SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema: Que Relações Existem entre os
Seres Vivos? |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento: As
interações entre os seres vivos, cadeias alimentares, teias alimentares,
desequilíbrios ambientais, decompositores e ciclagem de nutrientes, relações
ecológicas, a importância das interações entre os seres vivos. |
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Ano: 6º Período: 11 a 29/01 Nº de
Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF04CI04) Analisar e construir
cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos
nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de
alimentos. (EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças
e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os
componentes vivos e não vivos de um ecossistema. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Desenvolver
ações utilizando recursos didáticos que permitam aos alunos identificar, diferenciar
e caracterizar as interações ecológicas existentes; Proporcionar
aos alunos a percepção de quanto o equilíbrio dos ecossistemas está ligado
com as relações ecológicas ali existentes através da observação prática dos
ambientes. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA
01 Tema:
Que relações existem entre os seres vivos? Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios: Inicie a aula com um diálogo
sobre os tipos de sociedades que as pessoas estabelecem entre si, nos
negócios. Esse tipo de abordagem tem finalidade de despertar e focar a
atenção da classe nas relações humanas, que são mais fáceis de se compreender
e que servirão como introdução ao tema dessa aula. Comente que existem
sociedades em que os sócios têm igual participação nos lucros da empresa, e
outras em que uns levam vantagem sobre os outros. Em seguida, explique sobre
as relações harmônicas e desarmônicas, que ocorrem na natureza. Explique
o conceito de interação ecológica e, em seguida, esclareça que as relações
entre os seres vivos podem ser entre seres de mesma espécie. Agora, inicie uma apresentação de
imagens, com um exemplo de cada uma das interações ecológicas e, explique-as
para os alunos. Professor, se achar conveniente, estimule a participação dos
estudantes com perguntas como: ·
Nesse caso, será que a relação é
benéfica para ambos os seres vivos? ·
Como vocês acham que essa
interação se chama? Etapa
02: Para início de conversa As perguntas a serem realizadas
dependerão das concepções apresentadas pelos educandos. É importante
salientar que os questionamentos desta seção não têm como intenção que os
alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da
mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam
estimulados à discussão e à reflexão. Anote no caderno e responda: ·
O que são seres vivos? ·
E elementos não vivos? ·
É possível ver seres vivos e
elementos não vivos no mesmo ambiente? ·
O que significa dizer que os seres
vivos e os elementos não vivos estabelecem relações, vínculos? Etapa 03: Aprofundando
no tema Solicitar aos alunos que façam leitura compartilhada
das páginas 124 e 125 do livro
didático Inspire Ciências 6º ano, e responda no caderno as questões da página
125-1,2,3,4. AULA
02 Tema: As interações entre os seres
vivos. Etapa
04: Questão disparadora Perguntar aos alunos quais são as
relações que eles estabelecem no dia a dia. Conduzi-los a perceber que eles se
relacionam com outras pessoas, buscam por comida, abrigo e proteção,
interagem com o ar, a água e o solo do ambiente em que vivem. Comentar, que o
mesmo acontece com os demais seres vivos nos diferentes hábitats. Etapa 05:
Aprofundando no tema Solicitar aos alunos que façam leitura compartilhada
das páginas 126 e 127 do livro
didático Inspire Ciências 6º ano, e responda no caderno as atividades da página
127. Etapa 06:
Mergulho no tema Solicitar que os alunos façam a atividade prática
“Montando um terrário”. Orientação, livro didático Inspire Ciências 6º ano,
página 144. AULA
03 Tema: Cadeias
alimentares. Etapa 07: Inicio de Conversa Professor inicie a aula em roda de
conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos
alunos para verificar o que sabem sobre o tema “Cadeia Alimentar”. Estabeleça
um diálogo a respeito da alimentação e relação entre os animais. O diálogo na
roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre
utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade
de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula
deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma, e
ampliação das informações acerca da relação entre os animais e seus
alimentos. Você pode começar perguntando:
O que os seres vivos precisam para viver? Provavelmente responderão que
necessitam de água, sol, ar, comida, entre outros. Aproveite a oportunidade e
intervenha com questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de
alimentação para sua sobrevivência. Depois questione: - O que os seres vivos comem? - Do que as plantas se alimentam? - Quais são os principais alimentos
consumidos pelos seres humanos? E pelos peixes? Pássaros? Você deve direcionar as perguntas
para que os alunos vão compreendendo o processo de uma cadeia alimentar antes
mesmo de você usar essa expressão. Questione se eles conhecem algum animal
que produz o seu próprio alimento. Explique que somente as plantas conseguem
produzir o seu próprio alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia
da luz do sol. Pergunte quais animais
se alimentam de outros animais, e continue com questionamentos nesse sentido. Etapa 08: Aprofundando no tema Leitura e interpretação das imagens do livro didático
Inspire Ciências 6º ano, páginas 128 e 129. Depois responder as questões da
página 129. Etapa 09: Mão na Massa Peça aos alunos que desenhe em seus cadernos a cadeia alimentar dos
animais representados na página 128 e formulem hipóteses sobre o impacto de
sua eventual extinção. AULA 04 Obs.: Correção
das atividades da aula anterior. Tema:
Teias
alimentares Etapa
10: Questão Disparadora ·
Como os
fatores ambientais podem influenciar os seres vivos? Etapa
11. Para Início de Conversa Leitura e interpretação das
imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 130. Em seguida,
sugerir aos alunos que assistam ao
vídeo sobre “Cadeia e Teia alimentar”, disponível no link: https://youtu.be/d0-q6OcjvYI, e responder atividade da página 130 e depois
enviar ao professor. AULA 05 Tema:
Desequilíbrio ambiental. Etapa
12: Para início de Conversa Explicar para os alunos que as
alterações no ambiente podem ser naturais, como as causadas por tsunamis ou
terremotos, ou ocasionadas por ações humanas, como caça predatória,
desmatamento, etc. Em seguida, fazer leitura compartilhada e interpretação da
imagem com os alunos no livro Inspire Ciências
6º ano, página 131. Incentivar os alunos uma discursão sobre o que a imagem demostra e que fatores
resultaram nessa situação. Etapa
13: Aprofundando no tema Sugerir aos alunos que assistam
ao vídeo sobre “Educação Ambiental”, disponível no link: https://youtu.be/BHfvd3OPTeI,
e anotem no caderno as informações que
acharem mais relevantes. Etapa
14: Mergulho no tema Orientar os alunos a fazerem a atividade “Análise de
Documentário”, sugerida no livro didático Inspire Ciências 6º ano, página
148. Para tanto, precisam assistirem
ao vídeo “Como lobos mudam rios”,
disponível link: https://youtu.be/S1wR9HBC49M,
copiar no caderno e responder a
atividade de reflexão. AULA 06 Tema:
Decompositores e ciclagem de nutrientes. Etapa
15: Para Início de Conversa Perguntar aos alunos o que
aconteceria aos restos de seres vivos, como cadáveres, partes de vegetais, se
não existisse os decompositores. Após o professor ouvir as respostas dos
alunos, explicar que os decompositores transformam a substância orgânica em
elementos mais simples que são parcialmente adicionadas ao solo. Etapa 16:
Aprofundando no tema Leitura e interpretação das
imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 132. Em seguida,
sugerir aos alunos que assistam ao
vídeo sobre “Seres Decompositores”, disponível no link: https://youtu.be/5ZidaMYL04Y, e respondam no caderno as atividade da
página 133 e depois enviar ao professor. Etapa
14: Mergulho no tema Sugerir aos alunos que façam a atividade da página 150 do
livro didático inspire ciências 6º ano. Antes, propor uma conversa sobre a
importância das abelhas. Conduzir a conversa de modo que os alunos reconheçam
que os seres humanos dependem das abelhas para obter maior parte de seus
alimentos. AULA 07 Tema:
Relação do surto da febre amarela com o desastre de Mariana. Etapa 17: Para início de conversa Pedir aos alunos que leiam a notícia no livro didático Inspire
Ciências 6º ano, página 134 e observem as fotografias na página 135. Comentar
que o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (Minas Gerais), foi o
maior acidente ambiental até então registrado no Brasil. Etapa 18: Solicitar
os alunos a assistirem o vídeo sobre “Casos de febre amarela e o desastre de
Mariana” disponível no link: https://youtu.be/fLVvrwxtruY, em seguida, copiar e responder as atividades da
página 135. Observação:
Se possível, corrigir as
atividades durante a mesma aula. AULA 08 Tema:
Relações ecológicas - interespecíficas. Etapa 19: Para início de conversa Certifique-se de que os alunos sejam capazes de
diferenciar relações interespecíficas e intraespecíficas. É importante que
eles compreendam esses termos. Em seguida, solicite que façam leitura
compartilhada i interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências
6º ano, páginas 136, 137,138 e 139 Etapa 20: Aprofundando no tema: Assistam
ao vídeo sobre relações ecológicas disponível no link: https://youtu.be/FFXo7PYFP4g.
Em seguida, pedir aos alunos que copiem e respondam no caderno as questões 1
e 2 da página 139 e enviem ao professor. AULA 09 Tema:
Relações ecológicas - intraespecíficas. Etapa 21: Para início de conversa Explicar que, além das competições entre populações de
espécies diferentes, há a competição entre indivíduos da mesma espécie.
Ressaltar os fatores que levam a esse tipo de competição. Incentivar os alunos a citar outros exemplos de competição
intraespecífica e certificar-se de que eles compreenderam em que momentos
esses tipos de competição acontecem. Etapa 22: Aprofundando no tema Façam leitura compartilhada e interpretação das imagens do
livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 140. Em seguida copiar e
responder no caderno as atividades da página 141. Etapa
23: Mergulho
no tema Sugerir aos alunos que façam a atividade da página 150 do
livro didático Inspire Ciências 6º ano. Antes, propor uma conversa sobre a
importância das abelhas. Conduzir a conversa de modo que os alunos reconheçam
que os seres humanos dependem das abelhas para obter maior parte de seus
alimentos. Etapa
23: Fim de papo Pedir a turma que observe as
informações ilustradas no livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 153
e classifique cada um dos itens da seguinte maneira: ·
Compreendi
bem. ·
Entendi,
mas tenho dúvidas. ·
Não
entendi. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 125, 127, 129, 141, 144, 150, 153)
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
Tema: Estrutura da
matéria |
Unidade Temática: Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Transformações
da Matéria |
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Ano:
9º Período: 11 a 29/01 Nº de Aulas: 09 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI01)
Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas
transformações com base no modelo de constituição submicroscópica. (EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos
envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as
suas massas. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Identificar
transformações físicas e químicas da matéria. Distinguir
transformações físicas de reações químicas. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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AULA 01 Etapa 1: Na
natureza, a matéria passa por inúmeras transformações. Quais transformações
são essas? Como podemos perceber no nosso dia-a-dia? Existem diferenças entre
essas transformações? Partilhe esses
questionamentos com os alunos e acolha as respostas que surgirem para dar
continuidade a aula. Etapa 2: Aborde,
através de uma aula expositiva dialogada sobre os estados físicos, conteúdo
disponível no livro Inspire Ciências, páginas 103 a 106. Utilize o vídeo a
seguir como apoio: https://youtu.be/n6lcjSneAWM. Etapa 3: Momento da
observação: diante do que foi apresentado sobre as transformações da matéria,
como podemos perceber esses fenômenos na nossa casa? Solicite aos estudantes
que observem em quais ocasiões eles percebem a transformação da matéria nas
atividades corriqueiras do cotidiano. Oriente para que eles anotem quais
foram as transformações observadas, quais os elementos envolvidos no fenômeno
e demais características. Essas anotações serão partilhadas na próxima aula. Etapa 4: Solicite e
socialize as observações realizadas pelos estudantes e destaque as diferenças
e semelhanças das transformações visualizadas. Etapa 5: Para
verificar a aprendizagem, solicite a execução das atividades da página 107 do
livro Inspire Ciências. Etapa 6: Corrija a
atividade e tire as dúvidas que surgirem. AULA
02 Etapa 7: Na última
aula, vimos sobre as transformações na matéria. Aprofundando agora sobre
transformações química, pergunte aos alunos: o que define uma transformação
química? Através de quais condições a transformação ocorre? Acolha as
respostas para dar continuidade ao conteúdo, ligações químicas. Etapa 8: Utilize o
livro Inspire Ciências, página 108 e 109 para abordar sobre o conteúdo.
Utilize o vídeo a seguir como um material de apoio:
https://www.youtube.com/watch?v=S6PcueZI_h4. Etapa 9: Para
praticar: após abordar sobre as ligações químicas e suas características,
solicite que os estudantes listem substâncias que conhecem e que tentem
deduzir o tipo de ligação química em cada uma delas, com base na análise das
propriedades de cada substância. Etapa 10: Solicite a
lista dos alunos e verifique se eles relacionaram corretamente os tipos de ligação química às propriedades
das substâncias formadas. AULA 03 Tema: Reações Químicas Etapa 11: Aprofundando no Tema Exiba o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=VrUvy1N66U0 que aborda sobre as reações químicas.
Conteúdo também disponível na página 110 do livro Inspire Ciências. Etapa 12: Verificando a
Aprendizagem Sugira aos alunos respondam as questões de 1 a 4
disponibilizadas no link https://forms.gle/q4XAiLcmgJhS7rd66 ou por Whatzap. Etapa 13: Algo Mais Continue explanando o assunto associado as reações
químicas utilizando o vídeo a seguir para melhor compreensão: https://www.youtube.com/watch?v=MWucuQ-jUT8 AULA 04 Tema: Lei de conservação da Massa
e Leis das Proporções definidas Etapa 14: Para início de conversa Leia o tema da aula para os alunos e faça as seguintes
perguntas: O que vocês entendem pela leitura do tema? O que é uma lei
científica? É a mesma coisa que teoria? O que significa conservação? Etapa 15: Aprofundando no Tema Aula expositiva apresentando as Leis de Conservação da
massa e leis das proporções definidas, utilizando o livro Inspire Ciências
páginas 111 e 112. Você pode exibir os vídeos a seguir para melhor
compreensão do conteúdo. Link1: https://www.youtube.com/watch?v=TrpWzgisAgI
(conservação das massas) Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=HDxExD3_l5w (leis das
proporções definidas) Etapa 16: Verificando a
aprendizagem Solicite aos alunos que respondam às questões 4 e 6 da
página 114, do livro Inspire de Ciências 9ºano. AULA 05 Etapa 17: Pressão e mudança de estado
físico. para melhor compreender o tema assista ao vídeo e faça a leitura do
texto nos links a seguir - Vídeo ( Patinação Artística no gelo - Professora
Giselle Furtado ) https://www.youtube.com/watch?v=XM0JR_nuUU8 e da matéria (ATRAVESSANDO GELO SEM CORTÁ-LO)
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/atravessando-gelo-sem-corta-lo.htm Etapa: 18 Para
verificar a aprendizagem, solicite a execução do Experimento
da página 118 e as atividades 1, 2 e 3 da página 119 do
livro Inspire Ciências. Etapa 19: Corrija a
atividade e tire as dúvidas que surgirem. Etapa 20: As reações
de oxirredução https://www.youtube.com/watch?v=AkzkaXmiePc faça a leitura das páginas 120 e
121, para melhor entender o tema. Depois faça a Experimentação artística contida na página 121. AULA 06 Etapa
21: Reportagem Acidente
radiológico em Goiânia.
Em setembro de 1987, alguns moradores de Goiânia foram acidentalmente
expostos a uma amostra do elemento químico césio-137. Assista o vídeo no link
a seguir para melhor compreender o assunto https://www.youtube.com/watch?v=VUHLS1WL6FM Etapa
22: Peça
aos alunos que façam a leitura da página 122 e questione sobre as perguntas
contidas na mesma página. • O que é
radiação? • Como ocorreu o acidente? • O que é o césio-137 e por que ele é
perigoso? • Quais foram as consequências do acidente? • O que foi feito para
conter a contaminação? •
Como evitar acidentes radioativos? Esse risco ainda existe? Etapa 23: Funções químicas. Assista o
vídeo https://www.youtube.com/watch?v=AHe_GFQqAcY, depois peça aos alunos para fazer uma
pesquisa, em livros ou na internet, sobre essas funções químicas, que estão
na página 123, • quais
são as principais características dessa função química; • exemplos
de substâncias cotidianas classificadas nessa função; • exemplos
de reações químicas envolvendo essa função; • possíveis perigos que as
substâncias dessa função podem oferecer e como evitá-los. Etapa 24: Mão na massa Faça os
experimentos e o jogo apresentados no vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=_Npn264jrIQ depois
peça que os alunos façam o relato através de vídeos e fotos. Etapa 25: Na
página 124, tem ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS importantes para nós professores
e alunos. Segue alguns links contido na página: https://livro.pro/gijg3q - https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/build-an-atom -
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/videos-hipnotizantes-mostram-a-quimica-de-um-jeito-como-voce-nunca-viu/ Hora
de Reforçar a Aprendizagem Etapas 26 a 27: Reforço As aulas
07, 08 e 09 são direcionadas a revisão dos objetos trabalhados durante essa
sequência, com objetivo de disponibilizar um tempo maior para aprendizagem,
devido ao nível de complexidade desses objetos. A metodologia utilizada será a partir de aula expositiva
revisando os conteúdos a serem avaliados, utilizando recursos tecnológicos,
livros didáticos, modelos confeccionados pelos alunos durante as aulas
anteriores e ilustrações, resolução de exercícios de revisão/Exercícios como:
Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em
quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade; produção de “Você
Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e
mentais, produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações
feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes
bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos. A proposta de
atividades será disponibilizada via whatssap. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; (
) Revista; (X) Vídeo; ( )
Microscópio; (X ) Computador; (X) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (106, 107, 114, 118, 119,120, 121, 122, 125) ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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