).
|
|
RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X) Microscópio;
( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
|
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (158, 162, 163,
165, 171 e 176) ( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros:
|
|
Avaliar também sobre o
desempenho da turma na leitura, escrita e oralidade.
|
Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS
|
|
Tema:
Tecnologia aliada a informação e educação
Tema
Integrador: Ciência e Tecnologia
|
Unidade
Temática: Matéria e Energia
|
Objetos de Conhecimento: História dos
Combustíveis e das máquinas térmicas
|
|
Ano: 7º Período: 09 a 20/03 Nº de Aulas: 6
|
|
HABILIDADES
|
|
· (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de
combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços,
questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso
desses materiais e máquinas.
·
(EF07CI06)
Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida
cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de
novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
|
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
|
· Conhecer e analisar a história das máquinas térmicas
e como se deu o seu aprimoramento.
· Identificar a origem dos diversos combustíveis.
· Discutir sobre as vantagens e desvantagens do uso
dos combustíveis no nosso dia a dia.
·
Diferenciar os
tipos de combustíveis alternativos e analisar a sua viabilidade.
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
|
|
Etapa 1:
Levantar conhecimentos prévios a partir das questões relacionadas: O que
sabem sobre máquinas térmicas? Quais foram as primeiras máquinas térmicas bem
sucedidas e como se deu seu aprimoramento? Máquinas térmicas causam impactos
negativos ao meio ambiente? Quais? Cite máquinas térmicas que fazem parte do
seu dia a dia. Não se preocupe em responder as dúvidas nesse momento, mas sim
em estimulá-los a pensarem sobre o tema.
Etapa 2: Após sondar os conhecimentos prévios dos
alunos, em roda de conversa, trabalhe
com pesquisa dirigida em sala. Em grupos, os alunos receberão um texto
relacionado a cada tipo de máquina, são 8 no total, em seguida farão a
leitura, discussão e preencherão a ficha entregue pelo professor, por
exemplo, o texto 1 é "As máquinas térmicas na história: como surgiu o
trem?", então o grupo que pegar este texto receberá o texto e a imagem
de um trem, e assim deve ser feito com os demais. Monte o varal em um espaço na sala utilizando o
barbante. Deixe à disposição os pregadores, um ou dois para cada ficha.
Solicite aos alunos que formem uma roda de conversa para discutirem sobre as
informações obtidas nos textos. Avise aos alunos que prestem atenção nas
informações apontadas durante as discussões, pois eles terão que colocar as
fichas em uma ordem cronológica. Peça
que os grupos falem sobre as máquinas que leram e as informações que
retiraram do texto explicando como essas máquinas funcionam e como se deu o
seu aprimoramento, quando foram construídas, se obtiveram sucesso, e se há
algum exemplo dessas máquinas nos dias atuais. Gerencie o tempo para que os
alunos façam essa discussão em até 10 minutos.
Após a roda de
conversa, peça aos alunos que, um grupo de cada vez, pendurem as suas fichas
no varal, usando os pregadores, de forma que elas fiquem em uma ordem
cronológica (5 minutos restantes).
Etapa 3:
Sistematização dos objetos de conhecimento máquinas térmicas e combustíveis a
partir aula expositiva utilizando o livro didático Inspire Ciências páginas
230 a 239.
Etapa 4: Leitura
compartilhada e reflexões sobre “O biodiesel e sua história”, do livro
Inspire Ciências páginas 240 e 241.
Etapa 5: Para Concluir as etapas propostas
anteriormente peça que os alunos , se dirijam até o varal e anote no caderno,
na ordem cronológica de acontecimento (pelo menos o nome da máquina, o ano em
que foi construída e o tipo de combustível utilizado), como Richard Trevithic,
primeiro trem a vapor, movido a vapor e, assim, sucessivamente. Os alunos,
após fazerem suas anotações, compartilham com os colegas de grupo. Pergunte
aos alunos o que eles analisaram sobre o aprimoramento das máquinas térmicas,
a sua utilidade e o que é usado para o seu funcionamento, citando alguns
exemplos. Ao final da aula, espera-se que os alunos conheçam a história das
máquinas térmicas e consigam analisá-la levando em conta a forma como se deu
seu aprimoramento.
Etapa 6: Avaliação da
aprendizagem a partir da resolução dos exercícios da página 236 seguida de
correção.
Etapa 7: Discutir o mapa mental da página
243 do livro Inspire Ciências (nesse momento solicitar aos alunos que façam
uma análise sobre as respostas da Etapa 1, relacionando-as com o que
aprenderam até o momento).
|
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
|
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (236)
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
|
|
Avaliar
também sobre o desempenho da turma na leitura, escrita e oralidade.
|
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS
|
|
Tema:
Tecnologia aliada a informação e educação
Tema
Integrador: Ciência e Tecnologia
|
Unidade
Temática: Matéria e Energia
|
Objetos de Conhecimento: Energia e suas
transformações, corrente elétrica, instalações elétricas, consumo dos
equipamentos elétricos e hábitos de consumo responsável de energia.
|
|
Ano: 8º Período: 09 a 20/03 Nº de Aulas: 6
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF08CI08) Construir circuitos elétricos com
pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a
circuitos elétricos residenciais.
(EF08CI09) Classificar equipamentos elétricos
residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo
com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica,
luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
(EF08CI10) Calcular o consumo de eletrodomésticos a
partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio
de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.
|
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
|
· Comparar e classificar diferentes equipamentos de
uso cotidiano segundo sua finalidade, consumo de energia e princípios de
funcionamento.
· Calcular o consumo de energia,
utilizando os dados fornecidos de tempo de uso e potência nominal.
· Reconhecer
a importância do consumo responsável de energia.
· Discutir
sobre os impactos ambientais causados pela geração de energia.
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
|
1º Momento:
Levantamento de conhecimentos prévios a partir da “Questão Problematizadora”,
a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.
“Quais são
os equipamentos elétricos que você mais utiliza em sua casa? Como é o seu
funcionamento?
Os
equipamentos citados funcionam de maneira muito distinta. Por qual razão, se
eles todos são alimentados da mesma maneira?”
Permita uma breve conversa com os alunos a
respeito do tema, durante o qual os alunos compartilharão suas experiências.
Solicitar aos alunos, utilizando a metodologia de aula invertida, que tragam
na próxima aula uma tabela com gasto de consumo elétrico dos aparelhos que
possuem em casa.
Etapa 2:
Após a etapa anterior, a partir das dúvidas surgidas esclarecer sobre energia
e transformações de uma para a outra disponível no e-mail da turma e no
Blogger
articulandooconhecimento.blogspot.com.br,
e, utilizar o livro didático Inspire Ciências, páginas 116 a 135, 140 a 149, utilizar
também o material disponível por e-mail sobre o cálculo de consumo de
energia, pode-se usar valores estimados do uso de cada aparelho.
Etapa 3:
Investigando eletricidade e magnetismo a partir dos experimentos relacionados
nas páginas 151 a 157 do livro didático Inspire ciências.
Etapa 4:
Utilizar os dados pesquisados pelos alunos sobre o gasto de energia dos
eletrodomésticos utilizados em suas residências para trabalhar o consumo
responsável de energia.
Etapa 5:
Verificando a aprendizagem através da realização das atividades do livro
didático Inspire Ciências, páginas 122,134 e 150; também poderá utilizar o
livro Aprendendo com o Cotidiano 9º ano, páginas 25 e 26 e material
disponível no e-mail da turma e no Blogger
articulandooconhecimento.blogspot.com.br. utilizar a tabela de Cálculo de
consumo de energia elétrica ( nessa etapa procurar seguir com calma durante a
explicação a fim de diminuir as dúvidas dos alunos).
Etapa 6:
Correção da Atividade
Etapa 7: Discutir o mapa mental da página 161 do
livro Inspire Ciências (nesse momento solicitar aos alunos que façam uma
análise sobre as respostas da Etapa 1, relacionando-as com o que aprenderam
até o momento).
|
RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Microscópio; ( ) Computador;
( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros:
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (122,134, 150)
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
Avaliar
também sobre o desempenho da turma na leitura, escrita e oralidade.
|
Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS
|
|
Tema:
Tecnologia aliada a informação e educação
Tema
Integrador: Ciência e Tecnologia
|
Unidade
Temática: Matéria e Energia
|
Objetos de Conhecimento: ondas e utilização,
ondas mecânicas e eletromagnéticas; Som e características; Aplicações das
ondas (medicina e telecomunicações)
|
|
Ano: 9º Período: 09 a 20/03 Nº de Aulas: 6
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF09CI04) Planejar e executar experimentos
que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição
das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada
também à cor da luz que o ilumina.
(EF09CI05) Investigar os principais
mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que
revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
(EF09CI06) Classificar as radiações
eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e
avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular,
raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.
(EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na
aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom,
ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia,
cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).
|
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
|
·
Caracterizar as
ondas eletromagnéticas no que se refere aos critérios de classificação e
propriedades e correlacionar estas informações às várias utilidades científicas
e tecnológicas de cada uma delas.
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
|
Etapa 1:
Faça um levantamento do conhecimento
proximal dos alunos sobre o que são ondas? Onde podemos identificar ondas no
nosso dia a dia? Onde há ondas eletromagnéticas? Como elas são utilizadas?
Questione sobre a possibilidade de usarmos ondas de raios-x para transmissão
de rádio, ou infravermelho para realizar exames radiológicos ortopédicos?
Perguntas assim visam preparar a percepção dos alunos para o fato de que existem
tipos de ondas com propriedades particulares inerentes, e outras que estão
relacionadas à interação com a matéria e os organismos (a cor das diversas
frequências “visíveis”, por exemplo, é subjetiva). Cada uma destas
propriedades é mais útil e aproveitável para determinadas finalidades, que
serão o nosso objeto de estudo nesta sequência. Ainda sondando os
conhecimentos prévios dos alunos, pedir para visualizarem as imagens das
páginas 126 e 127 do livro Inspire Ciências, utilizar os questionamentos da
sessão “Para inicio de Conversa”.
Etapa 2: Explorar
oralmente sobre ondas eletromagnéticas, mecânicas e som, utilizar como fonte
o livro didático Inspire Ciências (ou outra fonte confiável e disponível),
páginas 128 a 137. Para melhor compreensão do conteúdo, iniciar um momento de
prática sobre propagação do som por meio da utilização da brincadeira
“telefone sem fio”.
Etapa 3: Atividade em
grupo sobre aplicações das ondas. Dividir a turma em grupos de modo que leiam
e discutam sobre aplicação das ondas na medicina, nas telecomunicações, o
texto sobre o funcionamento dos foguetes no futuro e a internet sem fio. Em
seguida cada grupo em roda de conversa socializará as informações obtidas a
partir do material disponibilizado nas páginas 146 a 153 do livro Inspire
Ciências 9ºano.
Etapa 4: Propor resolução
de atividades do livro Inspire Ciências, páginas 131, 138.
Etapa 5: Correção das
atividades.
Etapa 6:
Abordar reflexão, refração luminoso e percepção das cores a partir da construção
do Disco de Newton atividade prática com cromatografia, CD (disponível no
e-mail) e investigação das cores de alguns objetos (Livro Ciências Naturais
Aprendendo com o cotidiano, 9ºano, página 116). Fundamentar utilizando o
livro didático Inspire Ciências páginas 139 a 144.
Etapa 7:
Resolução dos exercícios propostos na página 145 seguida de correção.
|
RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Microscópio; ( ) Computador;
( ) Jogos; (X) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (131, 138 e 145)
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
|
Avaliar
também sobre o desempenho da turma na leitura, escrita e oralidade.
|
Professor: _______________________________ Escola:
_________________________________
Esta atividade deverá ser utilizada no Mão na massa!!!!
Avião
Jordan Sanchez / Unsplash
Ano da invenção: ______________________________
Autor da invenção:______________________________
Nome da 1ª máquina:____________________________
Para que serve a máquina:________________________
______________________________________________
Tipo de combustível utilizado na 1ª máquina:
_______________________________________________
Tipo de combustível utilizado nos aviões atuais:
______________________________________________________________________
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Automóvel
Edgar Guerra / Unsplash
Ano da invenção: _______________________________
Autor da invenção:______________________________
Nome da 1ª máquina:____________________________
Para que serve a máquina:________________________
______________________________________________
Tipo de combustível utilizado na 1ª máquina: _________
_______________________________________________
Tipo de combustível utilizado nos automóveis atuais: __
______________________________________________________________________
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta atividade deverá ser utilizada no Mão na massa!!!!
Motocicleta
Ano da invenção: ______________________________
Autor da invenção:______________________________
Nome da 1ª máquina:____________________________
Para que serve a máquina:________________________
______________________________________________
Tipo de combustível utilizado na 1ª máquina: _________
_______________________________________________
Tipo de combustível utilizado nas motocicletas atuais: __
______________________________________________________________________
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Trem
Pixabay
Ano da invenção: _________________________________
Autor da invenção:________________________________
Nome da 1ª máquina:______________________________
Para que serve a máquina:__________________________
________________________________________________
Tipo de combustível utilizado na 1ª máquina: ____________
_________________________________________________
Tipo de combustível utilizado nos trens atuais: ___________
______________________________________________________________________
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta atividade deverá ser utilizada no Mão na massa!!!!
Ônibus
Ano da invenção: _________________________________
Autor da invenção:________________________________
Nome da 1ª máquina:______________________________
Para que serve a máquina:__________________________
________________________________________________
Tipo de combustível utilizado na 1ª máquina: ___________
________________________________________________
Tipo de combustível utilizado nos ônibus atuais: _________
_________________________________________________________________________
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Trator
Pixabay
Ano da invenção: ______________________________
Autor da invenção:______________________________
Nome da 1ª máquina:____________________________
Para que serve a máquina:________________________
______________________________________________
Tipo de combustível utilizado na 1ª máquina:
_______________________________________________
Tipo de combustível utilizado nos tratores atuais:
___________________________________________________
Esta atividade deverá ser utilizada no Mão na massa!!!!
Navio
Gettyimages
Ano da invenção: __________________________
Autor da invenção:___________________________
__________________________________________
Nome da 1ª máquina:________________________
Para que serve a máquina:____________________________________________________________________
Tipo de combustível utilizado na 1ª máquina:_____________________________________________________
Tipo de combustível utilizado nos navios atuais:___________________________________________________
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Caminhão
Ano da invenção: ______________________________
Autor da invenção:______________________________
Nome da 1ª máquina:____________________________
Para que serve a máquina:________________________
______________________________________________
Tipo de combustível utilizado na 1ª máquina:
_______________________________________________
Tipo de combustível utilizado nos caminhões atuais:
______________________________________________________________________
As máquinas térmicas na história: Como surgiu o trem?
As máquinas térmicas são mecanismos (motores) capazes de transformar
calor em trabalho mecânico. A primeira máquina térmica de que se tem
registros, construída para produzir trabalho mecânico utilizando o vapor, é a
máquina de Heron, construída no século I d.C. Infelizmente a máquina de Heron
não obteve sucesso, sendo usado apenas como um brinquedo.
Somente no século XVIII, as máquinas térmicas obtiveram sucesso,
quando James Watt, em 1763 aperfeiçoou a máquina de Thomas Newcomen,
que era usada para elevar cargas . Sua máquina passou a ser utilizada, nas
indústrias, para realizar trabalhos em grandes escalas.
Foi em 1804 que Richard Trevithic, construiu o primeiro trem a vapor da
história. Grande observador, ele se empenhou em melhorar o visual dos
motores a vapor de Watt e conseguiu produzir máquinas mais leves e menores.
Essas máquinas tinham uma potência maior gerando uma pressão de vapor
mais alta e liberando mais energia possibilitando, desta forma, a locomoção da
máquina. Assim, ele é o britânico considerado o inventor do trem. O primeiro
trem a vapor, chamado de locomotiva rodoviária “The Puffing Devil”, o qual tinha
10 vagões e andava a uma velocidade de 8km/por hora.
No Brasil, os trens movidos pelo vapor da queima da lenha, são chamados
de Marias-Fumaças, pois soltam fumaça pela chaminé. Com a modernização, a
locomotiva a vapor foi substituída pela locomotiva elétrica e à diesel, o que
provou ser mais potente e mais econômica.
Atualmente, existe um tipo de trem muito mais rápido, o trem bala, que
pode chegar a uma velocidade de 260 km/h. O trem bala, do Japão, chamado de
Shinkansen, completou mais de 50 anos e foi inventado pelo engenheiro Hideo
Shima. O trem bala funciona à base de energia elétrica.
Referências:
Uma breve história das máquinas térmicas. Disponível em:
< https://social.stoa.usp.br/articles/0031/0392/MaquinasVapor.pdf >. Acesso 13
de ago. 2018.
TEIXEIRA, Mariane Mendes. História das máquinas térmicas. Brasil Escola .
Disponível em:
< https://brasilescola.uol.com.br/fisica/historia-das-maquinas-termicas.htm >.
Acesso em 13 de ago. 2018.
Blog da Mari Calegari. A incrível viagem da máquina a vapor ao trem bala.
Disponívem em:
< http://blogdamaricalegari.com.br/2015/10/19/a-incrivel-viagem-da-maquina-a-v
apor-ao-trem-bala/ >. Acesso em 13 de ago. 2018.
Quem inventou o trem? Disponível em:
< http://revistaaquiali.com.br/noticias/curiosidades/quem-inventou-o-trem >.
Acesso em: 13 de ago. 2018.
Estes textos deverão ser usados na primeira parte do Mão na Massa!
As máquinas térmicas na história: Como surgiu o automóvel?
As máquinas térmicas são mecanismos (motores) capazes de transformar
calor em trabalho mecânico. A primeira máquina térmica de que se tem
registros, construída para produzir trabalho mecânico utilizando o vapor, é a
máquina de Heron, construída no século I d.C. Infelizmente a máquina de Heron
não obteve sucesso, sendo usada apenas como um brinquedo.
Somente no século XVIII, as máquinas térmicas obtiveram sucesso,
quando James Watt, em 1763 aperfeiçoou a máquina de Thomas Newcomen,
que era usada para elevar cargas . Sua máquina passou a ser utilizada, nas
indústrias, para realizar trabalhos em grandes escalas.
Em 1769, Nicolas Cugnot desenvolveu um sistema de carruagem que
funcionava com motor à vapor, usado pelo exército francês para puxar canhões
a uma incrível velocidade de 4 km/h. Esta foi, sem dúvidas, uma das bases para o
surgimento do automóvel.
Em 1876, Nikolaus August Otto, engenheiro alemão, inventou e construiu
o primeiro motor de combustão interna de quatro tempos, também chamado de
motor a explosão, conhecido como ciclo Otto. O motor criado por Otto
demonstrou muitas vantagens em relação ao motor a vapor utilizado na época,
como, por exemplo, o baixo peso e o motor a combustão interna que
apresentava baixo consumo de combustível, mesmo este sendo o benzeno.
Outro fator era a potência dos motores de combustão interna ciclo Otto, que
superava muito os de vapor.
Entretanto, podemos considerar que o automóvel foi criado por Karl Benz,
na Alemanha, em 1885, sendo considerado o pai do automóvel. Seu automóvel
possuía apenas uma carroça de 3 rodas com um motor a gás embutido. Em
1891, foi apresentado o primeiro carro com motor a gás de quatro rodas, criado,
também, por Karl Benz. Este, então, introduziu o uso do motor de combustão
interna a gasolina, chamado de motor a explosão, criado por Otto, o que
ofereceu condições maiores de comodidade, segurança e rapidez.
Em 1884, Gottlieb Daimler, criou outros exemplares, muitos deles com o
que era chamado na época de “motor de dois tempos”. Daimler e Benz se
uniram em 1926, criando a Daimler-Benz, cujos carros, com o nome
Mercedes-Benz, são vendidos ainda hoje.
No Brasil e em vários outros países pertencentes à América Latina o
progresso automotivo só veio após o término da Segunda Guerra Mundial .
Referências:
A história do automóvel. Disponível em: < http://www.historiadetudo.com/automovel >.
Acesso em 13 de ago. 2018.
A história dos motores a combustão interna. Disponível em:
< https://autocarup.com.br/historia-motor-a-combustao/ >. Acesso em 13 de ago. 2018.
História das máquinas térmicas. Disponível em:
< https://brasilescola.uol.com.br/fisica/historia-das-maquinas-termicas.htm >. Acesso em 13 de ago. 2018.
O primeiro automóvel. Disponível em:
http://www.sinaldetransito.com.br/curiosidades_foto.php?IDcuriosidade=38 . Acesso em 22 de ago. 2018
Estes textos deverão ser usados na primeira parte do Mão na Massa!
As máquinas térmicas na história: Como surgiu o ônibus?
As máquinas térmicas são mecanismos(motores) capazes de transformar
calor em trabalho mecânico. A primeira máquina térmica de que se tem
registros, construída para produzir trabalho mecânico utilizando o vapor, é a
máquina de Heron, construída no século I d.C. Infelizmente a máquina de Heron
não obteve sucesso, sendo usada apenas como um brinquedo.
Somente no século XVIII, as máquinas térmicas obtiveram sucesso,
quando James Watt, em 1763 aperfeiçoou a máquina de Thomas Newcomen,
que era usada para elevar cargas . Sua máquina passou a ser utilizada, nas
indústrias, para realizar trabalhos em grandes escalas.
Por volta de 1830, o britânico Sir Goldsworthy Gurney desenvolveu uma
carruagem longa movida a vapor, provavelmente o primeiro ônibus. Ela não teve
sucesso, pois as pessoas tinham medo de andar em um transporte sobre uma
caldeira a vapor perigosa.
Em 1885, o automóvel foi criado por Karl Benz, na Alemanha, sendo
considerado o pai do automóvel. Seu automóvel possuía apenas uma carroça de
3 rodas com um motor a gás embutido.
Em 1895 surgiu o ônibus motorizado construído novamente por Karl
Benz, derivado de um automóvel Landau, também de sua fabricação. O motor
à explosão, movido a gasolina foi adaptado por Benz e tinha apenas um
cilindro, quatro tempos e 0.5 hp (horse-power ) de potência , localizado na
traseira. O assento do condutor era localizado na frente, a cobertura para
proteger os passageiros era simples. O veículo pesava 1.200 quilos e contava
com rodas altas de madeira.
Em 1910, o câmbio hidráulico melhorou o desempenho dos veículos. Já,
em 1920, outras mudanças surgiram como: o motor a diesel, o freio que utiliza
ar comprimido e o chassi de estrutura baixa, com vigas apoiadas sobre o eixo
traseiro e pneus com câmaras de ar. Esses aperfeiçoamentos melhoraram a
dirigibilidade, o conforto e a segurança, fazendo do ônibus um invento
revolucionário.
Hoje em dia, existem vários modelos de ônibus: o simples ou comum,
dois andares, articulado ou sanfonado e biarticulado.
Referências:
História do Ônibus - passagem livre para a evolução. Disponível em:
< http://www.ammarcelo.com.br/curiosidade/historia-do-onibus-passagem-livrepara-
a-evolucao >. Acesso em 13 ago. 2018.
As Carruagens de Transporte Público. Disponível em:
< https://fabiohaubert.com.br/onibus/#As%20Carruagens%20de%20Transporte%
20P%C3%BAblico >. Acesso em 13. ago. 2018.
Estes textos deverão ser usados na primeira parte do Mão na Massa!
As máquinas térmicas na história: Como surgiu o caminhão?
As máquinas térmicas são mecanismos(motores) capazes de transformar
calor em trabalho mecânico. A primeira máquina térmica de que se tem
registros, construída para produzir trabalho mecânico utilizando o vapor, é a
máquina de Heron, construída no século I d.C. Infelizmente a máquina de Heron
não obteve sucesso, sendo usada apenas como um brinquedo.
Somente no século XVIII, as máquinas térmicas obtiveram sucesso,
quando James Watt, em 1763 aperfeiçoou a máquina de Thomas Newcomen,
que era usada para elevar cargas . Sua máquina passou a ser utilizada, nas
indústrias, para realizar trabalhos em grandes escalas.
Por volta de 1830, o britânico Sir Goldsworthy Gurney desenvolveu uma
carruagem longa movida a vapor, provavelmente o primeiro ônibus. Em 1885, o
automóvel foi criado por Karl Benz, na Alemanha. Seu automóvel possuía apenas
uma carroça de 3 rodas com um motor a gás embutido. Em 1895 o alemão Karl
Benz desenhou e construiu o primeiro caminhão da história que usava um
motor de combustão interna. No mesmo ano ele modificou o projeto e criou o
primeiro ônibus motorizado da história. No ano seguinte Gottlieb Daimler criou
outro veículo de carga a combustão interna. O caminhão tinha um motor ciclo
Otto movido a gasolina, de 4 cavalos e dois cilindros. Tinha duas marchas a
frente e uma atrás. Sua capacidade de carga era de 1,5 toneladas. Um veículo
simples e rústico, sendo denominado caminhão, apenas pelo objetivo de
transportar cargas. Não tinha cabina, apenas um assento para o motorista.
Em 1902 a Scania produz seu primeiro caminhão, equipado com motor
de 2 cilindros, 12 cavalos de potência, carregava 1,5 toneladas e fazia 12 km por
hora. Desenvolvido especificamente para as estradas rurais com calçamento de
pedra. Em 1917, a Ford Motor Company lança o primeiro caminhão Modelo TT,
nos Estados Unidos. Em 1919 a Ford começa sua história no Brasil, sendo a
primeira fábrica de automóveis a se estabelecer no país, lançando o Modelo T e
os caminhões Ford TT. Em 1928, a Volvo lança seu primeiro caminhão “Volvo
série 1”, com 28 cavalos de potência e carregava 1,5 toneladas. Hoje os
caminhões Volvo possuem o motor de 660 cv (cavalos) e capacidade de carga de
até 200 toneladas. Depois disso, a evolução e a necessidade de carregar cada vez
mais cargas fizeram com que chegássemos ao que temos atualmente.
Referências:
Qual foi o primeiro caminhão do mundo? Disponível em:
< http://www.penaestrada.com.br/qual-foi-o-primeiro-caminhao-do-mundo/ >.
Acesso em: 13 ago. 2018.
História dos caminhões. Disponível em:
< https://www.mercedes-benz.com.br/institucional/historia/caminhoes https://pla
netacaminhao.com.br/historia-caminhoes/ >. Acesso em: 13 ago, 2018.
História dos caminhões. Disponível em:
< http://naboleia.com.br/os-primeiros-caminhoes-do-mundo/ >. Acesso em: 13
ago. 2018.
Estes textos deverão ser usados na primeira parte do Mão na Massa!
As máquinas térmicas na história: Como surgiu o navio?
As máquinas térmicas são mecanismos(motores) capazes de transformar
calor em trabalho mecânico. A primeira máquina térmica de que se tem
registros, construída para produzir trabalho mecânico utilizando o vapor, é a
máquina de Heron, construída no século I d.C. Infelizmente a máquina de Heron
não obteve sucesso, sendo usada apenas como um brinquedo.
Somente no século XVIII, as máquinas térmicas obtiveram sucesso,
quando James Watt, em 1763 aperfeiçoou a máquina de Thomas Newcomen,
que era usada para elevar cargas . Sua máquina passou a ser utilizada, nas
indústrias, para realizar trabalhos em grandes escalas.
Após a invenção da máquina térmica de Newcomen e de Watt,
apareceram projetos ou invenções que conseguiram mover os barcos na água.
Em 1807, Robert Fulton, dos Estados Unidos, equipou seu barco de rodas
chamado Clermont, com um motor a vapor inventado por James Watt. A
invenção de Fulton mostrou-se bem sucedida e passou a ser empregada tanto
na navegação fluvial quanto na costeira.
Em 1819, o Savannah, primeiro barco a vela equipado com motor a vapor,
iniciava a primeira travessia do Atlântico. O barco levou quatro semanas para
concluir a viagem entre os EUA e a Inglaterra. A máquina, no entanto, funcionou
apenas durante 85 horas, pois o combustível acabou, o restante do tempo a
propulsão foi através das velas. Em 1826 , apareceu o hélice, invento de Joseph
Ressel , a hélice naval permitiu economizar carvão e ganhar velocidade, além de
dispensar as pás. Pouco depois, em 1911, o carvão foi substituído por diesel
como fonte de energia.
Com o aprimoramento do motor a diesel, o motor a vapor foi substituído,
pois os motores de combustão interna possuem maior rendimento. Uma menor
quantidade de diesel era necessária em peso e volume do que o carvão,
aumentando a capacidade de carga das embarcações.
Hoje em dia, o tipo de combustível usado, depende do tipo de navio ou
barco. Assim, temos navios que usam óleo diesel naval e outros, usam
combustível nuclear (urânio) e temos barcos que usam gasolina.
Referências:
1819: Savannah é o primeiro navio a vapor a atravessar o Atlântico. Disponível em:
< https://www.dw.com/pt-br/1819-savannah-%C3%A9-o-primeiro-navio-a-vapor-a-atrave
ssar-o-atl%C3%A2ntico/a-834836 >. Acesso em 13 ago. 2018.
Motor a vapor marítimo. Disponível em:
< http://www.navioseportos.com.br/web/index.php/museu-virtual/333-motor-a-vapor-m
aritimo >. Acesso em 13 ago. 2018.
Estes textos deverão ser usados na primeira parte do Mão na Massa!
As máquinas térmicas na história: Como surgiu o avião?
As máquinas térmicas são mecanismos(motores) capazes de transformar
calor em trabalho mecânico. A primeira máquina térmica de que se tem
registros, construída para produzir trabalho mecânico utilizando o vapor, é a
máquina de Heron, construída no século I d.C. Infelizmente a máquina de Heron
não obteve sucesso, sendo usada apenas como um brinquedo.
Somente no século XVIII, as máquinas térmicas obtiveram sucesso,
quando James Watt, em 1763 aperfeiçoou a máquina de Thomas Newcomen,
que era usada para elevar cargas . Sua máquina passou a ser utilizada, nas
indústrias, para realizar trabalhos em grandes escalas.
Em 1769, Nicolas Cugnot desenvolveu um sistema de carruagem que
funcionava com motor à vapor. Em 1876, Nikolaus August Otto, engenheiro
alemão, inventou e construiu o primeiro motor de combustão interna de quatro
tempos, também chamado de motor a explosão, conhecido como ciclo Otto.
O automóvel foi criado por Karl Benz, na Alemanha, em 1885, sendo
considerado o pai do automóvel. Seu automóvel possuía apenas uma carroça de
3 rodas com um motor a gás embutido.
Em 1906, o brasileiro Santos Dumont, criou o primeiro avião, o 14-Bis. Era
composto por seda japonesa, bambu e alumínio. O motor era leve e com grande
potência, um Antoinette de 24 hp(horse-power) de potência, feito por Léon
Levavasseur, usado em barcos velozes de corrida. Para o motor a jato ser viável,
a utilização da energia vinda de um compressor para se auto-propulsionar, era
imprescindível. A primeira turbina a gás auto-propelida, foi construída em 1903
pelo engenheiro norueguês Aegidius Elling.
Em 1939, ocorreu o primeiro voo de um avião a jato do mundo, o He 178
com motor movido a gasolina. Após II Guerra Mundial, o transporte
internacional passou a ser utilizado em grandes proporções, por aviões cada vez
maiores e mais velozes. Nos Estados Unidos, em 1960, surgem os jatos Boeing
720 e 707, e dois anos depois, o Douglas DC-8 e o Convair 880. Em seguida, os
aviões turboélices, mais econômicos e de grande potência e os supersônicos,
mais rápidos que o som. Hoje em dia os maiores aviões são: Antonov An-225
Mriya ( maior avião cargueiro do mundo) e Airbus A380, também chamado de
superjumbo (maior avião comercial de passageiros do mundo).
Referências:
História da aviação civil. Disponível em: < http://www.portalbrasil.net/aviacao_historia.htm >. Acesso em:
13 ago. 2018.
Whittle e Ohain: a história dos motores à reação na aviação. Disponível em:
< http://blog.hangar33.com.br/224/ >. Acesso em: 13 ago. 2018.
Como funcionava o 14 Bis. Disponível em: < https://infoaviacao.com/como-funcionava-o-14-bis/ >. Acesso
em: 13 ago. 2018.
COELHO, Leandro Callegari. Os maiores do mundo: aviões de carga e de passageiros (Antonov e
A380). Disponível em:
https://www.logisticadescomplicada.com/os-maiores-do-mundo-avioes-de-carga-e-de-passageiros-anton
ov-e-a380/ . Acesso em 22 ago. 2018.
Estes textos deverão ser usados na primeira parte do Mão na Massa!
As máquinas térmicas na história: Como surgiu o trator?
As máquinas térmicas são mecanismos(motores) capazes de transformar
calor em trabalho mecânico. A primeira máquina térmica de que se tem
registros, construída para produzir trabalho mecânico utilizando o vapor, é a
máquina de Heron, construída no século I d.C. Infelizmente a máquina de Heron
não obteve sucesso, sendo usada apenas como um brinquedo.
Somente no século XVIII, as máquinas térmicas obtiveram sucesso,
quando James Watt, em 1763 aperfeiçoou a máquina de Thomas Newcomen,
que era usada para elevar cargas . Sua máquina passou a ser utilizada, nas
indústrias, para realizar trabalhos em grandes escalas.
Foi em 1804 que Richard Trevithic, construiu o primeiro trem a vapor da
história. Grande observador, ele se empenhou em melhorar o visual dos
motores a vapor de Watt e conseguiu produzir máquinas mais leves e menores.
Essas máquinas tinham uma potência maior gerando uma pressão de vapor
mais alta e liberando mais energia possibilitando, desta forma, a locomoção da
máquina.
Os primeiros tratores com a forma parecida com um trator foram
desenvolvidos em 1859 por Thomas Aveling, que deu forma aos tratores que
quase não tiveram modificação em sua estrutura, até hoje. Os primeiros tratores
movidos a motores a vapor foram introduzidos em 1868. Estes motores foram
construídos como locomotivas pequenas. O trator de vapor mais popular era o
Garrett 4CD.
Em 1904, foi criado o trator com esteiras no lugar de rodas. Três décadas
depois, as esteiras foram trocadas por pneus. Em 1908, o primeiro trator movido
a gasolina, foi construída por Daniel Best.
Existem diversas marcas e modelos de tratores agrícolas no mercado,
desde os mini tratores com potência em torno de 11 cv (cavalos) até tratores de
grande porte com potências acima de 500 cv(cavalos)de potência e os rodados
podem ser de pneus ou esteiras, além de terem ar condicionado, serem
automatizados e bem mais confortáveis para os motoristas.
Referências:
Saiba o que são e como surgiram os tratores. Disponível em:
< https://www.asmaquinaspesadas.com/2017/02/saiba-o-que-sao-e-como-surgira
m-os.html >. Acesso em: 13 ago. 2018.
Quem inventou o trem? Disponível em:
< http://revistaaquiali.com.br/noticias/curiosidades/quem-inventou-o-trem >.
Acesso em 13 ago. 2018.
Estes textos deverão ser usados na primeira parte do Mão na Massa!
As máquinas térmicas na história: Como surgiu a motocicleta?
As máquinas térmicas são mecanismos(motores) capazes de transformar
calor em trabalho mecânico. A primeira máquina térmica de que se tem
registros, construída para produzir trabalho mecânico utilizando o vapor, é a
máquina de Heron, construída no século I d.C. Infelizmente a máquina de Heron
não obteve sucesso, sendo usada apenas como um brinquedo.
Somente no século XVIII, as máquinas térmicas obtiveram sucesso,
quando James Watt, em 1763 aperfeiçoou a máquina de Thomas Newcomen,
que era usada para elevar cargas . Sua máquina passou a ser utilizada, nas
indústrias, para realizar trabalhos em grandes escalas.
Foi em 1804 que Richard Trevithic, construiu o primeiro trem a vapor da
história. Grande observador, ele se empenhou em melhorar o visual dos
motores a vapor de Watt e conseguiu produzir máquinas mais leves e menores.
Essas máquinas tinham uma potência maior gerando uma pressão de vapor
mais alta e liberando mais energia possibilitando, desta forma, a locomoção da
máquina.
Em 1885, Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, construíram uma moto,
com quadro e rodas de madeira composto por um motor de combustão interna,
movido , inicialmente, a gás e logo depois passou a gasolina. Sua velocidade
máxima era de 18 km/h e o motor desenvolvia 0,5 (meio) cavalo de potência . O
invento recebeu o nome de Einspur.
Em 1894, os alemães Heinrich Hildebrand e Alois Wolfmuller criaram
motores mais potentes chegando à velocidade de 60 km/h. Os irmãos franceses
Werner também aprimoraram a invenção dando o nome motocyclette , o qual
conhecemos até hoje. Em 1897, na Inglaterra, surgiu a primeira moto de
competição, o que aumentou ainda mais a popularidade das motocicletas.
Hoje em dia, após mais de 150 anos, há motos de todos os tipos e
tamanhos, com motores de 8 cv(cavalos) aos que beiram os 200 cv(cavalos) de
potência. Se ndo as motos de alta cilindrada as mais populares no Brasil.
Referências:
História da moto. Disponível em:
< http://www.viagemdemoto.com.br/historia_da_moto.htm >. Acesso em: 13 ago.
2018.
História da motocicleta. Disponível em:
< http://www.historiadetudo.com/motocicleta >. Acesso em: 13 ago. 2018.
150 anos de evolução. Veja como foi o surgimento da moto. Disponível em:
< https://www.htforum.com/forum/threads/150-anos-de-evolucao-vejam-como-s
urgiu-a-motocicleta.73430/ >. Acesso em: 13 ago. 2018.
8º Ano
Cálculo do Consumo de Energia Elétrica
Aparelho
|
Potência Aproximada (W)
|
Quant.
|
Uso Minutos/Dia
|
kWh/Mês
|
|
Cozinha
|
|||||
Forno de Micro Ondas
|
2000
|
|
|
0
|
|
Freezer Horizontal
|
500
|
|
|
0
|
|
Freezer Vertical
|
300
|
|
|
0
|
|
Geladeira Simples
|
250
|
|
|
0
|
|
Batedeira
|
100
|
|
|
0
|
|
Geladeira Duplex
|
500
|
|
|
0
|
|
Cafeteira Elétrica Residencial
|
600
|
|
|
0
|
|
Churrasqueira Elétrica
|
3000
|
|
|
0
|
|
Liquidificador
|
200
|
|
|
0
|
|
Máquina de Lavar Louça
|
1500
|
|
|
0
|
|
Espremedor de Frutas
|
200
|
|
|
0
|
|
Torneira Elétrica
|
2500
|
|
|
0
|
|
Fogão Elétrico 2 Bocas
|
3000
|
|
|
0
|
|
Fogão Elétrico 4 Bocas
|
6000
|
|
|
0
|
|
Forno Elétrico Pequeno
|
1500
|
|
|
0
|
|
Forno Elétrico Grande
|
4500
|
|
|
0
|
|
Torradeira
|
800
|
|
|
0
|
|
Eletro-Eletrônicos
|
|||||
Aquecedor de Água por Acumulação
|
2000
|
|
|
0
|
|
Aquecedor de Água de Passagem
|
6000
|
|
|
0
|
|
Aquecedor de Ambiente
|
1000
|
|
|
0
|
|
Aspirador de Pó
|
600
|
|
|
0
|
|
Bomba de Água
|
400
|
|
|
0
|
|
Grill
|
1200
|
|
|
0
|
|
Impressora
|
45
|
|
|
0
|
|
Chuveiro Elétrico
|
5500
|
|
|
0
|
|
Máquina de Costura
|
100
|
|
|
0
|
|
Computador
|
300
|
|
|
0
|
|
Condicionador de Ar
|
1400
|
|
|
0
|
|
Máquina de Lavar Roupa
|
1000
|
|
|
0
|
|
Conjunto de Som - Mini System
|
150
|
|
|
0
|
|
Projetor de Slides
|
200
|
|
|
0
|
|
Cortador de Grama
|
1300
|
|
|
0
|
|
DVD Player
|
30
|
|
|
0
|
|
Ebulidor
|
1000
|
|
|
0
|
|
Rádio Relógio
|
10
|
|
|
0
|
|
Enceradeira
|
300
|
|
|
0
|
|
Secador de Cabelo
|
1000
|
|
|
0
|
|
Secador de Roupas
|
3500
|
|
|
0
|
|
Exaustor
|
150
|
|
|
0
|
|
Televisor 21"
|
90
|
|
|
0
|
|
Ferro Elétrico
|
1000
|
|
|
0
|
|
Ventilador
|
100
|
|
|
0
|
|
Vídeo Cassete
|
20
|
|
|
0
|
|
Vídeo Game
|
20
|
|
|
0
|
|
Total
|
Postado por:
Redação Indústria Hoje em 25/maio/2017
Entenda como calcular o consumo de energia da sua casa ou escritório.
Assim, você poderá economizar muito mais e ainda colaborar com a
sustentabilidade.
Saber calcular o consumo de energia é uma ajuda e tanto
para controlar os gastos da sua casa. O cálculo é simples e rápido de fazer. E,
além disso, é possível escolher aparelhos e utensílios que gastem menos
energia, já sabendo quais são as premissas básicas. Veja agora algumas dicas
para diminuir o seu consumo de energia e saber como calculá-lo.
Conheça as principais medidas e seus
significados
Cada equipamento e/ou utensílio que você utilize em sua casa ou
escritório tem uma potência medida em Watts (W). Essa potência vem especificada
normalmente na embalagem do produto e pode ser visualizada sem maiores
complicações. A medida citada deve ser transformada em quilo Watts (kW) para
que possa ser feito o cálculo que veremos a seguir. Outra sigla que precisaremos
saber é uma das mais conhecidas a Hora (h).
Entenda como calcular
Primeiro, você deve verificar a potência (W) do aparelho que deseja
medir o consumo de energia. Após isso, você deve multiplicar o
valor pelo número de horas que o aparelho permanece ligado durante o mês (se
você deseja fazer um cálculo mensal, porém também pode ser feito por dia, basta
multiplicar pelo valor de horas que o aparelho permaneceu ligado no dia). O
próximo passo será dividir o resultado da multiplicação por 1000. Isso fará com
que a medida que estava em Wh seja transformada em kWh. Isso deve ser feito
porque 1 kW é igual a 1000 W. E a medida mais utilizada para a conta final é o
kW. Veja abaixo a fórmula melhor representada.
Esse cálculo deve ser feito para cada aparelho de sua casa ou
escritório. Ao final, some todos e obtenha o consumo de energia total
de sua casa.
Abaixo um cálculo de exemplo onde temos 2 lâmpadas de uma Sala que ficam
ligadas durante 3 horas. Veja o consumo em KWh de cada lâmpada, depois o
consumo total das Lâmpadas durante as 03 Horas.
Vantagens de calcular o consumo de
energia
Existem diversas vantagens de calcular o consumo de
energia da sua residência ou empresa. Conheça algumas das principais
vantagens e aproveite todos os benefícios:
Maior controle
Ao calcular mensalmente o consumo de energia de sua
residência ou empresa, você obterá um maior controle de quanto é gasto em cada
aparelho. Isso pode ser altamente benéfico, já que você irá conhecer melhor o
funcionamento de cada aparelho e já ter uma noção prévia de quanto será gasto
em energia no mês.
Economia de energia
É claro que, ao obter um maior controle do seu consumo de
energia por mês, você também poderá economizar muito mais. Você pode
diminuir o consumo e otimizar o funcionamento dos aparelhos ou até mesmo
substituir alguns por outros que utilizem menos energia.
Melhor custo-benefício
Você pode trocar os aparelhos que estão gastando energia demasiadamente
por outros que tenham um consumo mais econômico. Hoje em dia, existem muitas marcas
que investem no consumo consciente e otimizam a produção dos aparelhos para que
eles gastem menos energia do que outros. É importante procurar por aparelhos
que possuam esse tipo de certificação para, além de consumir menos energia e
economizar, você também contar com aparelhos que funcionem perfeitamente.
Colaboração com o meio ambiente
Além de toda a parte financeira, em que você irá economizar muito mais,
fazendo o cálculo de consumo de energia todos os meses, você
também irá colaborar para um planeta sustentável. Isso porque, o alto consumo
de energia também prejudica de forma indireta ao meio ambiente.
Economizando, você estará colaborando com a sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário