8ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular:
Consumidor
consciente, empreendedor eficiente. |
|
Subtema: Explorando a Sexualidade com Consciência e Responsabilidade |
Unidades Temáticas: Matéria e energia Vida
e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Mecanismos
reprodutivos e sua relação com a adaptação e evolução dos seres vivos. |
|
Ano: 8º Período: 02 a 06/09 Nº de Aulas: 03 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI07IT) Perceber a
importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva,
bem como, à saúde física, social e emocional. (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas
e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
Distinguir o conceito de reprodução
assexuada e reprodução sexuada. Identificar os
diferentes tipos de reprodução em animais e plantas. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Reprodução/Introdução Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Apresente aos alunos o título da aula e
solicite que reflitam sobre o tema. Após, acolha as respostas dos alunos,
discuta as informações trazidas por eles, como forma de contextualizar o tema
a ser tratado e de permitir que sintam-se motivados para a aula. Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min) Após o levantamento de
conhecimentos prévios peça ao aluno para abrirem o livro A Conquista Ciências
8º ano página 12 e 13. Depois peça que analisem a imagem, copiem no caderno
as questões 1,2 e 3 da mesma página e respondam, porém, o professor deverá
fazer uma pequena discussão das questões. Etapa03: Correção da atividade (10min) Etapa 04: Questões Problematizadoras (10 min) Contexto
questões problematizadoras: O que é reprodução? O que aconteceria com uma
espécie incapaz de se reproduzir? Quais os tipos de reprodução que você
conhece? Toda reprodução sexuada está relacionada com o sexo?
Acolha
as respostas. AULA 02 Tema: Reprodução Assexuada Etapa 05: Contexto (20 min) Materiais
necessários para a aula: Equipamento de som para transmissão do áudio
na etapa “Contexto”, acesso à internet, equipamentos para projeção de imagens
(se disponível em sua escola), materiais diversos para criação de modelos na
etapa “Mão na massa” (massinhas de modelar, material de papelaria, material
reciclável, etc.), figuras e textos que ilustram a reprodução sexuada e a
reprodução assexuada (podem ser impressas ou projetadas), caderno/bloco de
papel, lápis/caneta e materiais diversos de consulta/pesquisa para os
estudantes para a etapa “Mão na massa” (equipamentos com acesso à internet,
livros didáticos, revistas de ciências…). Orientações: Apresente aos alunos
o aúdio “Hidra” do projeto “Na onda da vida”: https://www.ufmg.br/naondadavida/?p=3434. Nesse material, é possível perceber uma
comparação entre a Hidra da mitologia Grega com a Planária, um platelminto.
Por ser um áudio é interessante que apresente também imagens dos dois seres.
Elas podem ser impressas ou projetadas. Se não for possível transmitir o áudio,
compartilhe as informações contidas no áudio de outra maneira e apresente aos
estudantes junto com as imagens. Explique aos alunos como ocorre a
regeneração de uma planária ao ter o corpo dividido, por exemplo, ela
complementa a parte perdida. Diante deste material, estimule os alunos
com questionamentos como:
Materiais necessários: Equipamento de som
para transmissão do áudio, acesso à internet e equipamentos para projeção de
imagens (se estiver disponível em sua escola), caso não seja possível
projetar a imagem, imprima para expor. Material
de apoio: http://gnosisbrasil.com/artigos/o-mito-da-hidra-de-lerna/ Etapa
06: Aprofundando no tema (30 min) Retomar o objeto de conhecimento sobre reprodução
assexuada, a partir de uma aula expositiva dialogada. Utilizar como suporte
as páginas 14 a 20 do livro A Conquista Ciências 8º ano. Se tiver condições exponha o vídeo para os estudantes,
disponível no link abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=LYgWZmYyCkc Nesta parte da aula, procure sistematizar o
conceito de reprodução assexuada, anotando sua definição no quadro. Oriente
os estudantes na conclusão de que reprodução assexuada é o processo biológico
pelo qual um indivíduo dá origem a outros indivíduos idênticos por meio de
divisões celulares. Eles devem compreender que, nessa forma de reprodução,
não há união de gametas. Solicite aos estudantes que registrem o conceito no
caderno. AULA 03 Tema:
Reprodução Sexuada/Parte I Etapa 07:
Mão na Massa I (20min) Após a exposição do objeto de conhecimento, solicitar que
os estudantes ilustrem no caderno os
tipos de reprodução assexuada , identificando-os. Etapa 08:
Questão Disparadora (10 min) Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A
pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será
trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os
alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que
você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos
questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Materiais
de apoio: ·
http://www.sedis.ufrn.br/bibliotecadigital/site/pdf/biologia/LIVRO_Rep_Vida_WEB.pdf Etapa 09:
Aula Expositiva Dialogada (20 min) Chegou o momento de esclarecer as dúvidas e o que os
estudantes pensam sobre a reprodução sexuada a partir de exposição do objeto
em estudo, utilize como suporte a página 21, 22 e 23 do livro didático 8º ano. Leia com atenção as orientações
didáticas. RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor
aprendizagens: Para
recompor as aprendizagens dos estudantes do 8º Ano em Ciências, é importante
adotar uma metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante.
Aqui está um plano geral que pode ajudar:
Revisão e Recuperação dos Objetos de
Conhecimentos
Aprendizagem Ativa
Ensino Diferenciado
Envolvimento da Família
Uso de Tecnologias Educacionais
Essa
metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e
habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os
próximos anos escolares. OUTRAS ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó,
entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de
textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes
ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre
outros, atividades interativas. |
RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador;
( ) Jogos; ( x ) Material pertinente
ao experimento; ( ) Informativos; (X)Torso;
( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO: (x ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (12
e 13 ); ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do
grupo; (x ) Cartaz; ( ) Debate; (
X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário