3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS |
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Subtema: A química em nossa vida |
Unidade
Temática: Matéria e Energia |
Objetos de
Conhecimento: Mudança de estados físicos
da matéria e propriedades da matéria. |
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Ano:
9º Período: 28/04 a
09/05 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar
essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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·
Propor modelos, a nível submicroscópico, que
expliquem algumas propriedades das substâncias. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Mudança de Estados Físicos da Matéria Etapa 01: Sistematizando o conhecimento
(10 min) Dê
continuidade à aula abordando estados físicos da matéria, concluindo com os
estudantes sobre os arranjos das moléculas, forma, volume, a organização e
movimentação das partículas em cada estado físico. Você pode utilizar o livro
A Conquista Ciências 9º ano página 40 e também outro material de apoio, como uma apresentação
de slides com imagens que possibilitem a visualização das partículas nos três
estados físicos. Etapa 02: Indo mais além (10 min) Solicite
que os alunos/ou professor peguem um copo, coloque água e cubos de gelo e que
aguardem até que o copo fique molhado por fora, ou mostre a imagem abaixo. Etapa 03: Concluindo (10 min) Solicite
que eles escrevam em seus cadernos qual ou quais transformações de estado
estão acontecendo com aquele copo com gelo. Alerte-os para que não se
preocupem em nomear cada transformação: devem apenas indicar as fases em
transformação. Etapa 04:Aprofundando no Tema (20
min) No
momento seguinte, peça que leiam suas respostas. É provável que os estudantes
indiquem apenas a fusão do gelo na parte interna do copo (passagem do estado
sólido para o líquido) e a condensação do vapor de água presente no ar
(passagem do estado de vapor para o líquido) na parte externa do copo.
Questione-os se é possível a água sofrer evaporação (passar do estado líquido
para o vapor) nesta situação. Provavelmente eles vão responder que não é
possível que a água vaporize nesta temperatura. Explique-lhes, então, que a
evaporação ocorre em todas as temperaturas. O que muda é a velocidade com que
a água ou qualquer líquido irá evaporar. Aproveite para fazer a diferenciação
entre evaporação e ebulição. Mencione que ambos os processos transformam o
líquido em vapor, mas, na ebulição, essa passagem ocorre de maneira rápida, com
formação de bolhas e a determinada temperatura, que varia de acordo com a
substância e a pressão atmosférica, denominada “temperatura de ebulição”.
Aproveite o exemplo da ebulição e explique aos estudantes que esse processo
necessita de uma fonte de energia e que geralmente utilizamos energia
térmica, como o calor do fogo. Explique também que os processos que ocorrem
com absorção de calor, como a ebulição da água, são denominados processos
endotérmicos. E que os processos que ocorrem com liberação de calor são
denominados processos exotérmicos. Peça-lhes que façam a associação entre as
outras transformações e a energia térmica recebida ou liberada. Você pode
utilizar o livro A Conquista Ciências 9º ano na página 42 e 43. AULA 02 Tema: Mudanças de Estados Físicos Etapa 05: Mão na massa I (15 min) Solicite
que os estudantes elaborem um esquema, pode ser uma tabela, um mapa
conceitual, um infográfico, sobre as transformações do estado físico
estudadas. Peça que usem da criatividade! Etapa 06: Revisando o tema (35
min) Inicie
a aula perguntando aos estudantes quais são os estados físicos da matéria. Em
seguida, peça que identifiquem exemplos de objetos ou substâncias presentes
na sala de aula que estão nos estados sólido, líquido e gasoso. Algumas
possibilidades de resposta são: caneta, livro, cadeira, carteira, giz, quadro
de giz, caderno (estado sólido); água em garrafa, suor na pele, sangue no
interior dos vasos, saliva (estado líquido); ar do ambiente, ar contido nos
pulmões (estado gasoso). Em
seguida, desenhe no quadro de giz o contorno de três recipientes iguais
tampados e abaixo de cada um deles escreva o nome dos estados físicos na
seguinte sequência: sólido, líquido e gasoso. Mantenha um espaço entre um
recipiente e outro, pois esse esquema será complementado ao final da aula com
setas e o nome das mudanças de estado físico. Peça
aos estudantes que imaginem que os três recipientes contêm a mesma quantidade
de água e o que diferencia o conteúdo dos potes é o estado físico em que a
água se encontra. Oriente-os
a concluir que o estado físico influencia a organização e a mobilidade de
átomos e moléculas. Solicite que reproduzam o esquema do quadro em seus
cadernos (lembre-se de orientá-los a manter um espaço entre os recipientes) e
desenhem como as moléculas de água (nessa atividade, representadas por
esferas) estariam organizadas em cada pote. Reserve cerca de 10 minutos para
a elaboração dos desenhos. Se julgar necessário, reforce as limitações do
modelo, ressaltando que as moléculas são submicroscópicas. Após a finalização
dos desenhos, peça a alguns estudantes que mostrem suas representações e
pergunte para a turma que critério foi utilizado para determinar a
organização das moléculas de água em cada estado físico. Talvez
os estudantes tenham partido do princípio de que os objetos sólidos são
duros, não moldáveis, ao contrário de líquidos e gases, por isso a água no
estado sólido teria moléculas agrupadas e imóveis, diferentemente da água nos
estados líquido e gasoso. Converse com a turma sobre esse tema e complete o
desenho que você fez no quadro representando a organização das moléculas de
água nos três estados físicos. Se for possível, utilize um objeto digital
para exibir aos estudantes a simulação da disposição das partículas que
compõem a água, o neônio, o argônio e o oxigênio nos estados sólido, líquido
e gasoso, disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/states-of-matter/latest/states-of-matter_pt_BR.html
ou você pode montar previamente e levar para
esta aula um modelo de organização das moléculas de água (●) feito com
bolinhas de gude coladas a copos plásticos transparentes. Para representar o estado sólido, fixe com
cola quente seis bolinhas de gude formando um retângulo e depois cole-as na
base do copo. Para representar o estado líquido, cole seis bolas de gude nas
paredes da metade inferior do copo, mantendo um espaço entre uma e outra. Para
representar o estado gasoso, cole as seis bolas de gude nas paredes do corpo,
mantendo uma distância considerável entre elas. Você pode variar o número de
bolas de gude do modelo (acrescentar esferas, por exemplo), mas é importante
lembrar de manter o mesmo número de bolinhas nos três copos. Mostre
o modelo aos estudantes e solicite que identifiquem qual copo representa cada
estado físico da água, justificando as respostas. Parta
das considerações feitas por eles para explicar a organização submicroscópica
da matéria. Informe que no estado sólido as substâncias possuem forma
definida porque as moléculas estão muito próximas umas das outras; assim,
qualquer que seja o formato do frasco que ocupem, sua forma permanecerá a
mesma (como é o caso de cubos de gelo, por exemplo). Já a matéria no estado
líquido adquire o formato do recipiente em que está, pois nesse estado físico
as moléculas possuem maior mobilidade que no estado sólido; um exemplo é o
suco contido em uma jarra, que, ao ser colocado em um copo, adquire o formato
do novo recipiente. No
estado gasoso as partículas movimentam-se ainda mais livremente e estão mais
distantes entre si que nos outros dois estados físicos, por isso os gases não
têm forma definida e tendem a ocupar todo o espaço disponível. Em
seguida, incentive os estudantes a identificarem uma variável que influencia
as mudanças de estado físico. Pergunte, por exemplo, o que é necessário para
que a água no estado sólido se transforme em líquido e de líquido em vapor.
Eles provavelmente mencionarão o calor. Chame a atenção para a influência da
energia na forma de calor no movimento das partículas, explicando que,
conforme a água ou outro material é aquecido, a temperatura do sistema
aumenta, o que resulta em maior agitação de átomos ou moléculas e aumento do
espaço entre eles. Tenha em mente que a pressão também influencia as mudanças
de estado físico, porém esse aspecto não será trabalhado neste momento. Pergunte
se as mudanças do estado gasoso para o líquido e do líquido para o sólido
também são influenciadas por mudanças de temperatura. Espera-se que os
estudantes respondam que sim, mas que nesse caso as transformações ocorrem
quando há perda de energia na forma de calor (resfriamento do sistema), e não
ganho. Com a diminuição da temperatura, as moléculas de água agitam-se menos
e as partículas se aproximam. Finalize a aula adicionando ao esquema do
quadro setas associadas às respectivas denominações das mudanças de estado
físico: fusão (sólido para líquido), vaporização (líquido para gasoso),
condensação (gasoso para líquido) e solidificação (líquido para sólido).
Inclua setas indicando o sentido do aumento e da diminuição da temperatura.
Oriente os estudantes a complementarem os esquemas que fizeram em seus
cadernos com essas informações. AULA 03 Mudanças da Matéria Etapa 07: Verificação da
Aprendizagem (35min) Para
verificar a compreensão dos estudantes, propor a realização das atividades
das páginas 41,43 e 44 do livro A
Conquista Ciências 9º ano em duplas ou trio e se achar necessário, propor a
atividade do link a seguir: Atividade sobre os estados físicos da Matéria para o 8º
e 9º ano (tudosaladeaula.com) Questões
para auxiliar na aferição 1.
Associe os itens das duas colunas: I.
Estado líquido II. Estado gasoso III. Estado sólido (
) As partículas que formam a matéria estão dispersas e bem distanciadas,
ocupando todo o volume de um recipiente. (
) As partículas estão bem próximas umas das outras, quase não se movimentam,
e a matéria possui um formato que independe do recipiente. (
) As partículas têm certa mobilidade, e a matéria assume a forma do
recipiente que ocupa. 2. Quando penduramos roupas molhadas no
varal em um dia ensolarado, poucas horas depois a roupa está seca. Explique
por qual transformação de estado físico a água passa, qual a fonte de energia
responsável por essa transformação e como as partículas de água se comportam
nessa transformação. Gabarito das questões 1. II – III – I. 2.
A água contida nas roupas vai evaporar, passando lentamente do estado líquido
para o estado gasoso. A fonte de energia para esse processo é o Sol. Os raios
solares atingem o tecido úmido e aquecem as fibras das roupas e água que elas
contêm. No estado líquido, as partículas da água apresentam certa mobilidade.
Conforme o varal continua exposto ao calor do Sol, a temperatura da água
aumenta e suas partículas começam a se movimentar mais e a se distanciar umas
das outras, até que chega um ponto em que a movimentação das partículas é
tamanha que a água líquida começa a se transformar em vapor. Etapa 08: Correção e Revisão (15
min) Fazer
a correção da atividade e aproveitar o momento para tirar dúvidas surgidas
durante a realização. AULA 04 Tema: Propriedades da Matéria Etapa 09: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (10 min) Neste
primeiro momento faça os seguintes questionamentos aos alunos para introduzir
os conceitos de propriedades da matéria. 1-
De
que é feita sua roupa? E sua mochila? 2-
Que
outros materiais poderiam ser usados para fazer esses objetos? Por quê? 3-
De
que é feito seu caderno? 4-
Eles
poderiam ser feitos de plástico? Por quê? 5-
Seu
tênis quando chove, deixa seus pés secos ou molhados? Por quê? 6-
Que
características deve ter um material utilizado para fabricar uma janela? E um
guarda-chuva? 7-
Podemos
usar tecido ou plástico para fabricar panelas ou pratos? Por quê? A ideia não é manter um diálogo
prolongado. O objetivo, neste momento, é estimular e contextualizar a aula.
Não se preocupe em responder todas as questões levantadas aqui. Etapa 10: Aprofundando no Tema (30
min) Após
a discussão acerca dos levantamentos prévios sobre “Propriedades da Matéria e
Propriedades Específicas da Matéria”, aprofunde nas explicações, utilizando
exemplos do cotidiano dos alunos, utilize como suporte o material disponível
no link a seguir. Link do texto: Texto Propriedades da Matéria.docx Faça
uma explanação sobre o tema bem detalhada para tirar as possíveis dúvidas
expressadas pelos alunos. Etapa 11: É hora do Vídeo (10 min) Apresente o vídeo a seguir para reforçar o
conhecimento. Propriedades da matéria: https://www.youtube.com/watch?v=QqMJ0-qvSDs
(10 min) AULA 05 Tema:
Propriedades da Matéria Parte II Etapa
12: Conhecendo as propriedades gerais e específicas da matéria (20min) Sugerimos
que essa aula seja em grupo de estudantes (no máximo 3) para que possam
acessar o material disponibilizado pelo professor a fim de realizarem
pesquisas sobre as propriedades gerais e específicas da matéria. Dinâmica
da aula O
professor deverá, de antemão, distribuir os itens relativos ao tema para os
grupos de educandos para a pesquisa. Eles deverão ficar à vontade para lerem
todas as informações disponíveis sobre todas as propriedades da matéria,
porém terão que registrar dados referentes a algumas delas e socializá-las
para toda a turma ao final da aula. Sugerimos que um grupo fique apenas
com um item, no caso de "peso" e "densidade" por serem
mais complexos. O professor deverá circular pela sala esclarecendo as dúvidas
que possam surgir no decorrer da pesquisa. Ao final da aula, o professor
deverá organizá-los para que cada grupo possa socializar a sua pesquisa, de
modo que todos se vejam, ouçam e sejam ouvidos. Propriedades
gerais (comuns a todos os materiais). ·
Inércia; massa;
volume (extensão) ·
impenetrabilidade;
indestrutibilidade; ·
peso ·
compressibilidade;
elasticidade Propriedades
específicas (são distintas para cada tipo de material e, por isso, permite
diferenciá-los): ·
cor; sabor; odor;
brilho (organolépticas) ·
dureza; maleabilidade;
ductibilidade; magnetismo ·
densidade ·
Ponto de fusão e
ponto de ebulição. Sugestões de endereços para a pesquisa: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/propriedade_materia/propriedade_materia.htm . Acessado em
18/03/2024. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia6.php . Acessado em
10/03/2023. http://www.grupoescolar.com/materia/propriedades_gerais_da_materia.html . Acessado em
18/03/2024. http://www.profpc.com.br/Mat%C3%A9ria_propriedades.htm#PROPRIEDADES_GERAIS . Acessado em
18/03/2024. Etapa13: Verificando as
propriedades de alguns materiais (15min) Essa
aula deverá acontecer no laboratório ou espaço disponível na escola. Os
estudantes deverão ser organizados em grupos e cada um deverá receber o
roteiro da aula previamente elaborado pelo professor, solicite que anotem os
questionamentos feitos nos dois experimentos, pois deverão elaborar um
relatório baseado na observação dos experimentos. Experiência 01 Utilize
o experimento das páginas 54 e 55 para do livro A Conquista 9º ano para
investigação das mudanças de estados físicos da água e pressão. Fonte da imagem e da experiência:
http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm Acessado
em 18/03/2024. Material : 01 copo de vidro; papel;
recipiente com água. Procedimento: Coloque o papel no fundo do copo
pressionando-o. Em seguida, emborque verticalmente o copo no recipiente
contendo água e deixe por um minuto. Retire
o copo do recipiente, verticalmente, sem incliná-lo. Como
está o papel? seco. Por que o papel não molhou? O ar existente
no interior do copo impede a entrada da água a ponto de molhar o papel. Isso
mostra que o ar é matéria e que a água e o ar não podem ocupar o mesmo lugar
no espaço ao mesmo tempo. Que
propriedades da matéria foram demonstradas nessa experiência? Impenetrabilidade
e compressibilidade (o papel amassado ocupou um espaço menor) Experiência 03 - O que
é mais leve (menos denso), o ar quente ou o ar frio? Fonte
da imagem e da experiência: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm
Acessado em 18/03/2024. Material: dois sacos de papel; uma vareta
de madeira (espetinho); barbante ou fio de nylon; uma vela; fósforos. Procedimento: Amarre um saco de papel em cada
extremidade da vareta. Suspenda a vareta através de um fio amarrado na metade
de sua extensão de modo que fique equilibrado, como uma balança. Aqueça
um dos sacos com uma vela e o outro não. Coloque a vela sobre a mesa,
acenda-a e segure a vareta suspensa de modo que apenas um dos sacos seja
aquecido. Mantenha o saco a uma certa distância da vela, de modo a não
queimar o papel. O
que aconteceu? O saco aquecido fica mais leve do que
o não aquecido. Altera-se o equilíbrio: o saco não aquecido abaixa e o
aquecido sobe. Por
que o equilíbrio se alterou? Porque o ar contido no
interior do saco que foi aquecido se dilata, o volume aumenta e a densidade
diminui. Que
propriedade da matéria foi demonstrada nessa experiência? Densidade O
que é mais denso, o ar quente ou o ar frio? O ar frio Obs.: Todos os materiais dos
experimentos ficam sob responsabilidade do professor, inclusive ele fará a
demonstração para toda classe. Etapa 14:Verificando a
Aprendizagem - Relatório (15min) Após
a realização das duas experiências e discussão das questões propostas, cada
grupo de alunos deverá elaborar um relatório descrevendo os procedimentos
ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados, e os
resultados obtidos. Oriente os alunos como deverão elaborar este relatório. Observação: Professor, outra sugestão é
realizar a brincadeira do “afunda”
ou “boia”, ou seja, em mais densos e menos densos que a água. Etapa 15: Para
casa Solicite
aos estudantes que façam a atividade disponibilizada no link a seguir. Link da atividade: Atividade sobre
Matéria 9º ano AULA 06 Tema: Propriedades
das Substâncias e das Misturas Etapa 16: Correção de Atividade (15 min) Reserve
essa etapa para a leitura dos relatórios solicitados na aula anterior e
correção dos exercícios. Priorize esse momento, pois é muito pertinente para
esclarecer possíveis dúvidas levantadas durante a execução das atividades. Etapa 17: Vamos Verificar? (15
min) A seção “Vamos Verificar” propõe
uma investigação sobre o superaquecimento da água no forno de micro-ondas.
Esse fenômeno pode ser demonstrado para a turma, mas exige uma série de
cuidados de segurança e é contraindicado. Por isso, é sugerido que os
estudantes busquem informações, como a sugerida no seguinte vídeo: É real:
água explode no micro-ondas! Nós testamos. Publicado por: Manual do Mundo.
Vídeo (8min5s). Disponível em: https://www.youtube. com/watch?v=I5JbaPdPbno/.
Acesso em: 22 jul. 2022. Nesse vídeo é demonstrado, é importante alertá-los a
não fazerem a demonstração empírica do fenômeno de superaquecimento da água
no forno de micro-ondas. Oriente-os a
não tentar essa atividade em casa, reforçando o conselho de que o uso do
forno de micro-ondas deve sempre seguir as instruções do fabricante e ser
feito sob supervisão de uma pessoa adulta. A atividade, ao propor que os
estudantes exercitem a curiosidade e investiguem um fenômeno, contribui para
o desenvolvimento da competência geral 2. Ao solicitar que eles analisem e
expliquem fenômenos e processos relativos ao mundo natural com base nos
conhecimentos das Ciências da Natureza, ela também permite o desenvolvimento
da competência específica 3. Essa atividade é para ser orientada, com base na
proposta da página 45 do livro didático, veja as orientações didáticas!! Etapa 18: Aprofundando no Tema (10
min) Orientações: Leia o tema da aula “Propriedades das Substâncias e das
Misturas”, e, pergunte aos estudantes o que eles entendem por propriedades
das substâncias e como eles diferenciam substâncias de misturas. Observe as
respostas dadas, anote-as no quadro e volte a elas no final da aula, mas não
as responda ainda. De
acordo com Rocha-Filho et al podemos definir substância como a porção de
matéria que possui apenas um tipo de constituinte, o qual, por sua vez, foi
definido por eles com a unidade que dá identidade a uma substância. Por
exemplo, a substância água tem como único constituinte a molécula de água
(H2O). A água do mar é, por sua vez, uma mistura, pois é formada de
diferentes substâncias dissolvidas na água. Essa etapa é oportuna pra rever e revisar
substâncias e misturas. Etapa 19: Contexto (5 min) Orientações: Utilizando das imagens apresentadas, pergunte
aos alunos se eles sabem como é o processo de preparo do macarrão, se eles já
utilizaram sal no gelo para gelar mais rápido bebidas, criando um ambiente no
qual eles possam contar um pouco de sua vivência. Permita que eles
compartilhem alguma história relacionada ao tema, pois eles devem ter muitas.
Em seguida, comente que na aula de hoje eles irão propor hipóteses e modelos
que expliquem esse fato tão difundido entre todos os que cozinham, tendo como
ponto de partida a natureza submicroscópica da matéria. Etapa 20: Questão Disparadora (5
min) Qual efeito do Sal no Gelo e na
Água Fervendo? Orientações: Leia
a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o
tema. Comente que, quando falamos dos aspectos submicroscópicos da matéria,
estamos falando dos modelos que explicam as propriedades da matéria, em
função de sua estrutura química. Como
você sabe, as propriedades de uma substância química é dependente das
interações entre as partículas (moléculas ou íons) que a constitui, que por
sua vez dependem da natureza das espécies químicas envolvidas e do meio em
que a substância está inserida. Nesta aula estamos trabalhando com mudanças
de estado e, portanto, tratando das interações que mantêm as moléculas (ou
íons) unidos, como ligações de hidrogênio (no caso da água), interações
dipolo-dipolo, dipolo induzido. Para revisar esses conceitos veja o artigo de
ROCHA, W. R. Interações Intermoleculares. Química
Nova na Escola n. 4, 31-36, 2001 , disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/04/interac.pdf>, acesso em 07 de agosto de 2018. AULA 07
Tema: Propriedades das Substâncias e
das Misturas – Parte II
Etapa
21: Mão na massa (25 min)
Tempo sugerido: 30
minutos. Orientações: Organize
a turma em trios. Distribua a atividade impressa, disponível nos materiais
complementares, para todos os alunos. Peça para que, dentro de cada trio,
eles conversem e troquem ideias para poderem responder às questões
apresentadas. Não dê respostas. Ajude-os na construção do
conhecimento. Se os estudantes já tiveram a aula do plano CIE9_01ME01 desta
unidade, ajude-os a lembrarem de que toda matéria é constituída de partículas
submicroscópicas, as moléculas. Lembre-os também de que os químicos costumam
representar essas partículas com bolinhas e, por meio delas, propor
explicações para os fatos observados: o que observamos macroscopicamente,
neste caso, os pontos de ebulição e de fusão constantes para a água pura,
sendo explicado pelo o que ocorre a nível micro ou submicroscópico. Em seguida, pergunte aos alunos se eles se lembram da
diferença entre substância pura e misturas. Diga que eles já estudaram isso
em anos anteriores e já sabem que, nas substâncias puras, os pontos de
ebulição e de fusão são constantes, o que não acontecem com as misturas,
visto que as partículas de cada substância interferem nas interações
intermoleculares em jogo nas mudanças de estado. Dê aproximadamente 25 minutos para que eles trabalhem
em grupo e 5 minutos para que eles apresentem aos colegas, já encaminhando a
aula para a sistematização e a conclusão. Materiais necessários para a aula: Atividade proposta
impressa, disponível nos materiais complementares, folhas de papel sulfite ou
similar, régua, lápis e borracha. Etapa 22: Sistematização (10 min)
Orientações: Projete
o slide ou reproduza no quadro as imagens sugeridas, para que os aprendizados
da aula possam ser sistematizados. Peça para os alunos completarem as frases,
a partir da comparação entre o gráfico apresentado no slide e os gráficos
trabalhados em grupos, respondendo assim à questão disparadora. Para
finalizar, se possível, utilize a simulação Estado da Matéria, disponível em
<https://phet.colorado.edu/sims/html/states-of-matter-basics/latest/states-of-matter-basics_pt_BR.html> para ajudar os estudantes a formalizar o conteúdo
desta aula. A simulação permite que você escolha trabalhar com água e mudar a
temperatura, aquecendo-a ou esfriando-a, de modo que seja possível visualizar
o que está acontecendo com as moléculas. Ela facilita a compreensão do que
acontece a nível submicroscópico ao aquecermos ou esfriarmos uma substância
pura e ajudará na compreensão do efeito do sal nas temperaturas de fusão e de
ebulição. Se não for possível utilizar a simulação proposta, você
pode explicar isso com o auxílio das imagens (a) e (b), que mostram como a
presença de uma substância (neste caso, o sal de cozinha) interfere nas
interações intermoleculares modificando, assim, os pontos de ebulição e de
fusão da água. Comente que Isso é válido para praticamente todas as misturas.
Existem algumas exceções (as misturas azeotrópicas e eutéticas, mas neste
momento não é preciso entrar nesses detalhes específicos). Pensando especificamente no caso da água do macarrão e
a adição de sal: um líquido ferve à temperatura na qual sua pressão de vapor
é igual à pressão atmosférica. A presença de um soluto, o sal, modifica a
pressão de vapor da água diminuindo-a e dificultando a evaporação. Portanto,
se faz necessário aquecer a solução a uma temperatura mais alta para que ela entre em ebulição. Essa elevação do ponto
de ebulição (no caso, da água do macarrão) faz com que ele possa ser cozido
em menor tempo. A
adição do sal no gelo também interfere nas interações intermoleculares que
ocorrem na cristalização, dificultando a organização dos cristais de gelo e,
portanto, diminuindo o seu ponto de congelamento. Neste caso se faz
necessário uma temperatura ainda menor para poder propiciar essa organização
da estrutura do gelo, Algumas
sugestões extra de leitura que podem auxiliá-lo na condução deste plano: MATEUS, A.
L. Química na cabeça. Experiências espetaculares
para você fazer em casa ou na escola. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, pg
29. MICHEL, N.
Substâncias Puras e Misturas. Pgs 24 à 30. Disponível em: http://docente.ifsc.edu.br/michael.nunes/MaterialDidatico/Analises%20Quimicas/Quimica%20Geral/substacncias-puras-e-misturas-parte-1.pdf WOLKE, R.
L. O que Einstein disse a seu cozinheiro: Mais ciência na
cozinha. Rio de Janeiro, 2002, 1a edição, pgs 40 à 42. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X )
Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( ) Outros:
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; ( ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (42,
43, 54 e 55 ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; (X) Relatórios; ( )
Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( )Outros:_________________________________________ |
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