3ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Escola como espaço
de acolhimento, afetividade e conhecimento. |
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Subtema: A Escola me
conduz ao conhecimento sobre “Sistema Solar, Terra e Lua e respectivos
movimentos”. |
Unidade Temática: Terra e Universo |
Objetos
de Conhecimento: Estações
do ano, Lua satélite da Terra, fases da Lua. Eclipses e movimentos da Lua. |
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Ano: 8º Período:
11 a 22 / 04 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI12) Justificar, por meio da
construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases
da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e
Lua. (EF08CI13) Representar os
movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação
do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das
estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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· Pesquisar sobre
a relação das estações do ano com a sobrevivência dos seres vivos. · Identificar a
Lua como satélite natural da Terra e as fases da Lua |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 TEMA: As
estações do ano Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios
(10min) Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o
slide ou imprima-o e mostre para os alunos. Se não houver impressora,
esquematize no quadro um cenário que ilustra o diálogo proposto no slide.
Leia o diálogo e chame a atenção dos alunos para as imagens. Suscite a
reflexão dos alunos promovendo o resgate do conhecimento prévio através das
perguntas: Em que mês do ano eles estão conversando? A qual estação
do ano Anne está se referindo? Os Estados Unidos estão localizados em qual
hemisfério? O Brasil está localizado em qual hemisfério? Que estação do ano
ocorre o Natal no Brasil? Por que as estações do ano são diferentes nos dois
hemisférios? Espera-se
que os alunos reflitam que os Estados Unidos ficam no Hemisfério Norte e o
Brasil fica no Sul e enquanto que no Hemisfério Norte está no inverno, no Sul
ocorre o verão. Para
saber mais sobre o tema da aula acesse: http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf Se possível, leve o Globo Terrestre pra sala,
para mostrar onde fica os hemisférios. Etapa 02: Questão disparadora (10min) Orientações: Ainda
em semicírculo, peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “Por que as
estações do ano são diferentes nos dois hemisférios?” e relatem suas
percepções acerca desse evento. Deixe que os alunos compartilhem suas
opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações. Oriente os alunos
que, nesta aula, eles irão perceber o motivo das estações serem diferentes nos
dois hemisférios. Etapa
03: Mão na massa I (30min)
Orientações: Organize a turma em grupos de, pelo menos, 3 alunos e
explique para os grupos que eles irão comparar as características das
estações do ano e formular hipóteses sobre o motivo das estações do ano serem
diferentes em ambos os hemisférios, testando essas hipóteses através da
simulação das estações do ano utilizando uma bola de isopor, para representar
a Terra, um espeto de madeira ou palito de dente para representar o eixo da
Terra e uma caneta hidrocor para estabelecer os hemisférios Norte e Sul. Caso
a escola não possua bolinhas de isopor, poderá ser utilizada uma bolinha
feita de papel rascunho e a lanterna poderá ser substituída por qualquer
fonte de luz direcional. Imprima o arquivo
contendo as características das estações do ano disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dhx9d9TMYeNW5dWAuaqRZJqkYzVCX3ZsFTVZTAZXyqEYNhEkkGpznH6u2CDu/cie8-11tu09--mao-na-massa--caracteristicas-das-estacoes-do-ano.pdf,
e entregue para os grupos juntamente com os materiais que serão utilizados na
simulação e oriente os alunos no desenvolvimento da atividade da seguinte
forma: Vocês irão ler as características das
estações do ano e irão utilizar a bolinha de isopor, que representará a
Terra, o espeto de madeira, que demonstrará o eixo de rotação da Terra, a
caneta hidrocor para marcar ambos os hemisférios e a lanterna que
representará o Sol. Vocês utilizarão esses materiais para demonstrar o motivo
das estações do ano serem diferentes nos dois hemisférios. Para isso,
observem os locais em que Anne e João estão, leiam as características das
estações do ano, criem hipóteses, testem as hipóteses com o uso dos materiais
e discutam em grupo a validação das suas hipóteses para demonstrar o motivo
das estações do ano serem diferentes nos dois hemisférios. Para isso vocês terão
25 minutos para concluir essa atividade. Se necessário
utilize a resolução da atividade disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PEBES8vHcGRJuzzQXWx2D3uMUvm6wCadhbfHh5NNxUPtMVudfAam4F2Jk2Ev/cie8-11tu09--mao-na-massa--resolucao-da-atividade.pdf
arquivo para orientá-lo durante a mediação da atividade junto aos alunos. É
importante considerar, que, nesta aula, os alunos irão criar hipóteses e
testá-las, por isso, deve ser contemplada a diversidade de pensamentos, as
discussões e as estratégias que eles utilizarão, tanto na confecção da
representação da Terra na bolinha de isopor quanto na simulação das estações
do ano. Desse modo, prefira mediar a atividade dos alunos na durante suas
descobertas ao invés de mostrar a resolução da atividade para eles. Materiais
necessários: Impressão do arquivo
com as características das estações do ano, bolinha de isopor, espeto de
madeira e caneta hidrocor. AULA 02 TEMA: As estações do ano no
Brasil Etapa 04: Pesquisa dirigida (30min) Agora
que você já trabalhou a constatação das estações do ano, oriente os alunos a
realizarem uma pesquisa dirigida. Divida
os alunos em equipes de até 5 integrantes. Disponibilize a apostila abaixo
para cada grupo, ou, as páginas 201 a 203205 a 207 do livro didático Inspire
Ciências 8º ano, para que pesquise e respondam as questões abaixo. Cada um
deverá fazer a pesquisa em seu caderno: 1.
O que faz as estações do ano
acontecerem? 2.
Quais as características de cada
estação do ano no Brasil? 3.
Quando inicia e termina cada estação do
ano no Brasil? 4.
O que muda nas plantas e animais em
cada estação do ano? 5.
Qual a importância das estações do ano? Estações do
ano As estações do ano, verão, outono,
inverno e primavera, são subdivisões baseadas em padrões climáticos. Cada um
desses períodos apresenta características diferentes dos demais. Ao longo de um ano, as estações do
ano dividem-se em quatro: inverno, primavera, verão e outono. As estações do ano representam
quatro subdivisões climáticas no período de um ano: verão, outono, inverno e
primavera. As estações não ocorrem de forma simultânea em todo o mundo, já que são determinadas, em cada localidade, pela
dinâmica de rotação e translação do planeta. Características
das estações do ano As estações do ano apresentam
características particulares e definidas. Diferenciam-se em cada hemisfério
em virtude da inclinação do eixo da Terra e de seus movimentos de rotação e
de translação. Veja abaixo as principais características das estações do ano
nos Hemisférios Norte e Sul. Por que existem
as estações do ano? As estações do ano ocorrem em
decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de rotação (giro em torno de seu próprio
eixo) do planeta possibilita a existência do dia e da noite. A Terra também
realiza o movimento de translação (giro em torno do Sol) e, em
virtude da sua inclinação em relação ao seu plano orbital, a incidência solar
é diferente nos hemisférios. A translação é, portanto, o movimento
responsável pela existência das estações do ano, visto que estas são
definidas pela posição do hemisfério em relação ao Sol. Por isso, as estações
não ocorrem, ao longo do ano, de maneira igual nos dois hemisférios. Solstício e
Equinócio Solstício é um fenômeno do campo astronômico que representa
o início do verão ou do inverno nos hemisférios. Representa o período em que
o Sol incide com maior intensidade em um dos hemisférios em virtude da maior
inclinação latitudinal em relação à linha do Equador. Caracteriza-se, assim,
o solstício de verão em um hemisfério e o solstício de inverno, com menor
incidência dos raios solares, em outro. Equinócio é um fenômeno do campo astronômico que
representa o início da primavera ou do outono. Representa o período em que a
duração do dia e da noite é igual nos dois hemisférios, pois recebem a mesma
quantidade de luz. No equinócio, a luz solar incide perpendicularmente à
linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios recebam a mesma
distribuição de luz. Esse fenômeno ocorre apenas duas vezes ao ano.
Estações do ano
no Brasil No Brasil, as estações do ano
iniciam-se, oficialmente, nos dias de solstício e de equinócio. São,
geralmente, bem definidas em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul,
regiões de serras localizadas em Minas Gerais e Rio de Janeiro e na região
Sul do país. Nas demais regiões, há duas estações bem-definidas: uma estação
quente e úmida e outra quente e seca. 1. Verão: compreende os
meses de dezembro a março e representa um período de férias (alta temporada).
Caracteriza-se por apresentar dias mais compridos do que as noites. Chuvas de
curta duração podem ser observadas ao longo dessa estação, bem como mudanças
repentinas das condições climáticas. Isso ocorre em virtude do aumento das
temperaturas, que favorece a formação de tempestades seguidas de trovoadas. 2. Outono: compreende
os meses de março a junho e representa um período de transição entre o verão
e o inverno. Caracteriza-se pela redução dos índices pluviométricos. A
temperatura cai gradualmente, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e
partes do Centro-Oeste em virtude da presença de massas de ar frio atuantes.
As condições meteorológicas mudam rapidamente, e podem acontecer geadas e
nevoeiros na região Sul. 3. Inverno: representa
um período de temperaturas mais amenas em algumas localidades e temperaturas
elevadas em outras. Essa estação compreende os meses de junho a setembro. Nas
regiões Sudeste e Centro-Oeste, essa estação representa o período de menor
índice pluviométrico do ano. Frentes frias atuam nesse período em localidades
das regiões Sudeste e Sul. Outra característica é a redução da umidade relativa
do ar. É comum, nessa época do ano, o aumento de doenças respiratórias em
decorrência da baixa umidade. 4. Primavera: representa aumento nos índices
pluviométricos. Compreende os meses de setembro a dezembro. Além das chuvas
serem mais frequentes, as temperaturas tornam-se mais amenas. Caracteriza-se,
portanto, por ser um período de transição entre uma estação muito seca e
outra muito úmida. As temperaturas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul
apresentam elevação ao longo dessa estação Etapa 05:
Fazer a correção das pesquisas (20min). A correção poderá ser feita em
forma de diálogo, dando oportunidade para os grupos se pronunciarem a
respeito. Ou ainda um pequeno debate com objetivo de comparar as informações
coletadas por cada grupo. AULA 03 TEMA: As estações do ano no
Brasil Etapa 06: Mão na massa II (15min) Atividade em dupla. Construir o mapa mental abaixo
em folhas de oficio com as principais características de cada estação. Disponibilizar o mapa mental abaixo em tamanho
pequeno para que reproduzam na folha de oficio. Mapa Mental:
Estações do Ano Etapa 06: Hora da produção (25min) Assim que concluírem o mapa mental cada dupla vai
escolher uma das quatros estações e produzirá um poema sobre ela. Etapa
07: Socializando as produções (10min) Quando terminar cada dupla fará a leitura do seu
poema. AULA 04 Tema: Lua satélite da Terra Etapa 08:
Levantamento de conhecimentos prévios (10min) Analise
a imagem da lua na página 209 do livro didático Inspire Ciências 8º ano e
responda aos questionamentos. 1. Quais são as características que podemos perceber
na superfície da lua? Espera-se que a turma
comente sobre as diferentes tonalidades de cinza, além de citar a existência
das manchas escuras que cobrem o satélite. Etapa 09:
Sistematização do conhecimento (20min) Explicar sobre a Lua utilizando
os textos das páginas 209 e 210 do livro Inspire Ciências 8º ano (poderá
fazer leitura compartilhada, assim exercita com os alunos). Aproveite para sanar qualquer
dúvida a respeito do conteúdo. Etapa 10: Verificando a aprendizagem
(10min) Solicite os alunos que façam as
questões 1 e 2 da página 212 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.
Oriente-os da melhor forma possível na resolução da atividade. Etapa
11: Correção da Atividade (10min) AULA 05 Tema: Movimentos
da Lua e Fases Etapa 12: Sistematização dos
conceitos (15min) Explicar sobre “Os movimentos da Lua” utilizando
os textos da página 211 do livro Inspire Ciências 8º ano. Porém, faça uma
demonstração utilizando os alunos como Sol, Terra e Lua, assim, a compreensão
ficará mais fácil. Aproveite para sanar qualquer dúvida a respeito do
assunto. Etapa 13:
Aplicando o Conhecimento (10min) Levante as seguintes questões: Vocês já repararam que em algumas
noites podemos ver as estrelas, mas não vemos a Lua ou vemos apenas uma
pequena parte dela? Vocês conseguem imaginar o porquê? Vocês observaram a Lua
ontem? Como ela estava? É importante lembrar que às vezes podemos não ver a
Lua devido às condições meteorológicas, como a presença de densas nuvens no
céu. Etapa 14:
Sistematização dos conceitos (25min) Fazer conclusões sobre as Fases da
Lua, a partir de tudo que foi levantado desde a etapa 12, utilize também como
suporte os textos das páginas 213 e 214 do livro Inspire Ciências 8º ano. Aproveite para sanar qualquer
dúvida a respeito do assunto. Etapa 15: Aula Prática (05min) Observação da Lua Professor irá orientar cada aluno que, durante aproximadamente 28 dias,
observem a Lua durante a noite, reparando seu formato, quantos dias dura cada
formato, dentre outras coisas que eles observarem. Pedir que fotografem ou desenhem o que observarem no período dos 28
dias. E ao final entregue o relatório das observações feita ao professor. AULA 06 Tema: Eclipses Etapa 16:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min) Peça para que os alunos
reflitam sobre a pergunta “Em quais fases da Lua ocorrem os eclipses lunar e
solar?” Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e
levantem possíveis explicações. Etapa 17:
Sistematização dos conceitos (15min) Explicar sobre Eclipse Lunar e
Eclipse solar da Lua utilizando o texto da página 215 do livro Inspire
Ciências 8º ano. Aproveite para sanar qualquer
dúvida a respeito do assunto. Etapa 18:
Ilustrando os modelos (15min) Após a explicação faça os esquemas
representando cada um dos tipos de eclipse e peça que cada aluno faça em seu
caderno. Utilize a explicação do livro
como suporte, nas páginas 206 a 215. Etapa 16:
Verificação da Atividade (10min) Oriente os alunos na execução
da atividade 1 e 2 da página 217 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Observação:
Professor se tiver condições, poderá fazer uso de vídeos para tornar sua aula
mais atrativa. Elaboração: Adriana,
Magalli, Rosimeire e Tânia Mara. Coordenação e colaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Microscópio; ( ) Computador;
( ) Jogos; (X ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( X ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (206 e 217); ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;
( X) Cartaz; () Debate;(X )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros: |
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