11ª SD Cie 7º ano 2024

 

11ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo.

Subtema: O calor proporcionando o movimento das embarcações a vapor.

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Energia térmica e calor; Temperatura e sensação térmica; Formas de propagação do calor; Convecção e irradiação; Aplicações da Propagação de Calor.

 

Ano: 7º                                          Período: 14 a 29/11                           Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

 (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica.  Compreender as diferentes formas de propagação de calor.  Explicar o princípio de funcionamento de equipamentos térmicos. Compreender a noção de equilíbrio termodinâmico e avaliar sua importância em diversas situações.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01 

 

Tema: Energia Térmica e Calor

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Antes de introduzir conceitos novos sobre energia térmica e calor, é importante fazer um levantamento do que os estudantes já sabem sobre esses temas. A seguir, são apresentados alguns pontos que podem ser abordados para verificar os conhecimentos prévios.

1.      O que é Energia Térmica?

2.      Você sabe o que é energia térmica e como ela se relaciona com o calor?

3.       O que é Calor?

4.      Você pode explicar o que é o calor e como ele se difere da temperatura?

5.      Qual é a diferença entre temperatura e calor? Como você mediria cada um?

6.      Você conhece as formas pelas quais o calor pode ser transferido? Pode dar exemplos de cada uma delas? Acolha as respostas por enquanto.

Etapa 02: Aprofundando no Tema (30 min)

Neste momento, é importante que os estudantes reconheçam que a matéria é formada de partículas submicroscópicas; que diferentes materiais são formados por partículas distintas, e que essas partículas não são estáticas – em qualquer um dos estados de agregação da matéria, essas partículas se movem. Explique de forma bastante clara sobre energia térmica, faça ilustrações na lousa, utilize exemplos, com base nos textos das páginas 186 e 187 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano. Permita que os estudantes tire as dúvidas nesse momento.

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Para trabalhar com a noção de que a movimentação das partículas varia nos diferentes estados físicos, realize a atividade complementar sugerida abaixo.

Esta atividade propõe uma abordagem lúdica para o estudo do movimento das partículas nos diferentes estados de agregação da matéria. Para tanto, baseia-se na tradicional brincadeira “Vivo ou morto”, adaptada para “Sólido, líquido ou gasoso”. A atividade pode ser feita em grupos ou com a turma toda; considere realizá-la em um espaço amplo, onde os estudantes possam mover-se com liberdade. Nesta brincadeira, cada competidor irá representar uma partícula submicroscópica. O primeiro passo é definir com os estudantes quais ações o competidor deve fazer para representar cada um dos estados de agregação. Considere as propostas dos estudantes a este respeito, explicando que os movimentos escolhidos devem ter relação com o grau de agitação das partículas. Por exemplo: para representar o estado sólido, o estudante poderá rebolar sem sair do lugar; para representar o estado líquido, caminhar a passos lentos em qualquer direção; e, para representar o estado gasoso, andar rapidamente. Se o espaço disponível para a atividade for pequeno, os estudantes poderão representar a agitação das partículas com movimentos de cabeça ou dos braços, por exemplo. Se houver estudantes com mobilidade reduzida, discuta com a turma sobre a melhor maneira de tornar a brincadeira inclusiva. Utilizar linguagem corporal e conhecimentos da linguagem científica para se expressar e construir significados contribui para o desenvolvimento da competência geral 4. Ao debater sobre a melhor maneira de realizar a atividade contribui-se para o desenvolvimento da competência geral 9. O professor será o juiz. O juiz deve falar o nome de um dos estados da matéria, por exemplo, “Sólido!”, e, imediatamente, todos os competidores devem adotar o movimento combinado. Se algum estudante realizar o movimento errado, é eliminado e passa a ajudar o juiz a fiscalizar os outros nas próximas rodadas. Essa atividade está sugerida no Box Orientações didáticas, parte inferior das páginas 186 e 187.

AULA 02

Tema: Temperatura e Sensação Térmica

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

 

Leia o tema da aula para os alunos e comente sobre o tempo no dia (quantos graus está fazendo, se está quente ou frio). Após isso, inicie com a questão Temperatura e calor são a mesma coisa? E temperatura e Sensação térmica? Mediando algumas respostas, deixe o tempo restante para que os alunos desenvolvam suas considerações iniciais.

Etapa 05: Aprofundando no Tema (20 min)

Contexto

 

Divida os alunos em pequenos grupos. Peça para que interpretem, comentem e anotem sobre as principais características da imagem, fazendo algumas perguntas, como:

 

·         O que você pode interpretar sobre a imagem?

·         Qual a relação do termômetro com a imagem?

·         Quantos graus celsius poderíamos relacionar a um dia quente?

·         Qual a função do termômetro?

·         O que o termômetro mede? (temperatura ou calor).

·          

Com base nestes questionamentos e no debate inserido na sala, você pode finalizar com a pergunta conclusiva do: Temperatura e calor são a mesma coisa? Neste momento, os estudantes devem chegar à conclusão de que temperatura, calor e sensação térmica são propriedades diferentes, porém se relacionam de alguma forma. Utilize as páginas 186 e 187 do livro didático como suporte, faça uma aula bastante explicativa, em seguida, peça aos estudantes para anotar no caderno, os conceitos de cada termo.

Obs: Caso não haja disponibilidade para projeção ou impressão, você pode fazer um desenho no quadro, representando um termômetro com uma temperatura elevada, e também desenhar o Sol, representando um dia de verão.

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Orientar os estudantes na resolução da atividade disponível na página 187 do livro didático A Conquista Ciências.

 

AULA 03

 

Tema: Temperatura (continuação)

 

Etapa 07: Correção da Atividade (10 min)

Aproveite esse momento para conferir se realmente a aprendizagem aconteceu, se habilidades foram desenvolvidas e sanar dúvidas levantadas.

Etapa 08: Questão disparadora (10 min)   

Leia a Questão disparadora para os grupos. Deixe que os alunos levantem suas hipóteses e compartilhem suas opiniões sobre como ocorre a mudança de temperatura nos corpos e objetos. Diga para pensarem em exemplos do cotidiano e em situações que envolvam aumento de temperatura.

Dentre as situações, algumas respostas possíveis podem aparecer neste contexto: cozimento de alimentos, aquecimento do motor de carro, água fervendo na chaleira, atividades físicas, fazer fogo com gravetosSe houver respostas envolvendo aquecimento de motor de carro, atividades físicas ou qualquer outro exemplo que relacione temperatura e movimento, faça um pequeno comentário e pergunte aos alunos: Qual a relação existente entre estes exemplos?

 

Etapa 09: Mão na massa (30 min)

Os grupos serão solicitados a realizar uma série de atividades físicas na sala ou em algum espaço físico disponível. As atividades podem ser feitas em duplas, individuais ou coletivas.

Sugestão de atividades para fazer individualmente:

·         20 polichinelos.

·         10 flexões.

·         10 agachamentos.

·         30 corridas estacionárias com elevação de joelho.

·         10 pula corda.

·         10 flexões

Sugestão de atividades para fazer em duplas:

·         Abdominal estático (Tempo sugerido: 30 segundos a 1 minuto; repetições: 3.

·         Abdominal lateral (número: 10 a 15 vezes; repetição: 2 ou 3 vezes).

·         Prancha abdominal (número: 5 a 7 vezes; repetição: 1 vez).

·         Agachamento em dupla (número: 10 vezes; repetição: duas a três vezes).

·         Sugestão de atividade para fazer em grupo: Você pode promover uma dança coletiva na sala, escolhendo alguma música da atualidade, ou pedir sugestões de músicas que os alunos gostem (de preferência estilos musicais que motivem os alunos a se movimentar). Se houver alunos na sala que gostem de cantar e dançar, é uma ótima oportunidade para incentivar essas habilidades. Pode, também, fazer um misto de atividades, mesclando exercícios individuais, em duplas e/ou em grupo.

Após as atividades físicas, pergunte aos alunos:

·         O que você está sentido?

·         O que aconteceu com a temperatura do seu corpo?

·         Por que aconteceu isso?

Peça para os grupos anotarem sobre a execução das atividades e as consequências ocorridas, para desta forma investigarem e deduzirem as respostas.

AULA 04

 

 

Tema: Formas de propagação de calor

 

Etapa 10: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Leia o Título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas:

·         O que é o calor mesmo?

·         O que significa propagar o calor?

·         Saberiam dar algum exemplo? De que maneiras podemos receber calor?

Etapa 11: Aprofundando no tema (30 min)

Diga para os alunos formarem pequenos grupos. Projete o slide, imprima uma cópia para grupo ou faça um desenho no quadro representando as imagens, fazendo as seguintes perguntas:

·         O que vocês podem analisar sobre as imagens?

·         As imagens possuem algo em comum?

·         Há presença de calor em alguma delas?

·         Como o calor está se propagando em cada imagem?

Incentive um ambiente de debate e discussão com os grupos, para que desenvolvam suas hipóteses sobre como o calor está se propagando em cada imagem.

Após as considerações iniciais dos alunos, o professor pode auxiliar, comentando brevemente sobre as figuras:

Fogueira - O calor está sendo emanado pela chama, podendo ser sentido até determinadas distâncias.

Balão de ar quente - Uma chama aquece o ar dentro do balão, que acaba se expandido conforme a temperatura aumenta.

Abraço - O calor é trocado ao manter o contato entre dois corpos.

Utilize como suporte as páginas 196 e 197 do livro didático.

Etapa 12: Verificação da aprendizagem (10 min)

·         Com base na análise das imagens anteriores, de que formas o calor pode se propagar?

Peça para cada grupo comentar sobre suas definições e como chegaram a estas conclusões.

AULA 05

·          

·         Tema: Aplicação das Formas de propagação de calor / Condução (entre sólidos). Convecção (entre fluidos). Irradiação (radiação).

Etapa 13: Mão na Massa I (25 min)

Administrar os termos técnicos relacionados ao tema, admitindo que o calor pode ser propagado de três formas:

·         Condução (entre sólidos).

·         Convecção (entre fluidos).

·         Irradiação (radiação).

CUIDADO COM A EXECUÇÃO DESTA ETAPA!

Cabe aqui ao professor decidir se os alunos realizarão este experimento ou se o próprio professor fará o procedimento de forma demonstrativa para os grupos, pois haverá o manuseio da chama de uma vela.

Para mais detalhes sobre a metodologia do Mão na massa, o professor pode acessar o material complementar e imprimir uma cópia para cada grupo se desejar.

Sugestão de tempos para cada atividade: Condução (12 minutos), convecção (10 minutos), irradiação (3 minutos).

Analisando a condução:

Após os grupos montarem o sistema e realizarem suas observações iniciais, os alunos devem observar que a parafina derrete com maior facilidade (e rapidez) no fio de arame, enquanto no palito de madeira a parafina não derrete ao longo de sua extremidade. De acordo com os estudos realizados em aulas anteriores, os alunos devem constatar que a parafina não derrete ao longo da superfície do palito de madeira porque ele é um material isolante térmico. Por sua vez, no fio de arame (metal) a parafina derrete porque o arame conduz o calor por toda a sua superfície.

O professor pode complementar,dizendo que, se o calor for intenso, esta energia será transmitida por todo o fio de cobre e irá ser conduzida até a latinha de alumínio, aumentando sua temperatura gradativamente, pois os dois materiais são condutores térmicos.

O PROFESSOR PODE UTILIZAR TAMBÉM O EXPERIMENTO DISPONIVEL NO LIVRO DIDÁTICO PÁGINA 206.

Etapa 14: Mão na Massa II (25 min)

Neste experimento, o professor deve salientar que as águas, quente e fria, estão representando as massas de ar (também quente e fria), para demonstrar como ocorrem as chamadas correntes de convecção (brisas).

Os alunos devem constatar que a água quente sobe porque ela é, de alguma forma, mais “leve” que a água fria.

O professor pode fazer a mediação, complementando que a água quente, na verdade, é menos densa do que a água fria. Por este motivo ela sobe, enquanto que a água fria (mais densa) acaba descendo até o fundo do recipiente. Esse é o mesmo princípio do balão de ar quente (imagem do contexto), onde a chama do acendedor aquece o ar contido dentro do balão. Ao receber energia, o ar torna-se menos denso e começa a expandir, dando volume e altitude para o balão (quanto maior a temperatura, maior será a altitude do balão). Porém, em contrapartida, o ar frio acaba ocupando a parte de baixo do balão (mais denso), por este motivo ocorre a corrente de convecção. Onde o ar frio é aquecido pela chama se expande e sobe (menos denso), mas, ao longo do tempo, este ar vai perdendo energia para o ambiente (troca de calor, equilíbrio térmico) e acaba ficando frio novamente (mais denso), repetindo-se desta maneira, o processo do ciclo de convecção.

O professor pode comentar sobre o processo do ar-condicionado, que se baseia no mesmo princípio. Geralmente, o aparelho de ar-condicionado é instalado na parte superior de uma parede, pois, em dias de verão, o ar frio (mais denso) desce, deixando o ambiente mais fresco e agradável. Caso contrário, se o ar-condicionado fosse instalado próximo ao chão, o ar frio permaneceria concentrado nesta mesma parte, pois, devido à sua densidade, tende a descer, não possuindo nenhuma eficiência ao refrescar o ambiente.

AULA 06

·          

·         Tema: Aplicação das Formas de propagação de calor / Condução (entre sólidos). Convecção (entre fluidos). Irradiação (radiação).

Etapa 15: Mão na MASSA III (15 min)

CUIDADO COM A EXECUÇÃO DESTA ETAPA! Pois será analisada a chama de uma vela. O professor deve instruir os grupos a manter a seriedade e os cuidados necessários ao desenvolvimento desta etapa.

Peça para os alunos acenderem novamente a vela e diga para cada membro do grupo (um de cada vez) aproximar as mãos CUIDADOSAMENTE em volta da chama (até sentir o calor). O professor pode fazer as seguintes perguntas:

·         O que acontece quando você aproxima cada vez mais as mãos da chama?

·         A que distância, aproximadamente, você começa a sentir o calor da chama?

·         Como você explica este fenômeno?

·         É a mesma forma de propagação que vimos anteriormente? (condução e convecção).

·         Como o calor está chegando até você?

Os alunos devem constatar que esta forma de propagação é diferente da condução e da convecção, onde a condução é um processo de transferência
de energia que acontece entre sólidos (em contato), com diferentes temperaturas. Enquanto que a convecção ocorre entre fluidos (gases e líquidos) formando correntes.

O calor emitido pela chama está chegando até a palma das mãos de forma instantânea, podendo ser sentido em mais de uma direção. Pois o calor que está sendo emanado é uma forma de radiação (infravermelho para ser mais específico), sendo uma energia que pode ser sentida em longas distâncias sem precisar depender do meio material ao seu redor (corpos sólidos, líquidos ou gases). Como o Sol, que propaga o seu calor por meio da irradiação, onde essa energia percorre uma parte do espaço (vácuo) e chega até o nosso planeta, sendo absorvida pelo solo, pelas águas, pelas plantas e animais para preservar e promover a vida.

Etapa 16: Sistematização (15 min)

Ainda em grupos, peça para que os alunos desenvolvam suas considerações finais a respeito das três formas que o calor pode se propagar (condução, convecção e irradiação). Fazendo as seguintes perguntas:

·         De que formas o calor pode se propagar?

·         Como ocorrem estas propagações?

·         Cite exemplos envolvendo as propagações do calor.

Após 5 minutos, diga para os grupos trocar informações entre si, para desta forma agregar maiores informações e complementar suas definições sobre condução, convecção e irradiação. No slide seguinte você encontra um exemplo de tabela com possíveis respostas dadas pelos alunos.

Após cada grupo concluir suas definições e conceitos, desenvolvidos nesta aula, a respeito das formas de propagação de calor, projete o slide, imprima uma cópia para cada grupo ou desenhe a tabela no quadro.

O professor deve comentar sobre as definições de condução, convecção e irradiação, falando sobre suas ocorrências e exemplos relacionados ao cotidiano, utilizando também argumentos e conclusões fornecidos pelos grupos para complementar a Sistematização do tema.

Sugestão apoio ao professor: páginas 196 a 201 do livro didático.

 

Etapa 17: Verificação da aprendizagem (20 min)

 

Orientar os estudantes na resolução das atividades disponíveis nas páginas 201 e 202 do livro didático A Conquista Ciências.  

AULA 07

Tema: Aplicações na Propagação do calor - Continuação

Etapa 18: Correção da Atividade (15 min)

Aproveite esse momento para conferir se realmente a aprendizagem aconteceu, se habilidades foram desenvolvidas e sanar dúvidas levantadas.

 

Etapa 19: Aprofundando no Tema (10 min)

Explique aos estudantes como funcionam os aquecedores solares, use como suporte a página 202 do livro didático, explore bastante as imagens.

 

Etapa 20: Leitura e Interpretação de Texto (25 min)

 

Convide os estudantes a realizarem a leitura do texto “Cozinhar em fogo baixo economizs gás?” da sessão Vamos Verificar da página 203 do livro didático A Conquista Ciências, 7º ano. Em seguida abra espaço para debaterem o que fora lido, favorecendo a interpretação, após essa prática, realizar a atividade sugerida na página 203.

 

Observação: Providencie o material para os experimentos das páginas 205 e 206 do livro didático.

 

AULA 08

 

Tema: Sol e vento em torno da Casa

 

Etapa 21: Correção da Atividade (10 min)

Aproveite esse momento para conferir se realmente a aprendizagem aconteceu, se habilidades foram desenvolvidas e sanar dúvidas levantadas.

 

Etapa 22: Leitura e Interpretação (20 min)

Convide os estudantes a realizarem a leitura do texto “Sol e vento em torno da casa” da página 204 do livro didático. Diferentemente de outras atividades de leitura e interpretação, esta foca na interpretação de imagens em vez do texto escrito. Reúna os estudantes em grupos, para que possam prestar auxílio aos colegas na interpretação das figuras. Circule pela sala avaliando a participação deles, esclarecendo eventuais dúvidas e fazendo as observações que julgar necessárias. Comente que o livro do qual esse trecho foi retirado é considerado um clássico da construção sustentável. A obra é repleta de ilustrações do próprio autor, propondo soluções para os principais desafios da construção que combinam técnicas tradicionais e modernas de construção, em busca de um ambiente harmonioso.

 

Etapa 23: Investigando/Experimentos ((20 min)

 

Realize em sala com os estudantes os experimentos “Investigando a agitação das partículas” e Testando a condutividade térmica” orientados nas páginas 205 e 206 do livro didático.

 

Elaboração: Adriana, Amélia, Elane, Éllen e Mariete.

 

Colaboração e Correção: Nilsilane

 

 

RECURSOS: (x) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( x ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas:    

(187, 201, 202,203, 205 e 206 ) (  ) Seminários;  (x) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( x) Debate; (x ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (x ) Avaliação da participação; Outros:  

 

 

 

 

 

 

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