6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular: As diversas facetas do Consumo |
|
Subtema: Consumo Consciente de Energia |
Unidade Temática: Matéria e energia |
Objetos de Conhecimento: Cálculo
do Consumo de Energia. Uso consciente de energia elétrica. Consumo dos
equipamentos elétricos e hábitos de consumo. Eletricidade e magnetismo. |
|
Ano:
8º Período: 01 a 12/08
Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI02)
Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros
dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais. (EF08CI04)
Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência
(descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o
impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. (EF08CI03) Classificar equipamentos
elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.)
de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a
térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI05)
Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola
e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de
sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de
consumo responsável. (EF08CI06BA) Avaliar, com
criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a
obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que
pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA)
Compreender os dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no
momento da compra de um equipamento. (EF08CI06IT)
Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar,
relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e
sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
● Comparar
e classificar diferentes equipamentos de uso cotidiano segundo sua
finalidade, consumo de energia e
princípios de funcionamento. ● Calcular
o consumo de energia, utilizando os dados fornecidos de tempo de uso e
potência nominal. ●
Reconhecer a importância do consumo responsável de energia. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AULA 01 Tema: Energia
elétrica Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios
(10min) Levante
os conhecimentos prévios a partir da análise da charge abaixo. Apresente
a charge para os alunos e peça que analisem a mesma. Em seguida peça que respondam os seguintes questionamentos: ·
Quais equipamentos, utilizados
na sua residência, consome energia elétrica? ·
Desses que você citou
qual você acha que consome mais energia elétrica? ·
Algum desses eletrodomésticos
têm o selo do Procel? . Acolha
as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Etapa 02: Aprofundando no tema (20min) Para entender melhor o objeto de conhecimento em estudo, vamos
primeiro compreender o que é o PROGRAMA PROCEL. Apresente o texto abaixo
impresso para eles faça a leitura compartilhada e nesse momento explique
sobre a importância desse selo para eles. E tire as dúvidas que surgirem Etapa
03: Verificação da Aprendizagem (20 min) Após
esse momento copie as questões abaixo no quadro para responderem no caderno
sobre o texto trabalhado. OBS: A questão 3 fica pesquisa para casa. ATIVIDADES 1. O que é o selo Procel? 2. Qual é a importância de programas como
esse para a sociedade? 3. Busque informações sobre o selo Procel em
algum equipamento elétrico de sua residência. Registre as informações em seu
caderno ou tire fotografias, e apresente o resultado a seus colegas. Dê sua
opinião sobre a eficiência desse equipamento baseando-se na pesquisa que
realizou. AULA
02 Tema: Cálculo do Consumo de
Energia Etapa
04: Correção de atividade (10min) Faça a correção da atividade da etapa 3, e peça
que apresentem o resultado da pesquisa feita nos equipamentos de sua
residência. Etapa 05: Levantamento de conhecimentos prévios
(10min) Levante os seguintes questionamentos para os alunos: Você sabia que os eletrodomésticos que temos em casa, consomem
energia elétrica para funcionar? E que para usufruirmos desse recurso temos
que pagar um valor mensal proporcional à energia consumida, o qual é medido por
um equipamento chamado medidor de kwh? Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme
seus conhecimentos. Vamos aprender como é feito esse cálculo? Etapa 06: Aprofundando no tema (20 min) Faça uma aula expositiva e dialogada
sobre o tema, utilize as páginas120 e 121 do livro didático Inspire Ciências
8º ano. Nesse momento ensine-os a fazer o cálculo. Para entender melhor sobre o assunto
temos como sugestão também o material disponível abaixo: Etapa
07: Verificação da Aprendizagem (10min) Solicitar
aos alunos que copiem e respondam a questão 2 da página 122 do livro didático
Inspire Ciências 8º ano, em seguida, faça a correção. OBS:
Peça aos alunos que traga uma conta de energia na próxima aula pois eles irão
precisar. AULA 03 Tema: Consumo de
energia Etapa
08: Questão Disparadora (10min) Comente o tema da
aula para os alunos. Em seguida os desafie a responder a seguinte questão
disparadora: “Alguma vez você já parou para pensar sobre o porquê das nossas
contas de luz variarem tanto de valor?” Acolha as respostas
apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Etapa
09: Aprofundando no Tema (15 min) Após, logo ter ouvido as considerações dos alunos,
faça uma aula expositiva dialogada sobre o tema, permita que os eles
interajam e tirem suas dúvidas, esse objeto precisa ficar bem claro. Para entender sua conta de luz, vou te mostrar as
variáveis que influenciam no preço final dela. Dentre elas, temos o preço da
tarifa, as bandeiras tarifárias e a forma como é medido seu consumo mensal. Preço da tarifa (kWh): Você sabe como calcular? Fique
tranquilo, pois na própria conta de luz você pode ver os preços em relação a
1 kWh. Nesse momento eles usaram o talão que foi pedido
na aula passada. Peça que eles identifique essa informação no seu talão. O produto entre quantidade e o preço por consumo
ativo: 106 × 0,4153 que é o valor a ser pago. Aproveite esse momento para explicar como funciona
a cobrança das bandeiras tarifarias. Em 2015, passamos a ter uma
importante variável na tarifa das nossas contas de luz, que diz respeito às
bandeiras tarifárias. Todo mês, a ANEEL define qual bandeira será utilizada,
podendo ela ser verde, amarela ou vermelha. Estas bandeiras se referem à
capacidade de geração de energia elétrica do país no cenário em que
estivermos vivendo. Etapa
10: Mão na Massa (15 min) Agora é com você!!!! Para resolver as questões abaixo pegue sua conta de energia. Copie as questões no quadro para que copiem e respondam no
caderno; 1)
Qual o preço da tarifa
que seus pais pagam? 2)
Qual o valor total
dessa conta de energia? 3)
Procure na sua conta
qual a cor de bandeira tarifária está vigorando neste mês. Faça a correção oral com eles, socializando o que encontraram. Sugestão de pesquisa Caso ache interessante passe a questão abaixo como pesquisa para
casa. Pesquise a diferença das três bandeiras tarifárias: verde,
amarela e vermelha. AULA 04 Tema: Consumo
Consciente de Energia Elétrica Etapa 11: Vamos
praticar (25 min) Agora que você já trabalhou afundo o
objeto de conhecimento faça com eles em sala de aula atividade abaixo. Onde eles preencherão a tabela de acordo
com equipamentos que possuem em casa e relaciona-los ao consumo total da
conta de energia. Consumo Consciente de Energia Elétrica
Etapa 12: Aprofundamento do tema (15min) Faça uma aula expositiva e dialogada
sobre o tema, “Uso consciente de energia” Localizado na página 158 do livro
didático Inspire Ciências 8º ano. Nesse momento fale também sobre alguns
hábitos diários que eles podem ter para ajudar a diminuir na conta de energia. SUGESTÃO Etapa 13: Solicitação de material para próxima aula (10 min) Nesse momento o professor conversa com eles a respeito da
sugestão de atividade da pagina 158, que poderá ser modificada. O professor
solicitará materiais como: cartolina, canetinha, lápis de cor, entre outro,
para que na próxima aula eles construam uma campanha de conscientização a
respeito do consumo consciente de energia. AULA 05 Tema: Uso consciente de energia Etapa 15: Mãos na massa (50 min) Nesse momento o
professor dividirá a sala em grupos, e solicitará que cada grupo crie uma
campanha de conscientização onde o tema é USO CONSCIENTE DE ENERGIA. Essa
atividade deve ser feita em sala de aula com o auxilio do professor. E cada
grupo usará a criatividade para confeccionar seus cartazes. Após o termino da confecção dos trabalhos, cada
grupo socializará e apresentará sua campanha para a turma. Que posteriormente
será apresentada para as outras turmas da escola. Sendo assim como tarefa de casa eles deverão se
preparar para apresentar na próxima aula a campanha para as outras turmas. AULA 06 Tema: Uso Consciente
de Energia Etapa 16:
Socialização da campanha (50 min) Nesse momento o professor organizará os grupos, definirá para
qual sala cada grupo irá e em seguida acompanhará cada grupo nas salas que
irão apresentar. Após as apresentações e
todos os grupos retornarem à sala se ainda houver tempo, sugestão de
atividade: Exercícios 1. Por que o consumo consciente de energia elétrica é
importante? 2. Cite três dicas para se colocar em prática o consumo
consciente de energia elétrica. 3. Das dicas que você citou, quais delas você pratica no seu
dia a dia. Elaboração: Adriana,
Magalli, Rosimeire e Tânia Mara. Coordenação e colaboração:
Nilsilane |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos;
(X ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( X ) Outros: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( X ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (122, 158) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; (X) Cartaz; () Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário