SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Pluralismo Cultural e
Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e
culturais. |
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Subtema: Formação do ser: a miscigenação |
Unidades Temáticas:
Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento:.Hereditariedade.
Conceito, genes e células. Divisão celular e transmissão dos genes na
reprodução. O trabalho de Mendel. |
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Ano:
9º
Período: 25/10 a 05/11 Nº de
Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características
hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade
(fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para
resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias
em diferentes organismos. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Reconhecer o conceito de hereditariedade com
base na análise de imagens e no levantamento de dados. Interpretar o trabalho
de pesquisa de Gregor Mendel e sua Primeira Lei. Compreender o determinante
do sexo do bebê. Diferenciar os termos homozigoto, heterozigoto, genótipo,
fenótipo, mitose e meiose. . |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: O
que é Miscigenação? é o processo gerado a partir da mistura entre diferentes
etnias. Os seres humanos miscigenados apresentam características físicas
típicas de várias "raças". Etapa 01
Aprofundando no Tema: Nesse momento utilize o vídeo e a letra da música de
Guilherme Duran Somos o Mundo - Miscigenação - para fazermos uma reflexão e um debate
sobre a letra discorrida no vídeo e no poema https://www.youtube.com/watch?v=5aoWlU42EIU - Letras - Somos o Mundo - Miscigenação Invasores chegaram de agentes por aqui Falo das tribos de Jê, Carajás e Tupi Entre outros, entre muitos outros Portugueses chegaram e por aqui se instalaram Novos povos vieram e depois se misturaram E o resultado No frio do Brasil tem Russia e Alemanha Um pouco mais em cima tem japão e tem espanha Aqui tem tudo, aqui tem o mundo África veio forçadamente e aqui ficou em meio as correntes Servindo, quase genocídio Sou do chimarrão, do cuxá e do acarajé Eu danço frevo e tenho samba no pé Eu sou música, eu sou cultura A esfirra do Habibs é dos mulçumanos A velha pizza dos italianos E a feijoada é misturada Sou católico, espírita, sou budista Sou evangélico e também umbandista Sou igreja, eu sou festa Sangue que aqui corre é de sertanejo É de índio, é mulato e também tem de negro Aqui tem tudo, somos o mundo Etapa 02: Socializar com os alunos as informações contidas na letra
da música. Nesse momento inicial o professor deve envolver a turma em uma
problematização, fazendo as seguintes perguntas: Qual é a
formação do povo brasileiro? Quais foram os três grupos que deram
origem à formação do povo brasileiro? Quais imigrantes foram os principais na
formação do povo brasileiro? Como os índios contribuíram para a formação do
povo brasileiro? Quais os primeiros povos que se miscigenaram até formar o
povo brasileiro? Como se chama a mistura de raças que aconteceu no território
durante a ocupação?Qual o significado do termo “Miscigenação”? Acolha as respostas e faça acrescimos quando achar
necessário, explique o conceito correto de
miscigenação que é o processo
gerado a partir da mistura entre diferentes etnias. Os seres humanos
miscigenados apresentam características físicas típicas de várias
"raças". AULA 02 Tema: Hereditariedade: “Vamos
entender o DNA da miscigenada população brasileira” Etapa 03: Aprofundando no Tema: Em qual período o povo brasileiro
foi miscigenado? https://www.youtube.com/watch?v=SNYtLtdV3Gk&t=16s Etapa 04: Pergunte aos alunos se eles têm conhecimento da palavra
DNA e variações genéticas. Explore o
conhecimento obtido e tire as dúvidas, os convide a visitar a página a seguir
para obter maiores informações: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/cientistas-querem-desvendar-receita-genetica-do-povo-brasileiro/
Etapa 05: Pesquisa Solicite que os alunos realizem a
pesquisa das questões a seguir: - Em
qual período o povo brasileiro foi miscigenado? - Qual a visão acerca da
mestiçagem do povo brasileiro? - Qual o Estado mais miscigenado do Brasil? -
Qual região o povo mais representa o Brasil? - Qual a maior
descendência no Brasil? - Quais os
países que mais possuem negros fora da África? - Qual a importância da cidade
mais negra do Brasil? Para
melhor compreensão do conteúdo indique o texto a seguir: https://treinamento24.com/library/lecture/read/20400-em-qual-periodo-o-povo-brasileiro-foi-miscigenado
Aula 03 Tema:
Hereditariedade Etapa 06: Levantamento de conhecimentos Prévios Utilizando o tema da última aula,
questione os alunos “Como as características miscigenadas foram sendo
passadas de geração em geração?” “Por que nem todas as pessoas da mesma
família tem o mesmo tom de pele?” “Por que nos parecemos com nossos pais?”.
Anote as respostas dos estudantes no quadro. Etapa 07: Aula Expositiva Dialogada Neste momento, informe aos
estudantes que essas perguntas já eram feitas há muito tempo por vários
cientistas. Explique aos estudantes que, na metade do século XIX, um monge
agostiniano chamado Gregor Mendel procurou investigar como as características
físicas das plantas seriam transmitidas para a geração seguinte. Mendel
realizou um trabalho importante com as ervilhas dos jardins do mosteiro onde
vivia, e esses experimentos foram divulgados na publicação “Experimentos em
hibridização de plantas”, de 1865. Esclareça aos estudantes que os
microscópios ainda não tinham uma resolução muito boa no século XIX e que
nessa mesma época não se conhecia a molécula de DNA ou suas propriedades.
Você pode utilizar um slide com imagens ou o livro Inspire Ciências páginas
14 e 15 como material de apoio. Etapa 08: Aprofundando no tema Aprofundando sobre o trabalho de
Mendel, questione os alunos “Por que Mendel escolheu trabalhar com ervilhas?”
Acolha as respostas e complemente apresentando as vantagens que influenciaram
na escolha do monge e as características diferentes entre as plantas de
ervilha. Utilize o livro Inspire Ciências 9º ano página 16. Etapa 09: Para Entender Melhor Para compreender melhor sobre o
trabalho prático de Mendel, aborde o esquema de procedimentos que o monge
seguiu para estudar cada uma das características das plantas e explique os
resultados encontrados em cada etapa utilizando o livro Inspire Ciências 9º
ano página 17. Etapa 10: Mão na massa! Oriente os alunos a reproduzirem o
esquema de Mendel no caderno mas escolhendo outra característica analisada
por Mendel que não seja a textura da semente (exemplo usado no livro).
Solicite que os alunos anotem a definição dos conceitos destacados, como Geração Parental, Geração F1, Geração F2. Etapa 11: Correção na próxima aula. Aula 04 Tema:Hereditariedade-
A interação de Mendel sobre os resultados Etapa
12:Aprofundando no Tema Explorar oralmente sobre hereditariedade, utilizar como
fonte o livro didático Inspire Ciências 9º ano (ou outra fonte confiável e
disponível), páginas 14 e 18. Para melhor compreensão do conteúdo, utilizar o
vídeo na aula disponível em https://www.youtube.com/watch?v=22cQBJv0Cas Etapa 13:
Atividade Prática Levantamento de características genéticas dos alunos Procedimentos em anexo no link a seguir: Diferenças e Semelhanças: Como Somos Aula 05 Tema: “O surgimento
da Genética” Etapa 14:
Sistematização do conteúdo Desde a
antiguidade, o homem busca entender como ocorre a transmissão das
características de um ser para outro. As primeiras ideias sobre
hereditariedade eram bastante simples e apenas afirmavam que os filhos eram
semelhantes aos pais, sem entender o mecanismo por trás dessa constatação. A Genética é a parte da Biologia que
estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são
repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se
com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor Mendel, em um trabalho publicado
em 1866. Para
melhor compreensão dos principais conceitos em Genética, utilize o mapa
mental abaixo para explicar bem detalhadamente o objeto do conhecimento em
estudo , use também como fonte, o livro Inspire Ciências páginas 20 e 21. Etapa 15: Verificação da Aprendizagem Responder o exercício no caderno da página 19 do livro
Inspire Ciências 9º ano. Sugestões :Solicite aos alunos que reproduzam o mapa no
caderno ou realizem uma pesquisa sobre os principais conceitos da genética. Etapa 16: Correção
da Atividade Aula 06 Tema:
Hereditariedade/ As Leis de Mendel Etapa17:
Leitura e Interpretação Fazer a leitura compartilhada do texto “Ciência contra o
crime” do livro Inspire Ciências, páginas 22 e 23, em seguida discutir sobre
a história para responder as questões da página 23. Etapa18:
Aprofundando no Tema Explanar sobre as leis de Mendel, tendo como fonte o livro
didático Inspire Ciências páginas 24 e 25. Etapa19:
Verificando a Aprendizagem Resolução dos
exercícios propostos nas páginas 25 e 26 do livro Inspire Ciências, seguida
de correção. Etapa 20:
Mão na Massa II Orientar os alunos a realizarem a atividade prática
“Conhecendo o DNA”, para isso utilize as páginas 40 e 41 do livro didático.
Escolha uma forma de socializar os experimentos, poderá ser através de video
ou ainda abrir espaço na aula para que eles realizem a prática com ajuda do
professor. Observação: Professores aproveitem as dicas das
Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para
o desenvolvimento das habilidades propostas. Elaboração: Elane,
Maxuel, Thainã, Cecília, Cristiani Direcionamento, colaboração e
revisão: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos;
(X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( ) Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; ( )
Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (19,22, 23, 25, 26, 40 e 41) (X)
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros: |
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