SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS
|
|||
Tema: Célula
como unidade da vida
|
Unidade
Temática: Vida e Evolução
|
||
Objetos
de Conhecimento:
Características dos seres vivos, origem da vida, descoberta da célula e dos
seres microscópicos.
|
|||
Ano: 6º Período: 08/09 a 02/10 Nº de Aulas: 12
|
|||
HABILIDADES
|
|||
Habilidade:
(EF06CI05) Explicar a
organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e
funcional dos seres vivos.
|
|||
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
|||
·
Reconhecer
a células como unidade básica estrutural e funcional dos seres vivos.
|
|||
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
|
|||
AULA 01
O que nos torna humanos?
Etapa 1:Levantamento de Conhecimentos Prévios a partir da questão:
O que nos torna humanos? Espera-se que a resposta começará a ser construída a
partir do reconhecimento de que somos seres vivos. Não
se preocupe em responder a questão neste momento, mas em estimulá-los a
pensar sobre o tema. Pedir para anotarem a resposta no
caderno. Não se esqueçam do cabeçalho.
Etapa 02: Fazer a leitura do texto “Sophia é o primeiro robô do
mundo a receber um título de cidadania”, livro didático Inspire ciências 6º
ano, página 12. Aproveitar o tema para conversar com a turma sobre o
significado de cidadania, comentando os aspectos referentes a convivência
respeitosa, direitos e deveres. Questionar se eles consideram essas
características exclusivas do ser humano.
Etapa 03: Para início de conversa: Assista o vídeo sobre “O que
nos torna humanos?” , disponível no link abaixo, e em seguida copie e
responda no caderno, as questões 1, 2, e 3 da página 13 do livro didático
inspire ciências 6º ano. https://youtu.be/oHR8uYhPnhs
AULA 02
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Etapa 04: Iniciar fazendo a correção das
questões da etapa 03.
Etapa 05:Mergulho
no tema: Aprofundar nas discussões sobre o conteúdo, utilizando o livro
didático Inspire Ciências 6º ano páginas 14, 15 e 16.
Orientações:
Aproveitando a oportunidade para dizer que o conhecimento científico está em
permanente construção, usando o exemplo dos vírus para ilustrar isso. Os
vírus não são celulares, mas apresentam outras características de seres
vivos, como capacidade de reprodução e de perceber e reagir a estímulos no
ambiente.
Obs: O professor poderá
disponibilizar slides com imagens sobre características dos seres vivos ou
indicar a vídeo aula disponível no link
https://youtu.be/tQLoOkTvbuY
Etapa 06: Verificando a Aprendizagem
Responder no caderno as atividades da página 17 do livro
didático inspire ciências 6º ano.
AULA 03
Tema: Origem da vida.
Etapa 07:
Correção das atividades da etapa 06.
Etapa 08: Aprofundar
nas discussões sobre o conteúdo, utilizando o livro didático Inspire Ciências
6º ano páginas 18 e 19.
Orientação: Explorar as imagens com os alunos
e questionar como eles acham que elas foram criadas. Comentar que a ciência
utiliza concepções artísticas para retratar paisagens, seres vivos e outros
elementos. Aproveitando a oportunidade para relembrar a influência da
temperatura nas mudanças no estado físico da água. Assista o link: https://youtu.be/C3ClNy3U8QI
Etapa 09: Mão na massa
Use
sua criatividade e faça um desenho ilustrativo sobre a origem da vida no
planeta.
AULA 04
Tema: Teorias sobre o surgimento da vida.
Etapa 10:
Questão disparadora! Qual foi a origem da vida?
Com
o objetivo de identificar o que os (as) alunos (as) já conhecem sobre o
assunto, inicialmente o professor deverá propor os seguintes questionamentos:
“ Como ocorreu a origem da vida? E “Como se chegou a essas conclusões?
Etapa 11:
Mergulho no tema. A partir do livro didático inspire ciências 6º ano página
20, 21 e 22. Em seguida, assista o link:https://youtu.be/UuwKOe9fyNI
e respondam as atividades da página 22 do livro citado nessa mesma etapa.
Sugerir
a turma que assista o link: COSMOS –
Origem da vida, o filme (duração: 1:02 h)
disponível em:https://youtu.be/J_rqnAZ8yRA
Etapa 12:
Mão na Massa
Representar
uma sequência em quadrinhos sobre a origem da vida (tabela disponibilizada
por e-mail).
AULA 05
Tema: A célula
Etapa 13:Questão
disparadora. Como deve ser o corpo do ser vivo mais simples, ao levarmos em
consideração suas necessidades básicas para sobreviver?
Apresente
a questão disparadora, escute a opinião dos alunos que quiserem se expressar.
Se mantenha imparcial às ideias apresentadas por eles, esse momento é apenas
para dar início à construção das ideias.
ORIENTAÇÕES::
Apresente o conteúdo sobre célula, dando destaque ao fato de que a célula é a
unidade básica estrutural ao corpo dos seres vivos e funcional e nela contém
todos os elementos necessários para
realizar as funções vitais.
Etapa 14.
Aprofundando no tema: Peça aos alunos que assistam o vídeo disponível no
link:https://youtu.be/cLyD_i4KkJQ.
E após assistirem, façam anotações das informações relevantes para discutir
na próxima aula.
AULA 06
Tema: Descoberta das células e dos seres vivos
Etapa 15: Para início de conversa: Ouvir os relatos das anotações relevantes solicitadas na etapa
14.
Etapa 16. Aprofundando no tema: Assistir o vídeo, a partir link: https://youtu.be/-HWiJdIAnMw. Em seguida, enfatizar a importância da descoberta das células
como um exemplo clássico no avanço tecnológico no caso, a invenção do
microscópio, e seu impacto no ramo da Ciência.
Etapa 17: Fazer leitura das páginas 23, 24 e 25 do
livro didático Inspire Ciências 6º ano, e responder as atividades da página
25.
|
|||
|
|||
|
- Página inicial
- Articulação de Língua Portuguesa
- Articulação de Ciências
- Articulação de Educação Física
- Articulação de Língua Inglesa
- Articulação de Arte
- Articulação de Matemática
- Articulação de História
- Galeria
- Articulação de Geografia
- Articulação de Projeto de Vida
- Articulação de Leitura, Interpretação e Produção Textual
5ª Sequência Didática 6º Ano
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário