Tema Inter curricular: Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o novo normal |
|
Subtema: Preservando nossos
biomas |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Diversidade
de ecossistemas; Os ecossistemas brasileiros (ou biomas) Amazônia, Cerrado,
Mata Atlântica e Caatinga. |
|
Anos: 7º Período: 22/04 a 03/05 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07CI07) Caracterizar
os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de
água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no
estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de
cada um deles. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Conceituar
e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros conforme
suas características, em especial os Biomas Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica
e Caatinga. Observar espécies típicas do Bioma Cerrado. Entender como é
medida a biodiversidade de um bioma. Reconhecer a riqueza e biodiversidade da
natureza desses Biomas em estudo, bem como sua preservação. |
|
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
|
AULA 01 TEMA: Como é a
natureza do Brasil? Etapa 01:
Levantamentos de conhecimentos prévios (10min) Para
sondar o conhecimento do que é um ecossistema, promova a observação de fotos
e imagens de um lago contendo ninfeias, pererecas e insetos; foto de uma
floresta com plantas epífitas; restinga, próxima à praia, com solo arenoso e
plantas rasteiras; recifes de coral com peixes e anêmonas; manguezais, etc
(fica a critério e responsabilidade de cada professor organizar, selecionar e
apresentar as imagens). |
|
Ao longo da
exibição das imagens, procure fazer as seguintes perguntas aos estudantes: “O
que essas imagens têm em comum”? Existe algum elemento que esteja presente em
todas as imagens? O que as diferencia? Qual dos elementos da imagem você
percebe no ambiente em que mora? Etapa 02: Para
Início de Conversa (10min) Solicitar
aos alunos que escrevam e respondam às questões da página 41 do livro
didático a conquista Ciências, 7º ano para posteriormente socializar com a
turma . Etapa 03: Sistematizando o Conhecimento (30 min) Agora que já foram
apresentados ao tema, acolha as respostas dos alunos na etapa anterior e
esclareça os equívocos apresentados, começando pelo conceito de bioma e sua
importância: “Bioma como um grande espaço geográfico que compartilha das
mesmas características biológicas, climáticas e físicas, existindo um grande
número de espécies animais e vegetais. Os biomas são importantes porque são
onde vive e interage o ser humano com a natureza, tirando dela seu sustento.
Contudo, para que o ciclo se mantenha e as teias e cadeias alimentares não
sejam drasticamente afetadas, a natureza deve estar em equilíbrio.” Utilizar
como suporte o livro didático A Conquista 7º Ano, páginas 42 a 51. AULA
02 TEMA: Biomas do
Brasil Etapa 04: Mão na
Massa I (40 min) Após
exposição do objeto em estudo, solicitar aos alunos que escrevam no caderno
as questões abaixo e respondam com base nas imagens disponibilizadas na etapa
01 da aula anterior. Nesse momento, ele já terá condições de responder de
forma mais correta, devido às aulas anteriores. 1.
Quais diferenças você consegue apontar nas imagens disponibilizadas? 2. Qual
das imagens se aproxima mais das paisagens do local em que você vive? 3. Em
sua opinião, qual é o motivo da existência de diferentes paisagens como das
imagens disponibilizadas? 4. Percebendo que as paisagens das imagens são
diferentes, os animais existentes em cada uma delas também serão diferentes?
Sim ou não e porquê? E a vegetação? Conseguem identificar alguma cadeia
alimentar nessas imagens? Etapa
05: Investigando (10 min) Explorar os mapas dos
biomas (página 43 do Livro didático 7ºano) com os estudantes, ajudando-os a
identificar a região em que a escola se localiza e qual é o bioma
predominante. Perguntar o que significam as áreas vermelhas do mapa B e se a
devastação tem relação com as atividades humanas. Pedir que listem atividades
que contribuem com a destruição dos ambientes naturais. AULA 03 TEMA: Tipos de
Biomas Etapa 06: Correção da Atividade (15 min) Corrigir a atividade da aula anterior.
Aproveitar esse momento para dirimir possíveis dúvidas levantadas durante a
realização da atividade. Etapa 07: Para
Início de Conversa (20 min) Continuar
explorando o conceito de biomas e sua formação. Explicando a diferença entre
um bioma e o ecossistema: Um ecossistema é um conjunto de interações entre os
fatores bióticos e abióticos de determinado ambiente. Esses fatores abrangem
as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. Um conjunto de
ecossistemas com diversas características semelhantes, principalmente as
climáticas e de vegetação, forma um bioma. Existem diferentes biomas
espalhados pelo mundo, como vimos nas páginas de abertura. Para facilitar o
estudo, o Brasil pode ser dividido em seis biomas, os quais de maneira geral
apresentam características próprias, envolvendo fatores como clima, relevo,
tipo de solo, flora, fauna, disponibilidade de água e de luz solar. Etapa 08:
Mergulho no Tema (15 min) Assistir
o vídeo (12:19 min) Biomas Brasileiros- Toda Matéria onde o aluno terá uma
visão geral dos biomas brasileiros. AULA
04 TEMA: Bioma
Amazônia Etapa 09:
Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Inicie
a aula propondo uma conversa com a turma para levantar seus conhecimentos
sobre o Bioma Amazônia. Nesse momento, é pertinente conduzir o tema com
questões norteadoras como: 1. Qual a importância do bioma Amazônia? 2. Como é
sua vegetação? 3. Quais são as características desse bioma? 4. Como é o
clima, o solo? Etapa 10:
Sistematizando o conhecimento (20 min) O
bioma Amazônia é o maior do Brasil. Ele ocupa cerca de 49% do território
brasileiro e se estende pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará,
Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. A principal paisagem da
Amazônia é de florestas verdes e densas em terra firme, e seu relevo possui
diferentes formações, como planaltos, morros, vales e planícies. Regiões com
inundações periódicas, chamadas de florestas e campos de várzea, também estão
presentes. O solo é rico em matéria orgânica originada da vegetação
exuberante, mas pobre em nutrientes. Comentar que, apesar de a Amazônia ser
uma floresta tropical que ocupa uma extensa área do território brasileiro,
ela está sob grande ameaça. Em 2015, foi realizada uma pesquisa sobre o
estado de conservação das florestas tropicais. Compilando dados de 24
autores, determinou-se que 70% das florestas remanescentes do planeta,
incluindo a Amazônia, estão em grande ameaça, por estarem posicionadas em
regiões que colocam sua preservação em risco, próxima de áreas ocupadas por
atividades humanas. Complementar a aprendizagem com informações contidas nas
páginas 44 e 45 do livro didático de Ciências 7º ano. Esse momento é
apropriado para dirimir dúvidas levantadas. Observação:
Caso não seja possível passar o vídeo, utilize o material disponível no link
abaixo, nele encontra-se tabelas com informações sobre o tema, que seria
interessante o estudante reproduzir no caderno como resumo. https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/amazonia.htm
Etapa 11: Mão na
Massa I (20min) Oriente
os estudantes a realizarem a atividade da página 45 do livro didático A
Conquista 7º Ano. Sugira que façam em grupo. AULA 05 TEMA: Cerrado,
Mata Atlântica e Caatinga. Etapa 12:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (5min) Orientações: Apresente a imagem aos
alunos e pergunte se eles conhecem esta fruta. Pergunte: ·
Qual o nome desta fruta? ·
Alguém já comeu esta fruta? ·
Ela tem um sabor bom? Explique aos alunos
que, nesta aula, eles terão a oportunidade de conhecer outras espécies
típicas do cerrado brasileiro. Questão disparadora: O que você sabe sobre o cerrado, mata
atlântica e caatinga? Acolha as respostas, por enquanto. Etapa 13:
Aprofundando no Tema (20 min) Fazer
aula expositiva abrindo espaço para a participação dos alunos, utilizar o
livro didático de Ciências, página 46 a 51 como suporte (seguir as
orientações didáticas das mesmas páginas). Etapa 14:
Desvendando o Mistério (5min) Volte
a perguntar sobre a fruta ilustrada acima, em seguida dê as informações
precisas a partir do texto abaixo. O pequi é conhecido como ouro do cerrado e
é um dos frutos mais famosos da região. O pequizeiro é uma árvore bonita e
frondosa, que pode chegar até 12 metros de altura e produz seus frutos de
novembro a janeiro. Grandinho como uma maçã e de casca verde, o pequi possui
caroços revestidos por uma polpa macia riquíssima em vitamina C, que possui
pequenos espinhos por baixo. Embaixo dos espinhos encontra-se uma amêndoa, também
muito apreciada, que pode ser consumida torrada, in natura, caramelizada, em
licores, e até em óleos, como cosmético. O pequi é muito utilizado na
culinária regional, sendo comumente cozido no arroz e no feijão. E aí, nunca
ouviu falar dessa fruta? Etapa 15:
Atividades (20min) Utilize o livro
didático, páginas 47, 49 e 51. AULA 06 TEMA: Amazônia,
Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga Etapa 16:
Correção de atividades (15min) Propor
a leitura coletiva, correção e reflexão das questões das atividades propostas
anteriormente. Etapa 17: Produção de quadros que manifestem a
compreensão dos estudantes sobre os biomas estudados (35 minutos) Em
parceria com a professora de arte o professor orientará a produção visando
exposição durante a feira de ciências.
Elaboração: Amélia, Adriana,
Lucilane e Miriã. Coordenação e colaboração:
Nilsilane |
|
RECURSOS:
(X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro
páginas: (43,
45,47, 49 e 51
) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;
(X) Cartaz; (X) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário