MEMORIAL
CIÊNCIAS 2021 – ARTICULAÇÃO
ANO
DE 2021
Jornada
Pedagógica de Ciências
TEMA: “As
Competências Socioemocionais em Tempo de Pandemia”
Período:
25/02/2020
(Quinta-feira)
Descrição
da Atividade: A jornada pedagógica com o tema “As
Competências Socioemocionais em Tempo de Pandemia”, foi iniciada na manhã de segunda-feira, dia 22 de março e no decorrer da semana. Os dias 23, 24 e 26 de março a
escola se organizou para atender o corpo docente e demais funcionários, e, o
dia 25 de março destinou-se ao atendimento aos professores por componente
Curricular, reunidos com os Articuladores de Área.
A
abertura aconteceu de forma virtual, seguindo a todas as orientações de
prevenção ao corona vírus (Covid-19) divulgadas pelos órgãos de saúde
competentes. Por isso, foram adotadas uma série de medidas para mitigar o risco
de transmissão nos locais de trabalho, inclusive o início da jornada, por
atender toda a rede municipal de ensino, foi transmitida do auditório da
Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju, por meio de Live, uma
transmissão ao vivo de áudio e vídeo na Internet, feita por meio do YouTube,
devido as ferramentas que permitem ao usuário fazer uma transmissão de vídeo em
tempo real para os professores da rede, o que também possibilitou os
professores interagirem pelo chat. As atividades referentes aos encontros com
professores para iniciar o ano letivo de 2021 no município de Itamaraju,
transcorreu durante toda semana. No dia destinado as particularidades da escola
foi orientado pela Coordenadora Técnica Educacional em conjunto com os
coordenadores de área, que trabalhassem os
Indicadores Educacionais de Itamaraju (Níveis de Proficiência de Matemática e
Língua Portuguesa, Prova do SAEB, Habilidades a serem desenvolvidas, evasão e
reprovação escolar consequências...); revisão do PPP (o que pode ser
trabalhado, analisar as metas propostas, o que conseguiu, o que não conseguiu,
quais implicações, soluções...); fazer auto avaliação com os professores
(disponibilizar as fichas, recolher, em seguida sortear pontos para discussão).
Disponibilizar também as fichas de avaliação do articulador, recolher após o
preenchimento para entregar a Lurdes; fazer um levantamento de temas para
formação continuada na escola de toda a equipe (indicar nomes para conduzir as
formações, parceiros... realizar a formação com toda equipe da escola, negociar
com professor dias de ACs); construir uma agenda anual de eventos da escola
(tomar como parâmetro 2019, avaliar os projetos de 2020, sugerir eventos que
estimulem a participação do aluno e a permanência na escola) e planejar o dia
de Aula Inaugural (acontecendo de forma remota ou presencial).
Em 25
de março, estiveram reunidos todos os professores de Ciências com Articulador
de Área, com objetivos de oportunizar o desenvolvimento dos profissionais da
educação, favorecendo a ampliação da participação e o fortalecimento da
organização do trabalho pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos
indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. As
discussões foram em torno das Competências Socioemocionais, foi usado o vídeo “Fragmentos
para pensar habilidades socioemocionais” e o poema “Pedaços de mim de Bráulio
Bessa”, para trabalhar questionamentos envolvendo medo, insegurança, tristeza,
alegria, empatia, cuidado consigo e com o outro, capacidades que as habilidades
socioemocionais proporcionam, como lidar com insegurança, ansiedade, medo,
isolamento, mudança de rotinas e indefinições, a necessidade de desenvolver
empatia, resiliência, foco, responsabilidade, cuidado consigo e com o outro,
entre outras competências. No encontro foi orientado sobre a temática da semana
diagnóstica também com foto nas emoções, e, direcionamento para a construção da
Sequência Didática, tendo o cuidado de priorizar o carinho, a compreensão, trabalhar
a empatia com todos, o que proporciona um ambiente harmônico e construtivo. Ainda
dentre os objetivos está o desenvolvimento de ações dentro da escola que
melhore a condução do ensino de Ciências, priorizando a autonomia do aluno na
construção do conhecimento.
Na oportunidade todas as
atividades realizadas naquele encontro fortaleceram a importância de uma
metodologia dinâmica e ativa para que os resultados sejam positivos, a
conclusão do encontro se dá com a construção do planejamento da semana
diagnóstica cujo tema “As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia”
será desenvolvido durante as aulas com intuito de averiguar o nível das turmas,
a partir da análise dos resultados obtidos no término da sequência didática.
Somente após o diagnóstico dos alunos o planejamento
anual será construído, com a participação dos professores.
Acompanhamento
nas Escolas
Período: Ao longo do ano
letivo
Descrição da Atividade:
Durante
o ano letivo foram realizadas 12 visitas monitoradas na Escola Municipal Urbis
II, inicialmente no dia 03 de março, em reunião Nilsilane Nascimento da Silva,
a então Articuladora de Ciências, Tânia Pereira Gusmão a atual coordenadora dos
Anos Finais do Ensino Fundamental e o diretor Adelson Vieira da Conceição, para
direcionamento da Jornada Pedagógica na escola.
A
pauta foi sugerida, assim como as orientações e explicações necessárias para o
cumprimento de toda as etapas da pauta. Assim, questões como Acolhimento aos
professores e demais funcionários: Ações Hibridas e Continuas (Protocolo de
Atendimento); Análise dos Indicadores Educacionais de Itamaraju, com base nos
gráficos de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática; busca Ativa durante
todo o ano; Elaboração do Dia de Acolhimento dos Alunos no primeiro dia de aula
de forma remota; Avaliação Diagnóstica; Calendário de Eventos da Escola;
Elencar junto aos professores, temas de formação para o decorrer dos encontros
pedagógicos durante o ano letivo e relatórios mensais do coordenador sobre as
ACs na escola.
Algumas
atividades nos sábados foram assistidas pelo Articulador de Área, como o sábado
Cultural Nordestino e Conselho de Classe Participativo ao final dos I bimestre.
Também foram acompanhados o simulado de Língua Portuguesa e Matemática, a
Avaliação do SAEB, Busca Ativa, reuniões pedagógicas, orientações para o
atendimento aos alunos do 9º Ano que voltaram a estudar presencialmente no
último bimestre e demais assuntos
pertinentes ao bom andamento pedagógico da instituição. Finalizando as visitas
com o Conselho de Classe final do corrente ano letivo.
Figura 1Orientações
para Jornada Pedagógica na Escola
Material para ser trabalhado na Jornada Pedagógica da Escola
Arraiá
Urbis II - Encerramento do Primeiro Semestre
A
Escola URBIS II realizou o fechamento do I Semestre em grande estilo, no
dia 19 de junho, de forma remota, desenvolveu um arraiá, com premiação para os
alunos melhores caracterizados, brincadeiras típicas, contos folclóricos e
dança caipira.
Conselho
de Classe Participativo no dia 10 de Julho de 2021(sábado)
Aplicação do Simulado de
Língua Portuguesa e Matemática, nos moldes da prova SAEB 2021 – 09/11/2021
Construção
do Planejamento Anual
Período: 07 de Abril de
2020
Descrição da Atividade:
Ao longo desses anos os
Anos Finais do Ensino Fundamental prima pela elaboração do Planejamento Anual
com a participação do professor, que ocorre depois da quinzena de diagnóstico,
outro fator relevante para a construção do planejamento. Muitos pontos são
considerados para manter e até mesmo despertar a autonomia dos estudantes com
relação a aprendizagem, para tanto é necessário elaborar no planejamento
métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo processo de ensino
aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios até avaliação. Nesse
momento os professores são protagonistas na construção desse documento, pois
sabem e conhecem sobre sua clientela, dificuldades, anseios, habilidades, enfim,
fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais presentes em uma sala de
aula e que precisam ser priorizados. Também foi contemplado no planejamento
anual, uma metodologia voltada as aulas para o ensino remoto, com uso das mais
variadas estratégias digitais, como vídeos, quizzes, plataformas, laboratórios
virtuais, museus virtuais, aplicativos para desenhos, ferramentas que
possibilitam aulas em tempo real, registro de fotos, entre outros. Os
professores realizaram o planejamento em grupo, orientados pelo articulador de
área, utilizando o GOOGLE MEET para reunião, vale ressaltar que todo o
direcionamento foi dado com antecedência, ficando o dia do encontro para
socialização, ajustes e conclusão do planejamento.
ENCONTROS
DE ARTICULAÇÃO
Período:
Ao longo do Ano Letivo (encontros quinzenais de março a dezembro)
Descrição da atividade: Entende-se que a formação de professores é essencial
para a efetivação de um currículo que de fato, priorize a realidade e a
participação efetiva de todos os atores envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem. Compreende a imersão na conotação política da docência, associada
a uma concepção de Estado e ao contrato social, que é definido entre o
conhecimento produzido e a ser ensinado, e os atores sociais que ensinam e que
aprendem em cada unidade escolar. Para tal, faz-se necessário o envolvimento
dos aspectos qualitativos dos objetos de conhecimento com um referencial
epistemológico amplo que permite a criação de estratégias didático-pedagógicas
inovadoras e pertinentes à aprendizagem dos(as) estudantes, e, sobretudo, à
compreensão do papel docente no modelo de formação que se pretende construir,
esse é o principal objetivo da Articulação de Ciências, oferecer condições para
que o professor compreenda a melhor maneira de conduzir o conhecimento em sala
de aula e o desenvolvimento desse conhecimento no ano. Os encontros de
Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, nos períodos
de aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de
trabalho, porém, havendo necessidade poderá acontecer com espaço de tempo
inferior, dessa maneira, os encontros prioriza elaboração de Plano de Trabalho
coerente com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e
recursos a serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor
soluções que atendam tais necessidades;
construção, em conjunto com os professores do planejamento anual e das
sequências didáticas quinzenal, dos projetos pedagógicos, contribuindo com
informações necessárias e sugerindo ações relacionadas a área; formação
continuada com temas relevantes para atuação em sala de sala, como educação e tecnologia,
relação entre as tecnologias e o tempo, reflexo em nossos alunos, o novo
normal, aescola como a gente conheceu não vai mais existir pós quarentena, o
valor da empatia na educação digital; demonstração de atividades práticas
relacionadas aos objetos de conhecimento contemplados nas sequências para o
profissional levar a experiência para sua sala de aula; análise dos gráficos de
rendimentos ao final de cada bimestre e dos simulados para elaborar estratégias
que colaborem com o avanço dos educandos no processo ensino aprendizagem; ouvir
as dificuldades encontradas pelos professores; sugerir instrumentos avaliativos
diversificados que desenvolvam a autonomia dos alunos e priorize o
desenvolvimento das habilidades propostas. Esse ano atípico não foi diferente
com relação ao atendimento ao professor, porém, as reuniões aconteceram de
forma virtual, utilizando a plataforma Meet, ideias e orientações sobre as
mídias digitais foram prioridade nos encontros, afim de munir os professores de
condições para realização das aulas síncronas e assíncronas ao longo do ano,
quanto ao atendimento aos alunos que não utilizavam de internet para participar
das aulas, nós articuladores de área produzimos todo o material das aulas para
impressão, contendo textos informativos e atividades para atender o aluno com
dificuldades de conexão, a Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju,
entrava com a impressão das cópias e a entrega do material.
DIA
DO PROFESSOR
Período:
20/10/2021
Descrição
da Atividade: O momento foi marcado por muita
descontração, agradecimento e alegria, principalmente em poder comemorar o dia
do professor de forma presencial. A pauta festiva foi regada por cordel,
apresentação de louvores por Kelly, dinâmicas, músicas, momento para fotos e
lanche.
CORDEL
AOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Trago
hoje uma homenagem
Para
meu grupo de professores,
Pois
eles são bons artistas,
São
perfeitos cientistas,
E
são ótimos educadores.
Começo
a mencioná-los
Nome
por nome também,
Por
que da minha turma
Não
me esqueço de ninguém.
Todos
cumprem seu papel
E
o fazem muito bem.
Começo
com Adriana
Que
é uma garota legal,
Trabalha
com muito afinco
De
maneira natural.
E
sempre tem bons resultados
Ao
chegar no processo final.
A
Amélia ou Amelinha
Pode
até ser pequenininha,
Mas
com o jeito que ensina
Reconquista
e anima,
Ela
não desiste nunca
E
sempre parte para cima.
A
Cecília é mulher menina,
Responsável
e eficiente.
Uma
ótima professora
Que
encanta a toda gente.
Desejo
as bênçãos de Deus
Sabedoria,
infinitamente!
A
Cristiane é companheira,
Para
os alunos uma referência.
Quem
vê cara não vê coração
É
realmente muita dedicação
Com
firmeza, mas com mimo
Educadora
por devoção.
A
Elane é uma jovem
Que
além de ter muita instrução,
Consegue
transformar as palavras
Sempre
em uma boa ação.
E
tem sido um verdadeiro bálsamo
Para
nossa educação.
Além de ser muito
instruída,
Pode ser no presencial,
E até no virtual,
E por nós
É muito querida.
A
Ellen é uma conquista,
E
dela eu não abro mão.
Por
que sabe bem ensinar,
Aos
alunos aconselhar,
E
sabe de cor e salteado
As
regras da educação.
O
Éric é um rapaz
Que
merece nosso louvor.
Põe
cuidado em tudo que faz
Com
carinho, zelo e amor.
E
trabalha educadamente
Na
missão de professor.
A
Izabel é professora
Que
é mesmo arretada!
Depois
de tantas lutas
Ela
nem se sente cansada.
E
para os desafios da vida
Está
sempre preparada.
É biólogo dedicado
Da natureza um aliado
Estimula muitos alunos
A cuidar do meio ambiente
Com muito amor e cuidado.
Lucilane
é paciente,
Esmerosa
e cuidadosa.
Para
com os alunos sempre tem
Uma
ideia geniosa,
Por
que formar alunos habilidosos
É
sua ideia mais gloriosa.
A
Magali é gente boa
E
transborda responsabilidade,
E
tem para com a educação
Compromisso
de verdade.
Ser
professora de Ciências
Faz
parte de sua realidade.
Mariete
é professora,
Para
os alunos é conselheira,
E
para todos os colegas
Uma
boa companheira.
Então,
para ela tiro o chapéu.
Educadora
de primeira!
Max
com o seu jeito
Educado
de ensinar,
Tem
feito um bom trabalho
Para
os alunos conquistar.
E
tem sempre bons resultados
Na
missão de educar.
A
Rosana é boa amiga,
Faz
tudo com perfeição.
Trabalha
sendo referência
No
quesito educação,
A
ela o meu abraço,
Meu
carinho e gratidão
A
Sandra é companheira
Na
sala ou fora até!
Está
pronta a colaborar
Para
o que der e vier.
E
para os trabalhos educacionais
Nota
dez é que ela é.
A
Tânia é criativa,
Tem
ideias excepcionais.
E,
para contribuir com o aprendizado
Ela
sempre corre atrás.
Ter
você em minha equipe
Me
traz alegria e paz!
A
Thainã chegou por último
E
a todos conquistou,
Por
que muito conhecimento,
Responsabilidade
em todo o momento,
A
professora demonstrou.
A
Vânia é veterana
E
ensina com emoção.
Os
alunos por ela sentem
Uma
eterna gratidão.
E
saiba que eu a tenho
Bem
aqui, no coração.
Dos
professores do campo
Não
podemos esquecer
Fortalecem
o ensino
Fazem
milagres acontecer!
São
eles:
Augusto,
Cléo e Jane
Uberlândia,
Raquel, Gislane
Tem
também Keila e Tatiane
São
dedicados e companheiros
Amorosos
e conselheiros.
Criativos
e aventureiros!!
Desta
maneira, queridos,
Venho
para lhes homenagear.
E
de uma forma singela
Meu
carinho demonstrar.
Por
que não está fácil ultimamente
Com
a educação trabalhar.
O
ensino é mais difícil
E
é muito desafiador
Ensinar
a quem não quer
Exige
bem mais amor
E
torna-se bem complexo
A
missão do educador.
Porém
de uma coisa
Eu
sei e não abro mão:
O
mundo só não está pior
Pelo
trabalho da educação,
Que
dá seu sangue e suor
No
cumprimento da missão!
Então,
nesse dia especial
O
dia do professor,
Recebam
o meu abraço,
Meu
carinho e meu amor!
Guardarei
vocês na memória!
Vocês
fazem parte de minha história!
Os
amarei por onde quer que eu for.
Autora:
Sineilza
Colaboração:
Nilsilane
OLÍMPIADAS
NA ÁREA DE CIÊNCIAS
Período:
05/04 a 03/09
Descrição
da Atividade: A Olímpiada Nacional de Ciências (ONC)
integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização do Ministério de
Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com cinco Sociedades
Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de
Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A ONC se destina a alunos do 6º ao
9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e também do Ensino Médio.
Os Anos Finais da Rede Municipal de Ensino
de Itamaraju participam desse projeto desde 2017, porém, inicialmente a ONC só
atendia alunos do 9º ano, a partir de 2020 estendeu para os demais anos do
Ensino Fundamental Anos Finais. Esse trabalho é divulgado por meio da
Articulação de Área para incentivo e consequentemente adesão de mais escolas
participando. Durante o período de realização das
olímpiadas no ano de 2021, 12 escolas do Ensino Fundamental Anos Finais
incluindo duas do campo e demais sede, inscreveram seus alunos, porém, não
obtivemos medalhistas.
Tivemos medalista de bronze em 2019, aluno
da Escola Municipal Liberdade, orientado pela Professora Elane Lago, e, no ano
de 2020 dois alunos da rede recebem medalhas, a vencedora do 1º Lugar Queila
Sales de Oliveira, 9º ano,orientada pelo Professor de Matemática Deolizan
Pereira Neto da Escola Municipal Novo Prado, e, no terceiro lugar com medalhe
de bronze o aluno Matheus Oliveira Coelho, 8º ano, orientado pela Professora de
Ciências Elane Santos Lago da Escola Municipal Liberdade.
Premiação
da Aluna Queila como medalhista de Ouro das ONC.
Premiação
do aluno Matheus como medalhista de Bronze das ONC.
ONEE – Olímpiada Nacional de Eficiência Energética
Período: 12/05 a 13/08
Descrição da Atividade
Energia elétrica,
um bem presente em todos os momentos da nossa vida! E como usar de maneira
sustentável este bem? Pensando nisto, as empresas que geram, transportam e
distribuem a energia elétrica no Brasil buscaram um meio de levar até as
pessoas este tema de maneira mais abrangente. Surge assim o programa de
eficiência energética da ANEEL, que busca uma melhor relação entre a quantidade
de energia disponibilizada às pessoas com o efetivo uso desta energia.
Organizado pelas concessionárias
de energia Coelba, Enel, RGE Sul e EDP, através do programa de eficiência
energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL),
entenderam que deveria se criar essa consciência desde cedo nas pessoas. Sendo
assim, o público escolhido para ser contemplado foram os mais jovens, nas
séries finais do ensino fundamental, 8º e 9º anos. Criou-se então a Olimpíada
Nacional de Eficiência Energética - ONEE. Que vai acontecer nesta primeira
versão nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo e área de abrangência da RGE
no Rio Grande do Sul
A ONEE tem por
objetivo, além de levar conhecimentos sobre o uso racional da energia elétrica,
criar toda uma geração de consumidores conscientes, que possam no presente e no
futuro próximo serem os formadores de opinião e multiplicadores das boas
práticas no uso da energia elétrica. Quanto menos energia for desperdiçada,
menos energia será necessário ser ´produzida, e menos a natureza será atingida.
Durante o período
de realização das olímpiadas no ano de 2021, algumas escolas do Ensino
Fundamental Anos Finais incluindo duas do campo e demais sede, inscreveram seus
alunos, porém, só obtivemos medalhistas nas escolas Reitor Edgar Santos e
Liberdade.
APLICABILIDADE
DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Período:
Ao
longo do ano letivo de 2021
Descrição
da Atividade: As sequências didáticas construídas
durante os encontros de articulação são aplicadas em sala de aula. Os
professores registram por meio de fotos todas as atividades práticas realizadas
durante as aulas, envia ao Articulador de Área e este por sua vez as armazenam
no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de
portfólio. O principal objetivo desse trabalho é acompanhar o desempenho do
professor durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de
melhores métodos na condução do conhecimento em sala de aula.
CONFRATERNIZAÇÃO
DO GRUPO DE CIÊNCIAS
Período:17/11/2021
Descrição
da Atividade:
O momento foi marcado por muita
descontração, agradecimento e alegria, principalmente em poder confraternizar
comemorando o encerramento das atividades de articulação de forma presencial,
como não aconteceu em 2020 devido a pandemia, por isso foi um momento bastante
significativo. A pauta festiva foi regada por texto reflexivo de balanço do
ano, dinâmica cantada, dinâmica do chapéu, músicas, dança, momento para fotos e
almoço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário