|
Tema: Das Células ao Organismo |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
|
Objetos
de Conhecimento: Interação
entre os sistemas locomotor e nervoso. |
|
|
Ano: 6º Período:
15 a 26/09 Nº de
Aulas: 07 |
|
|
HABILIDADES |
|
|
(EF06CI07) Justificar
o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do
corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a
sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os
sistemas muscular, ósseo e nervoso. 6EF18_CN
(CAED) Reconhecer as estruturas que compõem o sistema nervoso. |
|
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
|
Conhecer a composição, a organização e o funcionamento do
sistema nervoso. Aprender a relação
entre a percepção dos estímulos e a formulação das respostas pelo sistema
nervoso. Compreender as alterações
provocadas no sistema nervoso por algumas drogas. Explicar a relação entre os
sistemas locomotor e nervoso no movimento. Saber que certas respostas se dão
por meio do sistema endócrino. |
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
|
AULA 01 TEMA:
Como Interpretamos e Reagimos aos Estímulos? Etapa
01: Levantamentos de conhecimentos prévios (10 min) Inicie a aula perguntando aos
estudantes quem sabe andar de bicicleta e se algum adulto lhe ensinou essa
tarefa. Pergunte também como era a bicicleta em que eles deram as primeiras
pedaladas. Utilize as questões da página 136 do livro didático A Conquista
Ciências 6º ano, para sondar o conhecimento prévio dos estudantes, apenas,
conduza esse diálogo e instigue-os a participar. Provavelmente, a bicicleta
tinha rodinhas de apoio e, depois de algum tempo de treino, essas rodinhas
tenham sido retiradas. Comente que, para andar de bicicleta, além de
coordenação, é preciso ter equilíbrio. Relembre com a turma o sentido do
equilíbrio estudado na Unidade anterior. Comente que a coordenação motora
requer a participação dos sistemas locomotor e nervoso. Etapa
02: Aula Expositiva Dialogada (25min) Apresente
as estruturas básicas do sistema nervoso: cérebro, neurônios, medula espinhal
e nervos com uso de imagem do livro didático, páginas 138 e 139. Explique
a função de cada uma dessas estruturas, como o cérebro sendo o centro de
controle do sistema nervoso, a medula espinhal sendo responsável por
transmitir as informações sensoriais e motoras entre o cérebro e o resto do
corpo, e os nervos sendo responsáveis por transmitir as informações
sensoriais e motoras entre o corpo e o sistema nervoso central, utilize como
suporte às páginas 138 e 139 do livro didático A Conquista Ciências. Caso
seja possível, disponibilize o vídeo sobre o sistema nervoso, disponível no
link abaixo, isso ilustrará as informações facilitando a compreensão. https://www.youtube.com/watch?v=pNdDzrIKKos Etapa
03: Verificação da Aprendizagem (15 min) Reproduza na lousa uma tabela
contendo o resumo do que foi estudado na etapa anterior. Escreva o nome das
estruturas do sistema nervoso central, deixe os alunos consultarem no livro
as funções de cada estrutura e anote na coluna do meio, na 3ª coluna peça que
desenhe essas estruturas. Depois faça outra tabela com o sistema nervoso
periférico. Poderá fazer em grupo. AULA 02 TEMA: Como o cérebro recebe informações? Etapa 04: Socializando as informações (10 min) Nessa
etapa você abrirá espaço para socializar a tabela da aula anterior, nesse
momento esclareça as dúvidas apresentadas. Etapa
05: Para início de conversa (20 min) Atividade
1: Respostas voluntárias e involuntárias Promova uma breve revisão dos
conceitos trabalhados na aula anterior. Em seguida, faça uma tabela no quadro
com as colunas “Respostas voluntárias” e “Respostas involuntárias”. Cite
alguns exemplos, como: correr, levantar o braço, respirar inconscientemente,
acelerar ou diminuir o batimento cardíaco, entre outros e questione se as
respostas a esses estímulos são voluntárias ou involuntárias. Contextualize o
significado de voluntário e involuntário. Anote as colocações deles no quadro
nas colunas corretas. Se necessário, faça esclarecimentos e correções. O
objetivo é que a turma perceba que há respostas que são controladas
conscientemente por eles e respostas que ocorrem independentemente da vontade
ou da consciência deles. Etapa
06: Exposição das informações (20
min) Inicie essa etapa convidando os
estudantes a entenderem como funciona essas ações voluntárias e involuntárias
no sistema nervoso, explicando como as estruturas trabalham em conjunto para
permitir a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, por exemplo,
como o cérebro recebe informações sensoriais através dos nervos e utiliza
essas informações para coordenar ações motoras, como mover um membro do
corpo, utilize como suporte as páginas 140 a 142 do livro didático. Simplificar um tema tão complexo
como o funcionamento do sistema nervoso, que envolve conhecimentos de
bioquímica distantes dos alunos dessa faixa etária, não é tarefa fácil, por
isso a necessidade de um atenção maior e dedicação do professor para se fazer
entender. AULA 03 TEMA:
"A importância da comunicação
entre as células nervosas na coordenação das ações motoras e sensoriais do
corpo" Etapa
07: Dinâmica (30 min) Inicie a aula falando sobre o tema. · Explique que os neurônios são células nervosas
responsáveis por transmitir informações no sistema nervoso e que, sem eles,
nosso corpo não seria capaz de realizar suas funções básicas. Utilize como
suporte as páginas 143 a 145 do livro didático a Conquista Ciências 6º Ano. Somente essa explicação é possível realizar a
dinâmica.
Após
Peça para os grupos compartilharem suas experiências e discuta como a
dinâmica demonstrou a importância da comunicação entre as células nervosas
para a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Destaque que a
comunicação entre as células nervosas é fundamental para o funcionamento
adequado do sistema nervoso e que problemas na comunicação podem levar a
problemas de coordenação motora e sensorial. Explique que o sistema nervoso
utiliza impulsos elétricos e substâncias químicas para transmitir informações
entre as células nervosas e que essas informações são processadas no cérebro
para permitir a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Finalize
a dinâmica destacando a importância da comunicação clara e eficiente para a
coordenação adequada das ações motoras e sensoriais do corpo. Etapa
08: Verificação da Aprendizagem (20
min) Oriente
os estudantes na resolução das atividades das páginas 139, 142 e 145 do livro
didático A Conquista Ciências 6º Ano. AULA 04 TEMA: O Sistema Nervoso e as Drogas Etapa 09: Questão
disparadora (10 min) O que são drogas? Solicite aos estudantes
que façam análise da imagem da página 146 do livro didático A Conquista
Ciências. Continue perguntando, se eles acham que todas as drogas fazem mal a
saúde? Acolha as respostas apenas. Etapa 10: Leitura e Interpretação (30 min) Convide os
estudantes a realizarem uma leitura compartilhada das páginas 146 e 147 do
livro didático A Conquista Ciências 6° ano. É importante que os alunos
reconheçam que drogas não são só aquelas substâncias que fazem mal à saúde
causam dependência. Comentar com a turma que algumas substâncias, mesmo sendo
lícitas, apresentam restrições em relação ao comércio e consumo, como as
bebidas alcoólicas que são permitidas somente para maiores de 18 anos. Após a
leitura, esclareça pontos importantes do texto, e trabalhe bastante a
compreensão dos conceitos drogas licitas e ilícitas. Etapa 11: Verificação da Aprendizagem (10 min) Oriente
os estudantes na resolução das atividades da página 147 do livro didático A
Conquista Ciências 6º Ano. AULA 05 TEMA: Executando a resposta:
ossos e músculos. Etapa 12: Correção da atividade (10 min) Utilize essa etapa
para correção da atividade, aproveite para sanar principais dúvidas
levantadas durante a correção. Etapa 13: Questão disparadora (10
min) Perguntar
aos estudantes se algum deles já sofreu alguma fratura óssea, permitindo que
eles troquem experiências e compartilhem vivências. Nesse sentido, é
recomendado falar sobre a saúde do sistema locomotor, cuidados com a
alimentação e com a realização das tarefas cotidianas para evitar acidentes e
lesões. Etapa 14: Aprofundando no Tema (25 min) Explorar a figura da página 148 do
livro A Conquista Ciências 6° ano, do esqueleto humano com os alunos. Se
houver na escola um modelo de esqueleto humano, levá-lo para a sala de aula,
permitindo que os estudantes observem a disposição e o formato de alguns
ossos que o compõem. Além de estarem envolvidos com o movimento, os ossos são
importantes reservatórios de cálcio e sede de produção de alguns tipos de
células sanguíneas. Os ossos também têm a função de proteção dos órgãos
internos. Assim como foi feito com o esqueleto,
explorar a figura da musculatura humana, livro didático A Conquista Ciências
6° ano, página 149, com os discentes. É importante que eles compreendam que
as células musculares têm a capacidade de contrair e relaxar. Comentar que a
maioria dos músculos que formam a carne do corpo está envolvida com os
movimentos voluntários. Além desses, no entanto, há músculos de contração
involuntária, como o músculo cardíaco e aqueles que conduzem os alimentos pelo
trato digestório. Nesse momento, vale a pena retomar o significado dos termos
voluntário e involuntário. AULA 06 TEMA: Ossos e Músculos Etapa
15: Investigando (15 min) Pedir aos estudantes que desenhem em
uma folha avulsa o contorno de uma de suas mãos. Em seguida, solicitar que
eles circulem, no desenho, as regiões de articulação. Dizer a eles que uma
forma de descobrir as diferentes articulações é fazer vários movimentos,
percebendo quais são as regiões onde conseguem dobrar a mão e os dedos. Etapa
16: Verificando a Aprendizagem (20 min) Oriente
os estudantes na resolução das atividades da página 150 do livro didático A
Conquista Ciências 6º Ano. Realizar a atividade da página 150 do
livro didático A Conquista Ciência, 6º Ano. Etapa 16: Correção da Atividade
(15 min) Utilize essa etapa
para correção da atividade, aproveite para sanar principais dúvidas
levantadas durante a correção. AULA 07 TEMA: O Movimento Etapa
17: Introdução ao tema (30 min) Disponibilize alguns minutos para que
os estudantes leiam o texto “O que você precisa saber com o Neurocientista
Miguel Nicolelis” da página 154 do livro didático A Conquista 6º Ano. Depois,
escolha um estudante aleatoriamente e peça que conte o que entendeu da
leitura. Incentive os demais estudantes a complementar a fala do colega. Dinâmicas como essa cooperam para a
compreensão do texto. Se julgar oportuno, exiba o vídeo que mostra o chute dado por Juliano Pinto, o jovem
paraplégico que vestiu o exoesqueleto na abertura da Copa de 2014. Esse vídeo
pode ser achado facilmente na internet. Pergunte aos estudantes se eles já
tinham ouvido falar em Miguel Nicolelis. É importante que eles conheçam
alguns pesquisadores brasileiros, bem como suas trajetórias profissionais.
Isso ajuda a desmistificar o fazer Ciência. Na seção Para o professor, há
um link com mais informações sobre esse cientista. A interface
homem-máquina já é uma realidade, embora ainda enfrente alguns desafios.
Ressalte que os estudos feitos como o exoesqueleto levaram a descobertas que
não eram esperadas, como a capacidade de os pacientes readquirirem a habilidade
de mover voluntariamente alguns músculos das pernas e sentirem sensações de
tato, dor e vibração emanados dos membros paralisados. Após essa
discussão oral, oriente-os na resolução da atividade da página 155. Etapa
18: Aula Expositiva Dialogada (20
min) Realize uma aula expositiva sobre o
movimento e a coordenação conjunta, utilize como suporte a página 151 do
livro didático A Conquista Ciências, 6º Ano, abra espaço para a participação
dos estudantes. Elaboração: Nilsilane. |
|
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (X )Torso;
( ) Outros: |
|
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; ( X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (136,139,142,145,147, 151) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( )
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da
participação; (X) Outros: Dinâmica, leitura e interpretação.
|
|

Nenhum comentário:
Postar um comentário