5ª Sequência Didática 6º Ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Célula como unidade da vida

Unidade Temática: Vida e Evolução
Objetos de Conhecimento: Características dos seres vivos, origem da vida, descoberta da célula e dos seres microscópicos.
Ano: 6º                          Período:     08/09 a 02/10                           Nº de Aulas: 12
HABILIDADES
Habilidade: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conhecer as teorias sobre a origem da vida.
  • Identificar as principais características de cada teoria.
·         Reconhecer a células como unidade básica estrutural e funcional dos seres vivos.  
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
AULA 01

O que nos torna humanos?
Etapa 1:Levantamento de Conhecimentos Prévios a partir da questão: O que nos torna humanos? Espera-se que a resposta começará a ser construída a partir do reconhecimento de que somos seres vivos. Não se preocupe em responder a questão neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Pedir para anotarem a resposta no caderno. Não se esqueçam do cabeçalho.
Etapa 02: Fazer a leitura do texto “Sophia é o primeiro robô do mundo a receber um título de cidadania”, livro didático Inspire ciências 6º ano, página 12. Aproveitar o tema para conversar com a turma sobre o significado de cidadania, comentando os aspectos referentes a convivência respeitosa, direitos e deveres. Questionar se eles consideram essas características exclusivas do ser humano.
Etapa 03: Para início de conversa: Assista o vídeo sobre “O que nos torna humanos?” , disponível no link abaixo, e em seguida copie e responda no caderno, as questões 1, 2, e 3 da página 13 do livro didático inspire ciências 6º ano. https://youtu.be/oHR8uYhPnhs

AULA 02

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Etapa 04: Iniciar fazendo a correção das questões da etapa 03.
Etapa 05:Mergulho no tema: Aprofundar nas discussões sobre o conteúdo, utilizando o livro didático Inspire Ciências 6º ano páginas 14, 15 e 16.
Orientações: Aproveitando a oportunidade para dizer que o conhecimento científico está em permanente construção, usando o exemplo dos vírus para ilustrar isso. Os vírus não são celulares, mas apresentam outras características de seres vivos, como capacidade de reprodução e de perceber e reagir a estímulos no ambiente.
Obs: O professor poderá disponibilizar slides com imagens sobre características dos seres vivos ou indicar a vídeo aula disponível no link  https://youtu.be/tQLoOkTvbuY
Etapa 06: Verificando a Aprendizagem
Responder no caderno  as atividades da página 17 do livro didático inspire ciências 6º ano.


AULA 03
Tema: Origem da vida.
Etapa 07: Correção das atividades da etapa 06.
Etapa 08: Aprofundar nas discussões sobre o conteúdo, utilizando o livro didático Inspire Ciências 6º ano páginas 18 e 19.
Orientação: Explorar as imagens com os alunos e questionar como eles acham que elas foram criadas. Comentar que a ciência utiliza concepções artísticas para retratar paisagens, seres vivos e outros elementos. Aproveitando a oportunidade para relembrar a influência da temperatura nas mudanças no estado físico da água. Assista o link: https://youtu.be/C3ClNy3U8QI
Etapa 09: Mão na massa
Use sua criatividade e faça um desenho ilustrativo sobre a origem da vida no planeta.

AULA 04
Tema: Teorias sobre o surgimento da vida.
Etapa 10: Questão disparadora! Qual foi a origem da vida?
Com o objetivo de identificar o que os (as) alunos (as) já conhecem sobre o assunto, inicialmente o professor deverá propor os seguintes questionamentos: “ Como ocorreu a origem da vida? E “Como se chegou a essas conclusões?
Etapa 11: Mergulho no tema. A partir do livro didático inspire ciências 6º ano página 20, 21 e 22. Em seguida, assista o link:https://youtu.be/UuwKOe9fyNI e respondam as atividades da página 22 do livro citado nessa mesma etapa.
Sugerir a turma que assista o link: COSMOS  – Origem da vida, o filme (duração: 1:02 h)  disponível em:https://youtu.be/J_rqnAZ8yRA
Etapa 12: Mão na Massa
Representar uma sequência em quadrinhos sobre a origem da vida (tabela disponibilizada por e-mail).

AULA 05
Tema: A célula
Etapa 13:Questão disparadora. Como deve ser o corpo do ser vivo mais simples, ao levarmos em consideração suas necessidades básicas para sobreviver?
Apresente a questão disparadora, escute a opinião dos alunos que quiserem se expressar. Se mantenha imparcial às ideias apresentadas por eles, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.
ORIENTAÇÕES:: Apresente o conteúdo sobre célula, dando destaque ao fato de que a célula é a unidade básica estrutural ao corpo dos seres vivos e funcional e nela contém todos os elementos necessários para  realizar as funções vitais.
Etapa 14. Aprofundando no tema: Peça aos alunos que assistam o vídeo disponível no link:https://youtu.be/cLyD_i4KkJQ. E após assistirem, façam anotações das informações relevantes para discutir na próxima aula.

AULA 06
Tema: Descoberta das células e dos seres vivos
Etapa 15: Para início de conversa: Ouvir os relatos das anotações relevantes solicitadas na etapa 14.
Etapa 16. Aprofundando no tema: Assistir o vídeo, a partir link: https://youtu.be/-HWiJdIAnMw. Em seguida, enfatizar a importância da descoberta das células como um exemplo clássico no avanço tecnológico no caso, a invenção do microscópio, e seu impacto no ramo da Ciência.
Etapa 17: Fazer leitura das páginas 23, 24 e 25 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, e responder as atividades da página 25.
RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (X) Microscópio; (X) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (13, 22, 25) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário