ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
ARTICULADOR: Nilsilane
N Silva
DATA: 17\09\2025
HORÁRIO:
08:00 às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h
(vespertino)
PAUTA:
1º MOMENTO: Acolhida/Oração (8h15min às 8h20min)
2º MOMENTO: Texto Motivacional (8h20min às 8h50 min)
Objetivo
Favorecer um momento de reflexão e autocuidado, fortalecendo a motivação dos
professores a partir da metáfora da fábula.
A Coruja e a Árvore Cansada
Havia uma árvore no meio do pátio da escola. Seus galhos eram largos e davam
sombra a todos que se aproximavam. Ali, crianças brincavam, professores
descansavam e até os passarinhos faziam festa.
Mas a árvore, com o tempo, começou a se sentir cansada. Achava que já não
tinha forças para sustentar tantos galhos, nem para oferecer sombra fresca em
dias quentes.
Certa noite, uma coruja pousou em seu tronco e disse:
— Árvore amiga, por que você está tão abatida?
A árvore suspirou:
— Porque sinto que já não tenho tanto a oferecer. Minhas folhas caem, meus galhos
pesam e não sei se consigo continuar sustentando todos.
A coruja sorriu com sabedoria e respondeu:
— Você se esquece de olhar para si mesma. O vento que balança seus galhos
também serve para refrescar suas raízes. A chuva que cai não é só para os outros,
mas também para você. Se quiser continuar a dar sombra, precisa primeiro se
nutrir.
A árvore compreendeu. E naquele instante, deixou que a água da chuva
penetrasse fundo em sua terra, deixou que o sol aquecesse seu tronco e se
permitiu descansar no ritmo das estações.
No dia seguinte, mais forte e renovada, continuou oferecendo sombra, mas
agora lembrava sempre: para sustentar o mundo ao redor, precisava primeiro
cuidar de si.
Moral da história:
“O professor, como a árvore, só pode continuar iluminando e
acolhendo se também se permitir nutrir-se. O autocuidado não é pausa na missão
de ensinar, é o que a torna possível.”
Reflexão Individual (10 min)
·
Convide os professores a escreverem em sua
“folha” duas coisas:
O que os faz sentir-se como a árvore cansada (ex.: sobrecarga, falta
de tempo, excesso de demandas). Poderá usar folhas amarelas.
O que os nutre e fortalece como a chuva e o sol (ex.: momentos em
família, hobbies, oração, leitura, descanso). Usar folhas verdes.
Entregar o cartão Cartão
"Bosque da Motivação" com Tubo de Ensaio
Colocar o QR Code no cartão.
Simbolismo
·
Folhas verdes → cada gesto de
autocuidado.
·
Tubo de ensaio → representa a
experiência, o cuidado científico, mas também o “nutriente” que fortalece o
professor.
·
Cartão → lembrança afetiva do
momento terapêutico.
3º MOMENTO: Demonstração
de Práticas para as próximas Sequências (8h50min às 9h10 min)
Os grupos deverão
realizar a atividade prática que contemplará as próximas sequências didáticas.
Com um plano de aula simples contendo apenas a quantidade de aulas que usarão
para realizar a atividade, que deverá ter as habilidades, objetivos, métodos e
resultados. Abaixo está relacionado as equipes e as temáticas referentes aos
experimentos:
Magalli e Eliete: O sentido da visão e o
uso de lentes corretivas.
Elane, Éllen, Mariete e Max: Divisão
Celular e transmissão dos genes na reprodução.
Lucilane e Vânia: Drogas
Adriana, Jacy, Rosimeire e Thainã:
Fenômenos naturais e impactos ambientais.
Lucilane e Vânia: Drogas
4º MOMENTO: Lanche (9h10min às 9h20h)
5º MOMENTO: Demonstração
de Práticas para as próximas Sequências-Continuação (9h20min às 10h)
Esse momento será continuação
das demonstrações práticas escolhidas pelos grupos, que serão usadas nas próximas
sequências didáticas.
6º MOMENTO:
Apresentação
dos resultados da prova CAED Ciclo II (10h às 11h)
De posse
dos resultados, cada professor relata as habilidades com menor acerto, isso por
ano, para observarmos se aconteceu em todas as escolas. Levantar também as
possíveis causas e intervenções. No momento, o articulador deverá consultar as
matrizes de referência para ler as habilidades.
7º MOMENTO: Relatos (11h às 11h30min)
Considerações
sobre aplicabilidade das sequências didáticas, cumprimento da metodologia e
participação das aulas. Preencher a planilha
referente a aplicação da sequência didática.
8º MOMENTO: Avisos e Avaliação do Encontro (11h30min)
Avisos!!
Próxima
Sequência Didática e Avaliação CAED (setembro).
As Sequências do 8º e 9º estão maiores,
então tentem trabalhar todos os temas, resumindo, se for o caso, mas, com a
preocupação de trabalhar as habilidades do CAED.
Avaliar
o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms.
Enviar pelo grupo de WhatsApp.
Cartão "Bosque da
Motivação" com Tubo de Ensaio
Materiais
·
Cartolina kraft ou papel cartão branco (base do
cartão).
·
Folhas verdes recortadas em papel colorido ou
EVA (cada uma representando uma “força” ou “nutrição” do professor).
·
Tubo de ensaio pequeno de acrílico ou vidro
(aqueles de lembrancinha).
·
Fita de cetim ou sisal.
·
Papel sulfite cortado em tiras (para mensagens).
Montagem
1. Base
do cartão:
o
Dobre a cartolina ao meio no formato de cartão.
o
Na capa, cole algumas folhas verdes formando
galhos ou uma árvore estilizada.
2. Tubo
de ensaio:
o
Fixe o tubo de ensaio na capa ou dentro do
cartão (com fita adesiva dupla face forte ou suporte de papel).
o
Dentro dele, coloque algumas folhas de
papel dobradas (com palavras como força, esperança,
alegria, descanso, fé, amor).
3. Mensagem:
o
Na parte interna do cartão, escreva a frase
final do momento:
✨
“Assim como a árvore precisa de sol e chuva, o professor precisa
de cuidado e motivação para florescer. Cuide-se!”
4. Detalhe
final:
o
Amarre o cartão com uma fita verde ou sisal
rústico, reforçando a ideia de natureza.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)







.jpeg)
.jpeg)



Nenhum comentário:
Postar um comentário