3ª SD CIE 8º ano

 

3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento.

Subtema: A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Sistema Solar, Terra e Lua e respectivos movimentos”.

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Estações do ano, Lua satélite da Terra, fases da Lua. Eclipses e movimentos da Lua.

Ano: 8º                          Período:  11 a 22 / 04                             Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Pesquisar sobre a relação das estações do ano com a sobrevivência dos seres vivos.

· Identificar a Lua como satélite natural da Terra e as fases da Lua

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: As estações do ano

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Contexto

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o slide ou imprima-o e mostre para os alunos. Se não houver impressora, esquematize no quadro um cenário que ilustra o diálogo proposto no slide. Leia o diálogo e chame a atenção dos alunos para as imagens. Suscite a reflexão dos alunos promovendo o resgate do conhecimento prévio através das perguntas: Em que mês do ano eles estão conversando? A qual estação do ano Anne está se referindo? Os Estados Unidos estão localizados em qual hemisfério? O Brasil está localizado em qual hemisfério? Que estação do ano ocorre o Natal no Brasil? Por que as estações do ano são diferentes nos dois hemisférios?

Espera-se que os alunos reflitam que os Estados Unidos ficam no Hemisfério Norte e o Brasil fica no Sul e enquanto que no Hemisfério Norte está no inverno, no Sul ocorre o verão.

Para saber mais sobre o tema da aula acesse: http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf

Se possível, leve o Globo Terrestre pra sala, para mostrar onde fica os hemisférios.

Etapa 02: Questão disparadora (10min)

Questão disparadora

Orientações: Ainda em semicírculo, peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “Por que as estações do ano são diferentes nos dois hemisférios?” e relatem suas percepções acerca desse evento. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações. Oriente os alunos que, nesta aula, eles irão perceber o motivo das estações serem diferentes nos dois hemisférios.

Etapa 03: Mão na massa I (30min)

Mão na massa

Orientações: Organize a turma em grupos de, pelo menos, 3 alunos e explique para os grupos que eles irão comparar as características das estações do ano e formular hipóteses sobre o motivo das estações do ano serem diferentes em ambos os hemisférios, testando essas hipóteses através da simulação das estações do ano utilizando uma bola de isopor, para representar a Terra, um espeto de madeira ou palito de dente para representar o eixo da Terra e uma caneta hidrocor para estabelecer os hemisférios Norte e Sul. Caso a escola não possua bolinhas de isopor, poderá ser utilizada uma bolinha feita de papel rascunho e a lanterna poderá ser substituída por qualquer fonte de luz direcional.

Imprima o arquivo contendo as características das estações do ano disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dhx9d9TMYeNW5dWAuaqRZJqkYzVCX3ZsFTVZTAZXyqEYNhEkkGpznH6u2CDu/cie8-11tu09--mao-na-massa--caracteristicas-das-estacoes-do-ano.pdf, e entregue para os grupos juntamente com os materiais que serão utilizados na simulação e oriente os alunos no desenvolvimento da atividade da seguinte forma: Vocês irão ler as características das estações do ano e irão utilizar a bolinha de isopor, que representará a Terra, o espeto de madeira, que demonstrará o eixo de rotação da Terra, a caneta hidrocor para marcar ambos os hemisférios e a lanterna que representará o Sol. Vocês utilizarão esses materiais para demonstrar o motivo das estações do ano serem diferentes nos dois hemisférios. Para isso, observem os locais em que Anne e João estão, leiam as características das estações do ano, criem hipóteses, testem as hipóteses com o uso dos materiais e discutam em grupo a validação das suas hipóteses para demonstrar o motivo das estações do ano serem diferentes nos dois hemisférios. Para isso vocês terão 25 minutos para concluir essa atividade.

Se necessário utilize a resolução da atividade disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PEBES8vHcGRJuzzQXWx2D3uMUvm6wCadhbfHh5NNxUPtMVudfAam4F2Jk2Ev/cie8-11tu09--mao-na-massa--resolucao-da-atividade.pdf arquivo para orientá-lo durante a mediação da atividade junto aos alunos. É importante considerar, que, nesta aula, os alunos irão criar hipóteses e testá-las, por isso, deve ser contemplada a diversidade de pensamentos, as discussões e as estratégias que eles utilizarão, tanto na confecção da representação da Terra na bolinha de isopor quanto na simulação das estações do ano. Desse modo, prefira mediar a atividade dos alunos na durante suas descobertas ao invés de mostrar a resolução da atividade para eles.
É importante, durante a atividade, suscitar a reflexão nos grupos com perguntas como: Como vocês irão marcar a linha do Equador e os trópicos na bolinha de isopor? Qual região aproximada, na bolinha de isopor, a Anne está? E o João? Que informações vocês irão utilizar para simular a primavera? E o que é importante considerar nas informações sobre o verão? O que vocês percebem ao simular o outono e o inverno?

Materiais necessários: Impressão do arquivo com as características das estações do ano, bolinha de isopor, espeto de madeira e caneta hidrocor.

 

AULA 02

TEMA: As estações do ano no Brasil

Etapa 04: Pesquisa dirigida (30min)

Agora que você já trabalhou a constatação das estações do ano, oriente os alunos a realizarem uma pesquisa dirigida.

Divida os alunos em equipes de até 5 integrantes. Disponibilize a apostila abaixo para cada grupo, ou, as páginas 201 a 203205 a 207 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, para que pesquise e respondam as questões abaixo. Cada um deverá fazer a pesquisa em seu caderno:

1.      O que faz as estações do ano acontecerem?

2.      Quais as características de cada estação do ano no Brasil?

3.      Quando inicia e termina cada estação do ano no Brasil?

4.      O que muda nas plantas e animais em cada estação do ano?

5.      Qual a importância das estações do ano?

Estações do ano

As estações do ano, verão, outono, inverno e primavera, são subdivisões baseadas em padrões climáticos. Cada um desses períodos apresenta características diferentes dos demais.

Ao longo de um ano, as estações do ano dividem-se em quatro: inverno, primavera, verão e outono.

As estações do ano representam quatro subdivisões climáticas no período de um ano: verão, outono, inverno e primavera. As estações não ocorrem de forma simultânea em todo o mundo, já que são determinadas, em cada localidade, pela dinâmica de rotação e translação do planeta.

Características das estações do ano

As estações do ano apresentam características particulares e definidas. Diferenciam-se em cada hemisfério em virtude da inclinação do eixo da Terra e de seus movimentos de rotação e de translação. Veja abaixo as principais características das estações do ano nos Hemisférios Norte e Sul.

 

Por que existem as estações do ano?

As estações do ano ocorrem em decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de rotação (giro em torno de seu próprio eixo) do planeta possibilita a existência do dia e da noite. A Terra também realiza o movimento de translação (giro em torno do Sol) e, em virtude da sua inclinação em relação ao seu plano orbital, a incidência solar é diferente nos hemisférios. A translação é, portanto, o movimento responsável pela existência das estações do ano, visto que estas são definidas pela posição do hemisfério em relação ao Sol. Por isso, as estações não ocorrem, ao longo do ano, de maneira igual nos dois hemisférios.

Solstício e Equinócio

Solstício é um fenômeno do campo astronômico que representa o início do verão ou do inverno nos hemisférios. Representa o período em que o Sol incide com maior intensidade em um dos hemisférios em virtude da maior inclinação latitudinal em relação à linha do Equador. Caracteriza-se, assim, o solstício de verão em um hemisfério e o solstício de inverno, com menor incidência dos raios solares, em outro.

Equinócio é um fenômeno do campo astronômico que representa o início da primavera ou do outono. Representa o período em que a duração do dia e da noite é igual nos dois hemisférios, pois recebem a mesma quantidade de luz. No equinócio, a luz solar incide perpendicularmente à linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios recebam a mesma distribuição de luz. Esse fenômeno ocorre apenas duas vezes ao ano.

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que representam o início das estações do ano.
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que representam o início das estações do ano.

Estações do ano no Brasil

No Brasil, as estações do ano iniciam-se, oficialmente, nos dias de solstício e de equinócio. São, geralmente, bem definidas em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, regiões de serras localizadas em Minas Gerais e Rio de Janeiro e na região Sul do país. Nas demais regiões, há duas estações bem-definidas: uma estação quente e úmida e outra quente e seca.

1. Verão: compreende os meses de dezembro a março e representa um período de férias (alta temporada). Caracteriza-se por apresentar dias mais compridos do que as noites. Chuvas de curta duração podem ser observadas ao longo dessa estação, bem como mudanças repentinas das condições climáticas. Isso ocorre em virtude do aumento das temperaturas, que favorece a formação de tempestades seguidas de trovoadas.

2. Outono: compreende os meses de março a junho e representa um período de transição entre o verão e o inverno. Caracteriza-se pela redução dos índices pluviométricos. A temperatura cai gradualmente, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste em virtude da presença de massas de ar frio atuantes. As condições meteorológicas mudam rapidamente, e podem acontecer geadas e nevoeiros na região Sul.

3. Inverno: representa um período de temperaturas mais amenas em algumas localidades e temperaturas elevadas em outras. Essa estação compreende os meses de junho a setembro. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, essa estação representa o período de menor índice pluviométrico do ano. Frentes frias atuam nesse período em localidades das regiões Sudeste e Sul. Outra característica é a redução da umidade relativa do ar. É comum, nessa época do ano, o aumento de doenças respiratórias em decorrência da baixa umidade.

4. Primavera: representa aumento nos índices pluviométricos. Compreende os meses de setembro a dezembro. Além das chuvas serem mais frequentes, as temperaturas tornam-se mais amenas. Caracteriza-se, portanto, por ser um período de transição entre uma estação muito seca e outra muito úmida. As temperaturas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul apresentam elevação ao longo dessa estação

 

Etapa 05: Fazer a correção das pesquisas (20min).

A correção poderá ser feita em forma de diálogo, dando oportunidade para os grupos se pronunciarem a respeito. Ou ainda um pequeno debate com objetivo de comparar as informações coletadas por cada grupo.

AULA 03

TEMA: As estações do ano no Brasil

Etapa 06: Mão na massa II (15min)

Atividade em dupla. Construir o mapa mental abaixo em folhas de oficio com as principais características de cada estação.

Disponibilizar o mapa mental abaixo em tamanho pequeno para que reproduzam na folha de oficio.

Mapa Mental: Estações do Ano

Etapa 06: Hora da produção (25min)

Assim que concluírem o mapa mental cada dupla vai escolher uma das quatros estações e produzirá um poema sobre ela.

Etapa 07: Socializando as produções (10min)

Quando terminar cada dupla fará a leitura do seu poema.

 

AULA 04

Tema: Lua satélite da Terra

Etapa 08: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Analise a imagem da lua na página 209 do livro didático Inspire Ciências 8º ano e responda aos questionamentos.

1.      Quais são as características que podemos perceber na superfície da lua?

Espera-se que a turma comente sobre as diferentes tonalidades de cinza, além de citar a existência das manchas escuras que cobrem o satélite.

Etapa 09: Sistematização do conhecimento (20min)

Explicar sobre a Lua utilizando os textos das páginas 209 e 210 do livro Inspire Ciências 8º ano (poderá fazer leitura compartilhada, assim exercita com os alunos).

Aproveite para sanar qualquer dúvida a respeito do conteúdo.

Etapa 10: Verificando a aprendizagem (10min)

Solicite os alunos que façam as questões 1 e 2 da página 212 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Oriente-os da melhor forma possível na resolução da atividade.

Etapa 11: Correção da Atividade (10min)

 

AULA 05

Tema: Movimentos da Lua e Fases

Etapa 12: Sistematização dos conceitos (15min)

Explicar sobre “Os movimentos da Lua” utilizando os textos da página 211 do livro Inspire Ciências 8º ano. Porém, faça uma demonstração utilizando os alunos como Sol, Terra e Lua, assim, a compreensão ficará mais fácil.

Aproveite para sanar qualquer dúvida a respeito do assunto.

Etapa 13: Aplicando o Conhecimento (10min)

Levante as seguintes questões:

Vocês já repararam que em algumas noites podemos ver as estrelas, mas não vemos a Lua ou vemos apenas uma pequena parte dela? Vocês conseguem imaginar o porquê? Vocês observaram a Lua ontem? Como ela estava? É importante lembrar que às vezes podemos não ver a Lua devido às condições meteorológicas, como a presença de densas nuvens no céu.

Etapa 14: Sistematização dos conceitos (25min)

Fazer conclusões sobre as Fases da Lua, a partir de tudo que foi levantado desde a etapa 12, utilize também como suporte os textos das páginas 213 e 214 do livro Inspire Ciências 8º ano.

Aproveite para sanar qualquer dúvida a respeito do assunto.

Etapa 15: Aula Prática (05min)

Observação da Lua

Professor irá orientar cada aluno que, durante aproximadamente 28 dias, observem a Lua durante a noite, reparando seu formato, quantos dias dura cada formato, dentre outras coisas que eles observarem.

Pedir que fotografem ou desenhem o que observarem no período dos 28 dias. E ao final entregue o relatório das observações feita ao professor.

AULA 06

Tema: Eclipses

Etapa 16: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “Em quais fases da Lua ocorrem os eclipses lunar e solar?” Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações.

Etapa 17: Sistematização dos conceitos (15min)

Explicar sobre Eclipse Lunar e Eclipse solar da Lua utilizando o texto da página 215 do livro Inspire Ciências 8º ano.

Aproveite para sanar qualquer dúvida a respeito do assunto.

Etapa 18: Ilustrando os modelos (15min)

Após a explicação faça os esquemas representando cada um dos tipos de eclipse e peça que cada aluno faça em seu caderno.

 

Utilize a explicação do livro como suporte, nas páginas 206 a 215.

Etapa 16: Verificação da Atividade (10min)

Oriente os alunos na execução da atividade 1 e 2 da página 217 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

Observação: Professor se tiver condições, poderá fazer uso de vídeos para tornar sua aula mais atrativa.

Elaboração: Adriana, Magalli, Rosimeire e Tânia Mara.

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (206 e 217);   (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  X) Cartaz; () Debate;(X ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                          

 

 

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