4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
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Subtema: Amor a vida |
Unidade Temática:
Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento:
Organização e Funcionamento do Sistema nervoso. Modalidades Sensoriais
(introdução) Drogas Lícitas e Ilícitas em Itamaraju. Interação entre os
sistemas locomotor e nervoso. |
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Ano: 6º
Período: 08 a 28/05 Nº de Aulas: 09 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso
na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise
de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI07BA) Argumentar como as contribuições da ciência e
tecnologia interferem na vida daqueles que possuem deficiência motora. (EF06CI10) Explicar como o
funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias
psicoativas. (EF06CI08IT)
Identificar e classificar as substâncias psicoativas lícitas e ilícitas,
reconhecer os seus efeitos no organismo humano e classificá-las como
depressoras, estimulantes e alucinógenas, identificando os danos e os
prejuízos relacionados ao seu uso. (EF06CI10BA)
Discutir a ação das bebidas alcoólicas no funcionamento do cérebro e de que
forma isso afeta o sistema locomotor, podendo causar acidentes no trânsito,
no trabalho, etc. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Identificar as partes principais do sistema nervoso. Compreender
o papel do sistema nervoso no corpo humano. Identificar as principais funções
do sistema nervoso. Associar os sentidos à
percepção do ambiente em que estamos inseridos e dos perigos que nos cercam.
Identificar os cinco sentidos humanos. Reconhecer o funcionamento do sistema
muscular como sistema de locomoção e sustentação no ser humano. Identificar
as diferentes funções do sistema ósseo humano. Discutir os efeitos de
substâncias psicoativas no sistema nervoso. Identificar as drogas mais usadas
em Itamaraju; |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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ATENÇÃO: Essa é a última sequência antes
da culminância do projeto, por isso, lembre-se de distribuir as tarefas aos
alunos, relacionadas no material “Subtemas a serem
apresentados na culminância”, disponibilizada via WhatsApp. AULA 01 TEMA: A
percepção do ambiente. Etapa 01:
Questão Disparadora
(5 min) Como
percebemos o ambiente e interagimos com ele? Ouvir as respostas, estimular a
turma a reconhecer que todos os seres vivos precisam perceber o ambiente e
interagir com ele. Etapa 02: Para
início de conversa (15 min) Inicie a aula questionando os estudantes
sobre o que eles imaginam ser o sistema sensorial. Em seguida, solicite que
observe livro Inspire Ciências- 6º
ano, páginas: 42 e 43. Pergunte: Quais partes do
seu corpo permitiu que você observasse e entendesse essa imagem? Seus olhos já te
enganaram? Alguma vez você já pensou ter visto uma coisa e na realidade era
outra? Comente. Você acha que
existe um lugar parecido com o retratado na imagem? O que existe e o que é
irreal? Você sabe quais
estruturas compõem o sistema sensorial? Vocês acreditam
que é possível que outros órgãos do sentido se tornem mais aguçados quando
uma pessoa tem alguma alteração na função de estruturas que compõem o sistema
sensorial? A
imagem mistura diferentes pontos de gravitação. É preciso um olhar mais
demorado, uma visão mais ampla para que possamos ver além do óbvio para
perceber que há efeito de ilusão de ótica nas imagens. Etapa 03:
Mergulho no Tema (15 min) Explorar as imagens e as informações das
páginas 44 e 45 do livro Inspire Ciências 6° ano, nesse momento o professor
trabalha o objeto de conhecimento sobre a percepção do ambiente explicando,
fazendo perguntas como, “O que aconteceria se não sentíssemos dor? E se não
fôssemos capazes de perceber odores e sabores?” para iniciar e instigar a
participação dos alunos durante a exposição do conhecimento, com o objetivo
de que os alunos reconheçam, de forma geral, a percepção do ambiente e a
reação a estímulos objetivando a sobrevivência do organismo e a perpetuação
da espécie. Etapa 04:
Verificação da Aprendizagem (15 min) Solicitar
aos alunos que copiem e respondam no caderno, a questão n°1 da página 45 do
livro didático em estudo. AULA 02 TEMA: A percepção do ambiente ETAPA 05: Sistematização do conhecimento
(10 min) Fazer
a correção da atividade do dia anterior, antes de iniciar os próximos
direcionamentos. Aproveite o momento para dirimir possíveis dúvidas
encontradas. ETAPA 06: Aprofundando No Tema (20 min) Após a correção
da atividade, com o auxílio do livro Inspire
Ciências- 6º ano, páginas 46 e 47, explique através da aula expositiva
que o sistema sensorial faz parte do sistema nervoso, sendo responsável por
captar informações sonoras, luminosas, gostos, odores, temperaturas, entre
outros estímulos do ambiente. Complemente dizendo que esse sistema é composto
das seguintes estruturas principais: olhos, orelhas, língua, nariz e pele, e
que em cada uma delas existem receptores por onde as informações dos
estímulos são captadas. Após essa captação, as informações chegam ao cérebro
e são interpretadas como sensações. Assistir
ao vídeo do link: https://www.youtube.com/watch?v=zeeSX7xsvkg
Utilize
também as orientações didáticas da mesma página. Atenção, nesse momento, não
trabalhará os detalhes referentes aos órgãos dos sentidos, em outro momento
contemplará essa aprendizagem. ETAPA 07: Mão na Massa – Parte I (20 min) Trabalhe a classificação dos
receptores sensoriais de forma bem clara e repleta de exemplos, em seguida
oriente os estudantes a ilustrarem cada função dos receptores, utilize
quadrinhos identificando cada receptor com o desenho exemplificando a função.
Na página 47 do livro didático tem as informações dentro da tabela. AULA
03 TEMA: O sistema nervoso Etapa 08: Levantamentos de
conhecimentos prévios (10 min) Inicie a aula perguntando aos
alunos o que eles sabem sobre o sistema nervoso e anote as respostas no
quadro 1- Você
sabe o que é sistema nervoso? 2- Você
sabe qual parte do corpo que faz com que sentimos as coisas, como a dor? 3- Como
é possível que nosso corpo reaja rapidamente a um estímulo doloroso, como
retirar a mão de uma superfície quente, antes mesmo de percebermos
conscientemente que está doendo? O intuito é que os alunos
discutam sobre e o professor responda as perguntas afim de sanar dúvidas que
surgirem no decorrer das perguntas lançadas. Etapa 09: Mergulhando no tema: (25
min) Apresente as estruturas básicas do
sistema nervoso: cérebro, medula espinhal e nervos com uso de imagem impressa
ou slide. Explique a função de cada uma dessas
estruturas, como o cérebro sendo o centro de controle do sistema nervoso, a
medula espinhal sendo responsável por transmitir as informações sensoriais e
motoras entre o cérebro e o resto do corpo, e os nervos sendo responsáveis
por transmitir as informações sensoriais e motoras entre o corpo e o sistema
nervoso central, utilize como suporte as páginas 56 e 57 do livro didático
Inspire Ciências. Caso seja possível, disponibilize o vídeo sobre o sistema
nervoso, disponível no link abaixo, isso ilustrará as informações facilitando
a compreensão. https://www.youtube.com/watch?v=pNdDzrIKKos Etapa 10: Verificação
de aprendizagem (15 min) Reproduza na lousa uma
tabela contendo o resumo do que foi estudado na etapa anterior. Escreva o
nome das estruturas do sistema nervoso central, deixe os alunos consultarem
no livro as funções de cada estrutura e anote na coluna do meio, na 3ª coluna
peça que desenhe essas estruturas. Depois faça outra tabela com o sistema
nervoso periférico. Poderá fazer em grupo. AULA
04 TEMA: Como o cérebro recebe informações? Etapa
11: Socializando as informações (10 min) Nessa etapa você abrirá espaço
para socializar a tabela da aula anterior, nesse momento esclareça as dúvidas
apresentadas. Etapa
12: Para início de conversa (20 min) Atividade 1: Respostas voluntárias e
involuntárias Promova uma breve revisão dos conceitos
trabalhados na aula anterior. Em seguida, faça uma tabela no quadro com as
colunas “Respostas voluntárias” e “Respostas involuntárias”. Cite alguns exemplos,
como: correr, levantar o braço, respirar inconscientemente, acelerar ou
diminuir o batimento cardíaco, entre outros e questione se as respostas a
esses estímulos são voluntárias ou involuntárias. Contextualize o significado
de voluntário e involuntário. Anote as colocações deles no quadro nas colunas
corretas. Se necessário, faça esclarecimentos e correções. O objetivo é que a
turma perceba que há respostas que são controladas conscientemente por eles e
respostas que ocorrem independentemente da vontade ou da consciência deles. Etapa
13: Exposição das informações (20 min) Inicie
essa etapa convidando os estudantes a entenderem como funciona essas ações
voluntárias e involuntárias no sistema nervoso, explicando como as estruturas
trabalham em conjunto para permitir a coordenação das ações motoras e
sensoriais do corpo, por exemplo, como o cérebro recebe informações sensoriais
através dos nervos e utiliza essas informações para coordenar ações motoras,
como mover um membro do corpo, utilize como suporte as páginas 60 e 61 do
livro didático. Simplificar um tema tão complexo
como o funcionamento do sistema nervoso, que envolve conhecimentos de
bioquímica distantes dos alunos dessa faixa etária, não é tarefa fácil, por
isso a necessidade de um atenção maior e dedicação do professor para se fazer
entender. AULA
05 Tema: "A importância da
comunicação entre as células nervosas na coordenação das ações motoras e
sensoriais do corpo". Etapa 14: Dinâmica (30 min) Inicie a aula falando sobre o tema. ·
Relembre que os neurônios são células nervosas
responsáveis por transmitir informações no sistema nervoso e que, sem eles,
nosso corpo não seria capaz de realizar suas funções básicas
Após Peça para os grupos compartilharem suas
experiências e discuta como a dinâmica demonstrou a importância da comunicação
entre as células nervosas para a coordenação das ações motoras e sensoriais
do corpo. Destaque que a comunicação entre as células nervosas é fundamental
para o funcionamento adequado do sistema nervoso e que problemas na
comunicação podem levar a problemas de coordenação motora e sensorial.
Explique que o sistema nervoso utiliza impulsos elétricos e substâncias
químicas para transmitir informações entre as células nervosas e que essas
informações são processadas no cérebro para permitir a coordenação das ações
motoras e sensoriais do corpo. Finalize a dinâmica destacando a importância
da comunicação clara e eficiente para a coordenação adequada das ações
motoras e sensoriais do corpo. Etapa
15: Verificação da Aprendizagem – Siga a dica! (20 min) 1.
Quais são as principais diferenças entre o sistema
nervoso periférico autônomo simpático (SNP autônomo simpático) e o sistema
nervoso periférico autônomo parassimpático (SNP autônomo parassimpático)?
Responda a questão encontrando a resposta na página 58 do livro didático. 2.
Sabemos que o sistema nervoso pode ser dividido em
sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. A respeito do sistema
nervoso central, marque a alternativa incorreta: a)
O sistema nervoso central é composto por medula espinhal e encéfalo. b)
O encéfalo, parte integrante do sistema nervoso central, é responsável por
controlar diversas funções vitais do nosso organismo. c)
Fazem parte do sistema nervoso central diversos nervos e gânglios nervosos. d)
A medula espinhal fica alojada no interior do canal formado pelas perfurações
das vértebras. e) O sistema
nervoso central processa informações vindas de outras partes do corpo. AULA
06 TEMA: Drogas lícitas e ilícitas em
Itamaraju Etapa 16: Questão disparadora (10
min) O que são drogas? Solicito
aos alunos que façam análise das imagens e leitura compartilhada das páginas
62 e 63 do livro didático Inspire ciências 6° ano. É importante que os alunos
reconheçam que drogas não são só aquelas substâncias que fazem mal à saúde
causam dependência. Comentar com a turma que algumas substâncias, mesmo sendo
lícitas, apresentam restrições em relação ao comércio e consumo, como as
bebidas alcoólicas que são permitidas somente para maiores de 18 anos. Etapa 17: Drogas mais recorrentes
em Itamaraju (20 min) Trabalhar a
leitura compartilhada do Texto Drogas, entender sobre o assunto para evitar a
prática! O abuso de
drogas é um problema tanto para quem se tornou dependente dessas substâncias
quanto para seus familiares. Dependendo do quadro clínico do indivíduo, ele
pode representar uma ameaça para a própria saúde e para a das pessoas à sua
volta. Uma estimativa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em
2017 apontou que o consumo de drogas provoca cerca de 500 mil mortes por ano
no mundo e que essa situação vem piorando. A entidade defende que o abuso de
drogas seja encarado como um problema relacionado à saúde pública e não
apenas como uma questão policial. Discussões sobre como inibir o uso de
drogas são frequentes no Brasil, que sofre com o tráfico de drogas em escala
internacional. Tanto o
tratamento dos dependentes químicos, que não podem simplesmente parar de usar
essas substâncias, quanto os próprios desdobramentos sociais da questão fazem
com que o abuso de drogas seja um problema bastante complexo. Não existe uma
solução definitiva para erradicar as drogas. E apesar dos avanços feitos pela
ciência, tratar pessoas que sofrem com a dependência ainda é algo que exige
anos de trabalho. Por isso, é importante amparar indivíduos que lidam com
essas questões. Em primeiro lugar, não é adequado usar a palavra “viciado”.
Esse termo, muitas vezes, é empregado de forma pejorativa e, socialmente, é
carregado de estigmas e preconceito. Se o objetivo é que o paciente se sinta
acolhido, ele deve ser evitado. Fonte: Hospital
Santa Mônica, disponível em
https://hospitalsantamonica.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-drogas/ Percebe-se que o
problema “Drogas” afeta a saúde física, emocional e também social. Será que
nossa cidade sofre desse problema? O que tem sido feito pra minimizar os
impactos consequentes desse mal? Quais drogas circulam em maior quantidade,
facilidade e são mais consumidas em nossa cidade? E você, o que pensa sobre o
assunto? DROGAS MAIS RECORRENTES EM ITAMARAJU E PREVENÇÃO As drogas mais
utilizadas em Itamaraju são a maconha, o crack e a cocaína. O tráfico de
drogas no município é um dos grandes promotores da violência e da
criminalidade, guardando relação com outros crimes como furtos, roubos, em
que os autores, na maioria das vezes, praticam para manter o vício ou para
pagar dívidas com o tráfico, e principalmente com grande parte dos homicídios
(matar alguém) que ocorrem na cidade, decorrente de acertos de contas
motivados pelo não pagamento de dívidas ou pela disputa de pontos de venda.
Além das ações policiais realizadas na cidade contra o tráfico de drogas, que
resultam na apreensão de drogas e prisão de traficantes, a Policia Militar,
através da 43ª CIPM, também trabalha na prevenção do consumo de drogas,
através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
“PROERD”, que aplica em escolas públicas do município. Com o PROERD, policiais militares fardados
e devidamente capacitados, em um período de 3 a 4 meses, assumem uma
hora/aula no quadro horário semanal de uma ou mais turmas da escola
contemplada pelo programa, e na condição de instrutores abordam em sala de
aula apenas a temática drogas e violência, com foco na prevenção. Tratando-se
de uma ação pedagógica de prevenção do uso indevido de drogas e da prática da
violência que envolve a Polícia Militar, a Escola, a Família e a
Comunidade de modo a reforçar a
autoestima das crianças, ensinando-as a conhecer os mais diversos tipos de
drogas, os efeitos negativos que causam à saúde, a resistir às pressões do
grupo e a dizer NÃO diante de alguma oferta de droga. O PROERD é aplicado em
escolas de Itamaraju desde o ano de 2009 e já formou 4.316 (quatro mil e
trezentos e dezesseis crianças). Fonte: 43ª CIPM. Etapa 18: Verificação da aprendizagem (20min) Oriente
os alunos na execução da atividade da página 63 do livro didático Inspire
Ciências 7º ano. Se coloque a disposição para esclarecer dúvidas durante a
realização da atividade. AULA 07 TEMA:
Executando a resposta: ossos e músculos. Etapa
19: Questão disparadora (10 min) Perguntar aos
alunos se algum deles já sofreu alguma fratura óssea, permitindo que eles
troquem experiências e compartilhem vivências. Nesse sentido, é recomendado
falar sobre a saúde do sistema locomotor, cuidados com a alimentação e com a
realização das tarefas cotidianas para evitar acidentes e lesões. Etapa
20: Aprofundando no Tema (25 min) Explorar a
figura da página 64 do livro Inspire Ciências 6° ano, do esqueleto humano com
os alunos. Se houver na escola um modelo de esqueleto humano, trazê-lo para a
sala de aula, permitindo que os alunos observem a disposição e o formato de
alguns ossos que o compõem. Além de estarem envolvidos com o movimento, os
ossos são importantes reservatórios de cálcio e sede de produção de alguns
tipos de células sanguíneas. Os ossos também têm a função de proteção dos
órgãos internos. Assim como foi
feito com o esqueleto, explorar a figura da musculatura humana, livro
didático Inspire Ciências 6° ano, página 65, com os alunos. É importante que
eles compreendam que as células musculares têm a capacidade de contrair e
relaxar. Comentar que a maioria dos músculos que formam a carne do corpo está
envolvida com os movimentos voluntários. Além desses, no entanto, há músculos
de contração involuntária, como o músculo cardíaco e aqueles que conduzem os
alimentos pelo trato digestório. Nesse momento, vale a pena retomar o
significado dos termos voluntário e involuntário. Etapa
21: Investigando (15 min) Pedir aos alunos
que desenhem em uma folha avulsa o contorno de uma de suas mãos. Em seguida,
solicitar que eles circulem, no desenho, as regiões de articulação. Dizer a
eles que uma forma de descobrir as diferentes articulações é fazer vários
movimentos, percebendo quais são as regiões onde conseguem dobrar a mão e os
dedos AULA 08 TEMA: O
movimento Etapa 22: Questão Disparadora (10 mim) Perguntar aos
alunos o que são articulações e qual a relação delas com os movimentos.
Deixar os alunos a vontade para expressarem seus conhecimentos prévios,
instigando os alunos a falarem o que sabem sobre o objeto. Etapa 23: Aprofundando no Tema ( 25 mim.) Fazendo
uso da imagem “Esquema do movimento do antebraço”, livro didático Inspire
ciências 6° ano, página 66, explicar que ossos, músculos, tendões, ligamentos
e articulações estão envolvidos no movimento do corpo. Para sensibilizar os
alunos a respeito do rol de movimentos que o corpo humano pode realizar, é
possível levá-los para o pátio ou para a quadra da escola e colocar uma
música bem animada. Propor a eles que dancem da maneira que quiserem e
percebam a movimentação de braços, pernas, pescoço, cabeça e outras partes do
corpo. Depois
dessa atividade, dispor os alunos sentados em roda e perguntar se eles
conseguem permanecer completamente imóveis. É provável que muitos percebam
que, embora estejam tentando permanecer parados, muita coisa continua se
movimentando no seu corpo: o coração continua batendo, eles continuam
respirando etc. Explicar que, nos movimentos voluntários do corpo, geralmente
os músculos trabalham em dupla e de modo antagônico. Pedir a eles que
reproduzam o movimento de dobrar o antebraço sugerido na figura e percebam a
ação contrária do bíceps e do tríceps. Etapa 24: Mão na massa – Parte II (15 min) Investigação:
Leve os alunos ao pátio ou à quadra da escola, munidos de caderno e lápis ou
caneta. Caso não exista essa possibilidade ou o professor julgue mais
conveniente permanecer em sala, é possível afastar as carteiras e realizar a
atividade dentro da própria sala. Peça para que os
alunos imitem o andar de alguns animais, como, macaco, sapo, jabuti, jacaré e
pinguim (o professor poderá mostrar em vídeos ou slides). Para que não haja
dispersão, oriente-os a andarem em um grande círculo. Cobre concentração, e
peça para que sintam as estruturas do corpo que estão sendo utilizadas nos
movimentos. A cada animal diferente, solicite que anotem em seus cadernos os
locais do corpo em que, eventualmente, sentiram dores, queimação,
formigamento ou dificuldade para realizar o movimento. Outra alternativa para
esta atividade é pedir para que os alunos formem grupos de 6 alunos. Cada
integrante da equipe deve ficar responsável por imitar os movimentos de um
dos animais listados. AULA 09 Etapa 25: Leitura e Interpretação (30 min) Propor aos
alunos que façam uma primeira leitura do texto “Mão biônica pode sentir
objetos e ‘conversar’ com o cérebro em tempo real” e do infográfico, no livro
didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 68 e 69. Depois, ler em conjunto
com toda a classe e explorar o infográfico, de modo que os alunos associem
parte do funcionamento da mão biônica com o que aprenderam na Unidade.
Sugerir uma conversa, perguntando qual a relação do texto com a Ciência. É provável que
muitas inovações não estejam ao alcance de todos que se beneficiariam dela,
por questões do alto custo ou da dificuldade em adquiri-las no Brasil. Propor
uma conversa sobre essas questões, permitindo aos alunos que expressem
livremente suas opiniões. Etapa 26: Correção da Atividade (15 min) Aproveite o
momento para revisar sobre o objeto de conhecimento em estudo. Etapa 27: Mão na massa – Parte III (05min) Orientar os
alunos a montarem o esqueleto entregue em sala de aula para trazer na próxima
aula. Elaboração: Mariete, Rosana, Vânia e Kenndra Coordenação e colaboração:
Nilsilane. |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; (X) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( X ) Vídeo;
( ) Microscópio; (
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro didático (42, 43,
45, 63, 67, 69) Seminários; ( x
) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; (x ) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; (
)Outros: |
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