Subtema: A Matéria e suas
Transformações |
Unidade Temática:
Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Separação de misturas Água potável e
tratamento. Matéria e substâncias;
Transformações da Matéria. |
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Anos: 6º Período: 28/04 a 09/05 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI01IT) Comprovar
experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve
substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande
contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como,
consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI03)
Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas
heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais
(como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI02) Identificar evidências de
transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que
originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de
ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio
etc.). |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Conhecer métodos
de separação de misturas (catação, decantação, centrifugação, filtração,
evaporação, destilação, dissolução) e saber empregá-los para obter a
substância de interesse. Compreender as principais diferenças entre transformações
químicas e físicas; Diferenciar transformações químicas e físicas presentes
no cotidiano; |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA
01 Tema da aula: Água potável e tratamento. Etapa
01: Levantamento
de conhecimentos prévios (10 minutos). Leia o tema da aula e explore com os estudantes se
eles possuem conhecimento sobre de onde vem a água que sai da torneira e
usamos para nossas atividades diárias, como cozinhar, lavar roupa, tomar
banho e dar descarga. As siglas apresentadas são de Estação de Tratamento de
Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Inicie
a aula com uma pergunta provocativa, como "Qual é a importância da água
para a vida na Terra?" ou "O que aconteceria se não tivéssemos
acesso à água potável?". Conduza
uma breve discussão em grupo, incentivando os estudantes a compartilharem
suas ideias e conhecimentos prévios sobre o tema. Peça para eles anotarem no
caderno. Etapa 02:
Para início de conversa (15 minutos). Apresente
os conceitos básicos sobre água potável e sua importância para a saúde humana
e o meio ambiente. Peça aos estudantes para acompanharem a exposição de
informações a partir do infográfico da página 201 do livro didático A
Conquista, 6º ano. ·
A
Água Potável é toda água própria para o consumo. É um líquido incolor,
inodoro (sem cheiro), insípida (sem sabor) e insossa (sem sal), essencial
para a sobrevivência humana. Deve ter certa quantidade de sais minerais
dissolvido, que são importantes para a saúde ·
. Introduza
os processos de tratamento de água, explicando as etapas comuns, como
coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção. ·
Coagulação
e Floculação: Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas
pela ação do coagulante, em partículas maiores (flocos) que possam ser
removidas pelo processo de decantação. Os reagentes utilizados são
denominados de coagulantes, que normalmente são o Sulfato de Alumínio e o
Cloreto Férrico. ·
Decantação:
os flocos formados são separados da água pela ação da gravidade em tanques
normalmente de formato retangular. ·
Filtração:
A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o
processo de filtração. Um filtro é constituído de um meio poroso granular,
normalmente areia, de uma ou mais camadas, instalado sobre um sistema de
drenagem, capaz de reter e remover as impurezas ainda presentes na água. ·
Desinfecção:
Para efetuar a desinfecção de águas de abastecimento utiliza-se um agente
físico ou químico (desinfetante), cuja finalidade é a destruição de
microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas.
Normalmente são utilizados em abastecimento público os seguintes agentes
desinfetantes, em ordem de frequência: cloro, ozona, luz ultravioleta e íons
de prata. ·
Fluoretação:
A fluoretação da água de abastecimento público é efetuada através de
compostos à base de flúor. A aplicação destes compostos na água de
abastecimento público contribui para a redução da incidência de cárie
dentária em até 60%, se as crianças ingerirem desde o seu nascimento
quantidades adequadas de íon fluoreto. Obs.:Utilize recursos visuais, como
imagens, diagramas ou vídeos, peça para os estudantes ilustrarem os processos de tratamento de
água de forma mais clara e dinâmica. https://images.app.goo.gl/pvePgdPhXFnZgmHq8 Etapa 03: Verificação da
Aprendizagem (20 min) Oriente
os estudantes na resolução da atividade abaixo, peça que utilizem o livro
didático para consulta sobre os processos de separação de misturas. Você pode
orientá-los na resolução em grupos. 1.
Com a adição de água com açúcar a uma mistura
contendo querosene e areia, são vistas claramente três fases. Para separar
cada componente da mistura final, a melhor sequência é: a.
filtração, decantação e destilação. b.
cristalização, decantação e destilação. c.
filtração, cristalização e destilação. d.
centrifugação, filtração e decantação. e.
destilação, filtração e decantação. 2. Num acampamento, todo o sal de cozinha foi
derramado na areia. As pessoas recuperaram o sal realizando, sucessivamente,
as operações de: a) dissolução, filtração, evaporação. b) fusão, decantação, sublimação. c) liquefação, filtração, vaporização. d) adição de água, destilação. e) diluição, sedimentação, vaporização. 3. Relacione as colunas abaixo, indicando corretamente qual é
o processo de separação mais adequado para cada mistura: Coluna 1:
Coluna 2: I.
Filtração a) limalhas de ferro
na areia. II.
Decantação b) ouro no barro e
areia. III.
Separação
magnética c) amendoim torrado
e suas cascas. IV.
Ventilação d) cascalho na
areia. V.
Tamisação e) pó de café na
água. VI.
Levigação f) água com
areia. Gabarito: 1.
Alternativa “a”. Faz-se primeiro uma filtração para separar a
areia dos demais componentes. Em seguida, faz-se uma decantação para separar
a querosene da solução aquosa de açúcar. Por fim, faz-se uma destilação
simples para separar o açúcar da água. 2.
Alternativa “a”. Primeiro adiciona-se a água para que o sal se
dissolva nela. Depois se realiza uma filtração, em que a areia fica retida no
filtro e a mistura de água e sal é separada. Por fim, leva-se essa mistura ao
fogo para que a água evapore e o sal seja recuperado. 3. I.
Filtração
e) pó de café na água; II.
Decantação f)
água com areia; III.
Separação
magnética a) limalhas de ferro na areia; IV.
Ventilação c)
amendoim torrado e suas cascas; V.
Tamisação
d)
cascalho na areia; VI.
Levigação b)
ouro no barro e areia. Poderá utilizar
também como proposta de atividade a sessão “Ponto de Checagem”, página 206,
do livro didático. Observação: Peça aos estudantes o material
para a construção do filtro caseiro, relacionado na parte 202 do livro
didático. Essa atividade poderá ser em grupo. AULA 02 Tema: Separação de Misturas
(revisão) Etapa 04: Correção da Atividade
(15 min) Aproveitar
esse momento para corrigir a atividade do dia anterior. Momento bastante
oportuno para sanar as dúvidas levantadas durante a realização da atividade. Etapa 05: Mão na massa.
(35 minutos) Obs.: produzir junto aos estudantes o filtro.
Orientação livro didático página 202. Para verificar a compreensão do
trabalho sobre o filtro, responderem as questões 1, 2 e 3 no livro didático
página. 202. AULA 03 Tema: Assim se faz Ciência Etapa 06: Aprofundando no Tema (20
min) Convidar os estudantes a leitura do
texto “Por que alguns peixes tem mercúrio?” disponível nas páginas 198 e 199
do livro didático A Conquista 6º ano. O conteúdo dessas páginas, se
trabalhado de maneira efetiva, permite o desenvolvimento dos TCTs Saúde e
Educação ambiental. Disponibilize alguns minutos para que os estudantes leiam
a HQ. Depois da leitura, proponha uma conversa sobre os danos à saúde das pessoas
e do meio ambiente causados pelo uso do mercúrio em garimpos. Geralmente,
esse metal é usado em garimpos ilegais e contamina a água, afetando a vida
aquática e as pessoas que consomem peixes e outros alimentos tirados das
águas contaminadas (siga as orientações didáticas). Etapa
07: Complementando e ilustrando as informações (10 min) O documentário pode complementar o
assunto tratado na seção “Assim se faz Ciência”. O desastre de Minamata se
refere ao envenenamento de centenas de pessoas por mercúrio ocorrido na
cidade de Minamata, no Japão. O mesmo está acontecendo com as pessoas que
vivem na Amazônia por conta da contaminação das águas causada pelo mercúrio
usado nos garimpos ilegais. O documentário
“Amazônia, a nova Minamata?”, de Jorge Bodanzky, aborda a luta dos indígenas
Munduruku frente a esse perigo. O filme estreiou no dia 27 de outubro, na 46ª
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Tempo 3’09’’. Etapa
08: Verificação da Aprendizagem (20 min) Após a discussão sobre a temática, proponha
a resolução das questões interpretativas da página 199. AULA 04 Tema: O lixo e a separação de
misturas Etapa 09:
Correção da Atividade (20 min) Aproveitar
esse momento para corrigir a atividade do dia anterior. Momento bastante
oportuno para sanar as dúvidas levantadas durante a realização da atividade. Etapa 10: Sessão Curiosidade (10
min) Faça
a leitura do texto “Lavar ou não lavar? Eis a questão!”, utilize as
informações das orientações didáticas, surpreenda os estudantes com essas
informações. Essa é uma proposta para pesquisa, porém, conforme relatos das
dificuldades de uma pesquisa em casa e devido à ausência de recursos da
escola para esse fim, sugere-se uma adaptação, no entanto, caso a escola ou
publico tenha condições de realizar a atividade investigativa, aproveite a
oportunidade. Etapa 11: Leitura e Interpretação
(20 min) Disponibilize alguns minutos para
que os estudantes leiam o texto, disponível nas páginas 103 e 104 do livro
didático A Conquista, 6º ano. Oriente-os a buscar o significado dos termos
desconhecidos no dicionário. É provável que eles desconheçam o significado da
expressão em inglês pimp my carroça. Explique que o verbo “pimp” quer dizer
“decorar, adornar, customizar”. Então, Pimp my carroça se relaciona com a
grafitagem, com a customização dos carrinhos usados pelos catadores de
materiais recicláveis. A ONG dá auxílio aos catadores e atua no sentido de
dar mais visibilidade e reconhecimento ao trabalho dessas pessoas. Em seguida
faça a leitura oral compartilhada, discuta em roda de conversa para depois
cobrar a interpretação escrita. AULA 05 Tema: Matéria e substâncias Etapa 12: Para início de conversa (10 min) Orientar os estudantes a fazerem leitura e
interpretação oral das imagens do livro (A Conquista 6º ano, página 162 e
163), fazendo o uso do material didático. Nesse momento o professor deve
estimular o aluno a pensar e questionar as questões sobre a matéria e suas
transformações. Pode perguntar que outros tipos de transformações que eles
conhecem. Etapa 13: Aprofundando
no tema (20 min) Neste momento será exposto aos estudantes o conceito
de matéria. Peça a eles que façam a leitura silenciosa da página 164 do livro
didático A Conquista 6º ano, para que haja maior envolvimento na aula, após
essa etapa, faça a leitura compartilhada e logo em seguida uma explanação
sobre o conteúdo. Leve alguns objetos
como balança de cozinha, copo de medidas, alimentos que vende no peso e no
volume (os alimentos, podem conseguir na escola), para os estudantes visualizarem e compreenderem com mais
facilidade. Etapa 14: Verificação da
aprendizagem (20 min) Para melhor entendimento da aula,
solicitar que realizem a atividade da página 165 do livro A Conquista 6º ano.
Logo em seguida fazer a correção. AULA 06 Tema:
Transformações da matéria Etapa 15: Levantamento de
conhecimentos prévios (10 min) Leia o tema da aula e comente com os estudantes
que eles irão discutir sobre o que são transformações químicas. Imprima essas
duas imagens e mostre para a turma. Faça a pergunta sobre as imagens aos estudantes e
peça que eles digam quais tipos de transformação de materiais eles conhecem.
É provável que eles citem as transformações físicas. Faça a seguinte
demonstração: pegue uma folha de papel sulfite e mostre-a aos alunos. Em
seguida, amasse a folha e pergunte a eles: O que mudou?. Espera-se
que eles respondam que o papel mudou de forma, que ficou amassado. Conduza a
conversa de forma a mostrar que o material continua sendo o papel, mas que
agora o mesmo encontra-se amassado (desamasse o papel enquanto a discussão
acontece). Após isso, coloque o papel dentro de uma forma de alumínio e, com
o auxílio de um isqueiro ou um palito de fósforo, queime o papel. Pergunte
aos estudantes: Etapa 16: Mergulhando no tema (25 min) Neste momento, é suficiente que os estudantes
reconheçam que a matéria sofre transformações, que podem ser físicas, quando
não são formadas novas substâncias, ou químicas, quando novas substâncias são
formadas. Peça aos estudantes que citem exemplos de transformações físicas e
químicas que já observaram ou ouviram falar, chamando a atenção para os
aspectos que evidenciam a ocorrência de uma transformação química. Avalie os
exemplos citados e desfaça possíveis dúvidas. Utilize as páginas 166 e 167 do
livro didático A conquista 6º ano como suporte. Faça as intervenções
necessárias para que entendam a diferença nos tipos de transformações da
matéria. Caso tenha a oportunidade,
passe o vídeo disponível em https://youtu.be/Hie5pXvOH2c?si=DtCFv11G1R5PKIU- tempo 4:48min. Etapa 17: Verificação da
aprendizagem (15 min) Orientar os estudantes a responderem a atividade
da página 167 do livro didático. Logo em seguida fazer a correção discutindo
cada questão. Etapa 18: Mão na massa (Para casa) Peça aos estudantes que tragam na próxima aula
exemplos de transformações da matéria para apresentação na aula seguinte. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( )
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (103, 104,
165,167, 199, 202, 206) ( )
Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;
( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros |
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