7º
Ano: Equilíbrio Termodinâmico da Terra/Sistema e
Vizinhança
Período: 29/04 a 05/05
Este plano de aula trata de transferência de energia
e de massa, relacionados às máquinas térmicas. Trabalha a importância de
diferenciar um sistema aberto de um fechado.
Objetivos de aprendizagem: Definir sistema aberto e
fechado e avaliar a influência da fronteira no processo de troca de calor ou de
massa.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF07CI04):
Avaliar o papel do equilíbrio
termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de
máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
ATIVIDADE
1:
Reflita sobre as questões abaixo referentes ao calor.
- Como
vocês definiriam o que é vizinhança?
- O
que vocês entendem por sistema?
- O
que é Sistema aberto
- Defina
sistemas fechado e isolado.
ATIVIDADE
2: Relacionando
e Reescrevendo
Para cada questionamento da Atividade 1 tem uma
resposta relacionada abaixo, compare a sua reflexão em seguida anote no caderno
de Ciências as perguntas e respostas, porém, tem muita atenção, pois as
respostas não estão na ordem correta das perguntas.
Ø Chamamos
de sistema o ambiente completo em que ocorre, ou não, troca de energia. Por sua
vez, universo é o conjunto que inclui vizinhança e sistema e fronteira é o
material que separa a vizinhança do sistema.
Ø Por
sua vez, vizinhança é tudo aquilo que está fora do sistema.
Ø Sistema
aberto é todo aquele que permite que tanto energia quanto massa sejam trocados
com a vizinhança.
Ø Sistema
fechado é todo aquele que permite a transferência apenas de energia para a
vizinhança, por meio da fronteira.
Ø Temos
também o sistema isolado, onde nem massa e nem energia são trocados com a
vizinhança, como, por exemplo, uma garrafa térmica.
ATIVIDADE 3: Pesquisa Orientada sobre a Panela de Pressão e suas Válvulas
Inicialmente fazer a leitura sobre o funcionamento
da panela de pressão, disponível em: https://www.efeitojoule.com/2008/05/como-funciona-panela-de-pressao.html
e https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/como-funciona-panela-pressao.htm.
Vê poderá assistir a explicação a partir do vídeo,
disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=WGazAHJa0Rg.
Agora, no caderno de Ciências responda as questões
abaixo:
1. Qual o motivo da panela de pressão ter duas
válvulas: a válvula de pressão (válvula de alívio da pressão ou válvula de
controle da pressão) e a válvula de segurança.
2. Explique com base na pesquisa na pesquisa o
funcionamento das válvulas da panela de pressão.
3. Por que a panela de pressão cozinha mais rápido
os alimentos do que as panelas convencionais?
4. A
explosão de uma panela de pressão é extremamente violenta, podendo levar a
graves ferimentos e até à morte. Por isso, não se descuide! Quais cuidados
devemos ter com a válvula de segurança, para evitar o seu entupimento?
5. Faça um desenho da
panela de pressão indicando as válvulas e a borracha de vedação.
6. “Quanto mais a chama
alta do fogão, mais rápido será o cozimento dentro da panela de pressão”. Você
concorda com a afirmação? Justifique:
7.
Qual
relação existe entre a panela de pressão e os sistemas da Atividade 1?
ATIVIDADE 4: Mão na Massa
Acesse o link http://www.fq.pt/energia/sistema
para desenhar o esquema de tipos de
sistema de acordo com as relações com a exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário