8ª SD Cie 8º Ano 2024

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema: Explorando a Sexualidade com Consciência e Responsabilidade

Unidades Temáticas: Matéria e energia

Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Mecanismos reprodutivos e sua relação com a adaptação e evolução dos seres vivos.

Ano: 8º                                         Período: 02 a 06/09                                        Nº de Aulas: 03

HABILIDADES

(EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional. (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Distinguir o conceito de reprodução assexuada e reprodução sexuada. Identificar os diferentes tipos de reprodução em animais e plantas.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Reprodução/Introdução

Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

 Apresente aos alunos o título da aula e solicite que reflitam sobre o tema. Após, acolha as respostas dos alunos, discuta as informações trazidas por eles, como forma de contextualizar o tema a ser tratado e de permitir que sintam-se motivados para a aula.

Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min)

Após o levantamento de conhecimentos prévios peça ao aluno para abrirem o livro A Conquista Ciências 8º ano página 12 e 13. Depois peça que analisem a imagem, copiem no caderno as questões 1,2 e 3 da mesma página e respondam, porém, o professor deverá fazer uma pequena discussão das questões.

Etapa03: Correção da atividade (10min)

Etapa 04: Questões Problematizadoras (10 min)

Contexto questões problematizadoras: O que é reprodução? O que aconteceria com uma espécie incapaz de se reproduzir? Quais os tipos de reprodução que você conhece? Toda reprodução sexuada está relacionada com o sexo? Acolha as respostas.

AULA 02

Tema: Reprodução Assexuada

Etapa 05: Contexto (20 min)

Materiais necessários para a aula: Equipamento de som para transmissão do áudio na etapa “Contexto”, acesso à internet, equipamentos para projeção de imagens (se disponível em sua escola), materiais diversos para criação de modelos na etapa “Mão na massa” (massinhas de modelar, material de papelaria, material reciclável, etc.), figuras e textos que ilustram a reprodução sexuada e a reprodução assexuada (podem ser impressas ou projetadas), caderno/bloco de papel, lápis/caneta e materiais diversos de consulta/pesquisa para os estudantes para a etapa “Mão na massa” (equipamentos com acesso à internet, livros didáticos, revistas de ciências…).

CONTEXTO

Orientações: Apresente aos alunos o aúdio “Hidra” do projeto “Na onda da vida”: https://www.ufmg.br/naondadavida/?p=3434.

Nesse material, é possível perceber uma comparação entre a Hidra da mitologia Grega com a Planária, um platelminto. Por ser um áudio é interessante que apresente também imagens dos dois seres. Elas podem ser impressas ou projetadas.

Se não for possível transmitir o áudio, compartilhe as informações contidas no áudio de outra maneira e apresente aos estudantes junto com as imagens. Explique aos alunos como ocorre a regeneração de uma planária ao ter o corpo dividido, por exemplo, ela complementa a parte perdida.

Diante deste material, estimule os alunos com questionamentos como:

  • Quais comparações podemos estabelecer entre o ser mitológico grego e o ser vivo conhecido como planária?
  • Quais características o áudio relata sobre a forma de reprodução das planárias?
  • Você acredita que este tipo de reprodução permite a variação das características dos indivíduos da mesma espécie? Por que?

Materiais necessários: Equipamento de som para transmissão do áudio, acesso à internet e equipamentos para projeção de imagens (se estiver disponível em sua escola), caso não seja possível projetar a imagem, imprima para expor.

Material de apoio:

http://gnosisbrasil.com/artigos/o-mito-da-hidra-de-lerna/

 

Etapa 06: Aprofundando no tema (30 min)

Retomar o objeto de conhecimento sobre reprodução assexuada, a partir de uma aula expositiva dialogada. Utilizar como suporte as páginas 14 a 20 do livro A Conquista Ciências 8º ano.

Se tiver condições exponha o vídeo para os estudantes, disponível no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=LYgWZmYyCkc

Nesta  parte da aula, procure sistematizar o conceito de reprodução assexuada, anotando sua definição no quadro. Oriente os estudantes na conclusão de que reprodução assexuada é o processo biológico pelo qual um indivíduo dá origem a outros indivíduos idênticos por meio de divisões celulares. Eles devem compreender que, nessa forma de reprodução, não há união de gametas. Solicite aos estudantes que registrem o conceito no caderno.

AULA 03

Tema: Reprodução Sexuada/Parte I

Etapa 07: Mão na Massa I (20min)

Após a exposição do objeto de conhecimento, solicitar que os estudantes ilustrem  no caderno os tipos de reprodução assexuada , identificando-os.

Etapa 08: Questão Disparadora (10 min)

QUESTÃO DISPARADORA

 

Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Materiais de apoio:

·         http://www.sedis.ufrn.br/bibliotecadigital/site/pdf/biologia/LIVRO_Rep_Vida_WEB.pdf

·         http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Ciencias/Artigos/perspectiva_ludica.pdf

 

Etapa 09: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

Chegou o momento de esclarecer as dúvidas e o que os estudantes pensam sobre a reprodução sexuada a partir de exposição do objeto em estudo, utilize como suporte a página 21, 22 e 23 do livro didático 8º ano. Leia com atenção as orientações didáticas.

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS

 

Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens:

Para recompor as aprendizagens dos estudantes do 8º Ano em Ciências, é importante adotar uma metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está um plano geral que pode ajudar:

  • Autoavaliação: Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e o que ainda têm dificuldades. Isso os ajudará a tomar consciência de suas necessidades.

Revisão e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos

  • Aulas Revisão: Baseado no diagnóstico, planeje aulas focadas na revisão dos conceitos chave que precisam ser retomados. Use exemplos práticos e conecte o conteúdo à vida cotidiana dos alunos para maior engajamento.
  • Atividades Práticas: Realize experimentos e atividades práticas que reforcem o conteúdo. Isso facilita a compreensão e retenção dos conceitos.

Aprendizagem Ativa

  • Projetos Interdisciplinares: Promova projetos que envolvam outros componentes e que sejam contextualizados na realidade dos alunos. Por exemplo, um projeto sobre "A importância da água" pode envolver ciências, geografia, e matemática.
  • Gamificação: Utilize jogos educativos para tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e motivador.

Ensino Diferenciado

  • Grupos de Apoio: Organize grupos de estudantes com necessidades similares para atividades de reforço. Utilize métodos diferentes para os alunos que têm mais dificuldade, como o ensino em pequenos grupos.
  • Recursos Diversificados: Disponibilize recursos variados, como vídeos, podcasts, infográficos e plataformas digitais que permitam a revisão do conteúdo em diferentes formatos.

Envolvimento da Família

  • Comunicação com os Pais: Mantenha os pais informados sobre o progresso dos alunos e ofereça sugestões de como podem apoiar a aprendizagem em casa.
  • Oficinas para Pais: Realize oficinas ou reuniões para orientar os pais sobre como podem ajudar seus filhos a recuperar as aprendizagens.

Uso de Tecnologias Educacionais

  • Plataformas Online: Utilize plataformas de aprendizagem online para disponibilizar conteúdos e atividades complementares que os alunos possam acessar fora do horário escolar.
  • Apps Educativos: Sugira aplicativos educativos que reforcem o conteúdo de forma lúdica.
  • Incentivo à Curiosidade Científica: Estimule os alunos a fazerem perguntas e buscarem respostas, incentivando a curiosidade científica.
  • Recompensas e Reconhecimento: Estabeleça um sistema de recompensas por conquistas e progresso, para manter os estudantes motivados.
  • Reflexão e Ajustes: Reflita sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado no processo para futuras intervenções.

Essa metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares.

OUTRAS ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas.

 

                     

Elaboração: Nilsilane  

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (  ) Jogos; ( x ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (X)Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: (x ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (12 e 13 ); ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (x ) Cartaz; ( ) Debate;     ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário