12º Encontro de Articulação Cie 2025

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025

 

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

ARTICULADOR: Nilsilane N Silva

DATA: 17\09\2025

HORÁRIO: 08:00 às 11:30h (matutino)

                      13:30 às 17:00h (vespertino)

PAUTA:

 

1º MOMENTO: Acolhida/Oração (8h15min às 8h20min)

2º MOMENTO: Texto Motivacional (8h20min às 8h50 min)

Objetivo

Favorecer um momento de reflexão e autocuidado, fortalecendo a motivação dos professores a partir da metáfora da fábula.

A Coruja e a Árvore Cansada

Havia uma árvore no meio do pátio da escola. Seus galhos eram largos e davam sombra a todos que se aproximavam. Ali, crianças brincavam, professores descansavam e até os passarinhos faziam festa.

Mas a árvore, com o tempo, começou a se sentir cansada. Achava que já não tinha forças para sustentar tantos galhos, nem para oferecer sombra fresca em dias quentes.

Certa noite, uma coruja pousou em seu tronco e disse:
— Árvore amiga, por que você está tão abatida?

A árvore suspirou:
— Porque sinto que já não tenho tanto a oferecer. Minhas folhas caem, meus galhos pesam e não sei se consigo continuar sustentando todos.

A coruja sorriu com sabedoria e respondeu:
— Você se esquece de olhar para si mesma. O vento que balança seus galhos também serve para refrescar suas raízes. A chuva que cai não é só para os outros, mas também para você. Se quiser continuar a dar sombra, precisa primeiro se nutrir.

A árvore compreendeu. E naquele instante, deixou que a água da chuva penetrasse fundo em sua terra, deixou que o sol aquecesse seu tronco e se permitiu descansar no ritmo das estações.

No dia seguinte, mais forte e renovada, continuou oferecendo sombra, mas agora lembrava sempre: para sustentar o mundo ao redor, precisava primeiro cuidar de si.

 

Moral da história:

“O professor, como a árvore, só pode continuar iluminando e acolhendo se também se permitir nutrir-se. O autocuidado não é pausa na missão de ensinar, é o que a torna possível.”

Reflexão Individual (10 min)

·         Convide os professores a escreverem em sua “folha” duas coisas:
O que os faz sentir-se como a árvore cansada (ex.: sobrecarga, falta de tempo, excesso de demandas). Poderá usar folhas amarelas.
O que os nutre e fortalece como a chuva e o sol (ex.: momentos em família, hobbies, oração, leitura, descanso). Usar folhas verdes.

Entregar o cartão Cartão "Bosque da Motivação" com Tubo de Ensaio

Colocar o QR Code no cartão.

Simbolismo

·         Folhas verdes → cada gesto de autocuidado.

·         Tubo de ensaio → representa a experiência, o cuidado científico, mas também o “nutriente” que fortalece o professor.

·         Cartão → lembrança afetiva do momento terapêutico.

 

3º MOMENTO: Demonstração de Práticas para as próximas Sequências (8h50min às 9h10 min)

Os grupos deverão realizar a atividade prática que contemplará as próximas sequências didáticas. Com um plano de aula simples contendo apenas a quantidade de aulas que usarão para realizar a atividade, que deverá ter as habilidades, objetivos, métodos e resultados. Abaixo está relacionado as equipes e as temáticas referentes aos experimentos:

Magalli e Eliete: O sentido da visão e o uso de lentes corretivas.

Elane, Éllen, Mariete e Max: Divisão Celular e transmissão dos genes na reprodução.

Lucilane e Vânia: Drogas

Adriana, Jacy, Rosimeire e Thainã: Fenômenos naturais e impactos ambientais.

Lucilane e Vânia: Drogas

4º MOMENTO: Lanche (9h10min às 9h20h)

5º MOMENTO: Demonstração de Práticas para as próximas Sequências-Continuação (9h20min às 10h)

Esse momento será continuação das demonstrações práticas escolhidas pelos grupos, que serão usadas nas próximas sequências didáticas.

6º MOMENTO: Apresentação dos resultados da prova CAED Ciclo II (10h às 11h)

De posse dos resultados, cada professor relata as habilidades com menor acerto, isso por ano, para observarmos se aconteceu em todas as escolas. Levantar também as possíveis causas e intervenções. No momento, o articulador deverá consultar as matrizes de referência para ler as habilidades.

7º MOMENTO: Relatos (11h às 11h30min)

Considerações sobre aplicabilidade das sequências didáticas, cumprimento da metodologia e participação das aulas. Preencher a planilha referente a aplicação da sequência didática.

 

8º MOMENTO: Avisos e Avaliação do Encontro (11h30min)

Avisos!!

Próxima Sequência Didática e Avaliação CAED (setembro).

As Sequências do 8º e 9º estão maiores, então tentem trabalhar todos os temas, resumindo, se for o caso, mas, com a preocupação de trabalhar as habilidades do CAED.

Avaliar o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms. Enviar pelo grupo de WhatsApp.   

 

Cartão "Bosque da Motivação" com Tubo de Ensaio

Materiais

·         Cartolina kraft ou papel cartão branco (base do cartão).

·         Folhas verdes recortadas em papel colorido ou EVA (cada uma representando uma “força” ou “nutrição” do professor).

·         Tubo de ensaio pequeno de acrílico ou vidro (aqueles de lembrancinha).

·         Fita de cetim ou sisal.

·         Papel sulfite cortado em tiras (para mensagens).

Montagem

1.      Base do cartão:

o    Dobre a cartolina ao meio no formato de cartão.

o    Na capa, cole algumas folhas verdes formando galhos ou uma árvore estilizada.

2.      Tubo de ensaio:

o    Fixe o tubo de ensaio na capa ou dentro do cartão (com fita adesiva dupla face forte ou suporte de papel).

o    Dentro dele, coloque algumas folhas de papel dobradas (com palavras como força, esperança, alegria, descanso, fé, amor).

3.      Mensagem:

o    Na parte interna do cartão, escreva a frase final do momento:
“Assim como a árvore precisa de sol e chuva, o professor precisa de cuidado e motivação para florescer. Cuide-se!”

4.      Detalhe final:

o    Amarre o cartão com uma fita verde ou sisal rústico, reforçando a ideia de natureza.

 REGISTROS DO ENCONTRO  

 

 

 


 













Nenhum comentário:

Postar um comentário