9ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular:
Consumidor
consciente, empreendedor eficiente. |
|
Subtema: Explorando a Sexualidade com Consciência e Responsabilidade |
Unidades Temáticas: Matéria e energia Vida
e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Mecanismos
reprodutivos e sua relação com a adaptação e evolução dos seres vivos.
Reprodução em plantas; Reprodução Sexuada em Animais; O Desenvolvimento do
Embrião. |
|
Ano: 8º Período: 16 a 27/09 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI07IT) Perceber a
importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva,
bem como, à saúde física, social e emocional. (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas
e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
Identificar os diferentes
tipos de reprodução em animais e plantas. Descrever os ciclos reprodutivos de
dois grupos de plantas do Reino Plantae. Relacionar o ciclo reprodutivo das
plantas com a conquista do ambiente terrestre. Comparar os processos
reprodutivos de plantas e animais. Compreender o funcionamento do sistema reprodutivo.
Reconhecer a importância da reprodução sexuada para a adaptação da vida no
planeta. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Reprodução em Gimnospermas Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Levante
os conhecimentos prévios dos estudantes, lançando os seguintes questionamentos:
"De
que maneiras as plantas se reproduzem e como esses diferentes métodos
garantem a sobrevivência e a adaptação das espécies no ambiente? Já ouviram
falar no termo hermafrodita? As flores das plantas angiospermas têm alguma
relação com a produção dos frutos? Acolha as respostas. Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min) Chegou o momento de esclarecer as dúvidas e o que os
estudantes pensam sobre a reprodução em plantas a partir da exposição do
objeto em estudo, utilize como suporte a página 24 e 25 do livro didático 8º
ano para explicar a reprodução das gimnospermas, explore bastante o esquema
da página 25. Etapa03: Verificação da Aprendizagem (20 min) Oriente os estudantes na resolução
do exercício da página 25 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano,
esteja a disposição para esclarecimentos, em seguida faça a correção. Atenção: Professor, providencie
flores de hibisco para a próxima aula, e, demais materiais necessários para a
prática. AULA 02 Tema: Reprodução Sexuada em Angiospormas Etapa 04: Mão na Massa (30 min) Materiais
necessários para a aula: Papel branco, flores de hibisco, uma lupa,
estilete ou lâmina, microscópio e lâminas e lamínulas. Como desenvolver: A flor de hibisco deve ser colocada
sob a folha de papel e examinada. Peça para que os alunos observe a
flor e dê nome para as partes que eles vêem. Caso os alunos não consigam
identificar alguma estrutura, levante a questão a turma toda. Por exemplo: “e a estrutura tal?
Onde elas estaria?”. Você pode pedir também para que os
alunos observem toda a anatomia externa da flor. Ou seja, pedir que os alunos
observem o número de pétalas e de sépalas. Se as sépalas e as pétalas são
livres ou unidas. O número de estames, onde eles
estão ligados e se há união dos filetes ou das anteras. A disposição das anteras e
o número de pistilos, estiletes e estigmas do gineceu. Com a pinça remova o perianto e os
estames. Use uma lupa para examinar grãos de
pólen no estame. Faça um corte transversal do ovário e conte o número de lóculos. Observe o número de óvulos, fazendo
um corte longitudinal mediano. O que é possível
discutir com os alunos a partir dessa aula É possível identificar cada estrutura floral bem como discutir as funções
delas. Também é possível discutir e
identificar os componentes masculino e feminino que compõem a estrutura da
flor. A aula prática possibilita uma
melhor compreensão dos conceitos referentes a anatomia e morfologia da flor. Isso porque o aluno tem a
oportunidade de aplicar a teoria do livro. Além disso possibilita questionar o
que os alunos pensam sobre a reprodução das plantas, sobre a função do pólen
e das estruturas da flor. Você pode montar uma tabela para
que os alunos preencham com as estruturas que estão vendo, ou ainda pedir
para que os alunos façam desenhos. Essa aula pode ser avaliada
por meio de um relatório feito pelos alunos. A partir dessa prática é possivel
trabalhar como ocorre a reprodução de forma bastante lúdica. Utilize também
como suporte a página 26 do livro didático. Etapa
05: Verificação da Aprendizagem (20 min) Oriente os estudantes na
resolução do exercício da página 27 do livro didático A Conquista Ciências 8º
ano, esteja a disposição para esclarecimentos, em seguida faça a correção. AULA 03 Tema:
Reprodução Sexuada em Animais Etapa 06:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Levante conhecimentos prévios dos estudantes, a
partir dos questionamentos a seguir: Quais
são os principais órgãos reprodutores dos animais? Você consegue dar exemplos
de diferentes grupos de animais? Como a fecundação ocorre na reprodução
sexuada? Pode ser interno ou externo? O que você sabe sobre isso? Você sabe
se todos os animais precisam de dois indivíduos para se reproduzir? Existem
opções? Você já ouviu falar sobre o ciclo de vida de algum animal que envolve
fases larvais ou metamorfose? Você pode dar exemplos? Como você acha que o
ambiente influencia o tipo de reprodução (interna ou externa) que um animal
pode ter? Você consegue pensar em algum exemplo de comportamento reprodutivo
em animais? Como os animais atraem parceiros para acasalar? Em alguns
animais, os pais cuidam de seus filhotes após o nascimento. Você conhece
algum exemplo? Acolha as respostas, por enquanto. Etapa 07: Aula Expositiva Dialogada
20 min) Faça uma aula expositiva sobre o objeto de conhecimento, abrindo espaço
para a participação dos estudantes. Procure oferecer informações que
respondam também as questões de conhecimentos prévios. Utilize como suporte
as páginas27 a 31 do livro didático A Conquista Ciências 8º Ano. Etapa 08: Verificação da
Aprendizagem (20 min) Oriente os estudantes na
resolução do exercício da página 31 do livro didático A Conquista Ciências 8º
ano, esteja a disposição para esclarecimentos. AULA 04 Tema: Reprodução Assexuada e
Sexuada Etapa 09: Mão na Massa II (20
min) Agora
você mostrará duas imagens aos estudantes: uma que representa um exemplo de
reprodução assexuada e outra que representa a reprodução sexuada. Também
deverá indicar os conceitos dos dois tipos de reprodução e pedir que os
alunos identifiquem qual tipo de reprodução se encaixa em cada situação
apresentada na atividade anterior. Ao
fazer a relação, os alunos terão que expor os argumentos que os levaram a
estabelecer estas conexões. Em seguida convide-os a registrarem a tabela
abaixo conforme as orientações abaixo: Orientações: Os alunos deverão montar uma
tabela no quadro com a sua ajuda, que permitirá diferenciar os tipos de
reprodução e responder novamente a questão disparadora. Em seguida a tabela
deverá ser transcrita no caderno. A tabela terá os seguintes tópicos: Etapa 10: Roda de Conversa (30min) Oriente os estudantes a realizarem a atividade das páginas
38 e 39, siga as orientações do livro didático A Conquista Ciências 8º Ano. AULA 05 Tema:
Reprodução Etapa 11:
Socializando as Produções (15 min) Disponibilizar esse momento para os grupos apresentarem
suas produções a respeito do texto “Batatas em Marte”, momento oportuno para
observar se os estudantes aprenderam de fato sobre as vantagens das duas
reproduções. Etapa 12:
Leitura e Interpretação (35 min) Fazer a leitura do texto “Os pontinhos pretos da Banana”
em seguida discutam e pesquisem as respostas das perguntas relacionadas a
leitura. Após a realização da tarefa faça a correção. AULA 06 Tema: Curiosidades Etapa 13: Leitura e Interpretação Coletiva (30 min) Divida a classe em dois grupões,
faça subgrupos se achar necessário, uma parte da sala trabalhará com o texto
“Cientistas descobrem elo entre ‘larva-monstro’ e espécie de camarão”, a
outra parte ficará como o texto “A lenda da Hidra”. Eles farão a leitura,
discutirão entre os membros responderão as questões para apresentar
conclusões a partir do que foi lido. Etapa 14: Apresentação (20 min) Agora organize uma roda de
conversa para os grupos apresentarem suas interpretações, depois de tudo
entendido, peça que respondam as atividades do texto que não foi lido. ATIVIDADES EXTRAS Faça a revisão utilizando o mapa
mental da página 43 do livro didático, em seguida trabalhe a atividade de
revisão das páginas 41 e 42. Poderá utilizar as sugestões de vídeos da página
40. RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor
aprendizagens: Para
recompor as aprendizagens dos estudantes do 8º Ano em Ciências, é importante
adotar uma metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante.
Aqui está um plano geral que pode ajudar:
Revisão e Recuperação dos Objetos de
Conhecimentos
Aprendizagem Ativa
Ensino Diferenciado
Envolvimento da Família
Uso de Tecnologias Educacionais
Essa
metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e
habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os
próximos anos escolares. OUTRAS ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó,
entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de
textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes
ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre
outros, atividades interativas. |
RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Microscópio; ( )
Computador; ( ) Jogos; ( x ) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (X)Torso; ( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO: (x ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (25,
27, 29, 31, 32, 33, 35, 39); ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; (x ) Cartaz; ( ) Debate; ( X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário