4ª SD Cie 8º Ano 2025

  

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Iniciação Científica e Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa

Tema: Caminhos Sustentáveis: Explorando Fontes de Energia Renovável para um Futuro Sustentável.

Unidade Temática: Matéria e energia 

Objetos de Conhecimento: Energia e suas transformações; Geração de Energia Elétrica, o caminho da energia até sua casa, eletricidade, consumo de equipamentos elétricos e hábitos de consumo; Uso consciente de energia elétrica.

Ano: 8º                                     Período: 26 /05 a 06/06                                          Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como esta energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Comparar e classificar diferentes equipamentos de uso cotidiano segundo sua finalidade, consumo de energia e princípios de funcionamento. Calcular o consumo de energia, utilizando os dados fornecidos de tempo de uso e potência  nominal. Reconhecer a importância do consumo responsável de energia. Conhecer o papel das estações geradoras de energia elétrica e como ocorre a distribuição desta energia até as residências.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Uso consciente de energia elétrica

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Utilize as questões da página 77 do livro didático A Conquista Ciências 8ºAno para levantar os conhecimentos prévios dos estudantes, em seguida continue levantando utilizando as imagens e orientações abaixo.

Orientações: O contexto deste plano traz uma questão em seu topo e uma série de imagens que, de alguma forma, envolvem o tema central desta aula: Energia elétrica e suas transformações. A questão os desafia a identificar em quais imagens é possível relacionar, de alguma maneira, a energia elétrica. A resposta mais adequada é que em todas as imagens ela se manifesta. Reserve um tempo e abra esta questão para discussão no grande grupo, ouça as opiniões e fique atento aos comentários que surgirão. Caso não seja possível projetar este slide, imprima as imagens ou traga alguns objetos que possam representar as transformações de energia.

Após este momento, lance à turma o seguinte questionamento: E como reconhecer a energia elétrica em cada um destes utensílios? - A ideia é que eles comecem a se questionar acerca das transformações de energia, que reparem que em todos estes exemplos a energia elétrica é a fonte geradora, mas que cada equipamento converte esta energia de entrada em alguma outra de saída, conforme o seu objetivo de uso. Computador - luminosa, sonora e química; celular - luminosa, sonora e química; Luzes da cidade - luminosa; Caixa de Som - Sonora; Aspirador de pó - mecânica; Liquidificador - mecânica; Você também pode citar alguns outros exemplos como o microondas que converte a energia elétrica em energia térmica.

Etapa 02: Aprofundando no tema (20min)

Para entender melhor o objeto de conhecimento em estudo, vamos primeiro compreender o que é o PROGRAMA PROCEL. Apresente o texto abaixo impresso para eles faça a leitura compartilhada e nesse momento explique sobre a importância desse selo para eles. E tire as dúvida que surgirem.

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (20 min)

 

Após esse momento, copie as questões abaixo no quadro para que os estudantes respondam no caderno. A questão 3 ficará como pesquisa para casa.

ATIVIDADES

1. O que é selo PROCEL?

2. Qual a importância de programas como esse para sociedade?

3. Busque informações sobre o selo Procel em algum equipamento elétrico de sua residência. Registre as informações em seu caderno ou tire fotografias, e apresente o resultado a seus colegas. Dê sua opinião sobre a eficiência desse equipamento, baseando-se na pesquisa que realizou.

AULA 02

 

TEMA: Energia e suas transformações

Etapa 04:  Correção de Atividade (10 min)

Aproveite o momento para uma revisão dirimindo possíveis dúvidas levantadas durante a realização da atividade. Peça que apresentem o resultado da pesquisa feita nos equipamentos de sua residência.

Etapa 05: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

Trabalhar as informações sobre energia e suas transformações de forma explicativa de maneira a esclarecer dúvidas levantadas pelos estudantes, para isso, é necessário oportunizar a participação dos mesmos. Utilize as páginas 78 a 81 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano. Fique atento

 as orientações didáticas. Simplifique trabalho e potência, tendo em vista a grande dificuldade dos estudantes, é necessário que compreendam a relação entre trabalho e potência.

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes na realização da atividade das páginas 79 e 81, em seguida faça a correção.

AULA 03

TEMA: Equipamentos Elétricos

 

Etapa 07: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Levante os seguintes questionamentos para os alunos:

Você sabia que os eletrodomésticos que temos em casa, consomem energia elétrica para funcionar? E que para usufruirmos desse recurso temos que pagar um valor mensal proporcional à energia consumida, o qual é medido por um equipamento chamado medidor de kwh?

Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Vamos aprender como é feito esse cálculo?

 

Etapa 08: Aprofundando no tema (20 min)

Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema, utilize as páginas 82 e 83 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano. Nesse momento ensine-os a fazer o cálculo.

Para entender melhor sobre o assunto temos como sugestão também o material disponível abaixo:

Etapa 09: Verificação de Aprendizagem (20 min)

Solicitar aos estudantes que copiem e respondam a atividade da página 83 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano, em seguida, faça a correção.

OBS: Peça aos alunos que traga uma conta de energia na próxima aula pois eles irão precisar.

 

AULA 04

TEMA: Consumo de Energia

Etapa 10: Questão Disparadora (10min)

Comente o tema da aula para os alunos. Em seguida os desafie a responder a seguinte questão disparadora: “Alguma vez você já parou para pensar sobre o porquê das nossas contas de luz variarem tanto de valor?”

Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

 

Etapa 11: Aprofundando no Tema (20 min)

Após, logo ter ouvido as considerações dos alunos, faça uma aula expositiva dialogada sobre o tema, permita que os eles interajam e tirem suas dúvidas, esse objeto precisa ficar bem claro.

Para entender sua conta de luz, vou te mostrar as variáveis que influenciam no preço final dela. Dentre elas, temos o preço da tarifa, as bandeiras tarifárias e a forma como é medido seu consumo mensal.

Preço da tarifa (kWh): Você sabe como calcular? Fique tranquilo, pois na própria conta de luz você pode ver os preços em relação a 1 kWh.

Nesse momento eles usaram o talão que foi pedido na aula passada. Peça que eles identifique essa informação no seu talão.

O produto entre quantidade e o preço por consumo ativo: 106 × 0,4153 que é o valor a ser pago. Aproveite esse momento para explicar como funciona a cobrança das bandeiras tarifarias.

Em 2015, passamos a ter uma importante variável na tarifa das nossas contas de luz, que diz respeito às bandeiras tarifárias. Todo mês, a ANEEL define qual bandeira será utilizada, podendo ela ser verde, amarela ou vermelha. Estas bandeiras se referem à capacidade de geração de energia elétrica do país no cenário em que estivermos vivendo.

Etapa 12: Mão na Massa (20 min)

Agora é com você!!!!

Para resolver as questões abaixo pegue sua conta de energia.

Copie as questões no quadro para que copiem e respondam no caderno.

1)              Qual o preço da tarifa que seus pais pagam?

2)              Qual o valor total dessa conta de energia?

3)              Procure na sua conta qual a cor de bandeira tarifária está vigorando neste mês. Faça a correção oral com eles, socializando o que encontraram.

Sugestão de pesquisa

Caso ache interessante passe a questão abaixo como pesquisa para casa.

Pesquise a diferença das três bandeiras tarifárias: verde, amarela e vermelha.

AULA 05

TEMA: Consumo Consciente de Energia Elétrica

 

Etapa 13: Vamos praticar (25 min)

Agora que você já trabalhou afundo o objeto de conhecimento faça com eles em sala de aula atividade abaixo. Onde eles preencherão a tabela de acordo com equipamentos que possuem em casa e relacioná-los ao consumo total da conta de energia.

Consumo Consciente de Energia Elétrica

Equipamentos Elétricos

Tempo que fica ligado por dia

Aparelhos mais usados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipo de lâmpadas da casa:

Valor mensal da conta de energia:

Qual aparelho considera o maior responsável pelo gasto de energia?

Qual fonte de energia de sua residência? (hidráulica, solar, eólica, nuclear...)

 

Etapa 14: Correção da Atividade (25 min)

Momento oportuno para revisar o que foi trabalhado em classe e tirar as dúvidas levantadas. Faça a correção na lousa.

AULA 06

Tema: O Caminho da Energia até sua casa

Etapa 15: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão discutir, questionar, levantar informações, além de ser convidados a realizar um desenho sobre o caminho que a energia elétrica percorre até chegar às residências.

Contexto

Contexto

Orientações: Para dar início à aula, organize os alunos em grupos de até cinco. Em seguida projete ou distribua cópias do slide e leia-o com a turma. Caso julgue necessário acesse a reportagem: “Suspeitos furtam fios de alta tensão e deixam escola municipal sem eletricidade, em Ponta Grossa”, disponível em: <https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/suspeitos-furtam-fios-de-alta-tensao-e-deixam-escola-municipal-sem-eletricidade-em-ponta-grossa.ghtml>.

Promova uma discussão inicial e procure levantar informações de como essa energia elétrica chega até a nossa casa, de modo que os alunos fiquem mobilizados em busca de respostas.

Para ajudá-los a expressar o sentido atribuído, incentive-os a explorar as informações da manchete, pergunte sobre:

·         O que mais chamou sua atenção no trecho da reportagem?

Sugestão de resposta: Os fios elétricos são feitos de materiais que permitem a passagem da corrente elétrica, chamados condutores elétricos. O cobre é um metal condutor elétrico, que é furtado dos fios elétricos e vendido de maneira ilegal.

·         Com base no trecho da reportagem, que relação tem entre a falta de luz na escola municipal e as condições de distribuição de energia elétrica?

Sugestão de resposta: A energia elétrica é distribuída por uma rede de energia conectada a fios elétricos que transportam a energia elétrica da tomada aos equipamentos, como as lâmpadas e outros aparelhos elétricos e eletrônicos, com o furto os equipamentos ficam impedidos de funcionar.

Etapa 16: Aprofundando no Tema (20 min)

O estudo sobre as formas de geração de energia elétrica fornece subsídios para o desenvolvimento da habilidade EF08CI06, que solicita que os estudantes avaliem as usinas de geração de energia elétrica e discutam os seus impactos. Auxilie-os na leitura da tabela e do gráfico apresentados na página 110. Inicie uma aula expositiva interpretando a tabela dos tipos de usina empregados para geração de energia elétrica no Brasil, em seguida vá aprofundando no tema e dando espaço para as indagações, feito essa parte, trabalhe também o caminho da energia até sua casa, explorando o infográfico da página 111 do livro didático.

 

Etapa 17: Mão na Massa (20 min)

 

Orientações: Prepare antecipadamente cópias da atividade, disponíveis no link: <https://docs.google.com/document/d/17tHKvYwyMsevVetBbbxmsJPWgOy-fHW1puAnKpoceMo/edit>.

Explique a atividade lendo as informações ou projete o slide. Organize grupos de até cinco alunos e distribua uma cópia da atividade para cada grupo, canetas e lápis coloridos. Providencie um cronômetro para a marcação do tempo e solicite que cada aluno, “na sua vez”, desenhe o caminho que a energia elétrica percorre até chegar às residências. Passados 2 minutos, a folha de papel deve ser entregue ao colega da direita, que deve continuar o desenho. O procedimento deve ser repetido até que a folha retorne ao aluno que iniciou o desenho.

É importante que no fim deste procedimento os alunos conversem entre si, repensem e reorganizem as ideias e, se faltar algo, peça para que eles acrescentem novas informações ao desenho coletivo. Para fechar, faça uma roda de conversa e compartilhe os desenhos de cada grupo com a turma toda e compare os caminhos representados. Não se preocupe em elaborar alguma definição neste momento.

Materiais necessários: Datashow, cópias da atividade, canetas/lápis coloridos e cronômetro.

 

Orientações: Nesta aula faça o diagnóstico do conhecimento dos estudantes sobre o caminho que a energia elétrica percorre até as residências.

Observe se eles conseguem traçar o caminho, a partir das usinas geradoras de energia elétrica que utilizam diferentes fontes de energia para transformar em energia elétrica, conduzida por meio de cabos e fios elétricos, chegando a aparelhos eletrônicos, lâmpadas e eletrodomésticos que usam a energia elétrica em seu funcionamento. Questione-os sobre o papel das estações de energia elétrica, das redes de transmissão, das principais formas de otimizar o uso da energia elétrica e de formas de evitar o desperdício.

Sistematização: Após a atividade, com os desenhos expostos, conclua com a síntese abaixo, utilizando a imagem!

 

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (79, 81 e 83)

(X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (  ) Debate;   (X ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário