Jornada Cie 2025

  

 

JORNADA PEDAGÓGICA – 2025

TEMA: RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS: SABERES NECESSÁRIOS PARADESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

 

PAUTA:

 

Data: 27/02/2025  

 

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h

TEMA PARA FORMAÇÃO: Reconectar, Reestruturar, Reaprender: Caminhos para a Recomposição

PAUTA:

1º MOMENTO: Acolhida/Oração (8:05 às 8:20)

2º MOMENTO:  Vídeo de Reflexão – Do Que Um Professor é Capaz?  (8:20 às 8:50h)

https://www.youtube.com/watch?v=LaDwvOOEBNQ

Discussão:

A pergunta que não quer calar: Depois de tudo que foi visto no vídeo, respondam “do que um professor é capaz?”

Aponte pontos positivos e negativos que refletem a postura do professor nos casos apresentados no vídeo.

Em um mundo que constantemente nos desafia a evoluir, somos frequentemente lembrados de que a jornada do autoconhecimento e do sucesso é feita de passos conscientes e ações claras. No vídeo "Reflexão – Do Que Um Professor é Capaz", somos convidados a refletir sobre três conceitos essenciais que nos ajudam a nos reconectar, reestruturar e reaprender:

Quais pontos do vídeo torna-se evidente na prática essas ações?

Qual a importância de professores e estudantes colocarem em prática as ações abaixo de acordo com os significados relacionados?

·         Reconectar: "Sou a ponte que te leva de volta a você mesmo. Quem sou eu?"

Resposta: a meditação (para o articulador)

·         Reestruturar: "Com organização e planejamento, você pode alcançar seus sonhos. O que sou eu?"

Resposta: um plano de ação (para o articulador)

Reaprender: "A chave para o futuro está em nunca parar de aprender. O que sou eu?"

Resposta: a curiosidade (para o articulador)

CONCLUSÃO

A relação entre Reconectar, Reestruturar e Reaprender com a Recomposição das Aprendizagens está no processo de reconstrução do conhecimento após desafios educacionais, como a pandemia ou dificuldades individuais dos alunos.

1. Reconectar

Antes de recuperar conteúdos, é essencial restabelecer vínculos entre alunos, professores e a escola. A aprendizagem só acontece em um ambiente de segurança e pertencimento.

2. Reestruturar

A recomposição exige adaptação curricular, reorganizando conteúdos essenciais e metodologias para atender às necessidades dos estudantes.

3. Reaprender

Não se trata apenas de repetir conteúdos, mas de propor novas formas de aprender, valorizando estratégias diferenciadas e experiências significativas.

Recomposição das Aprendizagens

Esse processo busca garantir que todos os alunos alcancem os conhecimentos essenciais, respeitando seus ritmos e trajetórias, sem limitar-se à recuperação tradicional.

Em resumo, recompor a aprendizagem exige primeiro a reconexão com os alunos, uma reestruturação pedagógica e a disposição para reaprender continuamente.

Suporte pra o Articulador: Essas ações são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional, pois ajudam a desenvolver habilidades essenciais para lidar com desafios e buscar melhorias contínuas. Vamos analisar a importância de cada uma:

1. Reconectar – Meditação

A meditação atua como uma ferramenta poderosa para a reconexão consigo mesmo. Ela ajuda a reduzir o estresse, melhorar a concentração e fortalecer a autoconsciência. No contexto educacional e profissional, permite que o indivíduo tenha clareza sobre seus sentimentos, objetivos e valores, promovendo equilíbrio emocional e foco nas atividades diárias

2. Reestruturar – Plano de Ação

Ter um plano de ação significa organizar metas e estratégias para alcançar um objetivo. Isso é essencial para evitar a procrastinação e transformar sonhos em conquistas reais. A estruturação de um plano permite priorizar tarefas, identificar recursos necessários e acompanhar o progresso ao longo do tempo, garantindo que cada etapa seja cumprida de forma eficaz.

3. Reaprender – Curiosidade

Uma curiosidade impulsionando o aprendizado contínuo e a inovação. Quem está sempre disposto a aprender algo novo se adapta melhor às mudanças e se mantém atualizado. No mundo moderno, onde as informações evoluem rapidamente, a capacidade de reaprender constantemente é essencial para o aprendizado.

Essas três ações — reconectar, reestruturar e reaprender— formam um ciclo que retroalimenta, ajudando no crescimento pessoal e profissional.

CONCLUSÃO

A relação entre Reconectar, Reestruturar e Reaprender com a Recomposição das Aprendizagens está no processo de reconstrução do conhecimento após desafios educacionais, como a pandemia ou dificuldades individuais dos alunos.

1. Reconectar

Antes de recuperar conteúdos, é essencial restabelecer vínculos entre alunos, professores e a escola. A aprendizagem só acontece em um ambiente de segurança e pertencimento.

2. Reestruturar

A recomposição exige adaptação curricular, reorganizando conteúdos essenciais e metodologias para atender às necessidades dos estudantes.

3. Reaprender

Não se trata apenas de repetir conteúdos, mas de propor novas formas de aprender, valorizando estratégias diferenciadas e experiências significativas.

Recomposição das Aprendizagens

Esse processo busca garantir que todos os alunos alcancem os conhecimentos essenciais, respeitando seus ritmos e trajetórias, sem limitar-se à recuperação tradicional.

Em resumo, recompor a aprendizagem exige primeiro a reconexão com os alunos, uma reestruturação pedagógica e a disposição para reaprender continuamente.

 

3º MOMENTO Dinâmica Show de Talentos  da Recomposição  (8:50 às 9:30)      

Objetivo: Identificar estratégias e desafios na recomposição das aprendizagens.

Material:

Instrumentos musicais (ou objetos que possam ser usados como tal)

Microfones (ou objetos que simulem microfones)

Fantasias ou adereços

Um palco improvisado

Música animada

Como funciona?

Equipes: Divida os participantes em equipes.

Talentos: Cada equipe deve criar uma apresentação artística (musical, teatral, de dança, etc.) que represente um dos temas:

Reconectar

Reestruturar

Reaprender

Preparação: As equipes têm um tempo determinado para preparar suas apresentações.

Apresentação: Cada equipe se apresenta no palco, mostrando seus talentos e transmitindo sua mensagem sobre o tema escolhido.

Votação: O público vota nas apresentações mais criativas, emocionantes e que melhor representam os temas da recomposição.

Exemplos de apresentações

Reconectar: Uma música que fale sobre a importância de se conectar consigo mesmo e com a natureza.

Reestruturar: Uma peça teatral que mostre como é possível superar desafios e reestruturar a vida.

Reaprender: Uma dança que represente a busca por conhecimento e a abertura para o novo.

Dicas

Incentive a criatividade e a ousadia na criação das apresentações.

Crie um ambiente divertido e acolhedor para que as equipes se sintam à vontade para mostrar seus talentos.

Você pode oferecer prêmios simbólicos para as equipes vencedoras.

Reflexão

Ao final do show de talentos, o grupo pode refletir sobre:

Como foi a experiência de participar do show de talentos?

Quais foram os maiores desafios?

O que aprenderam sobre os temas "Reconectar, Reestruturar e Reaprender" durante a dinâmica?

Como os aprendizados do show de talentos podem ser aplicados no dia a dia?

Essa dinâmica é uma forma divertida e expressiva de abordar o tema da recomposição, estimulando a criatividade, a colaboração, a comunicação e a reflexão sobre os conceitos-chave.

4º MOMENTO: Lanche (9:30 às 9:45)

 

5º MOMENTO: Elaboração da 1ª Sequência Didática  (9:45 às 11:30h)

 

Tema: O papel do feedback no processo da Recomposição

Ø  Diagnóstico e Planejamento Inicial

 

Objetivo: Identificar as lacunas de aprendizagem e definir estratégias de recomposição.

Ações:

                      Aplicação de avaliações diagnósticas (testes, atividades interativas, produção textual, autoavaliação).

                      Análise de registros anteriores para mapear dificuldades recorrentes.

                      Planejamento de estratégias diferenciadas (metodologias ativas, por exemplo).

                      Organização de cronograma com revisões estratégicas ao longo do ano.

- Divisão dos grupos;

O grupo deverá construir a primeira sequência didática contendo 6 aulas, ler atentamente as orientações para direcionar na escolha da metodologia. Preencher as lacunas com acréscimos referentes as atividades que serão desenvolvidas, sugerir outras metodologias para desenvolver as habilidades propostas. A sequência deve priorizar o levantamento de informações a cerca das habilidades de leitura, escrita e letramento científico.  Os resultados da avaliação diagnóstica servem para explorar, identificar, adaptar e predizer sobre a aprendizagem, auxiliando as escolas a planejar intervenções iniciais e propor ações que contribuam com a evolução dos estudantes, de modo que alcancem novos patamares de conhecimento, ao mapear as dificuldades apresentadas por cada turma e por cada aluno especificamente, identificando os pontos fortes e fracos para compreender o nível em que se encontram, e identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes no desenvolvimento das habilidades.

Assim, ações devem alcançar os objetivos esperados ao longo do ano e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem, prevenindo que as dificuldades se agravem e prejudiquem o processo educativo, pois são realizadas intervenções pedagógicas específicas para cada necessidade. Ler e escrever em ciências exigem que os alunos integrem uma série de conhecimentos científicos e a formação de um vocabulário específico.

Isso é muito importante, uma vez que a compreensão da leitura está intrinsecamente ligada ao conhecimento de vocabulário. Também se relaciona com o conceito de conhecimento prévio para que mantenha o novo aprendizado; se os alunos têm uma compreensão segura do vocabulário ao ler o texto, eles acharão mais fácil sintetizar os conceitos que se relacionam com o vocabulário conforme os encontram no texto. É preciso mais do que nunca uma dedicação especial a esse momento de diagnóstico, onde os dados colhidos durante esse processo precisam ser bem específicos e detalhados. É necessário calma e priorizar a escuta de todos os alunos, para colher o máximo de informações possíveis. Outro fator relevante nesse primeiro contato é acolher esse aluno e atender requisitos para desenvolver as Competências Socioemocionais.

6º MOMENTO: Apresentação e Entrega Das Fichas Diagnósticas (11:20 às 11:30h)

 Orientar os professores na avalião dos formulários  diagnóstico e preenchimento ao longo da aplicação da sequência didática.

 

7º MOMENTO: Encerramento Do Encontro

Encerrar o encontro com a entrega de cartõezinhos e certificados.


8ºMOMENTO: Avaliação do Encontro

Avaliar o encontro a partir do preenchimento do formulário do Google Forms.   










 

















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