SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2023
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA:
03/05/2023
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2º Momento:
Leitura e reflexão do texto “Professor, você é um profissional ou amador?”
Professor
- Você é Profissional ou Amador?
Fabiano
Brum
Imagine
um músico profissional, um guitarrista, um violonista ou um pianista, tocando
uma bela canção, com maestria, virtuosismo e sensibilidade. Sua técnica apurada
e a leveza com que executa a melodia, chega a nos fazer pensar que é simples
tocar aquelas notas tão maravilhosas.
Mas, no fundo sabemos que para tocar de forma tão apurada estes profissionais
tiveram horas e horas de estudo, treinamento e dedicação em cima de seus
instrumentos.
Para que você professor perceba a real necessidade de um aperfeiçoamento
contínuo, faremos uma analogia com a rotina de preparação de um músico
profissional.
Assim como um educador não nasceu preparado para enfrentar uma sala de aula
repleta de alunos exigentes e de personalidades diferentes, nenhum grande
músico, apesar de todo talento nato, veio ao mundo dando um show de performance
em seu instrumento e se apresentando para grandes plateias.
Os
músicos em sua grande maioria começaram a praticar suas atividades muitas vezes
por obra do acaso; por influência de um amigo que tocava em uma banda de
garagem, por ter uma pessoa na família que tocasse ou gostasse de música, pela
admiração por um ídolo, ou até mesmo por imposição dos pais, estes na ânsia de
arrumar uma atividade sadia que ocupasse o tempo dos filhos.
Acontece
que com o passar do tempo, estas pessoas foram se identificando cada vez mais
com seu instrumento, passando a praticá-lo com afinco. Quando menos perceberam
já haviam adotado a música como profissão.
Mas
ao se classificarem como profissionais, tiveram também que encarar uma rotina
diária de preparação profissional; treinamentos específicos, horas e horas
diárias de repetições, cuidados especiais com postura, alimentação, tempo de
repouso para recuperar energias, etc. Ou seja, a árdua busca pela perfeição,
por uma técnica mais apurada, um timbre com personalidade e uma execução
impecável.
Agora
imagine a sua atividade de professor, seja da escola pública ou privada, e
responda mentalmente as seguintes questões:
1)
Você se considera um educador profissional
ou amador?
2) Esta atividade é o seu principal ganha-pão e necessária para o equilíbrio do
seu orçamento?
3) Você foi contratado para ser professor?
Se respondeu “profissional” para a
primeira questão e “sim” para as demais, aí vai o derradeiro questionamento:
- Você esta se preparando como um
profissional?
Poderíamos afirmar que aquele que se
considera um profissional, não pode ter a mesma rotina de um amador, de uma
pessoa que se aperfeiçoa de vez em quando, que participa de um treinamento de
vez em quando, que pesquisa sobre sua atividade de vez em quando, que lê um
livro sobre a sua área de vez em quando.
Se você é um “profissional” mas tem uma rotina de preparação “amadora”, o
máximo que conseguirá é algum resultado “mediano” e talvez dar um boa aula de
vez em quando!
Pense nisso!
3º
Momento: Análise e conclusão da Sequência Didática
Fazer um debate, onde os
grupos (2) serão advogados de acusação e advogados de defesa.
Procedimento:
Os
grupos analisarão as sequências anotando
as observações na planilha de rubrica, terão um momento para isso, em seguida
deverão expor as observações como se fosse num tribunal e a sequência o réu.
Dentro de cada grupo deverá ter 3 subgrupos, um acusa, outro defende e uma
pessoa lê as mudanças que aplicaram para aceitação da sequência outro grupo,
deverá fazer a defesa.
Entregar
os direcionamentos e as rubricas.
Período:
08 a 26/05
Tema Inter Curricular: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para
a vida!”
6º
Ano
Sub Tema: Amor a vida
Objetos de Conhecimento: Organização e
Funcionamento do Sistema nervoso. Drogas Licitas e Ilícitas em Itamaraju. Interação
entre os sistemas locomotor e nervoso.
Habilidades: (EF06CI07) Justificar
o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do
corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI07BA) Argumentar como as
contribuições da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem
deficiência motora. (EF06CI10) Explicar
como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias
psicoativas. (EF06CI08IT)
Identificar e classificar as substâncias psicoativas lícitas e ilícitas,
reconhecer os seus efeitos no organismo humano e classificá-las como
depressoras, estimulantes e alucinógenas, identificando os danos e os prejuízos
relacionados ao seu uso. (EF06CI10BA)
Discutir a ação das bebidas alcoólicas no funcionamento do cérebro e de que
forma isso afeta o sistema locomotor, podendo causar acidentes no trânsito, no
trabalho, etc.
7º Ano
Subtema:
Preservando nossos Biomas
Objetos
de Conhecimento: Os ecossistemas brasileiros (ou biomas)
Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Pampa e Zonas de Transição.
Habilidades:
(EF07CI07) Caracterizar os principais
ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de
solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas
características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no
estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada
um deles. (EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias
alimentares possíveis de acontecer no ecossistema em que a escola está
inserida.
SubTema: Transformação e condução dos nutrientes para manutenção da
vida
Objetos de Conhecimento: O organismo como todo; Transferência de nutrientes e
produção de energia para o corpo funcionar (desde a obtenção até a transferência
para todas as partes do corpo); Sistemas respiratório, cardiovascular, urinário
e genitais.
Habilidades: (EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo
humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os
diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma
integrada como atuam (essa habilidade não será desenvolvida por completo). (EF08CI07IT)
Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e
coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.
9º Ano
Subtema:
Significados e inovações da Matéria
Objetos
de Conhecimento: Matéria,
estados
físicos da matéria e propriedades da matéria.
Habilidades: (EF09CI03)
Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo
e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica (essa
habilidade não será trabalhada por completo). (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e
explicar essas transformações com base no modelo de constituição
submicroscópica.
4º Momento: Lanche
5º
Momento: Montando um perfil de desempenho dos alunos por rede
Agora
chegou o momento do professor apresentar os resultados das fichas diagnósticas
trabalhadas até aqui. Entregue aos grupos (separados por ano) outa ficha de
coleta de dados, para que se faça uma avaliação do desempenho dos alunos,
tirando uma média por município para cada ano, assim fica possível observar a
progressão dos estudantes ao longo do ano letivo.
6º Momento: Elaboração do Planejamento Anual –
Parte II
Aproveitar
esse momento para leitura dos objetos de conhecimento relacionados aos temas Inter
curriculares, solicitar que os professores façam as intervenções. Após termos investigado
o percurso dos estudantes no desenvolvimento de
habilidades e competência, a partir
dos instrumentos e métodos utilizados para avaliar o
progresso e as dificuldades dos estudantes, chegou a hora de fazer os
ajustes ou as mudanças necessárias, na construção inicial do planejamento anual.
Lembrando que o nosso foco é a
aprendizagem que deve nortear aulas e processo de avaliação, principalmente
agora que trabalhamos para desenvolver habilidades e competências. Este deve
ser formativo: observar o progresso dos estudantes, analisar
suas dificuldades e implementar novas práticas para que se desenvolvam e
aprendam.
Ao
planejarmos, é interessante começar estabelecendo quais as habilidades –
relacionadas ao objeto de conhecimento “X” – a turma precisa desenvolver e
quais as competências a serem construídas. Após essa definição,
desenhar as estratégias para a aprendizagem, de modo que os
alunos sejam ativos nesse processo.
7º Momento: Culminância
do Projeto
Discorrer sobre a
importância de se trabalhar com projetos
O
nosso planejamento se divide por temas Inter curriculares, pois, buscam fazer
com que a aprendizagem seja dotada de sentido e significado, estabelecendo
ligação entre os componentes curriculares e áreas do conhecimento, considerando
a diversidade local, territorial e do espaço global, e, também trabalhando os
temas integradores propostos na BNCC. Outras temáticas podem ser acrescidas ao planejamento,
desde que acrescentem aos objetos de conhecimento propostos e contemplem o tema
inter curricular proposto e ainda, principalmente colabore para ampliar as
habilidades a serem desenvolvidas, transversalizando e integrando o “Currículo
Vivo” da escola.
Sugestões de subtemas para o projeto: Apresentar
os subtemas para o tema Inter curricular Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”,
explicar que apesar de ter ficado o mesmo tema, não significa que abordarão os
mesmos subtemas do ano anterior, peça sugestão de novas abordagens.
Propor sugestões
de culminância: Concursos de material produzido, feira de Ciências, gincana,
ação na rua, fica a critério da escola.
8º Momento: Avaliação do Encontro/Nuvem de Palavras
Disponibilizar o
link para formar a nuvem de palavras com avaliação do encontro. Cada professor
terá direito a 3 respostas.
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