5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é
o Novo Normal! |
|
Subtema: Caminhos Sustentáveis: Uso consciente de
energia elétrica |
Unidade Temática: Matéria e energia |
Objetos
de Conhecimento: Energia e suas transformações, consumo de equipamentos
elétricos e hábitos de consumo; Uso consciente de energia elétrica. |
|
Ano: 8º Período: 06 a 17/05 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI02) Construir
circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos
e compará-los a circuitos elétricos residenciais. (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos
dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso
para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio,
geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da
energia elétrica para
a térmica, luminosa, sonora
e mecânica, por exemplo). (EF08CI05) Propor ações coletivas
para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo
critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de
consumo responsável. (EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador
de energia e o impacto
que pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel
e levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Comparar e classificar diferentes equipamentos de uso
cotidiano segundo sua finalidade, consumo de energia e princípios de
funcionamento. Calcular o consumo de energia, utilizando os dados
fornecidos de tempo de uso e potência nominal. Reconhecer a importância do
consumo responsável de energia. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AULA 01 TEMA: Uso consciente de energia elétrica Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Utilize as questões da
página 77 do livro didático A Conquista Ciências 8ºAno para levantar os
conhecimentos prévios dos estudantes, em seguida continue levantando
utilizando as imagens e orientações abaixo. Orientações: O contexto deste plano traz uma
questão em seu topo e uma série de imagens que, de alguma forma, envolvem o
tema central desta aula: Energia elétrica e suas transformações. A questão os
desafia a identificar em quais imagens é possível relacionar, de alguma
maneira, a energia elétrica. A resposta mais adequada é que em todas as
imagens ela se manifesta. Reserve um tempo e abra esta questão para discussão
no grande grupo, ouça as opiniões e fique atento aos comentários que
surgirão. Caso não seja possível projetar este slide, imprima as imagens ou
traga alguns objetos que possam representar as transformações de energia. Após este momento, lance à turma o seguinte
questionamento: E como reconhecer a energia elétrica em cada um destes
utensílios? - A ideia é que eles comecem a se questionar acerca das
transformações de energia, que reparem que em todos estes exemplos a energia
elétrica é a fonte geradora, mas que cada equipamento converte esta energia
de entrada em alguma outra de saída, conforme o seu objetivo de uso.
Computador - luminosa, sonora e química; celular - luminosa, sonora e
química; Luzes da cidade - luminosa; Caixa de Som - Sonora; Aspirador de pó -
mecânica; Liquidificador - mecânica; Você também pode citar alguns outros
exemplos como o microondas que converte a energia elétrica em energia
térmica. Etapa 02: Aprofundando no tema
(20min) Para entender melhor o objeto de conhecimento em estudo, vamos
primeiro compreender o que é o PROGRAMA PROCEL. Apresente o texto abaixo
impresso para eles faça a leitura compartilhada e nesse momento explique
sobre a importância desse selo para eles. E tire as dúvida que surgirem. Etapa
03: Verificação da Aprendizagem (20 min)
Após esse momento, copie as questões abaixo no
quadro para que os estudantes respondam no caderno. A questão 3 ficará como
pesquisa para casa. ATIVIDADES 1. O que é selo PROCEL? 2. Qual a importância de programas como esse para
sociedade? 3. Busque informações sobre o selo Procel em algum
equipamento elétrico de sua residência. Registre as informações em seu
caderno ou tire fotografias, e apresente o resultado a seus colegas. Dê sua
opinião sobre a eficiência desse equipamento, baseando-se na pesquisa que
realizou. AULA 02 TEMA:
Energia e suas transformações Etapa 04: Correção de
Atividade (10 min) Aproveite o
momento para uma revisão dirimindo possíveis dúvidas levantadas durante a
realização da atividade. Peça que apresentem o resultado da pesquisa feita
nos equipamentos de sua residência. Etapa 05: Aula Expositiva Dialogada (20 min) Trabalhar as informações sobre energia e suas transformações de forma
explicativa de maneira a esclarecer dúvidas levantadas pelos estudantes, para
isso, é necessário oportunizar a participação dos mesmos. Utilize as páginas
78 a 81 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano. Fique atento as
orientações didáticas. Simplifique trabalho e potência, tendo em vista a grande
dificuldade dos estudantes, é necessário que compreendam a relação entre
trabalho e potência. Etapa 06: Verificação
da Aprendizagem (20 min) Oriente os estudantes na realização da atividade das páginas 79
e 81, em seguida faça a correção. AULA 03 TEMA: Equipamentos Elétricos Etapa 07: Levantamento de conhecimentos prévios (10min) Levante os seguintes
questionamentos para os alunos: Você sabia que os
eletrodomésticos que temos em casa, consomem energia elétrica para funcionar?
E que para usufruirmos desse recurso temos que pagar um valor mensal
proporcional à energia consumida, o qual é medido por um equipamento chamado
medidor de kwh? Acolha as respostas
apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Vamos aprender
como é feito esse cálculo? Etapa 08:
Aprofundando no tema (20 min) Faça uma aula expositiva e
dialogada sobre o tema, utilize as páginas 82 e 83 do livro didático A
Conquista Ciências 8º ano. Nesse momento ensine-os a fazer o cálculo. Para entender melhor sobre
o assunto temos como sugestão também o material disponível abaixo: Etapa 09:
Verificação de Aprendizagem (20 min) Solicitar aos estudantes
que copiem e respondam a atividade da página 83 do livro didático A Conquista
Ciências 8º ano, em seguida, faça a correção. OBS: Peça aos alunos que
traga uma conta de energia na próxima aula pois eles irão precisar. AULA 04 TEMA: Consumo de Energia Etapa 10: Questão
Disparadora (10min) Comente o tema da aula para os alunos. Em seguida
os desafie a responder a seguinte questão disparadora: “Alguma vez você já
parou para pensar sobre o porquê das nossas contas de luz variarem tanto de
valor?” Acolha as respostas apenas, espere que eles
respondam conforme seus conhecimentos. Etapa 11:
Aprofundando no Tema (20 min) Após, logo ter ouvido as considerações dos alunos,
faça uma aula expositiva dialogada sobre o tema, permita que os eles
interajam e tirem suas dúvidas, esse objeto precisa ficar bem claro. Para entender sua conta de luz, vou te mostrar as
variáveis que influenciam no preço final dela. Dentre elas, temos o preço da
tarifa, as bandeiras tarifárias e a forma como é medido seu consumo mensal. Preço da tarifa (kWh): Você sabe como calcular?
Fique tranquilo, pois na própria conta de luz você pode ver os preços em
relação a 1 kWh. Nesse momento
eles usaram o talão que foi pedido na aula passada. Peça que eles identifique
essa informação no seu talão. O produto entre
quantidade e o preço por consumo ativo: 106 × 0,4153 que é o valor a ser
pago. Aproveite esse momento para explicar como funciona a cobrança das
bandeiras tarifarias. Em
2015, passamos a ter uma importante variável na tarifa das nossas contas de
luz, que diz respeito às bandeiras tarifárias. Todo mês, a ANEEL define qual
bandeira será utilizada, podendo ela ser verde, amarela ou vermelha. Estas
bandeiras se referem à capacidade de geração de energia elétrica do país no
cenário em que estivermos vivendo.
Etapa 12: Mão na Massa (20 min) Agora
é com você!!!! Para resolver as
questões abaixo pegue sua conta de energia. Copie as questões no
quadro para que copiem e respondam no caderno. 1)
Qual o preço da tarifa que seus pais pagam? 2)
Qual o valor total dessa conta de energia? 3)
Procure na sua conta qual a cor de bandeira
tarifária está vigorando neste mês. Faça a correção oral com eles,
socializando o que encontraram. Sugestão
de pesquisa Caso ache interessante
passe a questão abaixo como pesquisa para casa. Pesquise a diferença das três
bandeiras tarifárias: verde, amarela e vermelha. AULA 05 TEMA: Consumo Consciente de Energia Elétrica Etapa 13: Vamos praticar (25 min) Agora que
você já trabalhou afundo o objeto de conhecimento faça com eles em sala de
aula atividade abaixo. Onde eles preencherão a tabela de acordo com
equipamentos que possuem em casa e relacioná-los ao consumo total da conta de
energia. Consumo
Consciente de Energia Elétrica
Etapa 14: Aprofundamento do tema (15min) Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema, “Consumo
responsável de energia” Localizado na página 126 do livro didático A
Conquista Ciências 8º ano. Nesse momento fale também sobre alguns hábitos
diários que eles podem ter para ajudar a diminuir na conta de energia. SUGESTÃO Etapa
15: Solicitação de material para próxima aula (10 min) Nesse momento o professor conversa com eles a respeito da
sugestão de atividade da pagina 131, que poderá ser modificada. O professor
solicitará materiais como: cartolina, canetinha, lápis de cor, entre outro,
para que na próxima aula eles construam uma campanha de conscientização a
respeito do consumo consciente de energia. Poderá também produzir cordéis e
paródias. AULA 06 TEMA: Uso consciente de energia Etapa Etapa 16: Mãos na massa (50 min) Nesse momento o professor dividirá a sala
em grupos, e solicitará que cada grupo crie uma campanha de conscientização
onde o tema é USO CONSCIENTE DE ENERGIA. Essa atividade deve ser feita em
sala de aula com o auxilio do professor. E cada grupo usará a criatividade
para confeccionar seus cartazes. Após o término da confecção dos trabalhos,
cada grupo socializará e apresentará sua campanha para a turma. Que
posteriormente será apresentada para as outras turmas da escola. Poderá
dividir em mais grupos e diversificar as atividades, incluindo paródias e
cordéis. Sendo assim como tarefa de casa eles
deverão se preparar para apresentar na próxima aula a campanha para as outras
turmas. Elaboração:
Nilsilane |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (77, 79, 83, 127,131) ( ) Seminários; (
) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (
) Debate; (X ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário