11º Encontro de Articulação

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                                         Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2021

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 15/09/2021

HORÁRIO: 8:00h às 10:00h (matutino)

                    14:00h às 16:00h (vespertino)

 

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Parábola do Lápis

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou-lhe:
– Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
– Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
– Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida...
– Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
“Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”.

“Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor”.
“Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça”.
“Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você”.

“Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca”.
– Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.

"O tempo cura o que a razão não consegue curar!"

Autor: Desconhecido

Agora vamos nos colocar no lugar deste lápis, sim, o da parábola é o mesmo que se encontra nas mãos de vocês. Reflita e comente as questões abaixo:

1- Assim como o lápis, você sabe que para viver em sociedade é necessário ter amigos, apoio. Nesse período pandêmico, e de ensino remoto, quem foi seu ombro amigo, seu auxílio?

2- A ponta do lápis quebra, e por isso precisa ser apontada, afiada. Agora responda: Durante esse período surgiram dificuldades, tal qual a ponta quebrada do lápis que nos impede de escrever. Como você se permitiu ser moldado, afiado, refeito, para seguir adiante com suas metas?

3- Todo lápis quando bem apontado, revela suas qualidades: força, cor, beleza, tamanho, marca, etc. E você, durante esse período conseguiu mostrar e compartilhar as suas qualidades, para a realização de algo?

4- A escrita do lápis pode ser apagada facilmente. Escrever com o lápis nos dá a oportunidade de apagar algumas  reflexões e reescrever nossa trajetória e ações. Durante esse período você soube rever seus passos e ações pessoais e profissionais?

5- Ao escrever o lápis deixa marcas. Durante a sua caminhada, foi possível perceber e entender as marcas, legados que as outras pessoas compartilharam? Quais marcas você, conseguiu deixar durante esse percurso? Como?

6- Ao lermos a parábola do lápis, é possível perceber que todos nós temos um propósito de vida, uma missão. Qual é a sua missão, propósito, enquanto ser humano e educador? Está conseguindo cumprir essa missão? Anote essa missão utilizando esse lápis e este pedaço de papel.

CONCLUSÃO

Lembre-se sempre e nunca se esqueça, se torne a melhor pessoa que podes ser.

 

1 – Serás capaz de grandes coisas, mas somente se permitires ser sustentado pelas mãos de Deus, e deixar que outros se aproximem para partilhar dos muitos dons que tens.

2 –De tempos em tempos experimentarás sofrimentos profundos, ao enfrentar os vários problemas, mas isto te será necessário para te tornares uma pessoa forte.

3 – Serás capaz de corrigir erros que talvez cometas, e mesmo crescer com eles.

4- O mais importante será sempre o que está dentro de ti.

5 – Por onde andares, tens de deixar tuas marcas. Não importa a situação, deves continuar servindo a Deus em tudo.

Todo mundo é como um lápis: Feito pelo Criador com um propósito único e especial.

Compreender e lembrar permite-nos continuar a vida com significado no coração e na relação diária com Deus.

FOSTE FEITO PARA REALIZAR GRANDES COISAS!!

 

Conselho do Dia

“Ser otimista não tem nada a ver com ter expectativas; então precisamos desvincular. É, na verdade, um exercício diário para manter a esperança de que tempos melhores virão, apesar de coisas ruins acontecerem”, ensina Adriana.

3º Momento: Apresentação do Plano de operacionalização do retorno às aulas semipresenciais

4º Momento: Retorno as aulas semipresenciais/Semana Diagnóstico

Volta às aulas: como acolher os alunos no retorno às aulas presenciais

A certeza é que a volta às aulas presenciais, em um cenário atípico, exigirá uma adaptação das escolas. As mudanças não têm relação apenas com a contenção da pandemia e segurança com a saúde, mas também devem considerar o acolhimento dos alunos.

Por que acolher os alunos no retorno às aulas presenciais?

Assim como aconteceu com os adultos, a pandemia abalou psicologicamente as crianças e jovens. Além do isolamento social, em que elas precisaram mudar a rotina e ficar em quarentena, outras questões referentes ao assunto tiveram um impacto grande em suas vidas. Um deles é o receio de eles próprios ou seus familiares contraírem o vírus. 

O papel dos professores no acolhimento dos alunos

Os professores têm um papel importantíssimo no acolhimento dos alunos na volta às aulas presenciais. Eles são os mais próximos dos alunos. Por ter o contato diário com eles, serão os primeiros a serem procurados em caso de problemas. Por isso, é preciso que eles se mostrem próximos e à disposição para ouvir e ajudar diante de qualquer desconforto.

Os professores também devem estar atentos com relação aos diferentes comportamentos dos estudantes. Desde atitudes do dia a dia, até o desempenho escolar. Diante disso, é importante informar os gestores e responsáveis pelo aluno. Eles também devem ser os responsáveis por propor as atividades diferentes em aula, como as rodas de conversas.

5º Momento: Relatos sobre a aplicação da sétima Sequência Didática trabalhada

Considerações sobre aplicabilidade das sequências em 35 minutos, cumprimento da metodologia e alunos participantes das aulas síncronas.

6º Momento: Direcionamento para elaboração da 11ª Sequência Didática

Sobre a Sequência Diagnóstica

“Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco” este é o tema Inter curricular a ser trabalhado. Utilizar uma metodologia que sonde a leitura, a escrita, a produção textual e a interpretação, porém, abordando o conhecimento sobre o objeto de conhecimento estudado. Produzir material textual do que está proposto no Planejamento Anual.

7º Momento: Pré Planejamento para acolher os Pais e Alunos nas Escolas.  

No momento, em grupo, os professores rascunham as ideias a serem apresentadas posteriormente assim que todos tiverem contribuído.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário