4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular: Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! |
|
Subtema:
Entre o Plástico e o Planeta: O Impacto
Ambiental dos Materiais Sintéticos. |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
Objetos
de Conhecimento: Matéria e
substâncias; Transformações da Matéria; Materiais sintéticos; Produção de
medicamentos e automedicação; O Plástico e o meio ambiente. |
|
Ano:
6º
Período: 22/04 a 03/05 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06CI02)
Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de
misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram
misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com
bicarbonato de sódio etc.). (EF06CI04)
Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao
desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando
impactos socioambientais. (EF06CI04IT) Identificar os tipos de medicamentos —
fitoterápicos, alopáticos, manipulados, entre outros — e outros materiais
sintéticos (como fios de nylon, plásticos, etc.), reconhecendo que a sua
produção se viabiliza pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
(EF06CI05IT) Reconhecer que os medicamentos podem auxiliar no tratamento e
manutenção da saúde, mas também que a automedicação é prejudicial e tem
consequências para o organismo. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
Compreender as principais diferenças entre transformações
químicas e físicas; Diferenciar transformações químicas e físicas presentes
no cotidiano; Entender que transformações químicas podem ser expressas por
equações. Reconhecer materiais produzidos a partir de materiais naturais,
considerando aspectos do desenvolvimento destes produtos. Identificar os tipos de medicamentos (fitoterápicos,
alopáticos, manipulados), seus benefícios para a saúde e os malefícios da
automedicação. Reconhecer matérias sintéticos bem com sua utilização na
atualidade e a problematização diante da geração de lixo indiscriminada.
Conscientizar sobre o consumismo nos dias atualidades. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema: Matéria
e substâncias Etapa 01: Para início de conversa (10 min) Orientar
os estudantes a fazerem leitura e interpretação oral das imagens do livro (A
Conquista 6º ano, página 162 e 163), fazendo o uso do material didático.
Nesse momento o professor deve estimular o aluno a pensar e questionar as
questões sobre a matéria e suas transformações. Pode perguntar que outros
tipos de transformações que eles conhecem. Etapa 02: Aprofundando
no tema (20 min) Neste momento será exposto aos
estudantes o conceito de matéria. Peça a eles que façam a leitura silenciosa
da página 164 do livro didático A Conquista 6º ano, para que haja maior envolvimento
na aula, após essa etapa, faça a leitura compartilhada e logo em seguida uma
explanação sobre o conteúdo. Leve
alguns objetos como balança de cozinha, copo de medidas, alimentos que vende
no peso e no volume (os alimentos, podem conseguir na escola), para os
estudantes visualizarem e compreenderem
com mais facilidade. Etapa 03:
Verificação da aprendizagem (20 min) Para melhor
entendimento da aula, solicitar que realizem a atividade da página 165 do
livro A Conquista 6º ano. Logo em seguida fazer a correção. AULA 02 Tema: Transformações
da matéria Etapa
04: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Leia o tema da aula e comente com os
estudantes que eles irão discutir sobre o que são transformações químicas.
Imprima essas duas imagens e mostre para a turma. Faça a pergunta sobre as imagens aos estudantes e
peça que eles digam quais tipos de transformação de materiais eles conhecem.
É provável que eles citem as transformações físicas. Faça a seguinte
demonstração: pegue uma folha de papel sulfite e mostre-a aos alunos. Em
seguida, amasse a folha e pergunte a eles: O que mudou?. Espera-se
que eles respondam que o papel mudou de forma, que ficou amassado. Conduza a
conversa de forma a mostrar que o material continua sendo o papel, mas que
agora o mesmo encontra-se amassado (desamasse o papel enquanto a discussão
acontece). Após isso, coloque o papel dentro de uma forma de alumínio e, com
o auxílio de um isqueiro ou um palito de fósforo, queime o papel. Pergunte
aos estudantes: Etapa 05: Mergulhando no tema (25 min) Neste
momento, é suficiente que os estudantes reconheçam que a matéria sofre
transformações, que podem ser físicas, quando não são formadas novas
substâncias, ou químicas, quando novas substâncias são formadas. Peça aos
estudantes que citem exemplos de transformações físicas e químicas que já
observaram ou ouviram falar, chamando a atenção para os aspectos que evidenciam
a ocorrência de uma transformação química. Avalie os exemplos citados e
desfaça possíveis dúvidas. Utilize as páginas 166 e 167 do livro didático A conquista
6º ano como suporte. Faça as intervenções necessárias para que entendam a
diferença nos tipos de transformações da matéria. Caso tenha a oportunidade, passe o vídeo disponível em https://youtu.be/Hie5pXvOH2c?si=DtCFv11G1R5PKIU-
tempo 4:48min. Etapa
06: Verificação da aprendizagem (15 min) Orientar os estudantes a responderem a atividade
da página 167 do livro didático. Logo em seguida fazer a correção discutindo
cada questão. Etapa
07: Mão na massa (Para casa) Peça
aos estudantes que tragam na próxima aula exemplos de transformações da
matéria para apresentação na aula seguinte. AULA 03 Tema da
aula: Transformações da matéria;
Materiais sintéticos Etapa 08:
Socialização da atividade de casa (15 min) Nessa etapa alguns estudantes farão a
exposição da transformação da matéria que trouxe de casa. Falar e demonstrar
material utilizado, passo a passo, resultado e tipo de transformação (física
ou química). Etapa 09:
Levantamento de conhecimentos prévios sobre Materiais sintéticos (5 min) Iniciar
essa etapa questionando sobre a matéria. Lembrando que é tudo que ocupa lugar
no espaço. Somos matéria e precisamos dela para viver. A partir daí
questionar de onde vem a matéria? Ex: de onde vem a água? A carne? O papel? A
borracha? O pão? Nesse momento entramos com a intervenção de que os materiais
podem ser tirados da natureza ou feitos na indústria. Etapa
10: Aprofundando no tema (20 min) Fazer
essa representação na lousa e explanar sobre os materiais naturais. Caso seja
possível, mostre figuras impressas ou slides para melhor socialização e
aprendizagem. Solicitar que acompanhem as imagens pelo
livro didático A Conquista 6º Ano, página 168 e 169. Nesse momento é importante
destacar a diferença entre materiais naturais e sintéticos. Salientar as
vantagens e desvantagens das fibras sintéticas como o lixo gerado pelo
consumismo atual. Diante disso, escreva a frase no quadro: VOCÊ SABE COMO
ADQUIRIR UM PRODUTO E, AO MESMO TEMPO, CUIDAR MELHOR DAS PESSOAS, DO PLANETA
E DE SEUS RECURSOS? Apresente a frase ou leia a questão para a turma.
A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será
trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas
opiniões sobre o tema e promova a troca de informação entre eles. A seguir projete o vídeo: “Consciente
Coletivo. A origem do que consumimos”. O link para o vídeo utilizado
nesta etapa é: <https://www.akatu.org.br/noticia/consciente-coletivo-origem-que-consumimos/>
(acesso em: 23 set. 2018, tempo 2min ). Etapa 11: Verificação da aprendizagem (10 min) Peça aos estudantes que, de acordo com as
informações apresentadas no documentário, respondam em seus cadernos os
questionamentos a seguir: O que
aprendi? O que mais me surpreendeu e/ou chamou minha atenção? O que faço de
maneira igual ou diferente? Que boas ideias surgiram ao assistir esse
documentário? Ao final, faça uma breve discussão das respostas entre a turma. Obs: Caso o professor não tenha como projetar o
vídeo, peça como atividade as questões da página 169 do livro didático. AULA 04 Tema: Medicamentos Etapa 12: Para início de conversa (10 min) Projete ou leia o tema da aula para os
alunos. Pergunte-lhes se já ouviram falar sobre medicamentos, e
automedicação. Incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas
considerações sobre o assunto, neste momento não faça nenhuma intervenção. Esse
levantamento de informações contribuirá com o desenvolvimento da aula. Etapa 13:
Mergulhando no tema (15 min) Retome o
objeto de conhecimento materiais sintéticos, por meio da aula expositiva, e
vai aprofundando, se possível apresente para turma os vídeos dos links:
materiais sintéticos e medicamentos https://www.youtube.com/watch?v=MeaSYTR2AVU ( 1 min 18 s), automedicação https://www.youtube.com/watch?v=dcAY47UWBik (3 min 16 s)
O professor poderá utilizar como suporte, as páginas 170 e 171 do livro
A Conquista 6º Ano. Vale ressaltar que os vídeos sugeridos abordam os medicamentos,
descartes dos medicamentos e a automedicação.
Etapa 14:
Verificação da Aprendizagem (15 min) Fazer
a leitura do texto automedicação da página 182 do livro didático A Conquista
6º ano. Depois forme grupos e faça uma roda de conversa sobre os itens
propostos na mesma página. Etapa 15: Mão na massa (10 min) Sugestão de atividade extraclasse
(o prazo de entrega e apresentação deverá ser definido por cada professor) Para isso, o professor
deverá orientar os alunos e elaborar um roteiro de entrevista estruturada e
entregar impressa aos estudantes. Nessa modalidade, o entrevistador tem
perguntas previamente estabelecidas com algumas possibilidades de respostas.
Isso facilita a organização e tabulação dos dados coletados. Os estudantes
deverão tomar nota de informações como: nome, idade do entrevistado,
localidade, etc. A seguir, sugerimos algumas perguntas e respostas: 1.
Onde você descarta medicamentos vencidos? a) Lixo comum. b) Farmácias. c) Postos de
saúde e hospitais. d) Esgoto doméstico (pia e vaso sanitário). e) Outros.
Especificar: _________. 2.
Os medicamentos podem oferecer riscos às pessoas? a)
Sim. b) Não. c) Para respostas positivas, indique os riscos:
____________________. 3.
Os medicamentos podem oferecer riscos ao ambiente? a)
Sim. b) Não. c) Para respostas positivas, indique os riscos:
____________________. 4.
Você conhece locais onde se recolhem medicamentos no bairro em que reside? a)
Sim. b) Não. c) Para respostas positivas, indique o nome do local:
____________________. As
entrevistas efetuadas devem ser registradas no caderno. Os resultados da
pesquisa de toda a turma devem ser reunidos e posteriormente tabulados. Após a pesquisa,
deve ser realizada uma roda de conversa, possibilitando que a turma toda
compartilhe as informações reunidas por cada grupo. Essa etapa é importante
para que os estudantes discutam e tirem as dúvidas. Os esclarecimentos devem
ser feitos conforme a necessidade. AULA 05 Tema: Plásticos Etapa 16: Levantamento
de conhecimentos prévios (15 minutos) Inicie
a aula solicitando a organização das carteiras em semicírculo, mantendo no
centro da sala apenas uma mesa. Diga aos estudantes que o tema do estudo é um
dos materiais mais versáteis da atualidade e que está presente em nossas
vidas diariamente. Pergunte se eles imaginam de qual material se trata. Dê
dicas até que a resposta obtida seja “plástico” e anote esse nome na parte
superior do quadro. Peça aos estudantes que identifiquem, na sala de aula e
nos materiais escolares, o que é constituído de plástico. Permita que se
levantem e toquem nos materiais presentes na sala de aula para conseguir
identificá-los. Faça com eles uma lista no quadro dos objetos da sala de aula
que contenham plástico. Certamente o resultado será uma lista bem ampla. Pergunte
sobre outros objetos que eles conhecem e que acreditam ser constituídos de
plástico e anote. Possivelmente eles não associarão plásticos com tecidos,
cordas, óculos e panelas. Para explorar esses outros exemplos, mostre os
objetos nas imagens da página 172 do livro A Conquista 6º Ano. Leve alguns
objetos para sala, ou podem solicitar aos estudantes que achem em seus
materiais escolares ou acessórios.. Etapa 17: Aprofundando no
tema (20 min) Professor,
por meio da aula expositiva, com o auxílio do livro A Conquista 6º ano,
páginas 172 e 173, aproveite para comentar que, apesar de todos esses
materiais serem considerados plásticos, há algumas diferenças entre eles.
Peça que citem quais foram as diferenças observadas, como cor, dureza,
opacidade, resistência à quebra, maleabilidade, leveza, entre outras
características, e as anote no quadro. Informe que existem diversos tipos de
plástico, classificados em grupos, que possuem propriedades que os tornam
mais adequados a determinados usos. Por exemplo, a poliaramida é um polímero
mais resistente que o aço; por isso ela é usada em equipamentos de proteção,
como coletes à prova de bala, capacetes, luvas, joelheiras, etc. Já o
politetrafluoretileno é utilizado como antiaderente em panelas; e o
policarbonato, em lentes de óculos. Explique aos estudantes que o termo
plástico se origina do grego plastikós, que quer dizer flexível, moldável.
Além disso, é um material extremamente resistente, de baixo custo e grande
durabilidade. Essas propriedades levam vários setores da economia, como
indústrias têxteis, automobilísticas, de eletroeletrônicos, informática,
embalagens, entre outros, a adotar o plástico em substituição a diversos
outros materiais. Pergunte se o plástico é um material natural ou produzido
pelo ser humano. Ajude-os a entender que os plásticos não são materiais
naturais, mas sim obtidos de substâncias derivadas do petróleo mediante
reações químicas na indústria. Neste momento é importante enfatizar os
impactos negativos provocados pelo uso dos plásticos sintéticos e dos microplásticos.
SUGESTÃO ASSISTIR AO VIDEO DO LINK: https://youtu.be/adc0cOqE4qs?si=RmrS43r5F2t4lv2N (2 min 53 s) Microplásticos e a poluição nos oceanos
– minuto da terra (sugestão do livro página 183). Etapa
18: Mão na massa (15 min) Forme duplas ou
trios e proponha que observem a lista de materiais confeccionados com
plásticos criada na etapa 15, verifique se os estudantes conseguem propor
substitutos para esses materiais. Por
exemplo, a escova de dentes, que é totalmente feita de plástico, poderia ser
substituída por qual material? E um capacete, poderia ser substituído por
algum material feito sem plástico? Hoje em dia já existe a produção de
escovas de dente feitas de bambu, que são biodegradáveis e podem ser
enterradas quando for necessária a troca por uma nova. Já os capacetes não
possuem materiais substitutos do plástico até o momento. Valorize a troca de
ideias incentivando os estudantes a discutir o tema proposto, levando os a
compreender que muitos objetos fabricados pelo ser humano não possuem substitutos
do plástico, porém outros sim. Peça que avaliem outros materiais, como
garrafas de água e outras embalagens, e que reflitam a respeito da
possibilidade de esses materiais serem substituídos por outros, como o vidro
ou o papelão, diminuindo o uso excessivo de plásticos, assim como o descarte
gerado por esse uso. Com base nesta discussão, enfatize o quanto somos dependentes
do plástico, ressaltando que é necessário que haja muita reflexão de toda a
sociedade sobre o uso descontrolado desse material tão prejudicial ao
planeta. Deixe claro que é possível substituir muitos produtos que possuem
plástico em sua constituição por outros menos danosos ao ambiente. AULA 06 Tema: Controlando algumas transformações
Etapa
19:
Levantamento
dos conhecimentos prévios (10
min) Leia para os alunos o tema da aula.
Em seguida pergunte: 1. O que é uma combustão? É esperado que surjam respostas
como: combustão é a queima de algo; é quando alguma coisa pega fogo. 2. Em quais das situações é abordada a combustão de algum
material? 3. O que é oxidação e a decomposição? Conduza
a discussão de maneira que eles entendam que a combustão, a oxidação e a
decomposição são transformações químicas. Estimule-os a participar e a
apresentar o que já sabem sobre o assunto. Etapa 20: Mergulho no tema (15 min) Explique
o tema abordado com o auxílio do livro A Conquista, página 174 e 175. Etapa 21: Mão na massa – (10 min) Mostre algumas imagens de situações relacionadas a
combustão, a oxidação e a decomposição. Em seguida solicite que os estudantes
apresentem medidas para evitar que aconteça aquele tipo de situação. Etapa
22: Leitura e Interpretação (15 min) Propor a turma uma
leitura coletiva do texto PESQUISADORES
CRIAM PLÁSTICO DE MANDIOCA: TRANSPARENTE E RESISTENTE, a
página é a 176 do livro A Conquista 6º ano, em seguida solicite que os
estudantes escrevam no caderno as palavras que desconhecem. Oriente-os a
buscar o significado delas no dicionário (providencie os dicionários na
escola, ou, pesquise pelos sites de pesquisa utilizando o celular). Depois,
peça que digam o que entenderam do texto e qual é a relação dele com o nome
da seção Assim se faz Ciência. Um estudante pode complementar a resposta do
outro, de modo que vários estudantes participem da conversa. Dinâmicas como
essa ajudam na compreensão do texto. Observação: Professor,
organize uma visita a fábrica de vassouras no Bairro Liberdade (Professora
Éllen pode oferecer informações importantes para a visita). Será na próxima
sequência. Observação: Na página 183 contém sugestões de
vídeos, livros, sites e filmes. Elaboração:
Mariete, Rosana, Fernanda, Vânia e Jacy Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: (163, 165, 167, 169, 171, 173, 175) Seminários;
( x) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário