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ESCOLA: |
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PROFESSOR(A):
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ANO:
7º |
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OBJETIVO
DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são
concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam
compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando
conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos
críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento
trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e
científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações
entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando
interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3.
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das
locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
produção artístico-cultural. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica
estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de
desenvolver os cinco grandes domínios que são
entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles
localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente
relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade:
empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a
área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular
de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas
abaixo: 1.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o
conhecimento científico como provisório, cultural e histórico. 2.
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da
Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da
investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões
científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 3.
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos
relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como
também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade
para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 4.
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da
ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. 5.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e
negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e
valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos
de qualquer natureza. 6.
Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e
comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética. 7.
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo
aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das
Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões
científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e
coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários. |
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I TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(A): Vida e Evolução |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES
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Avaliar para Recompor - Estratégias para direcionar
os estudos de Ciências Período:
06 a 21/03 Iniciação Científica e
Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa Período:
12/05 a 01/08 |
Misturas homogêneas e
Heterogêneas; Métodos de separação de misturas. Células e Níveis de Organização. O papel do sistema nervoso na coordenação das ações
motoras e sensoriais do corpo. Diversidade de ecossistemas; Os ecossistemas brasileiros ou biomas. Amazônia; Cerrado; Mata Atlântica; Pantanal; Pampa; Ecossistemas Aquáticos; Cadeias e Teias alimentares; Como é medida a biodiversidade de um bioma. Espécies
em extinção da Mata Atlântica. Máquinas
Simples Formas
de propagação do calor Temperatura, calor e sensação térmica. Equilíbrio Termodinâmico e vida na
Terra. |
Saúde Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Educação para o consumo |
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HABILIDADES |
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(EF07CI-AD)
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da
ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. (EF07CI-AD) Identificar as realidades
dos estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem, refletir
sobre e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de
cada discente. Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as
características individuais de cada um. (EF07CI-SE)
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, tomar decisões frente a questões
científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e
coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários. (EF06CI01) Classificar
como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e
sal, água e óleo, água e areia etc.). (EF06CI03) Selecionar
métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a
partir da identificação de processos de separação de materiais (como a
produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI05) Explicar a organização básica
das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EF06CI06) Concluir,
com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os
organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de
organização. (EF06CI07) Justificar
o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do
corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a
sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os
sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF07CI07) Caracterizar
os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de
água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia,
caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles. (EF07CI05IT) Identificar, listar, agrupar e estudar as principais
características de cada grupo de espécies locais e regionais com risco de
extinção e as causas dessa condição relacionadas a ação humana, bem como, as
consequências desse ato ao meio ambiente. (EF07CI01) Discutir a
aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e
invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI02) Diferenciar
temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio
termodinâmico cotidianas. (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas
de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais
(condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de
funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.)
e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento. |
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RECOMPOSIÇÃO |
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(EF06CI11)
Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da
estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. (EF06CI12)
Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a
rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos. (EF04CI03)
Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são
reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o
cozimento do ovo, a queima do papel etc.). (EF04CI04)
Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição
ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária
de energia na produção de alimentos. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar atividades para levantar dados a respeito
da turma durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Puxando conversa, com o objetivo de conhecer o aluno
no primeiro dia de aula; Relatos de experiências; Apresentação do Componente
Curricular; Tempestade de ideias para desenvolver a escuta e o respeito entre
os participantes; Para além das informações triviais como o nome e o
componente que leciona, o professor pode relacionar com gostos e
características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias,
etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo. |
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Feita as apresentações lança
outra proposta na qual todos devem dar suas ideias sobre o tema proposto. Indagar
os alunos o que acham do componente curricular, quais as expectativas para
aprender Ciências (o que aprender, como aprender, pra quê aprender), nesse
momento, poderá utilizar 3 caixinhas para acolher cada resposta, assim os
alunos colocarão nas caixinhas com identificação. Fazer uma dinâmica com
experimento (atravessar um palito de churrasco na bexiga) para aguçar a
curiosidade dos alunos, primeira experiência relacionando a abertura dos
mesmos ao ensino de Ciências, em seguida sugerir que realizem experimentos
escolhidos por eles para apresentar, explicar e socializar com a turma em dia
escolhido pelo professor. Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita
do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos
objetos de conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Aula expositiva utilizando o livro didático,
ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas
estudados; Usar
a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o tópico
“Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que
reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais
e conceituais; Representação de esquemas, gráficos, charges e
histórias em quadrinhos sobre soros e vacinas; Reescrita de texto a respeito
dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato
de seminários a respeito dos biomas estudados e animais em extinção; produção
de poemas, poesias e paródias; Contação de Histórias sobre seres vivos
típicos de cada bioma; Elaboração de
tabelas ilustrativas contendo características dos biomas. Elaboração de
cartazes on-line utilizando PowerPoint ou outros recursos para montagem,
representando os diferentes biomas; Textos fictícios com histórias contadas
por animais que vivem em cada bioma estudado; Atividade prática sobre
classificação dos seres vivos, utilizando caixas com título seres vivos e não
vivos para os alunos separarem as figuras e relatarem os critérios escolhidos
para essa classificação; Utilizar o Infográfico Mundo Árvore para trabalhar
conceitos e organização dos Níveis Taxonômicos; Textos informativos e
reflexivos sobre desequilíbrio ambiental. Leitura, análise
e interpretação de poemas, poesias e paródias sobre as máquinas primitivas;
Contação de Histórias pelos moradores antigos, relacionadas aos objetos de
conhecimento em estudo; Protótipos de máquinas simples (alavanca, roda e roldana, plano
inclinado); Modelos representando máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias
de Itamaraju. Experimentos que demonstram e comprovam mudanças
de estados físicos da matéria; Formas de propagação do calor (condução,
convecção e irradiação); Condução de calor, materiais condutores e isolantes.
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de conceitos, entendida como parte integrante
e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento
dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são
estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem
desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências,
assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular, para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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II TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Matéria e Energia; Terra e Universo |
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TEMAS INTER
CURRICULARES |
OBJETOS DE
CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
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História dos combustíveis e das máquinas térmicas. Programas
e indicadores de saúde pública: Tratamento da doença, sintomas, vacinas e soros. Fenômenos naturais e impactos ambientais. |
Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social) Educação para o consumo |
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HABILIDADES |
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(EF07CI04) Avaliar o
papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o
funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir o
uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo,
para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais
causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir
e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos
materiais e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI09) Interpretar
as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e
comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil,
cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica,
atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à
saúde. (EF07CI10) Argumentar
sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em
informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel
histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e
para a erradicação de doenças. (EF07CI11) Analisar
historicamente o uso da tecnologia na saúde, incluindo a digital, nas
diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de
qualidade de vida. (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou
mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema
afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies,
alteração de hábitos, migração etc. |
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RECOMPOSIÇÃO DAS
APRENDIZAGENS |
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(EF06CI05) Explicar
a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e
funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres
unicelulares e pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou
ausência da carioteca. (EF06CI06) Concluir,
com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os
organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de
organização. (EF04CI08)
Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns
microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas
adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. |
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METODOLOGIA |
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Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto,
discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de
conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de
hipóteses; Aula expositiva utilizando o livro didático,
ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas
estudados; Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem
encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de
conhecimento estudado nos textos do livro didático; Trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Preenchimento de relatórios a partir de análise dos
cartões de vacinas. Elaboração de pranchas explicativas sobre vacinas e
soros; Leitura de gráficos e tabelas a respeito de indicadores de saúde
pública; Elaboração de cartazes; Representação de esquemas, gráficos, charges
sobre vacinas e histórias em quadrinhos sobre a produção dos soros; Campanha
de sensibilização em prol da vacinação pública; Leitura, análise e
interpretação de poemas, poesias e paródias; Pesquisa dirigida sobre
microrganismos causadores de doenças, modo de transmissão, medidas
profiláticas e tratamento; Preenchimento de tabelas com informações a
respeito das vacinas, incluindo analise do cartão de vacina; Leitura e
interpretação do texto “Jeca Tatu”; Modelos
representando os tipos de vermes causadores de doenças, utilizando material comestível ou objetos na água que serão
desconstruídos, a partir daí registrar as observações utilizando fotos e
vídeos |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte
integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato
de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de
avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a
serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para
Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará
com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento, sugere
diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e
assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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III TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Matéria e Energia. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
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Territorialidade, identidade étnica
e multiculturalismo Período:
21/10 a 29/11 |
Composição
do ar Efeito estufa Camada de ozônio Fenômenos naturais Vulcões,
terremotos e tsunamis Estrutura física da Terra: Placas tectônicas e
deriva continental. |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente Ciência e Tecnologia Meio Ambiente |
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HABILIDADES
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(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases,
identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que
podem alterar essa composição. (EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito
estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra,
discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima
dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio
para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua
presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua
preservação. (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões,
terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses
fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas. (EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e
africana com base na teoria da deriva dos continentes. |
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METODOLOGIA
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Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura
compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de
textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões problematizadoras
para levantamento de hipóteses; Análise de gráficos e construção de tabelas; Reprodução
de mapas conceituais e mapas mentais; Aula expositiva utilizando o livro
didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os
temas estudados; Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos
saber? O que aprendemos?),
com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem
para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Textos
informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, causados pela poluição
do ar, experimentos que demonstram as propriedades do ar; construção de
modelos representativos das camadas da atmosfera. Modelos e demonstração de como ocorre os fenômenos
da deriva continental, vulcões, terremotos e tsunamis; |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte
integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato
de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de
avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a
serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para
Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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OBSERVAÇÕES: as habilidades a
serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.
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