JORNADA
PEDAGÓGICA – 2025
TEMA:
RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS: SABERES NECESSÁRIOS PARADESENVOLVER
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PAUTA:
Data: 27/02/2025
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h
TEMA PARA FORMAÇÃO: Reconectar, Reestruturar,
Reaprender: Caminhos para a Recomposição
PAUTA:
1º MOMENTO: Acolhida/Oração (8:05
às 8:20)
2º MOMENTO: Vídeo
de Reflexão – Do Que Um Professor é Capaz? (8:20 às 8:50h)
https://www.youtube.com/watch?v=LaDwvOOEBNQ
Discussão:
A
pergunta que não quer calar: Depois de tudo que foi visto no vídeo, respondam
“do que um professor é capaz?”
Aponte
pontos positivos e negativos que refletem a postura do professor nos casos
apresentados no vídeo.
Em um
mundo que constantemente nos desafia a evoluir, somos frequentemente lembrados
de que a jornada do autoconhecimento e do sucesso é feita de passos conscientes
e ações claras. No vídeo "Reflexão – Do Que Um Professor é Capaz",
somos convidados a refletir sobre três conceitos essenciais que nos ajudam a
nos reconectar, reestruturar e reaprender:
Quais
pontos do vídeo torna-se evidente na prática essas ações?
Qual a
importância de professores e estudantes colocarem em prática as ações abaixo de
acordo com os significados relacionados?
·
Reconectar: "Sou a
ponte que te leva de volta a você mesmo. Quem sou eu?"
Resposta: a meditação (para o articulador)
·
Reestruturar: "Com
organização e planejamento, você pode alcançar seus sonhos. O que sou eu?"
Resposta: um plano de ação (para o articulador)
Reaprender:
"A chave para o futuro está em nunca parar de aprender. O que sou
eu?"
Resposta: a curiosidade (para o articulador)
CONCLUSÃO
A relação
entre Reconectar, Reestruturar e Reaprender com a Recomposição das
Aprendizagens está no processo de reconstrução do conhecimento após
desafios educacionais, como a pandemia ou dificuldades individuais dos alunos.
1. Reconectar
Antes de
recuperar conteúdos, é essencial restabelecer vínculos entre alunos,
professores e a escola. A aprendizagem só acontece em um ambiente de segurança
e pertencimento.
2. Reestruturar
A
recomposição exige adaptação curricular, reorganizando conteúdos
essenciais e metodologias para atender às necessidades dos estudantes.
3. Reaprender
Não se
trata apenas de repetir conteúdos, mas de propor novas formas de aprender,
valorizando estratégias diferenciadas e experiências significativas.
Recomposição das Aprendizagens
Esse
processo busca garantir que todos os alunos alcancem os conhecimentos
essenciais, respeitando seus ritmos e trajetórias, sem limitar-se à
recuperação tradicional.
Em
resumo, recompor a aprendizagem exige primeiro a reconexão com os alunos,
uma reestruturação pedagógica e a disposição para reaprender continuamente.
Suporte
pra o Articulador: Essas ações são
fundamentais para o crescimento pessoal e profissional, pois ajudam a
desenvolver habilidades essenciais para lidar com desafios e buscar melhorias
contínuas. Vamos analisar a importância de cada uma:
1. Reconectar – Meditação
A meditação atua como uma
ferramenta poderosa para a reconexão consigo mesmo. Ela ajuda a reduzir o
estresse, melhorar a concentração e fortalecer a autoconsciência. No contexto
educacional e profissional, permite que o indivíduo tenha clareza sobre seus sentimentos,
objetivos e valores, promovendo equilíbrio emocional e foco nas atividades
diárias
2. Reestruturar – Plano
de Ação
Ter um plano de ação
significa organizar metas e estratégias para alcançar um objetivo. Isso é
essencial para evitar a procrastinação e transformar sonhos em conquistas
reais. A estruturação de um plano permite priorizar tarefas, identificar
recursos necessários e acompanhar o progresso ao longo do tempo, garantindo que
cada etapa seja cumprida de forma eficaz.
3. Reaprender – Curiosidade
Uma curiosidade
impulsionando o aprendizado contínuo e a inovação. Quem está sempre disposto a
aprender algo novo se adapta melhor às mudanças e se mantém atualizado. No
mundo moderno, onde as informações evoluem rapidamente, a capacidade de
reaprender constantemente é essencial para o aprendizado.
Essas três ações —
reconectar, reestruturar e reaprender— formam um ciclo que retroalimenta, ajudando
no crescimento pessoal e profissional.
CONCLUSÃO
A relação
entre Reconectar, Reestruturar e Reaprender com a Recomposição das
Aprendizagens está no processo de reconstrução do conhecimento após
desafios educacionais, como a pandemia ou dificuldades individuais dos alunos.
1. Reconectar
Antes de
recuperar conteúdos, é essencial restabelecer vínculos entre alunos,
professores e a escola. A aprendizagem só acontece em um ambiente de segurança
e pertencimento.
2. Reestruturar
A
recomposição exige adaptação curricular, reorganizando conteúdos
essenciais e metodologias para atender às necessidades dos estudantes.
3. Reaprender
Não se
trata apenas de repetir conteúdos, mas de propor novas formas de aprender,
valorizando estratégias diferenciadas e experiências significativas.
Recomposição das Aprendizagens
Esse
processo busca garantir que todos os alunos alcancem os conhecimentos
essenciais, respeitando seus ritmos e trajetórias, sem limitar-se à
recuperação tradicional.
Em
resumo, recompor a aprendizagem exige primeiro a reconexão com os alunos,
uma reestruturação pedagógica e a disposição para reaprender continuamente.
3º MOMENTO: Dinâmica – Show de Talentos da Recomposição (8:50 às 9:30)
Objetivo: Identificar estratégias e desafios na recomposição das
aprendizagens.
Material:
Instrumentos musicais (ou objetos que possam ser usados como tal)
Microfones (ou objetos que simulem microfones)
Fantasias ou adereços
Um palco improvisado
Música animada
Como
funciona?
Equipes: Divida os participantes em equipes.
Talentos: Cada equipe deve criar uma apresentação artística (musical,
teatral, de dança, etc.) que represente um dos temas:
Reconectar
Reestruturar
Reaprender
Preparação: As equipes têm um tempo determinado para preparar suas
apresentações.
Apresentação: Cada equipe se apresenta no palco, mostrando seus talentos
e transmitindo sua mensagem sobre o tema escolhido.
Votação: O público vota nas apresentações mais criativas, emocionantes e
que melhor representam os temas da recomposição.
Exemplos de apresentações
Reconectar: Uma música que fale sobre a importância de se conectar
consigo mesmo e com a natureza.
Reestruturar: Uma peça teatral que mostre como é possível superar
desafios e reestruturar a vida.
Reaprender: Uma dança que represente a busca por conhecimento e a
abertura para o novo.
Dicas
Incentive a criatividade e a ousadia na criação das apresentações.
Crie um ambiente divertido e acolhedor para que as equipes se sintam à
vontade para mostrar seus talentos.
Você pode oferecer prêmios simbólicos para as equipes vencedoras.
Reflexão
Ao final do show de talentos, o grupo pode refletir sobre:
Como foi a experiência de participar do show de talentos?
Quais foram os maiores desafios?
O que aprenderam sobre os temas "Reconectar, Reestruturar e
Reaprender" durante a dinâmica?
Como os aprendizados do show de talentos podem ser aplicados no dia a
dia?
Essa dinâmica é uma forma divertida e expressiva de abordar o tema da
recomposição, estimulando a criatividade, a colaboração, a comunicação e a
reflexão sobre os conceitos-chave.
4º MOMENTO: Lanche (9:30 às 9:45)
5º MOMENTO: Elaboração da 1ª Sequência Didática (9:45 às 11:30h)
Tema:
O papel do feedback no processo da Recomposição
Ø Diagnóstico e Planejamento Inicial
Objetivo: Identificar
as lacunas de aprendizagem e definir estratégias de recomposição.
Ações:
• Aplicação
de avaliações diagnósticas (testes, atividades interativas, produção textual,
autoavaliação).
• Análise
de registros anteriores para mapear dificuldades recorrentes.
• Planejamento
de estratégias diferenciadas (metodologias ativas, por exemplo).
• Organização
de cronograma com revisões estratégicas ao longo do ano.
- Divisão dos grupos;
O
grupo deverá construir a primeira sequência didática contendo 6 aulas, ler
atentamente as orientações para direcionar na escolha da metodologia. Preencher
as lacunas com acréscimos referentes as atividades que serão desenvolvidas,
sugerir outras metodologias para desenvolver as habilidades propostas. A
sequência deve priorizar o levantamento de informações a cerca das habilidades de leitura, escrita e letramento
científico. Os resultados da avaliação diagnóstica servem para
explorar, identificar, adaptar e predizer sobre a aprendizagem, auxiliando as
escolas a planejar intervenções iniciais e propor ações que contribuam com a
evolução dos estudantes, de modo que alcancem novos patamares de conhecimento,
ao mapear as dificuldades apresentadas por cada turma e por cada aluno
especificamente, identificando os pontos fortes e fracos para compreender o
nível em que se encontram, e identificar as causas de dificuldades específicas
dos estudantes no desenvolvimento das habilidades.
Assim, ações devem
alcançar os objetivos esperados ao longo do ano e aperfeiçoar o processo de
ensino e aprendizagem, prevenindo que as dificuldades se agravem e prejudiquem
o processo educativo, pois são realizadas intervenções pedagógicas específicas
para cada necessidade. Ler e escrever em ciências exigem que os alunos integrem
uma série de conhecimentos científicos e a formação de um vocabulário
específico.
Isso é muito
importante, uma vez que a compreensão da leitura está intrinsecamente ligada ao
conhecimento de vocabulário. Também se relaciona com o conceito de conhecimento
prévio para que mantenha o novo aprendizado; se os alunos têm uma compreensão
segura do vocabulário ao ler o texto, eles acharão mais fácil sintetizar os
conceitos que se relacionam com o vocabulário conforme os encontram no texto. É
preciso mais do que nunca uma dedicação especial a esse momento de diagnóstico,
onde os dados colhidos durante esse processo precisam ser bem específicos e
detalhados. É necessário calma e priorizar a escuta de todos os alunos, para
colher o máximo de informações possíveis. Outro fator relevante nesse primeiro
contato é acolher esse aluno e atender requisitos para desenvolver as
Competências Socioemocionais.
6º MOMENTO: Apresentação e Entrega Das Fichas Diagnósticas (11:20 às 11:30h)
7º MOMENTO: Encerramento Do Encontro
Encerrar
o encontro com a entrega de cartõezinhos e
certificados.
8ºMOMENTO: Avaliação do Encontro
Avaliar
o encontro a partir do preenchimento do formulário do Google Forms.


.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)







Nenhum comentário:
Postar um comentário