| 
   9ª
  SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS  | 
 |
| 
   Tema
  Inter curricular:
  Consumidor
  consciente, empreendedor eficiente.  | 
 |
| 
   Subtema: Explorando a Sexualidade com Consciência e Responsabilidade  | 
  
   Unidades Temáticas: Matéria e energia Vida
  e Evolução    | 
 
| 
   Objetos de Conhecimento: Mecanismos
  reprodutivos e sua relação com a adaptação e evolução dos seres vivos.
  Reprodução em plantas; Reprodução Sexuada em Animais; O Desenvolvimento do
  Embrião.  | 
 |
| 
   Ano: 8º                                         Período: 16 a 27/09                                           Nº de Aulas: 06  | 
 |
| 
   HABILIDADES  | 
 |
| 
   (EF08CI07IT) Perceber a
  importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva,
  bem como, à saúde física, social e emocional. (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas
  e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.   | 
 |
| 
   OBJETIVOS
  ESPECÍFICOS  | 
 |
| 
   Identificar os diferentes
  tipos de reprodução em animais e plantas. Descrever os ciclos reprodutivos de
  dois grupos de plantas do Reino Plantae. Relacionar o ciclo reprodutivo das
  plantas com a conquista do ambiente terrestre. Comparar os processos
  reprodutivos de plantas e animais. Compreender o funcionamento do sistema reprodutivo.
  Reconhecer a importância da reprodução sexuada para a adaptação da vida no
  planeta.   | 
 |
| 
   ETAPAS
  DA AULA / METODOLOGIA  | 
 
| 
   AULA 01 Tema: Reprodução em Gimnospermas Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Levante
  os conhecimentos prévios dos estudantes, lançando os seguintes questionamentos:
  "De
  que maneiras as plantas se reproduzem e como esses diferentes métodos
  garantem a sobrevivência e a adaptação das espécies no ambiente? Já ouviram
  falar no termo hermafrodita? As flores das plantas angiospermas têm alguma
  relação com a produção dos frutos? Acolha as respostas. Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min)  Chegou o momento de esclarecer as dúvidas e o que os
  estudantes pensam sobre a reprodução em plantas a partir da exposição do
  objeto em estudo, utilize como suporte a página 24 e 25 do livro didático 8º
  ano para explicar a reprodução das gimnospermas, explore bastante o esquema
  da página 25.  Etapa03: Verificação da Aprendizagem (20 min) Oriente os estudantes na resolução
  do exercício da página 25 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano,
  esteja a disposição para esclarecimentos, em seguida faça a correção. Atenção: Professor, providencie
  flores de hibisco para a próxima aula, e, demais materiais necessários para a
  prática.  AULA 02 Tema: Reprodução Sexuada em Angiospormas Etapa 04: Mão na Massa (30 min) Materiais
  necessários para a aula: Papel branco, flores de hibisco, uma lupa,
  estilete ou lâmina, microscópio e lâminas e lamínulas.  Como desenvolver: A flor de hibisco deve ser colocada
  sob a folha de papel e examinada. Peça para que os alunos observe a
  flor e dê nome para as partes que eles vêem. Caso os alunos não consigam
  identificar alguma estrutura, levante a questão a turma toda. Por exemplo: “e a estrutura tal?
  Onde elas estaria?”. Você pode pedir também para que os
  alunos observem toda a anatomia externa da flor. Ou seja, pedir que os alunos
  observem o número de pétalas e de sépalas. Se as sépalas e as pétalas são
  livres ou unidas. O número de estames, onde eles
  estão ligados e se há união dos filetes ou das anteras. A disposição das anteras e 
  o  número de pistilos, estiletes e estigmas do gineceu. Com a pinça remova o perianto e os
  estames. Use uma lupa para examinar grãos de
  pólen no estame. Faça um corte transversal do ovário e conte o número de lóculos.  Observe o número de óvulos, fazendo
  um corte longitudinal mediano. O que é possível
  discutir com os alunos a partir dessa aula É possível identificar cada estrutura floral bem como discutir as funções
  delas. Também é possível discutir e
  identificar os componentes masculino e feminino que compõem a estrutura da
  flor. A aula prática possibilita uma
  melhor compreensão dos conceitos referentes a anatomia e morfologia da flor. Isso porque o aluno tem a
  oportunidade de aplicar a teoria do livro. Além disso possibilita questionar o
  que os alunos pensam sobre a reprodução das plantas, sobre a função do pólen
  e das estruturas da flor. Você pode montar uma tabela para
  que os alunos preencham com as estruturas que estão vendo, ou ainda pedir
  para que os alunos façam desenhos. Essa aula pode ser avaliada
  por meio de um relatório feito pelos alunos. 
 A partir dessa prática é possivel
  trabalhar como ocorre a reprodução de forma bastante lúdica. Utilize também
  como suporte a página 26 do livro didático.  Etapa
  05: Verificação da Aprendizagem (20 min)  Oriente os estudantes na
  resolução do exercício da página 27 do livro didático A Conquista Ciências 8º
  ano, esteja a disposição para esclarecimentos, em seguida faça a correção. AULA 03 Tema:
  Reprodução Sexuada em Animais Etapa 06:
  Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Levante conhecimentos prévios dos estudantes, a
  partir dos questionamentos a seguir: Quais
  são os principais órgãos reprodutores dos animais? Você consegue dar exemplos
  de diferentes grupos de animais? Como a fecundação ocorre na reprodução
  sexuada? Pode ser interno ou externo? O que você sabe sobre isso? Você sabe
  se todos os animais precisam de dois indivíduos para se reproduzir? Existem
  opções? Você já ouviu falar sobre o ciclo de vida de algum animal que envolve
  fases larvais ou metamorfose? Você pode dar exemplos? Como você acha que o
  ambiente influencia o tipo de reprodução (interna ou externa) que um animal
  pode ter? Você consegue pensar em algum exemplo de comportamento reprodutivo
  em animais? Como os animais atraem parceiros para acasalar? Em alguns
  animais, os pais cuidam de seus filhotes após o nascimento. Você conhece
  algum exemplo? Acolha as respostas, por enquanto.  Etapa 07: Aula Expositiva Dialogada
  20 min) Faça uma aula expositiva sobre o objeto de conhecimento, abrindo espaço
  para a participação dos estudantes. Procure oferecer informações que
  respondam também as questões de conhecimentos prévios. Utilize como suporte
  as páginas27 a 31 do livro didático A Conquista Ciências 8º Ano. Etapa 08: Verificação da
  Aprendizagem (20 min)  Oriente os estudantes na
  resolução do exercício da página 31 do livro didático A Conquista Ciências 8º
  ano, esteja a disposição para esclarecimentos. AULA 04 Tema: Reprodução Assexuada e
  Sexuada Etapa 09: Mão na Massa II (20
  min) 
 Agora
  você mostrará duas imagens aos estudantes: uma que representa um exemplo de
  reprodução assexuada e outra que representa a reprodução sexuada. Também
  deverá indicar os conceitos dos dois tipos de reprodução e pedir que os
  alunos identifiquem qual tipo de reprodução se encaixa em cada situação
  apresentada na atividade anterior. Ao
  fazer a relação, os alunos terão que expor os argumentos que os levaram a
  estabelecer estas conexões. Em seguida convide-os a registrarem a tabela
  abaixo conforme as orientações abaixo: Orientações: Os alunos deverão montar uma
  tabela no quadro com a sua ajuda, que permitirá diferenciar os tipos de
  reprodução e responder novamente a questão disparadora. Em seguida a tabela
  deverá ser transcrita no caderno. A tabela terá os seguintes tópicos: 
 Etapa 10: Roda de Conversa (30min) Oriente os estudantes a realizarem a atividade das páginas
  38 e 39, siga as orientações do livro didático A Conquista Ciências 8º Ano. AULA 05  Tema:
  Reprodução Etapa 11:
  Socializando as Produções (15 min) Disponibilizar esse momento para os grupos apresentarem
  suas produções a respeito do texto “Batatas em Marte”, momento oportuno para
  observar se os estudantes aprenderam de fato sobre as vantagens das duas
  reproduções. Etapa 12:
  Leitura e Interpretação (35 min) Fazer a leitura do texto “Os pontinhos pretos da Banana”
  em seguida discutam e pesquisem as respostas das perguntas relacionadas a
  leitura. Após a realização da tarefa faça a correção. AULA 06 Tema: Curiosidades Etapa 13: Leitura e Interpretação Coletiva (30 min) Divida a classe em dois grupões,
  faça subgrupos se achar necessário, uma parte da sala trabalhará com o texto
  “Cientistas descobrem elo entre ‘larva-monstro’ e espécie de camarão”, a
  outra parte ficará como o texto “A lenda da Hidra”. Eles farão a leitura,
  discutirão entre os membros responderão as questões para apresentar
  conclusões a partir do que foi lido.  Etapa 14: Apresentação (20 min) Agora organize uma roda de
  conversa para os grupos apresentarem suas interpretações, depois de tudo
  entendido, peça que respondam as atividades do texto que não foi lido. ATIVIDADES EXTRAS  Faça a revisão utilizando o mapa
  mental da página 43 do livro didático, em seguida trabalhe a atividade de
  revisão das páginas 41 e 42. Poderá utilizar as sugestões de vídeos da página
  40. RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor
  aprendizagens:  Para
  recompor as aprendizagens dos estudantes do 8º Ano em Ciências, é importante
  adotar uma metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante.
  Aqui está um plano geral que pode ajudar:  
 Revisão e Recuperação dos Objetos de
  Conhecimentos 
 Aprendizagem Ativa 
 Ensino Diferenciado 
 Envolvimento da Família 
 Uso de Tecnologias Educacionais 
 
 
 Essa
  metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e
  habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os
  próximos anos escolares.  OUTRAS ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó,
  entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de
  textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes
  ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre
  outros, atividades interativas.                         | 
 
| 
   RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data
  show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Microscópio; ( )
  Computador; (  ) Jogos; ( x ) Material
  pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (X)Torso;  ( X ) Outros:   | 
 
| 
   AVALIAÇÃO: (x ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (25,
  27, 29, 31, 32, 33, 35, 39); ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
  Observação do desempenho do grupo; (x ) Cartaz; ( ) Debate;     ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
  participação; Outros:                                                          | 
 
| 
   | 
 



Nenhum comentário:
Postar um comentário