CIÊNCIAS TEXTO
INTRODUTÓRIO |
A ciência está diretamente articulada
à história da humanidade. Desde o princípio da vida humana existem práticas que
revelam os conhecimentos e também as preocupações do homem na busca da
resolução dos problemas do dia a dia. Desde a antiguidade transpassamos um
grande percurso na busca da superação de explicações místicas das questões para
as quais as pessoas não tinham respostas, este gerou e ainda gera muitos
conflitos. Estudar Ciências na escola possibilita, muitas vezes, desmistificar,
romper com mitos e crenças enraizadas de geração em geração. Só o conhecimento
pode trazer para a humanidade a percepção de como o mundo se faz, de como as
relações se estabelecem e considerando que conhecer, é poder olhar sobre a natureza
e a vida entendendo os processos físicos, químicos, biológicos e sociais no
avanço tecnológico da humanidade. Correntes teóricas explicam o percurso
histórico da ciência partindo de pressupostos que, por sua vez, incidem em
diferentes periodizações e classificações dessa área do conhecimento. O
componente curricular de Ciências trabalha com a consciência ambiental visando
à formação de sujeitos que atuem como agentes transformadores, conscientes de
sua interferência frente aos fenômenos naturais. Portanto, a Ciência,
componente curricular do Ensino Fundamental tem como intencionalidade cooperar
para a transformação da sociedade ao tratar dos conhecimentos que lhes são
inerentes. Para isso, é de fundamental importância que se aprenda os objetos de
conhecimento construindo, reconstruindo ou desconstruindo os saberes, fato que
requer a implementação de um conjunto de encaminhamentos que contribuam para a
formação de conceitos e também do hábito da investigação por meio da observação
e pesquisa.
No
trabalho com a ciência no contexto escolar o estudante precisa compreender que
ela é uma atividade não neutra, que não há verdades absolutas e
inquestionáveis, que a produção cientifica é coletiva, direito de todos e não
privilégio de poucos. Dessa forma, ensinar como o conhecimento é produzido
exige pensá-lo numa dimensão de historicidade, considerando que o processo de
produção é determinado, principalmente pelas condições sociais, assim não há
que se desvincular o social do cientifico, dando-se a devida importância a cada
momento socioeconômico e cultural na construção deste conhecimento, conforme
determina a Base Nacional Comum Curricular (2017).
Ao longo do Ensino Fundamental
Anos Finais, as aprendizagens necessárias estipuladas neste Documento
Curricular Referencial, em conformidade a BNCC (2017) e ao DCRB (2019), apontam
que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de
competências. Por meio da indicação clara do que os estudantes devem “saber”
(considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores)
e, sobretudo, do que deve “saber fazer” (considerando a mobilização desses
conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas
da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), a indicação
das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que
garantam as aprendizagens fundamentais definidas na BNCC e no DCRB, dessa
forma, a área de Ciências da Natureza, por meio de um olhar articulado de
diversos campos do saber, assegura aos discentes do Ensino Fundamental o acesso
à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem
como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos
da investigação científica.
Na condução do conhecimento de
Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais, os tópicos disciplinares necessitam
ser organizados em torno de problemas concretos, próximos aos estudantes, e que
sejam relevantes para sua vida pessoal e comunitária, sempre o colocando no
centro do planejamento, considerando a individualidade, proporcionando
experiências que desenvolvam integralmente. Além disso, é necessário selecionar
um número limitado de conceitos articulados entre si, enfocar a aquisição de
procedimentos e atitudes que lhes permitam interpretar os fenômenos de forma
mais criteriosa do que o senso comum cotidiano, provocar contínuas reflexões
sobre as concepções envolvidas na interpretação dos fenômenos, e criar um
ambiente de respeito e de valorização das experiências pessoais para a
aprendizagem, o que facilita a motivação, o aprofundamento, a autonomia e a
melhoria da autoestima. Assim, nessa etapa da educação escolar, é ainda maior,
a importância do contexto para a aprendizagem, fortalecendo no conteúdo um sentido
mais significativo para o estudante, contextualizar os fenômenos reais e
conhecer o mundo, o ambiente, o próprio corpo e a dinâmica da natureza.
A relação harmoniosa entre os
conhecimentos prévios dos educandos, os objetivos educacionais, os conteúdos
científicos e as tarefas a serem realizadas é essencial para a definição de uma
proposta de ensino associada a um conteúdo científico podendo desenvolver vários
objetivos educacionais, assim como um objetivo educacional a ser alcançado por diferentes tipos de
atividades, por exemplo, uma atividade de resolução de problema que envolva o
tema “solo” tem sentido diferente se o solo em estudo tiver significado para o
aluno como o da região onde se encontra sua cidade, dessa forma justifica a
importância de se trabalhar com objetos de conhecimento referentes as
características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos
educandos não minimizando a importância do estudo de outros objetos de
conhecimento distantes do cotidiano do estudante, afinal é necessário que o
conhecimento seja amplo. Essa orientação de territorialidade, de acordo a BNCC
e o DCRB, induz à concepção do conhecimento curricular contextualizado pela
realidade local, social e individual da escola e do seu alunado, que foi o
norte das diretrizes curriculares traçadas pelo Conselho Nacional de Educação
(CNE) ao longo da década de 1990, bem como de sua revisão nos anos 2000.
De acordo a BNCC
(2017) é fundamental que os discentes sejam progressivamente estimulados e
apoiados no planejamento e na realização cooperativa de atividades
investigativas, bem como no compartilhamento dos resultados dessas
investigações. Isso não significa realizar atividades seguindo,
necessariamente, um conjunto de etapas predefinidas, tampouco se restringir à
mera manipulação de objetos ou realização de experimentos em laboratório, ao
contrário, sugere organizar as situações de aprendizagem partindo de questões
que sejam desafiadoras e, reconhecendo a diversidade cultural, estimular o
interesse e a curiosidade científica dos alunos e possibilitar definir
problemas, levantar, analisar e representar resultados, comunicar conclusões e
propor intervenções, o importante é a organização desses elementos para tornar
o ensino de Ciências relevante para a sociedade. A BNCC, o DCRB e o DCRM
coadunam
com o objetivo de integrar e não afastar o ser humano de si mesmo, o que
implica ter presente seus valores subjetivos além dos objetivos, proporcionando
aos estudantes condições de uma formação adequada, de tal forma que possam
descobrir, por si só, suas tendências e valores próprios. Espera-se, desse modo, possibilitar que
esses atores tenham um novo olhar sobre o mundo que os cerca, como também façam
escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da
sustentabilidade e do bem comum, pois, quando o objetivo principal da educação
é formar para a vida, os objetos de conhecimento de Ciências a serem estudados
no Ensino Fundamental devem tratar do mundo do estudante, deste mundo
contemporâneo, em rápida transformação, em que o avanço da ciência e da
tecnologia promova conforto e benefício, mas ao mesmo tempo mudanças na
natureza, com desequilíbrios e destruições muitas vezes irreversíveis. É esse
mundo real e atual que deve ser compreendido na escola, por meio do letramento
científico, e, é nele que o discente deve participar e atuar.
O currículo deve ser
desenvolvido com uma progressão no nível de abstração dos temas tratados.
Certos tópicos do currículo se organizam de modo a favorecer uma abordagem
recursiva, dando ao estudante oportunidades de rever conceitos estruturadores
do pensamento científico em vários momentos e em graus progressivos de
complexidade. A BNCC (2017) enfatiza esse compromisso com a progressão dos
estudantes durante toda a educação básica, numa mesma unidade temática – por
exemplo, Vida e Evolução – são propostos temas com diferentes níveis de
abstração, “vida e seres vivos, suas características” e “a vida como fenômeno
natural”, é possível perceber o trabalho de desenvolvimento desse tema durante
as habilidades que estão distribuídas de acordo com o ano do ensino fundamental.
Nessa perspectiva, o aprendizado das Ciências no Ensino Fundamental deve
desenvolver temas que preparem o estudante para compreender o papel do ser
humano na transformação do meio ambiente, saber posicionar-se perante a
problemática da falta de água potável em futuro próximo ou do uso consciente
dos meios de transporte; compreender a necessidade crescente de energia e as
consequências ambientais disso; refletir sobre a existência do ser humano, da
Terra, do Universo e também sobre o próprio significado de vida; diante de tudo
isso, justifica-se o fato do currículo de Ciências está estruturado em torno de
três unidades temáticas: Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo,
que se repetem ao longo dos quatro anos, com habilidades em dificuldade crescente
gradualmente. Essas habilidades mobilizam conhecimentos conceituais, atitudinais,
procedimentais, linguagens e alguns dos principais processos, práticas e
procedimentos de investigação envolvidos na dinâmica da construção de
conhecimentos na ciência. O Documento Curricular Referencial de Ciências também
se organiza por unidades temáticas por possibilitar o trato com os objetos de
conhecimento a partir de diferentes enfoques, restringir a dispersão temática,
facilitar a “problematização e o encadeamento lógico dos conteúdos e a
abordagem selecionada para a análise e/ou descrição dos temas” (BRASIL, 1998). Essas
três unidades temáticas devem ser consideradas sob a perspectiva da
continuidade das aprendizagens e da integração com seus objetos de conhecimento
ao longo dos anos de escolarização. Portanto, é fundamental que elas não se
desenvolvam isoladamente. Isso representa uma grande mudança, pois nem todos os
anos do modelo anterior de ensino abordavam conceitos de todas essas unidades.
O desenvolvimento dessas unidades temáticas ao longo de todos os anos do ensino
fundamental reforça a abordagem do ensino enroscado, havendo a necessidade de
retomar os conteúdos anteriores para que as novas habilidades sejam
trabalhadas. Assim sendo, a unidade temática Matéria e Energia volta-se a descrever a capacidade de
compreender a natureza da matéria e os diversos usos da energia, isso abrange entender
a origem, a utilização e o processamento de recursos naturais e energéticos,
principalmente o uso sustentável dessas diferentes formas, bem como à análise de
sua utilização na vida moderna. O tema Vida e Evolução evidencia a participação
do ser humano nas cadeias alimentares e como elemento modificador do ambiente, envolve o estudo de tudo que se relaciona com
os seres vivos: características e necessidades, processo evolutivo, interação
entre os seres vivos – principalmente a que o ser humano estabelece entre si e
com os demais seres vivos e elementos não vivos do ambiente – e preservação da
biodiversidade. Também abarca o aprendizado sobre aspectos referentes à saúde
individual e coletiva, inclusive no âmbito das políticas públicas. O estudo de
Terra Universo, propõe refletir sobre a posição da terra e da espécie humana no
universo, o principal objetivo é englobar as características (dimensões,
composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles) da Terra,
do Sol, da Lua e de outros corpos celestes, bem como os fenômenos relativos a
eles. Isso possibilita construir conhecimentos sobre efeito estufa, camada de
ozônio, vulcões, tsunamis, terremotos, clima e previsão do tempo, entre outros
fenômenos.
Neste período, a meta é desenvolver o pensamento espacial com base em
experiências cotidianas de observação do céu e dos fenômenos naturais a ele
relacionados. O aprendizado deve incluir o entendimento das beneficies do
estudo desses fenômenos para a agricultura, a conquista de novos espaços, a
construção do calendário, etc. Os temas estudados, vão desde a Astronomia até
as Geociências, perpassando pela Química e Física ao longo dos anos finais do
ensino fundamental, além, é claro da Biologia.
É de suma importância desenvolver
no estudante uma visão sistêmica das temáticas, dando atenção ao fato de que elas
não se desenvolvem isoladamente, necessitando discutir assuntos relevantes
apontados nos Temas Contemporâneos Transversais, como Meio ambiente, Economia, Saúde, Multiculturalismo, Ciência e Tecnologia,
Cidadania e Civismo, perpassando a todo momento pelo componente de Ciências
sempre de forma integrada instrumentalizando os estudantes para um maior
entendimento da sociedade em que vivem, dessa forma fortalecendo não só o
cognitivo mas também o emocional e social, assim sendo, a ciência de acordo a
BNCC, o DCRB e o DCRM, passa a ser tratada como algo que enriqueça o repertório
do estudante para que ele possa desta maneira, ser um cidadão crítico e atuante
em sua sociedade.
Na formação científica, como
nas demais áreas, o conceito de educação que precisa ser praticado nas escolas
não pode se resumir a informar, ou seja, a transmitir conhecimentos, tanto
porque o professor não é o detentor absoluto do conhecimento ou a fonte oficial
de saberes, como porque não interessa que os alunos absorvam passivamente os
ensinamentos. A pedagogia de “depositar conhecimentos”, como se o aluno fosse
folha em branco ou recipiente vazio, deve dar lugar a uma educação fundada na
ação de quem aprende, levando-se em consideração que uma das formas de
enfrentar esta questão é a organização dos objetos de conhecimento em torno de
temas, vinculados à vivência dos estudantes ou ao universo cultural da
humanidade. Os contextos para o desenvolvimento destes temas podem mobilizar a
atenção do aprendiz, causando-lhes certa estranheza e exigindo deles novas
formulações e explicações, a informação está disponível em várias categorias de
fontes e praticamente qualquer pessoa pode ter acesso a ela; a quantidade de
conhecimento produzido aumenta cada vez mais; o que se deseja dos estudantes é
que saibam pensar e expressar seus pensamentos, e não apenas reter informações.
Sabendo pensar, o indivíduo é capaz de localizar, acessar e selecionar qualquer
informação de que tenha necessidade no decorrer de sua vida, contribuir para a
preservação do meio ambiente, identificando seus elementos, as interações entre
eles e o papel transformador do ser humano, adotar uma atitude solidária,
cooperativa e de repúdio às injustiças e preconceitos de qualquer natureza,
respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito, construir a noção de
identidade nacional, relacionando-a à sua identidade individual e conhecendo as
características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e
culturais.
O Documento Curricular
Referencial de Ciências leva em conta os objetivos educacionais adequados aos
anos de ensino, definidos pelas competências que os alunos precisam desenvolver
ao longo dos anos de estudo, priorizando métodos que permitam aos educandos agir
em contexto mais amplo e estabelecer conexões, em sentido social, histórico e
ético, cooperando uns com os outros e trabalhar em grupo, desenvolver relações
de respeito com colegas, professores e familiares, identificar e localizar
certos processos tecnológicos em seu tempo histórico, reconhecer os valores
culturais de respeito, justiça e ética que presidem o convívio humano, e
estejam habilitados a analisar fatos científicos e tecnológicos atuais ou
historicamente relevantes, bem como, a fazer uso do conhecimento adquirido para
se posicionar diante desses fatos e das mudanças sociais e culturais deles
decorrentes. A discussão dos objetos de conhecimento das Ciências da Natureza
deve ocorrer de forma a não descaracterizar a estrutura ou a natureza do
conhecimento científico específico, as aulas de Ciências devem possibilitar aos
educandos a formulação de perguntas, a elaboração de hipóteses, a
experimentação, a análise e interpretação de dados, a argumentação,
compartilhamento de ideias sobre resultados alcançados e as atividades que
promovam comunicação e interação entre todos os estudantes, estimulando
continuamente sua curiosidade e motivação para aprender. Sugere-se o ensino de
uma Ciência investigativa, experimental, articuladora e informativa, pautada no
saber “o quê”, “para quê”, “por quê”, “como fazer” e “com que recursos”. Assim,
este modelo de educação, permite ao educando encontrar informações, a fim de
lidar com estas e discernir sobre quais são as mais importantes na construção
do conhecimento.
ORGANIZADOR
CURRICULAR
ÁREA DE CIÊNCIAS
DA NATUREZA |
CIÊNCIAS |
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DO COMPONENTE CURRICULAR
1. Compreender as Ciências da
Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório,
cultural e histórico.
2. Compreender conceitos fundamentais
e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos,
práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança
no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do
trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade
justa, democrática e inclusiva.
3. Analisar, compreender e explicar
características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e
tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem
entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e
criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências
da Natureza.
4. Avaliar aplicações e implicações
políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para
propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles
relativos ao mundo do trabalho.
5. Construir argumentos com base em
dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o
respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
6. Utilizar diferentes linguagens e
tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das
Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
7. Conhecer, apreciar e cuidar de si,
do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se
respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da
Natureza e às suas tecnologias.
8. Agir pessoal e coletivamente com
respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar
decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a
respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos,
democráticos, sustentáveis e solidários.
6º Ano |
||||
Unidade Temática |
Competências Específicas |
Objetos de Conhecimento |
Habilidades |
|
Matéria e Energia |
1,2,
3 |
Misturas
homogêneas e heterogêneas Água:
um solvente universal |
(EF06CI01) Classificar
como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e
sal, água e óleo, água e areia etc.). (EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve
substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande
contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como,
consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI02IT) Destacar o uso do Rio do Ouro para
abastecimento de água em Itamaraju, a problemática socioambiental que permeia
tanto esse rio quanto o Rio Jucuruçu, as consequências da retirada de mata
ciliar para a saúde dos rios e os fatores que levam à essa degradação
ambiental. |
|
1,
2, 3, 4, 5, 6 |
Transformações
químicas |
(EF06CI02) Identificar
evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de
materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura
de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de
sódio etc.). (EF06CI01BA) Investigar a natureza irreversível dos fenômenos químicos e relacionar
esses fenômenos a diversas situações do cotidiano. (EF06CI02BA) Identificar e propor experimentos que demonstrem as transformações
químicas. (EF06CI03BA) Analisar, registrar e discutir os resultados dos experimentos
realizados sobre as transformações químicas. |
||
1,
2, 3, 4, 5, 6, 8 |
Métodos
de Separação Materiais
sintéticos |
(EF06CI03) Selecionar
métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a
partir da identificação de processos de separação de materiais (como a
produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). processos que permitam a purificação de um material homogêneo e a
separação dos componentes de um material heterogêneo. (EF06CI05BA) Relatar a importância de descartar os resíduos em locais adequados, bem como as
vantagens ambientais, econômicas e sociais da implantação da coleta seletiva.
(EF06CI06BA) Construir instrumentos que ajudem a fazer levantamento de dados sobre a prática
de coleta seletiva na cidade em que mora, bem como das possíveis formas de
reutilização de materiais sintéticos. (EF06CI03IT) Relacionar os métodos de separação de misturas e substâncias
químicas no tratamento da água, identificando e caracterizando as principais
fases com base em textos, esquemas ou situações experimentais e propor
alternativas caseiras para o tratamento da água para o consumo com base nos
conhecimentos adquiridos. (EF06CI04) Associar a produção de
medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e
tecnológico, reconhecendo benefícios e
avaliando impactos socioambientais. (EF06CI04IT) Identificar os
tipos de medicamentos — fitoterápicos, alopáticos, manipulados,
entre outros — e outros materiais sintéticos (como fios de nylon, plásticos,
etc.), reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo desenvolvimento da
ciência e da tecnologia. (EF06CI05IT) Reconhecer que
os medicamentos podem auxiliar no tratamento e manutenção da saúde, mas
também que a automedicação é prejudicial e tem consequências para o
organismo. (EF06CI06IT) Analisar as
consequências do descarte inadequado, dos produtos relacionados, para o
ambiente, como a contaminação da água, do solo e de outros seres vivos. |
||
Vida e Evolução |
2 |
Célula
como unidade da vida |
(EF06CI05) Explicar
a organização
básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres
vivos. (EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres unicelulares e pluricelulares e tipos de
seres relacionados a presença ou ausência da carioteca. |
|
2,
3, 6 |
Níveis
de organização |
(EF06CI06) Concluir,
com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os
organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de
organização. |
||
1,
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Interação
entre os sistemas locomotor e nervoso Drogas mais
recorrentes em Itamaraju, preservação do organismo e relação com número de
homicídios O perigo do fumo
e do álcool, drogas permitidas por lei |
(EF06CI07) Justificar
o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do
corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir
que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da
interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI10) Explicar
como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias
psicoativas. (EF06CI07BA) Argumentar como as
contribuições da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem
deficiência motora. (EF06CI10BA) Discutir a ação das bebidas alcoólicas
no funcionamento do cérebro e de que forma isso afeta o sistema locomotor,
podendo causar acidentes no trânsito, no trabalho, etc. (EF06CI08IT) Identificar
e classificar as substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, reconhecer os
seus efeitos no organismo humano e classificá-las como depressoras,
estimulantes e alucinógenas, identificando os danos e os prejuízos
relacionados ao seu uso. |
||
1,
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
O
sentido da visão e o uso de lentes corretivas Lentes
Corretivas |
(EF06CI08) Explicar a importância da
visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o
meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas
para a correção de diferentes defeitos da visão. (EF06CI08BA) Destacar as
contribuições da ciência e tecnologia para facilitar a vida daqueles que
possuem deficiência visual. (EF06CI09BA) Propor experimentos que
possam demonstrar o funcionamento do olho humano. (EF06CI09IT) Identificar hábitos do cotidiano que afetam a visão. |
||
Terra e Universo |
2,
3, 4, 5, 6 |
Forma, estrutura
e movimentos da Terra. Tipos de solo
existentes em Itamaraju e
utilização na agricultura. comercial e familiar. Uso de
agrotóxicos no solo e na água, avaliando os impactos Socioambientais. Poluição do solo
e doenças oriundas dessa poluição. |
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que
estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas
principais características. (EF06CI12) Identificar diferentes tipos
de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em
diferentes períodos geológicos. (EF06CI13) Selecionar argumentos e
evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. (EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de
uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma
evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Estes podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e
translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em
torno do Sol. (EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre
outros, encontrados em Itamaraju. (EF06CI11IT) Compreender a importância da adubação
orgânica, dos sistemas agroflorestais e compostagem para a preservação e
nutrição do solo. (EF06CI12IT) Identificar
e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de
coleta e de destinação de lixo de Itamaraju, tendo como parâmetro a
preservação ambiental, a politica dos resíduos sólidos e a saúde coletiva. (EF06CI13IT) Identificar
as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo,
bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele
presentes. (EF06CI14IT) Conhecer algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação
do solo, proliferação, medidas profiláticas e tratamento. (EF06CI15IT) Abordar a formação do Monte Pescoço e
Monte Pascoal e a importância sociocultural para a construção da identidade
de Itamaraju, tanto pela questão histórica quanto pelo lazer. |
|
7º Ano |
||||
UNIDADES TEMÁTICAS |
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
|
Matéria e Energia Vida e Evolução |
1,
2, 3 |
Máquinas simples |
(EF07CI01) Discutir a
aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e
invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA) Identificar e
descrever a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao
trabalho. |
|
|
|
|
||
2,
3, 4, 5, 6 |
Formas de
propagação do calor |
(EF07CI02) Diferenciar
temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico
cotidianas. |
||
1,
2, 3, 4, 6 |
Equilíbrio
termodinâmico e vida na Terra |
(EF07CI03) Utilizar
o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização
de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana,
explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa
térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir
desse conhecimento. |
||
1,
2, 3, 4, 6 |
História dos combustíveis e das
máquinas térmicas |
(EF07CI04) Avaliar o
papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o
funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI06) Discutir e
avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos
materiais e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI16IT) Conhecer sobre as máquinas primitivas utilizadas nas produções
agropecuárias de Itamaraju, a implementação de novas tecnologias nas produções
agropecuárias e as consequências para as famílias dos trabalhadores locais. |
||
2,
3, 4, 6 |
Diversidade de
ecossistemas |
(EF07CI07) Caracterizar
os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de
água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia,
caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles. (EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias alimentares possíveis de
acontecer no ecossistema em que a escola está inserida. (EF07CI05BA) Identificar as características dos seres vivos e associá-las aos
respectivos reinos. (EF07CI06BA) Comparar as diferenças e semelhanças entre os grupos dos seres vivos,
percebendo o elo entre eles. (EF07CI17IT) Compreender o conceito de superpopulação de uma espécie, em
especial a infestação de mariposas em Itamaraju, relacionando ações
antrópicas realizadas pelo homem no planeta Terra causando danos à fauna
e flora em geral, elevando à população de espécies prejudiciais a saúde
humana e também levar à extinção de plantas e animais. (EF07CI18IT) Identificar
as principais características das monoculturas e relacionar as consequências
para o solo e meio ambiente. (EF07CI19IT) Compreender como a degradação ambiental para fins econômicos
afetam diretamente e principalmente grupos que constituem comunidades
tradicionais e originárias, como comunidades ribeirinhas, povos do campo,
comunidades indígenas e quilombolas. (EF07CI20IT) Identificar, listar, agrupar e estudar as principais
características de cada grupo de espécies locais e regionais com risco de
extinção e as causas dessa condição relacionadas a ação humana, bem como, as
consequências desse ato ao meio ambiente. |
||
2,3,4 |
Fenômenos
naturais e impactos ambientais |
(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou
mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema
afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies,
alteração de hábitos, migração etc. |
||
|
|
|
||
Vida
e Evolução |
2,
3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Programas
e indicadores de saúde pública |
(EF07CI09) Interpretar
as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e
comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil,
cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica,
atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à
saúde. (EF07CI10) Argumentar
sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em
informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel
histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e
para a erradicação de doenças. (EF07CI07BA) Descrever as
principais doenças infectocontagiosas comuns na região em que vive e
estimular ações educativas de tratamento e erradicação. (EF07CI08BA) Identificar os
principais animais peçonhentos em sua região e discutir a importância da
prevenção de acidentes com esses animais. (EF07CI21IT) Discutir e
avaliar o uso da tecnologia, destacando seus pontos positivos e pontos de
atenção, para que haja um uso consciente e a identificação dos benefícios ou
malefícios ocasionados por ela ao longo da história humana. |
|
|
|
|
||
1,
2, 3, 4, 5, 6, 8 |
Composição
do ar |
(EF07CI12) Demonstrar
que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir
fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. |
||
Terra e Universo |
2,
3, 4, 6, 8 |
Efeito
estufa |
(EF07CI13) Descrever
o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o
desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo
seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento,
queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou
controle desse quadro. (EF07CI22IT) Descrever
e explicar modelos que representem a relação entre os fenômenos naturais que
provocam o aumento natural da temperatura na Terra e compreender de como a
intervenção humana pode alterar artificialmente o efeito estufa, provocando
mudanças no clima. |
|
3,
4 |
Camada
de ozônio |
(EF07CI14) Justificar
a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os
fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir
propostas individuais e coletivas para sua preservação. (EF07CI09BA) Construir argumentos sobre
o efeito estufa associando estes fenômenos a origem da vida e manutenção da
vida no Planeta. |
||
3 |
Fenômenos
naturais (vulcões, terremotos, etsunamis) |
(EF07CI15) Interpretar
fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e
justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo
das placas tectônicas. |
||
3 |
Placas
tectônicas e deriva continental |
(EF07CI16) Justificar
o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos
continentes. |
||
8º Ano |
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UNIDADES
TEMÁTICAS |
COMPETÊNCIAS ESPECÌFICAS |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
|
Matéria
e Energia |
2,
3, 4, 5, 6, 8 |
Fontes e tipos de
energia. Modelos energéticos (fonte hidrelétrica, geotérmica, eólica
e solar) e energia limpa, destacar os modelos mais utilizados na região. |
(EF08CI01) Identificar
e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de
energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. (EF07CI23IT) Identificar a produção de energia a partir das usinas
hidrelétricas, avaliando o potencial energético e a capacidade instalada em
diferentes bacias hidrográficas, bem como, de outros modelos energéticos,
tomando como exemplo a Renova Energia localizada no distrito de Itamaraju. (EF08CI24IT) Aprender sobre usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.) e avaliar suas semelhanças
e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade,
comunidade, casa ou escola. (EF07CI25IT) Identificar e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na
sua casa, trabalho ou escola, de modo que o aluno possa corresponder o tipo
de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa,
entre outras). (EF08CI26IT) Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso
consciente da energia e seu impacto sobre o meio ambiente. (EF07CI27IT) Avaliar limites e possibilidades e eventuais impactos
socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia
a partir de usinas hidrelétricas. |
|
2,
3, 4, 5, 6, 8 |
Transformação de energia |
(EF08CI03) Classificar
equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio,
geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia
elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI06BA) Avaliar, com
criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a
obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que
pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA) Compreender os
dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da
compra de um equipamento. |
||
2,
3, 4, 5, 6, 8 |
Cálculo de consumo
de energia elétrica |
(EF08CI04) Calcular o
consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no
próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada
equipamento no consumo doméstico mensal. |
||
1,
2, 3, 4, 5, 6, 7 |
Circuitos elétricos |
(EF08CI02) Construir
circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos
e compará-los a circuitos elétricos residenciais. |
||
2,
3, 4, 5, 6, 8 |
Uso consciente de energia elétrica |
(EF08CI05) Propor
ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou
comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de
sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de
consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e
avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas,
eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais,
e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou
escola. |
||
Vida
e Evolução |
1,
3, 6, 7, 8 |
Energia do Corpo |
(EF08CI28IT) Compreender
como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a
produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que
compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. (EF08CI29IT) Perceber a
importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva,
bem como, à saúde física, social e emocional. |
|
1,
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Mecanismos
reprodutivos e sua relação com a adaptação e evolução dos seres vivos |
(EF08CI07) Comparar diferentes processos
reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e
evolutivos. (EF08CI08BA) Descrever a importância da reprodução
sexuada para a variabilidade dos descendentes. |
||
1,
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Sexualidade:
a ação dos hormônios sexuais no corpo e nas emoções |
(EF08CI08) Analisar e
explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação
dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. |
||
1,
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Métodos
contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (IST) |
(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia
dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de
compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais
adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções
Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10) Identificar os principais sintomas,
modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente
Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de
prevenção. (EF08CI30IT) Identificar
os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em
Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e
uso desses métodos. |
||
2,
3, 4, 5 |
Múltiplas
dimensões da sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética) |
(EF08CI11) Selecionar argumentos que
evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica,
sociocultural, afetiva e ética). |
||
1,
3, 6, 7, 8 |
Sistema
Imunitário Humano: imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas)
e imunidade específica |
(EF08CI10BA) Identificar e classificar as barreiras
que compõem a imunidade inata e conhecer o seu funcionamento como as
barreiras químicas, físicas e biológicas do nosso corpo fazem a defesa contra
agentes invasores. |
||
Terra
e Universo |
1,
2, 3, 5, 6 |
Sistema
Solar, Terra e Lua e respectivos movimentos |
(EF08CI12) Justificar, por
meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das
fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra
e Lua. (EF08CI13) Representar os
movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação
do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das
estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. (EF08CI11BA) Elaborar hipóteses
sobre acontecimentos, situações ou fenômenos ocasionados pelo movimento da
terra. (EF08CI12BA) Relatar como
ocorrem os eclipses. |
|
1,
2, 3, 5, 6 |
Clima
e sua relação com a movimentação das massas de ar Ressaca
do Mar |
(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões
de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela
forma e pelos movimentos da Terra. (EF08CI15) Identificar as principais variáveis
envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser
medidas. (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam
para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de
alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
(EF08CI13BA) Demonstrar, através de modelos, porque
os polos terrestres são mais frios do que as regiões equatoriais. (EF07CI31IT) Compreender sobre fatores que ocasionam as ressacas do mar e
reconhecer características que evidenciem alterações causadas por esta
catástrofe natural, utilizando como exemplo a cidade de Prado que faz limite
com Itamaraju. |
||
9º ANO |
||||
UNIDADE
TEMÁTICA |
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
|
Matéria
e Energia |
2,
3 |
Aspectos
quantitativos das transformações químicas |
(EF09CI01) Investigar as
mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base
no modelo de constituição submicroscópica. (EF09CI02) Comparar quantidades de
reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a
proporção entre as suas massas. |
|
2,
3 |
Estrutura
da matéria Tabela periódica: Os elementos químicos e sua
organização Ligações químicas: iônica, covalente e metálica |
(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a
estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas
simples) e reconhecer sua evolução histórica. (EF09CI32IT) Relacionar a disposição dos elementos
químicos na Tabela Periódica com suas propriedades atômicas, físicas ou
químicas. (EF09CI33IT) Compreender as ligações químicas como
resultantes das interações eletrostáticas que associam átomos, íons e/ou
moléculas, de forma a dar maior estabilidade às substâncias. |
||
2,
3, 4, 5 |
Radiações
e suas aplicações na saúde |
(EF09CI04) Planejar e
executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser
formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um
objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. (EF09CI05) Investigar os
principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som,
assim como a transmissão e recepção de dados da internet que revolucionaram o
sistema de comunicação humana. (EF09CI06) Classificar as
radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações,
discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone
celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc. (EF09CI07) Discutir o
papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina
diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no
tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho,
ultravioleta etc.). (EF09CI32IT) Destacar a
importância do uso responsável de aparelhos eletrônicos (celulares, tablets,
TV, etc) e prejuízos advindos da utilização excessiva para a saúde física,
mental e social da criança e adolescente. |
||
Vida
e Evolução |
2,
3, 4 |
Hereditariedade Anomalias genéticas que acometem os seres humanos. |
(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das
características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e
descendentes. (EF09CI09) Discutir
as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação,
gametas, fecundação),
considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de
características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI33IT) Associar
a possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante
a diferenciação celular com inclusão social de indivíduos. |
|
1,
2, 3, 5 |
Ideias
evolucionistas Origem
da vida Genética e evolução |
(EF09CI10) Comparar as
ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos
e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua
importância para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11) Discutir a
evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural
sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. (EF09CI01BA) Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e
civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra. (EF09CI02BA) Produzir evidências para questionar a validade da geração espontânea por meio da
história da ciência. (EF09CI03BA) Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a
origem da vida na Terra (EF09CI34IT) Compreender os mecanismos e a importância de selecionar
características desejáveis em animais e plantas de interesse econômico e
ambiental. (EF09CI35IT) Reconhecer que a mutação
pode gerar o aparecimento de características que sejam favoráveis ou não a sobrevivência
de um indivíduo implicando no processo evolutivo. |
||
2,
4, 5, 8 |
Preservação
da biodiversidade Corredores ecológicos: metas de conservação e
importância. Problemas
Ambientais em Itamaraju gerados pela exploração dos Recursos naturais. |
(EF09CI12) Justificar a importância das unidades
de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional,
considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas
nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionadas. (EF09CI13) Propor iniciativas
individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou
da comunidade, com
base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade
bem-sucedidas. (EF09CI36IT) Justificar
a importância dos corredores ecológicos para a variabilidade genética e preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional. (EF09CI37IT) Identificar e analisar como as grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano,
a compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a caça predatória não
subsistencial, retirada da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e
extrativismo de areia, configuram problemas ambientais. (EF09CI38IT) Investigar o modo de vida, costumes e ensinamentos dos povos
originários e tradicionais de Itamaraju que possibilitam a conservação da
natureza, o tratamento de doenças a partir das plantas da floresta, o uso
sustentável de recursos naturais, e, entender como os indígenas colaboram com
o equilíbrio de biomas e ecossistemas brasileiros. (EF09CI10IT) Introduzir noções de estratégias de
dispensação de resíduos sólidos à comunidade local e destacar sua importância
para redução de impactos ambientais e geração de renda. |
||
Terra
e Universo |
1,
2, 3, 4, 6 |
Composição,
estrutura e localização do Sistema Solar no Universo |
(EF09CI14) Descrever a
composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas
gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar
na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre
bilhões). |
|
1,
2, 3, 4, 6 |
Astronomia
e cultura |
(EF09CI15) Relacionar diferentes
leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema
Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito,
orientação espacial e temporal etc.). |
||
1,
2, 3, 4, 6 |
Vida
humana fora da Terra |
(EF09CI16) Selecionar
argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com
base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas
distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e
interestelares. (EF09CI04BA) Coletar e
interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser
humano. |
||
2,
3, 4, 6 |
Ordem
de grandeza astronômica e evolução estelar |
(EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol
(nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de
estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso
planeta. |
||
3 COMISSÃO DE REELABORAÇÃO DO
DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DE CIÊNCIAS
Docentes
Adriana
Pereira dos Santos
Amélia
dos Reis Lima Miranda
Ana
Karolina de Araujo Rocha
Cecília
Simon da Silva
Cleomaria
Cassiano da Costa
Cristiani
Mª Rocha dos Santos Guimarães
Elane
Santos Lago
Ellen
Loiola Santana
Eric
Borges da Silva
Izabel
Ribeiro de Queirós
Jane
Souza de Sena
Keila
Soares Rocha Silva
Lucilane
Rodrigues Cerqueira
Magalli
Ramos Machado
Mª
Domingues Santana
Mariete
Cordeiro dos Santos Ferreira
Maxuell
Farias de Jesus Santos
Murilo
Reis Brito
Raquel
de Jesus
Sandra
Oliveira Santana
Tânia
Mara Souza Pires
Tânia
Pereira da Silva Gusmão
Thainã
Goldman Deocleciano
Uberlandia
Souza Costa Pereira
Vânia
Andrea Surlo
Professor Coordenador: Nilsilane
Nascimento da Silva
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução no 4, de 13
de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a
Educação Básica. Diário Oficial da União, DF, 14 jul. 2010a.
BRASIL.
Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução no 7, de 14
de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino
Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, DF, 15 dez. 2010b.
BRASIL.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília,
MEC/CONSED/UNDIME, 2015. Disponível em: portal.mec.gov.br. Acesso
em: 01 jul. 2018.
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro
e segundo ciclos do Ensino Fundamental: Ciências. Brasília: Ministério da
Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 1996. (PCNs 5ª à 8ª séries).
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências
Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.
DCRB.
Documento Curricular Referencial da Bahia. 2019.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1997.
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