10ª Sequência Ciências 2020

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Que Relações Existem entre os Seres Vivos?

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: As interações entre os seres vivos, cadeias alimentares, teias alimentares, desequilíbrios ambientais, decompositores e ciclagem de nutrientes, relações ecológicas, a importância das interações entre os seres vivos.

Ano: 6º                          Período:    11 a 29/01                          Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver ações utilizando recursos didáticos que permitam aos alunos identificar,

diferenciar e caracterizar as interações ecológicas existentes;

Proporcionar aos alunos a percepção de quanto o equilíbrio dos ecossistemas está ligado com as relações ecológicas ali existentes através da observação prática dos ambientes.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Que relações existem entre os seres vivos?

 

Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios: Inicie a aula com um diálogo sobre os tipos de sociedades que as pessoas estabelecem entre si, nos negócios. Esse tipo de abordagem tem finalidade de despertar e focar a atenção da classe nas relações humanas, que são mais fáceis de se compreender e que servirão como introdução ao tema dessa aula. Comente que existem sociedades em que os sócios têm igual participação nos lucros da empresa, e outras em que uns levam vantagem sobre os outros. Em seguida, explique sobre as relações harmônicas e desarmônicas, que ocorrem na natureza. Explique o conceito de interação ecológica e, em seguida, esclareça que as relações entre os seres vivos podem ser entre seres de mesma espécie.

Agora, inicie uma apresentação de imagens, com um exemplo de cada uma das interações ecológicas e, explique-as para os alunos. Professor, se achar conveniente, estimule a participação dos estudantes com perguntas como:

·         Nesse caso, será que a relação é benéfica para ambos os seres vivos?

·         Como vocês acham que essa interação se chama?

 

Etapa 02: Para início de conversa

As perguntas a serem realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos educandos. É importante salientar que os questionamentos desta seção não têm como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e à reflexão. Anote no caderno e responda:

·         O que são seres vivos?

·         E elementos não vivos?

·         É possível ver seres vivos e elementos não vivos no mesmo ambiente?

·         O que significa dizer que os seres vivos e os elementos não vivos estabelecem relações, vínculos?

 

Etapa 03: Aprofundando no tema

Solicitar aos alunos que façam leitura compartilhada das  páginas 124 e 125 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, e responda no caderno as questões da página 125-1,2,3,4.

 

AULA 02

 

Tema: As interações entre os seres vivos.

 

Etapa 04: Questão disparadora

Perguntar aos alunos quais são as relações que eles estabelecem                                             

no dia a dia. Conduzi-los a perceber que eles se relacionam com outras pessoas, buscam por comida, abrigo e proteção, interagem com o ar, a água e o solo do ambiente em que vivem. Comentar, que o mesmo acontece com os demais seres vivos nos diferentes hábitats.

 

Etapa 05: Aprofundando no tema

Solicitar aos alunos que façam leitura compartilhada das  páginas 126 e 127 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, e responda no caderno as atividades da página 127.

 

Etapa 06: Mergulho no tema

Solicitar que os alunos façam a atividade prática “Montando um terrário”. Orientação, livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 144.

 

AULA 03

 

Tema: Cadeias alimentares.

 

Etapa 07: Inicio de Conversa

Professor inicie a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que sabem sobre o tema “Cadeia Alimentar”. Estabeleça um diálogo a respeito da alimentação e relação entre os animais. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações acerca da relação entre os animais e seus alimentos.

Você pode começar perguntando: O que os seres vivos precisam para viver?

Provavelmente responderão que necessitam de água, sol, ar, comida, entre outros. Aproveite a oportunidade e intervenha com questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de alimentação para sua sobrevivência. Depois questione:

- O que os seres vivos comem?

- Do que as plantas se alimentam?

- Quais são os principais alimentos consumidos pelos seres humanos? E pelos peixes? Pássaros?

Você deve direcionar as perguntas para que os alunos vão compreendendo o processo de uma cadeia alimentar antes mesmo de você usar essa expressão. Questione se eles conhecem algum animal que produz o seu próprio alimento. Explique que somente as plantas conseguem produzir o seu próprio alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia da luz do sol. Pergunte  quais animais se alimentam de outros animais, e continue com questionamentos nesse sentido.

 

Etapa 08: Aprofundando no tema

Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 128 e 129. Depois responder as questões da página 129.

 

Etapa 09: Mão na Massa

Peça aos alunos que desenhe em seus cadernos a cadeia alimentar dos animais representados na página 128 e formulem hipóteses sobre o impacto de sua eventual extinção.

 

AULA 04

 

Obs.: Correção das atividades da aula anterior.

 

Tema: Teias alimentares

 

Etapa 10: Questão Disparadora

·         Como os fatores ambientais podem influenciar os seres vivos?

 

Etapa 11. Para Início de Conversa

Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 130. Em seguida, sugerir aos alunos  que assistam ao vídeo sobre “Cadeia e Teia alimentar”, disponível no link: https://youtu.be/d0-q6OcjvYI,  e responder atividade da página 130 e depois enviar ao professor.

 

AULA 05

 

Tema: Desequilíbrio ambiental.

 

Etapa 12: Para início de Conversa

Explicar para os alunos que as alterações no ambiente podem ser naturais, como as causadas por tsunamis ou terremotos, ou ocasionadas por ações humanas, como caça predatória, desmatamento, etc. Em seguida, fazer leitura compartilhada e interpretação da imagem  com os alunos no livro Inspire Ciências 6º ano, página 131. Incentivar os alunos uma discursão sobre  o que a imagem demostra e que fatores resultaram nessa situação.

 

Etapa 13: Aprofundando no tema

Sugerir aos alunos que assistam ao vídeo sobre “Educação Ambiental”, disponível no link: https://youtu.be/BHfvd3OPTeI,  e anotem no caderno as informações que acharem mais relevantes.

 

Etapa 14: Mergulho no tema

Orientar os alunos a fazerem a atividade “Análise de Documentário”, sugerida no livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 148. Para tanto, precisam  assistirem ao vídeo “Como lobos mudam rios”, disponível link: https://youtu.be/S1wR9HBC49M, copiar no caderno e responder  a atividade de reflexão.

 

 

 

AULA 06

 

Tema: Decompositores e ciclagem de nutrientes.

 

Etapa 15: Para Início de Conversa

Perguntar aos alunos o que aconteceria aos restos de seres vivos, como cadáveres, partes de vegetais, se não existisse os decompositores. Após o professor ouvir as respostas dos alunos, explicar que os decompositores transformam a substância orgânica em elementos mais simples que são parcialmente adicionadas ao solo.

 

Etapa 16: Aprofundando no tema

Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 132. Em seguida, sugerir aos alunos  que assistam ao vídeo sobre “Seres Decompositores”, disponível no link: https://youtu.be/5ZidaMYL04Y,   e respondam no caderno as atividade da página 133 e depois enviar ao professor.

 

Etapa 14: Mergulho no tema

Sugerir aos alunos que façam a atividade da página 150 do livro didático inspire ciências 6º ano. Antes, propor uma conversa sobre a importância das abelhas. Conduzir a conversa de modo que os alunos reconheçam que os seres humanos dependem das abelhas para obter maior parte de seus alimentos. 

 

AULA 07

 

 

Tema: Relação do surto da febre amarela com o desastre de Mariana.

 

Etapa 17: Para início de conversa

Pedir aos alunos que leiam a notícia no livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 134 e observem as fotografias na página 135. Comentar que o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (Minas Gerais), foi o maior acidente ambiental até então registrado no Brasil.

 

Etapa 18: Solicitar os alunos a assistirem o vídeo sobre “Casos de febre amarela e o desastre de Mariana” disponível no link:  https://youtu.be/fLVvrwxtruY, em seguida, copiar e responder as atividades da página 135.

Observação: Se possível, corrigir as atividades durante a mesma aula.

 

 

AULA 08

Tema: Relações ecológicas - interespecíficas.

 

Etapa 19: Para início de conversa

Certifique-se de que os alunos sejam capazes de diferenciar relações interespecíficas e intraespecíficas. É importante que eles compreendam esses termos. Em seguida, solicite que façam leitura compartilhada i interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 136, 137,138 e 139

 

Etapa 20: Aprofundando no tema: Assistam ao vídeo sobre relações ecológicas disponível no link: https://youtu.be/FFXo7PYFP4g. Em seguida, pedir aos alunos que copiem e respondam no caderno as questões 1 e 2 da página 139 e enviem ao professor.

 

AULA 09

 

Tema: Relações ecológicas - intraespecíficas.

 

Etapa 21: Para início de conversa

Explicar que, além das competições entre populações de espécies diferentes, há a competição entre indivíduos da mesma espécie. Ressaltar os fatores que levam a esse tipo de competição.

Incentivar os alunos a citar outros exemplos de competição intraespecífica e certificar-se de que eles compreenderam em que momentos esses tipos de competição acontecem.

 

Etapa 22: Aprofundando no tema

Façam leitura compartilhada e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 140. Em seguida copiar e responder no caderno as atividades da página 141.

 

Etapa 23:  Mergulho no tema

Sugerir aos alunos que façam a atividade da página 150 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Antes, propor uma conversa sobre a importância das abelhas. Conduzir a conversa de modo que os alunos reconheçam que os seres humanos dependem das abelhas para obter maior parte de seus alimentos. 

 

Etapa 23: Fim de papo

Pedir a turma que observe as informações ilustradas no livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 153 e classifique cada um dos itens da seguinte maneira:

·         Compreendi bem.

·         Entendi, mas tenho dúvidas.

·         Não entendi.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 125, 127, 129, 141, 144, 150, 153) (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Estrutura da matéria

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Transformações da Matéria

Ano: 9º                          Período: 11 a 29/01                        Nº de Aulas: 09

HABILIDADES

(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica. 

(EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar transformações físicas e químicas da matéria.

Distinguir transformações físicas de reações químicas.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA 

AULA 01   

 

Etapa 1: Na natureza, a matéria passa por inúmeras transformações. Quais transformações são essas? Como podemos perceber no nosso dia-a-dia? Existem diferenças entre essas transformações?  Partilhe esses questionamentos com os alunos e acolha as respostas que surgirem para dar continuidade a aula.

Etapa 2: Aborde, através de uma aula expositiva dialogada sobre os estados físicos, conteúdo disponível no livro Inspire Ciências, páginas 103 a 106. Utilize o vídeo a seguir como apoio: https://youtu.be/n6lcjSneAWM.

Etapa 3: Momento da observação: diante do que foi apresentado sobre as transformações da matéria, como podemos perceber esses fenômenos na nossa casa? Solicite aos estudantes que observem em quais ocasiões eles percebem a transformação da matéria nas atividades corriqueiras do cotidiano. Oriente para que eles anotem quais foram as transformações observadas, quais os elementos envolvidos no fenômeno e demais características. Essas anotações serão partilhadas na próxima aula.

Etapa 4: Solicite e socialize as observações realizadas pelos estudantes e destaque as diferenças e semelhanças das transformações visualizadas.

Etapa 5: Para verificar a aprendizagem, solicite a execução das atividades da página 107 do livro Inspire Ciências.

Etapa 6: Corrija a atividade e tire as dúvidas que surgirem.

 

AULA 02

Etapa 7: Na última aula, vimos sobre as transformações na matéria. Aprofundando agora sobre transformações química, pergunte aos alunos: o que define uma transformação química? Através de quais condições a transformação ocorre? Acolha as respostas para dar continuidade ao conteúdo, ligações químicas.

Etapa 8: Utilize o livro Inspire Ciências, página 108 e 109 para abordar sobre o conteúdo. Utilize o vídeo a seguir como um material de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=S6PcueZI_h4.

Etapa 9: Para praticar: após abordar sobre as ligações químicas e suas características, solicite que os estudantes listem substâncias que conhecem e que tentem deduzir o tipo de ligação química em cada uma delas, com base na análise das propriedades de cada substância.

Etapa 10: Solicite a lista dos alunos e verifique se eles relacionaram corretamente  os tipos de ligação química às propriedades das substâncias formadas.

AULA 03   

Tema: Reações Químicas

Etapa 11: Aprofundando no Tema

Exiba o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=VrUvy1N66U0  que aborda sobre as reações químicas. Conteúdo também disponível na página 110 do livro Inspire Ciências.

Etapa 12: Verificando a Aprendizagem

Sugira aos alunos respondam as questões de 1 a 4 disponibilizadas no link https://forms.gle/q4XAiLcmgJhS7rd66   ou por Whatzap.

Etapa 13: Algo Mais

Continue explanando o assunto associado as reações químicas utilizando o vídeo a seguir para melhor compreensão: https://www.youtube.com/watch?v=MWucuQ-jUT8

 

AULA 04

Tema: Lei de conservação da Massa e Leis das Proporções definidas

Etapa 14: Para início de conversa

Leia o tema da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas: O que vocês entendem pela leitura do tema? O que é uma lei científica? É a mesma coisa que teoria? O que significa conservação?

Etapa 15: Aprofundando no Tema

Aula expositiva apresentando as Leis de Conservação da massa e leis das proporções definidas, utilizando o livro Inspire Ciências páginas 111 e 112. Você pode exibir os vídeos a seguir para melhor compreensão do conteúdo.

Link1: https://www.youtube.com/watch?v=TrpWzgisAgI (conservação das massas)

Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=HDxExD3_l5w (leis das proporções definidas)

Etapa 16: Verificando a aprendizagem

Solicite aos alunos que respondam às questões 4 e 6 da página 114, do livro Inspire de Ciências 9ºano.

AULA 05

 

Etapa 17:  Pressão e mudança de estado físico. para melhor compreender o tema assista ao vídeo e faça a leitura do texto nos links a seguir - Vídeo ( Patinação Artística no gelo - Professora Giselle Furtado ) https://www.youtube.com/watch?v=XM0JR_nuUU8 e  da matéria (ATRAVESSANDO GELO SEM CORTÁ-LO) https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/atravessando-gelo-sem-corta-lo.htm

Etapa: 18 Para verificar a aprendizagem, solicite a execução do Experimento da página 118 e   as atividades 1, 2 e 3 da página 119 do livro Inspire Ciências.

Etapa 19: Corrija a atividade e tire as dúvidas que surgirem.

Etapa 20:  As reações de oxirredução https://www.youtube.com/watch?v=AkzkaXmiePc faça a leitura das páginas 120 e 121, para melhor entender o tema. Depois faça a Experimentação artística  contida na página 121.

AULA 06

 

Etapa 21:  Reportagem

Acidente radiológico em Goiânia. Em setembro de 1987, alguns moradores de Goiânia foram acidentalmente expostos a uma amostra do elemento químico césio-137. Assista o vídeo no link a seguir para melhor compreender o assunto https://www.youtube.com/watch?v=VUHLS1WL6FM

Etapa 22: Peça aos alunos que façam a leitura da página 122 e questione sobre as perguntas contidas na mesma página. • O que é radiação? • Como ocorreu o acidente? • O que é o césio-137 e por que ele é perigoso? • Quais foram as consequências do acidente? • O que foi feito para conter a contaminação?

• Como evitar acidentes radioativos? Esse risco ainda existe?

Etapa 23:  Funções químicas.

Assista o vídeo  https://www.youtube.com/watch?v=AHe_GFQqAcY, depois peça aos alunos para fazer uma pesquisa, em livros ou na internet, sobre essas funções químicas, que estão na página 123,

• quais são as principais características dessa função química;

• exemplos de substâncias cotidianas classificadas nessa função;

• exemplos de reações químicas envolvendo essa função; • possíveis perigos que as substâncias dessa função podem oferecer e como evitá-los.

Etapa 24: Mão na massa

Faça os experimentos e o jogo apresentados no vídeo  https://www.youtube.com/watch?v=_Npn264jrIQ depois peça que os alunos façam o relato através de vídeos e fotos.

Etapa 25: Na  página 124, tem ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS importantes para nós professores e alunos. Segue alguns links contido na página: https://livro.pro/gijg3q   - https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/build-an-atom   -    https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/videos-hipnotizantes-mostram-a-quimica-de-um-jeito-como-voce-nunca-viu/

 

 

Hora de Reforçar a Aprendizagem

Etapas 26 a 27: Reforço

As aulas 07, 08 e 09 são direcionadas a revisão dos objetos trabalhados durante essa sequência, com objetivo de disponibilizar um tempo maior para aprendizagem, devido ao nível de complexidade desses objetos.

A metodologia utilizada será a partir de aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, utilizando recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionados pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações, resolução de exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade; produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos. A proposta de atividades será disponibilizada via whatssap.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (X ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:  

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (106, 107, 114, 118, 119,120, 121, 122, 125)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

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