Sequência Didática

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

Tema: Vivendo nas Cidades


Subtítulo: Cidades: ambientes construídos; Os seres vivos e as cidades; O problema das enchentes;


Ano/Série: 6º ano                     Período: 30/07 a 10/08                   Nº de Aulas: 06 aulas


OBJETIVOS

Conhecer algumas doenças diretamente relacionadas ao solo e formas de evitar a contaminação.
Ter atitudes que respeitem integralmente a vida e o meio ambiente.                               
Reconhecer que as cidades são ambientes não naturais construídos pelos seres humanos;
Compreender que as cidades podem propiciar a proliferação de algumas doenças;
Entender como ocorre as inundações suas causas e consequências;


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da leitura e interpretação do texto “Dengue” da página 122 do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático e slides sobre os conteúdos relacionados, páginas 122 a 128.
3º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o livro didático, páginas 128 e 129.
4º Momento: Correção das atividades.


RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;
(  ) Outros:


AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (128 e 129);                 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;
( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                                       


Professor: _______________________________                   Escola: ________________________



SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Reino Animalia/Invertebrados
Subtítulo: Características principais; Principais grupos. 
Ano/Série: 7º ano                 Período: 30/07 a 10/08                                  Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS



•Reconhecer os animais invertebrados mais simples.
•Entender a organização dos poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos e moluscos.
•Descrever o ciclo de vida de alguns platelmintos e nematódeos.


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da leitura compartilhada e interpretação dos textos em destaque “Invertebrados são muito diversos, e, Há mais espécies de insetos que dos demais animais” da página 114 do livro didático. Apreciação de vídeos de curta metragem evidenciando as principais características desses seres.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático sobre os principais grupos de invertebrados, páginas 114 a 128.
3º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o livro didático, páginas 129 a 132. 
4º Momento: Correção de Atividades.



RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;
(X) Outros: 



AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (129 a 132);(  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:




Professor: _______________________________                   Escola: ________________________


SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Os sistemas de nutrição: digerir, respirar, circular e excretar 
Subtítulo: Respiração Pulmonar
Ano/Série: 8º ano                            Período: 30/07 a 10/08                   Nº de Aulas: 08 aulas
OBJETIVOS

•Conhecer os órgãos que compõe o sistema respiratório e o caminho percorrido pelo ar dentro desse sistema.
•Conceituar e diferenciar os movimentos respiratórios.
•Explicar como a qualidade do ar pode interferir na saúde dos seres humanos.
•Identificar os principais agentes poluidores do ar em nosso estado e as medidas de controle.
•Compreender os agravos ao sistema respiratório e a saúde decorrentes do uso do tabaco.
Reconhecer as propriedades tóxicas do cigarro e as principais patologias causadas pelo Tabagismo.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Atividade diagnóstica a partir de conclusões sobre experimentos das páginas 97 e 98   do livro didático.
2º Momento: Aula expositiva sobre os conteúdos relacionados, utilizando o livro didático, páginas 98 a 106.
3º Momento: Atividade de desenho/ representar em painel ilustrando o sistema respiratório.
4º Momento: Resolução de exercícios das páginas 111 a 112 do livro didático.
4º Momento: Correção das atividades.
5º Momento: Apresentação em grupos no formato de seminário, sobre os distúrbios do Sistema Respiratório, livro, páginas 107 a 110.
6º Momento: Campanha contra o tabagismo na escola.
Experimento da garrafa fumadora, seguida do preenchimento da ficha relatório, orientações no e-mail da turma e Blogger;
Pesquisa sobre as substâncias encontradas no cigarro e doenças ocasionadas pelo seu uso;
Confecção de cartazes contendo as informações da pesquisa para alertar a comunidade escolar sobre os perigos causados a saúde pelo uso do tabaco.
7º Momento: Revisão da matéria a partir da discussão do mapa conceitual da página 111.


RECURSOS: (X) Livro didático; (X ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X ) Computador; (  ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;
( ) Outros: .

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (111 e 112); 
(X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (  ) Debate;
(X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                                 


Professor: _______________________________                   Escola: ________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: As ligações Químicas
Subtítulo: Estabilidade dos gases nobres e a teoria do octeto; Ligações químicas; Íons (cátions e ânions); Estruturas que resultam das diferentes ligações químicas e suas propriedades.
Ano/Série: 9º ano                    Período: 30/07 a 10/08                                      Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS

Utilizar  tabela periódica como instrumento de consulta para realizar as ligações químicas.
Identificar a valência de um íon a partir da tabela periódica.
•Compreender o processo das ligações químicas, iônicas, covalentes e metálicas.
Identificar íons;
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Atividade diagnóstica a partir questionamentos aos alunos:
. O que é uma ligação?
. Para que serve uma ligação?
2º Momento: Aula expositiva utilizando a tabela periódica (aproveitem para reforçar sobre os grupos que tendem a perder e a ganhar elétrons) e o livro didático, páginas 96 a 101, e/ou, slides.                                             
3º Momento: Atividade de identificação dos 4 grupos da tabela periódica a partir da atividade na tabela distribuída na articulação. Nesse momento, relacionar os grupos que possuem estabilidade e não possuem, reforçar o significado de um átomo estável e instável, identificar grupos que tendem a ganhar ou perder elétrons, classificar os elementos conforme sua valência.
4º Momento: Ligações químicas a partir da análise da tabela periódica, relacionando os grupos que perdem ou ganham elétrons e os tipos de ligações entre ambos. Reforçar nesse momento íons(cátions e ânions) e camada de valência.
5º Momento: Resolução de exercícios da apostila disponibilizada no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br e no livro didático, páginas 102(itens: 8, 9, 12), 103 (itens: 13, explore diferentes linguagens) e 104.
6º Momento: Correção dos exercícios.

Obs: É essencial que os alunos tenham a tabela periódica com distribuição eletrônica em mãos.

RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X ) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;
(  ) Outros:


AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (102 a 104 );                     
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (  ) Debate;
(  ) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                                               


Professor: _______________________________                   Escola: ________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário