5ª SD Cie 8º Ano 2024

 

 

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema:  Caminhos Sustentáveis: Uso consciente de energia elétrica

Unidade Temática: Matéria e energia 

Objetos de Conhecimento: Energia e suas transformações, consumo de equipamentos elétricos e hábitos de consumo; Uso consciente de energia elétrica.

 

Ano: 8º                                     Período: 06 a 17/05                               Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais. (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. (EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Comparar e classificar diferentes equipamentos de uso cotidiano segundo sua finalidade, consumo de energia e princípios de funcionamento. Calcular o consumo de energia, utilizando os dados fornecidos de tempo de uso e potência  nominal. Reconhecer a importância do consumo responsável de energia.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Uso consciente de energia elétrica

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Utilize as questões da página 77 do livro didático A Conquista Ciências 8ºAno para levantar os conhecimentos prévios dos estudantes, em seguida continue levantando utilizando as imagens e orientações abaixo.

 

Orientações: O contexto deste plano traz uma questão em seu topo e uma série de imagens que, de alguma forma, envolvem o tema central desta aula: Energia elétrica e suas transformações. A questão os desafia a identificar em quais imagens é possível relacionar, de alguma maneira, a energia elétrica. A resposta mais adequada é que em todas as imagens ela se manifesta. Reserve um tempo e abra esta questão para discussão no grande grupo, ouça as opiniões e fique atento aos comentários que surgirão. Caso não seja possível projetar este slide, imprima as imagens ou traga alguns objetos que possam representar as transformações de energia.

Após este momento, lance à turma o seguinte questionamento: E como reconhecer a energia elétrica em cada um destes utensílios? - A ideia é que eles comecem a se questionar acerca das transformações de energia, que reparem que em todos estes exemplos a energia elétrica é a fonte geradora, mas que cada equipamento converte esta energia de entrada em alguma outra de saída, conforme o seu objetivo de uso. Computador - luminosa, sonora e química; celular - luminosa, sonora e química; Luzes da cidade - luminosa; Caixa de Som - Sonora; Aspirador de pó - mecânica; Liquidificador - mecânica; Você também pode citar alguns outros exemplos como o microondas que converte a energia elétrica em energia térmica.

Etapa 02: Aprofundando no tema (20min)

Para entender melhor o objeto de conhecimento em estudo, vamos primeiro compreender o que é o PROGRAMA PROCEL. Apresente o texto abaixo impresso para eles faça a leitura compartilhada e nesse momento explique sobre a importância desse selo para eles. E tire as dúvida que surgirem.

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (20 min)

 

Após esse momento, copie as questões abaixo no quadro para que os estudantes respondam no caderno. A questão 3 ficará como pesquisa para casa.

ATIVIDADES

1. O que é selo PROCEL?

2. Qual a importância de programas como esse para sociedade?

3. Busque informações sobre o selo Procel em algum equipamento elétrico de sua residência. Registre as informações em seu caderno ou tire fotografias, e apresente o resultado a seus colegas. Dê sua opinião sobre a eficiência desse equipamento, baseando-se na pesquisa que realizou.

AULA 02

 

TEMA: Energia e suas transformações

Etapa 04:  Correção de Atividade (10 min)

Aproveite o momento para uma revisão dirimindo possíveis dúvidas levantadas durante a realização da atividade. Peça que apresentem o resultado da pesquisa feita nos equipamentos de sua residência.

Etapa 05: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

Trabalhar as informações sobre energia e suas transformações de forma explicativa de maneira a esclarecer dúvidas levantadas pelos estudantes, para isso, é necessário oportunizar a participação dos mesmos. Utilize as páginas 78 a 81 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano. Fique atento as orientações didáticas. Simplifique trabalho e potência, tendo em vista a grande dificuldade dos estudantes, é necessário que compreendam a relação entre trabalho e potência.

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes na realização da atividade das páginas 79 e 81, em seguida faça a correção.

AULA 03

TEMA: Equipamentos Elétricos

 

Etapa 07: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Levante os seguintes questionamentos para os alunos:

Você sabia que os eletrodomésticos que temos em casa, consomem energia elétrica para funcionar? E que para usufruirmos desse recurso temos que pagar um valor mensal proporcional à energia consumida, o qual é medido por um equipamento chamado medidor de kwh?

Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Vamos aprender como é feito esse cálculo?

 

Etapa 08: Aprofundando no tema (20 min)

Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema, utilize as páginas 82 e 83 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano. Nesse momento ensine-os a fazer o cálculo.

Para entender melhor sobre o assunto temos como sugestão também o material disponível abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 09: Verificação de Aprendizagem (20 min)

Solicitar aos estudantes que copiem e respondam a atividade da página 83 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano, em seguida, faça a correção.

OBS: Peça aos alunos que traga uma conta de energia na próxima aula pois eles irão precisar.

 

AULA 04

TEMA: Consumo de Energia

Etapa 10: Questão Disparadora (10min)

Comente o tema da aula para os alunos. Em seguida os desafie a responder a seguinte questão disparadora: “Alguma vez você já parou para pensar sobre o porquê das nossas contas de luz variarem tanto de valor?”

Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

 

Etapa 11: Aprofundando no Tema (20 min)

Após, logo ter ouvido as considerações dos alunos, faça uma aula expositiva dialogada sobre o tema, permita que os eles interajam e tirem suas dúvidas, esse objeto precisa ficar bem claro.

Para entender sua conta de luz, vou te mostrar as variáveis que influenciam no preço final dela. Dentre elas, temos o preço da tarifa, as bandeiras tarifárias e a forma como é medido seu consumo mensal.

Preço da tarifa (kWh): Você sabe como calcular? Fique tranquilo, pois na própria conta de luz você pode ver os preços em relação a 1 kWh.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       

 

Nesse momento eles usaram o talão que foi pedido na aula passada. Peça que eles identifique essa informação no seu talão.

O produto entre quantidade e o preço por consumo ativo: 106 × 0,4153 que é o valor a ser pago. Aproveite esse momento para explicar como funciona a cobrança das bandeiras tarifarias.

Em 2015, passamos a ter uma importante variável na tarifa das nossas contas de luz, que diz respeito às bandeiras tarifárias. Todo mês, a ANEEL define qual bandeira será utilizada, podendo ela ser verde, amarela ou vermelha. Estas bandeiras se referem à capacidade de geração de energia elétrica do país no cenário em que estivermos vivendo.

Etapa 12: Mão na Massa (20 min)

Agora é com você!!!!

Para resolver as questões abaixo pegue sua conta de energia.

Copie as questões no quadro para que copiem e respondam no caderno.

1)              Qual o preço da tarifa que seus pais pagam?

2)              Qual o valor total dessa conta de energia?

3)              Procure na sua conta qual a cor de bandeira tarifária está vigorando neste mês. Faça a correção oral com eles, socializando o que encontraram.

Sugestão de pesquisa

Caso ache interessante passe a questão abaixo como pesquisa para casa.

Pesquise a diferença das três bandeiras tarifárias: verde, amarela e vermelha.

AULA 05

TEMA: Consumo Consciente de Energia Elétrica

 

Etapa 13: Vamos praticar (25 min)

Agora que você já trabalhou afundo o objeto de conhecimento faça com eles em sala de aula atividade abaixo. Onde eles preencherão a tabela de acordo com equipamentos que possuem em casa e relacioná-los ao consumo total da conta de energia.

Consumo Consciente de Energia Elétrica

Equipamentos Elétricos

Tempo que fica ligado por dia

Aparelhos mais usados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipo de lâmpadas da casa:

Valor mensal da conta de energia:

Qual aparelho considera o maior responsável pelo gasto de energia?

Qual fonte de energia de sua residência? (hidráulica, solar, eólica, nuclear...)

 

Etapa 14: Aprofundamento do tema (15min)

Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema, “Consumo responsável de energia” Localizado na página 126 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano. Nesse momento fale também sobre alguns hábitos diários que eles podem ter para ajudar a diminuir na conta de energia.

SUGESTÃO

 

 

Etapa 15: Solicitação de material para próxima aula (10 min)

Nesse momento o professor conversa com eles a respeito da sugestão de atividade da pagina 131, que poderá ser modificada. O professor solicitará materiais como: cartolina, canetinha, lápis de cor, entre outro, para que na próxima aula eles construam uma campanha de conscientização a respeito do consumo consciente de energia. Poderá também produzir cordéis e paródias.

AULA 06

TEMA: Uso consciente de energia Etapa

Etapa 16: Mãos na massa (50 min)

Nesse momento o professor dividirá a sala em grupos, e solicitará que cada grupo crie uma campanha de conscientização onde o tema é USO CONSCIENTE DE ENERGIA. Essa atividade deve ser feita em sala de aula com o auxilio do professor. E cada grupo usará a criatividade para confeccionar seus cartazes. Após o término da confecção dos trabalhos, cada grupo socializará e apresentará sua campanha para a turma. Que posteriormente será apresentada para as outras turmas da escola. Poderá dividir em mais grupos e diversificar as atividades, incluindo paródias e cordéis.

Sendo assim como tarefa de casa eles deverão se preparar para apresentar na próxima aula a campanha para as outras turmas.

 

Elaboração: Nilsilane

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;   ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (77, 79, 83, 127,131)

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;   (X ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário