6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|||||||||||||||||||||
Tema Inter curricular: Consumidor consciente, empreendedor
eficiente. |
|||||||||||||||||||||
Subtema: Consumo consciente do solo na
fonte de renda e desenvolvimento |
Unidade Temática: Terra e Universo |
||||||||||||||||||||
Objetos de Conhecimento: Os
diferentes tipos de rochas, fósseis, solo, tipos de solo em Itamaraju; o ser
humano e a litosfera. |
|||||||||||||||||||||
Ano: 6º Período:
08
a 19/07 Nº de Aulas: 06 |
|||||||||||||||||||||
HABILIDADES |
|||||||||||||||||||||
(EF06CI10IT) Explorar
os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros,
encontrados em Itamaraju. (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de
rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes
períodos geológicos. |
|||||||||||||||||||||
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|||||||||||||||||||||
Caracterizar a litosfera e as
formações de rochas e solos, considerando a influência da temperatura e a
matéria prima constituinte; Explorar os vários tipos de rochas e minerais existentes na Terra;
Entender como acontece a formação
das rochas; Aprender
as diferenças entre rochas sedimentares, ígneas e metamórficas; Entender que a Terra é um planeta em constante formação
e transformação; Identificar as
rochas magmáticas na natureza terrestre; Reconhecer a utilidade das rochas
magmáticas no cotidiano; Localizar as formações magmáticas na localidade e na
região onde vivem os alunos. Conhecer aspectos da formação das rochas. Relacionar
a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos
geológicos. Compreender os processos que levam à formação do solo. Conhecer e
analisar a composição de diferentes tipos de solo. Discutir sobre a relação
do ser humano com a litosfera. |
|||||||||||||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||||||||||||||||
AULA 01 Tema: Os diferentes tipos de rochas Etapa 01: Para Inicio de Conversa (10min) Peça aos
estudantes que descrevam a imagem das páginas 62 e 63 do livro didático A
Conquista Ciências 6º ano, conduza os questionamentos destas páginas.
Verifique se eles notam as faixas horizontais de rocha, além do furo circular
característico desse monumento geológico. Questione sobre o que pode ter
originado essas características. Ouça as respostas e valorize a participação
dos estudantes, aproveitando para avaliar os conhecimentos prévios dos
estudantes sobre o assunto. A Questão central é uma pergunta abrangente que
convida os estudantes a interpretá-la e respondê-la livremente. Avalie como
eles utilizam seus conhecimentos prévios nesse momento. Essa pergunta pode
ser retomada ao longo da Unidade, especialmente nos momentos em que o tópico
estudado se relacionar diretamente à questão. Etapa 02: Continuação da Sondagem Inicial (10min) Solicite a entrega das
folhas de sulfite com as respostas para que você possa avaliar os
conhecimentos prévios da turma. Neste momento, não realize correções. Apenas
analise as respostas dadas para depois retomá-las e comparar esses
conhecimentos com aqueles obtidos como resultado das atividades proposta
nesta sequência didática. Etapa 03: Pesquisa
sobre os tipos de rocha (30min)
Esta atividade propõe uma pesquisa a ser realizada
pelos estudantes, o professor pode solicitar em aula anterior que os
estudantes tragam material para consulta. Divida a turma grupos e distribua
três temas – rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas –
entre eles. Disponibilize o livro didático página 66 a 69 e oriente-os a pesquisar
as seguintes características das rochas: processo de formação, representantes
mais comuns e características (que permitem diferenciar os vários tipos de
rocha). Peça também que todos os grupos pesquisem definições para os termos
“rocha” e “minerais”.
Obs: Caso NÃO tenha tempo suficiente para realizar a pesquisa em
classe, o aluno poderá finalizar em casa.
AULA 02 TEMA: Tipos de Rochas Etapa 04: Aprofundando no tema (30min) Nessa etapa será feita a
socialização da pesquisa realizada na aula anterior. Inicialmente será feita uma aula expositiva dialogada
abordando a classificação dos diferentes tipos de rochas, a formação e as
características das mesmas, bem como os usos e importâncias das mesmas. Vale ressaltar que os alunos deverão
construir o conhecimento com auxílio da pesquisa realizada, incentive os
estudantes a falarem o que sabem sobre o tema abordado. Use o livro didático
páginas 66 a 69. Peça para observarem as figuras. Faça um breve comentário
sobre a formação rochosa da Pedra Monte Pescoço que é símbolo da nossa
cidade.
Etapa 05: Registro dos resultados alcançados (20min) Construa uma
tabela no quadro, como a mostrado abaixo:
Solicite que os estudantes
utilizem as informações que pesquisaram para completá-la. Discuta com a turma
os conceitos trabalhados na atividade e mostre amostras ou imagens de uma
rocha de cada tipo pesquisado por eles para ilustrar esses conceitos.
Aproveite para fazer esclarecimentos e complementar o conteúdo sempre que
julgar necessário. AULA 03 TEMA: Fósseis Etapa 06: Verificação da aprendizagem (15min) Em seguida, distribua as folhas de sulfite com as
respostas dos estudantes para as perguntas de levantamento dos conhecimentos
prévios (aula anterior). Solicite que comparem os conhecimentos que tinham no
início e ao final das atividades e complementem ou corrijam suas respostas.
Acrescente informações sobre os termos rochas, minerais e minérios, utilize
como suporte o material da página 64 do livro didático de Ciências. Siga as
Orientações Didáticas. Etapa 07: Mão na massa (10min) Atividade 1: Procura e registro de objetos
produzidos com rochas Nesta atividade, peça aos estudantes para procurar objetos que sejam
produzidos com rochas, minerais e minérios. Ao final, cada aluno deve
escrever uma lista com pelo menos três objetos. Caso a escola propicie o uso de recurso audiovisuais, as duplas podem fazer o
registro por meio de fotos ou vídeos e apresentar na aula seguinte. Durante
esta atividade, fique próximo dos estudantes para esclarecer dúvidas que
surgirem a respeito da origem dos materiais. Etapa 08: Levantamento
de conhecimentos prévios (10 min) Inicie essa aula fazendo alguns questionamentos como: Já ouviram
falar em fósseis? Como eles se formam? Qual a importância deles? Etapa 09: Aula
Expositiva Dialogada (15min) Após ouvir os conhecimentos prévios, inicie
a exposição de conteúdo a respeito de fósseis, peça aos estudantes para
olharem as figuras das páginas 70 e 71 do livro didático. Leia as Orientações
Didáticas.
AULA 04 Tema: Tipos de Solos Predominantes no Município de Itamaraju. Etapa 10: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Iniciar a aula perguntando aos
estudantes se eles sabem descrever características visuais de tipos de solo
de onde eles moram. ·
De que é formado o solo? ·
Qual o tipo de solo que existe perto de sua casa? ·
Será que existe vida microscópica no solo? Se existe
qual a importância desses microrganismos no solo? ·
Por que temos que preservar o solo? ·
Como conservar o solo para que ele continue fértil e
saudável? Após
as respostas registradas no caderno, promova um debate considerando os
conhecimentos prévios dos alunos. Etapa 11: Leitura e
Interpretação (20min) Convide os estudantes a
realizarem a leitura compartilhada sobre Ana Maria Primaves, disponível na
página 65 do livro didático A Conquista Ciências 6º ano. Em seguida, faça a
discussão oral do texto para depois realizar a interpretação escrita. Etapa 12:
Aprofundando no Tema (15 min) Após a realização da atividade, corrigir as questões
propostas na etapa anterior. Observação: Peça o material para realização da atividade prática da
próxima aula. AULA 05 Tema: Tipos de Solo Etapa 13: Questão Disparadora (15min) Para iniciar a aula, projete este slide. Se não
for possível projete ou imprima as imagens (disponíveis aqui:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAMjxMrZBs2w2d7R77YsQCv49DdsGBQjUGDYxV4JtsHdXGtkBqFVhAFDQ7n5/atividade-para-impressao-imagens-cie6-10tu01.pdf)
ou recorte figuras semelhantes de revistas ou jornais. Escreva
no quadro ou pergunte oralmente: Por que existem solos diferentes nas
diversas partes do planeta Terra? Ouça as respostas e instigue-os a
pensar em respostas a partir dos seus conhecimentos prévios. Questione-os,
proporcionando um período de trocas de ideias, com outras questões, como:
Como se formaram as rochas que compõem a litosfera? As rochas e os solos têm
alguma relação? De que maneiras os solos são originados? Escreva
no quadro as hipóteses mais significativas que forem surgindo, para que a turma
relacione os diferentes tipos de solo à constituição rochosa da litosfera e
aos processos de intemperismo. Etapa 14:
Aprofundando no tema (15min) Agora, se faz necessário uma melhor explanação sobre o objeto de
conhecimento estudado na aula anterior. Faça uma abordagem do livro, pedindo
para observarem as figuras das páginas 72 a 73, explicando como acontece a
formação desse solo que observamos, bem como as características de cada um
deles. Etapa 15: Mão na Massa (20min) Proponha a
observação atenta e orientada sobre o solo, relacionada nas páginas 78 e 79
do livro didático. Essa atividade contribui bastante para aumentar a
compreensão sobre esse material tão importante. Essa dinâmica colabora para o
desenvolvimento da competência geral 2 e da competência específica 3 de
Ciências da Natureza. Faça uma prospecção dos possíveis locais de coleta,
antes de realizar a atividade. O ideal é encontrar locais com solos de
texturas bem diferentes, sendo um com características arenosas e de
características argilosas, de modo que as diferenças entre eles sejam mais
evidentes. Relembre que o solo mais superficial é mais rico em matéria
orgânica e, para o propósito desta atividade, é preciso coletar uma camada
mais profunda. Retire a terra até um palmo de profundidade e dispense. Colete
a amostra a partir dessa profundidade. AULA 06 TEMA: O Ser Humano e a Litosfera Etapa 16: Levantamento de conhecimentos prévios (10min) O ser humano depende do
solo para sua sobrevivência! Copie essa frase no quadro e
comece a questionar sobre essa afirmação: É verdade essa frase? Porque? O que
tiramos do solo para nosso corpo sobreviver? O que tiramos do solo para nosso
uso no dia a dia? Etapa 17: Aprofundando no tema (15min) A partir das respostas dos
alunos, faça uma breve exposição sobre a importância do solo na nossa vida,
fale também sobre a agricultura e pecuária (saliente a monocultura e a agricultura orgânica) e
sobre o extrativismo mineral. Use o livro didático na página 74. Peça que
observem as figuras e tente fazer a interação entre alunos e professor nos
questionamentos que forem surgindo. Etapa 18: Verificação da aprendizagem (15min) Copiar e responder no caderno a
atividade da página 75 do livro didático A Conquista Ciências 6º ano. Peça
para formarem duplas para melhor resolução das questões propostas. Etapa 19: Correção da Atividade (10min) Fazer a correção da atividade,
revisando os pontos mais complexos. Elaboração: Nilsilane. |
|||||||||||||||||||||
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|||||||||||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (63, 65, 75, 78, 79) Seminários; (X) Apresentação
oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário