PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA:
17/04/2024
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino
PAUTA:
1º Momento: Acolhida
2º Momento: Oração
Leitura
do texto compartilhada e reflexão.
POEMA
DIVINO🌻
Pai nosso, que estás no céu, na terra,
no fogo, na água e no ar.
Pai
nosso, que estás nas flores, no canto dos pássaros, no coração a pulsar; que
estás na compaixão, na caridade, na paciência e no gesto de perdão.
Pai
nosso, que estás em mim, que estás naquele que eu amo, naquele que me fere,
naquele que busca a verdade.
Pai
nosso, que estás naquele que caminha comigo e naquele que já partiu,
deixando-me a alma ferida pela saudade.
Santificado
seja o Teu nome por tudo o que é belo, bom, justo e gracioso, por toda a
harmonia da Criação.
Sejas
santificado por minha vida, pelas oportunidades tantas, por aquilo que sou,
tenho e sinto e por me conduzir à perfeição.
Venha
a nós o Teu reino de paz e justiça, fé e caridade, luz e amor. Reino que sou
convocado a construir através da mansidão de espírito, reflexo da grandeza
interior.
Seja
feita a Tua vontade, ainda que minhas rogativas prezem mais o meu orgulho do
que as minhas reais necessidades.
Ainda
que muitas vezes eu não compreenda mais do que o silêncio em resposta às minhas
preces, não Te ouvindo assim dizer: Filho aguarda, tua é toda a eternidade.
O
pão nosso de cada dia me dá hoje e que eu possa dividi-lo com meu irmão. As
condições materiais que ora tenho de nada servem se não me lembro de quem vive
na aflição.
Pão
do corpo, pão da alma, pão que é vida, verdade e luz. Pão que vem trazer alento
e alegria: é o Evangelho de Jesus.
Perdoa
as minhas ofensas, os meus erros, as minhas faltas. Perdoa quando se torna frio
meu coração; quando permito que o mal se exteriorize na forma de agressão
Que,
mais do que falar, eu saiba ouvir. Que, ao invés de julgar, eu busque acolher.
Que, não cultivando a violência, eu semeie a paz. Que, dizendo não às
exigências em demasia, possa a todos agradecer.
Perdoa-me,
assim como eu perdoar àqueles que me ofenderem, mesmo quando meu coração esteja
ferido pelas amarguras e dissabores da ingratidão.
Possa
eu, Senhor da Vida, lembrar de que nenhuma mágoa é eterna e de que o único
caminho que me torna sublime é a humilde estrada da reconciliação.
Não
me deixes cair nas tentações dos erros, vícios e egoísmo, que me tornam escravo
de minha malevolência.
Antes,
que Tua luz esteja sobre mim, iluminando-me, para que eu te encontre dentro de
minh’alma, como parte que és de minha essência.
E
livra-me de todo o mal, de toda violência, de todo infortúnio, de toda
enfermidade. Livra-me de toda dor, de toda mágoa e de toda desilusão.
Mas
ainda assim, quando tais dificuldades se fizerem necessárias, que eu tenha
força e coragem de dizer: Obrigado, Pai, por mais esta lição!
Tudo
o que nos cerca é poesia Divina. Há um traço de Deus em cada ser da Criação.
Busquemos
por Ele no desabrochar das flores, no correr das águas, no canto do vento, no
cintilar das estrelas.
Mas,
acima disso, busquemos por Ele em nosso interior. Basta que, por
um
instante, fechemos os olhos e O sintamos: lá Ele está dando rima aos versos de
nossas vidas...
(Autor
desconhecido )
3º
Momento: Apresentação e fechamento do Projeto
Meio Ambiente
Apresentar
os objetos de conhecimento dos outros componentes para o projeto, a
metodologia, acréscimos de temas, alterações e sugestões para culminância e
datas.
4º Momento: Apresentação e fechamento da Sequência Didática
A
quarta sequência didática está com ênfase no desenvolvimento das habilidades
propostas para o ensino de Ciências, referentes ao tema intercurricular “Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!” e letramento.
É preciso utilizar uma metodologia com práticas inovadoras, uso das tecnologias
e estratégias intervencionistas, sala de aula invertida, etc. Estimular os estudantes
a construírem atividades práticas para obtenção do seu próprio conhecimento e desenvolvendo
das competências socioemocionais e cognitivas.
Os
grupos deverão socializar as produções das sequências didáticas, conforme
orientações no direcionamento, porém, antes, deverão preencher a cheklist da
sequência didática. Somente após as apresentações, os demais grupos farão as
intervenções para fechamento das sequências. Segue abaixo as habilidades e
objetos de conhecimentos relacionados para cada ano.
6º
ANO
Período:
22/04 a 03/05
Tema
Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!
Subtema:
Materiais sintéticos: identificação de
materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental.
Objetos de Conhecimento: Matéria e
substâncias; Transformações da Matéria; Materiais sintéticos; Produção de
medicamentos e automedicação; O Plástico e o meio ambiente.
Habilidades: (EF06CI02) Identificar
evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de
materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de
ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio
etc.). (EF06CI04) Associar a produção de
medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e
tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. (EF06CI04IT)
Identificar os tipos de medicamentos — fitoterápicos, alopáticos, manipulados,
entre outros — e outros materiais sintéticos (como fios de nylon, plásticos,
etc.), reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo desenvolvimento da
ciência e da tecnologia. (EF06CI05IT)
Reconhecer que os medicamentos podem auxiliar no tratamento e manutenção da
saúde, mas também que a automedicação é prejudicial e tem consequências para o
organismo.
7º
ANO
Tema Inter curricular: Juntos pelo
Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!
Subtema:
Preservando nossos Biomas
Objetos
de Conhecimento: Diversidade de ecossistemas; Os
ecossistemas brasileiros (ou biomas); Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e
Caatinga.
Habilidades: (EF07CI07) Caracterizar
os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água,
ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
(EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da
Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles.
8º ANO
Tema Inter curricular: Juntos pelo
Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!
Subtema: Caminhos Sustentáveis: Uso consciente de
energia elétrica
Objetos de Conhecimento: Uso consciente de
energia elétrica. Impactos da Geração de Energia; Consumo responsável de
energia; Roda d’água; Energia Alternativa.
Habilidades:
(EF08CI05) Propor
ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou
comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de
sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de
consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de
geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas
semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia
chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração de
energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa
energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI04IT)
Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente
da energia e seu impacto sobre o meio ambiente. (EF07CI05IT) Avaliar
limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela
instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas
hidrelétricas. (EF08CI06BA)
Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando
em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o
impacto que pode causar no meio ambiente.
9º ANO
Tema Inter Curricular: Juntos pelo
Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!
Subtema: Soluções
pra viver em equilíbrio com o Planeta.
Objetos de Conhecimento: Preservação da
biodiversidade-ameaças à biodiversidade;
Habilidades:
(EF09CI13)
Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas
ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo
consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
5º
Momento: Lanche
6º
Momento: Simulado
Datas: 11 a 14/06
Revisão: 03 a 07/06
Apresentar os objetos de
conhecimento para escolha da avaliação do simulado.
6º ANO
Água: um solvente universal. Propriedades
da água; os estados físicos da água e ciclo.
Misturas homogêneas e heterogêneas. Separação de misturas Água
potável e tratamento. Uso de agrotóxicos no solo e na água,
avaliando os impactos Socioambientais.
Matéria e substâncias;
Transformações da Matéria; Materiais sintéticos; Produção de medicamentos e
automedicação; O Plástico e o meio ambiente.
Materiais sintéticos: identificação de
materiais sintéticos, origem, produção.
7º ANO
Definição de Saúde, microrganismos e
doenças.
Classificação do mosquito Aedes aegypti.
Tratamento da doença, sintomas,
vacinas e soros.
Dengue
Diversidade de ecossistemas;
Os
ecossistemas brasileiros ou biomas.
Amazônia;
Cerrado;
Mata Atlântica;
Pantanal;
Pampa;
Ecossistemas
Aquáticos;
Cadeias
e Teias alimentares;
Como
é medida a biodiversidade de um bioma.
Espécies em extinção da Mata
Atlântica.
8º ANO
Sistema Imunitário
Humano: imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas) e imunidade
específica.
Sistema Imunitário
Humano: imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas) e imunidade
específica.
Como o
corpo se defende da doença Dengue. Tipos de Dengue.
Fontes de energias
naturais renováveis e não renováveis. Energia e suas transformações, consumo dos equipamentos elétricos e
hábitos de consumo;
Impactos da Geração de Energia;
Consumo responsável de energia.
9º ANO
Fenômenos Físicos e Químicos.
Matéria, estados físicos da matéria e propriedades da matéria.
Preservação
da biodiversidade
Ameaças
à biodiversidade
Corredores ecológicos: metas de conservação e importância.
Problemas Ambientais em Itamaraju
gerados pela exploração dos Recursos naturais.
7º momento: Formação sobre
Intervenção Pedagógica
Após a formação orientar
os docentes a preparar uma aula de intervenção utilizando as ações de
intervenção pedagógica atualmente. Dividir por grupos de turno.
Aulas de revisão de
conteúdos-chave
Conteúdos em
microlearning
Gamificação
Sala de aula invertida
Plataforma digital de
aprendizagem
Aprendizagem baseada em
projetos
Aprendizagem baseada em
problemas
Aprendizagem entre pares
Formação de grupos de
estudo
Aplicação de conteúdos
digitais
Nenhum comentário:
Postar um comentário