6ª SD Cie 6ºAno 2024

 

  SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema: Consumo consciente do solo na fonte de  renda e desenvolvimento

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Os diferentes tipos de rochas, fósseis, solo, tipos de solo em Itamaraju; o ser humano e a litosfera.

Ano:                                      Período: 08 a 19/07                    Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju. (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Caracterizar a litosfera e as formações de rochas e solos, considerando a influência da temperatura e a matéria prima constituinte; Explorar os vários tipos de rochas e minerais existentes na Terra; Entender como acontece formação das rochas; Aprender as diferenças entre rochas sedimentares, ígneas e metamórficas; Entender que a Terra é um planeta em constante formação e transformação; Identificar as rochas magmáticas na natureza terrestre; Reconhecer a utilidade das rochas magmáticas no cotidiano; Localizar as formações magmáticas na localidade e na região onde vivem os alunos. Conhecer aspectos da formação das rochas. Relacionar a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos. Compreender os processos que levam à formação do solo. Conhecer e analisar a composição de diferentes tipos de solo. Discutir sobre a relação do ser humano com a litosfera.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Os diferentes tipos de rochas

 

Etapa 01: Para Inicio de Conversa (10min)

Peça aos estudantes que descrevam a imagem das páginas 62 e 63 do livro didático A Conquista Ciências 6º ano, conduza os questionamentos destas páginas. Verifique se eles notam as faixas horizontais de rocha, além do furo circular característico desse monumento geológico. Questione sobre o que pode ter originado essas características. Ouça as respostas e valorize a participação dos estudantes, aproveitando para avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto. A Questão central é uma pergunta abrangente que convida os estudantes a interpretá-la e respondê-la livremente. Avalie como eles utilizam seus conhecimentos prévios nesse momento. Essa pergunta pode ser retomada ao longo da Unidade, especialmente nos momentos em que o tópico estudado se relacionar diretamente à questão.

 

Etapa 02: Continuação da Sondagem Inicial (10min)

Solicite a entrega das folhas de sulfite com as respostas para que você possa avaliar os conhecimentos prévios da turma. Neste momento, não realize correções. Apenas analise as respostas dadas para depois retomá-las e comparar esses conhecimentos com aqueles obtidos como resultado das atividades proposta nesta sequência didática.

 

Etapa 03: Pesquisa sobre os tipos de rocha (30min)

Esta atividade propõe uma pesquisa a ser realizada pelos estudantes, o professor pode solicitar em aula anterior que os estudantes tragam material para consulta. Divida a turma grupos e distribua três temas – rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas – entre eles.

Disponibilize o livro didático página 66 a 69 e oriente-os a pesquisar as seguintes características das rochas: processo de formação, representantes mais comuns e características (que permitem diferenciar os vários tipos de rocha). Peça também que todos os grupos pesquisem definições para os termos “rocha” e “minerais”.

Obs: Caso NÃO tenha tempo suficiente para realizar a pesquisa em classe, o aluno poderá finalizar em casa.

AULA 02

 

 

TEMA: Tipos de Rochas

 

Etapa 04: Aprofundando no tema (30min)

Nessa etapa será feita a socialização da pesquisa realizada na aula anterior. Inicialmente será feita uma aula expositiva dialogada abordando a classificação dos diferentes tipos de rochas, a formação e as características das mesmas, bem como os usos e importâncias das mesmas.  Vale ressaltar que os alunos deverão construir o conhecimento com auxílio da pesquisa realizada, incentive os estudantes a falarem o que sabem sobre o tema abordado. Use o livro didático páginas 66 a 69. Peça para observarem as figuras. Faça um breve comentário sobre a formação rochosa da Pedra Monte Pescoço que é símbolo da nossa cidade.

Etapa 05: Registro dos resultados alcançados (20min)

Construa uma tabela no quadro, como a mostrado abaixo:

 

Estrutura

Tipos de rochas

 

Magmática

Sedimentar

Metamórfica

Processo de formação

 

 

 

Representantes mais comuns

 

 

 

Características (que permitem diferenciar os vários tipos de rocha)

 

 

 

 

Solicite que os estudantes utilizem as informações que pesquisaram para completá-la. Discuta com a turma os conceitos trabalhados na atividade e mostre amostras ou imagens de uma rocha de cada tipo pesquisado por eles para ilustrar esses conceitos. Aproveite para fazer esclarecimentos e complementar o conteúdo sempre que julgar necessário.

 

AULA 03

 

TEMA: Fósseis

 

Etapa 06: Verificação da aprendizagem (15min)

 

Em seguida, distribua as folhas de sulfite com as respostas dos estudantes para as perguntas de levantamento dos conhecimentos prévios (aula anterior). Solicite que comparem os conhecimentos que tinham no início e ao final das atividades e complementem ou corrijam suas respostas. Acrescente informações sobre os termos rochas, minerais e minérios, utilize como suporte o material da página 64 do livro didático de Ciências. Siga as Orientações Didáticas.

Etapa 07: Mão na massa (10min)

Atividade 1: Procura e registro de objetos produzidos com rochas

Nesta atividade, peça aos estudantes para procurar objetos que sejam produzidos com rochas, minerais e minérios. Ao final, cada aluno deve escrever uma lista com pelo menos três objetos. Caso a escola propicie o uso de recurso audiovisuais, as duplas podem fazer o registro por meio de fotos ou vídeos e apresentar na aula seguinte. Durante esta atividade, fique próximo dos estudantes para esclarecer dúvidas que surgirem a respeito da origem dos materiais.

Etapa 08: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Inicie essa aula fazendo alguns questionamentos como: Já ouviram falar em fósseis? Como eles se formam? Qual a importância deles?

 

Etapa 09: Aula Expositiva Dialogada (15min)

Após ouvir os conhecimentos prévios, inicie a exposição de conteúdo a respeito de fósseis, peça aos estudantes para olharem as figuras das páginas 70 e 71 do livro didático. Leia as Orientações Didáticas.

AULA 04

 

Tema: Tipos de Solos Predominantes no Município de Itamaraju.

Etapa 10: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Iniciar a aula perguntando aos estudantes se eles sabem descrever características visuais de tipos de solo de onde eles moram.

·         De que é formado o solo?

·         Qual o tipo de solo que existe perto de sua casa?

·         Será que existe vida microscópica no solo? Se existe qual a importância desses microrganismos no solo?

·         Por que temos que preservar o solo?

·         Como conservar o solo para que ele continue fértil e saudável?

Após as respostas registradas no caderno, promova um debate considerando os conhecimentos prévios dos alunos.

 

Etapa 11: Leitura e Interpretação (20min) 

Convide os estudantes a realizarem a leitura compartilhada sobre Ana Maria Primaves, disponível na página 65 do livro didático A Conquista Ciências 6º ano. Em seguida, faça a discussão oral do texto para depois realizar a interpretação escrita.

 

Etapa 12: Aprofundando no Tema (15 min)

Após a realização da atividade, corrigir as questões propostas na etapa anterior.

 

Observação: Peça o material para realização da atividade prática da próxima aula.

 

AULA 05

Tema: Tipos de Solo

 

Etapa 13: Questão Disparadora (15min)

Para iniciar a aula, projete este slide. Se não for possível projete ou imprima as imagens (disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAMjxMrZBs2w2d7R77YsQCv49DdsGBQjUGDYxV4JtsHdXGtkBqFVhAFDQ7n5/atividade-para-impressao-imagens-cie6-10tu01.pdf) ou recorte figuras semelhantes de revistas ou jornais.

Escreva no quadro ou pergunte oralmente: Por que existem solos diferentes nas diversas partes do planeta Terra? Ouça as respostas e instigue-os a pensar em respostas a partir dos seus conhecimentos prévios. Questione-os, proporcionando um período de trocas de ideias, com outras questões, como: Como se formaram as rochas que compõem a litosfera? As rochas e os solos têm alguma relação? De que maneiras os solos são originados?

Escreva no quadro as hipóteses mais significativas que forem surgindo, para que a turma relacione os diferentes tipos de solo à constituição rochosa da litosfera e aos processos de intemperismo.

 

Etapa 14: Aprofundando no tema (15min)

Agora, se faz necessário uma melhor explanação sobre o objeto de conhecimento estudado na aula anterior. Faça uma abordagem do livro, pedindo para observarem as figuras das páginas 72 a 73, explicando como acontece a formação desse solo que observamos, bem como as características de cada um deles.

 

Etapa 15: Mão na Massa (20min)

Proponha a observação atenta e orientada sobre o solo, relacionada nas páginas 78 e 79 do livro didático. Essa atividade contribui bastante para aumentar a compreensão sobre esse material tão importante. Essa dinâmica colabora para o desenvolvimento da competência geral 2 e da competência específica 3 de Ciências da Natureza. Faça uma prospecção dos possíveis locais de coleta, antes de realizar a atividade. O ideal é encontrar locais com solos de texturas bem diferentes, sendo um com características arenosas e de características argilosas, de modo que as diferenças entre eles sejam mais evidentes. Relembre que o solo mais superficial é mais rico em matéria orgânica e, para o propósito desta atividade, é preciso coletar uma camada mais profunda. Retire a terra até um palmo de profundidade e dispense. Colete a amostra a partir dessa profundidade.

 

AULA 06

 

TEMA: O Ser Humano e a Litosfera

 

Etapa 16: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

 

     O ser humano depende do solo para sua sobrevivência!

 

Copie essa frase no quadro e comece a questionar sobre essa afirmação: É verdade essa frase? Porque? O que tiramos do solo para nosso corpo sobreviver? O que tiramos do solo para nosso uso no dia a dia?

 

Etapa 17: Aprofundando no tema (15min)

A partir das respostas dos alunos, faça uma breve exposição sobre a importância do solo na nossa vida, fale também sobre a agricultura e pecuária (saliente a monocultura e a agricultura orgânica) e sobre o extrativismo mineral. Use o livro didático na página 74. Peça que observem as figuras e tente fazer a interação entre alunos e professor nos questionamentos que forem surgindo.            

 

Etapa 18: Verificação da aprendizagem (15min)

Copiar e responder no caderno a atividade da página 75 do livro didático A Conquista Ciências 6º ano. Peça para formarem duplas para melhor resolução das questões propostas.

 

 

Etapa 19: Correção da Atividade (10min)

Fazer a correção da atividade, revisando os pontos mais complexos.

 

 

Elaboração: Nilsilane.

                                                                                                               

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (63, 65, 75, 78, 79) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

 

 

 

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