Memorial de Ciências 2021

 

MEMORIAL CIÊNCIAS 2021 – ARTICULAÇÃO

 

ANO DE 2021

Jornada Pedagógica de Ciências

TEMA: “As Competências Socioemocionais em Tempo de Pandemia”

Período:  25/02/2020 (Quinta-feira)

Descrição da Atividade: A jornada pedagógica com o tema “As Competências Socioemocionais em Tempo de Pandemia”, foi iniciada na manhã de segunda-feira, dia 22 de março e no decorrer da semana. Os dias 23, 24 e 26 de março a escola se organizou para atender o corpo docente e demais funcionários, e, o dia 25 de março destinou-se ao atendimento aos professores por componente Curricular, reunidos com os Articuladores de Área. 

A abertura aconteceu de forma virtual, seguindo a todas as orientações de prevenção ao corona vírus (Covid-19) divulgadas pelos órgãos de saúde competentes. Por isso, foram adotadas uma série de medidas para mitigar o risco de transmissão nos locais de trabalho, inclusive o início da jornada, por atender toda a rede municipal de ensino, foi transmitida do auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju, por meio de Live, uma transmissão ao vivo de áudio e vídeo na Internet, feita por meio do YouTube, devido as ferramentas que permitem ao usuário fazer uma transmissão de vídeo em tempo real para os professores da rede, o que também possibilitou os professores interagirem pelo chat. As atividades referentes aos encontros com professores para iniciar o ano letivo de 2021 no município de Itamaraju, transcorreu durante toda semana. No dia destinado as particularidades da escola foi orientado pela Coordenadora Técnica Educacional em conjunto com os coordenadores de área, que trabalhassem  os Indicadores Educacionais de Itamaraju (Níveis de Proficiência de Matemática e Língua Portuguesa, Prova do SAEB, Habilidades a serem desenvolvidas, evasão e reprovação escolar consequências...); revisão do PPP (o que pode ser trabalhado, analisar as metas propostas, o que conseguiu, o que não conseguiu, quais implicações, soluções...); fazer auto avaliação com os professores (disponibilizar as fichas, recolher, em seguida sortear pontos para discussão). Disponibilizar também as fichas de avaliação do articulador, recolher após o preenchimento para entregar a Lurdes; fazer um levantamento de temas para formação continuada na escola de toda a equipe (indicar nomes para conduzir as formações, parceiros... realizar a formação com toda equipe da escola, negociar com professor dias de ACs); construir uma agenda anual de eventos da escola (tomar como parâmetro 2019, avaliar os projetos de 2020, sugerir eventos que estimulem a participação do aluno e a permanência na escola) e planejar o dia de Aula Inaugural (acontecendo de forma remota ou presencial).

Em 25 de março, estiveram reunidos todos os professores de Ciências com Articulador de Área, com objetivos de oportunizar o desenvolvimento dos profissionais da educação, favorecendo a ampliação da participação e o fortalecimento da organização do trabalho pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. As discussões foram em torno das Competências Socioemocionais, foi usado o vídeo “Fragmentos para pensar habilidades socioemocionais” e o poema “Pedaços de mim de Bráulio Bessa”, para trabalhar questionamentos envolvendo medo, insegurança, tristeza, alegria, empatia, cuidado consigo e com o outro, capacidades que as habilidades socioemocionais proporcionam, como lidar com insegurança, ansiedade, medo, isolamento, mudança de rotinas e indefinições, a necessidade de desenvolver empatia, resiliência, foco, responsabilidade, cuidado consigo e com o outro, entre outras competências. No encontro foi orientado sobre a temática da semana diagnóstica também com foto nas emoções, e, direcionamento para a construção da Sequência Didática, tendo o cuidado de priorizar o carinho, a compreensão, trabalhar a empatia com todos, o que proporciona um ambiente harmônico e construtivo. Ainda dentre os objetivos está o desenvolvimento de ações dentro da escola que melhore a condução do ensino de Ciências, priorizando a autonomia do aluno na construção do conhecimento.

Na oportunidade todas as atividades realizadas naquele encontro fortaleceram a importância de uma metodologia dinâmica e ativa para que os resultados sejam positivos, a conclusão do encontro se dá com a construção do planejamento da semana diagnóstica cujo tema “As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia” será desenvolvido durante as aulas com intuito de averiguar o nível das turmas, a partir da análise dos resultados obtidos no término da sequência didática. Somente após o diagnóstico dos alunos o  planejamento anual será construído, com a participação dos professores.

Acompanhamento nas Escolas

Período: Ao longo do ano letivo

Descrição da Atividade:

Durante o ano letivo foram realizadas 12 visitas monitoradas na Escola Municipal Urbis II, inicialmente no dia 03 de março, em reunião Nilsilane Nascimento da Silva, a então Articuladora de Ciências, Tânia Pereira Gusmão a atual coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental e o diretor Adelson Vieira da Conceição, para direcionamento da Jornada Pedagógica na escola.

A pauta foi sugerida, assim como as orientações e explicações necessárias para o cumprimento de toda as etapas da pauta. Assim, questões como Acolhimento aos professores e demais funcionários: Ações Hibridas e Continuas (Protocolo de Atendimento); Análise dos Indicadores Educacionais de Itamaraju, com base nos gráficos de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática; busca Ativa durante todo o ano; Elaboração do Dia de Acolhimento dos Alunos no primeiro dia de aula de forma remota; Avaliação Diagnóstica; Calendário de Eventos da Escola; Elencar junto aos professores, temas de formação para o decorrer dos encontros pedagógicos durante o ano letivo e relatórios mensais do coordenador sobre as ACs na escola.

Algumas atividades nos sábados foram assistidas pelo Articulador de Área, como o sábado Cultural Nordestino e Conselho de Classe Participativo ao final dos I bimestre. Também foram acompanhados o simulado de Língua Portuguesa e Matemática, a Avaliação do SAEB, Busca Ativa, reuniões pedagógicas, orientações para o atendimento aos alunos do 9º Ano que voltaram a estudar presencialmente no último bimestre  e demais assuntos pertinentes ao bom andamento pedagógico da instituição. Finalizando as visitas com o Conselho de Classe final do corrente ano letivo. 

Figura 1Orientações para Jornada Pedagógica na Escola

Material para ser trabalhado na Jornada Pedagógica da Escola

  

             

 

Arraiá Urbis II - Encerramento do Primeiro Semestre 

A Escola URBIS II realizou o fechamento do I Semestre em grande estilo, no dia 19 de junho, de forma remota, desenvolveu um arraiá, com premiação para os alunos melhores caracterizados, brincadeiras típicas, contos folclóricos e dança caipira. 

 

Conselho de Classe Participativo no dia 10 de Julho de 2021(sábado)

     

 

Aplicação do Simulado de Língua Portuguesa e Matemática, nos moldes da prova SAEB 2021 – 09/11/2021

 

   

 

 

Construção do Planejamento Anual

Período: 07 de Abril de 2020

Descrição da Atividade:

 

Ao longo desses anos os Anos Finais do Ensino Fundamental prima pela elaboração do Planejamento Anual com a participação do professor, que ocorre depois da quinzena de diagnóstico, outro fator relevante para a construção do planejamento. Muitos pontos são considerados para manter e até mesmo despertar a autonomia dos estudantes com relação a aprendizagem, para tanto é necessário elaborar no planejamento métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo processo de ensino aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios até avaliação. Nesse momento os professores são protagonistas na construção desse documento, pois sabem e conhecem sobre sua clientela, dificuldades, anseios, habilidades, enfim, fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais presentes em uma sala de aula e que precisam ser priorizados. Também foi contemplado no planejamento anual, uma metodologia voltada as aulas para o ensino remoto, com uso das mais variadas estratégias digitais, como vídeos, quizzes, plataformas, laboratórios virtuais, museus virtuais, aplicativos para desenhos, ferramentas que possibilitam aulas em tempo real, registro de fotos, entre outros. Os professores realizaram o planejamento em grupo, orientados pelo articulador de área, utilizando o GOOGLE MEET para reunião, vale ressaltar que todo o direcionamento foi dado com antecedência, ficando o dia do encontro para socialização, ajustes e conclusão do planejamento.

 

ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO

Período: Ao longo do Ano Letivo (encontros quinzenais de março a dezembro)

Descrição da atividade: Entende-se que a formação de professores é essencial para a efetivação de um currículo que de fato, priorize a realidade e a participação efetiva de todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Compreende a imersão na conotação política da docência, associada a uma concepção de Estado e ao contrato social, que é definido entre o conhecimento produzido e a ser ensinado, e os atores sociais que ensinam e que aprendem em cada unidade escolar. Para tal, faz-se necessário o envolvimento dos aspectos qualitativos dos objetos de conhecimento com um referencial epistemológico amplo que permite a criação de estratégias didático-pedagógicas inovadoras e pertinentes à aprendizagem dos(as) estudantes, e, sobretudo, à compreensão do papel docente no modelo de formação que se pretende construir, esse é o principal objetivo da Articulação de Ciências, oferecer condições para que o professor compreenda a melhor maneira de conduzir o conhecimento em sala de aula e o desenvolvimento desse conhecimento no ano. Os encontros de Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, nos períodos de aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de trabalho, porém, havendo necessidade poderá acontecer com espaço de tempo inferior, dessa maneira, os encontros prioriza elaboração de Plano de Trabalho coerente com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e recursos a serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor soluções que atendam tais necessidades;  construção, em conjunto com os professores do planejamento anual e das sequências didáticas quinzenal, dos projetos pedagógicos, contribuindo com informações necessárias e sugerindo ações relacionadas a área; formação continuada com temas relevantes para atuação em sala de sala, como educação e tecnologia, relação entre as tecnologias e o tempo, reflexo em nossos alunos, o novo normal, aescola como a gente conheceu não vai mais existir pós quarentena, o valor da empatia na educação digital; demonstração de atividades práticas relacionadas aos objetos de conhecimento contemplados nas sequências para o profissional levar a experiência para sua sala de aula; análise dos gráficos de rendimentos ao final de cada bimestre e dos simulados para elaborar estratégias que colaborem com o avanço dos educandos no processo ensino aprendizagem; ouvir as dificuldades encontradas pelos professores; sugerir instrumentos avaliativos diversificados que desenvolvam a autonomia dos alunos e priorize o desenvolvimento das habilidades propostas. Esse ano atípico não foi diferente com relação ao atendimento ao professor, porém, as reuniões aconteceram de forma virtual, utilizando a plataforma Meet, ideias e orientações sobre as mídias digitais foram prioridade nos encontros, afim de munir os professores de condições para realização das aulas síncronas e assíncronas ao longo do ano, quanto ao atendimento aos alunos que não utilizavam de internet para participar das aulas, nós articuladores de área produzimos todo o material das aulas para impressão, contendo textos informativos e atividades para atender o aluno com dificuldades de conexão, a Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju, entrava com a impressão das cópias e a entrega do material.

 

 

 

 

 

DIA DO PROFESSOR

Período: 20/10/2021

Descrição da Atividade: O momento foi marcado por muita descontração, agradecimento e alegria, principalmente em poder comemorar o dia do professor de forma presencial. A pauta festiva foi regada por cordel, apresentação de louvores por Kelly, dinâmicas, músicas, momento para fotos e lanche.  

CORDEL AOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS

 


Trago hoje uma homenagem

Para meu grupo de professores,

Pois eles são bons artistas,

São perfeitos cientistas,

E são ótimos educadores.

 

Começo a mencioná-los

Nome por nome também,

Por que da minha turma

Não me esqueço de ninguém.

Todos cumprem seu papel

E o fazem muito bem.

 

Começo com Adriana

Que é uma garota legal,

Trabalha com muito afinco

De maneira natural.

E sempre tem bons resultados

Ao chegar no processo final.

 

A Amélia ou Amelinha

Pode até ser pequenininha,

Mas com o jeito que ensina

Reconquista e anima,

Ela não desiste nunca

E sempre parte para cima.

 

A Cecília é mulher menina,

Responsável e eficiente.

Uma ótima professora

Que encanta a toda gente.

Desejo as bênçãos de Deus

Sabedoria, infinitamente!

 

 

A Cristiane é companheira,

Para os alunos uma referência.

Quem vê cara não vê coração

É realmente muita dedicação

Com firmeza, mas com mimo

Educadora por devoção.

 

A Elane é uma jovem

Que além de ter muita instrução,

Consegue transformar as palavras

Sempre em uma boa ação.

E tem sido um verdadeiro bálsamo

Para nossa educação.

 

A Elzinha é dinâmica

Além de ser muito instruída,

Pode ser no presencial,

E até no virtual,

E por nós

É muito querida.

 

A Ellen é uma conquista,

E dela eu não abro mão.

Por que sabe bem ensinar,

Aos alunos aconselhar,

E sabe de cor e salteado

As regras da educação.

 

O Éric é um rapaz

Que merece nosso louvor.

Põe cuidado em tudo que faz

Com carinho, zelo e amor.

E trabalha educadamente

Na missão de professor.

A Izabel é professora

Que é mesmo arretada!

Depois de tantas lutas

Ela nem se sente cansada.

E para os desafios da vida

Está sempre preparada.

 

O Joilson é professor

É biólogo dedicado

Da natureza um aliado

Estimula muitos alunos

A cuidar do meio ambiente

Com muito amor e cuidado.

 

Lucilane é paciente,

Esmerosa e cuidadosa.

Para com os alunos sempre tem

Uma ideia geniosa,

Por que formar alunos habilidosos

É sua ideia mais gloriosa.

 

A Magali é gente boa

E transborda responsabilidade,

E tem para com a educação

Compromisso de verdade.

Ser professora de Ciências

Faz parte de sua realidade.

 

Mariete é professora,

Para os alunos é conselheira,

E para todos os colegas

Uma boa companheira.

Então, para ela tiro o chapéu.

Educadora de primeira!

 

Max com o seu jeito

Educado de ensinar,

Tem feito um bom trabalho

Para os alunos conquistar.

E tem sempre bons resultados

Na missão de educar.

 

A Rosana é boa amiga,

Faz tudo com perfeição.

Trabalha sendo referência

No quesito educação,

A ela o meu abraço,

Meu carinho e gratidão

 

A Sandra é companheira

Na sala ou fora até!

Está pronta a colaborar

Para o que der e vier.

E para os trabalhos educacionais

Nota dez é que ela é.

 

A Tânia é criativa,

Tem ideias excepcionais.

E, para contribuir com o aprendizado

Ela sempre corre atrás.

Ter você em minha equipe

Me traz alegria e paz!

 

A Thainã chegou por último

E a todos conquistou,

Por que muito conhecimento,

Responsabilidade em todo o momento,

A professora demonstrou.

 

A Vânia é veterana

E ensina com emoção.

Os alunos por ela sentem

Uma eterna gratidão.

E saiba que eu a tenho

Bem aqui, no coração.

 

Dos professores do campo

Não podemos esquecer

Fortalecem o ensino

Fazem milagres acontecer!

São eles:

Augusto, Cléo e Jane

Uberlândia, Raquel, Gislane

Tem também Keila e Tatiane

São dedicados e companheiros

Amorosos e conselheiros.

Criativos e aventureiros!!

 

Desta maneira, queridos,

Venho para lhes homenagear.

E de uma forma singela

Meu carinho demonstrar.

Por que não está fácil ultimamente

Com a educação trabalhar.

 

O ensino é mais difícil

E é muito desafiador

Ensinar a quem não quer

Exige bem mais amor

E torna-se bem complexo

A missão do educador.

 

Porém de uma coisa

Eu sei e não abro mão:

O mundo só não está pior

Pelo trabalho da educação,

Que dá seu sangue e suor

No cumprimento da missão!

 

Então, nesse dia especial

O dia do professor,

Recebam o meu abraço,

Meu carinho e meu amor!

Guardarei vocês na memória!

Vocês fazem parte de minha história!

Os amarei por onde quer que eu for.       

 

Autora: Sineilza

Colaboração: Nilsilane

 


 

   

 

   

 

 

OLÍMPIADAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS

Período: 05/04 a 03/09

Descrição da Atividade: A Olímpiada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria  com cinco  Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A ONC se destina a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e também do Ensino Médio.

Os Anos Finais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju participam desse projeto desde 2017, porém, inicialmente a ONC só atendia alunos do 9º ano, a partir de 2020 estendeu para os demais anos do Ensino Fundamental Anos Finais. Esse trabalho é divulgado por meio da Articulação de Área para incentivo e consequentemente adesão de mais escolas participando. Durante o período de realização das olímpiadas no ano de 2021, 12 escolas do Ensino Fundamental Anos Finais incluindo duas do campo e demais sede, inscreveram seus alunos, porém, não obtivemos medalhistas.

Tivemos medalista de bronze em 2019, aluno da Escola Municipal Liberdade, orientado pela Professora Elane Lago, e, no ano de 2020 dois alunos da rede recebem medalhas, a vencedora do 1º Lugar Queila Sales de Oliveira, 9º ano,orientada pelo Professor de Matemática Deolizan Pereira Neto da Escola Municipal Novo Prado, e, no terceiro lugar com medalhe de bronze o aluno Matheus Oliveira Coelho, 8º ano, orientado pela Professora de Ciências Elane Santos Lago da Escola Municipal Liberdade.

 

Premiação da Aluna Queila como medalhista de Ouro das ONC. 

 

   

Premiação do aluno Matheus como medalhista de Bronze das ONC. 

   

 

 

ONEE – Olímpiada Nacional de Eficiência Energética

Período: 12/05 a 13/08

Descrição da Atividade

Energia elétrica, um bem presente em todos os momentos da nossa vida! E como usar de maneira sustentável este bem? Pensando nisto, as empresas que geram, transportam e distribuem a energia elétrica no Brasil buscaram um meio de levar até as pessoas este tema de maneira mais abrangente. Surge assim o programa de eficiência energética da ANEEL, que busca uma melhor relação entre a quantidade de energia disponibilizada às pessoas com o efetivo uso desta energia.

Organizado pelas concessionárias de energia Coelba, Enel, RGE Sul e EDP, através do programa de eficiência energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), entenderam que deveria se criar essa consciência desde cedo nas pessoas. Sendo assim, o público escolhido para ser contemplado foram os mais jovens, nas séries finais do ensino fundamental, 8º e 9º anos. Criou-se então a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética - ONEE. Que vai acontecer nesta primeira versão nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo e área de abrangência da RGE no Rio Grande do Sul

A ONEE tem por objetivo, além de levar conhecimentos sobre o uso racional da energia elétrica, criar toda uma geração de consumidores conscientes, que possam no presente e no futuro próximo serem os formadores de opinião e multiplicadores das boas práticas no uso da energia elétrica. Quanto menos energia for desperdiçada, menos energia será necessário ser ´produzida, e menos a natureza será atingida.

Durante o período de realização das olímpiadas no ano de 2021, algumas escolas do Ensino Fundamental Anos Finais incluindo duas do campo e demais sede, inscreveram seus alunos, porém, só obtivemos medalhistas nas escolas Reitor Edgar Santos e Liberdade.

APLICABILIDADE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Período: Ao longo do ano letivo de 2021

Descrição da Atividade: As sequências didáticas construídas durante os encontros de articulação são aplicadas em sala de aula. Os professores registram por meio de fotos todas as atividades práticas realizadas durante as aulas, envia ao Articulador de Área e este por sua vez as armazenam no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de portfólio. O principal objetivo desse trabalho é acompanhar o desempenho do professor durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de melhores métodos na condução do conhecimento em sala de aula.

 

 

 

 

 

 

CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO DE CIÊNCIAS

Período:17/11/2021

Descrição da Atividade:

O momento foi marcado por muita descontração, agradecimento e alegria, principalmente em poder confraternizar comemorando o encerramento das atividades de articulação de forma presencial, como não aconteceu em 2020 devido a pandemia, por isso foi um momento bastante significativo. A pauta festiva foi regada por texto reflexivo de balanço do ano, dinâmica cantada, dinâmica do chapéu, músicas, dança, momento para fotos e almoço.   

 

 

   

 

   

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário