3ª SD Cie 6º Ano 2025

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Subtema: A Matéria e suas Transformações

Unidade Temática: Matéria e Energia 

Objetos de Conhecimento:   Separação de misturas Água potável e tratamento.  Matéria e substâncias; Transformações da Matéria.

Anos:                                         Período: 28/04 a  09/05                     Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.). 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer métodos de separação de misturas (catação, decantação, centrifugação, filtração, evaporação, destilação, dissolução) e saber empregá-los para obter a substância de interesse. Compreender as principais diferenças entre transformações químicas e físicas; Diferenciar transformações químicas e físicas presentes no cotidiano;

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema da aula:  Água potável e tratamento.

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 minutos).

Leia o tema da aula e explore com os estudantes se eles possuem conhecimento sobre de onde vem a água que sai da torneira e usamos para nossas atividades diárias, como cozinhar, lavar roupa, tomar banho e dar descarga. As siglas apresentadas são de Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Inicie a aula com uma pergunta provocativa, como "Qual é a importância da água para a vida na Terra?" ou "O que aconteceria se não tivéssemos acesso à água potável?".

Conduza uma breve discussão em grupo, incentivando os estudantes a compartilharem suas ideias e conhecimentos prévios sobre o tema. Peça para eles anotarem no caderno.

Etapa 02: Para início de conversa (15 minutos).

Apresente os conceitos básicos sobre água potável e sua importância para a saúde humana e o meio ambiente. Peça aos estudantes para acompanharem a exposição de informações a partir do infográfico da página 201 do livro didático A Conquista, 6º ano.

·                    A Água Potável é toda água própria para o consumo. É um líquido incolor, inodoro (sem cheiro), insípida (sem sabor) e insossa (sem sal), essencial para a sobrevivência humana. Deve ter certa quantidade de sais minerais dissolvido, que são importantes para a saúde

·        . Introduza os processos de tratamento de água, explicando as etapas comuns, como coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção.

·                    Coagulação e Floculação: Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores (flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. Os reagentes utilizados são denominados de coagulantes, que normalmente são o Sulfato de Alumínio e o Cloreto Férrico.

·                    Decantação: os flocos formados são separados da água pela ação da gravidade em tanques normalmente de formato retangular.

·                    Filtração: A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. Um filtro é constituído de um meio poroso granular, normalmente areia, de uma ou mais camadas, instalado sobre um sistema de drenagem, capaz de reter e remover as impurezas ainda presentes na água.

·                    Desinfecção: Para efetuar a desinfecção de águas de abastecimento utiliza-se um agente físico ou químico (desinfetante), cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas. Normalmente são utilizados em abastecimento público os seguintes agentes desinfetantes, em ordem de frequência: cloro, ozona, luz ultravioleta e íons de prata.

·                    Fluoretação: A fluoretação da água de abastecimento público é efetuada através de compostos à base de flúor. A aplicação destes compostos na água de abastecimento público contribui para a redução da incidência de cárie dentária em até 60%, se as crianças ingerirem desde o seu nascimento quantidades adequadas de íon fluoreto.

Obs.:Utilize recursos visuais, como imagens, diagramas ou vídeos, peça para os estudantes  ilustrarem os processos de tratamento de água de forma mais clara e dinâmica. https://images.app.goo.gl/pvePgdPhXFnZgmHq8

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes na resolução da atividade abaixo, peça que utilizem o livro didático para consulta sobre os processos de separação de misturas. Você pode orientá-los na resolução em grupos.

1.      Com a adição de água com açúcar a uma mistura contendo querosene e areia, são vistas claramente três fases. Para separar cada componente da mistura final, a melhor sequência é:

a.       filtração, decantação e destilação.

b.      cristalização, decantação e destilação.

c.       filtração, cristalização e destilação.

d.      centrifugação, filtração e decantação.

e.       destilação, filtração e decantação.

 

2. Num acampamento, todo o sal de cozinha foi derramado na areia. As pessoas recuperaram o sal realizando, sucessivamente, as operações de:

a) dissolução, filtração, evaporação.

b) fusão, decantação, sublimação.

c) liquefação, filtração, vaporização.

d) adição de água, destilação.

e) diluição, sedimentação, vaporização.

3.      Relacione as colunas abaixo, indicando corretamente qual é o processo de separação mais adequado para cada mistura:

 

Coluna 1:                                                          Coluna 2:

I.            Filtração                                                   a) limalhas de ferro na areia.

II.            Decantação                                               b) ouro no barro e areia.

III.            Separação magnética                                c) amendoim torrado e suas cascas.

IV.            Ventilação                                                 d) cascalho na areia.

V.            Tamisação                                                 e) pó de café na água.

VI.            Levigação                                                  f) água com areia.

 

Gabarito:

1.      Alternativa “a”.

Faz-se primeiro uma filtração para separar a areia dos demais componentes. Em seguida, faz-se uma decantação para separar a querosene da solução aquosa de açúcar. Por fim, faz-se uma destilação simples para separar o açúcar da água.

2.      Alternativa “a”.

Primeiro adiciona-se a água para que o sal se dissolva nela. Depois se realiza uma filtração, em que a areia fica retida no filtro e a mistura de água e sal é separada. Por fim, leva-se essa mistura ao fogo para que a água evapore e o sal seja recuperado.

3.

I.            Filtração                          e) pó de café na água;

II.            Decantação                     f) água com areia;

III.            Separação magnética      a) limalhas de ferro na areia;

IV.            Ventilação                       c) amendoim torrado e suas cascas;

V.            Tamisação                       d) cascalho na areia;

VI.            Levigação                       b) ouro no barro e areia.

 

Poderá utilizar também como proposta de atividade a sessão “Ponto de Checagem”, página 206, do livro didático.

 

 Observação: Peça aos estudantes o material para a construção do filtro caseiro, relacionado na parte 202 do livro didático. Essa atividade poderá ser em grupo.

AULA 02

 

Tema: Separação de Misturas (revisão)

Etapa 04: Correção da Atividade (15 min)

Aproveitar esse momento para corrigir a atividade do dia anterior. Momento bastante oportuno para sanar as dúvidas levantadas durante a realização da atividade.

Etapa 05: Mão na massa. (35 minutos)

Obs.: produzir junto aos estudantes o filtro. Orientação livro didático página 202. Para verificar a compreensão do trabalho sobre o filtro, responderem as questões 1, 2 e 3 no livro didático página. 202.

AULA 03

Tema: Assim se faz Ciência

Etapa 06: Aprofundando no Tema (20 min)

Convidar os estudantes a leitura do texto “Por que alguns peixes tem mercúrio?” disponível nas páginas 198 e 199 do livro didático A Conquista 6º ano. O conteúdo dessas páginas, se trabalhado de maneira efetiva, permite o desenvolvimento dos TCTs Saúde e Educação ambiental. Disponibilize alguns minutos para que os estudantes leiam a HQ. Depois da leitura, proponha uma conversa sobre os danos à saúde das pessoas e do meio ambiente causados pelo uso do mercúrio em garimpos. Geralmente, esse metal é usado em garimpos ilegais e contamina a água, afetando a vida aquática e as pessoas que consomem peixes e outros alimentos tirados das águas contaminadas (siga as orientações didáticas).

Etapa 07: Complementando e ilustrando as informações (10 min)

O documentário pode complementar o assunto tratado na seção “Assim se faz Ciência”. O desastre de Minamata se refere ao envenenamento de centenas de pessoas por mercúrio ocorrido na cidade de Minamata, no Japão. O mesmo está acontecendo com as pessoas que vivem na Amazônia por conta da contaminação das águas causada pelo mercúrio usado nos garimpos ilegais. O documentário “Amazônia, a nova Minamata?”, de Jorge Bodanzky, aborda a luta dos indígenas Munduruku frente a esse perigo. O filme estreiou no dia 27 de outubro, na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Tempo 3’09’’.

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Após a discussão sobre a temática, proponha a resolução das questões interpretativas da página 199.

AULA 04

Tema: O lixo e a separação de misturas

Etapa 09: Correção da Atividade (20 min)

Aproveitar esse momento para corrigir a atividade do dia anterior. Momento bastante oportuno para sanar as dúvidas levantadas durante a realização da atividade.

Etapa 10: Sessão Curiosidade (10 min)

Faça a leitura do texto “Lavar ou não lavar? Eis a questão!”, utilize as informações das orientações didáticas, surpreenda os estudantes com essas informações. Essa é uma proposta para pesquisa, porém, conforme relatos das dificuldades de uma pesquisa em casa e devido à ausência de recursos da escola para esse fim, sugere-se uma adaptação, no entanto, caso a escola ou publico tenha condições de realizar a atividade investigativa, aproveite a oportunidade.

Etapa 11: Leitura e Interpretação (20 min)

Disponibilize alguns minutos para que os estudantes leiam o texto, disponível nas páginas 103 e 104 do livro didático A Conquista, 6º ano. Oriente-os a buscar o significado dos termos desconhecidos no dicionário. É provável que eles desconheçam o significado da expressão em inglês pimp my carroça. Explique que o verbo “pimp” quer dizer “decorar, adornar, customizar”. Então, Pimp my carroça se relaciona com a grafitagem, com a customização dos carrinhos usados pelos catadores de materiais recicláveis. A ONG dá auxílio aos catadores e atua no sentido de dar mais visibilidade e reconhecimento ao trabalho dessas pessoas. Em seguida faça a leitura oral compartilhada, discuta em roda de conversa para depois cobrar a interpretação escrita.

AULA 05

Tema: Matéria e substâncias

Etapa 12: Para início de conversa (10 min)

Orientar os estudantes a fazerem leitura e interpretação oral das imagens do livro (A Conquista 6º ano, página 162 e 163), fazendo o uso do material didático. Nesse momento o professor deve estimular o aluno a pensar e questionar as questões sobre a matéria e suas transformações. Pode perguntar que outros tipos de transformações que eles conhecem.

 

Etapa 13: Aprofundando no tema (20 min)

 Neste momento será exposto aos estudantes o conceito de matéria. Peça a eles que façam a leitura silenciosa da página 164 do livro didático A Conquista 6º ano, para que haja maior envolvimento na aula, após essa etapa, faça a leitura compartilhada e logo em seguida uma explanação sobre o conteúdo.  Leve alguns objetos como balança de cozinha, copo de medidas, alimentos que vende no peso e no volume (os alimentos, podem conseguir na escola), para os estudantes  visualizarem e compreenderem com mais facilidade.

 

Etapa 14: Verificação da aprendizagem (20 min)

Para melhor entendimento da aula, solicitar que realizem a atividade da página 165 do livro A Conquista 6º ano. Logo em seguida fazer a correção.

 

AULA 06

Tema: Transformações da matéria

Etapa 15: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre o que são transformações químicas. Imprima essas duas imagens e mostre para a turma.

Faça a pergunta sobre as imagens aos estudantes e peça que eles digam quais tipos de transformação de materiais eles conhecem. É provável que eles citem as transformações físicas. Faça a seguinte demonstração: pegue uma folha de papel sulfite e mostre-a aos alunos. Em seguida, amasse a folha e pergunte a eles: O que mudou?. Espera-se que eles respondam que o papel mudou de forma, que ficou amassado. Conduza a conversa de forma a mostrar que o material continua sendo o papel, mas que agora o mesmo encontra-se amassado (desamasse o papel enquanto a discussão acontece). Após isso, coloque o papel dentro de uma forma de alumínio e, com o auxílio de um isqueiro ou um palito de fósforo, queime o papel. Pergunte aos estudantes:
E agora? O que aconteceu com o papel?. Direcione a discussão de maneira que eles percebam que houve uma transformação em que a composição do material mudou e que agora não se tem mais o papel como ele existia antes. Caso não seja possível fazer a demonstração em sala, leve os alunos a pensar nessas situações e discuta que transformações eles perceberam. É esperado que eles digam que ocorrem mudanças de cor, de cheiro.

Etapa 16: Mergulhando no tema (25 min)

Neste momento, é suficiente que os estudantes reconheçam que a matéria sofre transformações, que podem ser físicas, quando não são formadas novas substâncias, ou químicas, quando novas substâncias são formadas. Peça aos estudantes que citem exemplos de transformações físicas e químicas que já observaram ou ouviram falar, chamando a atenção para os aspectos que evidenciam a ocorrência de uma transformação química. Avalie os exemplos citados e desfaça possíveis dúvidas. Utilize as páginas 166 e 167 do livro didático A conquista 6º ano como suporte. Faça as intervenções necessárias para que entendam a diferença nos tipos de transformações da matéria. Caso tenha a oportunidade,  passe o vídeo disponível em https://youtu.be/Hie5pXvOH2c?si=DtCFv11G1R5PKIU- tempo 4:48min.

 

Etapa 17: Verificação da aprendizagem (15 min)

Orientar os estudantes a responderem a atividade da página 167 do livro didático. Logo em seguida fazer a correção discutindo cada questão.

Etapa 18: Mão na massa (Para casa)

Peça aos estudantes que tragam na próxima aula exemplos de transformações da matéria para apresentação na aula seguinte.

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (103, 104, 165,167, 199, 202, 206) (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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