8ª Sequência Didática 7º Ano

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Projeto Consciência Negra: “Brasil do Verde ao Preto; Com todas as letras, tons, ritmos, diversidades e sons”.

                                                      

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: A biodiversidade Africana; Savanas; O uso de plantas nativas e trazidas da África, que se aglutinaram e formaram uma verdadeira enciclopédia de tratamentos medicinais.

Ano: 7º                          Período: 16 a 27/11                                        Nº de Aulas: 06

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer o tipo de vegetação característico do continente africano; Conhecer e nomear os principais animais que constituem a fauna africana.   

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Um pouco do Continente Africano

Etapa 1: Nesta etapa o professor deverá sondar os alunos a fim de perceber o nível de conhecimento dos mesmos a respeito do continente africano. Não se prenda a perguntas específicas do componente de ciências. É importante trazer para o aluno nesse primeiro momento o conhecimento de que a África é um continente com múltiplos países, e informações gerais sobre o clima predominantemente quente e sua relação com o fato do continente ser cortado pelos três trópicos. Linha do equador, Trópico de Capricórnio e Trópico de Câncer, levando o continente a ter diversidade climática, de paisagens e de vegetação muito acentuadas. Assim como informações sociais relatando a extrema pobreza, escassez de água e alimentos, precariedade de saneamento e saúde pública, e a ainda da riqueza cultural, religiosa e culinária que tanto influencia a cultura brasileira.   

Etapa 2: Para aprofundar nos conhecimentos dos aspectos físicos e gerais do continente africano, sugira ao aluno que assista ao vídeo “ Aspectos gerais, aspectos físicos e aspectos sociais do continente africano”  disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=54UyiL2MmIo&ab_channel=GeografiacomJeanGrafia , em seguida dialogar com o professor sobre o que assistiram, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentarem sobre o vídeo.

Etapa 3: Pedir para que o aluno utilize textos e vídeos da internet para fazer uma pesquisa sobre os aspectos físicos do continente africano e posteriormente grave um vídeo ou áudio com uma breve apresentação do que conseguiu absorver da pesquisa realizada e envie ao professor.

AULA 02

Tema: A biodiversidade Africana/ Savanas

Etapa 4: Socialização do entendimento da pesquisa realizada na etapa 3.

Etapa 5: Após a socialização da etapa 4, introduza a aula relembrando o conceito de biomas e perguntando aos alunos se eles acham que no continente africano os biomas existentes são os mesmos que os do Brasil, estudado nas aulas anteriores. Conduza-os ao entendimento de que por ser um continente diferente, com localização e climas diferentes, os biomas não serão totalmente iguais, mas que podem existir algumas semelhanças. Pergunte quais semelhanças eles conseguiram encontrar entre o Brasil e a África e fale sobre o bioma Savana, que tem semelhanças com o cerrado brasileiro, as florestas tropicais que também existem no Brasil, as cadeias montanhosas e ainda sobre o deserto.

O professor poderá utilizar e disponibilizar a apostila sobre a biodiversidade na savana africana disponibilizada no e-mail e no WhatsApp.

Etapa 6: Para conhecer mais sobre a savana peça para que os alunos assistam ao documentário “24horas na savana africana”, após apreciação do vídeo fazer a socialização em sala.

Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=4-DLVaJY0Cs&ab_channel=CanalMochileirando

Em seguida solicite para que produzam um resumo sobre o documentário e enviem ao professor.

No caso de aulas assíncronas, pode-se pedir que vejam o documentário em casa, e na sala de aula, exibir o vídeo “Savanas” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Ig1fnoUjsF0

Peça também para que façam a leitura do texto sobre savana disponível no link abaixo.

https://www.infoescola.com/biomas/savanas/  

Etapa 7: Proponha aos alunos que entrem no site abaixo onde encontrarão um jogo de acertos e erros. No jogo em questão são disponibilizados nomes de diversos animais, dos quais 20 são específicos da África. O aluno deverá acertar os 20 animais africanos dentro do tempo de 3 minutos e tendo direito a apenas 4 erros.

https://rachacuca.com.br/passatempos/clickclick/37/animais-africanos/

Peça ainda que acessem o link abaixo para responderem a atividade de múltipla escolha sobre savana do site Brasil Escola para testar seus conhecimentos a respeito do tema.

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-savanas.htm

O professor pode ainda sugerir que os alunos assistam o filme “Madagascar 2” que retrata a savana africana, apenas como um momento de lazer e entretenimento, apenas para reforçar o que fora estudado, não será cobrado nenhuma atividade.

AULA 03

Tema: Fauna Africana

Etapa 8: Com a localização, clima, biomas e ecossistemas diferenciados, não é muito difícil chegar à conclusão que a fauna africana também tem suas peculiaridades, com espécies animais que só são encontradas naturalmente neste continente. Podemos começar essa aula perguntando aos alunos se eles acham que na África, as espécies animais são iguais às do Brasil, esperando que a resposta seja não. Em seguida, pergunte quais animais africanos eles conhecem e por que eles acham que esses animais não existem no nosso país, podendo atribuir tal fato à Seleção Natural baseada em condições geográficas, climáticas, biológicas, ecológicas e outras condições específicas que fizeram essas espécies se desenvolverem e evoluírem.

Etapa 9:  Solicite que os alunos assistam ao vídeo “Animais da África: 10 ANIMAIS SELVAGENS da savana africana” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lTQfSunUqVU&feature=youtu.be&ab_channel=PeritoAnimal , em seguida deixar espaço durante a aula para comentários e socialização do vídeo.

Etapa 10: MÃO NA MASSA

“Safári na cozinha”, Oriente aos alunos que produzam uma ilustração de um animal africano de sua escolha. Para isso o aluno deverá utilizar alimentos perecíveis ou não perecíveis e montá-los em um prato ou outra superfície de sua escolha, de forma que lembre um animal da África. O intuito desta atividade é que o aluno pesquise e conheça as espécies características do continente africano de forma lúdica e sem produzir lixo, uma vez que terminada a atividade o aluno poderá lanchar sua própria produção. Para auxiliá-los disponibilizaremos, em anexo, imagens que exemplifiquem a tarefa. O professor deverá encaminhar as imagens como arquivo (word ou PDF) ou disponibilizá-las diretamente no WhatsApp, como preferir.

OBS.: Não esquecer de pedir que o aluno tire fotos do trabalho e envie ao professor. A ideia é montar um portfólio dos trabalhos desenvolvidos durante o projeto (álbum, vídeo, etc).

AULA 04

Tema: Flora Africana

Etapa 11:  A vegetação natural e a paisagem de África são muito diversas – desde o quente deserto do Saara à viçosa selva tropical e desde os picos cobertos de neve às quentes planícies de capim. Introduza o conteúdo da Flora africana falando sobre essa biodiversidade. Com o clima quente, as savanas e os desertos são predominantes nesse continente; pergunte aos alunos quais características eles acham que a vegetação da África deve possuir para sua sobrevivência. Após as respostas, expor o fato de a maioria da vegetação ser xerófila, porque armazenam a água nas suas raízes, caules ou folhas, a fim de suportarem as altas temperaturas e os grandes períodos de seca, quando podem ficar meses inteiros sem chuva. Exponha ainda as grossas cascas das árvores de troncos retorcidos não muito altos e folhas espessas e espinhosas para que resistam às queimadas naturais que acontecem em decorrência das altas temperaturas e da vegetação seca.

Etapa 12:  Peça que os alunos leiam o texto sobre a flora africana e as principais espécies encontradas no continente, disponível no link a seguir:  https://notapositiva.com/flora-africana/# , em seguida dialogar com o professor sobre o que leram, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentarem sobre o texto.

 

Etapa 13: MÃO NA MASSA

“Produção de uma Ficha Técnica”:  Utilizando folhas de ofício (2 ou 3) monte um livrinho contendo espécies vegetais típicas do continente africano. Para cada espécie pesquisada (mínimo de 2) você deverá fazer uma ilustração e fazer a ficha técnica. A ficha técnica deverá conter informações como: Nome popular, Nome Científico; Usos/Propriedades Medicinais; Bioma ao qual pertence (Savana, Deserto, Floresta tropical); Informações Adicionais. Não esqueçam de fazer uma capa bem criativa para o seu livrinho. Capriche! O modelo da Ficha Técnica estará disponível em anexo. Ela poderá ser utilizada para impressão ou para que os alunos reproduzam no livrinho.

AULA 05

Tema: Preservação da Biodiversidade Africana

Etapa 14: Infelizmente uma triste realidade no mundo todo é a caça predatória ou caça furtiva de espécies. No continente africano essa realidade é também devastadora. Várias espécies animais, como elefantes, rinocerontes, abutres, zebras, leopardos, crocodilos, búfalos, entre outros, sofrem com esse crime contra a natureza. Diariamente indivíduos são capturados com objetivo de comercialização de seus chifres, peles, bicos e dentes. Reflita com os alunos acerca das consequências que esses crimes podem trazer para a biodiversidade e como é possível retardar ou reverter essa situação. Relembre o conteúdo estudado anteriormente a respeito de áreas de proteção ambiental e como elas podem ajudar nesse aspecto.

Etapa 15: Solicitar dos alunos que acessem a matéria da Rhino Africa que divulga o fantástico trabalho da ONG wildlive ACT que luta pela preservação da vida selvagem africana. Matéria disponível no link: https://blog.rhinoafrica.com/pt/2018/04/26/wildlife-act-entrevista/ , em seguida dialogar com o professor sobre o que viram, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentarem sobre o vídeo.

 

Etapa 16:  Mão na Massa

Solicite que os alunos produzam um cartaz em defesa da vida selvagem africana. Lembrar que pode ser no próprio caderno, porém, com mensagem bem apelativa e argumentativa, criando uma campanha para sensibilizar as pessoas a respeito da extinção das espécies africanas. O aluno deverá ainda, usar o Google tradutor para traduzir uma frase em português para a língua africana e colocar no cartaz de sua campanha.

AULA 06

Tema: O uso de plantas nativas e trazidas da África, que se aglutinaram e formaram uma verdadeira enciclopédia de tratamentos medicinais.

Etapa 17: Sabemos que a cultura africana é muito presente em nosso país. Ao trazer os africanos como escravos para o Brasil, os colonizadores trouxeram também a riqueza da cultura africana que hoje faz parte da vida de todos os brasileiros, de norte a sul do país. A utilização de plantas com fins medicamentosos é um grande exemplo disso. O uso de plantas como medicamento é uma prática desde os tempos antes de Cristo. Elas são usadas para fazer purgantes, vermífugos, diuréticos, cosméticos, além do uso na culinária, embalsamamento, entre outros.

Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma planta que seus familiares utilizam como remédio, ou tempero ou para algum fim religioso; pergunte quais dessas plantas são de origem africana. Espera-se que os alunos não saibam essa informação, momento em que introduziremos o nosso conteúdo.

Etapa 18: Nesta etapa o professor irá apresentar a tabela com as espécies de plantas africanas comumente encontradas no Brasil, o professor fará a leitura compartilhada da tabela e ao final da leitura irá perguntar quais dessas plantas eles já conheciam, quais dessas ele já usaram e pra qual finalidade (imagens da tabela serão disponibilizadas via e-mail e WhatsApp).

Etapa 19: Agora, peça para os alunos reproduzirem em seus cadernos, sua própria tabela a exemplo da tabela disponibilizada. Para isso eles deverão pesquisar outras espécies fora as que estão na tabela apresentada. (não esqueça de pedir para que o aluno tire foto e envie ao professor.)

O professor pode ainda utilizar os slides disponibilizados por e-mail e por WhatsApp sobre as relações históricas do negro com o meio ambiente.

Obs: Poderá também sugerir outra atividade, caso seja oportuno. Solicitar que os alunos fotografem ervas de uso medicinais e as identifiquem na tabela utilizada, disponibilizada no e-mail e no WhatsApp.

 

 

 

 

RECURSOS: (  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) (  ) Seminários;  (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário