10ª SD Cie 8º Ano 2022

  

10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco

Subtema:  Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju.

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Reprodução, Sexo e Sexualidade. Múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética). Mecanismos reprodutivos; Diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada). Sistema reprodutor masculino e feminino.

Puberdade e hormônios, ciclo menstrual e gravidez. Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju. Atenção com a higiene genital. Métodos contraceptivos e gravidez precoce.  

Ano: 8º                                          Período: 31/10 a 25/11                                       Nº de Aulas:10

HABILIDADES

(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

(EF08CI08BA) Descrever a importância da reprodução sexuada para a variabilidade dos descendentes. (EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. (EF08CI08IT) Identificar os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos.   

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Debater com os alunos adolescentes sobre a sexualidade e valorização do sexo. Reconhecer as mudanças biológicas e psicossociais que envolvem a puberdade e a adolescência. Identificar os diferentes tipos de reprodução em animais e plantas; Identificar as estruturas dos sistemas reprodutor feminino e masculino com suas respectivas funções. Reconhecer essas estruturas em seu próprio organismo, relacionando-as às transformações do período da puberdade.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01 

Tema: REPRODUÇÃO E SEXO

Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios (10 minutos)

Inicie a aula solicitando que cada estudante responda oralmente as questões problematizadoras descritas abaixo; peça que reflita sobre ela e proponha uma hipótese para explicá-la. Assim será possível analisar os conhecimentos prévios da turma.

Contexto questões problematizadoras: O que é reprodução? O que aconteceria com uma espécie incapaz de se reproduzir? Quais os tipos de reprodução que você conhece? Toda reprodução sexuada está relacionada com o sexo?

Acolha as respostas.

 

Etapa 2: Para Início de Conversa (40min)

Peça aos estudantes para utilizar o livro didático Inspire Ciências 8º Ano. Siga as orientações abaixo.

·         Visualizar a imagem da página 76 e 77 e discutir sobre o tema. (10 minutos)                                               

·         Responder as questões da página 77.  (20 minutos)

·         Fazer a correção da atividade 77(10 minutos)

                                                                     AULA 02  

Tema: Reprodução Assexuada

Etapa 3: Aprofundando o tema (45 min)

Assistir o vídeo sobre reprodução assexuada e no decorrer do vídeo beneficiar o aluno que primeiro acertar as questões do QUIZ. (45 minutos)

https://www.youtube.com/watch?v=LYgWZmYyCkc                                                               

Nesta  parte da aula, procure sistematizar o conceito de reprodução assexuada, anotando sua definição no quadro. Oriente os estudantes na conclusão de que reprodução assexuada é o processo biológico pelo qual um indivíduo dá origem a outros indivíduos idênticos por meio de divisões celulares. Eles devem compreender que, nessa forma de reprodução, não há união de gametas. Solicite aos estudantes que registrem o conceito no caderno.

                                                                AULA 03

Tema: REPRODUÇÃO ASSEXUADA E SEXUADA

Etapa 4: Aprofundando no Tema (20min)

Retomar o objeto de conhecimento sobre reprodução assexuada, a partir de uma aula expositiva dialogada, trabalhar também a reprodução sexuada, estabelecendo diferenças entre os dois tipos de reprodução. Utilizar como suporte as páginas 78 a 81 do livro Inspire Ciências 8º ano. 

Etapa 5: Mão na Massa (20min)

 Após a exposição do objeto de conhecimento, solicitar que os estudantes ilustrem  no caderno os tipos de reprodução assexuada , identificando-os.

Etapa 6: Verificando a Aprendizagem (10min)

Fazer a atividade da página 82 (1 ao 3) do livro didático Inspire Ciências 8º Ano, caso o tempo não seja suficiente, deixe que terminem em casa.

   AULA 04

Tema: REPRODUÇÃO  SEXUADA

Etapa 7: Correção da Atividade (10min)

Fazer a correção da atividade da etapa 6, aproveitar para dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da atividade.

Etapa 08: Aprimorando o conhecimento (40min)

Convide os estudantes a assistirem o vídeo sobre reprodução sexuada disponível no link abaixo, momento bastante relevante para aprofundar no objeto de conhecimento e esclarecer possíveis duvidas levantadas.

https://www.youtube.com/watch?v=99C38Kb2JMY

 

AULA 05

 

Tema: ADOLESCÊNCIA - PERÍODO DE MUDANÇAS

Etapa 09: Leitura e Interpretação (40 min)

Convidar os estudantes a ouvir a música “Não Vou me Adaptar” de Nando Reis disponível no link a seguir https://youtu.be/dSE4Iq61-Z0  ,em seguida realizar a interpretação e reflexão da música. (tempo da música 5 minutos). Aconselho repetir a música.

Não Vou Me Adaptar

(Letra de Nando Reis e Música de Arnaldo Antunes)

Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia

Eu não encho mais a casa de alegria

Os anos se passaram enquanto eu dormia

E quem eu queria bem me esquecia Será que eu falei o que ninguém ouvia?

Será que eu escutei o que ninguém dizia?

Eu não vou me adaptar, me adaptar (3x)

Eu não tenho mais a cara que eu tinha

No espelho essa cara já não é minha

É que quando eu me toquei achei tão estranho

A minha barba estava deste tamanho

Será que eu falei o que ninguém ouvia?

Será que eu escutei o que ninguém dizia?

Eu não vou me adaptar, me adaptar Não vou me adaptar!

Me adaptar! 

“O desenvolvimento dessa atividade tem o objetivo de contextualizar e debater os temas que envolvem as mudanças ocorridas nessa fase e as dificuldades de entender e aceitá-las.” 

Questões a serem debatidas:

a)       Qual é o seu sentimento ao ouvir a música? 

b)      Analisando o primeiro verso, a que o autor está se referindo?

“Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia

Eu não encho mais a casa de alegria

Os anos se passaram enquanto eu dormia”

c)       Sobre que o autor está falando no segundo trecho?

“Eu não tenho mais a cara que eu tinha

No espelho essa cara já não é minha

É que quando eu me toquei achei tão estranho

A minha barba estava deste tamanho”

d) Você acha que a letra da música tem algo a ver com algum momento da vida que todos passamos?

Etapa 10: Correção da Atividade (10 min)

Aproveitar esse momento para realizar a correção da atividade.

AULA 06

Tema: ADOLESCÊNCIA - PERÍODO DE MUDANÇAS

 

Etapa 11:  Aprofundando o Conhecimento (10 min)

Compartilhar o link abaixo para os estudantes assistirem o vídeo sobre mudanças na puberdade ( 10 minutos) https://www.youtube.com/watch?v=oHaVYp4v5NI

Etapa 12: Verificação da Aprendizagem (30 min)

Aplicar atividade sobre puberdade em anexo.

 

Etapa 13: Correção da Atividade (10 min)

Aproveitar esse momento para realizar a correção da atividade e dirimir dúvidas.

 

AULA 07

 

Tema: ADOLESCÊNCIA - PERÍODO DE MUDANÇAS

 

Etapa 14: Mão na massa (50 min)

Vamos resolver as situações-problema?

1- Formem grupos com 4 integrantes.

2-Leiam a situação-problema relacionada à adolescência.

3-Discutam e criem uma solução.

4-Cada estudante escreve em seu caderno a solução proposta pelo grupo.

5- Cada grupo compartilha sua resposta com a turma.

Orientações: Para essa primeira parte, sugerimos utilizar 10 minutos para a dinâmica com situações-problema. Passe as orientações no quadro. Ou ainda, caso ache possível, apenas explique oralmente esta tarefa para a turma. Peça que os alunos formem grupos com 4 integrantes. Entregue para cada grupo uma situação-problema, disponível EM ANEXO PARA IMPRESSÃO.  Os alunos devem ler e discutir as situações para criar possíveis soluções. Circule entre os grupos orientando-os a refletirem sobre soluções embasadas no respeito à diversidade de transformações que acontecem durante a puberdade, compreendendo a adolescência como uma etapa importante para a construção da sexualidade. Procure desconstruir ideias desrespeitosas ou preconceituosas, motivando os estudantes a desenvolverem autonomia e valores de respeito com si mesmos e com os outros. As orientações para a resolução desta atividade SEGUEM EM ANEXO.

Peça que cada estudante escreva em seu caderno a solução proposta em grupo. Depois, cada grupo compartilha as respostas com a turma.

 

AULA 08

Tema: SISTEMAS GENITAIS

 

Etapa 15: Aprofundando no Tema (30 minutos)

Exposição do objeto de conhecimento sobre “Sistemas Genitais, Ovulação e Fecundação, Gravidez” utilizando como suporte o livro Inspire Ciências 8º ano, páginas 85 e 86, 90 a 92, 95 a 97. Abrir espaço para que os estudantes participem com indagações.

 

Utilizar também os vídeos abaixo para melhor compreensão do conhecimento: (6,48)

       Sistema Genital https://youtu.be/KKH6piaPvk0

 

       Ovulação ( 2,44) https://youtu.be/AvYFm3MXpQM

 

       Um jeito divertido de entender a fecundação( 3,02) https://youtu.be/mhmcTP_rz2M

 

       O que acontece no corpo durante a gravidez ( 2,47) https://youtu.be/1htrgGWfjK4

 

       gravidez por dentro - o parto normal ( 2,21) https://youtu.be/Oj_d6wLpeRw

 

Etapa 16: Verificação da Aprendizagem (20 min)

 

Propor a realização da atividade do livro Inspire Ciências 8ºano, páginas: 87, 93 e 94. 

 

 

AULA 09

 

TEMA: SISTEMAS GENITAIS

Etapa 17: Correção da atividade (50 minutos)

 Correção da atividade da aula anterior. Aproveitar para revisar sobre o tema e sanar dúvidas apresentadas.

 

AULA 10

 

Tema: INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E DE PREVENÇÃO

 

Etapa 18: Aula expositiva e dialogada (30 minutos)                                                                                                                                        Fazer uma aula expositiva com base nas informações do livro didático Inspire Ciências 8º ano, páginas 98  a 104, abrir espaço para as  indagações dos alunos.

 

Etapa 19: Verificação da Aprendizagem (20min)

 

Realizar a atividade das páginas 105 e 106 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

 

AULA 11

 

TEMA: ISTS MAIS COMUNS EM ITAMARAJU

Etapa 20: Estudo de caso (30min)

Esse momento é importante para apresentar os dados sobre as ISTs mais comuns em Itamaraju. Escreva as informações no quadro, porém, antes, relate a história de Mariana, menina Itamarajuense, que infelizmente teve várias complicações por falta de responsabilidade.

Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida debater sobre as questões através de interpretação, reflexão e socialização com os demais. 

HISTÓRIA DE MARINA

Marina tem 14 anos é filha mais nova, em uma família de dois irmãos. Sua mãe é costureira em uma grande fábrica de boné da cidade onde trabalha o dia todo; à noite, sempre encontra um tempinho para dialogar com os filhos. O pai também trabalha o dia todo. Quando terminou o 9 ano, Marina foi com a família de sua prima passar férias no Rio de Janeiro. Era a primeira vez que viajava sozinha, sem a família, portanto a mãe fez muitas recomendações, mesmo confiando na filha e na educação sexual que deu em casa. A cidade é maravilhosa com muito sol, praia, calor, gente bonita e Marina sentia estar vivendo a melhor fase de sua vida. Teve mais certeza ainda quando conheceu César, um gaúcho de Pelotas, com 19 anos, lindo de viver. O namoro logo começou, passado alguns dias César convidou Marina para ir até sua casa onde estava hospedado na praia do Leblon, onde poderia ficar juntos, sozinhos e sem perturbação. Marina ponderou, mas resolveu aceitar. Estava apaixonada, sentia preparada para iniciar a vida sexual. Quando chegou a casa de César, teve certeza que ia rolar a relação amorosa. O ambiente era agradável, César estava romântico, logo começou os beijos e abraços. Um dado momento Marina disse que era virgem, que não tomava anticoncepcional e que não queria engravidar. César acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações que sua mãe sempre passava sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da gravidez... César lhe respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que chupar bala com papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco camisinha de jeito nenhum! Marina hesitou, porém topou transar sem prevenção alguma. As férias terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas lembrando-se daquela tarde de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para César. Por sua vez, César, também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina percebeu que algo estava errado, tinha enjoos sua menstruação estava atrasada. Ficou desesperada. “Meu Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A mãe de Marina percebeu que ela estava aflita. Nem parecia aquela garota que voltaram feliz e apaixonada das férias. À noite quando retornou do trabalho, foi até o quarto da filha e perguntou a mesma o que estava acontecendo. Quando Marina contou, sua mãe ficou desesperada lhe disse: eu te orientei porque não tomou cuidado? No outro dia foram ao médico que confirmou a gravidez

Questões propostas sobre o texto:

  1. Quem teria que pensar na contracepção? César ou Marina?
  2. . Imaginem como seria o diálogo entre os dois sobre contracepção?
  3. . Como eles poderiam se prevenir?
  4. . Na primeira relação amorosa a menina pode engravidar?
  5. . O que você acha sobre a atitude de César quando Marina pediu para ele usar camisinha?
  6. . A atitude da mãe da Marina foi correta?
  7. . O que vocês acham que Marina sentiu quando soube da gravidez?
  8. . Que outras opções Marina teriam?
  9. . Na opinião do grupo qual será a atitude de César quando souber da gravidez de Marina?
  10. . E o pai de Marina como vai receber a notícia?

Etapa 21: Aprofundando no caso (20 min)

 Retomar as questões da aula anterior e elencar outras consequências do não uso do preservativo, em seguida apresentar dados referentes aos casos em nossa cidade.

Hepatite B: Diagnosticados são 94 pacientes

Em acompanhamento (exames, consultas) são 26 pacientes

Hepatite C: Diagnosticados são 24 pacientes

Em acompanhamento (exames, consultas) são 13 pacientes.

HIV: São 210 pacientes ativos.

É fundamental deixar claro que não é apenas esse número de infectados, o CTA possui esse número em atendimento, ou seja, esses casos são os monitorados, existem mais casos.

Solicitar aos alunos que construam uma tabela com esses dados no caderno.

AULA 12

 

Tema: MAIS RESPEITO, POR FAVOR!

 

Etapa 22: Leitura e Reflexão (30min) 

 

Trabalhar o poema de Bráulio Bessa Na página 108 e 109 e reflexão da página 109 do livro Inspire Ciências do 8º ano com os alunos.

No link a baixo o poema esta recitado pelo próprio Bráulio. 

https://youtu.be/oDDGeUiwuV4  

 

 Etapa 23: Correção da Atividade (20 min)

 

Elaboração: Adriana,Magalli, Rosimeire e Tânia Mara.

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane. 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;  

(X) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:  

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios Livro páginas: (82, 87, 88, 89,93, 94, 108 e 109);( ) Seminários; (X  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  )

Cartaz; (X  ) Debate; ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:            

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios Livro páginas: (82, 87, 88, 89,93, 94, 108 e 109);( ) Seminários; (X  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  )

Cartaz; (X  ) Debate; ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário