7ª SD 8º Ano Cie 2022

 

 

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas facetas do Consumo

 Subtema: Consumo Consciente de Energia

 

Unidade Temática: Matéria e energia 

Objetos de Conhecimento: Cálculo do Consumo de Energia. Uso consciente de energia elétrica. Consumo dos equipamentos elétricos e hábitos de consumo. Eletricidade e magnetismo.

Ano: 8º                          Período: 01 a 12/08                                                    Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

(EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

 (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).

(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

 (EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no meio ambiente.

(EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento.

 (EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Comparar e classificar diferentes equipamentos de uso cotidiano segundo sua finalidade, consumo de

energia e princípios de funcionamento.

● Calcular o consumo de energia, utilizando os dados fornecidos de tempo de uso e potência nominal.

● Reconhecer a importância do consumo responsável de energia.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Energia elétrica

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Levante os conhecimentos prévios a partir da análise da charge abaixo.

Apresente a charge para os alunos e peça que analisem a mesma.

 Em seguida peça que respondam os seguintes questionamentos:

·         Quais equipamentos, utilizados na sua residência, consome energia elétrica?

·         Desses que você citou qual você acha que consome mais energia elétrica?

·         Algum desses eletrodomésticos têm o selo do Procel?

. Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 02: Aprofundando no tema  (20min)

Para entender melhor o objeto de conhecimento em estudo, vamos primeiro compreender o que é o PROGRAMA PROCEL. Apresente o texto abaixo impresso para eles faça a leitura compartilhada e nesse momento explique sobre a importância desse selo para eles. E tire as dúvidas que surgirem

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Após esse momento copie as questões abaixo no quadro para responderem no caderno sobre o texto trabalhado. OBS: A questão 3 fica pesquisa para casa.

ATIVIDADES

 1. O que é o selo Procel?

 2. Qual é a importância de programas como esse para a sociedade?

 3. Busque informações sobre o selo Procel em algum equipamento elétrico de sua residência. Registre as informações em seu caderno ou tire fotografias, e apresente o resultado a seus colegas. Dê sua opinião sobre a eficiência desse equipamento baseando-se na pesquisa que realizou.

 

AULA 02

Tema: Cálculo do Consumo de Energia

Etapa 04: Correção de atividade (10min)

Faça a correção da atividade da etapa 3, e peça que apresentem o resultado da pesquisa feita nos equipamentos de sua residência.

Etapa 05: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Levante os seguintes questionamentos para os alunos:

Você sabia que os eletrodomésticos que temos em casa, consomem energia elétrica para funcionar? E que para usufruirmos desse recurso temos que pagar um valor mensal proporcional à energia consumida, o qual é medido por um equipamento chamado medidor de kwh?

Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Vamos aprender como é feito esse cálculo?

Etapa 06: Aprofundando no tema (20 min)

Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema, utilize as páginas120 e 121 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Nesse momento ensine-os a fazer o cálculo.

Para entender melhor sobre o assunto temos como sugestão também o material disponível abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (10min)

Solicitar aos alunos que copiem e respondam a questão 2 da página 122 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, em seguida, faça a correção.

OBS: Peça aos alunos que traga uma conta de energia na próxima aula pois eles irão precisar.

AULA 03

Tema: Consumo de energia

Etapa 08: Questão Disparadora (10min)

Comente o tema da aula para os alunos. Em seguida os desafie a responder a seguinte questão disparadora: “Alguma vez você já parou para pensar sobre o porquê das nossas contas de luz variarem tanto de valor?”

Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 09: Aprofundando no Tema (15 min)

Após, logo ter ouvido as considerações dos alunos, faça uma aula expositiva dialogada sobre o tema, permita que os eles interajam e tirem suas dúvidas, esse objeto precisa ficar bem claro.

Para entender sua conta de luz, vou te mostrar as variáveis que influenciam no preço final dela. Dentre elas, temos o preço da tarifa, as bandeiras tarifárias e a forma como é medido seu consumo mensal.

Preço da tarifa (kWh): Você sabe como calcular? Fique tranquilo, pois na própria conta de luz você pode ver os preços em relação a 1 kWh.

Nesse momento eles usaram o talão que foi pedido na aula passada. Peça que eles identifique essa informação no seu talão.

O produto entre quantidade e o preço por consumo ativo: 106 × 0,4153 que é o valor a ser pago.

Aproveite esse momento para explicar como funciona a cobrança das bandeiras tarifarias.

Em 2015, passamos a ter uma importante variável na tarifa das nossas contas de luz, que diz respeito às bandeiras tarifárias. Todo mês, a ANEEL define qual bandeira será utilizada, podendo ela ser verde, amarela ou vermelha. Estas bandeiras se referem à capacidade de geração de energia elétrica do país no cenário em que estivermos vivendo.         

Etapa 10:  Mão na Massa (15 min)

Agora é com você!!!!

Para resolver as questões abaixo pegue sua conta de energia.

Copie as questões no quadro para que copiem e respondam no caderno;

1)      Qual o preço da tarifa que seus pais pagam?

2)      Qual o valor total dessa conta de energia?

3)      Procure na sua conta qual a cor de bandeira tarifária está vigorando neste mês.

Faça a correção oral com eles, socializando o que encontraram.

 Sugestão de pesquisa

Caso ache interessante passe a questão abaixo como pesquisa para casa.

Pesquise a diferença das três bandeiras tarifárias: verde, amarela e vermelha.

AULA 04

Tema: Consumo Consciente de Energia Elétrica

Etapa 11: Vamos praticar (25 min)

Agora que você já trabalhou afundo o objeto de conhecimento faça com eles em sala de aula atividade abaixo.  Onde eles preencherão a tabela de acordo com equipamentos que possuem em casa e relaciona-los ao consumo total da conta de energia.

 

Consumo Consciente de Energia Elétrica

Equipamentos Elétricos

Tempo que fica ligado por dia

Aparelhos mais usados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipo de lâmpadas da casa:

 

 

Valor mensal da conta de energia:

 

 

Qual aparelho considera o maior responsável pelo gasto de energia?

 

 

 

Qual fonte de energia de sua residência? (hidráulica, solar, eólica, nuclear...)

 

 

 

Etapa 12: Aprofundamento do tema (15min)

Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema, “Uso consciente de energia” Localizado na página 158 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Nesse momento fale também sobre alguns hábitos diários que eles podem ter para ajudar a diminuir na conta de energia.

SUGESTÃO

 

Etapa 13: Solicitação de material para próxima aula (10 min)

Nesse momento o professor conversa com eles a respeito da sugestão de atividade da pagina 158, que poderá ser modificada. O professor solicitará materiais como: cartolina, canetinha, lápis de cor, entre outro, para que na próxima aula eles construam uma campanha de conscientização a respeito do consumo consciente de energia.

 

AULA 05

 

Tema: Uso consciente de energia

Etapa 15: Mãos na massa (50 min)

 Nesse momento o professor dividirá a sala em grupos, e solicitará que cada grupo crie uma campanha de conscientização onde o tema é USO CONSCIENTE DE ENERGIA. Essa atividade deve ser feita em sala de aula com o auxilio do professor. E cada grupo usará a criatividade para confeccionar seus cartazes.

Após o termino da confecção dos trabalhos, cada grupo socializará e apresentará sua campanha para a turma. Que posteriormente será apresentada para as outras turmas da escola.

Sendo assim como tarefa de casa eles deverão se preparar para apresentar na próxima aula a campanha para as outras turmas.

AULA 06

Tema: Uso Consciente de Energia

Etapa 16:  Socialização da campanha (50 min)

Nesse momento o professor organizará os grupos, definirá para qual sala cada grupo irá e em seguida acompanhará cada grupo nas salas que irão apresentar.

 Após as apresentações e todos os grupos retornarem à sala se ainda houver tempo, sugestão de atividade:

Exercícios

1. Por que o consumo consciente de energia elétrica é importante?

2. Cite três dicas para se colocar em prática o consumo consciente de energia elétrica.

3. Das dicas que você citou, quais delas você pratica no seu dia a dia.

 

 

 

Elaboração: Adriana, Magalli, Rosimeire e Tânia Mara.

Coordenação e colaboração: Nilsilane

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; (X  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( X ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (122, 158) (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; () Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário