|
ESCOLA:
|
||
|
PROFESSOR(A):
|
ANO: 9º |
|
|
OBJETIVO
DA ÁREA:
Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para
que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e
atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza
científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e
participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem
ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao
estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a
natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a
realidade à sua volta. |
||
|
COMPETÊNCIAS GERAIS
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
||
|
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e
vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe
possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
||
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
||
|
Fica estabelecido
que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver
os cinco grandes domínios que são entendidos
como cinco macro competências, e em cada um deles
localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas
entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento com os
outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade: empatia,
respeito e confiança. Resiliência Emocional:
tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura ao novo:
curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
||
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE
CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
||
|
Considerando esses pressupostos, e
em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da
Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem
garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo: 1. Compreender as Ciências da
Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como
provisório, cultural e histórico. 2. Compreender conceitos
fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como
dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de
modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas,
socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para
a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3. Analisar, compreender e explicar
características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e
tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem
entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas
e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das
Ciências da Natureza. 4. Avaliar aplicações e implicações
políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para
propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles
relativos ao mundo do trabalho. 5. Construir argumentos com base em
dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o
respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza. 6. Utilizar diferentes linguagens e
tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das
Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. 7. Conhecer, apreciar e cuidar de
si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana,
fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das
Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8. Agir pessoal e coletivamente com
respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para
tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e
a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos,
democráticos, sustentáveis e solidários. |
||
|
I
TRIMESTRE |
||
|
UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Matéria e
Energia; Terra e Universo |
||
|
TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
|
Avaliar para
Recompor - Estratégias para direcionar os estudos de Ciências Período: 06 a 21/03 Iniciação
Científica e Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa Período: 12/05 a 01/08 |
Fontes e Tipos de Energia; Fontes de energias
naturais renováveis e não renováveis. Energia
e suas transformações, consumo dos equipamentos elétricos e hábitos de
consumo Processos Reprodutivos em Plantas e
Animais. Puberdade,
Métodos Contraceptivos e ISTs. Aspectos Quantitativos das Transformações químicas: Matéria,
estados físicos
da matéria e propriedades da matéria. Reações Químicas. Estrutura da Matéria; Átomos; Modelos atômicos; Eletrosfera em camadas; Elementos Químicos; Classificação dos elementos químicos. Tabela Periódica: Os elementos químicos
e sua organização. |
Saúde
Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Saúde
Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Saúde
Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Educação
para o Consumo |
|
HABILIDADES |
||
|
(EF07CI-AD) Avaliar aplicações e implicações
políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para
propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles
relativos ao mundo do trabalho. (EF07CI-AD)
Identificar as realidades dos estudantes que estão inseridos nesse processo
de aprendizagem, refletir sobre e reconhecer as causas, dificuldades e
limitações de aprendizagem de cada docente. Trabalhar a noção da diversidade
e valorizar as características individuais de cada um. (EF07CI-SE) Agir pessoal e
coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomar decisões frente a questões
científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e
coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários. (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis
e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades
ou cidades. (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com
pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a
circuitos elétricos residenciais. (EF08CI03) Classificar
equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio,
geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia
elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a
partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio
de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico
mensal. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica
(termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças,
seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua
cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em
plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. (EF08CI08) Analisar e explicar as
transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios
sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a
eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de
compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais
adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções
Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10)
Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de
algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir
estratégias e métodos de prevenção. (EF09CI01) Investigar as
mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base
no modelo de constituição submicroscópica. (EF09CI02)
Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações
químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas. (EF09CI03) Identificar modelos
que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de
moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. |
||
|
RECOMPOSIÇÃO |
||
|
(EF06CI01) Classificar como homogênea ou
heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo,
água e areia etc.). |
||
|
METODOLOGIA |
||
|
Trabalhar
atividades para levantar dados a respeito da turma durante as primeiras
semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Puxando
conversa, com o objetivo de conhecer o aluno no primeiro dia de aula; Relatos
de experiências; Minha Checklist para 2024; Entrevista comigo mesmo daqui a
dez anos; Jogo: "A Jornada do Herói Interior"; Apresentação do
Componente Curricular; Tempestade de ideias para desenvolver a escuta e o
respeito entre os participantes; Para
além das informações triviais como o nome e o componente que leciona, o
professor pode relacionar com gostos e características mais pessoais
(músicas, filmes, livros, viagens, memórias, etc.) e pedir para que os alunos
façam o mesmo. Indagar os alunos sobre as expectativas para aprender Ciências (o que
aprender, como aprender, pra quê aprender), utilizar 3 caixinhas para acolher
cada resposta. Estudos de caso; Debate sobre
valores com base nos textos trabalhados. Sondagem dos conhecimentos prévios
através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de
textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura
compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de
textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Propostas dinâmicas de
atividades investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem
encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de
conhecimento estudado nos textos do livro didático; Trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o tópico
“Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que
reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais e conceituais; Representação de esquemas, gráficos, charges e
histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas propostos,
diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;
Produção de poemas, poesias e paródias; Experimentos demonstrando fenômenos
físicos e químicos; Experimentos sobre mudanças de estados físicos da matéria
e transformações químicas; |
||
|
AVALIAÇÃO |
||
|
A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de conceitos,
entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional,
distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do
estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as
competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino
Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas
constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao
definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação
sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de
habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em
etapas posteriores. Por isso, os
alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o
processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante
as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já
realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os
alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas:
resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes
fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A
avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os
alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem
feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do
Componente Curricular, para detectar informações acerca das habilidades
desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios.
Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da
participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de
vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação
de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de
cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos
durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto
avaliação, entre outros. Assim sendo
os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
||
|
II
TRIMESTRE |
||
|
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Matéria e
Energia. Vida e Evolução |
||
|
TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
|
Iniciação
Científica e Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa Período: 12/05 a 01/08 |
Ligações
Químicas: iônica, covalente e metálica. Radiações
e suas aplicações na saúde. Hereditariedade Divisão celular e transmissão dos genes na
reprodução. O trabalho de Mendel. Algumas anomalias
genéticas. Biotecnologia
(transgênicos, projeto genoma e clonagem).
|
Ciência
e Tecnologia Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Saúde Ciência
e Tecnologia Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Educação
para o Consumo |
|
HABILIDADES
|
||
|
(EF09CI02IT)
Compreender
as ligações químicas como resultantes das interações eletrostáticas que
associam átomos, íons e/ou moléculas, de forma a dar maior estabilidade às
substâncias. (EF09CI04)
Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz
podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a
cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. (EF09CI05)
Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de
imagem e som, assim como a transmissão e recepção de dados da internet que
revolucionaram o sistema de comunicação humana. (EF09CI06)
Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e
aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle
remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc. (EF09CI07)
Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina
diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no
tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho,
ultravioleta etc.). (EF09CI08) Associar os gametas
à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre
ancestrais e descendentes. (EF09CI09) Discutir as ideias
de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação),
considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de
características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI04IT) Associar a
possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a
diferenciação celular com inclusão social de indivíduos. |
||
|
RECOMPOSIÇÃO |
||
|
(EF08CI07) Comparar
diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos
mecanismos adaptativos e evolutivos. |
||
|
METODOLOGIA |
||
|
Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Projeção de
slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de
experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em
relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e
expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Construção de
modelos atômicos comestíveis; Construção da
tabela periódica ilustrada e arranjos moleculares; Aula expositiva
utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de
slides abordando os temas estudados; Usar a
brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos
saber? O que aprendemos?),
com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem
para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Elaboração
de cartazes sobre vacinas e soros; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos relacionados a vacinação; Reescrita de
texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Experimentos
para constatar reações químicas; Pesquisa e
seminário sobre alimentos transgênicos; Pesquisa e
seminário sobre biotecnologia; Extraindo DNA da
banana; Construindo
modelo de cromossomos utilizando materiais de sucata; Vídeos
informando sobre os principais cientistas envolvidas nas descobertas acerca
da evolução; Atividade
prática utilizando pinças trabalhando seleção natural; Estudo de Casos; |
||
|
AVALIAÇÃO |
||
|
A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao
definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação
sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de
habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em
etapas posteriores. Por isso, os
alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o
processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante
as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já
realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os
alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas:
resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes
fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A
avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os
alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem
feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do
Componente Curricular. Para detectar informações acerca das habilidades
desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios.
Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da
participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de
vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação
de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes
, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as
aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação,
entre outros. Assim sendo os
estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
||
|
III
TRIMESTRE |
||
|
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Vida e
Evolução; Matéria e Energia; Terra e Universo. |
||
|
TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
|
Territorialidade,
identidade étnica e multiculturalismo.
Período: 21/10 a 29/11 |
Composição,
estrutura e localização do Sistema Vida humana fora da Terra. Ideias evolucionistas Origem da Vida A luta pela sobrevivência dos seres vivos e os
recursos limitados. As ideias de Darwin e Lamarck Seleção natural e artificial. Preservação da biodiversidade Ameaças à biodiversidade Corredores ecológicos: metas de conservação e importância. |
Ciência
e Tecnologia Meio
Ambiente Saúde Educação
para o Consumo Ciência
e Tecnologia Meio
Ambiente Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Saúde |
|
HABILIDADES |
||
|
EF09CI14) Descrever a
composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas
gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar
na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre
bilhões). (EF09CI15) Relacionar diferentes
leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema
Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito,
orientação espacial e temporal etc.). (EF09CI16) Selecionar
argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com
base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas
distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e
interestelares. (EF09CI17) Analisar o
ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das
etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse
processo no nosso planeta. (EF09CI10) Comparar as ideias
evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e
históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua
importância para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com
base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie,
resultantes de processo reprodutivo. (EF09CI04) Planejar e executar
experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela
composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está
relacionada também à cor da luz que o ilumina. (EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na
transmissão e recepção de imagem e som, assim como a transmissão e recepção
de dados da internet que revolucionaram o sistema de comunicação humana. (EF09CI06)
Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e
aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto,
telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc. (EF09CI07) Discutir o papel do avanço
tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X,
ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia,
cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.). (EF09CI03IT) Destacar
a importância do uso responsável de aparelhos eletrônicos (celulares,
tablets, TV, etc) e prejuízos advindos da utilização excessiva para a saúde
física, mental e social da criança e adolescente. (EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações
sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de
distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal
etc.). (EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol
(nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de
estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso
planeta. (EF09CI10) Comparar as
ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos
e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua
importância para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com
base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie,
resultantes de processo reprodutivo. (EF09CI12)
Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da
biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de
unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e
as atividades a eles relacionadas. (EF09CI13)
Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas
ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de
consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. |
||
|
RECOMPOSIÇÃO |
||
|
(EF08CI15) Identificar
as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações
nas quais elas possam ser medidas. (EF08CI08)
Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a
atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. |
||
|
METODOLOGIA |
||
|
Sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura
compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de
textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Análise de
gráficos e construção de tabelas; Reprodução de mapas conceituais e mapas
mentais; Aula expositiva utilizando
o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides
abordando os temas estudados; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Usar a
brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos
saber? O que aprendemos?),
com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem
para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Usar a
brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Pesquisa dirigida sobre radiações e seus usos em medicina,
agricultura, indústria e artes (radiografia, gamagrafia e tomografia); Experimentos que relacionados as ondas e
utilização, ondas mecânicas e eletromagnéticas, som e características; Textos
informativos e reflexivos sobre o uso responsável de aparelhos eletrônicos. Campanhas
alertando sobre o uso constante do celular. Pesquisa
dirigida sobre a relação do universo com os indígenas e africanos. Construção de
protótipo de foguete, com lançamento e apresentação de curiosidades sobre
esse instrumento; Construção de modelo do Planetário. Leitura e
interpretação de textos a respeito dos problemas ambientais ocorridos no
Brasil; Aulas de campo nas margens
dos principais rios que banham a cidade; Aula de campo no Parque Nacional do Descobrimento, orientada com uso de
relatório e registros fotográficos; Debate regrado sobre os principais problemas ambientais que afetam
nossa cidade. |
||
|
AVALIAÇÃO |
||
|
A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao
definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação
sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de
habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em
etapas posteriores. Por isso, os
alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o
processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante
as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já
realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os
alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas:
resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes
fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A
avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os
alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem
feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do
Componente Curricular. Para detectar informações acerca das habilidades
desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios
Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da
participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de
vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação
de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de
cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos
durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação,
entre outros. Assim sendo os
estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
||
|
OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem
de objeto de conhecimento trabalhados. |
||
Nenhum comentário:
Postar um comentário