4º Encontro de Articulação Cie 2024

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

                  Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

                                                ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2024

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 17/04/2024

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30h às 17:00h (vespertino

PAUTA:

1º Momento: Acolhida

2º Momento: Oração

Leitura do texto compartilhada e reflexão.

POEMA DIVINO🌻  

 

       Pai nosso, que estás no céu, na terra, no fogo, na água e no ar.

Pai nosso, que estás nas flores, no canto dos pássaros, no coração a pulsar; que estás na compaixão, na caridade, na paciência e no gesto de perdão.

Pai nosso, que estás em mim, que estás naquele que eu amo, naquele que me fere, naquele que busca a verdade.

Pai nosso, que estás naquele que caminha comigo e naquele que já partiu, deixando-me a alma ferida pela saudade.

Santificado seja o Teu nome por tudo o que é belo, bom, justo e gracioso, por toda a harmonia da Criação.

Sejas santificado por minha vida, pelas oportunidades tantas, por aquilo que sou, tenho e sinto e por me conduzir à perfeição.

Venha a nós o Teu reino de paz e justiça, fé e caridade, luz e amor. Reino que sou convocado a construir através da mansidão de espírito, reflexo da grandeza interior.

Seja feita a Tua vontade, ainda que minhas rogativas prezem mais o meu orgulho do que as minhas reais necessidades.

 

Ainda que muitas vezes eu não compreenda mais do que o silêncio em resposta às minhas preces, não Te ouvindo assim dizer: Filho aguarda, tua é toda a eternidade.

 

O pão nosso de cada dia me dá hoje e que eu possa dividi-lo com meu irmão. As condições materiais que ora tenho de nada servem se não me lembro de quem vive na aflição.

 

Pão do corpo, pão da alma, pão que é vida, verdade e luz. Pão que vem trazer alento e alegria: é o Evangelho de Jesus.

 

Perdoa as minhas ofensas, os meus erros, as minhas faltas. Perdoa quando se torna frio meu coração; quando permito que o mal se exteriorize na forma de agressão

Que, mais do que falar, eu saiba ouvir. Que, ao invés de julgar, eu busque acolher. Que, não cultivando a violência, eu semeie a paz. Que, dizendo não às exigências em demasia, possa a todos agradecer.

Perdoa-me, assim como eu perdoar àqueles que me ofenderem, mesmo quando meu coração esteja ferido pelas amarguras e dissabores da ingratidão.

 

Possa eu, Senhor da Vida, lembrar de que nenhuma mágoa é eterna e de que o único caminho que me torna sublime é a humilde estrada da reconciliação.

 

Não me deixes cair nas tentações dos erros, vícios e egoísmo, que me tornam escravo de minha malevolência.

 

Antes, que Tua luz esteja sobre mim, iluminando-me, para que eu te encontre dentro de minh’alma, como parte que és de minha essência.

 

E livra-me de todo o mal, de toda violência, de todo infortúnio, de toda enfermidade. Livra-me de toda dor, de toda mágoa e de toda desilusão.

 

Mas ainda assim, quando tais dificuldades se fizerem necessárias, que eu tenha força e coragem de dizer: Obrigado, Pai, por mais esta lição!

Tudo o que nos cerca é poesia Divina. Há um traço de Deus em cada ser da Criação.

 

Busquemos por Ele no desabrochar das flores, no correr das águas, no canto do vento, no cintilar das estrelas.

 

Mas, acima disso, busquemos por Ele em nosso interior. Basta que, por

um instante, fechemos os olhos e O sintamos: lá Ele está dando rima aos versos de nossas vidas...

 

(Autor desconhecido )

 

3º Momento: Apresentação e fechamento do Projeto Meio Ambiente

Apresentar os objetos de conhecimento dos outros componentes para o projeto, a metodologia, acréscimos de temas, alterações e sugestões para culminância e datas.

4º Momento: Apresentação e fechamento da Sequência Didática

A quarta sequência didática está com ênfase no desenvolvimento das habilidades propostas para o ensino de Ciências, referentes ao tema intercurricular “Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!” e letramento. É preciso utilizar uma metodologia com práticas inovadoras, uso das tecnologias e estratégias intervencionistas, sala de aula invertida, etc. Estimular os estudantes a construírem atividades práticas para obtenção do seu próprio conhecimento e desenvolvendo das competências socioemocionais e cognitivas.

Os grupos deverão socializar as produções das sequências didáticas, conforme orientações no direcionamento, porém, antes, deverão preencher a cheklist da sequência didática. Somente após as apresentações, os demais grupos farão as intervenções para fechamento das sequências. Segue abaixo as habilidades e objetos de conhecimentos relacionados para cada ano.

6º ANO

Período: 22/04 a 03/05

Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental.

Objetos de Conhecimento: Matéria e substâncias; Transformações da Matéria; Materiais sintéticos; Produção de medicamentos e automedicação; O Plástico e o meio ambiente.

Habilidades: (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).  (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. (EF06CI04IT) Identificar os tipos de medicamentos — fitoterápicos, alopáticos, manipulados, entre outros — e outros materiais sintéticos (como fios de nylon, plásticos, etc.), reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. (EF06CI05IT) Reconhecer que os medicamentos podem auxiliar no tratamento e manutenção da saúde, mas também que a automedicação é prejudicial e tem consequências para o organismo.

7º ANO

Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Preservando nossos Biomas

Objetos de Conhecimento: Diversidade de ecossistemas; Os ecossistemas brasileiros (ou biomas); Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.

Habilidades: (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

(EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles.

8º ANO

Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Caminhos Sustentáveis: Uso consciente de energia elétrica

Objetos de Conhecimento: Uso consciente de energia elétrica. Impactos da Geração de Energia; Consumo responsável de energia; Roda d’água; Energia Alternativa.

Habilidades: (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI04IT) Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia e seu impacto sobre o meio ambiente. (EF07CI05IT) Avaliar limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas. (EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no meio ambiente.

9º ANO

Tema Inter Curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Soluções pra viver em equilíbrio com o Planeta.

Objetos de Conhecimento: Preservação da biodiversidade-ameaças à biodiversidade;

Habilidades: (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

5º Momento: Lanche

6º Momento: Simulado

 

Datas: 11 a 14/06

Revisão: 03 a 07/06

 

Apresentar os objetos de conhecimento para escolha da avaliação do simulado.

 

6º ANO

Água: um solvente universal. Propriedades da água; os estados físicos da água e ciclo.

Misturas homogêneas e heterogêneas. Separação de misturas Água potável e tratamento. Uso de agrotóxicos no solo e na água, avaliando os impactos Socioambientais.

Matéria e substâncias; Transformações da Matéria; Materiais sintéticos; Produção de medicamentos e automedicação; O Plástico e o meio ambiente.

Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção.

 

7º ANO

Definição de Saúde, microrganismos e doenças.

Classificação do mosquito Aedes aegypti.

Tratamento da doença, sintomas, vacinas e soros.

Dengue

Diversidade de ecossistemas;

Os ecossistemas brasileiros ou biomas.

Amazônia;

Cerrado;

Mata Atlântica;

Pantanal;

Pampa;

Ecossistemas Aquáticos;

Cadeias e Teias alimentares;

Como é medida a biodiversidade de um bioma.

Espécies em extinção da Mata Atlântica.

 

8º ANO

Sistema Imunitário Humano: imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas) e imunidade específica.

Sistema Imunitário Humano: imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas) e imunidade específica.

Como o corpo se defende da doença Dengue. Tipos de Dengue.

Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis. Energia e suas transformações, consumo dos equipamentos elétricos e hábitos de consumo;

Impactos da Geração de Energia;

Consumo responsável de energia.

 

9º ANO

Fenômenos Físicos e Químicos.

Matéria, estados físicos da matéria e propriedades da matéria.  

Preservação da biodiversidade

Ameaças à biodiversidade

Corredores ecológicos: metas de conservação e importância.

Problemas Ambientais em Itamaraju gerados pela exploração dos Recursos naturais.

 

7º momento: Formação sobre Intervenção Pedagógica

Após a formação orientar os docentes a preparar uma aula de intervenção utilizando as ações de intervenção pedagógica atualmente. Dividir por grupos de turno.

Aulas de revisão de conteúdos-chave

Conteúdos em microlearning

Gamificação

Sala de aula invertida

Plataforma digital de aprendizagem

Aprendizagem baseada em projetos

Aprendizagem baseada em problemas

Aprendizagem entre pares

Formação de grupos de estudo

Aplicação de conteúdos digitais 

                                                   

                                         

                                 

                         

                                       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário