DCRM Ciências 2020

 

CIÊNCIAS

TEXTO INTRODUTÓRIO

A ciência está diretamente articulada à história da humanidade. Desde o princípio da vida humana existem práticas que revelam os conhecimentos e também as preocupações do homem na busca da resolução dos problemas do dia a dia. Desde a antiguidade transpassamos um grande percurso na busca da superação de explicações místicas das questões para as quais as pessoas não tinham respostas, este gerou e ainda gera muitos conflitos. Estudar Ciências na escola possibilita, muitas vezes, desmistificar, romper com mitos e crenças enraizadas de geração em geração. Só o conhecimento pode trazer para a humanidade a percepção de como o mundo se faz, de como as relações se estabelecem e considerando que conhecer, é poder olhar sobre a natureza e a vida entendendo os processos físicos, químicos, biológicos e sociais no avanço tecnológico da humanidade. Correntes teóricas explicam o percurso histórico da ciência partindo de pressupostos que, por sua vez, incidem em diferentes periodizações e classificações dessa área do conhecimento. O componente curricular de Ciências trabalha com a consciência ambiental visando à formação de sujeitos que atuem como agentes transformadores, conscientes de sua interferência frente aos fenômenos naturais. Portanto, a Ciência, componente curricular do Ensino Fundamental tem como intencionalidade cooperar para a transformação da sociedade ao tratar dos conhecimentos que lhes são inerentes. Para isso, é de fundamental importância que se aprenda os objetos de conhecimento construindo, reconstruindo ou desconstruindo os saberes, fato que requer a implementação de um conjunto de encaminhamentos que contribuam para a formação de conceitos e também do hábito da investigação por meio da observação e pesquisa.

                No trabalho com a ciência no contexto escolar o estudante precisa compreender que ela é uma atividade não neutra, que não há verdades absolutas e inquestionáveis, que a produção cientifica é coletiva, direito de todos e não privilégio de poucos. Dessa forma, ensinar como o conhecimento é produzido exige pensá-lo numa dimensão de historicidade, considerando que o processo de produção é determinado, principalmente pelas condições sociais, assim não há que se desvincular o social do cientifico, dando-se a devida importância a cada momento socioeconômico e cultural na construção deste conhecimento, conforme determina a Base Nacional Comum Curricular (2017).

 

                Ao longo do Ensino Fundamental Anos Finais, as aprendizagens necessárias estipuladas neste Documento Curricular Referencial, em conformidade a BNCC (2017) e ao DCRB (2019), apontam que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências. Por meio da indicação clara do que os estudantes devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que deve “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), a indicação das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que garantam as aprendizagens fundamentais definidas na BNCC e no DCRB, dessa forma, a área de Ciências da Natureza, por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber, assegura aos discentes do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.

                Na condução do conhecimento de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais, os tópicos disciplinares necessitam ser organizados em torno de problemas concretos, próximos aos estudantes, e que sejam relevantes para sua vida pessoal e comunitária, sempre o colocando no centro do planejamento, considerando a individualidade, proporcionando experiências que desenvolvam integralmente. Além disso, é necessário selecionar um número limitado de conceitos articulados entre si, enfocar a aquisição de procedimentos e atitudes que lhes permitam interpretar os fenômenos de forma mais criteriosa do que o senso comum cotidiano, provocar contínuas reflexões sobre as concepções envolvidas na interpretação dos fenômenos, e criar um ambiente de respeito e de valorização das experiências pessoais para a aprendizagem, o que facilita a motivação, o aprofundamento, a autonomia e a melhoria da autoestima. Assim, nessa etapa da educação escolar, é ainda maior, a importância do contexto para a aprendizagem, fortalecendo no conteúdo um sentido mais significativo para o estudante, contextualizar os fenômenos reais e conhecer o mundo, o ambiente, o próprio corpo e a dinâmica da natureza.

                 A relação harmoniosa entre os conhecimentos prévios dos educandos, os objetivos educacionais, os conteúdos científicos e as tarefas a serem realizadas é essencial para a definição de uma proposta de ensino associada a um conteúdo científico podendo desenvolver vários objetivos educacionais, assim como um objetivo educacional a  ser alcançado por diferentes tipos de atividades, por exemplo, uma atividade de resolução de problema que envolva o tema “solo” tem sentido diferente se o solo em estudo tiver significado para o aluno como o da região onde se encontra sua cidade, dessa forma justifica a importância de se trabalhar com objetos de conhecimento referentes as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos não minimizando a importância do estudo de outros objetos de conhecimento distantes do cotidiano do estudante, afinal é necessário que o conhecimento seja amplo. Essa orientação de territorialidade, de acordo a BNCC e o DCRB, induz à concepção do conhecimento curricular contextualizado pela realidade local, social e individual da escola e do seu alunado, que foi o norte das diretrizes curriculares traçadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) ao longo da década de 1990, bem como de sua revisão nos anos 2000.

                De acordo a BNCC (2017) é fundamental que os discentes sejam progressivamente estimulados e apoiados no planejamento e na realização cooperativa de atividades investigativas, bem como no compartilhamento dos resultados dessas investigações. Isso não significa realizar atividades seguindo, necessariamente, um conjunto de etapas predefinidas, tampouco se restringir à mera manipulação de objetos ou realização de experimentos em laboratório, ao contrário, sugere organizar as situações de aprendizagem partindo de questões que sejam desafiadoras e, reconhecendo a diversidade cultural, estimular o interesse e a curiosidade científica dos alunos e possibilitar definir problemas, levantar, analisar e representar resultados, comunicar conclusões e propor intervenções, o importante é a organização desses elementos para tornar o ensino de Ciências relevante para a sociedade. A BNCC, o DCRB e o DCRM coadunam com o objetivo de integrar e não afastar o ser humano de si mesmo, o que implica ter presente seus valores subjetivos além dos objetivos, proporcionando aos estudantes condições de uma formação adequada, de tal forma que possam descobrir, por si só, suas tendências e valores próprios.  Espera-se, desse modo, possibilitar que esses atores tenham um novo olhar sobre o mundo que os cerca, como também façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum, pois, quando o objetivo principal da educação é formar para a vida, os objetos de conhecimento de Ciências a serem estudados no Ensino Fundamental devem tratar do mundo do estudante, deste mundo contemporâneo, em rápida transformação, em que o avanço da ciência e da tecnologia promova conforto e benefício, mas ao mesmo tempo mudanças na natureza, com desequilíbrios e destruições muitas vezes irreversíveis. É esse mundo real e atual que deve ser compreendido na escola, por meio do letramento científico, e, é nele que o discente deve participar e atuar.

                 O currículo deve ser desenvolvido com uma progressão no nível de abstração dos temas tratados. Certos tópicos do currículo se organizam de modo a favorecer uma abordagem recursiva, dando ao estudante oportunidades de rever conceitos estruturadores do pensamento científico em vários momentos e em graus progressivos de complexidade. A BNCC (2017) enfatiza esse compromisso com a progressão dos estudantes durante toda a educação básica, numa mesma unidade temática – por exemplo, Vida e Evolução – são propostos temas com diferentes níveis de abstração, “vida e seres vivos, suas características” e “a vida como fenômeno natural”, é possível perceber o trabalho de desenvolvimento desse tema durante as habilidades que estão distribuídas de acordo com o ano do ensino fundamental. Nessa perspectiva, o aprendizado das Ciências no Ensino Fundamental deve desenvolver temas que preparem o estudante para compreender o papel do ser humano na transformação do meio ambiente, saber posicionar-se perante a problemática da falta de água potável em futuro próximo ou do uso consciente dos meios de transporte; compreender a necessidade crescente de energia e as consequências ambientais disso; refletir sobre a existência do ser humano, da Terra, do Universo e também sobre o próprio significado de vida; diante de tudo isso, justifica-se o fato do currículo de Ciências está estruturado em torno de três unidades temáticas: Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo, que se repetem ao longo dos quatro anos, com habilidades em dificuldade crescente gradualmente. Essas habilidades mobilizam conhecimentos conceituais, atitudinais, procedimentais, linguagens e alguns dos principais processos, práticas e procedimentos de investigação envolvidos na dinâmica da construção de conhecimentos na ciência. O Documento Curricular Referencial de Ciências também se organiza por unidades temáticas por possibilitar o trato com os objetos de conhecimento a partir de diferentes enfoques, restringir a dispersão temática, facilitar a “problematização e o encadeamento lógico dos conteúdos e a abordagem selecionada para a análise e/ou descrição dos temas” (BRASIL, 1998). Essas três unidades temáticas devem ser consideradas sob a perspectiva da continuidade das aprendizagens e da integração com seus objetos de conhecimento ao longo dos anos de escolarização. Portanto, é fundamental que elas não se desenvolvam isoladamente. Isso representa uma grande mudança, pois nem todos os anos do modelo anterior de ensino abordavam conceitos de todas essas unidades. O desenvolvimento dessas unidades temáticas ao longo de todos os anos do ensino fundamental reforça a abordagem do ensino enroscado, havendo a necessidade de retomar os conteúdos anteriores para que as novas habilidades sejam trabalhadas. Assim sendo, a unidade temática Matéria e Energia volta-se a descrever a capacidade de compreender a natureza da matéria e os diversos usos da energia, isso abrange entender a origem, a utilização e o processamento de recursos naturais e energéticos, principalmente o uso sustentável dessas diferentes formas, bem como à análise de sua utilização na vida moderna. O tema Vida e Evolução evidencia a participação do ser humano nas cadeias alimentares e como elemento modificador do ambiente,  envolve o estudo de tudo que se relaciona com os seres vivos: características e necessidades, processo evolutivo, interação entre os seres vivos – principalmente a que o ser humano estabelece entre si e com os demais seres vivos e elementos não vivos do ambiente – e preservação da biodiversidade. Também abarca o aprendizado sobre aspectos referentes à saúde individual e coletiva, inclusive no âmbito das políticas públicas. O estudo de Terra Universo, propõe refletir sobre a posição da terra e da espécie humana no universo, o principal objetivo é englobar as características (dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles) da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes, bem como os fenômenos relativos a eles. Isso possibilita construir conhecimentos sobre efeito estufa, camada de ozônio, vulcões, tsunamis, terremotos, clima e previsão do tempo, entre outros fenômenos.
Neste período, a meta é desenvolver o pensamento espacial com base em experiências cotidianas de observação do céu e dos fenômenos naturais a ele relacionados. O aprendizado deve incluir o entendimento das beneficies do estudo desses fenômenos para a agricultura, a conquista de novos espaços, a construção do calendário, etc. Os temas estudados, vão desde a Astronomia até as Geociências, perpassando pela Química e Física ao longo dos anos finais do ensino fundamental, além, é claro da Biologia.

                    É de suma importância desenvolver no estudante uma visão sistêmica das temáticas, dando atenção ao fato de que elas não se desenvolvem isoladamente, necessitando discutir assuntos relevantes apontados nos Temas Contemporâneos Transversais,  como Meio ambiente, Economia, Saúde,  Multiculturalismo, Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo, perpassando a todo momento pelo componente de Ciências sempre de forma integrada instrumentalizando os estudantes para um maior entendimento da sociedade em que vivem, dessa forma fortalecendo não só o cognitivo mas também o emocional e social, assim sendo, a ciência de acordo a BNCC, o DCRB e o DCRM, passa a ser tratada como algo que enriqueça o repertório do estudante para que ele possa desta maneira, ser um cidadão crítico e atuante em sua sociedade.

                Na formação científica, como nas demais áreas, o conceito de educação que precisa ser praticado nas escolas não pode se resumir a informar, ou seja, a transmitir conhecimentos, tanto porque o professor não é o detentor absoluto do conhecimento ou a fonte oficial de saberes, como porque não interessa que os alunos absorvam passivamente os ensinamentos. A pedagogia de “depositar conhecimentos”, como se o aluno fosse folha em branco ou recipiente vazio, deve dar lugar a uma educação fundada na ação de quem aprende, levando-se em consideração que uma das formas de enfrentar esta questão é a organização dos objetos de conhecimento em torno de temas, vinculados à vivência dos estudantes ou ao universo cultural da humanidade. Os contextos para o desenvolvimento destes temas podem mobilizar a atenção do aprendiz, causando-lhes certa estranheza e exigindo deles novas formulações e explicações, a informação está disponível em várias categorias de fontes e praticamente qualquer pessoa pode ter acesso a ela; a quantidade de conhecimento produzido aumenta cada vez mais; o que se deseja dos estudantes é que saibam pensar e expressar seus pensamentos, e não apenas reter informações. Sabendo pensar, o indivíduo é capaz de localizar, acessar e selecionar qualquer informação de que tenha necessidade no decorrer de sua vida, contribuir para a preservação do meio ambiente, identificando seus elementos, as interações entre eles e o papel transformador do ser humano, adotar uma atitude solidária, cooperativa e de repúdio às injustiças e preconceitos de qualquer natureza, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito, construir a noção de identidade nacional, relacionando-a à sua identidade individual e conhecendo as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais.

                O Documento Curricular Referencial de Ciências leva em conta os objetivos educacionais adequados aos anos de ensino, definidos pelas competências que os alunos precisam desenvolver ao longo dos anos de estudo, priorizando métodos que permitam aos educandos agir em contexto mais amplo e estabelecer conexões, em sentido social, histórico e ético, cooperando uns com os outros e trabalhar em grupo, desenvolver relações de respeito com colegas, professores e familiares, identificar e localizar certos processos tecnológicos em seu tempo histórico, reconhecer os valores culturais de respeito, justiça e ética que presidem o convívio humano, e estejam habilitados a analisar fatos científicos e tecnológicos atuais ou historicamente relevantes, bem como, a fazer uso do conhecimento adquirido para se posicionar diante desses fatos e das mudanças sociais e culturais deles decorrentes. A discussão dos objetos de conhecimento das Ciências da Natureza deve ocorrer de forma a não descaracterizar a estrutura ou a natureza do conhecimento científico específico, as aulas de Ciências devem possibilitar aos educandos a formulação de perguntas, a elaboração de hipóteses, a experimentação, a análise e interpretação de dados, a argumentação, compartilhamento de ideias sobre resultados alcançados e as atividades que promovam comunicação e interação entre todos os estudantes, estimulando continuamente sua curiosidade e motivação para aprender. Sugere-se o ensino de uma Ciência investigativa, experimental, articuladora e informativa, pautada no saber “o quê”, “para quê”, “por quê”, “como fazer” e “com que recursos”. Assim, este modelo de educação, permite ao educando encontrar informações, a fim de lidar com estas e discernir sobre quais são as mais importantes na construção do conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ORGANIZADOR CURRICULAR

ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

CIÊNCIAS

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO COMPONENTE CURRICULAR

1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

6º Ano

Unidade Temática

Competências Específicas

Objetos de Conhecimento

Habilidades

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matéria e Energia

 

 

 

 

 

 

1,2, 3

 

 

 

 

Misturas homogêneas e heterogêneas

Água: um solvente universal

 

(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

(EF06CI01IT) Comprovar

experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana.

(EF06CI02IT) Destacar o uso do Rio do Ouro para abastecimento de água em Itamaraju, a problemática socioambiental que permeia tanto esse rio quanto o Rio Jucuruçu, as consequências da retirada de mata ciliar para a saúde dos rios e os fatores que levam à essa degradação ambiental.

 

 

 

1, 2, 3, 4, 5, 6

 

 

Transformações químicas

 

(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

(EF06CI01BA) Investigar a natureza irreversível dos fenômenos químicos e relacionar esses fenômenos a diversas situações do cotidiano.

(EF06CI02BA) Identificar e propor experimentos que demonstrem as transformações químicas.

(EF06CI03BA) Analisar, registrar e discutir os resultados dos experimentos realizados sobre as transformações químicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1, 2, 3, 4, 5, 6, 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Métodos de Separação

Materiais sintéticos

(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
(EF06CI04BA) Investigar

processos que permitam a purificação de um material homogêneo e a separação dos componentes de um material heterogêneo.

(EF06CI05BA) Relatar a

importância de descartar os resíduos em locais adequados, bem como as vantagens ambientais, econômicas e sociais da implantação da coleta seletiva.

(EF06CI06BA) Construir

instrumentos que ajudem a fazer levantamento de dados sobre a prática de coleta seletiva na cidade em que mora, bem como das possíveis formas de reutilização de materiais sintéticos.

(EF06CI03IT) Relacionar os métodos de separação de misturas e substâncias químicas 

no tratamento da água, identificando e caracterizando as principais fases com base em textos, esquemas ou situações experimentais e propor alternativas caseiras para o tratamento da água para o consumo com base nos conhecimentos adquiridos.

(EF06CI04) Associar a

produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo

benefícios e avaliando impactos

socioambientais.

(EF06CI04IT) Identificar os tipos de medicamentos — fitoterápicos, alopáticos,

manipulados, entre outros — e outros materiais sintéticos (como fios de nylon, plásticos, etc.), reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

(EF06CI05IT) Reconhecer que os medicamentos podem auxiliar no tratamento e manutenção da saúde, mas também que a automedicação é prejudicial e tem consequências para o organismo.

(EF06CI06IT) Analisar as consequências do descarte inadequado, dos produtos relacionados, para o ambiente, como a contaminação da água, do solo e de outros seres vivos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida e Evolução

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

Célula como unidade da vida

 

(EF06CI05) Explicar a

organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

(EF06CI07IT) Identificar o

número de células de seres unicelulares e pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou ausência da carioteca.

 

 

 

 

2, 3, 6

 

 

Níveis de organização

 

 

(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

 

 

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

 

Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

Drogas mais recorrentes em Itamaraju, preservação do organismo e relação com número de homicídios

O perigo do fumo e do álcool, drogas permitidas por lei

 

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

(EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

(EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

(EF06CI07BA) Argumentar

como as contribuições da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem deficiência motora.

(EF06CI10BA) Discutir a ação das bebidas alcoólicas no funcionamento do cérebro e de que forma isso afeta o sistema locomotor, podendo causar acidentes no trânsito, no trabalho, etc.

(EF06CI08IT) Identificar e classificar as substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, reconhecer os seus efeitos no organismo humano e classificá-las como depressoras, estimulantes e alucinógenas, identificando os danos e os prejuízos relacionados ao seu uso.

 

 

 

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

 

O sentido da visão e o uso de lentes corretivas

Lentes Corretivas

(EF06CI08) Explicar a

importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

(EF06CI08BA) Destacar as contribuições da ciência e tecnologia para facilitar a vida daqueles que possuem deficiência visual.

(EF06CI09BA) Propor

experimentos que possam demonstrar o funcionamento do olho humano.

(EF06CI09IT) Identificar hábitos do cotidiano que afetam a visão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terra e Universo

2, 3, 4, 5, 6

Forma, estrutura e movimentos da Terra.

 

Tipos de solo existentes em

Itamaraju e utilização na agricultura.

comercial e familiar.

 

Uso de agrotóxicos no solo e na água, avaliando os impactos

Socioambientais.

 

Poluição do solo e doenças oriundas dessa poluição.

(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

(EF06CI12) Identificar

diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

(EF06CI13) Selecionar

argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

(EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Estes podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

(EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju.

(EF06CI11IT) Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e compostagem para a preservação e nutrição do solo.

(EF06CI12IT) Identificar e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação de lixo de Itamaraju, tendo como parâmetro a preservação ambiental, a politica dos resíduos sólidos e a saúde coletiva.

(EF06CI13IT) Identificar as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes.

(EF06CI14IT) Conhecer algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação do solo, proliferação, medidas profiláticas e tratamento. 

 (EF06CI15IT) Abordar a

formação do Monte Pescoço e Monte Pascoal e a importância sociocultural para a construção da identidade de Itamaraju, tanto pela questão histórica quanto pelo lazer.

 

7º Ano

UNIDADES TEMÁTICAS

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matéria e Energia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida e Evolução

 

 

 

 

1, 2, 3

 

Máquinas simples

 

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

(EF07CI01BA) Identificar e descrever a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho.

 

 

 

 

 

2, 3, 4, 5, 6

 

 

Formas de propagação do calor

 

(EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.

 

 

 

 

 

1, 2, 3, 4, 6

 

 

 

 

Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra

 

(EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

 

 

 

 

1, 2, 3, 4, 6

 

 

 

História dos

combustíveis e das máquinas térmicas

 

(EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.

(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).

(EF07CI16IT) Conhecer sobre as máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju, a implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias e as consequências para as famílias dos trabalhadores locais.

 

2, 3, 4, 6

Diversidade de ecossistemas

(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

(EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles.

(EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias alimentares possíveis de acontecer no ecossistema em que a escola está inserida.

(EF07CI05BA) Identificar as características dos seres vivos e associá-las aos respectivos reinos.

(EF07CI06BA) Comparar as diferenças e semelhanças entre os grupos dos seres vivos, percebendo o elo entre eles.

(EF07CI17IT) Compreender o conceito de superpopulação de uma espécie, em especial a infestação de mariposas em Itamaraju, relacionando ações antrópicas realizadas pelo homem no planeta Terra causando danos à fauna e flora em geral, elevando à população de espécies prejudiciais a saúde humana e também levar à extinção de plantas e animais. (EF07CI18IT) Identificar as principais características das monoculturas e relacionar as consequências para o solo e meio ambiente.

(EF07CI19IT) Compreender como a degradação ambiental para fins econômicos afetam diretamente e principalmente grupos que constituem comunidades tradicionais e originárias, como comunidades ribeirinhas, povos do campo, comunidades indígenas e quilombolas.

(EF07CI20IT) Identificar, listar, agrupar e estudar as principais características de cada grupo de espécies locais e regionais com risco de extinção e as causas dessa condição relacionadas a ação humana, bem como, as consequências desse ato ao meio ambiente.

 

 

 

 

2,3,4

 

 

Fenômenos naturais e impactos ambientais

 

(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

 

 

 

 

Vida e Evolução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programas e indicadores de saúde pública

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

(EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.

(EF07CI07BA) Descrever as principais doenças infectocontagiosas comuns na região em que vive e estimular ações educativas de tratamento e erradicação.

(EF07CI08BA) Identificar os principais animais peçonhentos em sua região e discutir a importância da prevenção de acidentes com esses animais.

(EF07CI21IT) Discutir e avaliar o uso da tecnologia, destacando seus pontos positivos e pontos de atenção, para que haja um uso consciente e a identificação dos benefícios ou malefícios ocasionados por ela ao longo da história humana.

 

 

 

 

 

 

1, 2, 3, 4, 5, 6, 8

 

 

 

Composição do ar

 

 

(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terra e Universo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2, 3, 4, 6, 8

 

 

 

Efeito estufa

 

(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

(EF07CI22IT) Descrever e explicar modelos que representem a relação entre os fenômenos naturais que provocam o aumento natural da temperatura na Terra e compreender de como a intervenção humana pode alterar artificialmente o efeito estufa, provocando mudanças no clima.

 

3, 4

 

Camada de ozônio

 

(EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

(EF07CI09BA) Construir

argumentos sobre o efeito estufa associando estes fenômenos a origem da vida e manutenção da vida no Planeta.

 

3

 

Fenômenos naturais (vulcões, terremotos, etsunamis)

 

(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.

 

3

 

Placas tectônicas e deriva continental

(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

 

8º Ano

UNIDADES TEMÁTICAS

COMPETÊNCIAS ESPECÌFICAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matéria e Energia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2, 3, 4, 5, 6, 8

 

 

 

 

 

 

 

Fontes e tipos de energia.

 

Modelos energéticos

(fonte hidrelétrica,

geotérmica, eólica e solar) e energia limpa, destacar os modelos mais utilizados na região.

 

(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

(EF07CI23IT) Identificar a produção de energia a partir das usinas hidrelétricas, avaliando o potencial energético e a capacidade instalada em diferentes bacias hidrográficas, bem como, de outros modelos energéticos, tomando como exemplo a Renova Energia localizada no distrito de Itamaraju.

(EF08CI24IT) Aprender sobre usinas de geração de energia elétrica

(termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.) e avaliar suas semelhanças e diferenças, seus impactos

socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

(EF07CI25IT) Identificar e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou escola, de modo que o aluno possa corresponder o tipo de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa, entre outras).

(EF08CI26IT) Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia e seu impacto sobre o meio ambiente.

(EF07CI27IT) Avaliar limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2, 3, 4, 5, 6, 8

 

 

 

 

 

 

 

Transformação de energia

 

(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).

(EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no meio ambiente.

(EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento.

 

 

 

 

2, 3, 4, 5, 6, 8

 

 

 

Cálculo de consumo de energia elétrica

 

(EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

 

 

 

 

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

 

 

Circuitos elétricos

 

(EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2, 3, 4, 5, 6, 8

 

 

 

 

 

 

 

 

Uso consciente de energia elétrica

(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida e Evolução

 

1, 3, 6, 7, 8

Energia do Corpo

(EF08CI28IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam.

(EF08CI29IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

 

 

 

 

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

 

 

 

Mecanismos reprodutivos e sua relação com a adaptação e evolução dos seres vivos

(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

(EF08CI08BA) Descrever a importância da reprodução sexuada para a variabilidade dos descendentes.

 

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Sexualidade: a ação dos hormônios sexuais no corpo e nas emoções

(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (IST)

(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

(EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.

(EF08CI30IT) Identificar os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos. 

2, 3, 4, 5

Múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética)

(EF08CI11) Selecionar

argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

1, 3, 6, 7, 8

Sistema Imunitário Humano: imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas) e imunidade específica

(EF08CI10BA) Identificar e classificar as barreiras que compõem a imunidade inata e conhecer o seu funcionamento como as barreiras químicas, físicas e biológicas do nosso corpo fazem a defesa contra agentes invasores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terra e Universo

 

 

 

1, 2, 3, 5, 6

 

 

 

Sistema Solar, Terra e Lua e respectivos movimentos

(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

(EF08CI11BA) Elaborar hipóteses sobre acontecimentos, situações ou fenômenos ocasionados pelo movimento da terra.

(EF08CI12BA) Relatar como ocorrem os eclipses.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1, 2, 3, 5, 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clima e sua relação com a movimentação das massas de ar

Ressaca do Mar

(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.

(EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

(EF08CI13BA) Demonstrar, através de modelos, porque os polos terrestres são mais frios do que as regiões equatoriais.

(EF07CI31IT) Compreender sobre fatores que ocasionam as ressacas do mar e reconhecer características que evidenciem alterações causadas por esta catástrofe natural, utilizando como exemplo a cidade de Prado que faz limite com Itamaraju.

 

9º ANO

 

UNIDADE TEMÁTICA

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matéria e Energia

2, 3

Aspectos quantitativos das transformações químicas

(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.

(EF09CI02) Comparar

quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

 

 

2, 3

 

 

Estrutura da matéria

 

Tabela periódica: Os elementos químicos e sua organização

 

Ligações químicas: iônica, covalente e metálica

 

(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

(EF09CI32IT) Relacionar a disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica com suas propriedades atômicas, físicas ou químicas.

(EF09CI33IT) Compreender as ligações químicas como resultantes das interações eletrostáticas que associam átomos, íons e/ou moléculas, de forma a dar maior estabilidade às substâncias.

 

 

 

 

2, 3, 4, 5

 

 

 

 

Radiações e suas aplicações na saúde

(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

(EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som, assim como a transmissão e recepção de dados da internet que revolucionaram o sistema de comunicação humana.

(EF09CI06) Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.

(EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).

(EF09CI32IT) Destacar a importância do uso responsável de aparelhos eletrônicos (celulares, tablets, TV, etc) e prejuízos advindos da utilização excessiva para a saúde física, mental e social da criança e adolescente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vida e Evolução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2, 3, 4

 

 

 

 

 

 

Hereditariedade

 

Anomalias genéticas que acometem os seres humanos.

(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários,

segregação, gametas,

fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

(EF09CI33IT) Associar a possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação celular com inclusão social de indivíduos.

 

 

1, 2, 3, 5

 

 

Ideias evolucionistas

 

Origem da vida

 

Genética e evolução

(EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

(EF09CI01BA) Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra.

(EF09CI02BA) Produzir

evidências para questionar a validade da geração espontânea por meio da história da ciência.

(EF09CI03BA) Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra

(EF09CI34IT) Compreender os mecanismos e a importância de selecionar características desejáveis em animais e plantas de interesse econômico e ambiental.

(EF09CI35IT) Reconhecer que a mutação pode gerar o aparecimento de características que sejam favoráveis ou não a sobrevivência de um indivíduo implicando no processo evolutivo. 

 

 

 

 

 

 

 

2, 4, 5, 8

 

 

 

 

 

Preservação da biodiversidade

 

Corredores ecológicos: metas de conservação e importância.

 

Problemas Ambientais em Itamaraju gerados pela exploração dos Recursos naturais.

 

 

(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionadas. (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da

comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

(EF09CI36IT) Justificar a

importância dos corredores

ecológicos para a variabilidade

genética e preservação da

biodiversidade e do patrimônio

nacional.

(EF09CI37IT) Identificar e

analisar como as grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano, a compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a caça predatória não subsistencial, retirada da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e extrativismo de areia, configuram problemas ambientais.

(EF09CI38IT) Investigar o modo de vida, costumes e ensinamentos dos povos originários e tradicionais de Itamaraju que possibilitam a conservação da natureza, o tratamento de doenças a partir das plantas da floresta, o uso sustentável de recursos naturais, e, entender como os indígenas colaboram com o equilíbrio de biomas e ecossistemas brasileiros.

(EF09CI10IT) Introduzir noções de estratégias de dispensação de resíduos sólidos à comunidade local e destacar sua importância para redução de impactos ambientais e geração de renda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terra e Universo

 

 

 

 

 

1, 2, 3, 4, 6

 

 

 

Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo

(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

 

 

 

1, 2, 3, 4, 6

 

 

 

Astronomia e cultura

(EF09CI15) Relacionar

diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).

1, 2, 3, 4, 6

Vida humana fora da Terra

(EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

(EF09CI04BA) Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.

 

 

2, 3, 4, 6

 

 

Ordem de grandeza astronômica e evolução estelar

(EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.

 

 

3 COMISSÃO DE REELABORAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DE CIÊNCIAS

Docentes

Adriana Pereira dos Santos

Amélia dos Reis Lima Miranda

Ana Karolina de Araujo Rocha

Cecília Simon da Silva

Cleomaria Cassiano da Costa

Cristiani Mª Rocha dos Santos Guimarães

Elane Santos Lago

Ellen Loiola Santana

Eric Borges da Silva

Izabel Ribeiro de Queirós

Jane Souza de Sena

Keila Soares Rocha Silva

Lucilane Rodrigues Cerqueira

Magalli Ramos Machado

Mª Domingues Santana

Mariete Cordeiro dos Santos Ferreira

Maxuell Farias de Jesus Santos

Murilo Reis Brito

Raquel de Jesus

Sandra Oliveira Santana

Tânia Mara Souza Pires

Tânia Pereira da Silva Gusmão

Thainã Goldman Deocleciano

Uberlandia Souza Costa Pereira

Vânia Andrea Surlo

Professor Coordenador: Nilsilane Nascimento da Silva

 

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução no 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, DF, 14 jul. 2010a.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução no 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, DF, 15 dez. 2010b.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015. Disponível em: portal.mec.gov.br. Acesso em: 01 jul. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental: Ciências. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 1996. (PCNs 5ª à 8ª séries).

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

DCRB. Documento Curricular Referencial da Bahia. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.  

 

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