8ª SD Cie 7º ano 2022

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  As diversas facetas do Consumo

 Subtema: Quanto custa uma vacina?

 

Unidade Temática: Vida e Evolução 

 Objetos de Conhecimento: Programas e indicadores de saúde pública; alguns agentes causadores        de doenças; soros e vacinas.

Ano: 7º                                          Período: 29/08 a 23/09                        Nº de Aulas: 12

HABILIDADES

 (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde. (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças. (EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Comparar as ações de política pública com cada região brasileira para interpretar sua na eficácia na promoção de saúde à população. Investigar o processo que levou ao descobrimento da primeira vacina.  Explicar a ação da vacina no organismo tendo como base a compreensão da resposta básica do corpo às infecções virais e bacterianas. Distinguir sobre ação de vacinas e soros. Compreender sobre os seres microscópicos e transmissão de doenças.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

Tema: Programa e indicadores de saúde pública.

Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios (15 minutos)

Iniciar a aula perguntando a turma o que eles entendem pela sigla SUS. Esperem eles responderem é, possível que alguns alunos se exponham a resposta entre si depois da discussão da sigla você professor pode colocar na lousa significado e peça que escreva no caderno. SUS Sistema Único de Saúde. Mas não pare por aí, pergunte a eles também o que é programa e indicadores de saúde pública, novamente espere eles falar o que sabe. Nessa questão aqui eles vão ter um pouco de dificuldades, não tem problema, digam a eles que os indicadores de saúde procuram descrever e monitorar a situação em saúde de uma população. Buscando melhorias para a população local, tendo como exemplos os agentes de saúde, agentes sanitários o CREAS, posto de saúde, upas e etc. Todos esses agentes compreendem e contribuem para o bem-estar físico, emocional, espiritual, ambiental e social. Em seguida continue perguntando aos alunos mas antes, peçam  para copiarem no caderno.

 1.Você acha esse sistema eficiente?

2 Por que algumas pessoas adoecem mais facilmente que outras?

3 Como podemos nos prevenir de doenças causadoras por bactérias vírus e outros agentes?

Etapa 02: Para início de conversa (20 min).

Para maiores esclarecimentos peça a turma para assistir o vídeo sobre indicadores de saúde com duração de 9 minutos, disponível no link abaixo. Veja a melhor forma para seus alunos assistirem.   https://youtu.be/4i1a-07VocQ

Logo após a discussão do vídeo, convide aos alunos para observarem e analisarem as imagens das páginas 12 e 13 do livro didático Inspire Ciências do 7º ano, em seguida responderem as questões da página 13.

Etapa 03: Socialização das Questões (15 min)

Socializar as respostas da atividade da etapa 02 dos alunos no coletivo, aproveitar para fazer as intervenções, lembre-se que essas devem ter o caráter de sondagem, por tanto nessa etapa permita que os alunos participem ao máximo durante a discussão.                                        

AULA 02

Tema: Doenças

 

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

 

Propor uma conversa sobre doenças para levantar os conhecimentos prévios dos alunos, lance os questionamentos a seguir, não se preocupe em corrigir agora, apenas acolha as respostas dos alunos para direcionar os esclarecimentos no decorrer das aulas.

O que significa saúde? O que vem à nossa mente quando pensamos nisso? A saúde é o oposto de doença? Uma pessoa que não tem nenhuma doença, mas não se sente bem consigo mesma e com o mundo é uma pessoa saudável? É possível ter uma vida saudável e plena mesmo possuindo uma doença mantida sob controle? O que é uma doença? As doenças afetam somente o corpo, ou existem também doenças que afetam a mente? A saúde é algo individual ou existem problemas de saúde que só podem ser resolvidos coletivamente? A saúde é um direito de todos ou somente para algumas pessoas? Se a saúde é um direito, por que algumas consultas médicas, remédios, exames e procedimentos são tão caros que somente algumas pessoas podem pagar? O que é um sistema de saúde? Quem tem direito à consultas, remédios e vacinas, por exemplo?  

 

Etapa 05: Aprofundando no tema (15 min)

 

Agora, após acolher as respostas dos alunos, trabalhe de forma expositiva e dialogada sobre as informações contidas sobre a temática “O conhecimento sobre doenças” disponível nas páginas 14, 15, 33 e 34 do livro didático Inspire Ciências do 7° ano (não fazer leitura, apenas trabalhe com a metodologia de aula expositiva, abrindo espaço para as dúvidas dos alunos).

 

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem – Caça Premiada no Texto (20 min)

 

Peça aos alunos que escrevam as questões abaixo no caderno e respondam pesquisando no texto, aquele que terminar primeiro ganhará um pirulito, porém, ele deverá sublinhar as respostas no texto, para ter certeza que estão corretas.

 

Questões:

1.Quando é que as doenças se manifestam em nosso corpo?

2. Quais são os agentes causadores de doenças?

3. Quais são as outras doenças causadas por substâncias que faz mal ao organismo?

4.Fale um pouco sobre Antonie van Leeuwenhoek.

 

AULA 03

 

Tema: As doenças transmissíveis

 

Etapa 07: Levantamento de conhecimentos prévios (25 minutos)

O corpo e as doenças transmissíveis.

 Uma forma descontraída para iniciar a conversa sobre as doenças que podem afetar o nosso corpo é a reprodução da música 'O   pulso' da banda brasileira de rock Titãs (album Õ Blésq Blom,1984), disponível no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=1eixKc_6fbo . Por meio da canção, os alunos podem começar a formar ideia de que há muitas doenças que podem nos afetar, no entanto, nós não ficamos doentes o tempo todo. O texto a seguir ajuda a compreender como o nosso corpo se protege, já que estamos em contato contínuo com agentes causadores de doenças. Faça a leitura compartilhada do texto, “O corpo e as doenças transmissíveis” disponível nas páginas 16 e 17 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, em seguida esclareça com muitos detalhes, se possível, ilustrando no quadro como ocorre as defesas inatas do organismo.

 

Etapa 08: Ilustrando o conhecimento (15 min)

Agora, peça aos alunos para criarem quadrinhos ilustrativos explicando como acontecem as defesas do corpo.

 

Etapa 09: Verificação da Aprendizagem (10 min)

Solicite aos alunos que copiem e respondam os itens 1 e 2 da página 21 do livro didático Inspire Ciências 7°ano.

 

AULA 04

 

Tema: Big Data

Etapa 10: Correção das atividades (10 min)

 

Corrigir a atividade da etapa 11, aproveitar o momento para sanar as dúvidas apresentadas.

 

Etapa 11: Mão na massa - Para casa (05 min)

 

Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa sobre “A resistência inespecífica ou defesas inatas” e “A resistência específica ou imunidade”, estipular um prazo para entrega e socialização.

Etapa 12: Leitura e Interpretação (35 min)

Convide os alunos a fazerem a leitura coletiva do texto “Big data: o que é isso e o que isso tem a ver com nossa saúde” disponível nas páginas 36 e 37 do livro didático Inspire Ciências. Após a leitura, fazer a socialização das informações em formato de discussão, cabe nesse momento incentivá-los a refletir sobre os vários aspectos que cercam esse tema, como perda de privacidade e manipulação para interesses do mercado (planos de saúde, pleito eleitoral) etc, ajudando-os a avaliar seus pontos positivos e negativos. Após a etapa de discussão orientar os alunos a responderem as questões da página 37 do mesmo livro.

AULA 05

Tema: Vacinas I

Etapa 13: Correção da Atividade (15 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 14.

Etapa 14: Contextos (15 min)

 

Inicie a aula contextualizando o tema Vacinas com os estudantes.

Cite fatos históricos para que eles percebam que o conhecimento científico é construído ao longo do tempo. Também é importante que eles tenham uma ideia de como era a sociedade na época em que os fatos aconteceram. Fale a respeito da vacina antivariólica que foi a primeira de que se tem registros. Comentar que a varíola é uma doença altamente contagiosa causada por vírus que acometia as pessoas no passado. Atualmente, essa doença é considerada erradicada do planeta, sendo o último caso diagnosticado em 1977, na Somália (África).

Comentar sobre o surgimento da Varíola do Macaco, e sugerir que eles façam uma pesquisa sobre o assunto para a aula seguinte. Pedir que observem a fonte de pesquisa. Dividir a classe em dois grupos, o outro grupo pesquisará sobre a Revolta da Vacina, estipule um prazo para as apresentações.

 

Etapa 15: Debate (20 min)

Discutir com os estudantes sobre como a vacinação possibilitou a erradicação da Varíola no passado e como a vacina constitui uma maneira de cuidado individual que interfere na saúde coletiva, já que impede a propagação de inúmeras doenças entre as pessoas. Expor o objeto de conhecimento tomando como base as páginas 18 e 19 do livro didático Inspire Ciências 7º ano.

 

Peça aos alunos que tragam na próxima aula a caderneta de vacinação.

AULA 06

Tema: Quanto custa uma vacina?

 

Etapa 16: Questão Disparadora (10 min)

 

Para que serve a caderneta de vacinação?

 

Orientações: Apresente aos alunos a questão disparadora. Incentive-os a pensarem em possíveis respostas para essa questão e procure anotá-las em uma folha de papel ou na lousa. Você poderá também delegar essa tarefa a algum aluno, pedindo que anote as hipóteses que os colegas estão levantando naquele momento e recolher a folha. Elas serão importantes na retomada para a sistematização da aula. Nesse momento, estamos introduzindo a relação das doenças com as vacinas e a sua função, olhando de forma abrangente para o tema. Os estudantes também podem ajudar essa discussão, sendo instigados com perguntas como “Apenas os seres humanos são vacinados?” e “As pessoas são vacinadas no mundo todo?” Apenas acolha as respostas.

 

Etapa 17: Mão na Massa II (40 min)

Orientações: Com os alunos divididos em duplas ou trios, peça que eles observem a folha de vacinação da caderneta e comecem a comparar com as dos colegas do grupo. Depois de um minutinho peça que os alunos respondam as perguntas abaixo, peça que os alunos as respondam no caderno ou, se preferir, poderá imprimir o documento com as perguntas.

O que podemos observar nas cadernetas?

Em todas as cadernetas vemos as mesmas vacinas? Quantas são iguais e quantas são diferentes? Existem vacinas que alguns receberam e outros não? Quantas vacinas já deveriam ter sido tomadas e não foram?

Tomamos todas as vacinas apenas uma vez para ficarmos protegidos? Para quantas vacinas existem apenas uma dose? Para quantas existem mais doses?

As vacinas são distribuídas ao longo da vida ou mais concentradas em uma idade? Qual(is) idade(s)? 

Procure chamar a atenção dos alunos para os tipos de perguntas (qualitativas e quantitativas) e como elas direcionam respostas dissertativas ou em números.

Algumas dúvidas de alunos podem surgir como: "como saber se tomei essa vacina ou não? Onde vejo a idade que tomei essa vacina? Para que doenças protege essa outra?". Por isso é interessante que você passe pelos grupos, esclarecendo dúvidas que os ajudem a responder às questões. Para auxiliar você a responder as possíveis dúvidas dos estudantes ao manipular a caderneta de vacinação.

Agora, disponibilize os dados abaixo e peça para que calculem o valor pago em cada vacina tomada. Claro que os valores mudam com o tempo, mas, para ter uma noção dos custos gastos com cada pessoa.

VALORES DAS VACINAS POR IDADE

AO NASCER:

·      BCG – Vacina contra a tuberculose - R$ 50,00

·      VHB – Vacina contra a hepatite B – R$ 90,00

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2 MESES:

·      Hexavalente – Vacina contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b e hepatite B VIP (vacina inativada poliomielite)  - R$ 360,00 

·      VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) pentavalente – Diarreia por Rotavírus – R$ 270,00

3 MESES:

·      Meningocócica ACWY – Vacina contra meningite C – R$ 550,00

———————————————-
4 MESES:

·      Hexavalente – Vacina contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b e hepatite B + VIP (vacina inativada poliomielite) – Vacina Poliomielite (paralisia infantil) – R$ 360,00

·      VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) pentavalente – Diarréia por Rotavírus – R$ 270,00

·      Vacina pneumocócica 13-valente – Vacina contra a bactéria Pneumococo – R$ 350,00

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5 MESES:

·      Meningocócica ACWY – Vacina contra meningite C – R$ 550,00

6 MESES:

·      Hexavalente – Vacina contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b (provoca meningite e outras infecções) e hepatite B + VIP (vacina inativada poliomielite) – Vacina Poliomielite (paralisia infantil) – R$ 360,00

·      VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) pentavalente – Diarréia por Rotavírus – R$ 270,00

·      Vacina pneumocócica 13-valente – Vacina contra a bactéria Pneumococo – R$ 350,00

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9 MESES:

·      Vacina contra febre amarela

A vacina contra febre amarela - R$ 190,00

12 MESES:

·      Tríplice viral – vacina contra sarampo, rubéola e caxumba – R$ 90,00

·      Vacina pneumocócica 13-valente – Vacina contra a bactéria Pneumococo – R$ 350,00

·      Meningocócica ACWY – R$ 550,00

·      VHA – Vacina contra a hepatite A -  R$ 190,00

·      total até 12 meses - R$ 5.040,00

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15 MESES:

·      Tetra viral – vacina contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela (catapora) – R$ 295,00

·      DTP (tríplice bacteriana) – Difteria, tétano e coqueluche (reforço da pentavalente sem Haemophilus influenzae tipo b e hepatite) – R$ 195,00

·      16 Meses

·      VHA – Vacina contra a hepatite A – R$ 190,00

·      TOTAL ATÉ 15 MESES - R$ 5.720,00

 

 

AULA 07

Tema: VACINAS II

 

Etapa 18: Socialização das Pesquisas (15 min)

Retome o conteúdo da aula da etapa 16 levantando a discussão a respeito das pesquisas solicitadas aos estudantes a respeito da Revolta da Vacina e do Surgimento da Varíola dos Macacos.

 

Etapa 19: Levantamento de Conhecimentos Prévios – Parte III (15 min)

 

Perguntar se os alunos já ouviram falar do movimento antivacina. Propor uma conversa sobre o assunto, permitindo que eles expressem livremente suas opiniões. Acolher as respostas dos estudantes. A seguir, dividir a turma em grupos e entregar cópias das reportagens  disponíveis nos links abaixo:

https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,conheca-a-origem-do-movimento-antivacina,10000074329

 

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2017/05/22/grupos-contrarios-a-vacinacao-avancam-no-pais-movimento-preocupa-ministerio-da-saude.htm

 

Etapa 20: Papo Cabeça (20 min)

Propor uma roda de conversa onde os estudantes exporão suas opiniões a respeito das reportagens lidas pelos grupos.

 

 

AULA 08

 

Tema: SOROS

 

 

Etapa 21: Mão na Massa III (30 min)

Propor a produção de Cartazes a favor da Vacinação como meio de prevenção e erradicação de doenças na população.

 

Etapa 22: Análise de Imagem (20 min)

 

Explorar com os estudantes o esquema que mostra a produção de um soro, disponível na página 20 do livro didático Inspire Ciências 7º ano. Neste momento é possível comentar sobre um pesquisador que cooperou muito para a saúde da população brasileira: Vital Brazil. Ressaltar que ele foi quem liderou as pesquisas para a produção de soros e fabricou o primeiro soro antiofídico no país em 1898 e que foi o responsável pela criação do Instituto Butantan.

 

AULA 09

 

Etapa 23: Clareando as ideias (10 min)

Propor que assistam o vídeo UM CIENTISTA, UMA HISTÓRIA: VITAL BRAZIL, disponível no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=fZwoVLXH-m8

 

Etapa 24: Verificação da Aprendizagem (15 min)

 

Realizar a leitura da página 20 para auxiliar na realização da atividade da página 21 do livro didático.

 

Etapa 25: Mão na Massa IV (25 min)

Orientar os estudantes a elaboração de um mapa mental sobre VACINAS e SOROS, em seguida após o tempo dado para a execução, expor e fazer as apresentações explicando todo o processo de produção.

 

 

AULA 10

 

Tema: ALGUNS AGENTES CAUSADORES DE DOENÇAS

 

Etapa 26: Verificação da Aprendizagem (15 min)

 

Realizar os itens 3 e 4 da atividade da página 21 do livro didático Inspire Ciências 7º ano.

 

ETAPA 27: Correção da Atividade (10 min)

 

Corrigir as atividades propostas na etapa anterior

 

ETAPA 28: Retomando Objetos anteriores (5 min)

 

Introduzir o objeto da aula esclarecendo que os seres vivos são classificados em 5 reinos e que nesta classificação são consideradas as semelhanças e diferenças entre os diversos organismos e seu parentesco evolutivo; que a evolução biológica ajuda a entender a história da vida e como os diversos grupos de seres vivos evoluíram. Comentar, por exemplo, que as bactérias fazem parte do reino Monera.

 

Etapa 29: Aula explicativa dialogada (20 min)

 

Realizar a Leitura compartilhada das páginas 22 e 23 explorando as características próprias das bactérias e dedicando algum tempo para a análise das imagens que auxiliarão na compreensão de diversos conceitos que aparecem no texto.

 

AULA 11

 

Tema: Vírus

 

Etapa 30: Levantamento de Conhecimentos Prévios – Parte III (10 min)

 

Orientações: Leia a situação vivida pelo personagem Cauê e questione os alunos se alguém já passou por alguma situação semelhante a essa. Peça que os alunos compartilhem suas experiências. Você pode instigá-los a continuar pensando e a diagnosticar o que já sabem sobre o assunto, fazendo questões como:

·         O que os vírus de computador podem causar? Existe alguma forma de se proteger ou combater esses vírus de computador? Vocês já ouviram falar em vírus de outras formas, não somente relacionados ao computador? O que você sabe sobre os vírus?

As intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos. Fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las conforme a dinâmica da sala.

 

Etapa 31: Questão disparadora (10 min)

“Por que a causa de alguns problemas no computador pode ser chamada de vírus?”

Orientações: Leia a questão disparadora e permita que os alunos levantem hipóteses e socializem com a turma. Havendo necessidade, retome alguns questionamentos feitos no contexto, introduzindo a relação nominal com os vírus biológicos, questionando:

  • Por que os pesquisadores utilizaram o termo “vírus” para nominar esses problemas?

Este é um momento rico para o levantamento de hipóteses a partir de conhecimentos prévios. É importante não corrigir ou cercear as respostas. Enquanto os alunos levantam hipóteses, pergunte se algum colega concorda ou discorda com o que foi dito, peça que complementem as opiniões uns dos outros.

 

Etapa 32: Comparativo (20 min)

Acolha as respostas dos alunos nas etapas anteriores, em seguida oriente-os a reescrever as tabelas abaixo que você reproduzirá na lousa, para leitura oral.

Tabela Comparativa

 

Etapa 33: Aprofundando no Conhecimento (10 min)

 

Propor aos estudantes que assistam o vídeo disponível no link abaixo, em seguida faça uma conversa do que assistiram para sanar as eventuais dúvidas que venham a surgir.

https://www.youtube.com/watch?v=1d7a8vflz7U

 

AULA 12

 

Tema: Doenças causadas por Vírus

 

Etapa 34: Esclarecendo um pouco mais (20 min)

Utilize as informações das páginas 24 a 27 para trabalhar um pouco mais sobre os vírus de forma expositiva e dialogada.

 

Etapa 35: Fake News (20 min)

Convidar os alunos a fazer a leitura compartilhada do texto “Boatos e fake News podem explicar por que vacina contra febre amarela encalhou”, contido na página 32 do livro didático Inspire Ciências 7º ano. Em seguida, após a discussão, fazer a atividade de forma coletiva com ajuda do professor.

 

Etapa 36: Hora do Game (10 min)

 

Disponibilizar o jogo online através do link abaixo para fixação do conteúdo trabalhado.

 

https://www.a77.com.br/jogo_da_forca/jogo_da_forca_doencas_causadas_bacterias.php

https://wordwall.net/pt/resource/34507880/bact%C3%A9rias

 

OBS.: Se houver possibilidade, jogue com os estudantes e vá revisando conceitos que surgirem, caso não seja possível o jogo on-line, poderá fazer usando a lousa.

 

Elaboração: Amélia, Elzinha, Isabel, Lana e Márcia.

Coordenação e colaboração: Nilsilane.   

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (12, 13, 21, 32, 37 a 39)  Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

 

 

 

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