3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular: Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! |
|
Subtema:
Desafios e Soluções para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
Objetos
de Conhecimento: Misturas homogêneas e heterogêneas.
Separação de misturas Água potável e tratamento. Uso de agrotóxicos no solo e
na água, avaliando os impactos Socioambientais. |
|
Ano:
6º
Período: 01 a 12/04 Nº de Aulas: 07 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água
exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns
problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas
cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde
humana. (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura
de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.). (EF06CI03)
Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas
heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais
(como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI04BA)
Investigar processos que permitam a purificação de um material homogêneo e a
separação dos componentes de um material heterogêneo. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Compreender
o que são Misturas e exemplificar misturas próprias do cotidiano. Diferenciar
mistura homogênea de heterogênea. Identificar as fases de uma mistura
heterogênea. Compreender a importância da água potável para a saúde humana e
o meio ambiente. Explorar os processos de tratamento de água para torná-la
potável. Compreender os impactos do uso de agrotóxicos no solo e na água. Analisar
os problemas ambientais e de saúde pública relacionados ao uso indiscriminado
de agrotóxicos. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema: Mistura
e substância Etapa
01: Para início de conversa (15
minutos) Iniciar com um bate papo perguntando aos alunos se eles sabem o que
seria uma mistura, e pedir para citarem alguns exemplos. Após, apresentar algumas imagens de exemplos de misturas, as quais
serão utilizadas posteriormente para explicação sobre misturas homogêneas e
heterogêneas. Professor, caso não seja possível compartilhar as imagens usando data
show, leve-as impressas e exponha na lousa. Etapa 02: Aprofundando
no tema: (20 minutos) Orientar os estudantes a fazerem leitura e interpretação oral das
imagens do livro (A Conquista 6º ano, página 186), estimulando assim que eles
façam o uso do material didático. Explicar o que são misturas e substâncias, e que elas fazem parte do
nosso cotidiano, utilizando como suporte o livro didático A Conquista página,
188 e 189. Se achar necessário, poderá retornar as imagens apresentadas
anteriormente, descrevendo nas imagens tais diferenciações. Etapa 03: Verificação da Aprendizagem: (15 minutos) Orientar os estudantes a copiarem e responderem as
questões1, 2 e 3 da página 189. Em seguida, fazer a correção anotando as
respostas no quadro. Ou outra sugestão de metodologia na execução da atividade, fica a
escolha do professor, a qual poderá ser impressa, escrita no quadro, ou um
certo tipo de quiz para proporcionar o entrosamento dos estudantes. AULA 02 Tema:
Classificação das Misturas Etapa
04: Levantamento se conhecimentos prévios (10 minutos) Agora que os estudantes já sabem o que é mistura,
pergunte o que acontece se misturar água e óleo? Água e areia? Açúcar e água?
Acolher as respostas e pedir que registrem no caderno. Etapa
05: Aprofundando no tema (25 minutos) Neste momento será exposto aos estudantes que existem dois tipos de
misturas, as homogêneas e as heterogêneas. Ao longo de toda a explicação, ir
apresentando figuras como exemplos, bem como orientar que os alunos acompanhem
pelo livro didático A conquista (páginas 190 e 191). Para maior envolvimento dos educandos no desenvolvimento da aula, o
professor pode ir solicitando que leiam trechos do livro, para assim irem
desenvolvendo a leitura e a expressar oralmente. Com a explicação dos diferentes tipos de mistura, é necessário também
que já se explique o que se refere o termo soluto, solvente, fase e solução.
Ao explanar sobre misturas heterogêneas, deixar claro que as mesmas podem
apresentar de duas a mais fases, tendo imagens como exemplos para que os
alunos possam memorizar a explicação. O professor poderá levar para sala de aula materiais para demonstração
de misturas homogênea e Heterogênea e instigar os estudantes a identificar as
fases nos experimentos para ampliar a compressão a respeito do tema em
questão. Etapa 06: Verificação da Aprendizagem: (15 minutos) Avalie se os estudantes conseguem distinguir as fases de uma mistura
heterogênea, orientando os a responderem a atividade da página 199 do livro
didático no caderno. Em seguida fazer a correção, anotando as respostas no
quadro. Como atividade para casa, proponha aos estudantes que pesquisem por
que não se deve descartar óleo na pia da cozinha e como deve se o descarte
adequado desse material. AULA 03 Tema: Separação de misturas (Catação,
Decantação e Centrifugação) Etapa 07: Para início de
conversa (15 minutos) Após socializarem a pesquisa da aula anterior, começar a abordagem
sobre os tipos de processos de separação de misturas, instigar os alunos a
respeito do porquê tais atividades são importantes, onde são utilizadas, se
eles lembrariam de já terem feito algum tipo de processos de separação. É possível fazer a abordagem de abertura do capítulo 8, referente ao
processo de separação em uma cooperativa de reciclagem (página 186 e 187) respondendo
as questões 1, 2 e 3 da página 187 oralmente. O professor também pode levar
um vídeo sobre esses tipos de atividade de separação para atividades de
reciclagem. Etapa 08:
Aprofundando no tema (25 minutos). Neste momento o professor irá explanar a respeito dos tipos de
processos de separação de mistura, os quais são apresentadas no livro
didático de Ciências 6° ano A Conquista, páginas 192 e193. Etapa oportuna para compreenderem a razão de separarmos as misturas como
obtenção de um material específico. Sendo assim, explique que a escolha do
método de separação deve ser feita considerando as características das
substâncias que compõem a mistura e do material que se deseja obter. Catação,
Decantação e Centrifugação são processos que permitem separar componentes de
misturas homogêneas. Etapa 09: Verificação da Aprendizagem (15 minutos) Solicitar aos estudantes que
copiem e respondam no caderno, a atividade do livro didático 6° ano, página
193. Em seguida fazer a correção anotando as respostas no quadro. AULA 04 Tema: Separação de misturas
(Filtração, Evaporação e Destilação e dissolução) Etapa 10: Para início de
conversa (15 minutos) Perguntar aos estudantes se eles já presenciaram
alguém fazendo café? Qual a função do coador? É obtido uma substancia pura no
final do processo? Acolher as respostas oralmente sem dizer se estão certos
ou errados. Etapa 11:
Aprofundando no tema (20 minutos). Neste momento o professor irá explanar a respeito dos tipos de
processos de separação de mistura, os quais são apresentadas no livro
didático de Ciências 6° ano A Conquista, páginas 194 e197. Essa explanação
pode ser feita com leitura compartilhada de alguns trechos e análises das
imagens do livro didático. Etapa 12: Verificação da Aprendizagem (15 minutos) Copiar
e responder as questões da página 195 e 197 no caderno. Após responderem,
fazer a correção. Obs.:
solicitar aos estudantes os materiais para construção do filtro na próxima
aula. Seguir as orientações do livro
didático página 202. AULA 05 Tema da
aula: Água potável e tratamento. Etapa 13: Levantamento
de conhecimentos prévios (10 minutos). Leia o tema da aula e explore com os alunos se
eles possuem conhecimento sobre de onde vem a água que sai da torneira e
usamos para nossas atividades diárias, como cozinhar, lavar roupa, tomar
banho e dar descarga. As siglas apresentadas são de Estação de Tratamento de
Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Inicie
a aula com uma pergunta provocativa, como "Qual é a importância da água
para a vida na Terra?" ou "O que aconteceria se não tivéssemos
acesso à água potável?". Conduza
uma breve discussão em grupo, incentivando os estudantes a compartilharem
suas ideias e conhecimentos prévios sobre o tema. Peça para eles anotarem no
caderno. Etapa 14: Para início de conversa (15 minutos). Apresente os conceitos básicos
sobre água potável e sua importância para a saúde humana e o meio ambiente.
Peça aos estudantes para acompanharem a exposição de informações a partir do
infográfico da página 201 do livro didático. ·
A
Água Potável é toda água própria para o consumo. É um líquido incolor,
inodoro (sem cheiro), insípida (sem sabor) e insossa (sem sal), essencial
para a sobrevivência humana. Deve ter certa quantidade de sais minerais
dissolvido, que são importantes para a saúde ·
.
Introduza os processos de
tratamento de água, explicando as etapas comuns, como coagulação, floculação,
decantação, filtração e desinfecção. ·
Coagulação
e Floculação: Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas
pela ação do coagulante, em partículas maiores (flocos) que possam ser
removidas pelo processo de decantação. Os reagentes utilizados são
denominados de coagulantes, que normalmente são o Sulfato de Alumínio e o
Cloreto Férrico. ·
Decantação:
os flocos formados são separados da água pela ação da gravidade em tanques
normalmente de formato retangular. ·
Filtração:
A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o
processo de filtração. Um filtro é constituído de um meio poroso granular,
normalmente areia, de uma ou mais camadas, instalado sobre um sistema de
drenagem, capaz de reter e remover as impurezas ainda presentes na água. ·
Desinfecção:
Para efetuar a desinfecção de águas de abastecimento utiliza-se um agente
físico ou químico (desinfetante), cuja finalidade é a destruição de
microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas.
Normalmente são utilizados em abastecimento público os seguintes agentes
desinfetantes, em ordem de frequência: cloro, ozona, luz ultravioleta e íons
de prata. ·
Fluoretação:
A fluoretação da água de abastecimento público é efetuada através de
compostos à base de flúor. A aplicação destes compostos na água de
abastecimento público contribui para a redução da incidência de cárie
dentária em até 60%, se as crianças ingerirem desde o seu nascimento
quantidades adequadas de íon fluoreto. Obs.:Utilize recursos visuais, como
imagens, diagramas ou vídeos, peça para os alunos para ilustrar os processos
de tratamento de água de forma mais clara e dinâmica.
https://images.app.goo.gl/pvePgdPhXFnZgmHq8 Etapa 15:
Mão na massa. (20 minutos) Obs.:
produzir junto aos estudantes o filtro. Orientação livro didático página 202.
Para verificar a compreensão do trabalho sobre o filtro, responderem as
questões 1, 2 e 3 no livro didático página. 202. Etapa
16: Aula de Campo/Preparativos (05 minutos) Prepare uma aula de
campo as estações de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE), envie oficio
para embasa e transporte escolar, não esqueça do termo de autorização das
famílias. Quando tiver tudo encaminhado, combine tudo com os estudantes, como
devem se comportar naquele espaço, o que devem levar e a importância dos
registros da visita. AULA 06 Tema:
ETA e ETE Etapa
17: Aula de Campo/Execução (50 min) Chegou o tão esperado dia!
Aproveite para ilustrar todo conhecimento adquirido durante as aulas de
separação de misturas, esse é um momento rico de informações. Atenção as
regras da empresa, evite constrangimentos! É possível realizar as duas
visitas no mesmo dia, dependendo do número de estudantes que irão. AULA 07 Tema: Uso de Agrotóxicos
na Água, no Solo e seus Impactos Socioambientais. Etapa 18: Para início de conversa (10 minutos) Apresentar
aos estudantes a imagem ABAIXO OU Projete o tema para os alunos ou escreva no
quadro. Questione-os se sabem o que são agrotóxicos? Vocês já ouviram falar de agrotóxicos? Sabem o que
são? Para quê e por que são usados? Quais são os impactos do uso de grande
quantidade de agrotóxico na água e no solo? Como adequar à sua realidade: Se você morar na
zona rural e quiser aproveitar o depoimento de estudantes que têm familiares
trabalhando no campo, fique à vontade. http://ecoa.org.br/agua-contaminada-por-agrotoxicos-na-apa-nascentes-do-rio-paraguai/ Etapa 19: Contextualização (20 min) Exiba o vídeo, disponível aqui <https://www.youtube.com/watch?v=N4pqg--jHXM>.
Depois, converse com os estudantes sobre ele, se necessário ajudando-os
a entender determinados conceitos que sejam mais complexos. Como adequar à sua realidade: Principalmente se
morarem em uma zona urbana, é importante contextualizar o vídeo do Sr João
das Alfaces demonstrando como os vegetais que utilizamos no dia a dia são
produzidos, de onde vêm e se tem qualidade na sua produção. Etapa 20:
Problematização (10 min) Converse com os estudantes a
respeito das consequências do uso dos agrotóxicos para a água e para o solo.
Lembre-as de trechos do vídeo em que o veneno aparece
entrando no solo e na água. Pergunte-as o que poderá acontecer à vida nesses
ambientes. Depois, numa tempestade de ideias, anote as respostas das crianças
no quadro. ETAPA
21: Mão
na massa:(10 Minutos) Orientações:
Jogo da memória - com imagens de Seu João Feliz e triste, as crianças jogarão
e decidirão quais atitudes deixam o Seu João tranquilo em relação à proteção ambiental
e consequentemente à sua saúde. Imprimir
as cartas e dividir as crianças em duplas ou grupos de 4 pessoas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wa24AeKqZwzYWpQFNTA3FUPX7PBbGE7cG7PP2DbUGsDjGppDsxNddq6vBa7z/geo2-07und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf Elaboração:
Ellen, Mariete, Rosana, Vânia, Jacy
e Fernanda. Coordenação e colaboração:
Nilsilane. |
|
RECURSOS: (X) Livro
didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (
) Revista; (X ) Vídeo; ( )
Microscópio; ( ) Computador; (X)
Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X)
Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 186, 187, 189, 191,193,
195, 197, 202) Seminários; ( x)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( )
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário