3ª SD Cie 9ºAno 2025

 

      

3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS  

 

 

Subtema:  A química em nossa vida                                   

Unidade Temática: Matéria e Energia

 

Objetos de Conhecimento: Mudança de estados físicos da matéria e propriedades da matéria.

 

Ano: 9º                                           Período: 28/04 a 09/05                                 Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Explorar como a matéria muda de estado e as implicações no cotidiano.
  • Desenvolver habilidades de observação e experimentação.  
  • Relacionar o conceito de mudanças de estado com fenômenos do cotidiano, como a evaporação da água, a fusão do gelo, entre outros.
  • Estimular o pensamento crítico e a curiosidade dos estudantes por meio de experimentos e atividades práticas.  

·         Propor modelos, a nível submicroscópico, que expliquem algumas propriedades das substâncias.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema:  Mudança de Estados Físicos da Matéria

 

Etapa 01: Sistematizando o conhecimento (10 min)

Dê continuidade à aula abordando estados físicos da matéria, concluindo com os estudantes sobre os arranjos das moléculas, forma, volume, a organização e movimentação das partículas em cada estado físico. Você pode utilizar o livro A Conquista Ciências 9º ano página 40 e também outro material de apoio, como uma apresentação de slides com imagens que possibilitem a visualização das partículas nos três estados físicos.

 

Etapa 02: Indo mais além (10 min)

Solicite que os alunos/ou professor peguem um copo, coloque água e cubos de gelo e que aguardem até que o copo fique molhado por fora, ou mostre a imagem abaixo.

 

Etapa 03: Concluindo (10 min)

Solicite que eles escrevam em seus cadernos qual ou quais transformações de estado estão acontecendo com aquele copo com gelo. Alerte-os para que não se preocupem em nomear cada transformação: devem apenas indicar as fases em transformação.

 

Etapa 04:Aprofundando no Tema (20 min)

No momento seguinte, peça que leiam suas respostas. É provável que os estudantes indiquem apenas a fusão do gelo na parte interna do copo (passagem do estado sólido para o líquido) e a condensação do vapor de água presente no ar (passagem do estado de vapor para o líquido) na parte externa do copo. Questione-os se é possível a água sofrer evaporação (passar do estado líquido para o vapor) nesta situação. Provavelmente eles vão responder que não é possível que a água vaporize nesta temperatura. Explique-lhes, então, que a evaporação ocorre em todas as temperaturas. O que muda é a velocidade com que a água ou qualquer líquido irá evaporar. Aproveite para fazer a diferenciação entre evaporação e ebulição. Mencione que ambos os processos transformam o líquido em vapor, mas, na ebulição, essa passagem ocorre de maneira rápida, com formação de bolhas e a determinada temperatura, que varia de acordo com a substância e a pressão atmosférica, denominada “temperatura de ebulição”. Aproveite o exemplo da ebulição e explique aos estudantes que esse processo necessita de uma fonte de energia e que geralmente utilizamos energia térmica, como o calor do fogo. Explique também que os processos que ocorrem com absorção de calor, como a ebulição da água, são denominados processos endotérmicos. E que os processos que ocorrem com liberação de calor são denominados processos exotérmicos. Peça-lhes que façam a associação entre as outras transformações e a energia térmica recebida ou liberada. Você pode utilizar o livro A Conquista Ciências 9º ano na página 42 e 43.

 

AULA 02

 

Tema:  Mudanças de Estados Físicos

 

Etapa 05: Mão na massa I (15 min)

Solicite que os estudantes elaborem um esquema, pode ser uma tabela, um mapa conceitual, um infográfico, sobre as transformações do estado físico estudadas. Peça que usem da criatividade!

 

Etapa 06: Revisando o tema (35 min)

Inicie a aula perguntando aos estudantes quais são os estados físicos da matéria.

Em seguida, peça que identifiquem exemplos de objetos ou substâncias presentes na sala de aula que estão nos estados sólido, líquido e gasoso. Algumas possibilidades de resposta são: caneta, livro, cadeira, carteira, giz, quadro de giz, caderno (estado sólido); água em garrafa, suor na pele, sangue no interior dos vasos, saliva (estado líquido); ar do ambiente, ar contido nos pulmões (estado gasoso).

Em seguida, desenhe no quadro de giz o contorno de três recipientes iguais tampados e abaixo de cada um deles escreva o nome dos estados físicos na seguinte sequência: sólido, líquido e gasoso. Mantenha um espaço entre um recipiente e outro, pois esse esquema será complementado ao final da aula com setas e o nome das mudanças de estado físico.

Peça aos estudantes que imaginem que os três recipientes contêm a mesma quantidade de água e o que diferencia o conteúdo dos potes é o estado físico em que a água se encontra.

Oriente-os a concluir que o estado físico influencia a organização e a mobilidade de átomos e moléculas. Solicite que reproduzam o esquema do quadro em seus cadernos (lembre-se de orientá-los a manter um espaço entre os recipientes) e desenhem como as moléculas de água (nessa atividade, representadas por esferas) estariam organizadas em cada pote. Reserve cerca de 10 minutos para a elaboração dos desenhos. Se julgar necessário, reforce as limitações do modelo, ressaltando que as moléculas são submicroscópicas. Após a finalização dos desenhos, peça a alguns estudantes que mostrem suas representações e pergunte para a turma que critério foi utilizado para determinar a organização das moléculas de água em cada estado físico.

Talvez os estudantes tenham partido do princípio de que os objetos sólidos são duros, não moldáveis, ao contrário de líquidos e gases, por isso a água no estado sólido teria moléculas agrupadas e imóveis, diferentemente da água nos estados líquido e gasoso. Converse com a turma sobre esse tema e complete o desenho que você fez no quadro representando a organização das moléculas de água nos três estados físicos.

 Se for possível, utilize um objeto digital para exibir aos estudantes a simulação da disposição das partículas que compõem a água, o neônio, o argônio e o oxigênio nos estados sólido, líquido e gasoso, disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/states-of-matter/latest/states-of-matter_pt_BR.html

 ou você pode montar previamente e levar para esta aula um modelo de organização das moléculas de água (●) feito com bolinhas de gude coladas a copos plásticos transparentes.  Para representar o estado sólido, fixe com cola quente seis bolinhas de gude formando um retângulo e depois cole-as na base do copo. Para representar o estado líquido, cole seis bolas de gude nas paredes da metade inferior do copo, mantendo um espaço entre uma e outra.

Para representar o estado gasoso, cole as seis bolas de gude nas paredes do corpo, mantendo uma distância considerável entre elas. Você pode variar o número de bolas de gude do modelo (acrescentar esferas, por exemplo), mas é importante lembrar de manter o mesmo número de bolinhas nos três copos.

Mostre o modelo aos estudantes e solicite que identifiquem qual copo representa cada estado físico da água, justificando as respostas.

Parta das considerações feitas por eles para explicar a organização submicroscópica da matéria. Informe que no estado sólido as substâncias possuem forma definida porque as moléculas estão muito próximas umas das outras; assim, qualquer que seja o formato do frasco que ocupem, sua forma permanecerá a mesma (como é o caso de cubos de gelo, por exemplo). Já a matéria no estado líquido adquire o formato do recipiente em que está, pois nesse estado físico as moléculas possuem maior mobilidade que no estado sólido; um exemplo é o suco contido em uma jarra, que, ao ser colocado em um copo, adquire o formato do novo recipiente.

No estado gasoso as partículas movimentam-se ainda mais livremente e estão mais distantes entre si que nos outros dois estados físicos, por isso os gases não têm forma definida e tendem a ocupar todo o espaço disponível.

Em seguida, incentive os estudantes a identificarem uma variável que influencia as mudanças de estado físico. Pergunte, por exemplo, o que é necessário para que a água no estado sólido se transforme em líquido e de líquido em vapor. Eles provavelmente mencionarão o calor. Chame a atenção para a influência da energia na forma de calor no movimento das partículas, explicando que, conforme a água ou outro material é aquecido, a temperatura do sistema aumenta, o que resulta em maior agitação de átomos ou moléculas e aumento do espaço entre eles. Tenha em mente que a pressão também influencia as mudanças de estado físico, porém esse aspecto não será trabalhado neste momento.

Pergunte se as mudanças do estado gasoso para o líquido e do líquido para o sólido também são influenciadas por mudanças de temperatura. Espera-se que os estudantes respondam que sim, mas que nesse caso as transformações ocorrem quando há perda de energia na forma de calor (resfriamento do sistema), e não ganho. Com a diminuição da temperatura, as moléculas de água agitam-se menos e as partículas se aproximam. Finalize a aula adicionando ao esquema do quadro setas associadas às respectivas denominações das mudanças de estado físico: fusão (sólido para líquido), vaporização (líquido para gasoso), condensação (gasoso para líquido) e solidificação (líquido para sólido). Inclua setas indicando o sentido do aumento e da diminuição da temperatura. Oriente os estudantes a complementarem os esquemas que fizeram em seus cadernos com essas informações.

 

AULA 03

 

Mudanças da Matéria

 

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (35min)

Para verificar a compreensão dos estudantes, propor a realização das atividades das páginas 41,43 e 44 do livro A Conquista Ciências 9º ano em duplas ou trio e se achar necessário, propor a atividade do link a seguir: Atividade sobre os estados físicos da Matéria para o 8º e 9º ano (tudosaladeaula.com)

 

Questões para auxiliar na aferição

1. Associe os itens das duas colunas:

 

I. Estado líquido II. Estado gasoso III. Estado sólido

( ) As partículas que formam a matéria estão dispersas e bem distanciadas, ocupando todo o volume de um recipiente.

( ) As partículas estão bem próximas umas das outras, quase não se movimentam, e a matéria possui um formato que independe do recipiente.

( ) As partículas têm certa mobilidade, e a matéria assume a forma do recipiente que ocupa.

 

 2. Quando penduramos roupas molhadas no varal em um dia ensolarado, poucas horas depois a roupa está seca. Explique por qual transformação de estado físico a água passa, qual a fonte de energia responsável por essa transformação e como as partículas de água se comportam nessa transformação.

 

 Gabarito das questões 1. II – III – I.

2. A água contida nas roupas vai evaporar, passando lentamente do estado líquido para o estado gasoso. A fonte de energia para esse processo é o Sol. Os raios solares atingem o tecido úmido e aquecem as fibras das roupas e água que elas contêm. No estado líquido, as partículas da água apresentam certa mobilidade. Conforme o varal continua exposto ao calor do Sol, a temperatura da água aumenta e suas partículas começam a se movimentar mais e a se distanciar umas das outras, até que chega um ponto em que a movimentação das partículas é tamanha que a água líquida começa a se transformar em vapor.

 

Etapa 08: Correção e Revisão (15 min)

Fazer a correção da atividade e aproveitar o momento para tirar dúvidas surgidas durante a realização.

 

 

AULA 04

 

Tema: Propriedades da Matéria

 

Etapa 09: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Neste primeiro momento faça os seguintes questionamentos aos alunos para introduzir os conceitos de propriedades da matéria.

 

1-      De que é feita sua roupa? E sua mochila?

2-      Que outros materiais poderiam ser usados para fazer esses objetos? Por quê?

3-      De que é feito seu caderno?

4-      Eles poderiam ser feitos de plástico? Por quê?

5-      Seu tênis quando chove, deixa seus pés secos ou molhados? Por quê?

6-      Que características deve ter um material utilizado para fabricar uma janela? E um guarda-chuva?

7-      Podemos usar tecido ou plástico para fabricar panelas ou pratos? Por quê?

 

A ideia não é manter um diálogo prolongado. O objetivo, neste momento, é estimular e contextualizar a aula. Não se preocupe em responder todas as questões levantadas aqui.

 

Etapa 10: Aprofundando no Tema (30 min)

Após a discussão acerca dos levantamentos prévios sobre “Propriedades da Matéria e Propriedades Específicas da Matéria”, aprofunde nas explicações, utilizando exemplos do cotidiano dos alunos, utilize como suporte o material disponível no link a seguir. Link do texto: Texto Propriedades da Matéria.docx

 

Faça uma explanação sobre o tema bem detalhada para tirar as possíveis dúvidas expressadas pelos alunos.

 

Etapa 11: É hora do Vídeo (10 min)

 Apresente o vídeo a seguir para reforçar o conhecimento.

 

 Propriedades da matéria: https://www.youtube.com/watch?v=QqMJ0-qvSDs (10 min)

 

AULA 05

 

Tema: Propriedades da Matéria Parte II

 

Etapa 12: Conhecendo as propriedades gerais e específicas da matéria (20min)

Sugerimos que essa aula seja em grupo de estudantes (no máximo 3) para que possam acessar o material disponibilizado pelo professor a fim de realizarem pesquisas sobre as propriedades gerais e específicas da matéria.

Dinâmica da aula 

O professor deverá, de antemão, distribuir os itens relativos ao tema para os grupos de educandos para a pesquisa. Eles deverão ficar à vontade para lerem todas as informações disponíveis sobre todas as propriedades da matéria, porém terão que registrar dados referentes a algumas delas e socializá-las para toda a turma ao final da aula.  Sugerimos que um grupo fique apenas com um item, no caso de "peso" e "densidade" por serem mais complexos. O professor deverá circular pela sala esclarecendo as dúvidas que possam surgir no decorrer da pesquisa. Ao final da aula, o professor deverá organizá-los para que cada grupo possa socializar a sua pesquisa, de modo que todos se vejam, ouçam e sejam ouvidos.

Propriedades gerais (comuns a todos os materiais).

·         Inércia; massa; volume (extensão) 

·         impenetrabilidade; indestrutibilidade;

·          peso

·         compressibilidade; elasticidade

Propriedades específicas (são distintas para cada tipo de material e, por isso, permite diferenciá-los):

·         cor; sabor; odor; brilho (organolépticas)

·         dureza; maleabilidade; ductibilidade; magnetismo

·         densidade

·         Ponto de fusão e ponto de ebulição.

Sugestões de endereços para a pesquisa:

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/propriedade_materia/propriedade_materia.htm . Acessado em 18/03/2024.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia6.php . Acessado em 10/03/2023.

http://www.grupoescolar.com/materia/propriedades_gerais_da_materia.html . Acessado em 18/03/2024.

http://www.profpc.com.br/Mat%C3%A9ria_propriedades.htm#PROPRIEDADES_GERAIS .  Acessado em 18/03/2024.

 

Etapa13: Verificando as propriedades de alguns materiais (15min)

 

Essa aula deverá acontecer no laboratório ou espaço disponível na escola.

Os estudantes deverão ser organizados em grupos e cada um deverá receber o roteiro da aula previamente elaborado pelo professor, solicite que anotem os questionamentos feitos nos dois experimentos, pois deverão elaborar um relatório baseado na observação dos experimentos.

Experiência 01

Utilize o experimento das páginas 54 e 55 para do livro A Conquista 9º ano para investigação das mudanças de estados físicos da água e pressão.

Experiência 02

 

 

 

 

 

 

Fonte da imagem e da experiência: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm    Acessado em 18/03/2024.

Material : 01 copo de vidro; papel; recipiente com água.

Procedimento: Coloque o papel no fundo do copo pressionando-o. Em seguida, emborque verticalmente o copo no recipiente contendo água e deixe por um minuto.

Retire o copo do recipiente, verticalmente, sem incliná-lo.

Como está o papel? seco.

 Por que o papel não molhou? O ar existente no interior do copo impede a entrada da água a ponto de molhar o papel. Isso mostra que o ar é matéria e que a água e o ar não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.

Que propriedades da matéria foram demonstradas nessa experiência? Impenetrabilidade e compressibilidade (o papel amassado ocupou um espaço menor)

Experiência 03 - O que é mais leve (menos denso), o ar quente ou o ar frio?

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Fonte da imagem e da experiência: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm   Acessado em 18/03/2024. 

Material: dois sacos de papel; uma vareta de madeira (espetinho); barbante ou fio de nylon; uma vela; fósforos.

 

Procedimento: Amarre um saco de papel em cada extremidade da vareta. Suspenda a vareta através de um fio amarrado na metade de sua extensão de modo que fique equilibrado, como uma balança.

Aqueça um dos sacos com uma vela e o outro não. Coloque a vela sobre a mesa, acenda-a e segure a vareta suspensa de modo que apenas um dos sacos seja aquecido. Mantenha o saco a uma certa distância da vela, de modo a não queimar o papel.

O que aconteceu? O saco aquecido fica mais leve do que o não aquecido. Altera-se o equilíbrio: o saco não aquecido abaixa e o aquecido sobe.

Por que o equilíbrio se alterou? Porque o ar contido no interior do saco que foi aquecido se dilata, o volume aumenta e a densidade diminui.

Que propriedade da matéria foi demonstrada nessa experiência? Densidade

O que é mais denso, o ar quente ou o ar frio? O ar frio

Obs.: Todos os materiais dos experimentos ficam sob responsabilidade do professor, inclusive ele fará a demonstração para toda classe.

Etapa 14:Verificando a Aprendizagem - Relatório (15min)

Após a realização das duas experiências e discussão das questões propostas, cada grupo de alunos deverá elaborar um relatório descrevendo os procedimentos ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados, e os resultados obtidos. Oriente os alunos como deverão elaborar este relatório.

 

Observação: Professor, outra sugestão é realizar a brincadeira do “afunda” ou “boia”, ou seja, em mais densos e menos densos que a água.

 

Etapa 15: Para casa

 

Solicite aos estudantes que façam a atividade disponibilizada no link a seguir.

 

Link da atividade: Atividade sobre  Matéria  9º ano

 

 

AULA 06

 

Tema:  Propriedades das Substâncias e das Misturas

 

Etapa 16: Correção de Atividade (15 min)

Reserve essa etapa para a leitura dos relatórios solicitados na aula anterior e correção dos exercícios. Priorize esse momento, pois é muito pertinente para esclarecer possíveis dúvidas levantadas durante a execução das atividades.

 

Etapa 17: Vamos Verificar? (15 min)

A seção “Vamos Verificar” propõe uma investigação sobre o superaquecimento da água no forno de micro-ondas. Esse fenômeno pode ser demonstrado para a turma, mas exige uma série de cuidados de segurança e é contraindicado. Por isso, é sugerido que os estudantes busquem informações, como a sugerida no seguinte vídeo: É real: água explode no micro-ondas! Nós testamos. Publicado por: Manual do Mundo. Vídeo (8min5s). Disponível em: https://www.youtube. com/watch?v=I5JbaPdPbno/. Acesso em: 22 jul. 2022. Nesse vídeo é demonstrado, é importante alertá-los a não fazerem a demonstração empírica do fenômeno de superaquecimento da água no forno de micro-ondas.  Oriente-os a não tentar essa atividade em casa, reforçando o conselho de que o uso do forno de micro-ondas deve sempre seguir as instruções do fabricante e ser feito sob supervisão de uma pessoa adulta. A atividade, ao propor que os estudantes exercitem a curiosidade e investiguem um fenômeno, contribui para o desenvolvimento da competência geral 2. Ao solicitar que eles analisem e expliquem fenômenos e processos relativos ao mundo natural com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza, ela também permite o desenvolvimento da competência específica 3. Essa atividade é para ser orientada, com base na proposta da página 45 do livro didático, veja as orientações didáticas!!

 

Etapa 18: Aprofundando no Tema (10 min)

Orientações: Leia o tema da aula “Propriedades das Substâncias e das Misturas”, e, pergunte aos estudantes o que eles entendem por propriedades das substâncias e como eles diferenciam substâncias de misturas. Observe as respostas dadas, anote-as no quadro e volte a elas no final da aula, mas não as responda ainda.

De acordo com Rocha-Filho et al podemos definir substância como a porção de matéria que possui apenas um tipo de constituinte, o qual, por sua vez, foi definido por eles com a unidade que dá identidade a uma substância. Por exemplo, a substância água tem como único constituinte a molécula de água (H2O). A água do mar é, por sua vez, uma mistura, pois é formada de diferentes substâncias dissolvidas na água.
ROCHA-FILHO, R. C.; TOLENTINO, M.; SILVA, R. R.; TUNES, E.; SOUSA, E. C. P. D. Ensino de conceitos em Química. III. Sobre de conceitos de substância. Química Nova, v. 11, n. 4, p. 417-419, 1988, disponível em <
http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/Vol11No4_417_v11_n4_%2811%29.pdf>, acesso 07 de agosto de 2018)

 Essa etapa é oportuna pra rever e revisar substâncias e misturas.

 

Etapa 19: Contexto (5 min)

 

 

Orientações: Utilizando das imagens apresentadas, pergunte aos alunos se eles sabem como é o processo de preparo do macarrão, se eles já utilizaram sal no gelo para gelar mais rápido bebidas, criando um ambiente no qual eles possam contar um pouco de sua vivência. Permita que eles compartilhem alguma história relacionada ao tema, pois eles devem ter muitas. Em seguida, comente que na aula de hoje eles irão propor hipóteses e modelos que expliquem esse fato tão difundido entre todos os que cozinham, tendo como ponto de partida a natureza submicroscópica da matéria.

 

Etapa 20: Questão Disparadora (5 min)

 

Qual efeito do Sal no Gelo e na Água Fervendo?

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Comente que, quando falamos dos aspectos submicroscópicos da matéria, estamos falando dos modelos que explicam as propriedades da matéria, em função de sua estrutura química.

Como você sabe, as propriedades de uma substância química é dependente das interações entre as partículas (moléculas ou íons) que a constitui, que por sua vez dependem da natureza das espécies químicas envolvidas e do meio em que a substância está inserida. Nesta aula estamos trabalhando com mudanças de estado e, portanto, tratando das interações que mantêm as moléculas (ou íons) unidos, como ligações de hidrogênio (no caso da água), interações dipolo-dipolo, dipolo induzido. Para revisar esses conceitos veja o artigo de ROCHA, W. R. Interações Intermoleculares. Química Nova na Escola n. 4, 31-36, 2001 , disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/04/interac.pdf>, acesso em 07 de agosto de 2018.

AULA 07
Tema: Propriedades das Substâncias e das Misturas – Parte II
Etapa 21: Mão na massa (25 min)

 

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Organize a turma em trios. Distribua a atividade impressa, disponível nos materiais complementares, para todos os alunos. Peça para que, dentro de cada trio, eles conversem e troquem ideias para poderem responder às questões apresentadas.

Não dê respostas. Ajude-os na construção do conhecimento. Se os estudantes já tiveram a aula do plano CIE9_01ME01 desta unidade, ajude-os a lembrarem de que toda matéria é constituída de partículas submicroscópicas, as moléculas. Lembre-os também de que os químicos costumam representar essas partículas com bolinhas e, por meio delas, propor explicações para os fatos observados: o que observamos macroscopicamente, neste caso, os pontos de ebulição e de fusão constantes para a água pura, sendo explicado pelo o que ocorre a nível micro ou submicroscópico.

Em seguida, pergunte aos alunos se eles se lembram da diferença entre substância pura e misturas. Diga que eles já estudaram isso em anos anteriores e já sabem que, nas substâncias puras, os pontos de ebulição e de fusão são constantes, o que não acontecem com as misturas, visto que as partículas de cada substância interferem nas interações intermoleculares em jogo nas mudanças de estado.

Dê aproximadamente 25 minutos para que eles trabalhem em grupo e 5 minutos para que eles apresentem aos colegas, já encaminhando a aula para a sistematização e a conclusão.

Materiais necessários para a aula: Atividade proposta impressa, disponível nos materiais complementares, folhas de papel sulfite ou similar, régua, lápis e borracha.

 
 
 
Etapa 22: Sistematização (10 min)

 

Orientações: Projete o slide ou reproduza no quadro as imagens sugeridas, para que os aprendizados da aula possam ser sistematizados. Peça para os alunos completarem as frases, a partir da comparação entre o gráfico apresentado no slide e os gráficos trabalhados em grupos, respondendo assim à questão disparadora.

Para finalizar, se possível, utilize a simulação Estado da Matéria, disponível em <https://phet.colorado.edu/sims/html/states-of-matter-basics/latest/states-of-matter-basics_pt_BR.html> para ajudar os estudantes a formalizar o conteúdo desta aula. A simulação permite que você escolha trabalhar com água e mudar a temperatura, aquecendo-a ou esfriando-a, de modo que seja possível visualizar o que está acontecendo com as moléculas. Ela facilita a compreensão do que acontece a nível submicroscópico ao aquecermos ou esfriarmos uma substância pura e ajudará na compreensão do efeito do sal nas temperaturas de fusão e de ebulição.
É importante lembrar aos alunos que isso é uma simulação, ou seja, uma representação do que acontece com as partículas a partir da variação da temperatura, tendo como base a natureza submicroscópica da matéria.

Se não for possível utilizar a simulação proposta, você pode explicar isso com o auxílio das imagens (a) e (b), que mostram como a presença de uma substância (neste caso, o sal de cozinha) interfere nas interações intermoleculares modificando, assim, os pontos de ebulição e de fusão da água. Comente que Isso é válido para praticamente todas as misturas. Existem algumas exceções (as misturas azeotrópicas e eutéticas, mas neste momento não é preciso entrar nesses detalhes específicos).

Pensando especificamente no caso da água do macarrão e a adição de sal: um líquido ferve à temperatura na qual sua pressão de vapor é igual à pressão atmosférica. A presença de um soluto, o sal, modifica a pressão de vapor da água diminuindo-a e dificultando a evaporação. Portanto, se faz necessário aquecer a solução a uma temperatura mais alta para que ela entre em ebulição. Essa elevação do ponto de ebulição (no caso, da água do macarrão) faz com que ele possa ser cozido em menor tempo.

A adição do sal no gelo também interfere nas interações intermoleculares que ocorrem na cristalização, dificultando a organização dos cristais de gelo e, portanto, diminuindo o seu ponto de congelamento. Neste caso se faz necessário uma temperatura ainda menor para poder propiciar essa organização da estrutura do gelo,

Algumas sugestões extra de leitura que podem auxiliá-lo na condução deste plano:

MATEUS, A. L. Química na cabeça. Experiências espetaculares para você fazer em casa ou na escola. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, pg 29.

MICHEL, N. Substâncias Puras e Misturas. Pgs 24 à 30. Disponível em: http://docente.ifsc.edu.br/michael.nunes/MaterialDidatico/Analises%20Quimicas/Quimica%20Geral/substacncias-puras-e-misturas-parte-1.pdf

WOLKE, R. L. O que Einstein disse a seu cozinheiro: Mais ciência na cozinha. Rio de Janeiro, 2002, 1a edição, pgs 40 à 42.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;  ( ) Computador; (X) Jogos; (X  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos;

(  ) Outros: __________________________________________________________________________

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (42, 43, 54 e 55 )  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   (X) Relatórios;  (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;

(  )Outros:_________________________________________

 

 

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