Segunda Aula Remota 8º


8º Ano

Segunda Aula: Programas e indicadores de saúde pública


Período: 16 a 26/06                                                              Nº de Aula: 01


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EF07CI15.1) Compreender o significado da palavra saúde e a importância de nos manter saudáveis. (EF06CI .15.2)  Descrever doenças virais, bacterianas e causadas por protozoários, seus sintomas, forma de transmissão e de prevenção, em especial, as doenças infectocontagiosas que mais matam em sua região e país. (EF06CI15 .3)  Descrever o ciclo de vida de alguns platelmintos e nematódeos e analisar a forma de contágio e prevenção. (EF06CI15.4) Valorizar o cuidado com a própria saúde.



Etapa 01: Correção das questões da Aula Anterior que servirão como uma introdução para o próximo objeto de conhecimento, nesse momento o professor aproveita para ressaltar a importância da higiene na prevenção da doença e o funcionamento do SUS no tratamento as pessoas doentes.


Etapa 02:  Contexto e questão disparadora

Leia a matéria e anotem no caderno (façam cabeçalho, o tema da aula e a data) o que entendem pela sigla SUS. Você acha esse sistema de saúde eficiente? Segundo a professora Ana Maria, qual o maior problema enfrentado pelo sistema único hoje? Por que algumas pessoas adoecem mais facilmente que outras? Como podemos nos prevenir de doenças causadas por bactérias, vírus e outros agentes?


Etapa 03: Mão na massa

Façam o teste dos micróbios (disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br). Agora pesquisem na internet o conceito de saúde e copiem em seu caderno.

Etapa 04: Hora da Pesquisa!

Agora vocês irão buscar outras informações relacionadas ao tema e farão uma tabela no caderno escrevendo e ilustrando o ciclo de vida dos grupos abaixo relacionados. Acessem os links para aprofundar no tema.

Esquistossomo, tênia, ancilóstomo e áscaris, para melhor compreensão da forma de contaminação.














Nenhum comentário:

Postar um comentário