8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: As diversas facetas do Consumo |
|
Subtema: Quanto custa uma vacina? |
Unidade
Temática:
Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento:
Programas e indicadores de saúde pública; alguns agentes causadores de doenças; soros e vacinas. |
|
Ano:
7º Período: 29/08
a 23/09 Nº de Aulas: 12 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07CI09) Interpretar as
condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e
comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil,
cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica,
atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à
saúde. (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação
para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina
atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde
individual e coletiva e para a erradicação de doenças. (EF07CI11) Analisar
historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes
dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade
de vida. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
Comparar
as ações de política pública com cada região brasileira para interpretar sua
na eficácia na promoção de saúde à população. Investigar o processo que levou
ao descobrimento da primeira vacina. Explicar a ação da vacina no
organismo tendo como base a compreensão da resposta básica do corpo às
infecções virais e bacterianas. Distinguir sobre ação de vacinas e soros.
Compreender sobre os seres microscópicos e transmissão de doenças. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema: Programa e indicadores de
saúde pública. Etapa 01: levantamento de
conhecimentos prévios (15 minutos) Iniciar
a aula perguntando a turma o que eles entendem pela sigla SUS. Esperem eles
responderem é, possível que alguns alunos se exponham a resposta entre si depois
da discussão da sigla você professor pode colocar na lousa significado e peça
que escreva no caderno. SUS Sistema Único de Saúde. Mas não pare por aí, pergunte
a eles também o que é programa e indicadores de saúde pública, novamente
espere eles falar o que sabe. Nessa questão aqui eles vão ter um pouco de
dificuldades, não tem problema, digam a eles que os indicadores de saúde
procuram descrever e monitorar a situação em saúde de uma população. Buscando
melhorias para a população local, tendo como exemplos os agentes de saúde, agentes
sanitários o CREAS, posto de saúde, upas e etc. Todos esses agentes
compreendem e contribuem para o bem-estar físico, emocional, espiritual,
ambiental e social. Em seguida continue perguntando aos alunos mas antes,
peçam para copiarem no caderno. 1.Você acha esse sistema eficiente? 2
Por que algumas pessoas adoecem mais facilmente que outras? 3
Como podemos nos prevenir de doenças causadoras por bactérias vírus e outros
agentes? Etapa 02: Para início de conversa
(20 min). Para
maiores esclarecimentos peça a turma para assistir o vídeo sobre indicadores
de saúde com duração de 9 minutos, disponível no link abaixo. Veja a melhor
forma para seus alunos assistirem. https://youtu.be/4i1a-07VocQ Logo
após a discussão do vídeo, convide aos alunos para observarem e analisarem as
imagens das páginas 12 e 13 do livro didático Inspire Ciências do 7º ano, em
seguida responderem as questões da página 13. Etapa 03: Socialização das
Questões (15 min) Socializar
as respostas da atividade da etapa 02 dos alunos no coletivo, aproveitar para
fazer as intervenções, lembre-se que essas devem ter o caráter de sondagem,
por tanto nessa etapa permita que os alunos participem ao máximo durante a
discussão. AULA 02 Tema: Doenças Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15
min) Propor uma
conversa sobre doenças para levantar os conhecimentos prévios dos alunos,
lance os questionamentos a seguir, não se preocupe em corrigir agora, apenas
acolha as respostas dos alunos para direcionar os esclarecimentos no decorrer
das aulas. O que significa
saúde? O que vem à nossa mente quando pensamos nisso? A saúde é o oposto de
doença? Uma pessoa que não tem nenhuma doença, mas não se sente bem consigo
mesma e com o mundo é uma pessoa saudável? É possível ter uma vida saudável e
plena mesmo possuindo uma doença mantida sob controle? O que é uma doença? As
doenças afetam somente o corpo, ou existem também doenças que afetam a mente?
A saúde é algo individual ou existem problemas de saúde que só podem ser
resolvidos coletivamente? A saúde é um direito de todos ou somente para algumas
pessoas? Se a saúde é um direito, por que algumas consultas médicas,
remédios, exames e procedimentos são tão caros que somente algumas pessoas
podem pagar? O que é um sistema de saúde? Quem tem direito à consultas,
remédios e vacinas, por exemplo? Etapa 05: Aprofundando no tema (15 min) Agora, após
acolher as respostas dos alunos, trabalhe de forma expositiva e dialogada
sobre as informações contidas sobre a temática “O conhecimento sobre doenças”
disponível nas páginas 14, 15, 33 e 34 do livro didático Inspire Ciências do
7° ano (não fazer leitura, apenas trabalhe com a metodologia de aula
expositiva, abrindo espaço para as dúvidas dos alunos). Etapa 06: Verificação da Aprendizagem – Caça
Premiada no Texto (20 min) Peça aos alunos que
escrevam as questões abaixo no caderno e respondam pesquisando no texto,
aquele que terminar primeiro ganhará um pirulito, porém, ele deverá sublinhar
as respostas no texto, para ter certeza que estão corretas. Questões: 1.Quando é que
as doenças se manifestam em nosso corpo? 2. Quais são os
agentes causadores de doenças? 3. Quais são as
outras doenças causadas por substâncias que faz mal ao organismo? 4.Fale um pouco
sobre Antonie van Leeuwenhoek. AULA 03 Tema: As doenças transmissíveis Etapa 07: Levantamento de conhecimentos prévios (25
minutos)
O corpo e as
doenças transmissíveis. Uma forma descontraída para iniciar a
conversa sobre as doenças que podem afetar o nosso corpo é a reprodução da
música 'O pulso' da banda brasileira
de rock Titãs (album Õ Blésq Blom,1984), disponível no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=1eixKc_6fbo
. Por meio da canção, os alunos podem começar a formar ideia de que há muitas
doenças que podem nos afetar, no entanto, nós não ficamos doentes o tempo
todo. O texto a seguir ajuda a compreender como o nosso corpo se protege, já
que estamos em contato contínuo com agentes causadores de doenças. Faça a
leitura compartilhada do texto, “O corpo e as doenças transmissíveis” disponível
nas páginas 16 e 17 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, em seguida esclareça
com muitos detalhes, se possível, ilustrando no quadro como ocorre as defesas
inatas do organismo. Etapa 08: Ilustrando o conhecimento (15 min) Agora, peça aos
alunos para criarem quadrinhos ilustrativos explicando como acontecem as
defesas do corpo. Etapa 09: Verificação da Aprendizagem (10 min) Solicite aos
alunos que copiem e respondam os itens 1 e 2 da página 21 do livro didático Inspire
Ciências 7°ano. AULA 04 Tema: Big Data Etapa 10: Correção das atividades (10 min) Corrigir a
atividade da etapa 11, aproveitar o momento para sanar as dúvidas
apresentadas. Etapa 11: Mão na massa - Para casa (05 min) Solicitar aos
alunos que façam uma pesquisa sobre “A resistência inespecífica ou defesas
inatas” e “A resistência específica ou imunidade”, estipular um prazo para
entrega e socialização. Etapa 12: Leitura e Interpretação
(35 min) Convide
os alunos a fazerem a leitura coletiva do texto “Big data: o que é isso e o
que isso tem a ver com nossa saúde” disponível nas páginas 36 e 37 do livro
didático Inspire Ciências. Após a leitura, fazer a socialização das
informações em formato de discussão, cabe nesse momento incentivá-los a
refletir sobre os vários aspectos que cercam esse tema, como perda de
privacidade e manipulação para interesses do mercado (planos de saúde, pleito
eleitoral) etc, ajudando-os a avaliar seus pontos positivos e negativos. Após
a etapa de discussão orientar os alunos a responderem as questões da página
37 do mesmo livro. AULA
05 Tema:
Vacinas I Etapa 13: Correção da Atividade (15
min) Fazer
a correção da atividade da etapa 14. Etapa
14: Contextos (15 min) Inicie a aula contextualizando o tema
Vacinas com os estudantes. Cite fatos históricos para que eles
percebam que o conhecimento científico é construído ao longo do tempo. Também
é importante que eles tenham uma ideia de como era a sociedade na época em que
os fatos aconteceram. Fale a respeito da vacina antivariólica que foi a
primeira de que se tem registros. Comentar que a varíola é uma doença
altamente contagiosa causada por vírus que acometia as pessoas no passado.
Atualmente, essa doença é considerada erradicada do planeta, sendo o último
caso diagnosticado em 1977, na Somália (África). Comentar sobre o surgimento da Varíola
do Macaco, e sugerir que eles façam uma pesquisa sobre o assunto para a aula
seguinte. Pedir que observem a fonte de pesquisa. Dividir a classe em dois
grupos, o outro grupo pesquisará sobre a Revolta da Vacina, estipule um prazo
para as apresentações. Etapa
15: Debate (20 min) Discutir com os estudantes sobre como a
vacinação possibilitou a erradicação da Varíola no passado e como a vacina
constitui uma maneira de cuidado individual que interfere na saúde coletiva,
já que impede a propagação de inúmeras doenças entre as pessoas. Expor o
objeto de conhecimento tomando como base as páginas 18 e 19 do livro didático
Inspire Ciências 7º ano. Peça
aos alunos que tragam na próxima aula a caderneta de vacinação. AULA 06 Tema:
Quanto custa uma vacina? Etapa
16: Questão Disparadora (10 min) Para que serve a caderneta de vacinação?
Orientações: Apresente aos
alunos a questão disparadora. Incentive-os a pensarem em possíveis respostas
para essa questão e procure anotá-las em uma folha de papel ou na lousa. Você
poderá também delegar essa tarefa a algum aluno, pedindo que anote as
hipóteses que os colegas estão levantando naquele momento e recolher a folha.
Elas serão importantes na retomada para a sistematização da aula. Nesse
momento, estamos introduzindo a relação das doenças com as vacinas e a sua
função, olhando de forma abrangente para o tema. Os estudantes também podem
ajudar essa discussão, sendo instigados com perguntas como “Apenas os seres
humanos são vacinados?” e “As pessoas são vacinadas no mundo todo?” Apenas
acolha as respostas. Etapa
17: Mão na Massa II (40 min) Orientações: Com os alunos
divididos em duplas ou trios, peça que eles observem a folha de vacinação da
caderneta e comecem a comparar com as dos colegas do
grupo. Depois de um minutinho peça que os alunos respondam as perguntas abaixo,
peça que os alunos as respondam no caderno ou, se preferir, poderá imprimir o
documento com as perguntas. O que podemos observar nas cadernetas? Em todas as cadernetas vemos as mesmas
vacinas? Quantas são iguais e quantas são diferentes? Existem vacinas que
alguns receberam e outros não? Quantas vacinas já deveriam ter sido tomadas e
não foram? Tomamos todas as vacinas apenas uma vez
para ficarmos protegidos? Para quantas vacinas existem apenas uma dose? Para
quantas existem mais doses? As vacinas são distribuídas ao longo da
vida ou mais concentradas em uma idade? Qual(is) idade(s)? Procure
chamar a atenção dos alunos para os tipos de perguntas (qualitativas e
quantitativas) e como elas direcionam respostas dissertativas ou em números. Algumas
dúvidas de alunos podem surgir como: "como saber se tomei essa vacina ou
não? Onde vejo a idade que tomei essa vacina? Para que doenças protege essa
outra?". Por isso é interessante que você passe pelos grupos,
esclarecendo dúvidas que os ajudem a responder às questões. Para auxiliar
você a responder as possíveis dúvidas dos estudantes ao manipular a caderneta
de vacinação. Agora,
disponibilize os dados abaixo e peça para que calculem o valor pago em cada
vacina tomada. Claro que os valores mudam com o tempo, mas, para ter uma
noção dos custos gastos com cada pessoa. VALORES
DAS VACINAS POR IDADE AO NASCER: ·
BCG – Vacina contra a tuberculose - R$ 50,00 ·
VHB – Vacina contra a hepatite B – R$ 90,00 ———————————————- ·
Hexavalente – Vacina contra difteria, tétano,
coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b e hepatite B + VIP
(vacina inativada poliomielite) - R$ 360,00 ·
VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) pentavalente –
Diarreia por Rotavírus – R$ 270,00 3 MESES: ·
Meningocócica ACWY – Vacina contra meningite
C – R$ 550,00 ———————————————- ·
Hexavalente – Vacina contra difteria, tétano,
coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b e hepatite B + VIP
(vacina inativada poliomielite) – Vacina Poliomielite (paralisia infantil)
– R$ 360,00 ·
VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) pentavalente –
Diarréia por Rotavírus – R$ 270,00 ·
Vacina pneumocócica 13-valente – Vacina contra a
bactéria Pneumococo – R$ 350,00 ———————————————- ·
Meningocócica ACWY – Vacina contra meningite
C – R$ 550,00 6 MESES: ·
Hexavalente – Vacina contra difteria, tétano,
coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b (provoca meningite
e outras infecções) e hepatite B + VIP (vacina inativada
poliomielite) – Vacina Poliomielite (paralisia infantil) – R$ 360,00 ·
VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) pentavalente –
Diarréia por Rotavírus – R$ 270,00 ·
Vacina pneumocócica 13-valente – Vacina contra a
bactéria Pneumococo – R$ 350,00 ———————————————— ·
Vacina contra febre amarela A vacina contra febre
amarela - R$ 190,00 12 MESES: ·
Tríplice viral – vacina contra sarampo, rubéola e
caxumba – R$ 90,00 ·
Vacina pneumocócica 13-valente – Vacina contra a
bactéria Pneumococo – R$ 350,00 ·
Meningocócica ACWY – R$ 550,00 ·
VHA – Vacina contra a hepatite A - R$
190,00 ·
total até 12 meses - R$ 5.040,00 ———————————————- ·
Tetra viral – vacina contra sarampo, rubéola,
caxumba e varicela (catapora) – R$ 295,00 ·
DTP (tríplice bacteriana) – Difteria, tétano e
coqueluche (reforço da pentavalente sem Haemophilus influenzae tipo
b e hepatite) – R$ 195,00 ·
16 Meses ·
VHA – Vacina contra a hepatite A – R$
190,00 ·
TOTAL ATÉ 15 MESES - R$ 5.720,00 AULA
07 Tema:
VACINAS II Etapa
18: Socialização das Pesquisas (15 min) Retome o conteúdo da aula da etapa 16
levantando a discussão a respeito das pesquisas solicitadas aos estudantes a
respeito da Revolta da Vacina e do Surgimento da Varíola dos Macacos. Etapa
19: Levantamento de Conhecimentos Prévios – Parte III (15 min) Perguntar se os alunos já ouviram falar
do movimento antivacina. Propor uma conversa sobre o assunto, permitindo que
eles expressem livremente suas opiniões. Acolher as respostas dos estudantes.
A seguir, dividir a turma em grupos e entregar cópias das reportagens disponíveis nos links abaixo: https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,conheca-a-origem-do-movimento-antivacina,10000074329 Etapa
20: Papo Cabeça (20 min) Propor uma roda de conversa onde os
estudantes exporão suas opiniões a respeito das reportagens lidas pelos
grupos. AULA
08 Tema:
SOROS Etapa
21: Mão na Massa III (30 min) Propor a produção de Cartazes a favor da
Vacinação como meio de prevenção e erradicação de doenças na população. Etapa
22: Análise de Imagem (20 min) Explorar com os estudantes o esquema que
mostra a produção de um soro, disponível na página 20 do livro didático
Inspire Ciências 7º ano. Neste momento é possível comentar sobre um
pesquisador que cooperou muito para a saúde da população brasileira: Vital
Brazil. Ressaltar que ele foi quem liderou as pesquisas para a produção de
soros e fabricou o primeiro soro antiofídico no país em 1898 e que foi o
responsável pela criação do Instituto Butantan. AULA
09 Etapa
23: Clareando as ideias (10 min) Propor que assistam o vídeo UM
CIENTISTA, UMA HISTÓRIA: VITAL BRAZIL, disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=fZwoVLXH-m8 Etapa
24: Verificação da Aprendizagem (15 min) Realizar a leitura da página 20 para
auxiliar na realização da atividade da página 21 do livro didático. Etapa
25: Mão na Massa IV (25 min) Orientar os estudantes a elaboração de um
mapa mental sobre VACINAS e SOROS, em seguida após o tempo dado para a
execução, expor e fazer as apresentações explicando todo o processo de
produção. AULA
10 Tema:
ALGUNS AGENTES CAUSADORES DE DOENÇAS Etapa
26: Verificação da Aprendizagem (15 min) Realizar os itens 3 e 4 da atividade da
página 21 do livro didático Inspire Ciências 7º ano. ETAPA
27: Correção da Atividade (10 min) Corrigir as atividades propostas na
etapa anterior ETAPA
28: Retomando Objetos anteriores (5 min) Introduzir o objeto da aula esclarecendo
que os seres vivos são classificados em 5 reinos e que nesta classificação
são consideradas as semelhanças e diferenças entre os diversos organismos e
seu parentesco evolutivo; que a evolução biológica ajuda a entender a
história da vida e como os diversos grupos de seres vivos evoluíram. Comentar,
por exemplo, que as bactérias fazem parte do reino Monera. Etapa
29: Aula explicativa dialogada (20 min) Realizar a Leitura compartilhada das
páginas 22 e 23 explorando as características próprias das bactérias e
dedicando algum tempo para a análise das imagens que auxiliarão na
compreensão de diversos conceitos que aparecem no texto. AULA
11 Tema:
Vírus Etapa
30: Levantamento de Conhecimentos Prévios – Parte III (10 min) Orientações: Leia a situação vivida pelo personagem Cauê e questione
os alunos se alguém já passou por alguma situação semelhante a essa. Peça que
os alunos compartilhem suas experiências. Você pode instigá-los a continuar
pensando e a diagnosticar o que já sabem sobre o assunto, fazendo questões
como: ·
O que os vírus de computador podem
causar? Existe alguma forma de se proteger ou combater esses vírus de
computador? Vocês já ouviram falar em vírus de outras formas, não somente
relacionados ao computador? O que você sabe sobre os vírus? As intervenções do professor serão
elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera
dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos. Fique atento
às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las conforme a
dinâmica da sala. Etapa 31: Questão disparadora (10 min)
“Por
que a causa de alguns problemas no computador pode ser chamada de vírus?”
Orientações: Leia
a questão disparadora e permita que os alunos levantem hipóteses e socializem
com a turma. Havendo necessidade, retome alguns questionamentos feitos no
contexto, introduzindo a relação nominal com os vírus biológicos,
questionando:
Este é um momento rico
para o levantamento de hipóteses a partir de conhecimentos prévios. É
importante não corrigir ou cercear as respostas. Enquanto os alunos levantam
hipóteses, pergunte se algum colega concorda ou discorda com o que foi dito,
peça que complementem as opiniões uns dos outros. Etapa
32: Comparativo (20 min) Acolha as respostas dos alunos nas
etapas anteriores, em seguida oriente-os a reescrever as tabelas abaixo que
você reproduzirá na lousa, para leitura oral. Tabela Comparativa Etapa
33: Aprofundando no Conhecimento (10 min) Propor aos estudantes que assistam o
vídeo disponível no link abaixo, em seguida faça uma conversa do que
assistiram para sanar as eventuais dúvidas que venham a surgir. https://www.youtube.com/watch?v=1d7a8vflz7U AULA
12 Tema:
Doenças causadas por Vírus Etapa
34: Esclarecendo um pouco mais (20 min) Utilize as informações das páginas 24 a
27 para trabalhar um pouco mais sobre os vírus de forma expositiva e
dialogada. Etapa
35: Fake News (20 min) Convidar os alunos a fazer a leitura
compartilhada do texto “Boatos e fake News podem explicar por que vacina
contra febre amarela encalhou”, contido na página 32 do livro didático
Inspire Ciências 7º ano. Em seguida, após a discussão, fazer a atividade de
forma coletiva com ajuda do professor. Etapa
36: Hora do Game (10 min) Disponibilizar o jogo online através do
link abaixo para fixação do conteúdo trabalhado. https://www.a77.com.br/jogo_da_forca/jogo_da_forca_doencas_causadas_bacterias.php https://wordwall.net/pt/resource/34507880/bact%C3%A9rias OBS.:
Se houver possibilidade, jogue com os estudantes e vá revisando conceitos que
surgirem, caso não seja possível o jogo on-line, poderá fazer usando a lousa.
Elaboração:
Amélia, Elzinha, Isabel, Lana e Márcia. Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (12, 13, 21, 32, 37 a 39) Seminários;
( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário