4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Iniciação Científica e Sustentabilidade: A
Ciência Começa em Casa |
|
Tema: Caminhos
Sustentáveis: Explorando Fontes de Energia Renovável para um Futuro
Sustentável. |
Unidade Temática: Matéria e energia |
Objetos
de Conhecimento: Energia e suas transformações; Geração de
Energia Elétrica, o caminho da energia até sua casa, eletricidade, consumo de
equipamentos elétricos e hábitos de consumo; Uso consciente de energia
elétrica. |
|
Ano: 8º Período: 26 /05 a 06/06 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI04) Calcular
o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no
próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada
equipamento no consumo doméstico mensal. (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio,
geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da
energia elétrica para
a térmica, luminosa, sonora
e mecânica, por exemplo). (EF08CI05) Propor ações coletivas
para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo
critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de
consumo responsável. (EF08CI06)
Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas,
hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais,
e como esta energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou
escola. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Comparar e classificar diferentes equipamentos de uso
cotidiano segundo sua finalidade, consumo de energia e princípios de
funcionamento. Calcular o consumo de energia, utilizando os dados
fornecidos de tempo de uso e potência nominal. Reconhecer a importância do
consumo responsável de energia. Conhecer
o papel das estações geradoras de energia elétrica e como ocorre a distribuição
desta energia até as residências. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AULA 01 TEMA: Uso consciente de energia elétrica Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Utilize as questões da
página 77 do livro didático A Conquista Ciências 8ºAno para levantar os
conhecimentos prévios dos estudantes, em seguida continue levantando
utilizando as imagens e orientações abaixo. Orientações: O contexto deste plano traz uma
questão em seu topo e uma série de imagens que, de alguma forma, envolvem o
tema central desta aula: Energia elétrica e suas transformações. A questão os
desafia a identificar em quais imagens é possível relacionar, de alguma
maneira, a energia elétrica. A resposta mais adequada é que em todas as
imagens ela se manifesta. Reserve um tempo e abra esta questão para discussão
no grande grupo, ouça as opiniões e fique atento aos comentários que
surgirão. Caso não seja possível projetar este slide, imprima as imagens ou
traga alguns objetos que possam representar as transformações de energia. Após este momento, lance à turma o seguinte
questionamento: E como reconhecer a energia elétrica em cada um destes
utensílios? - A ideia é que eles comecem a se questionar acerca das
transformações de energia, que reparem que em todos estes exemplos a energia
elétrica é a fonte geradora, mas que cada equipamento converte esta energia
de entrada em alguma outra de saída, conforme o seu objetivo de uso.
Computador - luminosa, sonora e química; celular - luminosa, sonora e
química; Luzes da cidade - luminosa; Caixa de Som - Sonora; Aspirador de pó -
mecânica; Liquidificador - mecânica; Você também pode citar alguns outros
exemplos como o microondas que converte a energia elétrica em energia
térmica. Etapa 02: Aprofundando no tema
(20min) Para entender melhor o objeto de conhecimento em estudo, vamos
primeiro compreender o que é o PROGRAMA PROCEL. Apresente o texto abaixo
impresso para eles faça a leitura compartilhada e nesse momento explique
sobre a importância desse selo para eles. E tire as dúvida que surgirem.
Etapa
03: Verificação da Aprendizagem (20 min)
Após esse momento, copie as questões abaixo no
quadro para que os estudantes respondam no caderno. A questão 3 ficará como
pesquisa para casa. ATIVIDADES 1. O que é selo PROCEL? 2. Qual a importância de programas como esse para
sociedade? 3. Busque informações sobre o selo Procel em algum
equipamento elétrico de sua residência. Registre as informações em seu
caderno ou tire fotografias, e apresente o resultado a seus colegas. Dê sua opinião
sobre a eficiência desse equipamento, baseando-se na pesquisa que realizou. AULA 02 TEMA:
Energia e suas transformações Etapa 04: Correção de
Atividade (10 min) Aproveite o
momento para uma revisão dirimindo possíveis dúvidas levantadas durante a
realização da atividade. Peça que apresentem o resultado da pesquisa feita
nos equipamentos de sua residência. Etapa 05: Aula Expositiva Dialogada (20 min) Trabalhar as informações sobre
energia e suas transformações de forma explicativa de maneira a esclarecer
dúvidas levantadas pelos estudantes, para isso, é necessário oportunizar a
participação dos mesmos. Utilize as páginas 78 a 81 do livro didático A
Conquista Ciências 8º ano. Fique atento as orientações didáticas. Simplifique trabalho e potência, tendo em
vista a grande dificuldade dos estudantes, é necessário que compreendam a
relação entre trabalho e potência. Etapa 06: Verificação
da Aprendizagem (20 min) Oriente os estudantes na realização da atividade das páginas 79
e 81, em seguida faça a correção. AULA 03 TEMA: Equipamentos Elétricos Etapa 07: Levantamento de conhecimentos prévios (10min) Levante os seguintes
questionamentos para os alunos: Você sabia que os
eletrodomésticos que temos em casa, consomem energia elétrica para funcionar?
E que para usufruirmos desse recurso temos que pagar um valor mensal
proporcional à energia consumida, o qual é medido por um equipamento chamado
medidor de kwh? Acolha as respostas
apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Vamos aprender
como é feito esse cálculo? Etapa 08:
Aprofundando no tema (20 min) Faça uma aula expositiva e
dialogada sobre o tema, utilize as páginas 82 e 83 do livro didático A
Conquista Ciências 8º ano. Nesse momento ensine-os a fazer o cálculo. Para entender melhor sobre
o assunto temos como sugestão também o material disponível abaixo: Etapa 09:
Verificação de Aprendizagem (20 min) Solicitar aos estudantes
que copiem e respondam a atividade da página 83 do livro didático A Conquista
Ciências 8º ano, em seguida, faça a correção. OBS: Peça aos alunos que
traga uma conta de energia na próxima aula pois eles irão precisar. AULA 04 TEMA: Consumo de Energia Etapa 10: Questão
Disparadora (10min) Comente o tema da aula para os alunos. Em seguida
os desafie a responder a seguinte questão disparadora: “Alguma vez você já
parou para pensar sobre o porquê das nossas contas de luz variarem tanto de
valor?” Acolha as respostas apenas, espere que eles
respondam conforme seus conhecimentos. Etapa 11:
Aprofundando no Tema (20 min) Após, logo ter ouvido as considerações dos alunos,
faça uma aula expositiva dialogada sobre o tema, permita que os eles
interajam e tirem suas dúvidas, esse objeto precisa ficar bem claro. Para entender sua conta de luz, vou te mostrar as
variáveis que influenciam no preço final dela. Dentre elas, temos o preço da
tarifa, as bandeiras tarifárias e a forma como é medido seu consumo mensal. Preço da tarifa (kWh): Você sabe como calcular?
Fique tranquilo, pois na própria conta de luz você pode ver os preços em
relação a 1 kWh. Nesse momento
eles usaram o talão que foi pedido na aula passada. Peça que eles identifique
essa informação no seu talão. O produto entre
quantidade e o preço por consumo ativo: 106 × 0,4153 que é o valor a ser
pago. Aproveite esse momento para explicar como funciona a cobrança das
bandeiras tarifarias. Em
2015, passamos a ter uma importante variável na tarifa das nossas contas de
luz, que diz respeito às bandeiras tarifárias. Todo mês, a ANEEL define qual
bandeira será utilizada, podendo ela ser verde, amarela ou vermelha. Estas
bandeiras se referem à capacidade de geração de energia elétrica do país no
cenário em que estivermos vivendo.
Etapa 12: Mão na Massa (20 min) Agora
é com você!!!! Para resolver as
questões abaixo pegue sua conta de energia. Copie as questões no
quadro para que copiem e respondam no caderno. 1)
Qual o preço da tarifa que seus pais pagam? 2)
Qual o valor total dessa conta de energia? 3)
Procure na sua conta qual a cor de bandeira
tarifária está vigorando neste mês. Faça a correção oral com eles,
socializando o que encontraram. Sugestão
de pesquisa Caso ache interessante
passe a questão abaixo como pesquisa para casa. Pesquise a diferença das três
bandeiras tarifárias: verde, amarela e vermelha. AULA 05 TEMA: Consumo Consciente de Energia Elétrica Etapa 13: Vamos praticar (25 min) Agora que
você já trabalhou afundo o objeto de conhecimento faça com eles em sala de
aula atividade abaixo. Onde eles preencherão a tabela de acordo com
equipamentos que possuem em casa e relacioná-los ao consumo total da conta de
energia. Consumo
Consciente de Energia Elétrica
Etapa 14: Correção
da Atividade (25 min) Momento oportuno para revisar o que foi trabalhado em classe e
tirar as dúvidas levantadas. Faça a correção na lousa. AULA 06 Tema: O Caminho da
Energia até sua casa Etapa 15:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Orientações: Projete ou leia o tema da aula
para os alunos e comente que eles irão discutir, questionar, levantar
informações, além de ser convidados a realizar um desenho sobre o caminho que
a energia elétrica percorre até chegar às residências. Contexto
Orientações: Para dar início à aula,
organize os alunos em grupos de até cinco. Em seguida projete ou distribua
cópias do slide e leia-o com a turma. Caso julgue necessário acesse a reportagem:
“Suspeitos furtam fios de alta
tensão e deixam escola municipal sem eletricidade, em Ponta Grossa”, disponível
em: <https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/suspeitos-furtam-fios-de-alta-tensao-e-deixam-escola-municipal-sem-eletricidade-em-ponta-grossa.ghtml>. Promova uma discussão inicial e procure levantar informações
de como essa energia elétrica chega até a nossa casa, de modo que os alunos
fiquem mobilizados em busca de respostas. Para ajudá-los a expressar o sentido atribuído, incentive-os a
explorar as informações da manchete, pergunte sobre: ·
O que mais chamou sua atenção
no trecho da reportagem? Sugestão de
resposta: Os fios elétricos são
feitos de materiais que permitem a passagem da corrente elétrica, chamados
condutores elétricos. O cobre é um metal condutor elétrico, que é furtado dos
fios elétricos e vendido de maneira ilegal. ·
Com base no trecho da
reportagem, que relação tem entre a falta de luz na escola municipal e
as condições de distribuição de energia elétrica? Sugestão de
resposta: A energia elétrica é
distribuída por uma rede de energia conectada a fios elétricos que
transportam a energia elétrica da tomada aos equipamentos, como as lâmpadas e
outros aparelhos elétricos e eletrônicos, com o furto os equipamentos ficam
impedidos de funcionar. Etapa 16: Aprofundando no Tema (20
min)
O estudo sobre as formas de geração
de energia elétrica fornece subsídios para o desenvolvimento da habilidade
EF08CI06, que solicita que os estudantes avaliem as usinas de geração de
energia elétrica e discutam os seus impactos. Auxilie-os na leitura da tabela
e do gráfico apresentados na página 110. Inicie uma aula expositiva interpretando
a tabela dos tipos de usina empregados para geração de energia elétrica no
Brasil, em seguida vá aprofundando no tema e dando espaço para as indagações,
feito essa parte, trabalhe também o caminho da energia até sua casa,
explorando o infográfico da página 111 do livro didático. Etapa
17: Mão na Massa (20 min)
Orientações: Prepare antecipadamente
cópias da atividade, disponíveis no link: <https://docs.google.com/document/d/17tHKvYwyMsevVetBbbxmsJPWgOy-fHW1puAnKpoceMo/edit>. Explique a atividade lendo as informações ou projete o slide.
Organize grupos de até cinco alunos e distribua uma cópia da atividade para
cada grupo, canetas e lápis coloridos. Providencie um cronômetro para a
marcação do tempo e solicite que cada aluno, “na sua vez”, desenhe o caminho
que a energia elétrica percorre até chegar às residências. Passados 2
minutos, a folha de papel deve ser entregue ao colega da direita, que deve
continuar o desenho. O procedimento deve ser repetido até que a folha retorne
ao aluno que iniciou o desenho. É importante que no fim deste procedimento os alunos conversem
entre si, repensem e reorganizem as ideias e, se faltar algo, peça para que
eles acrescentem novas informações ao desenho coletivo. Para fechar, faça uma
roda de conversa e compartilhe os desenhos de cada grupo com a turma toda e
compare os caminhos representados. Não se preocupe em elaborar alguma
definição neste momento. Materiais
necessários: Datashow,
cópias da atividade, canetas/lápis coloridos e cronômetro.
Orientações: Nesta aula faça o diagnóstico do
conhecimento dos estudantes sobre o caminho que a energia elétrica percorre
até as residências. Observe
se eles conseguem traçar o caminho, a partir das usinas geradoras de energia
elétrica que utilizam diferentes fontes de energia para transformar em
energia elétrica, conduzida por meio de cabos e fios elétricos, chegando a
aparelhos eletrônicos, lâmpadas e eletrodomésticos que usam a energia
elétrica em seu funcionamento. Questione-os sobre o papel das estações de
energia elétrica, das redes de transmissão, das principais formas de otimizar
o uso da energia elétrica e de formas de evitar o desperdício. Sistematização:
Após a atividade, com os desenhos expostos, conclua com a síntese abaixo,
utilizando a imagem! |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos;
(X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução
de Exercícios (79, 81 e 83) (X)
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X)
Cartaz; ( ) Debate; (X ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário