3ª SD Cie 2024 6º Ano

 

3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

 

Subtema: Desafios e Soluções para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos

 

Unidade Temática: Matéria e Energia 

Objetos de Conhecimento: Misturas homogêneas e heterogêneas. Separação de misturas Água potável e tratamento. Uso de agrotóxicos no solo e na água, avaliando os impactos Socioambientais.

Ano: 6º                                          Período:  01 a 12/04                Nº de Aulas: 07

HABILIDADES

(EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.). (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI04BA) Investigar processos que permitam a purificação de um material homogêneo e a separação dos componentes de um material heterogêneo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender o que são Misturas e exemplificar misturas próprias do cotidiano. Diferenciar mistura homogênea de heterogênea. Identificar as fases de uma mistura heterogênea. Compreender a importância da água potável para a saúde humana e o meio ambiente. Explorar os processos de tratamento de água para torná-la potável. Compreender os impactos do uso de agrotóxicos no solo e na água. Analisar os problemas ambientais e de saúde pública relacionados ao uso indiscriminado de agrotóxicos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: Mistura e substância

Etapa 01: Para início de conversa (15 minutos)

Iniciar com um bate papo perguntando aos alunos se eles sabem o que seria uma mistura, e pedir para citarem alguns exemplos.

Após, apresentar algumas imagens de exemplos de misturas, as quais serão utilizadas posteriormente para explicação sobre misturas homogêneas e heterogêneas.

Professor, caso não seja possível compartilhar as imagens usando data show, leve-as impressas e exponha na lousa.

 

Etapa 02: Aprofundando no tema: (20 minutos)

Orientar os estudantes a fazerem leitura e interpretação oral das imagens do livro (A Conquista 6º ano, página 186), estimulando assim que eles façam o uso do material didático.

Explicar o que são misturas e substâncias, e que elas fazem parte do nosso cotidiano, utilizando como suporte o livro didático A Conquista página, 188 e 189. Se achar necessário, poderá retornar as imagens apresentadas anteriormente, descrevendo nas imagens tais diferenciações.

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem: (15 minutos)

Orientar os estudantes a copiarem e responderem as questões1, 2 e 3 da página 189. Em seguida, fazer a correção anotando as respostas no quadro.

Ou outra sugestão de metodologia na execução da atividade, fica a escolha do professor, a qual poderá ser impressa, escrita no quadro, ou um certo tipo de quiz para proporcionar o entrosamento dos estudantes.

 

AULA 02

Tema: Classificação das Misturas

Etapa 04: Levantamento se conhecimentos prévios (10 minutos)

Agora que os estudantes já sabem o que é mistura, pergunte o que acontece se misturar água e óleo? Água e areia? Açúcar e água? Acolher as respostas e pedir que registrem no caderno.

Etapa 05: Aprofundando no tema (25 minutos)

Neste momento será exposto aos estudantes que existem dois tipos de misturas, as homogêneas e as heterogêneas. Ao longo de toda a explicação, ir apresentando figuras como exemplos, bem como orientar que os alunos acompanhem pelo livro didático A conquista (páginas 190 e 191).

Para maior envolvimento dos educandos no desenvolvimento da aula, o professor pode ir solicitando que leiam trechos do livro, para assim irem desenvolvendo a leitura e a expressar oralmente.

Com a explicação dos diferentes tipos de mistura, é necessário também que já se explique o que se refere o termo soluto, solvente, fase e solução. Ao explanar sobre misturas heterogêneas, deixar claro que as mesmas podem apresentar de duas a mais fases, tendo imagens como exemplos para que os alunos possam memorizar a explicação.

O professor poderá levar para sala de aula materiais para demonstração de misturas homogênea e Heterogênea e instigar os estudantes a identificar as fases nos experimentos para ampliar a compressão a respeito do tema em questão.

 

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem: (15 minutos)

Avalie se os estudantes conseguem distinguir as fases de uma mistura heterogênea, orientando os a responderem a atividade da página 199 do livro didático no caderno. Em seguida fazer a correção, anotando as respostas no quadro.

Como atividade para casa, proponha aos estudantes que pesquisem por que não se deve descartar óleo na pia da cozinha e como deve se o descarte adequado desse material.

 

AULA 03

 

Tema: Separação de misturas (Catação, Decantação e Centrifugação)

Etapa 07: Para início de conversa (15 minutos)

Após socializarem a pesquisa da aula anterior, começar a abordagem sobre os tipos de processos de separação de misturas, instigar os alunos a respeito do porquê tais atividades são importantes, onde são utilizadas, se eles lembrariam de já terem feito algum tipo de processos de separação.

É possível fazer a abordagem de abertura do capítulo 8, referente ao processo de separação em uma cooperativa de reciclagem (página 186 e 187) respondendo as questões 1, 2 e 3 da página 187 oralmente. O professor também pode levar um vídeo sobre esses tipos de atividade de separação para atividades de reciclagem.

Etapa 08: Aprofundando no tema (25 minutos).

Neste momento o professor irá explanar a respeito dos tipos de processos de separação de mistura, os quais são apresentadas no livro didático de Ciências 6° ano A Conquista, páginas 192 e193.

Etapa oportuna para compreenderem a razão de separarmos as misturas como obtenção de um material específico. Sendo assim, explique que a escolha do método de separação deve ser feita considerando as características das substâncias que compõem a mistura e do material que se deseja obter. Catação, Decantação e Centrifugação são processos que permitem separar componentes de misturas homogêneas.

Etapa 09: Verificação da Aprendizagem (15 minutos)

Solicitar aos estudantes que copiem e respondam no caderno, a atividade do livro didático 6° ano, página 193. Em seguida fazer a correção anotando as respostas no quadro.

 

AULA 04

 

Tema: Separação de misturas (Filtração, Evaporação e Destilação e dissolução)

Etapa 10: Para início de conversa (15 minutos)

Perguntar aos estudantes se eles já presenciaram alguém fazendo café? Qual a função do coador? É obtido uma substancia pura no final do processo? Acolher as respostas oralmente sem dizer se estão certos ou errados.

Etapa 11: Aprofundando no tema (20 minutos).

Neste momento o professor irá explanar a respeito dos tipos de processos de separação de mistura, os quais são apresentadas no livro didático de Ciências 6° ano A Conquista, páginas 194 e197. Essa explanação pode ser feita com leitura compartilhada de alguns trechos e análises das imagens do livro didático.

Etapa 12: Verificação da Aprendizagem (15 minutos)

Copiar e responder as questões da página 195 e 197 no caderno. Após responderem, fazer a correção.

Obs.: solicitar aos estudantes os materiais para construção do filtro na próxima aula. Seguir as  orientações do livro didático página 202.

AULA 05

 

 

Tema da aula:  Água potável e tratamento.

Etapa 13: Levantamento de conhecimentos prévios (10 minutos).

Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre de onde vem a água que sai da torneira e usamos para nossas atividades diárias, como cozinhar, lavar roupa, tomar banho e dar descarga. As siglas apresentadas são de Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Inicie a aula com uma pergunta provocativa, como "Qual é a importância da água para a vida na Terra?" ou "O que aconteceria se não tivéssemos acesso à água potável?".

Conduza uma breve discussão em grupo, incentivando os estudantes a compartilharem suas ideias e conhecimentos prévios sobre o tema. Peça para eles anotarem no caderno.

Etapa 14: Para início de conversa (15 minutos).

Apresente os conceitos básicos sobre água potável e sua importância para a saúde humana e o meio ambiente. Peça aos estudantes para acompanharem a exposição de informações a partir do infográfico da página 201 do livro didático.

·                    A Água Potável é toda água própria para o consumo. É um líquido incolor, inodoro (sem cheiro), insípida (sem sabor) e insossa (sem sal), essencial para a sobrevivência humana. Deve ter certa quantidade de sais minerais dissolvido, que são importantes para a saúde

·        . Introduza os processos de tratamento de água, explicando as etapas comuns, como coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção.

·                    Coagulação e Floculação: Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores (flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. Os reagentes utilizados são denominados de coagulantes, que normalmente são o Sulfato de Alumínio e o Cloreto Férrico.

·                    Decantação: os flocos formados são separados da água pela ação da gravidade em tanques normalmente de formato retangular.

·                    Filtração: A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. Um filtro é constituído de um meio poroso granular, normalmente areia, de uma ou mais camadas, instalado sobre um sistema de drenagem, capaz de reter e remover as impurezas ainda presentes na água.

·                    Desinfecção: Para efetuar a desinfecção de águas de abastecimento utiliza-se um agente físico ou químico (desinfetante), cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas. Normalmente são utilizados em abastecimento público os seguintes agentes desinfetantes, em ordem de frequência: cloro, ozona, luz ultravioleta e íons de prata.

·                    Fluoretação: A fluoretação da água de abastecimento público é efetuada através de compostos à base de flúor. A aplicação destes compostos na água de abastecimento público contribui para a redução da incidência de cárie dentária em até 60%, se as crianças ingerirem desde o seu nascimento quantidades adequadas de íon fluoreto.

Obs.:Utilize recursos visuais, como imagens, diagramas ou vídeos, peça para os alunos para ilustrar os processos de tratamento de água de forma mais clara e dinâmica. https://images.app.goo.gl/pvePgdPhXFnZgmHq8

 

Etapa 15: Mão na massa. (20 minutos)

 

Obs.: produzir junto aos estudantes o filtro. Orientação livro didático página 202. Para verificar a compreensão do trabalho sobre o filtro, responderem as questões 1, 2 e 3 no livro didático página. 202.

Etapa 16: Aula de Campo/Preparativos (05 minutos)

Prepare uma aula de campo as estações de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE), envie oficio para embasa e transporte escolar, não esqueça do termo de autorização das famílias. Quando tiver tudo encaminhado, combine tudo com os estudantes, como devem se comportar naquele espaço, o que devem levar e a importância dos registros da visita.

 

AULA 06

 

Tema: ETA e ETE

 

Etapa 17: Aula de Campo/Execução (50 min)

Chegou o tão esperado dia! Aproveite para ilustrar todo conhecimento adquirido durante as aulas de separação de misturas, esse é um momento rico de informações. Atenção as regras da empresa, evite constrangimentos! É possível realizar as duas visitas no mesmo dia, dependendo do número de estudantes que irão.     

AULA 07

Tema: Uso de Agrotóxicos na Água, no Solo e seus Impactos Socioambientais.

Etapa 18: Para início de conversa (10 minutos)

Apresentar aos estudantes a imagem ABAIXO OU Projete o tema para os alunos ou escreva no quadro. Questione-os se sabem o que são agrotóxicos?

koilio

Vocês já ouviram falar de agrotóxicos? Sabem o que são? Para quê e por que são usados? Quais são os impactos do uso de grande quantidade de agrotóxico na água e no solo?

Como adequar à sua realidade: Se você morar na zona rural e quiser aproveitar o depoimento de estudantes que têm familiares trabalhando no campo, fique à vontade.

http://ecoa.org.br/agua-contaminada-por-agrotoxicos-na-apa-nascentes-do-rio-paraguai/

Etapa 19:  Contextualização (20 min)

Exiba o vídeo, disponível aqui <https://www.youtube.com/watch?v=N4pqg--jHXM>. Depois, converse com os estudantes sobre ele, se necessário ajudando-os a entender determinados conceitos que sejam mais complexos.

Como adequar à sua realidade: Principalmente se morarem em uma zona urbana, é importante contextualizar o vídeo do Sr João das Alfaces demonstrando como os vegetais que utilizamos no dia a dia são produzidos, de onde vêm e se tem qualidade na sua produção.

Etapa 20: Problematização (10 min)

Converse com os estudantes a respeito das consequências do uso dos agrotóxicos para a água e para o solo. Lembre-as de trechos do vídeo em que o veneno aparece entrando no solo e na água. Pergunte-as o que poderá acontecer à vida nesses ambientes. Depois, numa tempestade de ideias, anote as respostas das crianças no quadro.

ETAPA 21: Mão na massa:(10 Minutos)

 

Orientações: Jogo da memória - com imagens de Seu João Feliz e triste, as crianças jogarão e decidirão quais atitudes deixam o Seu João tranquilo em relação à proteção ambiental e consequentemente à sua saúde.

Imprimir as cartas e dividir as crianças em duplas ou grupos de 4 pessoas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wa24AeKqZwzYWpQFNTA3FUPX7PBbGE7cG7PP2DbUGsDjGppDsxNddq6vBa7z/geo2-07und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

 

Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana, Vânia, Jacy e Fernanda.

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 186, 187, 189, 191,193, 195, 197, 202)  Seminários;  (  x) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                               

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário