IV Aula a Distância de Ciências 7º ano


7º Ano: Equilíbrio Termodinâmico da Terra/Sistema e Vizinhança

Período: 29/04 a 05/05

Este plano de aula trata de transferência de energia e de massa, relacionados às máquinas térmicas. Trabalha a importância de diferenciar um sistema aberto de um fechado.
Objetivos de aprendizagem: Definir sistema aberto e fechado e avaliar a influência da fronteira no processo de troca de calor ou de massa.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF07CI04):  Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

ATIVIDADE 1: Reflita sobre as questões abaixo referentes ao calor.
  • Como vocês definiriam o que é vizinhança?
  • O que vocês entendem por sistema?
  • O que é Sistema aberto
  • Defina sistemas fechado e isolado.
ATIVIDADE 2: Relacionando e Reescrevendo
Para cada questionamento da Atividade 1 tem uma resposta relacionada abaixo, compare a sua reflexão em seguida anote no caderno de Ciências as perguntas e respostas, porém, tem muita atenção, pois as respostas não estão na ordem correta das perguntas.
Ø  Chamamos de sistema o ambiente completo em que ocorre, ou não, troca de energia. Por sua vez, universo é o conjunto que inclui vizinhança e sistema e fronteira é o material que separa a vizinhança do sistema.
Ø  Por sua vez, vizinhança é tudo aquilo que está fora do sistema.
Ø  Sistema aberto é todo aquele que permite que tanto energia quanto massa sejam trocados com a vizinhança.
Ø  Sistema fechado é todo aquele que permite a transferência apenas de energia para a vizinhança, por meio da fronteira.
Ø  Temos também o sistema isolado, onde nem massa e nem energia são trocados com a vizinhança, como, por exemplo, uma garrafa térmica.

ATIVIDADE 3: Pesquisa Orientada sobre a Panela de Pressão e suas Válvulas
Vê poderá assistir a explicação a partir do vídeo, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=WGazAHJa0Rg.
Agora, no caderno de Ciências responda as questões abaixo:
1. Qual o motivo da panela de pressão ter duas válvulas: a válvula de pressão (válvula de alívio da pressão ou válvula de controle da pressão) e a válvula de segurança.
2. Explique com base na pesquisa na pesquisa o funcionamento das válvulas da panela de pressão.
3. Por que a panela de pressão cozinha mais rápido os alimentos do que as panelas convencionais?
4. A explosão de uma panela de pressão é extremamente violenta, podendo levar a graves ferimentos e até à morte. Por isso, não se descuide! Quais cuidados devemos ter com a válvula de segurança, para evitar o seu entupimento?
5. Faça um desenho da panela de pressão indicando as válvulas e a borracha de vedação.
6. “Quanto mais a chama alta do fogão, mais rápido será o cozimento dentro da panela de pressão”. Você concorda com a afirmação? Justifique:
7. Qual relação existe entre a panela de pressão e os sistemas da Atividade 1?

ATIVIDADE 4: Mão na Massa
Acesse o link http://www.fq.pt/energia/sistema  para desenhar o esquema de tipos de sistema de acordo com as relações com a exterior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário