Articulação Cie 17 de Julho de 2024

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE

                                                     EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2024

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 17/07/2024

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30h às 17:00h (vespertino)

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração (8:00 ás 8:05)

Esperar os professores com músicas referentes a adolescência deles, colocar em cada cadeira um bis com um cartão (cores diferentes para montar os grupos de estudo) de acolhida, frases motivacionais. Entregar ao final do encontro um cartão contendo chocolate talento.

2º Momento: Dinâmica/"Caixa de Sentimentos" (8:05 às 9:05h)

Objetivo:

  • Auxiliar professores a compreender e empatizar com os sentimentos e desafios enfrentados pelos adolescentes.
  • Promover a reflexão sobre estratégias eficazes para lidar com essas emoções em sala de aula.

Material:

  • Caixa grande (pode ser decorada de forma colorida e chamativa).
  • Cartões ou pedaços de papel.
  • Canetas ou marcadores.

Passo a Passo:

1.      Introdução (10 minutos):

o    Explique aos professores que a atividade é projetada para ajudá-los a compreender melhor as emoções que os adolescentes enfrentam.

o    Fale brevemente sobre a importância de reconhecer e lidar com essas emoções de forma eficaz.

2.      Preparação (5 minutos):

o    Coloque a caixa no centro da sala.

o    Distribua cartões ou pedaços de papel e canetas para todos os participantes.

3.      Escrita dos Sentimentos (10 minutos):

o    Peça aos professores que pensem nos sentimentos comuns que os adolescentes podem experimentar (e.g., ansiedade, medo, alegria, confusão).

o    Cada professor deve escrever um sentimento em um cartão.

o    Quando terminarem, os cartões devem ser dobrados e colocados dentro da caixa.

4.      Discussão em Grupo (20 minutos):

o    Divida os professores em pequenos grupos de 4 a 6 pessoas.

o    Cada grupo deve sortear 3 cartões da caixa.

o    Os grupos devem discutir as seguintes questões:

§  Quais são as causas possíveis desses sentimentos nos adolescentes?

§  Como esses sentimentos podem se manifestar no comportamento em sala de aula?

§  Que estratégias podem ser usadas para ajudar os adolescentes a lidar com esses sentimentos?

5.      Apresentação dos Grupos (15 minutos):

o    Cada grupo apresenta suas conclusões para o restante dos participantes.

 

3º Momento: Lanche (9:05 às 9:20h)

4º Momento: Apresentação do Documentário “Nunca me Sonharam” (9:20 ás 11:00h)

É comum haver relatos de professores sobre as dificuldades em lidar com alunos adolescentes. As características dessa fase, como necessidade maior de autonomia, pertencimento e contestação, chamam muito a atenção dos educadores, mas nem todos conseguem entendê-las e aproveitá-las para a construção de aprendizagens e de novas possibilidades para a escola. Durante a adolescência, há uma série de mudanças físicas e comportamentais, mas como ir além da observação e usar o potencial dessas transformações em prol da Educação? Foi pensando nisso, que trouxemos essa formação (nesse momento faz uma breve observação sobre o projeto do Governo Federal “Escola das Adolescências”).

O documentário "Nunca Me Sonharam" é uma excelente ferramenta de provocar reflexões e discussões profundas sobre a realidade dos adolescentes e a educação no Brasil. Aqui estão algumas questões para guiar essa discussão:

  1. Impressões Iniciais
    • Quais foram suas impressões iniciais sobre o documentário?
    • Alguma história ou personagem em particular chamou sua atenção? Por quê?

Temas Centrais do Documentário

  1. Desigualdade Educacional
    • Como o documentário aborda a questão da desigualdade educacional no Brasil?
    • De que maneiras a desigualdade afeta os adolescentes apresentados no filme?
  2. Sonhos e Expectativas
    • Quais são os sonhos e expectativas dos jovens retratados no documentário?
    • Como a escola pode contribuir ou dificultar a realização desses sonhos?
  3. Desafios da Educação Pública
    • Quais são os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos nas escolas públicas mostradas no documentário?
    • Você já vivenciou ou testemunhou desafios semelhantes em sua experiência profissional?

Oriente os professores a ficarem atentos aos pontos relacionados acima durante a exibição do documentário, para a socialização das impressões que tiveram. Faça cópias de todas as questões, entregue a cada participante, porém, a discussão geral será apenas das Impressões Iniciais.

5º Momento: Aprofundando no Tema (11:00 às 11:30h)

Trabalhar o tema “Adolescência: como usar características dessa fase a favor da aprendizagem?”

A Escola deve abrir espaço para estudantes se expressarem e aproveitar potencialidade das mudanças físicas e comportamentais para a construção de aprendizagens significativas

Dividir a temática em subtemas para os grupos apresentarem utilizando estratégias diferentes, conforme orientações abaixo:

GRUPO 01: Educação em Foco/Documentário “Nunca me Sonharam”

O grupo apresentará a sessão “Tema Central” (disponível no  4º momento) e “Questões Gerais” descritas abaixo, como um programa de entrevista em mesa redonda, irão encenar esse tipo de programa.

Questões Gerais

Importância dos Educadores

    • Como os professores podem fazer a diferença na vida dos alunos, mesmo em contextos desafiadores?
    • Que estratégias e atitudes dos professores no documentário você considerou inspiradoras ou eficazes?

Relação com a Adolescência

Características da Adolescência

    • De que maneiras as características típicas da adolescência (como a busca por identidade e a necessidade de aceitação) aparecem no documentário?
    • Como essas características influenciam a relação dos alunos com a escola e a aprendizagem?

Reflexão e Ação

Reflexão Pessoal

    • O documentário mudou ou reforçou sua visão sobre a educação pública e os adolescentes no Brasil?
    • Que insights ou aprendizados você pode aplicar na sua prática diária como educador?

Ações Práticas

    • Quais ações concretas podemos tomar para apoiar nossos alunos de maneira mais eficaz, considerando os desafios apresentados no documentário?
    • Como podemos colaborar com colegas, famílias e a comunidade para melhorar a experiência educacional dos adolescentes?

Políticas Públicas

    • Que políticas públicas poderiam ajudar a melhorar a situação das escolas e dos alunos retratados no documentário?

Inovação e Criatividade

    • Que exemplos de inovação e criatividade na educação foram mostrados no documentário?
    • Como podemos implementar práticas inovadoras em nosso contexto escolar, mesmo com recursos limitados?

GRUPO 02: Apresentação de um cordel/ Escola deve abrir espaço para estudantes se expressarem e aproveitar potencialidade das mudanças físicas e comportamentais para a construção de aprendizagens significativas

O grupo deverá apresentar uma pequena introdução das considerações pontuadas no texto, em seguida, apresentam o cordel.

GRUPO 03: Mapa Mental/ Como lidar com as dificuldades e potencialidades dos adolescentes

Elaborar um mapa mental para apresentar o subtema.

GRUPO 04: Atividade de Follow-up/Necessidade de Escuta e Valorização e estímulo às competências socioemocionais.

O grupo deverá analisar os textos e criar estratégias de “follow-up” para possíveis atividades criadas para atender o adolescente.

O “follow-up”  significa  “acompanhamento” ou “seguimento”, é uma prática crucial no contexto de gerenciamento de projetos e atividades, que envolve monitorar e manter um acompanhamento constante das etapas, ações e progressos realizados após a implementação inicial.

 










 







 

 

 

 

 

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