SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Mecanismos reprodutivos Unidade Temática: Vida e Evolução
Objetos de Conhecimento: Diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada), Sistema reprodutor masculino e feminino, Puberdade e hormônios, ciclo menstrual e gravidez.
Ano: 8º Período: 03 a 14/08 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF08CI14) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
• (EF08CI16) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer as mudanças biológicas e psicossociais que envolvem a puberdade e a adolescência. Identificar as estruturas dos sistemas reprodutor feminino e masculino com suas respectivas funções.
Reconhecer essas estruturas em seu próprio organismo, relacionando-as às transformações do período da puberdade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
AULA 01
Etapa 01: Contexto e questão disparadora
Reflitam também sobre a questão disparadora:
- Quais são as principais características das diferentes formas de reprodução dos seres vivos?
Visualize, leia e interprete a imagem da página 76 do livro Inspire Ciências 8º ano, anote as questões no caderno, faça o cabeçalho e coloque o tema de estudo.
Etapa 02: Aprofundando no tempo
Retomar as respostas dos alunos na etapa 1, em seguida discutir sobre Reprodução com base no material do livro Inspire Ciências páginas 78 a 82. Para tornar a discussão mais atrativa utilize o vídeo ou o slide, disponíveis nos seguintes links https://www.youtube.com/watch?v=eAaJ4H7OKDA https://pt.slideshare.net/fatimacomiotto/reproduo-7710192.
AULA 02
Etapa 03: Verificando a Aprendizagem
Realizar a atividade da página 82 do livro Inspire Ciências 8º ano.
Etapa 04: Correção da Atividade
Etapa 05: Mão na massa
Os alunos deverão pesquisar como ocorre a reprodução dentro de cada grupo, exemplos específicos de organismos, vantagens e desvantagens desse tipo de reprodução.
Depois, devem elaborar esquemas (utilizar desenhos) no caderno para diferenciar os tipos de reprodução.
1 - Bactérias
2 - Plantas
3 - Mamíferos
4 - Peixes
5 - Estrela-do-mar
Material de apoio:
http://cienciahoje.org.br/coluna/para-que-serve-o-sexo/
http://chc.org.br/sem-pais/
https://www.estudopratico.com.br/tipos-de-reproducao-sexuada-e-assexuada/
AULA 03
Etapa 06: Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas das atividades propostas. Em seguida propor a interpretação e reflexão da música “Não Vou me Adaptar” de Nando Reis.
Não Vou Me Adaptar
(Letra de Nando Reis e Música de Arnaldo Antunes)
Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia
Eu não encho mais a casa de alegria
Os anos se passaram enquanto eu dormia
E quem eu queria bem me esquecia
Será que eu falei o que ninguém ouvia?
Será que eu escutei o que ninguém dizia?
Eu não vou me adaptar, me adaptar (3x)
Eu não tenho mais a cara que eu tinha
No espelho essa cara já não é minha
É que quando eu me toquei achei tão estranho
A minha barba estava deste tamanho
Será que eu falei o que ninguém ouvia?
Será que eu escutei o que ninguém dizia?
Eu não vou me adaptar, me adaptar
Não vou me adaptar!
Me adaptar!
“O desenvolvimento dessa atividade tem o objetivo de contextualizar e debater os temas que envolvem as mudanças ocorridas nessa fase e as dificuldades de entender e aceitá-las.”
Questões a serem debatidas:
a- Qual é o seu sentimento ao ouvir a música?
b- Analisando o primeiro verso, a que o autor está se referindo?
Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia
Eu não encho mais a casa de alegria
Os anos se passaram enquanto eu dormia
c- Sobre que o autor está falando no segundo trecho?
Eu não tenho mais a cara que eu tinha
No espelho essa cara já não é minha
É que quando eu me toquei achei tão estranho
A minha barba estava deste tamanho
d- Você acha que a letra da música tem algo a ver com algum momento da vida que todos passamos?
Faça o registro da atividade no caderno, não esqueça do cabeçalho.
Etapa 07: Aplicação de um questionário
Ao iniciar o trabalho aplicaremos um questionário de múltipla escolha, disponível por e-mail e WhatsApp, para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema a ser trabalhado. Ao final do trabalho o mesmo questionário será aplicado com o objetivo de dimensionar a variação do nível de informação dos alunos sobre adolescência, puberdade e sexualidade.
AULA 04
Etapa 08: Sistematização do Conteúdo
Trabalhar as respostas dos alunos na etapa 07 para iniciar a discussão sobre “Reprodução e sexualidade humana”, “adolescência: período de mudanças”, com base nos textos do livro Inspire Ciências 8º ano, páginas 83 e 84. Na oportunidade compartilhar o vídeo sobre Puberdade disponíveis nos links a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=4atXpLWGNNI (Matéria Puberdade) https://www.youtube.com/watch?v=IoGYr7hMbJE (Aula sobre puberdade)
Etapa 10: Atividade
Leia o trecho do livro “O Cortiço” de Aluísio Azevedo.
“ Zulmira riu-se, mas disfarçou logo a sua hilaridade pondo-se a conversar com a mãe em voz baixa. Agora refeita nos seus dezessete anos, não parecia tão anêmica e deslavada; vieram-lhe os seios e engrossara-lhe o quadril.” AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço
Agora, direcione uma pequena discussão sobre o trecho. Peça aos alunos para anotar as questões no caderno, em seguida proporcionar um momento curto de discussão com uma ou duas hipóteses ou respostas simples para algumas perguntas, como:
• 1. O trecho fala sobre uma personagem do livro, Zulmira. Quais características dela estão enfatizadas neste trecho? (Espera-se que toquem na questão das mudanças do corpo feminino)
• 2. O fato do autor ter citado a idade da personagem pode indicar algo? (Espera-se que relacionem a idade à possibilidade de ela ter passado ou estar passando pela puberdade)
• 3. Quais seriam os explicações para que o corpo de Zulmira apresentasse essas mudanças específicas?
AULA 05
Etapa 11: Aprofundando no Tema
Exposição do conteúdo sobre “Sistemas Genitais, Ovulação e Fecundação” utilizando o livro Inspire Ciências 8º ano, páginas 85 e 86, 90 a 92, utilizar também slides disponíveis em: https://pt.slideshare.net/crisbassanimedeiros/8-ano-sistema-reprodutor-masculino-e-feminino
Etapa 12: Verificação da Aprendizagem
Copiar as respostas das atividades do livro Inspire Ciências 8ºano, páginas:87, 93 e 94.
AULA 06
Etapa 13: Correção de Atividades
Etapa 14: Debate
Qual o lugar de homens e mulheres na sociedade?
Fazer a leitura do texto (livro Inspire Ciências, página 88) de forma compartilhada com os alunos, em seguida pedir para anotarem as respostas (página 89) no caderno, depois que todos tiverem concluído iniciar as discussões, em seguida ler o texto e o depoimento do ator Anselmo Vasconcelos (livro, página 89), perguntar o que eles entendem sobre atitudes machistas, igualdade de gênero, feminismo e sexismo, pedir a eles que pesquisem por esses termos no dicionário ou façam uma busca na rede.
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (87, 89, 93 e 94)
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Nenhum comentário:
Postar um comentário