10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular: Leitura, escrita em movimento:
Itamaraju em foco |
|
Subtema: Infecções
Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju. |
Unidade
Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Reprodução, Sexo e Sexualidade. Múltiplas dimensões da
sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética). Mecanismos
reprodutivos; Diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e
assexuada). Sistema reprodutor masculino e feminino. Puberdade
e hormônios, ciclo menstrual e gravidez. Infecções Sexualmente Transmissíveis
(ISTs) mais recorrentes em Itamaraju. Atenção com a higiene genital. Métodos
contraceptivos e gravidez precoce. |
|
Ano: 8º
Período: 31/10 a 25/11 Nº de Aulas:10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI07) Comparar diferentes processos
reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e
evolutivos. (EF08CI11) Selecionar
argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana
(biológica, sociocultural, afetiva e ética). (EF08CI08BA) Descrever a importância da
reprodução sexuada para a variabilidade dos descendentes. (EF08CI08) Analisar e explicar as
transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios
sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI09)
Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e
justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na
utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e
indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10) Identificar os principais
sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente
Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de
prevenção. (EF08CI08IT)
Identificar os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais
recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade
compartilhada na escolha e uso desses métodos. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Debater com os alunos adolescentes
sobre a sexualidade e valorização do sexo.
Reconhecer as mudanças biológicas
e psicossociais que envolvem a puberdade e a adolescência. Identificar os diferentes tipos de reprodução em animais e
plantas; Identificar as estruturas dos
sistemas reprodutor feminino e masculino com suas respectivas funções. Reconhecer essas estruturas em seu próprio organismo,
relacionando-as às transformações do período da puberdade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||
AULA 01 Tema:
REPRODUÇÃO E SEXO Etapa
1: Levantamento de conhecimentos prévios (10
minutos) Inicie a aula
solicitando que cada estudante responda oralmente as questões
problematizadoras descritas abaixo; peça que reflita sobre ela e proponha uma
hipótese para explicá-la. Assim será possível analisar os conhecimentos
prévios da turma. Contexto questões
problematizadoras: O que é reprodução? O que aconteceria com uma espécie incapaz de se reproduzir?
Quais os tipos de reprodução que você conhece? Toda reprodução sexuada está
relacionada com o sexo? Acolha as
respostas. Etapa
2: Para Início de Conversa (40min) Peça aos
estudantes para utilizar o livro didático Inspire Ciências 8º Ano. Siga as
orientações abaixo. ·
Visualizar
a imagem da página 76 e 77 e discutir sobre o tema. (10 minutos)
·
Responder
as questões da página 77. (20 minutos) ·
Fazer
a correção da atividade 77(10 minutos)
AULA 02 Tema:
Reprodução Assexuada Etapa
3: Aprofundando o tema (45 min) Assistir o vídeo sobre reprodução assexuada
e no decorrer do vídeo beneficiar o aluno que primeiro acertar as questões do
QUIZ. (45 minutos) https://www.youtube.com/watch?v=LYgWZmYyCkc Nesta parte da aula, procure sistematizar o
conceito de reprodução assexuada, anotando sua definição no quadro. Oriente
os estudantes na conclusão de que reprodução assexuada é o processo biológico
pelo qual um indivíduo dá origem a outros indivíduos idênticos por meio de
divisões celulares. Eles devem compreender que, nessa forma de reprodução,
não há união de gametas. Solicite aos estudantes que registrem o conceito no
caderno.
AULA
03 Tema:
REPRODUÇÃO ASSEXUADA E SEXUADA Etapa
4: Aprofundando
no Tema (20min) Retomar o
objeto de conhecimento sobre reprodução assexuada, a partir de uma aula
expositiva dialogada, trabalhar também a reprodução sexuada, estabelecendo
diferenças entre os dois tipos de reprodução. Utilizar como suporte as
páginas 78 a 81 do livro Inspire Ciências 8º ano. Etapa 5: Mão na Massa (20min) Após a exposição do objeto de conhecimento,
solicitar que os estudantes ilustrem
no caderno os tipos de reprodução assexuada , identificando-os. Etapa 6: Verificando a
Aprendizagem (10min) Fazer
a atividade da página 82 (1 ao 3) do livro didático Inspire Ciências 8º Ano,
caso o tempo não seja suficiente, deixe que terminem em casa. AULA 04 Tema:
REPRODUÇÃO SEXUADA Etapa 7: Correção da
Atividade (10min) Fazer a correção da atividade da etapa 6, aproveitar para
dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da atividade. Etapa 08: Aprimorando
o conhecimento (40min) Convide os estudantes a assistirem o vídeo sobre
reprodução sexuada disponível no link abaixo, momento bastante relevante para
aprofundar no objeto de conhecimento e esclarecer possíveis duvidas
levantadas. https://www.youtube.com/watch?v=99C38Kb2JMY AULA
05 Tema:
ADOLESCÊNCIA - PERÍODO DE MUDANÇAS Etapa 09: Leitura e Interpretação (40
min) Convidar os estudantes a ouvir a música “Não Vou me
Adaptar” de Nando Reis disponível no link a seguir https://youtu.be/dSE4Iq61-Z0 ,em seguida realizar a interpretação e
reflexão da música. (tempo da música 5 minutos). Aconselho repetir a música. Não Vou Me
Adaptar (Letra de Nando Reis e Música de Arnaldo Antunes) Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia Eu não encho mais a casa de alegria Os anos se passaram enquanto eu dormia E quem eu queria bem me esquecia
Será que eu falei o que ninguém ouvia? Será que eu escutei o que ninguém dizia? Eu não vou me adaptar, me adaptar (3x) Eu não tenho mais a cara que eu tinha No espelho essa cara já não é minha É que quando eu me toquei achei tão estranho A minha barba estava deste tamanho Será que eu falei o que ninguém ouvia? Será que eu escutei o que ninguém dizia? Eu não vou me adaptar, me adaptar
Não vou me adaptar! Me adaptar! “O desenvolvimento dessa atividade
tem o objetivo de contextualizar e debater os temas que envolvem as mudanças
ocorridas nessa fase e as dificuldades de entender e aceitá-las.” Questões a
serem debatidas: a)
Qual é o
seu sentimento ao ouvir a música? b)
Analisando
o primeiro verso, a que o autor está se referindo? “Eu
não caibo mais nas roupas que eu cabia Eu
não encho mais a casa de alegria Os
anos se passaram enquanto eu dormia” c)
Sobre que
o autor está falando no segundo trecho? “Eu
não tenho mais a cara que eu tinha No
espelho essa cara já não é minha É
que quando eu me toquei achei tão estranho A
minha barba estava deste tamanho” d) Você acha que a letra da música
tem algo a ver com algum momento da vida que todos passamos? Etapa 10: Correção da Atividade (10 min) Aproveitar esse
momento para realizar a correção da atividade. AULA
06 Tema:
ADOLESCÊNCIA - PERÍODO DE MUDANÇAS Etapa
11: Aprofundando o Conhecimento (10
min) Compartilhar o
link abaixo para os estudantes assistirem o vídeo sobre mudanças na puberdade
( 10 minutos) https://www.youtube.com/watch?v=oHaVYp4v5NI Etapa
12: Verificação da Aprendizagem (30 min) Aplicar atividade sobre puberdade em anexo.
Etapa 13: Correção da Atividade (10
min) Aproveitar esse
momento para realizar a correção da atividade e dirimir dúvidas. AULA
07 Tema: ADOLESCÊNCIA - PERÍODO DE MUDANÇAS Etapa 14: Mão na massa (50 min) Vamos resolver as situações-problema? 1- Formem grupos com 4 integrantes. 2-Leiam a situação-problema relacionada à adolescência. 3-Discutam
e criem uma solução. 4-Cada
estudante escreve em seu caderno a solução proposta pelo grupo. 5- Cada
grupo compartilha sua resposta com a turma. Orientações: Para essa primeira parte, sugerimos utilizar 10 minutos
para a dinâmica com situações-problema. Passe as orientações no quadro. Ou ainda, caso ache
possível, apenas explique oralmente esta tarefa para a turma. Peça que os
alunos formem grupos com 4 integrantes. Entregue para cada grupo uma
situação-problema, disponível EM ANEXO PARA IMPRESSÃO. Os alunos devem ler e discutir as situações
para criar possíveis soluções. Circule entre os grupos orientando-os a
refletirem sobre soluções embasadas no respeito à diversidade de
transformações que acontecem durante a puberdade, compreendendo a
adolescência como uma etapa importante para a construção da sexualidade.
Procure desconstruir ideias desrespeitosas ou preconceituosas, motivando os
estudantes a desenvolverem autonomia e valores de respeito com si mesmos e
com os outros. As orientações para a resolução desta atividade SEGUEM EM
ANEXO. Peça que cada estudante escreva
em seu caderno a solução proposta em grupo. Depois, cada grupo compartilha as
respostas com a turma. AULA 08 Tema:
SISTEMAS GENITAIS Etapa
15: Aprofundando
no Tema (30 minutos) Exposição do objeto de conhecimento sobre “Sistemas
Genitais, Ovulação e Fecundação, Gravidez” utilizando como suporte o livro
Inspire Ciências 8º ano, páginas 85 e 86, 90 a 92, 95 a 97. Abrir espaço para
que os estudantes participem com indagações. Utilizar também os vídeos abaixo
para melhor compreensão do conhecimento: (6,48) ●
Sistema
Genital https://youtu.be/KKH6piaPvk0 ●
Ovulação
( 2,44) https://youtu.be/AvYFm3MXpQM ●
Um
jeito divertido de entender a fecundação( 3,02) https://youtu.be/mhmcTP_rz2M ●
O
que acontece no corpo durante a gravidez ( 2,47) https://youtu.be/1htrgGWfjK4 ●
gravidez
por dentro - o parto normal ( 2,21)
https://youtu.be/Oj_d6wLpeRw Etapa
16: Verificação da Aprendizagem (20
min) Propor a realização da atividade
do livro Inspire Ciências 8ºano, páginas: 87, 93 e 94. AULA 09 TEMA: SISTEMAS GENITAIS Etapa
17: Correção da atividade (50 minutos) Correção da atividade da aula anterior.
Aproveitar para revisar sobre o tema e sanar dúvidas apresentadas. AULA 10 Tema:
INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E DE PREVENÇÃO Etapa
18: Aula expositiva e dialogada (30 minutos) Fazer
uma aula expositiva com base nas informações do livro didático Inspire
Ciências 8º ano, páginas 98 a 104,
abrir espaço para as indagações dos
alunos. Etapa 19: Verificação da Aprendizagem (20min) Realizar a atividade das páginas
105 e 106 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. AULA
11 TEMA: ISTS MAIS COMUNS EM ITAMARAJU Etapa
20: Estudo de caso (30min) Esse momento é importante para apresentar os
dados sobre as ISTs mais comuns em Itamaraju. Escreva as informações no
quadro, porém, antes, relate a história de Mariana, menina Itamarajuense, que
infelizmente teve várias complicações por falta de responsabilidade. Fazer a leitura do texto abaixo, em
seguida debater sobre as questões através de interpretação, reflexão e
socialização com os demais. HISTÓRIA DE MARINA Marina tem 14 anos é filha mais nova, em
uma família de dois irmãos. Sua mãe é costureira em uma grande fábrica de
boné da cidade onde trabalha o dia todo; à noite, sempre encontra um tempinho
para dialogar com os filhos. O pai também trabalha o dia todo. Quando
terminou o 9 ano, Marina foi com a família de sua prima passar férias no Rio
de Janeiro. Era a primeira vez que viajava sozinha, sem a família, portanto a
mãe fez muitas recomendações, mesmo confiando na filha e na educação sexual
que deu em casa. A cidade é maravilhosa com muito sol, praia, calor, gente
bonita e Marina sentia estar vivendo a melhor fase de sua vida. Teve mais
certeza ainda quando conheceu César, um gaúcho de Pelotas, com 19 anos, lindo
de viver. O namoro logo começou, passado alguns dias César convidou Marina
para ir até sua casa onde estava hospedado na praia do Leblon, onde poderia
ficar juntos, sozinhos e sem perturbação. Marina ponderou, mas resolveu aceitar.
Estava apaixonada, sentia preparada para iniciar a vida sexual. Quando chegou
a casa de César, teve certeza que ia rolar a relação amorosa. O ambiente era
agradável, César estava romântico, logo começou os beijos e abraços. Um dado
momento Marina disse que era virgem, que não tomava anticoncepcional e que
não queria engravidar. César acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações
que sua mãe sempre passava sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da
gravidez... César lhe respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que
chupar bala com papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco
camisinha de jeito nenhum! Marina hesitou, porém topou transar sem prevenção
alguma. As férias terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas lembrando-se
daquela tarde de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para César. Por
sua vez, César, também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina percebeu
que algo estava errado, tinha enjoos sua menstruação estava atrasada. Ficou
desesperada. “Meu Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A mãe de Marina
percebeu que ela estava aflita. Nem parecia aquela garota que voltaram feliz
e apaixonada das férias. À noite quando retornou do trabalho, foi até o
quarto da filha e perguntou a mesma o que estava acontecendo. Quando Marina
contou, sua mãe ficou desesperada lhe disse: eu te orientei porque não tomou
cuidado? No outro dia foram ao médico que confirmou a gravidez Questões propostas sobre o texto:
Etapa 21: Aprofundando no caso (20 min) Retomar as questões da aula anterior e
elencar outras consequências do não uso do preservativo, em seguida
apresentar dados referentes aos casos em nossa cidade. Hepatite B: Diagnosticados
são 94 pacientes Em acompanhamento (exames, consultas) são
26 pacientes Hepatite C: Diagnosticados são 24
pacientes Em acompanhamento (exames, consultas) são
13 pacientes. HIV: São 210 pacientes ativos. É fundamental deixar claro que não é
apenas esse número de infectados, o CTA possui esse número em atendimento, ou
seja, esses casos são os monitorados, existem mais casos. Solicitar aos alunos que construam uma
tabela com esses dados no caderno. AULA 12 Tema:
MAIS RESPEITO, POR FAVOR! Etapa
22: Leitura e Reflexão (30min)
Trabalhar
o poema de Bráulio Bessa Na página 108 e 109 e reflexão da página 109 do
livro Inspire Ciências do 8º ano com os alunos. No link a baixo o poema esta
recitado pelo próprio Bráulio. Etapa
23: Correção da Atividade (20 min) Elaboração: Adriana,Magalli, Rosimeire e Tânia
Mara. Direcionamento, colaboração e
revisão:
Nilsilane. |
|||
|
|||
|
|||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova;
( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios Livro páginas: (82, 87, 88, 89,93, 94, 108 e 109);( ) Seminários;
(X ) Apresentação oral; (X) Observação
do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X )
Debate; ( X) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário