4ª SD Cie 2024 7º Ano

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o novo normal

Subtema: Preservando nossos biomas

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Diversidade de ecossistemas; Os ecossistemas brasileiros (ou biomas) Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.

Anos:                                         Período: 22/04 a 03/05                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conceituar e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros conforme suas características, em especial os Biomas Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. Observar espécies típicas do Bioma Cerrado. Entender como é medida a biodiversidade de um bioma. Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza desses Biomas em estudo, bem como sua preservação.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

TEMA: Como é a natureza do Brasil?

 

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios (10min)

Para sondar o conhecimento do que é um ecossistema, promova a observação de fotos e imagens de um lago contendo ninfeias, pererecas e insetos; foto de uma floresta com plantas epífitas; restinga, próxima à praia, com solo arenoso e plantas rasteiras; recifes de coral com peixes e anêmonas; manguezais, etc (fica a critério e responsabilidade de cada professor organizar, selecionar e apresentar as imagens).

Rã Lago Lírios - Foto gratuita no Pixabay 

 

 

 

 

Enquanto o Paraná destrói a Restinga, boas práticas de conservação do  ecossistema predominam em outros estados brasileiros e países do mundo •  Observatório de Justiça e Conservação 

 

Protetor Solar x Recife de Corais - Curiosidades de Ubatuba

  Ao longo da exibição das imagens, procure fazer as seguintes perguntas aos estudantes: “O que essas imagens têm em comum”? Existe algum elemento que esteja presente em todas as imagens? O que as diferencia? Qual dos elementos da imagem você percebe no ambiente em que mora?

 

Etapa 02: Para Início de Conversa (10min)

 

Solicitar aos alunos que escrevam e respondam às questões da página 41 do livro didático a conquista Ciências, 7º ano para posteriormente socializar com a turma . Etapa 03: Sistematizando o Conhecimento (30 min) Agora que já foram apresentados ao tema, acolha as respostas dos alunos na etapa anterior e esclareça os equívocos apresentados, começando pelo conceito de bioma e sua importância: “Bioma como um grande espaço geográfico que compartilha das mesmas características biológicas, climáticas e físicas, existindo um grande número de espécies animais e vegetais. Os biomas são importantes porque são onde vive e interage o ser humano com a natureza, tirando dela seu sustento. Contudo, para que o ciclo se mantenha e as teias e cadeias alimentares não sejam drasticamente afetadas, a natureza deve estar em equilíbrio.” Utilizar como suporte o livro didático A Conquista 7º Ano, páginas 42 a 51. 

 

AULA 02

 

TEMA: Biomas do Brasil

 

Etapa 04: Mão na Massa I (40 min)

 

Após exposição do objeto em estudo, solicitar aos alunos que escrevam no caderno as questões abaixo e respondam com base nas imagens disponibilizadas na etapa 01 da aula anterior. Nesse momento, ele já terá condições de responder de forma mais correta, devido às aulas anteriores.

1. Quais diferenças você consegue apontar nas imagens disponibilizadas? 2. Qual das imagens se aproxima mais das paisagens do local em que você vive? 3. Em sua opinião, qual é o motivo da existência de diferentes paisagens como das imagens disponibilizadas? 4. Percebendo que as paisagens das imagens são diferentes, os animais existentes em cada uma delas também serão diferentes? Sim ou não e porquê? E a vegetação? Conseguem identificar alguma cadeia alimentar nessas imagens?

 

Etapa 05: Investigando (10 min)

Explorar os mapas dos biomas (página 43 do Livro didático 7ºano) com os estudantes, ajudando-os a identificar a região em que a escola se localiza e qual é o bioma predominante. Perguntar o que significam as áreas vermelhas do mapa B e se a devastação tem relação com as atividades humanas. Pedir que listem atividades que contribuem com a destruição dos ambientes naturais.

AULA 03

 

TEMA: Tipos de Biomas

 

Etapa 06: Correção da Atividade (15 min)

 

Corrigir a atividade da aula anterior. Aproveitar esse momento para dirimir possíveis dúvidas levantadas durante a realização da atividade.

 

Etapa 07: Para Início de Conversa (20 min)

 

Continuar explorando o conceito de biomas e sua formação. Explicando a diferença entre um bioma e o ecossistema: Um ecossistema é um conjunto de interações entre os fatores bióticos e abióticos de determinado ambiente. Esses fatores abrangem as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. Um conjunto de ecossistemas com diversas características semelhantes, principalmente as climáticas e de vegetação, forma um bioma. Existem diferentes biomas espalhados pelo mundo, como vimos nas páginas de abertura. Para facilitar o estudo, o Brasil pode ser dividido em seis biomas, os quais de maneira geral apresentam características próprias, envolvendo fatores como clima, relevo, tipo de solo, flora, fauna, disponibilidade de água e de luz solar.

 

Etapa 08: Mergulho no Tema (15 min)

 

Assistir o vídeo (12:19 min) Biomas Brasileiros- Toda Matéria onde o aluno terá uma visão geral dos biomas brasileiros.

 

 AULA 04

 

TEMA: Bioma Amazônia

 

Etapa 09: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Inicie a aula propondo uma conversa com a turma para levantar seus conhecimentos sobre o Bioma Amazônia. Nesse momento, é pertinente conduzir o tema com questões norteadoras como: 1. Qual a importância do bioma Amazônia? 2. Como é sua vegetação? 3. Quais são as características desse bioma? 4. Como é o clima, o solo?

 

Etapa 10: Sistematizando o conhecimento (20 min)

O bioma Amazônia é o maior do Brasil. Ele ocupa cerca de 49% do território brasileiro e se estende pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. A principal paisagem da Amazônia é de florestas verdes e densas em terra firme, e seu relevo possui diferentes formações, como planaltos, morros, vales e planícies. Regiões com inundações periódicas, chamadas de florestas e campos de várzea, também estão presentes. O solo é rico em matéria orgânica originada da vegetação exuberante, mas pobre em nutrientes. Comentar que, apesar de a Amazônia ser uma floresta tropical que ocupa uma extensa área do território brasileiro, ela está sob grande ameaça. Em 2015, foi realizada uma pesquisa sobre o estado de conservação das florestas tropicais. Compilando dados de 24 autores, determinou-se que 70% das florestas remanescentes do planeta, incluindo a Amazônia, estão em grande ameaça, por estarem posicionadas em regiões que colocam sua preservação em risco, próxima de áreas ocupadas por atividades humanas. Complementar a aprendizagem com informações contidas nas páginas 44 e 45 do livro didático de Ciências 7º ano. Esse momento é apropriado para dirimir dúvidas levantadas.

Observação: Caso não seja possível passar o vídeo, utilize o material disponível no link abaixo, nele encontra-se tabelas com informações sobre o tema, que seria interessante o estudante reproduzir no caderno como resumo. https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/amazonia.htm

 

Etapa 11: Mão na Massa I (20min)

Oriente os estudantes a realizarem a atividade da página 45 do livro didático A Conquista 7º Ano. Sugira que façam em grupo.

 

AULA 05

TEMA: Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.

 

Etapa 12: Levantamento de Conhecimentos Prévios (5min)

 

 

Contexto

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e pergunte se eles conhecem esta fruta. Pergunte:

·         Qual o nome desta fruta?

·         Alguém já comeu esta fruta?

·         Ela tem um sabor bom?

Explique aos alunos que, nesta aula, eles terão a oportunidade de conhecer outras espécies típicas do cerrado brasileiro.

Questão disparadora: O que você sabe sobre o cerrado, mata atlântica e caatinga? Acolha as respostas, por enquanto.

Etapa 13: Aprofundando no Tema (20 min)

Fazer aula expositiva abrindo espaço para a participação dos alunos, utilizar o livro didático de Ciências, página 46 a 51 como suporte (seguir as orientações didáticas das mesmas páginas).

 

Etapa 14: Desvendando o Mistério (5min)

Volte a perguntar sobre a fruta ilustrada acima, em seguida dê as informações precisas a partir do texto abaixo. O pequi é conhecido como ouro do cerrado e é um dos frutos mais famosos da região. O pequizeiro é uma árvore bonita e frondosa, que pode chegar até 12 metros de altura e produz seus frutos de novembro a janeiro. Grandinho como uma maçã e de casca verde, o pequi possui caroços revestidos por uma polpa macia riquíssima em vitamina C, que possui pequenos espinhos por baixo. Embaixo dos espinhos encontra-se uma amêndoa, também muito apreciada, que pode ser consumida torrada, in natura, caramelizada, em licores, e até em óleos, como cosmético. O pequi é muito utilizado na culinária regional, sendo comumente cozido no arroz e no feijão. E aí, nunca ouviu falar dessa fruta?

 

Etapa 15: Atividades (20min)

 

Utilize o livro didático, páginas 47, 49 e 51.

 

AULA 06

 

TEMA: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga

 

Etapa 16: Correção de atividades (15min)

 

Propor a leitura coletiva, correção e reflexão das questões das atividades propostas anteriormente.

 

Etapa 17: Produção de quadros que manifestem a compreensão dos estudantes sobre os biomas estudados (35 minutos)

 

Em parceria com a professora de arte o professor orientará a produção visando exposição durante a feira de ciências. 

 

 

Elaboração: Amélia, Adriana, Lucilane e Miriã.

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (43, 45,47, 49 e 51 ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;

Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário