4ª SD Cie 2024 6º Ano

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Entre o Plástico e o Planeta: O Impacto Ambiental dos Materiais Sintéticos.

Unidade Temática: Matéria e Energia 

Objetos de Conhecimento: Matéria e substâncias; Transformações da Matéria; Materiais sintéticos; Produção de medicamentos e automedicação; O Plástico e o meio ambiente.

 

Ano: 6º                                          Período:   22/04 a 03/05                   Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).  (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. (EF06CI04IT) Identificar os tipos de medicamentos — fitoterápicos, alopáticos, manipulados, entre outros — e outros materiais sintéticos (como fios de nylon, plásticos, etc.), reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. (EF06CI05IT) Reconhecer que os medicamentos podem auxiliar no tratamento e manutenção da saúde, mas também que a automedicação é prejudicial e tem consequências para o organismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender as principais diferenças entre transformações químicas e físicas; Diferenciar transformações químicas e físicas presentes no cotidiano; Entender que transformações químicas podem ser expressas por equações. Reconhecer materiais produzidos a partir de materiais naturais, considerando aspectos do desenvolvimento destes produtos.  Identificar  os tipos de medicamentos (fitoterápicos, alopáticos, manipulados), seus benefícios para a saúde e os malefícios da automedicação. Reconhecer matérias sintéticos bem com sua utilização na atualidade e a problematização diante da geração de lixo indiscriminada. Conscientizar sobre o consumismo nos dias atualidades.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema:  Matéria e substâncias

Etapa 01: Para início de conversa (10 min)

Orientar os estudantes a fazerem leitura e interpretação oral das imagens do livro (A Conquista 6º ano, página 162 e 163), fazendo o uso do material didático. Nesse momento o professor deve estimular o aluno a pensar e questionar as questões sobre a matéria e suas transformações. Pode perguntar que outros tipos de transformações que eles conhecem.

 

Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min)

 Neste momento será exposto aos estudantes o conceito de matéria. Peça a eles que façam a leitura silenciosa da página 164 do livro didático A Conquista 6º ano, para que haja maior envolvimento na aula, após essa etapa, faça a leitura compartilhada e logo em seguida uma explanação sobre o conteúdo.  Leve alguns objetos como balança de cozinha, copo de medidas, alimentos que vende no peso e no volume (os alimentos, podem conseguir na escola), para os estudantes  visualizarem e compreenderem com mais facilidade.

 

Etapa 03: Verificação da aprendizagem (20 min)

Para melhor entendimento da aula, solicitar que realizem a atividade da página 165 do livro A Conquista 6º ano. Logo em seguida fazer a correção.

 

AULA 02

Tema: Transformações da matéria

Etapa 04: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre o que são transformações químicas. Imprima essas duas imagens e mostre para a turma.

Faça a pergunta sobre as imagens aos estudantes e peça que eles digam quais tipos de transformação de materiais eles conhecem. É provável que eles citem as transformações físicas. Faça a seguinte demonstração: pegue uma folha de papel sulfite e mostre-a aos alunos. Em seguida, amasse a folha e pergunte a eles: O que mudou?. Espera-se que eles respondam que o papel mudou de forma, que ficou amassado. Conduza a conversa de forma a mostrar que o material continua sendo o papel, mas que agora o mesmo encontra-se amassado (desamasse o papel enquanto a discussão acontece). Após isso, coloque o papel dentro de uma forma de alumínio e, com o auxílio de um isqueiro ou um palito de fósforo, queime o papel. Pergunte aos estudantes:
E agora? O que aconteceu com o papel?. Direcione a discussão de maneira que eles percebam que houve uma transformação em que a composição do material mudou e que agora não se tem mais o papel como ele existia antes. Caso não seja possível fazer a demonstração em sala, leve os alunos a pensar nessas situações e discuta que transformações eles perceberam. É esperado que eles digam que ocorrem mudanças de cor, de cheiro.

Etapa 05: Mergulhando no tema (25 min)

Neste momento, é suficiente que os estudantes reconheçam que a matéria sofre transformações, que podem ser físicas, quando não são formadas novas substâncias, ou químicas, quando novas substâncias são formadas. Peça aos estudantes que citem exemplos de transformações físicas e químicas que já observaram ou ouviram falar, chamando a atenção para os aspectos que evidenciam a ocorrência de uma transformação química. Avalie os exemplos citados e desfaça possíveis dúvidas. Utilize as páginas 166 e 167 do livro didático A conquista 6º ano como suporte. Faça as intervenções necessárias para que entendam a diferença nos tipos de transformações da matéria. Caso tenha a oportunidade,  passe o vídeo disponível em https://youtu.be/Hie5pXvOH2c?si=DtCFv11G1R5PKIU- tempo 4:48min.

 

Etapa 06: Verificação da aprendizagem (15 min)

Orientar os estudantes a responderem a atividade da página 167 do livro didático. Logo em seguida fazer a correção discutindo cada questão.

 

Etapa 07: Mão na massa (Para casa)

Peça aos estudantes que tragam na próxima aula exemplos de transformações da matéria para apresentação na aula seguinte.

AULA 03

 

Tema da aula: Transformações da matéria; Materiais sintéticos

Etapa 08: Socialização da atividade de casa (15 min)

Nessa etapa alguns estudantes farão a exposição da transformação da matéria que trouxe de casa. Falar e demonstrar material utilizado, passo a passo, resultado e tipo de transformação (física ou química).

 

Etapa 09: Levantamento de conhecimentos prévios sobre Materiais sintéticos (5 min)

Iniciar essa etapa questionando sobre a matéria. Lembrando que é tudo que ocupa lugar no espaço. Somos matéria e precisamos dela para viver. A partir daí questionar de onde vem a matéria? Ex: de onde vem a água? A carne? O papel? A borracha? O pão? Nesse momento entramos com a intervenção de que os materiais podem ser tirados da natureza ou feitos na indústria.

 

Etapa 10: Aprofundando no tema (20 min)

Fazer essa representação na lousa e explanar sobre os materiais naturais. Caso seja possível, mostre figuras impressas ou slides para melhor socialização e aprendizagem.

 

Solicitar que acompanhem as imagens pelo livro didático A Conquista 6º Ano, página 168 e 169. Nesse momento é importante destacar a diferença entre materiais naturais e sintéticos. Salientar as vantagens e desvantagens das fibras sintéticas como o lixo gerado pelo consumismo atual. Diante disso, escreva a frase no quadro: VOCÊ SABE COMO ADQUIRIR UM PRODUTO E, AO MESMO TEMPO, CUIDAR MELHOR DAS PESSOAS, DO PLANETA E DE SEUS RECURSOS? Apresente a frase ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta.  Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e promova a troca de informação entre eles.

A seguir projete o vídeo: “Consciente Coletivo. A origem do que consumimos”. O link para o vídeo utilizado nesta etapa é: <https://www.akatu.org.br/noticia/consciente-coletivo-origem-que-consumimos/> (acesso em: 23 set. 2018, tempo 2min ).

Etapa 11: Verificação da aprendizagem (10 min)

Peça aos estudantes que, de acordo com as informações apresentadas no documentário, respondam em seus cadernos os questionamentos a seguir:  O que aprendi? O que mais me surpreendeu e/ou chamou minha atenção? O que faço de maneira igual ou diferente? Que boas ideias surgiram ao assistir esse documentário? Ao final, faça uma breve discussão das respostas entre a turma.

Obs: Caso o professor não tenha como projetar o vídeo, peça como atividade as questões da página 169 do livro didático.

 

AULA 04

 

 

Tema: Medicamentos

Etapa 12: Para início de conversa (10 min)

Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Pergunte-lhes se já ouviram falar sobre medicamentos, e automedicação. Incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto, neste momento não faça nenhuma intervenção. Esse levantamento de informações contribuirá com o desenvolvimento da aula. 

 

Etapa 13: Mergulhando no tema (15 min)

Retome o objeto de conhecimento materiais sintéticos, por meio da aula expositiva, e vai aprofundando, se possível apresente para turma os vídeos dos links: materiais sintéticos e medicamentos https://www.youtube.com/watch?v=MeaSYTR2AVU ( 1 min 18 s), automedicação  https://www.youtube.com/watch?v=dcAY47UWBik (3 min 16 s)

O professor poderá utilizar como suporte, as páginas 170 e 171 do livro A Conquista 6º Ano. Vale ressaltar que os vídeos sugeridos abordam os medicamentos, descartes dos medicamentos e a automedicação.

 

Etapa 14: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Fazer a leitura do texto automedicação da página 182 do livro didático A Conquista 6º ano. Depois forme grupos e faça uma roda de conversa sobre os itens propostos na mesma página.

 

Etapa 15: Mão na massa (10 min)

Sugestão de atividade extraclasse (o prazo de entrega e apresentação deverá ser definido por cada professor)

Para isso, o professor deverá orientar os alunos e elaborar um roteiro de entrevista estruturada e entregar impressa aos estudantes. Nessa modalidade, o entrevistador tem perguntas previamente estabelecidas com algumas possibilidades de respostas. Isso facilita a organização e tabulação dos dados coletados. Os estudantes deverão tomar nota de informações como: nome, idade do entrevistado, localidade, etc. A seguir, sugerimos algumas perguntas e respostas:

1. Onde você descarta medicamentos vencidos?

 a) Lixo comum. b) Farmácias. c) Postos de saúde e hospitais. d) Esgoto doméstico (pia e vaso sanitário). e) Outros. Especificar: _________.

2. Os medicamentos podem oferecer riscos às pessoas?

a) Sim. b) Não. c) Para respostas positivas, indique os riscos: ____________________.

3. Os medicamentos podem oferecer riscos ao ambiente?

a) Sim. b) Não. c) Para respostas positivas, indique os riscos: ____________________.

4. Você conhece locais onde se recolhem medicamentos no bairro em que reside?

a) Sim. b) Não. c) Para respostas positivas, indique o nome do local: ____________________.

As entrevistas efetuadas devem ser registradas no caderno. Os resultados da pesquisa de toda a turma devem ser reunidos e posteriormente tabulados.

Após a pesquisa, deve ser realizada uma roda de conversa, possibilitando que a turma toda compartilhe as informações reunidas por cada grupo. Essa etapa é importante para que os estudantes discutam e tirem as dúvidas. Os esclarecimentos devem ser feitos conforme a necessidade.

AULA 05

 

Tema: Plásticos

Etapa 16: Levantamento de conhecimentos prévios (15 minutos)

Inicie a aula solicitando a organização das carteiras em semicírculo, mantendo no centro da sala apenas uma mesa. Diga aos estudantes que o tema do estudo é um dos materiais mais versáteis da atualidade e que está presente em nossas vidas diariamente. Pergunte se eles imaginam de qual material se trata. Dê dicas até que a resposta obtida seja “plástico” e anote esse nome na parte superior do quadro. Peça aos estudantes que identifiquem, na sala de aula e nos materiais escolares, o que é constituído de plástico. Permita que se levantem e toquem nos materiais presentes na sala de aula para conseguir identificá-los. Faça com eles uma lista no quadro dos objetos da sala de aula que contenham plástico. Certamente o resultado será uma lista bem ampla. Pergunte sobre outros objetos que eles conhecem e que acreditam ser constituídos de plástico e anote. Possivelmente eles não associarão plásticos com tecidos, cordas, óculos e panelas. Para explorar esses outros exemplos, mostre os objetos nas imagens da página 172 do livro A Conquista 6º Ano. Leve alguns objetos para sala, ou podem solicitar aos estudantes que achem em seus materiais escolares ou acessórios..

Etapa 17:  Aprofundando no tema (20 min)

Professor, por meio da aula expositiva, com o auxílio do livro A Conquista 6º ano, páginas 172 e 173, aproveite para comentar que, apesar de todos esses materiais serem considerados plásticos, há algumas diferenças entre eles. Peça que citem quais foram as diferenças observadas, como cor, dureza, opacidade, resistência à quebra, maleabilidade, leveza, entre outras características, e as anote no quadro. Informe que existem diversos tipos de plástico, classificados em grupos, que possuem propriedades que os tornam mais adequados a determinados usos. Por exemplo, a poliaramida é um polímero mais resistente que o aço; por isso ela é usada em equipamentos de proteção, como coletes à prova de bala, capacetes, luvas, joelheiras, etc. Já o politetrafluoretileno é utilizado como antiaderente em panelas; e o policarbonato, em lentes de óculos. Explique aos estudantes que o termo plástico se origina do grego plastikós, que quer dizer flexível, moldável. Além disso, é um material extremamente resistente, de baixo custo e grande durabilidade. Essas propriedades levam vários setores da economia, como indústrias têxteis, automobilísticas, de eletroeletrônicos, informática, embalagens, entre outros, a adotar o plástico em substituição a diversos outros materiais. Pergunte se o plástico é um material natural ou produzido pelo ser humano. Ajude-os a entender que os plásticos não são materiais naturais, mas sim obtidos de substâncias derivadas do petróleo mediante reações químicas na indústria. Neste momento é importante enfatizar os impactos negativos provocados pelo uso dos plásticos sintéticos e dos microplásticos.

SUGESTÃO ASSISTIR AO VIDEO DO LINK: https://youtu.be/adc0cOqE4qs?si=RmrS43r5F2t4lv2N  (2 min 53 s)

Microplásticos e a poluição nos oceanos – minuto da terra (sugestão do livro página 183).

Etapa 18:  Mão na massa (15 min)

Forme duplas ou trios e proponha que observem a lista de materiais confeccionados com plásticos criada na etapa 15, verifique se os estudantes conseguem propor substitutos para esses materiais.

Por exemplo, a escova de dentes, que é totalmente feita de plástico, poderia ser substituída por qual material? E um capacete, poderia ser substituído por algum material feito sem plástico? Hoje em dia já existe a produção de escovas de dente feitas de bambu, que são biodegradáveis e podem ser enterradas quando for necessária a troca por uma nova. Já os capacetes não possuem materiais substitutos do plástico até o momento. Valorize a troca de ideias incentivando os estudantes a discutir o tema proposto, levando os a compreender que muitos objetos fabricados pelo ser humano não possuem substitutos do plástico, porém outros sim. Peça que avaliem outros materiais, como garrafas de água e outras embalagens, e que reflitam a respeito da possibilidade de esses materiais serem substituídos por outros, como o vidro ou o papelão, diminuindo o uso excessivo de plásticos, assim como o descarte gerado por esse uso. Com base nesta discussão, enfatize o quanto somos dependentes do plástico, ressaltando que é necessário que haja muita reflexão de toda a sociedade sobre o uso descontrolado desse material tão prejudicial ao planeta. Deixe claro que é possível substituir muitos produtos que possuem plástico em sua constituição por outros menos danosos ao ambiente.

 

AULA 06

Tema: Controlando algumas transformações

Etapa 19:  Levantamento dos conhecimentos prévios (10 min)

Leia para os alunos o tema da aula. Em seguida pergunte:

1. O que é uma combustão?

 É esperado que surjam respostas como: combustão é a queima de algo; é quando alguma coisa pega fogo.

2. Em quais das situações é abordada a combustão de algum material?

3. O que é oxidação e a decomposição?

Conduza a discussão de maneira que eles entendam que a combustão, a oxidação e a decomposição são transformações químicas. Estimule-os a participar e a apresentar o que já sabem sobre o assunto.

 

Etapa 20: Mergulho no tema (15 min)

Explique o tema abordado com o auxílio do livro A Conquista, página 174 e 175.

 

Etapa 21: Mão na massa – (10 min)

Mostre algumas imagens de situações relacionadas a combustão, a oxidação e a decomposição. Em seguida solicite que os estudantes apresentem medidas para evitar que aconteça aquele tipo de situação.

 

Etapa 22: Leitura e Interpretação (15 min)

Propor a turma uma leitura coletiva do texto PESQUISADORES CRIAM PLÁSTICO DE MANDIOCA: TRANSPARENTE E RESISTENTE, a página é a 176 do livro A Conquista 6º ano, em seguida solicite que os estudantes escrevam no caderno as palavras que desconhecem. Oriente-os a buscar o significado delas no dicionário (providencie os dicionários na escola, ou, pesquise pelos sites de pesquisa utilizando o celular). Depois, peça que digam o que entenderam do texto e qual é a relação dele com o nome da seção Assim se faz Ciência. Um estudante pode complementar a resposta do outro, de modo que vários estudantes participem da conversa. Dinâmicas como essa ajudam na compreensão do texto.

 

Observação: Professor, organize uma visita a fábrica de vassouras no Bairro Liberdade (Professora Éllen pode oferecer informações importantes para a visita). Será na próxima sequência.

 

Observação: Na página 183 contém sugestões de vídeos, livros, sites e filmes.

 

 

Elaboração: Mariete, Rosana, Fernanda, Vânia e Jacy

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (163, 165, 167, 169, 171, 173, 175)  Seminários;  (  x) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                               

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário