11ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter
curricular: Territorialidade, identidade étnica e
multiculturalismo. |
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Subtema: O calor
proporcionando o movimento das embarcações a vapor. |
Unidade Temática:
Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Energia
térmica e calor; Temperatura e sensação térmica; Formas de propagação do
calor; Convecção e irradiação; Aplicações da Propagação de Calor. |
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Ano: 7º
Período: 14 a 29/11 Nº de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI02) Diferenciar
temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio
termodinâmico cotidianas. (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das
formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados
materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de
funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.)
e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Diferenciar
temperatura, calor e sensação térmica.
Compreender as diferentes formas de propagação de calor. Explicar o princípio de funcionamento de
equipamentos térmicos. Compreender a noção de equilíbrio termodinâmico e
avaliar sua importância em diversas situações. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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AULA 01
Tema: Energia
Térmica e Calor Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Antes de
introduzir conceitos novos sobre energia térmica e calor,
é importante fazer um levantamento do que os estudantes já sabem sobre esses
temas. A seguir, são apresentados alguns pontos que podem ser abordados para
verificar os conhecimentos prévios. 1. O que é
Energia Térmica? 2. Você sabe o que
é energia térmica e como ela se relaciona com o calor? 3. O que é Calor? 4. Você pode
explicar o que é o calor e como ele se difere da temperatura? 5. Qual é a
diferença entre temperatura e calor? Como você mediria cada um? 6. Você conhece as
formas pelas quais o calor pode ser transferido? Pode dar exemplos de cada uma delas? Acolha as respostas por enquanto. Etapa
02: Aprofundando no Tema (30 min) Neste momento, é
importante que os estudantes reconheçam que a matéria é formada de partículas
submicroscópicas; que diferentes materiais são formados por partículas
distintas, e que essas partículas não são estáticas – em qualquer um dos
estados de agregação da matéria, essas partículas se movem. Explique de forma
bastante clara sobre energia térmica, faça ilustrações na lousa, utilize
exemplos, com base nos textos das páginas 186 e 187 do livro didático A
Conquista Ciências 7º ano. Permita que os estudantes tire as dúvidas nesse
momento. Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min) Para
trabalhar com a noção de que a movimentação das partículas varia nos
diferentes estados físicos, realize a atividade complementar sugerida abaixo.
Esta
atividade propõe uma abordagem lúdica para o estudo do movimento das
partículas nos diferentes estados de agregação da matéria. Para tanto,
baseia-se na tradicional brincadeira “Vivo ou morto”, adaptada para “Sólido,
líquido ou gasoso”. A atividade pode ser feita em grupos ou com a turma toda;
considere realizá-la em um espaço amplo, onde os estudantes possam mover-se
com liberdade. Nesta brincadeira, cada competidor irá representar uma
partícula submicroscópica. O primeiro passo é definir com os estudantes quais
ações o competidor deve fazer para representar cada um dos estados de
agregação. Considere as propostas dos estudantes a este respeito, explicando
que os movimentos escolhidos devem ter relação com o grau de agitação das
partículas. Por exemplo: para representar o estado sólido, o estudante poderá
rebolar sem sair do lugar; para representar o estado líquido, caminhar a passos
lentos em qualquer direção; e, para representar o estado gasoso, andar
rapidamente. Se o espaço disponível para a atividade for pequeno, os
estudantes poderão representar a agitação das partículas com movimentos de
cabeça ou dos braços, por exemplo. Se houver estudantes com mobilidade
reduzida, discuta com a turma sobre a melhor maneira de tornar a brincadeira
inclusiva. Utilizar linguagem corporal e conhecimentos da linguagem
científica para se expressar e construir significados contribui para o desenvolvimento
da competência geral 4. Ao debater sobre a melhor maneira de realizar a
atividade contribui-se para o desenvolvimento da competência geral 9. O
professor será o juiz. O juiz deve falar o nome de um dos estados da matéria,
por exemplo, “Sólido!”, e, imediatamente, todos os competidores devem adotar
o movimento combinado. Se algum estudante realizar o movimento errado, é
eliminado e passa a ajudar o juiz a fiscalizar os outros nas próximas
rodadas. Essa atividade está sugerida no Box Orientações didáticas, parte
inferior das páginas 186 e 187. AULA 02 Tema: Temperatura e Sensação Térmica Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios
(15 min) Leia o tema da aula para os alunos
e comente sobre o tempo no dia (quantos graus está fazendo, se está quente ou
frio). Após isso, inicie com a questão Temperatura e calor são a
mesma coisa? E temperatura e
Sensação térmica? Mediando algumas respostas, deixe o tempo restante para
que os alunos desenvolvam suas considerações iniciais. Etapa 05: Aprofundando no Tema (20
min) Contexto Divida os alunos em pequenos
grupos. Peça para que interpretem, comentem e anotem sobre as principais
características da imagem, fazendo algumas perguntas, como: ·
O que você pode interpretar sobre a imagem? ·
Qual a relação do termômetro com a imagem? ·
Quantos graus celsius poderíamos relacionar a um
dia quente? ·
Qual a função do termômetro? ·
O que o termômetro mede? (temperatura ou calor). ·
Com base nestes questionamentos e
no debate inserido na sala, você pode finalizar com a pergunta conclusiva
do: Temperatura e calor são a mesma coisa? Neste
momento, os estudantes devem chegar à conclusão de que temperatura, calor e
sensação térmica são propriedades diferentes, porém se relacionam de alguma
forma. Utilize as páginas 186 e 187 do livro didático como suporte, faça uma
aula bastante explicativa, em seguida, peça aos estudantes para anotar no
caderno, os conceitos de cada termo. Obs: Caso não
haja disponibilidade para projeção ou impressão, você pode fazer um desenho
no quadro, representando um termômetro com uma temperatura elevada, e também
desenhar o Sol, representando um dia de verão. Etapa 06: Verificação da Aprendizagem (15 min) Orientar os estudantes
na resolução da atividade disponível na página 187 do livro didático A
Conquista Ciências. AULA 03 Tema: Temperatura (continuação) Etapa 07: Correção da Atividade (10 min) Aproveite esse
momento para conferir se realmente a aprendizagem aconteceu, se habilidades
foram desenvolvidas e sanar dúvidas levantadas. Etapa 08: Questão disparadora (10 min) Leia a Questão disparadora para os grupos. Deixe que os
alunos levantem suas hipóteses e compartilhem suas opiniões sobre como ocorre
a mudança de temperatura nos corpos e objetos. Diga para pensarem em exemplos
do cotidiano e em situações que envolvam aumento de temperatura. Dentre as
situações, algumas respostas possíveis podem aparecer neste contexto:
cozimento de alimentos, aquecimento do motor de carro, água fervendo na
chaleira, atividades físicas, fazer fogo com gravetos. Se houver respostas envolvendo
aquecimento de motor de carro, atividades físicas ou qualquer outro exemplo
que relacione temperatura e movimento, faça um pequeno comentário e pergunte
aos alunos: Qual a relação existente entre estes
exemplos? Etapa 09: Mão na massa (30 min)
Os grupos serão solicitados a realizar uma série de atividades físicas
na sala ou em algum espaço físico disponível. As atividades podem ser feitas
em duplas, individuais ou coletivas. Sugestão de atividades para fazer individualmente: ·
20 polichinelos. ·
10 flexões. ·
10 agachamentos. ·
30 corridas estacionárias com elevação de joelho. ·
10 pula corda. ·
10 flexões Sugestão de atividades para fazer em duplas: ·
Abdominal estático (Tempo sugerido: 30 segundos a
1 minuto; repetições: 3. ·
Abdominal lateral (número: 10 a 15 vezes;
repetição: 2 ou 3 vezes). ·
Prancha abdominal (número: 5 a 7 vezes;
repetição: 1 vez). ·
Agachamento em dupla (número: 10 vezes;
repetição: duas a três vezes). ·
Sugestão de atividade para fazer em grupo: Você
pode promover uma dança coletiva na sala, escolhendo alguma música da
atualidade, ou pedir sugestões de músicas que os alunos gostem (de
preferência estilos musicais que motivem os alunos a se movimentar). Se
houver alunos na sala que gostem de cantar e dançar, é uma ótima oportunidade
para incentivar essas habilidades. Pode, também, fazer um misto de
atividades, mesclando exercícios individuais, em duplas e/ou em grupo. Após as
atividades físicas, pergunte aos alunos: ·
O que você está sentido? ·
O que aconteceu com a temperatura do seu corpo? ·
Por que aconteceu isso? Peça
para os grupos anotarem sobre a execução das atividades e as consequências
ocorridas, para desta forma investigarem e deduzirem as respostas. AULA 04 Tema: Formas de propagação de calor Etapa 10: Levantamento de Conhecimentos
Prévios (10 min) Leia o
Título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas: ·
O que é o calor mesmo? ·
O que significa propagar o calor? ·
Saberiam dar algum exemplo? De que maneiras
podemos receber calor? Etapa 11: Aprofundando no tema (30 min) Diga para os alunos formarem pequenos grupos. Projete o slide, imprima
uma cópia para grupo ou faça um desenho no quadro representando as imagens,
fazendo as seguintes perguntas: ·
O que vocês podem analisar sobre as imagens? ·
As imagens possuem algo em comum? ·
Há presença de calor em alguma delas? ·
Como o calor está se propagando em cada imagem? Incentive um ambiente de debate e discussão com os grupos, para que
desenvolvam suas hipóteses sobre como o calor está se propagando em cada
imagem. Após as considerações iniciais dos alunos, o professor pode auxiliar,
comentando brevemente sobre as figuras: Fogueira - O calor
está sendo emanado pela chama, podendo ser sentido até determinadas
distâncias. Balão de ar
quente -
Uma chama aquece o ar dentro do balão, que acaba se expandido conforme a
temperatura aumenta. Abraço - O calor é
trocado ao manter o contato entre dois corpos. Utilize como suporte as páginas 196 e 197 do
livro didático. Etapa 12: Verificação da
aprendizagem (10 min) ·
Com base na análise das imagens anteriores, de
que formas o calor pode se propagar? Peça para cada grupo comentar sobre suas definições e como chegaram a
estas conclusões. AULA 05 ·
·
Tema: Aplicação das Formas de propagação de calor / Condução (entre
sólidos). Convecção (entre fluidos).
Irradiação (radiação). Etapa 13: Mão
na Massa I (25 min) Administrar os termos técnicos relacionados ao tema, admitindo que o
calor pode ser propagado de três formas: ·
Condução (entre
sólidos). ·
Convecção (entre
fluidos). ·
Irradiação (radiação). CUIDADO COM A
EXECUÇÃO DESTA ETAPA! Cabe aqui ao professor decidir se os alunos realizarão
este experimento ou se o próprio professor fará o procedimento de forma
demonstrativa para os grupos, pois haverá o manuseio da chama de uma vela. Para mais detalhes sobre a metodologia do Mão na massa,
o professor pode acessar o material complementar e imprimir uma cópia para
cada grupo se desejar. Sugestão de tempos para cada
atividade: Condução (12 minutos),
convecção (10 minutos), irradiação (3 minutos). Analisando a condução: Após os grupos montarem o sistema e realizarem suas
observações iniciais, os alunos devem observar que a parafina derrete com
maior facilidade (e rapidez) no fio de arame, enquanto no palito de madeira a
parafina não derrete ao longo de sua extremidade. De acordo com os estudos
realizados em aulas anteriores, os alunos devem constatar que a parafina não
derrete ao longo da superfície do palito de madeira porque ele é um material
isolante térmico. Por sua vez, no fio de arame (metal) a parafina derrete
porque o arame conduz o calor por toda a sua superfície. O professor pode complementar,dizendo que, se o calor
for intenso, esta energia será transmitida por todo o fio de cobre e irá ser
conduzida até a latinha de alumínio, aumentando sua temperatura
gradativamente, pois os dois materiais são condutores térmicos. O PROFESSOR PODE UTILIZAR TAMBÉM O EXPERIMENTO
DISPONIVEL NO LIVRO DIDÁTICO PÁGINA 206. Etapa 14: Mão na Massa II (25 min) Neste experimento, o professor deve salientar que as
águas, quente e fria, estão representando as massas de ar (também quente e
fria), para demonstrar como ocorrem as chamadas correntes de convecção (brisas). Os alunos devem constatar que a água quente sobe porque
ela é, de alguma forma, mais “leve” que a água fria. O professor pode fazer a mediação, complementando que a
água quente, na verdade, é menos densa do que a água fria. Por este motivo
ela sobe, enquanto que a água fria (mais densa) acaba descendo até o fundo do
recipiente. Esse é o mesmo princípio do balão de ar quente (imagem do
contexto), onde a chama do acendedor aquece o ar contido dentro do balão. Ao
receber energia, o ar torna-se menos denso e começa a expandir, dando volume
e altitude para o balão (quanto maior a temperatura, maior será a altitude do
balão). Porém, em contrapartida, o ar frio acaba ocupando a parte de baixo do
balão (mais denso), por este motivo ocorre a corrente de convecção. Onde o ar
frio é aquecido pela chama se expande e sobe (menos denso), mas, ao longo do
tempo, este ar vai perdendo energia para o ambiente (troca de calor,
equilíbrio térmico) e acaba ficando frio novamente (mais denso), repetindo-se
desta maneira, o processo do ciclo de convecção. O professor pode comentar sobre o processo do
ar-condicionado, que se baseia no mesmo princípio. Geralmente, o aparelho de
ar-condicionado é instalado na parte superior de uma parede, pois, em dias de
verão, o ar frio (mais denso) desce, deixando o ambiente mais fresco e
agradável. Caso contrário, se o ar-condicionado fosse instalado próximo ao
chão, o ar frio permaneceria concentrado nesta mesma parte, pois, devido à
sua densidade, tende a descer, não possuindo nenhuma eficiência ao refrescar
o ambiente. AULA 06 ·
·
Tema: Aplicação das Formas de
propagação de calor / Condução (entre
sólidos). Convecção (entre fluidos).
Irradiação (radiação). Etapa 15: Mão
na MASSA III (15 min) CUIDADO COM A EXECUÇÃO DESTA ETAPA! Pois será analisada a chama de uma
vela. O professor deve instruir os grupos a manter a seriedade e os cuidados
necessários ao desenvolvimento desta etapa. Peça para os alunos acenderem novamente a vela e diga para cada membro
do grupo (um de cada vez) aproximar as mãos CUIDADOSAMENTE em volta da chama
(até sentir o calor). O professor pode fazer as seguintes perguntas: ·
O que acontece quando você aproxima cada vez mais
as mãos da chama? ·
A que distância, aproximadamente, você começa a
sentir o calor da chama? ·
Como você explica este fenômeno? ·
É a mesma forma de propagação que vimos
anteriormente? (condução e convecção). ·
Como o calor está chegando até você? Os alunos devem constatar que esta forma de propagação é diferente da
condução e da convecção, onde a condução é um processo de transferência O calor emitido pela chama está chegando até a palma das mãos de forma
instantânea, podendo ser sentido em mais de uma direção. Pois o calor que
está sendo emanado é uma forma de radiação (infravermelho para ser mais
específico), sendo uma energia que pode ser sentida em longas distâncias sem
precisar depender do meio material ao seu redor (corpos sólidos, líquidos ou
gases). Como o Sol, que propaga o seu calor por meio da irradiação, onde essa
energia percorre uma parte do espaço (vácuo) e chega até o nosso planeta,
sendo absorvida pelo solo, pelas águas, pelas plantas e animais para
preservar e promover a vida. Etapa 16: Sistematização (15 min) Ainda em grupos, peça para que os alunos desenvolvam suas
considerações finais a respeito das três formas que o calor pode se propagar
(condução, convecção e irradiação). Fazendo as seguintes perguntas: ·
De que formas o calor pode se propagar? ·
Como ocorrem estas propagações? ·
Cite exemplos envolvendo as propagações do calor. Após 5 minutos, diga para os grupos trocar informações entre si, para
desta forma agregar maiores informações e complementar suas definições sobre
condução, convecção e irradiação. No slide seguinte você encontra um exemplo
de tabela com possíveis respostas dadas pelos alunos. Após cada grupo concluir suas
definições e conceitos, desenvolvidos nesta aula, a respeito das formas de
propagação de calor, projete o slide, imprima uma cópia para cada grupo ou
desenhe a tabela no quadro. O professor deve comentar
sobre as definições de condução, convecção e irradiação, falando sobre suas
ocorrências e exemplos relacionados ao cotidiano, utilizando também
argumentos e conclusões fornecidos pelos grupos para complementar a
Sistematização do tema. Sugestão apoio ao professor: páginas 196 a
201 do livro didático. Etapa 17: Verificação da aprendizagem (20
min) Orientar os estudantes
na resolução das atividades disponíveis nas páginas 201 e 202 do livro
didático A Conquista Ciências. AULA 07 Tema: Aplicações na Propagação
do calor - Continuação Etapa 18: Correção da Atividade
(15 min) Aproveite esse
momento para conferir se realmente a aprendizagem aconteceu, se habilidades
foram desenvolvidas e sanar dúvidas levantadas. Etapa 19: Aprofundando no Tema (10 min) Explique aos
estudantes como funcionam os aquecedores solares, use como suporte a página
202 do livro didático, explore bastante as imagens. Etapa 20: Leitura e Interpretação de Texto (25
min) Convide os
estudantes a realizarem a leitura do texto “Cozinhar em fogo baixo economizs
gás?” da sessão Vamos Verificar da página 203 do livro didático A Conquista
Ciências, 7º ano. Em seguida abra espaço para debaterem o que fora lido,
favorecendo a interpretação, após essa prática, realizar a atividade sugerida
na página 203. Observação:
Providencie o material para os experimentos das páginas 205 e 206 do livro
didático. AULA 08 Tema: Sol e vento em torno da Casa Etapa 21: Correção da Atividade (10 min) Aproveite esse
momento para conferir se realmente a aprendizagem aconteceu, se habilidades
foram desenvolvidas e sanar dúvidas levantadas. Etapa 22: Leitura e Interpretação (20 min) Convide os
estudantes a realizarem a leitura do texto “Sol e vento em torno da casa” da
página 204 do livro didático. Diferentemente de outras atividades de leitura
e interpretação, esta foca na interpretação de imagens em vez do texto
escrito. Reúna os estudantes em grupos, para que possam prestar auxílio aos
colegas na interpretação das figuras. Circule pela sala avaliando a
participação deles, esclarecendo eventuais dúvidas e fazendo as observações
que julgar necessárias. Comente que o livro do qual esse trecho foi retirado
é considerado um clássico da construção sustentável. A obra é repleta de
ilustrações do próprio autor, propondo soluções para os principais desafios
da construção que combinam técnicas tradicionais e modernas de construção, em
busca de um ambiente harmonioso. Etapa 23: Investigando/Experimentos ((20
min) Realize em sala
com os estudantes os experimentos “Investigando a agitação das partículas”
e Testando a condutividade térmica” orientados nas páginas 205 e 206 do
livro didático. Elaboração: Adriana, Amélia, Elane, Éllen e Mariete. Colaboração e Correção: Nilsilane |
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RECURSOS: (x) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Microscópio; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( x ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x) Pesquisa; ( x )Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (187, 201, 202,203,
205 e 206 ) ( ) Seminários; (x) Apresentação oral; ( x ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( x)
Debate; (x ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (x ) Avaliação da
participação; Outros: |
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