12ª SD 9º Ciências 2021

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

Subtema: Formação do ser: a miscigenação

Unidades Temáticas: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento:.Hereditariedade. Conceito, genes e células. Divisão celular e transmissão dos genes na reprodução. O trabalho de Mendel.

Ano: 9º                                                         Período: 25/10 a 05/11                                  Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.

(EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer o conceito de hereditariedade com base na análise de imagens e no levantamento de dados. Interpretar o trabalho de pesquisa de Gregor Mendel e sua Primeira Lei. Compreender o determinante do sexo do bebê. Diferenciar os termos homozigoto, heterozigoto, genótipo, fenótipo, mitose e meiose.

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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: O que é Miscigenação?

 

é o processo gerado a partir da mistura entre diferentes etnias. Os seres humanos miscigenados apresentam características físicas típicas de várias "raças".

 

Etapa 01 Aprofundando no Tema: Nesse momento utilize o vídeo e a letra da música de Guilherme Duran Somos o Mundo - Miscigenação -  para fazermos uma reflexão e um debate sobre a letra discorrida no vídeo e no poema https://www.youtube.com/watch?v=5aoWlU42EIU  -

 

Letras - Somos o Mundo - Miscigenação

 

Invasores chegaram de agentes por aqui

Falo das tribos de Jê, Carajás e Tupi

Entre outros, entre muitos outros

Portugueses chegaram e por aqui se instalaram

Novos povos vieram e depois se misturaram

E o resultado

No frio do Brasil tem Russia e Alemanha

Um pouco mais em cima tem japão e tem espanha

Aqui tem tudo, aqui tem o mundo

África veio forçadamente

e aqui ficou em meio as correntes

Servindo, quase genocídio

Sou do chimarrão, do cuxá e do acarajé

Eu danço frevo e tenho samba no pé

Eu sou música, eu sou cultura

A esfirra do Habibs é dos mulçumanos

A velha pizza dos italianos

E a feijoada é misturada

Sou católico, espírita, sou budista

Sou evangélico e também umbandista

Sou igreja, eu sou festa

Sangue que aqui corre é de sertanejo

É de índio, é mulato e também tem de negro

Aqui tem tudo, somos o mundo

 

Etapa 02: Socializar com os alunos as informações contidas na letra da música. Nesse momento inicial o professor deve envolver a turma em uma problematização, fazendo as seguintes perguntas:

 

Qual é a formação do povo brasileiro? Quais foram os três grupos que deram origem à formação do povo brasileiro? Quais imigrantes foram os principais na formação do povo brasileiro? Como os índios contribuíram para a formação do povo brasileiro? Quais os primeiros povos que se miscigenaram até formar o povo brasileiro? Como se chama a mistura de raças que aconteceu no território durante a ocupação?Qual o significado do termo “Miscigenação”?

Acolha as respostas e faça acrescimos quando achar necessário, explique o conceito correto de miscigenação que é o processo gerado a partir da mistura entre diferentes etnias. Os seres humanos miscigenados apresentam características físicas típicas de várias "raças".

 

AULA 02

 

Tema: Hereditariedade: “Vamos entender o DNA da miscigenada população brasileira”

 

Etapa 03: Aprofundando no Tema: Em qual período o povo brasileiro foi miscigenado? https://www.youtube.com/watch?v=SNYtLtdV3Gk&t=16s

 

Etapa 04: Pergunte aos alunos se eles têm conhecimento da palavra DNA e  variações genéticas. Explore o conhecimento obtido e tire as dúvidas, os convide a visitar a página a seguir para obter maiores informações: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/cientistas-querem-desvendar-receita-genetica-do-povo-brasileiro/

 

Etapa 05: Pesquisa

Solicite que os alunos realizem a pesquisa das questões a seguir: -  Em qual período o povo brasileiro foi miscigenado? - Qual a visão acerca da mestiçagem do povo brasileiro? - Qual o Estado mais miscigenado do Brasil? - Qual região o povo mais representa o Brasil?

- Qual a maior descendência no Brasil? - Quais os países que mais possuem negros fora da África? - Qual a importância da cidade mais negra do Brasil? Para melhor compreensão do conteúdo indique o texto a seguir: https://treinamento24.com/library/lecture/read/20400-em-qual-periodo-o-povo-brasileiro-foi-miscigenado

 

Aula 03

Tema: Hereditariedade

Etapa 06: Levantamento de conhecimentos Prévios

Utilizando o tema da última aula, questione os alunos “Como as características miscigenadas foram sendo passadas de geração em geração?” “Por que nem todas as pessoas da mesma família tem o mesmo tom de pele?” “Por que nos parecemos com nossos pais?”. Anote as respostas dos estudantes no quadro.

Etapa 07: Aula Expositiva Dialogada

Neste momento, informe aos estudantes que essas perguntas já eram feitas há muito tempo por vários cientistas. Explique aos estudantes que, na metade do século XIX, um monge agostiniano chamado Gregor Mendel procurou investigar como as características físicas das plantas seriam transmitidas para a geração seguinte. Mendel realizou um trabalho importante com as ervilhas dos jardins do mosteiro onde vivia, e esses experimentos foram divulgados na publicação “Experimentos em hibridização de plantas”, de 1865. Esclareça aos estudantes que os microscópios ainda não tinham uma resolução muito boa no século XIX e que nessa mesma época não se conhecia a molécula de DNA ou suas propriedades. Você pode utilizar um slide com imagens ou o livro Inspire Ciências páginas 14 e 15 como material de apoio.

Etapa 08: Aprofundando no tema

Aprofundando sobre o trabalho de Mendel, questione os alunos “Por que Mendel escolheu trabalhar com ervilhas?” Acolha as respostas e complemente apresentando as vantagens que influenciaram na escolha do monge e as características diferentes entre as plantas de ervilha. Utilize o livro Inspire Ciências 9º ano página 16.

Etapa 09: Para Entender Melhor

Para compreender melhor sobre o trabalho prático de Mendel, aborde o esquema de procedimentos que o monge seguiu para estudar cada uma das características das plantas e explique os resultados encontrados em cada etapa utilizando o livro Inspire Ciências 9º ano página 17.

Etapa 10: Mão na massa! Oriente os alunos a reproduzirem o esquema de Mendel no caderno mas escolhendo outra característica analisada por Mendel que não seja a textura da semente (exemplo usado no livro). Solicite que os alunos anotem a definição dos conceitos destacados, como  Geração Parental, Geração F1, Geração F2.

Etapa 11: Correção na próxima aula.

 Aula 04

Tema:Hereditariedade- A interação de Mendel sobre os resultados

Etapa 12:Aprofundando no Tema

Explorar oralmente sobre hereditariedade, utilizar como fonte o livro didático Inspire Ciências 9º ano (ou outra fonte confiável e disponível), páginas 14 e 18. Para melhor compreensão do conteúdo, utilizar o vídeo na aula  disponível em https://www.youtube.com/watch?v=22cQBJv0Cas

Etapa 13: Atividade Prática

Levantamento de características genéticas dos alunos

Procedimentos em anexo no link a seguir:  Diferenças e Semelhanças: Como Somos

 Aula 05

Tema: “O surgimento da Genética”

Etapa 14: Sistematização do conteúdo

Desde a antiguidade, o homem busca entender como ocorre a transmissão das características de um ser para outro. As primeiras ideias sobre hereditariedade eram bastante simples e apenas afirmavam que os filhos eram semelhantes aos pais, sem entender o mecanismo por trás dessa constatação. A Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor Mendel, em um trabalho publicado em 1866.

Para melhor compreensão dos principais conceitos em Genética, utilize o mapa mental abaixo para explicar bem detalhadamente o objeto do conhecimento em estudo , use também como fonte, o livro Inspire Ciências páginas 20 e 21.

 Etapa 15: Verificação da Aprendizagem

Responder o exercício no caderno da página 19 do livro Inspire Ciências 9º ano.

Sugestões :Solicite aos alunos que reproduzam o mapa no caderno ou realizem uma pesquisa sobre os principais conceitos da genética.

Etapa 16: Correção da Atividade

Aula 06

Tema: Hereditariedade/ As Leis de Mendel

Etapa17: Leitura e Interpretação

Fazer a leitura compartilhada do texto “Ciência contra o crime” do livro Inspire Ciências, páginas 22 e 23, em seguida discutir sobre a história para responder as questões da página 23.

Etapa18: Aprofundando no Tema

Explanar sobre as leis de Mendel, tendo como fonte o livro didático Inspire Ciências páginas 24 e 25.

Etapa19: Verificando a Aprendizagem

 Resolução dos exercícios propostos nas páginas 25 e 26 do livro Inspire Ciências, seguida de correção.

Etapa 20: Mão na Massa II

Orientar os alunos a realizarem a atividade prática “Conhecendo o DNA”, para isso utilize as páginas 40 e 41 do livro didático. Escolha uma forma de socializar os experimentos, poderá ser através de video ou ainda abrir espaço na aula para que eles realizem a prática com ajuda do professor.

 

Observação: Professores aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

Elaboração: Elane, Maxuel, Thainã, Cecília, Cristiani

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane.

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  ) Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (19,22, 23, 25, 26, 40 e 41)

(X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

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