9ª SD Cie 8º Ano 2024

  

9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema: Explorando a Sexualidade com Consciência e Responsabilidade

Unidades Temáticas: Matéria e energia

Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Mecanismos reprodutivos e sua relação com a adaptação e evolução dos seres vivos. Reprodução em plantas; Reprodução Sexuada em Animais; O Desenvolvimento do Embrião.

Ano: 8º                                         Período: 16 a 27/09                                           Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional. (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar os diferentes tipos de reprodução em animais e plantas. Descrever os ciclos reprodutivos de dois grupos de plantas do Reino Plantae. Relacionar o ciclo reprodutivo das plantas com a conquista do ambiente terrestre. Comparar os processos reprodutivos de plantas e animais. Compreender o funcionamento do sistema reprodutivo. Reconhecer a importância da reprodução sexuada para a adaptação da vida no planeta.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Reprodução em Gimnospermas

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Levante os conhecimentos prévios dos estudantes, lançando os seguintes questionamentos: "De que maneiras as plantas se reproduzem e como esses diferentes métodos garantem a sobrevivência e a adaptação das espécies no ambiente? Já ouviram falar no termo hermafrodita? As flores das plantas angiospermas têm alguma relação com a produção dos frutos? Acolha as respostas.

Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min)

Chegou o momento de esclarecer as dúvidas e o que os estudantes pensam sobre a reprodução em plantas a partir da exposição do objeto em estudo, utilize como suporte a página 24 e 25 do livro didático 8º ano para explicar a reprodução das gimnospermas, explore bastante o esquema da página 25.

Etapa03: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes na resolução do exercício da página 25 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano, esteja a disposição para esclarecimentos, em seguida faça a correção.

Atenção: Professor, providencie flores de hibisco para a próxima aula, e, demais materiais necessários para a prática.

AULA 02

Tema: Reprodução Sexuada em Angiospormas

Etapa 04: Mão na Massa (30 min)

Materiais necessários para a aula: Papel branco, flores de hibisco, uma lupa, estilete ou lâmina, microscópio e lâminas e lamínulas.

Como desenvolver:

A flor de hibisco deve ser colocada sob a folha de papel e examinada.

Peça para que os alunos observe a flor e dê nome para as partes que eles vêem.

Caso os alunos não consigam identificar alguma estrutura, levante a questão a turma toda.

Por exemplo: “e a estrutura tal? Onde elas estaria?”.

Você pode pedir também para que os alunos observem toda a anatomia externa da flor.

Ou seja, pedir que os alunos observem o número de pétalas e de sépalas.

Se as sépalas e as pétalas são livres ou unidas.

O número de estames, onde eles estão ligados e se há união dos filetes ou das anteras.

A disposição das anteras e  o  número de pistilos, estiletes e estigmas do gineceu.

Com a pinça remova o perianto e os estames.

Use uma lupa para examinar grãos de pólen no estame.

Faça um corte transversal do ovário e conte o número de lóculos.

Observe o número de óvulos, fazendo um corte longitudinal mediano.

O que é possível discutir com os alunos a partir dessa aula

É possível identificar cada estrutura floral bem como discutir as funções delas.

Também é possível discutir e identificar os componentes masculino e feminino que compõem a estrutura da flor.

A aula prática possibilita uma melhor compreensão dos conceitos referentes a anatomia e morfologia da flor.

Isso porque o aluno tem a oportunidade de aplicar a teoria do livro.

Além disso possibilita questionar o que os alunos pensam sobre a reprodução das plantas, sobre a função do pólen e das estruturas da flor.

Você pode montar uma tabela para que os alunos preencham com as estruturas que estão vendo, ou ainda pedir para que os alunos façam desenhos.

Essa aula pode ser avaliada por meio de um relatório feito pelos alunos.

As flores são constituídas por um pedúnculo, um receptáculo e verticilos florais 

A partir dessa prática é possivel trabalhar como ocorre a reprodução de forma bastante lúdica. Utilize também como suporte a página 26 do livro didático.

Etapa 05: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes na resolução do exercício da página 27 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano, esteja a disposição para esclarecimentos, em seguida faça a correção.

AULA 03

Tema: Reprodução Sexuada em Animais

Etapa 06: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Levante conhecimentos prévios dos estudantes, a partir dos questionamentos a seguir: Quais são os principais órgãos reprodutores dos animais? Você consegue dar exemplos de diferentes grupos de animais? Como a fecundação ocorre na reprodução sexuada? Pode ser interno ou externo? O que você sabe sobre isso? Você sabe se todos os animais precisam de dois indivíduos para se reproduzir? Existem opções? Você já ouviu falar sobre o ciclo de vida de algum animal que envolve fases larvais ou metamorfose? Você pode dar exemplos? Como você acha que o ambiente influencia o tipo de reprodução (interna ou externa) que um animal pode ter? Você consegue pensar em algum exemplo de comportamento reprodutivo em animais? Como os animais atraem parceiros para acasalar? Em alguns animais, os pais cuidam de seus filhotes após o nascimento. Você conhece algum exemplo? Acolha as respostas, por enquanto.

Etapa 07: Aula Expositiva Dialogada 20 min)

Faça uma aula expositiva sobre o objeto de conhecimento, abrindo espaço para a participação dos estudantes. Procure oferecer informações que respondam também as questões de conhecimentos prévios. Utilize como suporte as páginas27 a 31 do livro didático A Conquista Ciências 8º Ano.

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes na resolução do exercício da página 31 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano, esteja a disposição para esclarecimentos.

AULA 04

Tema: Reprodução Assexuada e Sexuada

Etapa 09: Mão na Massa II (20 min)

Agora você mostrará duas imagens aos estudantes: uma que representa um exemplo de reprodução assexuada e outra que representa a reprodução sexuada. Também deverá indicar os conceitos dos dois tipos de reprodução e pedir que os alunos identifiquem qual tipo de reprodução se encaixa em cada situação apresentada na atividade anterior. Ao fazer a relação, os alunos terão que expor os argumentos que os levaram a estabelecer estas conexões. Em seguida convide-os a registrarem a tabela abaixo conforme as orientações abaixo:

Orientações: Os alunos deverão montar uma tabela no quadro com a sua ajuda, que permitirá diferenciar os tipos de reprodução e responder novamente a questão disparadora. Em seguida a tabela deverá ser transcrita no caderno. A tabela terá os seguintes tópicos:

Etapa 10: Roda de Conversa (30min)

Oriente os estudantes a realizarem a atividade das páginas 38 e 39, siga as orientações do livro didático A Conquista Ciências 8º Ano.

AULA 05

Tema: Reprodução

Etapa 11: Socializando as Produções (15 min)

Disponibilizar esse momento para os grupos apresentarem suas produções a respeito do texto “Batatas em Marte”, momento oportuno para observar se os estudantes aprenderam de fato sobre as vantagens das duas reproduções.

Etapa 12: Leitura e Interpretação (35 min)

Fazer a leitura do texto “Os pontinhos pretos da Banana” em seguida discutam e pesquisem as respostas das perguntas relacionadas a leitura. Após a realização da tarefa faça a correção.

AULA 06

Tema: Curiosidades

 

Etapa 13: Leitura e Interpretação Coletiva (30 min)

 

Divida a classe em dois grupões, faça subgrupos se achar necessário, uma parte da sala trabalhará com o texto “Cientistas descobrem elo entre ‘larva-monstro’ e espécie de camarão”, a outra parte ficará como o texto “A lenda da Hidra”. Eles farão a leitura, discutirão entre os membros responderão as questões para apresentar conclusões a partir do que foi lido.

 

Etapa 14: Apresentação (20 min)

Agora organize uma roda de conversa para os grupos apresentarem suas interpretações, depois de tudo entendido, peça que respondam as atividades do texto que não foi lido.

 

ATIVIDADES EXTRAS

 

Faça a revisão utilizando o mapa mental da página 43 do livro didático, em seguida trabalhe a atividade de revisão das páginas 41 e 42. Poderá utilizar as sugestões de vídeos da página 40.

 

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS

 

Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens:

Para recompor as aprendizagens dos estudantes do 8º Ano em Ciências, é importante adotar uma metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está um plano geral que pode ajudar:

  • Autoavaliação: Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e o que ainda têm dificuldades. Isso os ajudará a tomar consciência de suas necessidades.

Revisão e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos

  • Aulas Revisão: Baseado no diagnóstico, planeje aulas focadas na revisão dos conceitos chave que precisam ser retomados. Use exemplos práticos e conecte o conteúdo à vida cotidiana dos alunos para maior engajamento.
  • Atividades Práticas: Realize experimentos e atividades práticas que reforcem o conteúdo. Isso facilita a compreensão e retenção dos conceitos.

Aprendizagem Ativa

  • Projetos Interdisciplinares: Promova projetos que envolvam outros componentes e que sejam contextualizados na realidade dos alunos. Por exemplo, um projeto sobre "A importância da água" pode envolver ciências, geografia, e matemática.
  • Gamificação: Utilize jogos educativos para tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e motivador.

Ensino Diferenciado

  • Grupos de Apoio: Organize grupos de estudantes com necessidades similares para atividades de reforço. Utilize métodos diferentes para os alunos que têm mais dificuldade, como o ensino em pequenos grupos.
  • Recursos Diversificados: Disponibilize recursos variados, como vídeos, podcasts, infográficos e plataformas digitais que permitam a revisão do conteúdo em diferentes formatos.

Envolvimento da Família

  • Comunicação com os Pais: Mantenha os pais informados sobre o progresso dos alunos e ofereça sugestões de como podem apoiar a aprendizagem em casa.
  • Oficinas para Pais: Realize oficinas ou reuniões para orientar os pais sobre como podem ajudar seus filhos a recuperar as aprendizagens.

Uso de Tecnologias Educacionais

  • Plataformas Online: Utilize plataformas de aprendizagem online para disponibilizar conteúdos e atividades complementares que os alunos possam acessar fora do horário escolar.
  • Apps Educativos: Sugira aplicativos educativos que reforcem o conteúdo de forma lúdica.
  • Incentivo à Curiosidade Científica: Estimule os alunos a fazerem perguntas e buscarem respostas, incentivando a curiosidade científica.
  • Recompensas e Reconhecimento: Estabeleça um sistema de recompensas por conquistas e progresso, para manter os estudantes motivados.
  • Reflexão e Ajustes: Reflita sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado no processo para futuras intervenções.

Essa metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares.

OUTRAS ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas.

 

                     

Elaboração: Nilsilane  

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Microscópio; ( ) Computador; (  ) Jogos; ( x ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (X)Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: (x ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (25, 27, 29, 31, 32, 33, 35, 39); ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (x ) Cartaz; ( ) Debate;     ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário