8ª SD Cie 6º Ano 2025

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Das Células ao Organismo

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso.

Ano:                                      Período: 15 a 26/09                    Nº de Aulas: 07

HABILIDADES

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. 6EF18_CN (CAED) Reconhecer as estruturas que compõem o sistema nervoso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a composição, a organização e o funcionamento do sistema nervoso.  Aprender a relação entre a percepção dos estímulos e a formulação das respostas pelo sistema nervoso.  Compreender as alterações provocadas no sistema nervoso por algumas drogas. Explicar a relação entre os sistemas locomotor e nervoso no movimento. Saber que certas respostas se dão por meio do sistema endócrino.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

TEMA: Como Interpretamos e Reagimos aos Estímulos?

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios (10 min)

Inicie a aula perguntando aos estudantes quem sabe andar de bicicleta e se algum adulto lhe ensinou essa tarefa. Pergunte também como era a bicicleta em que eles deram as primeiras pedaladas. Utilize as questões da página 136 do livro didático A Conquista Ciências 6º ano, para sondar o conhecimento prévio dos estudantes, apenas, conduza esse diálogo e instigue-os a participar. Provavelmente, a bicicleta tinha rodinhas de apoio e, depois de algum tempo de treino, essas rodinhas tenham sido retiradas. Comente que, para andar de bicicleta, além de coordenação, é preciso ter equilíbrio. Relembre com a turma o sentido do equilíbrio estudado na Unidade anterior. Comente que a coordenação motora requer a participação dos sistemas locomotor e nervoso.  

Etapa 02: Aula Expositiva Dialogada (25min)

Apresente as estruturas básicas do sistema nervoso: cérebro, neurônios, medula espinhal e nervos com uso de imagem do livro didático, páginas 138 e 139.

Explique a função de cada uma dessas estruturas, como o cérebro sendo o centro de controle do sistema nervoso, a medula espinhal sendo responsável por transmitir as informações sensoriais e motoras entre o cérebro e o resto do corpo, e os nervos sendo responsáveis por transmitir as informações sensoriais e motoras entre o corpo e o sistema nervoso central, utilize como suporte às páginas 138 e 139 do livro didático A Conquista Ciências. Caso seja possível, disponibilize o vídeo sobre o sistema nervoso, disponível no link abaixo, isso ilustrará as informações facilitando a compreensão. https://www.youtube.com/watch?v=pNdDzrIKKos

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Reproduza na lousa uma tabela contendo o resumo do que foi estudado na etapa anterior. Escreva o nome das estruturas do sistema nervoso central, deixe os alunos consultarem no livro as funções de cada estrutura e anote na coluna do meio, na 3ª coluna peça que desenhe essas estruturas. Depois faça outra tabela com o sistema nervoso periférico. Poderá fazer em grupo.

AULA 02

 

TEMA: Como o cérebro recebe informações?

Etapa 04: Socializando as informações (10 min)

Nessa etapa você abrirá espaço para socializar a tabela da aula anterior, nesse momento esclareça as dúvidas apresentadas.

Etapa 05: Para início de conversa (20 min)

Atividade 1: Respostas voluntárias e involuntárias

Promova uma breve revisão dos conceitos trabalhados na aula anterior. Em seguida, faça uma tabela no quadro com as colunas “Respostas voluntárias” e “Respostas involuntárias”. Cite alguns exemplos, como: correr, levantar o braço, respirar inconscientemente, acelerar ou diminuir o batimento cardíaco, entre outros e questione se as respostas a esses estímulos são voluntárias ou involuntárias. Contextualize o significado de voluntário e involuntário. Anote as colocações deles no quadro nas colunas corretas. Se necessário, faça esclarecimentos e correções. O objetivo é que a turma perceba que há respostas que são controladas conscientemente por eles e respostas que ocorrem independentemente da vontade ou da consciência deles.

Etapa 06: Exposição das informações (20 min)

Inicie essa etapa convidando os estudantes a entenderem como funciona essas ações voluntárias e involuntárias no sistema nervoso, explicando como as estruturas trabalham em conjunto para permitir a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, por exemplo, como o cérebro recebe informações sensoriais através dos nervos e utiliza essas informações para coordenar ações motoras, como mover um membro do corpo, utilize como suporte as páginas 140 a 142 do livro didático. 

Simplificar um tema tão complexo como o funcionamento do sistema nervoso, que envolve conhecimentos de bioquímica distantes dos alunos dessa faixa etária, não é tarefa fácil, por isso a necessidade de um atenção maior e dedicação do professor para se fazer entender. 

AULA 03

TEMA: "A importância da comunicação entre as células nervosas na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo"

Etapa 07: Dinâmica (30 min)

Inicie a aula falando sobre o tema.

·         Explique que os neurônios são células nervosas responsáveis por transmitir informações no sistema nervoso e que, sem eles, nosso corpo não seria capaz de realizar suas funções básicas. Utilize como suporte as páginas 143 a 145 do livro didático a Conquista Ciências 6º Ano.

Somente essa explicação é possível realizar a dinâmica.

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique as regras da dinâmica.
  2. O primeiro aluno de cada grupo deve pensar em uma mensagem para passar para o último aluno do grupo, sem falar. A mensagem pode ser algo simples, como "pular" ou "bater palmas".
  3. O primeiro aluno deve passar a mensagem para o segundo aluno do grupo utilizando apenas gestos e movimentos corporais. O segundo aluno deve, por sua vez, passar a mensagem para o terceiro aluno, também utilizando gestos e movimentos corporais, e assim por diante, até que a mensagem chegue ao último aluno do grupo.
  4. O último aluno do grupo deve falar em voz alta a mensagem que recebeu e todos os integrantes do grupo devem comparar a mensagem original com a mensagem final.

Após Peça para os grupos compartilharem suas experiências e discuta como a dinâmica demonstrou a importância da comunicação entre as células nervosas para a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Destaque que a comunicação entre as células nervosas é fundamental para o funcionamento adequado do sistema nervoso e que problemas na comunicação podem levar a problemas de coordenação motora e sensorial. Explique que o sistema nervoso utiliza impulsos elétricos e substâncias químicas para transmitir informações entre as células nervosas e que essas informações são processadas no cérebro para permitir a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Finalize a dinâmica destacando a importância da comunicação clara e eficiente para a coordenação adequada das ações motoras e sensoriais do corpo.

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes na resolução das atividades das páginas 139, 142 e 145 do livro didático A Conquista Ciências 6º Ano.

AULA  04

 

TEMA: O Sistema Nervoso e as Drogas

Etapa 09: Questão disparadora (10 min)

O que são drogas?

Solicite aos estudantes que façam análise da imagem da página 146 do livro didático A Conquista Ciências. Continue perguntando, se eles acham que todas as drogas fazem mal a saúde? Acolha as respostas apenas.

Etapa 10: Leitura e Interpretação (30 min)

Convide os estudantes a realizarem uma leitura compartilhada das páginas 146 e 147 do livro didático A Conquista Ciências 6° ano. É importante que os alunos reconheçam que drogas não são só aquelas substâncias que fazem mal à saúde causam dependência. Comentar com a turma que algumas substâncias, mesmo sendo lícitas, apresentam restrições em relação ao comércio e consumo, como as bebidas alcoólicas que são permitidas somente para maiores de 18 anos. Após a leitura, esclareça pontos importantes do texto, e trabalhe bastante a compreensão dos conceitos drogas licitas e ilícitas.

Etapa 11: Verificação da Aprendizagem (10 min)

Oriente os estudantes na resolução das atividades da página 147 do livro didático A Conquista Ciências 6º Ano.

AULA 05

TEMA: Executando a resposta: ossos e músculos.

Etapa 12: Correção da atividade (10 min)

Utilize essa etapa para correção da atividade, aproveite para sanar principais dúvidas levantadas durante a correção.

Etapa 13: Questão disparadora (10 min)

Perguntar aos estudantes se algum deles já sofreu alguma fratura óssea, permitindo que eles troquem experiências e compartilhem vivências. Nesse sentido, é recomendado falar sobre a saúde do sistema locomotor, cuidados com a alimentação e com a realização das tarefas cotidianas para evitar acidentes e lesões.

Etapa 14: Aprofundando no Tema (25 min)

Explorar a figura da página 148 do livro A Conquista Ciências 6° ano, do esqueleto humano com os alunos. Se houver na escola um modelo de esqueleto humano, levá-lo para a sala de aula, permitindo que os estudantes observem a disposição e o formato de alguns ossos que o compõem. Além de estarem envolvidos com o movimento, os ossos são importantes reservatórios de cálcio e sede de produção de alguns tipos de células sanguíneas. Os ossos também têm a função de proteção dos órgãos internos.

Assim como foi feito com o esqueleto, explorar a figura da musculatura humana, livro didático A Conquista Ciências 6° ano, página 149, com os discentes. É importante que eles compreendam que as células musculares têm a capacidade de contrair e relaxar. Comentar que a maioria dos músculos que formam a carne do corpo está envolvida com os movimentos voluntários. Além desses, no entanto, há músculos de contração involuntária, como o músculo cardíaco e aqueles que conduzem os alimentos pelo trato digestório. Nesse momento, vale a pena retomar o significado dos termos voluntário e involuntário.

 

AULA 06

TEMA: Ossos e Músculos

Etapa 15: Investigando (15 min)

Pedir aos estudantes que desenhem em uma folha avulsa o contorno de uma de suas mãos. Em seguida, solicitar que eles circulem, no desenho, as regiões de articulação. Dizer a eles que uma forma de descobrir as diferentes articulações é fazer vários movimentos, percebendo quais são as regiões onde conseguem dobrar a mão e os dedos.

Etapa 16: Verificando a Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes na resolução das atividades da página 150 do livro didático A Conquista Ciências 6º Ano.

Realizar a atividade da página 150 do livro didático A Conquista Ciência, 6º Ano.

Etapa 16: Correção da Atividade (15 min)

Utilize essa etapa para correção da atividade, aproveite para sanar principais dúvidas levantadas durante a correção.

 

AULA 07

TEMA: O Movimento

Etapa 17: Introdução ao tema (30 min)

Disponibilize alguns minutos para que os estudantes leiam o texto “O que você precisa saber com o Neurocientista Miguel Nicolelis” da página 154 do livro didático A Conquista 6º Ano. Depois, escolha um estudante aleatoriamente e peça que conte o que entendeu da leitura. Incentive os demais estudantes a complementar a fala do colega.  Dinâmicas como essa cooperam para a compreensão do texto. Se julgar oportuno, exiba o vídeo que mostra o  chute dado por Juliano Pinto, o jovem paraplégico que vestiu o exoesqueleto na abertura da Copa de 2014. Esse vídeo pode ser achado facilmente na internet. Pergunte aos estudantes se eles já tinham ouvido falar em Miguel Nicolelis. É importante que eles conheçam alguns pesquisadores brasileiros, bem como suas trajetórias profissionais. Isso ajuda a desmistificar o fazer Ciência.

Na seção Para o professor, há um link com mais informações sobre esse cientista. A interface homem-máquina já é uma realidade, embora ainda enfrente alguns desafios. Ressalte que os estudos feitos como o exoesqueleto levaram a descobertas que não eram esperadas, como a capacidade de os pacientes readquirirem a habilidade de mover voluntariamente alguns músculos das pernas e sentirem sensações de tato, dor e vibração emanados dos membros paralisados.

Após essa discussão oral, oriente-os na resolução da atividade da página 155.

 

Etapa 18: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

Realize uma aula expositiva sobre o movimento e a coordenação conjunta, utilize como suporte a página 151 do livro didático A Conquista Ciências, 6º Ano, abra espaço para a participação dos estudantes.

Elaboração: Nilsilane.

                                                                                                               

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (X )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; ( X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (136,139,142,145,147, 151) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (  ) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; (X) Outros: Dinâmica, leitura e interpretação.                                                  

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário