4ª SD Cie 6º Ano 2023

 


4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Amor a vida

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Organização e Funcionamento do Sistema nervoso. Modalidades Sensoriais (introdução) Drogas Lícitas e Ilícitas em Itamaraju. Interação entre os sistemas locomotor e nervoso.

Ano: 6º                                      Período: 08 a 28/05           Nº de Aulas: 09

 

HABILIDADES

 

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI07BA) Argumentar como as contribuições da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem deficiência motora. (EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas. (EF06CI08IT) Identificar e classificar as substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, reconhecer os seus efeitos no organismo humano e classificá-las como depressoras, estimulantes e alucinógenas, identificando os danos e os prejuízos relacionados ao seu uso. (EF06CI10BA) Discutir a ação das bebidas alcoólicas no funcionamento do cérebro e de que forma isso afeta o sistema locomotor, podendo causar acidentes no trânsito, no trabalho, etc.

                                                     OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar as partes principais do sistema nervoso. Compreender o papel do sistema nervoso no corpo humano. Identificar as principais funções do sistema nervoso. Associar os sentidos à percepção do ambiente em que estamos inseridos e dos perigos que nos cercam. Identificar os cinco sentidos humanos. Reconhecer o funcionamento do sistema muscular como sistema de locomoção e sustentação no ser humano. Identificar as diferentes funções do sistema ósseo humano. Discutir os efeitos de substâncias psicoativas no sistema nervoso. Identificar as drogas mais usadas em Itamaraju;

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

ATENÇÃO: Essa é a última sequência antes da culminância do projeto, por isso, lembre-se de distribuir as tarefas aos alunos, relacionadas no material “Subtemas a serem apresentados na culminância”, disponibilizada via WhatsApp.  

 

AULA 01

                                                                                                     

TEMA: A percepção do ambiente.

Etapa 01: Questão Disparadora (5 min)

Como percebemos o ambiente e interagimos com ele? Ouvir as respostas, estimular a turma a reconhecer que todos os seres vivos precisam perceber o ambiente e interagir com ele.

Etapa 02: Para início de conversa (15 min)

 Inicie a aula questionando os estudantes sobre o que eles imaginam ser o sistema sensorial. Em seguida, solicite que observe livro Inspire Ciências- 6º ano, páginas: 42 e 43.

Pergunte:

Quais partes do seu corpo permitiu que você observasse e entendesse essa imagem?

Seus olhos já te enganaram? Alguma vez você já pensou ter visto uma coisa e na realidade era outra? Comente.

Você acha que existe um lugar parecido com o retratado na imagem? O que existe e o que é irreal?

Você sabe quais estruturas compõem o sistema sensorial?

Vocês acreditam que é possível que outros órgãos do sentido se tornem mais aguçados quando uma pessoa tem alguma alteração na função de estruturas que compõem o sistema sensorial?

A imagem mistura diferentes pontos de gravitação. É preciso um olhar mais demorado, uma visão mais ampla para que possamos ver além do óbvio para perceber que há efeito de ilusão de ótica nas imagens.

Etapa 03: Mergulho no Tema (15 min)

 Explorar as imagens e as informações das páginas 44 e 45 do livro Inspire Ciências 6° ano, nesse momento o professor trabalha o objeto de conhecimento sobre a percepção do ambiente explicando, fazendo perguntas como, “O que aconteceria se não sentíssemos dor? E se não fôssemos capazes de perceber odores e sabores?” para iniciar e instigar a participação dos alunos durante a exposição do conhecimento, com o objetivo de que os alunos reconheçam, de forma geral, a percepção do ambiente e a reação a estímulos objetivando a sobrevivência do organismo e a perpetuação da espécie.

Etapa 04: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Solicitar aos alunos que copiem e respondam no caderno, a questão n°1 da página 45 do livro didático em estudo.

AULA 02

 

 

TEMA: A percepção do ambiente

ETAPA 05: Sistematização do conhecimento (10 min)

Fazer a correção da atividade do dia anterior, antes de iniciar os próximos direcionamentos. Aproveite o momento para dirimir possíveis dúvidas encontradas.

ETAPA 06: Aprofundando No Tema (20 min)

Após a correção da atividade, com o auxílio do livro Inspire Ciências- 6º ano, páginas 46 e 47, explique através da aula expositiva que o sistema sensorial faz parte do sistema nervoso, sendo responsável por captar informações sonoras, luminosas, gostos, odores, temperaturas, entre outros estímulos do ambiente. Complemente dizendo que esse sistema é composto das seguintes estruturas principais: olhos, orelhas, língua, nariz e pele, e que em cada uma delas existem receptores por onde as informações dos estímulos são captadas. Após essa captação, as informações chegam ao cérebro e são interpretadas como sensações.

Assistir ao vídeo do link: https://www.youtube.com/watch?v=zeeSX7xsvkg

Utilize também as orientações didáticas da mesma página. Atenção, nesse momento, não trabalhará os detalhes referentes aos órgãos dos sentidos, em outro momento contemplará essa aprendizagem.

ETAPA 07: Mão na Massa – Parte I  (20 min)

Trabalhe a classificação dos receptores sensoriais de forma bem clara e repleta de exemplos, em seguida oriente os estudantes a ilustrarem cada função dos receptores, utilize quadrinhos identificando cada receptor com o desenho exemplificando a função. Na página 47 do livro didático tem as informações dentro da tabela.

 

AULA 03

 

TEMA:  O sistema nervoso

Etapa 08: Levantamentos de conhecimentos prévios (10 min)

Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o sistema nervoso e anote as respostas no quadro

1-      Você sabe o que é sistema nervoso?

2-      Você sabe qual parte do corpo que faz com que sentimos as coisas, como a dor?

3-      Como é possível que nosso corpo reaja rapidamente a um estímulo doloroso, como retirar a mão de uma superfície quente, antes mesmo de percebermos conscientemente que está doendo?

O intuito é que os alunos discutam sobre e o professor responda as perguntas afim de sanar dúvidas que surgirem no decorrer das perguntas lançadas.

 

Etapa 09: Mergulhando no tema: (25 min)

 

Apresente as estruturas básicas do sistema nervoso: cérebro, medula espinhal e nervos com uso de imagem impressa ou slide.

Explique a função de cada uma dessas estruturas, como o cérebro sendo o centro de controle do sistema nervoso, a medula espinhal sendo responsável por transmitir as informações sensoriais e motoras entre o cérebro e o resto do corpo, e os nervos sendo responsáveis por transmitir as informações sensoriais e motoras entre o corpo e o sistema nervoso central, utilize como suporte as páginas 56 e 57 do livro didático Inspire Ciências. Caso seja possível, disponibilize o vídeo sobre o sistema nervoso, disponível no link abaixo, isso ilustrará as informações facilitando a compreensão. https://www.youtube.com/watch?v=pNdDzrIKKos

 

Etapa 10: Verificação de aprendizagem (15 min)

Reproduza na lousa uma tabela contendo o resumo do que foi estudado na etapa anterior. Escreva o nome das estruturas do sistema nervoso central, deixe os alunos consultarem no livro as funções de cada estrutura e anote na coluna do meio, na 3ª coluna peça que desenhe essas estruturas. Depois faça outra tabela com o sistema nervoso periférico. Poderá fazer em grupo.

 

AULA 04

 

TEMA: Como o cérebro recebe informações?

Etapa 11: Socializando as informações (10 min)

Nessa etapa você abrirá espaço para socializar a tabela da aula anterior, nesse momento esclareça as dúvidas apresentadas.

Etapa 12: Para início de conversa (20 min)

 Atividade 1: Respostas voluntárias e involuntárias

 Promova uma breve revisão dos conceitos trabalhados na aula anterior. Em seguida, faça uma tabela no quadro com as colunas “Respostas voluntárias” e “Respostas involuntárias”. Cite alguns exemplos, como: correr, levantar o braço, respirar inconscientemente, acelerar ou diminuir o batimento cardíaco, entre outros e questione se as respostas a esses estímulos são voluntárias ou involuntárias. Contextualize o significado de voluntário e involuntário. Anote as colocações deles no quadro nas colunas corretas. Se necessário, faça esclarecimentos e correções. O objetivo é que a turma perceba que há respostas que são controladas conscientemente por eles e respostas que ocorrem independentemente da vontade ou da consciência deles.

Etapa 13: Exposição das informações (20 min)

Inicie essa etapa convidando os estudantes a entenderem como funciona essas ações voluntárias e involuntárias no sistema nervoso, explicando como as estruturas trabalham em conjunto para permitir a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, por exemplo, como o cérebro recebe informações sensoriais através dos nervos e utiliza essas informações para coordenar ações motoras, como mover um membro do corpo, utilize como suporte as páginas 60 e 61 do livro didático. Simplificar um tema tão complexo como o funcionamento do sistema nervoso, que envolve conhecimentos de bioquímica distantes dos alunos dessa faixa etária, não é tarefa fácil, por isso a necessidade de um atenção maior e dedicação do professor para se fazer entender. 

 

 

AULA 05

 

Tema: "A importância da comunicação entre as células nervosas na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo".

 

Etapa 14: Dinâmica (30 min)

Inicie a aula falando sobre o tema.

·         Relembre que os neurônios são células nervosas responsáveis por transmitir informações no sistema nervoso e que, sem eles, nosso corpo não seria capaz de realizar suas funções básicas

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique as regras da dinâmica.
  2. O primeiro aluno de cada grupo deve pensar em uma mensagem para passar para o último aluno do grupo, sem falar. A mensagem pode ser algo simples, como "pular" ou "bater palmas".
  3. O primeiro aluno deve passar a mensagem para o segundo aluno do grupo utilizando apenas gestos e movimentos corporais. O segundo aluno deve, por sua vez, passar a mensagem para o terceiro aluno, também utilizando gestos e movimentos corporais, e assim por diante, até que a mensagem chegue ao último aluno do grupo.
  4. O último aluno do grupo deve falar em voz alta a mensagem que recebeu e todos os integrantes do grupo devem comparar a mensagem original com a mensagem final.

Após Peça para os grupos compartilharem suas experiências e discuta como a dinâmica demonstrou a importância da comunicação entre as células nervosas para a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Destaque que a comunicação entre as células nervosas é fundamental para o funcionamento adequado do sistema nervoso e que problemas na comunicação podem levar a problemas de coordenação motora e sensorial. Explique que o sistema nervoso utiliza impulsos elétricos e substâncias químicas para transmitir informações entre as células nervosas e que essas informações são processadas no cérebro para permitir a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Finalize a dinâmica destacando a importância da comunicação clara e eficiente para a coordenação adequada das ações motoras e sensoriais do corpo.

 

Etapa 15: Verificação da Aprendizagem – Siga a dica! (20 min)

1.    Quais são as principais diferenças entre o sistema nervoso periférico autônomo simpático (SNP autônomo simpático) e o sistema nervoso periférico autônomo parassimpático (SNP autônomo parassimpático)? Responda a questão encontrando a resposta na página 58 do livro didático.

2.    Sabemos que o sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. A respeito do sistema nervoso central, marque a alternativa incorreta:

a) O sistema nervoso central é composto por medula espinhal e encéfalo.

b) O encéfalo, parte integrante do sistema nervoso central, é responsável por controlar diversas funções vitais do nosso organismo.

c) Fazem parte do sistema nervoso central diversos nervos e gânglios nervosos.

d) A medula espinhal fica alojada no interior do canal formado pelas perfurações das vértebras.

e) O sistema nervoso central processa informações vindas de outras partes do corpo.

 

AULA 06

TEMA: Drogas lícitas e ilícitas em Itamaraju

 

Etapa 16: Questão disparadora (10 min)

O que são drogas?

Solicito aos alunos que façam análise das imagens e leitura compartilhada das páginas 62 e 63 do livro didático Inspire ciências 6° ano. É importante que os alunos reconheçam que drogas não são só aquelas substâncias que fazem mal à saúde causam dependência. Comentar com a turma que algumas substâncias, mesmo sendo lícitas, apresentam restrições em relação ao comércio e consumo, como as bebidas alcoólicas que são permitidas somente para maiores de 18 anos.

Etapa 17: Drogas mais recorrentes em Itamaraju (20 min)

Trabalhar a leitura compartilhada do Texto

 

Drogas, entender sobre o assunto para evitar a prática!

O abuso de drogas é um problema tanto para quem se tornou dependente dessas substâncias quanto para seus familiares. Dependendo do quadro clínico do indivíduo, ele pode representar uma ameaça para a própria saúde e para a das pessoas à sua volta. Uma estimativa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017 apontou que o consumo de drogas provoca cerca de 500 mil mortes por ano no mundo e que essa situação vem piorando. A entidade defende que o abuso de drogas seja encarado como um problema relacionado à saúde pública e não apenas como uma questão policial. Discussões sobre como inibir o uso de drogas são frequentes no Brasil, que sofre com o tráfico de drogas em escala internacional.

Tanto o tratamento dos dependentes químicos, que não podem simplesmente parar de usar essas substâncias, quanto os próprios desdobramentos sociais da questão fazem com que o abuso de drogas seja um problema bastante complexo. Não existe uma solução definitiva para erradicar as drogas. E apesar dos avanços feitos pela ciência, tratar pessoas que sofrem com a dependência ainda é algo que exige anos de trabalho. Por isso, é importante amparar indivíduos que lidam com essas questões. Em primeiro lugar, não é adequado usar a palavra “viciado”. Esse termo, muitas vezes, é empregado de forma pejorativa e, socialmente, é carregado de estigmas e preconceito. Se o objetivo é que o paciente se sinta acolhido, ele deve ser evitado.

Fonte: Hospital Santa Mônica, disponível em https://hospitalsantamonica.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-drogas/

Percebe-se que o problema “Drogas” afeta a saúde física, emocional e também social. Será que nossa cidade sofre desse problema? O que tem sido feito pra minimizar os impactos consequentes desse mal? Quais drogas circulam em maior quantidade, facilidade e são mais consumidas em nossa cidade? E você, o que pensa sobre o assunto?

 

DROGAS MAIS RECORRENTES EM ITAMARAJU E PREVENÇÃO

As drogas mais utilizadas em Itamaraju são a maconha, o crack e a cocaína. O tráfico de drogas no município é um dos grandes promotores da violência e da criminalidade, guardando relação com outros crimes como furtos, roubos, em que os autores, na maioria das vezes, praticam para manter o vício ou para pagar dívidas com o tráfico, e principalmente com grande parte dos homicídios (matar alguém) que ocorrem na cidade, decorrente de acertos de contas motivados pelo não pagamento de dívidas ou pela disputa de pontos de venda. Além das ações policiais realizadas na cidade contra o tráfico de drogas, que resultam na apreensão de drogas e prisão de traficantes, a Policia Militar, através da 43ª CIPM, também trabalha na prevenção do consumo de drogas, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência “PROERD”, que aplica em escolas públicas do município.  Com o PROERD, policiais militares fardados e devidamente capacitados, em um período de 3 a 4 meses, assumem uma hora/aula no quadro horário semanal de uma ou mais turmas da escola contemplada pelo programa, e na condição de instrutores abordam em sala de aula apenas a temática drogas e violência, com foco na prevenção. Tratando-se de uma ação pedagógica de prevenção do uso indevido de drogas e da prática da violência que envolve a Polícia Militar, a Escola, a Família e a Comunidade  de modo a reforçar a autoestima das crianças, ensinando-as a conhecer os mais diversos tipos de drogas, os efeitos negativos que causam à saúde, a resistir às pressões do grupo e a dizer NÃO diante de alguma oferta de droga. O PROERD é aplicado em escolas de Itamaraju desde o ano de 2009 e já formou 4.316 (quatro mil e trezentos e dezesseis crianças).

Fonte: 43ª CIPM.

 

Etapa 18: Verificação da aprendizagem (20min)

Oriente os alunos na execução da atividade da página 63 do livro didático Inspire Ciências 7º ano. Se coloque a disposição para esclarecer dúvidas durante a realização da atividade.

AULA 07

 

 

TEMA: Executando a resposta: ossos e músculos.

 

Etapa 19: Questão disparadora (10 min)

Perguntar aos alunos se algum deles já sofreu alguma fratura óssea, permitindo que eles troquem experiências e compartilhem vivências. Nesse sentido, é recomendado falar sobre a saúde do sistema locomotor, cuidados com a alimentação e com a realização das tarefas cotidianas para evitar acidentes e lesões.

 

Etapa 20: Aprofundando no Tema (25 min)

Explorar a figura da página 64 do livro Inspire Ciências 6° ano, do esqueleto humano com os alunos. Se houver na escola um modelo de esqueleto humano, trazê-lo para a sala de aula, permitindo que os alunos observem a disposição e o formato de alguns ossos que o compõem. Além de estarem envolvidos com o movimento, os ossos são importantes reservatórios de cálcio e sede de produção de alguns tipos de células sanguíneas. Os ossos também têm a função de proteção dos órgãos internos.

Assim como foi feito com o esqueleto, explorar a figura da musculatura humana, livro didático Inspire Ciências 6° ano, página 65, com os alunos. É importante que eles compreendam que as células musculares têm a capacidade de contrair e relaxar. Comentar que a maioria dos músculos que formam a carne do corpo está envolvida com os movimentos voluntários. Além desses, no entanto, há músculos de contração involuntária, como o músculo cardíaco e aqueles que conduzem os alimentos pelo trato digestório. Nesse momento, vale a pena retomar o significado dos termos voluntário e involuntário.

 

Etapa 21: Investigando (15 min)

Pedir aos alunos que desenhem em uma folha avulsa o contorno de uma de suas mãos. Em seguida, solicitar que eles circulem, no desenho, as regiões de articulação. Dizer a eles que uma forma de descobrir as diferentes articulações é fazer vários movimentos, percebendo quais são as regiões onde conseguem dobrar a mão e os dedos

 

AULA 08

 

                                    

TEMA: O movimento

 

Etapa 22: Questão Disparadora (10 mim)

Perguntar aos alunos o que são articulações e qual a relação delas com os movimentos. Deixar os alunos a vontade para expressarem seus conhecimentos prévios, instigando os alunos a falarem o que sabem sobre o objeto.

 

Etapa 23: Aprofundando no Tema ( 25 mim.)

Fazendo uso da imagem “Esquema do movimento do antebraço”, livro didático Inspire ciências 6° ano, página 66, explicar que ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações estão envolvidos no movimento do corpo. Para sensibilizar os alunos a respeito do rol de movimentos que o corpo humano pode realizar, é possível levá-los para o pátio ou para a quadra da escola e colocar uma música bem animada. Propor a eles que dancem da maneira que quiserem e percebam a movimentação de braços, pernas, pescoço, cabeça e outras partes do corpo.

Depois dessa atividade, dispor os alunos sentados em roda e perguntar se eles conseguem permanecer completamente imóveis. É provável que muitos percebam que, embora estejam tentando permanecer parados, muita coisa continua se movimentando no seu corpo: o coração continua batendo, eles continuam respirando etc. Explicar que, nos movimentos voluntários do corpo, geralmente os músculos trabalham em dupla e de modo antagônico. Pedir a eles que reproduzam o movimento de dobrar o antebraço sugerido na figura e percebam a ação contrária do bíceps e do tríceps.

 

Etapa 24: Mão na massa – Parte II (15 min)

Investigação: Leve os alunos ao pátio ou à quadra da escola, munidos de caderno e lápis ou caneta. Caso não exista essa possibilidade ou o professor julgue mais conveniente permanecer em sala, é possível afastar as carteiras e realizar a atividade dentro da própria sala.

Peça para que os alunos imitem o andar de alguns animais, como, macaco, sapo, jabuti, jacaré e pinguim (o professor poderá mostrar em vídeos ou slides). Para que não haja dispersão, oriente-os a andarem em um grande círculo. Cobre concentração, e peça para que sintam as estruturas do corpo que estão sendo utilizadas nos movimentos. A cada animal diferente, solicite que anotem em seus cadernos os locais do corpo em que, eventualmente, sentiram dores, queimação, formigamento ou dificuldade para realizar o movimento. Outra alternativa para esta atividade é pedir para que os alunos formem grupos de 6 alunos. Cada integrante da equipe deve ficar responsável por imitar os movimentos de um dos animais listados.

AULA 09

 

Etapa 25: Leitura e Interpretação (30 min)

 

Propor aos alunos que façam uma primeira leitura do texto “Mão biônica pode sentir objetos e ‘conversar’ com o cérebro em tempo real” e do infográfico, no livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 68 e 69. Depois, ler em conjunto com toda a classe e explorar o infográfico, de modo que os alunos associem parte do funcionamento da mão biônica com o que aprenderam na Unidade. Sugerir uma conversa, perguntando qual a relação do texto com a Ciência.

 

É provável que muitas inovações não estejam ao alcance de todos que se beneficiariam dela, por questões do alto custo ou da dificuldade em adquiri-las no Brasil. Propor uma conversa sobre essas questões, permitindo aos alunos que expressem livremente suas opiniões.

 

Etapa 26: Correção da Atividade (15 min)

Aproveite o momento para revisar sobre o objeto de conhecimento em estudo.

 

Etapa 27: Mão na massa – Parte III (05min)

Orientar os alunos a montarem o esqueleto entregue em sala de aula para trazer na próxima aula.

 

 

 

Elaboração:  Mariete, Rosana, Vânia e Kenndra

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( X ) Vídeo; (  ) Microscópio;    (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (  ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro didático (42, 43, 45, 63, 67, 69)  Seminários;  (  x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; (x  ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;  (   )Outros:                                                

 

 

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