SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema: Projeto Consciência Negra: “Brasil
do Verde ao Preto; Com todas as letras, tons, ritmos, diversidades e sons”.
|
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: A
biodiversidade Africana; Savanas; O uso de plantas nativas e trazidas da
África, que se aglutinaram e formaram uma verdadeira enciclopédia de
tratamentos medicinais. |
|
Ano: 7º Período: 16 a 27/11 Nº de Aulas: 06 |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Conhecer o tipo de vegetação característico do continente
africano; Conhecer e nomear os principais animais que constituem a fauna
africana. |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema:
Um pouco do Continente Africano Etapa 1: Nesta etapa o professor deverá
sondar os alunos a fim de perceber o nível de conhecimento dos mesmos a
respeito do continente africano. Não se prenda a perguntas específicas do
componente de ciências. É importante trazer para o aluno nesse primeiro momento
o conhecimento de que a África é um continente com múltiplos países, e
informações gerais sobre o clima predominantemente quente e sua relação com o
fato do continente ser cortado pelos três trópicos. Linha do equador, Trópico
de Capricórnio e Trópico de Câncer, levando o continente a ter diversidade
climática, de paisagens e de vegetação muito acentuadas. Assim como
informações sociais relatando a extrema pobreza, escassez de água e
alimentos, precariedade de saneamento e saúde pública, e a ainda da riqueza
cultural, religiosa e culinária que tanto influencia a cultura
brasileira. Etapa 2: Para aprofundar nos conhecimentos
dos aspectos físicos e gerais do continente africano, sugira ao aluno que
assista ao vídeo “ Aspectos gerais, aspectos físicos e aspectos sociais do
continente africano” disponível no
link https://www.youtube.com/watch?v=54UyiL2MmIo&ab_channel=GeografiacomJeanGrafia
, em seguida dialogar com o professor sobre o que assistiram, aproveitando
o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite
o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentarem
sobre o vídeo. Etapa 3: Pedir para que o aluno utilize
textos e vídeos da internet para fazer uma pesquisa sobre os aspectos físicos
do continente africano e posteriormente grave um vídeo ou áudio com uma breve
apresentação do que conseguiu absorver da pesquisa realizada e envie ao
professor. AULA
02 Tema: A
biodiversidade Africana/ Savanas Etapa 4: Socialização do entendimento da
pesquisa realizada na etapa 3. Etapa 5: Após a socialização da etapa 4,
introduza a aula relembrando o conceito de biomas e perguntando aos alunos se
eles acham que no continente africano os biomas existentes são os mesmos que
os do Brasil, estudado nas aulas anteriores. Conduza-os ao entendimento de
que por ser um continente diferente, com localização e climas diferentes, os
biomas não serão totalmente iguais, mas que podem existir algumas
semelhanças. Pergunte quais semelhanças eles conseguiram encontrar entre o
Brasil e a África e fale sobre o bioma Savana, que tem semelhanças com o
cerrado brasileiro, as florestas tropicais que também existem no Brasil, as
cadeias montanhosas e ainda sobre o deserto. O
professor poderá utilizar e disponibilizar a apostila sobre a biodiversidade
na savana africana disponibilizada no e-mail e no WhatsApp. Etapa 6: Para conhecer mais sobre a savana
peça para que os alunos assistam ao documentário “24horas na savana
africana”, após apreciação do vídeo fazer a socialização em sala. Disponível
no link: https://www.youtube.com/watch?v=4-DLVaJY0Cs&ab_channel=CanalMochileirando
Em
seguida solicite para que produzam um
resumo sobre o documentário e enviem ao professor. No
caso de aulas assíncronas, pode-se pedir que vejam o documentário em casa, e
na sala de aula, exibir o vídeo “Savanas” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Ig1fnoUjsF0 Peça
também para que façam a leitura do texto sobre savana disponível no link
abaixo. https://www.infoescola.com/biomas/savanas/
Etapa 7: Proponha aos alunos que entrem no
site abaixo onde encontrarão um jogo de acertos e erros. No jogo em questão
são disponibilizados nomes de diversos animais, dos quais 20 são específicos
da África. O aluno deverá acertar os 20 animais africanos dentro do tempo de
3 minutos e tendo direito a apenas 4 erros. https://rachacuca.com.br/passatempos/clickclick/37/animais-africanos/ Peça
ainda que acessem o link abaixo para responderem a atividade de múltipla
escolha sobre savana do site Brasil Escola para testar seus conhecimentos a
respeito do tema. https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-savanas.htm O
professor pode ainda sugerir que os alunos assistam o filme “Madagascar 2”
que retrata a savana africana, apenas como um momento de lazer e
entretenimento, apenas para reforçar o que fora estudado, não será cobrado
nenhuma atividade. AULA
03 Tema: Fauna Africana Etapa 8: Com a localização, clima, biomas
e ecossistemas diferenciados, não é muito difícil chegar à conclusão que a fauna africana também tem suas peculiaridades,
com espécies animais que só são encontradas naturalmente neste continente.
Podemos começar essa aula perguntando aos alunos se eles acham que na África,
as espécies animais são iguais às do Brasil, esperando que a resposta seja
não. Em seguida, pergunte quais animais africanos eles conhecem e por que
eles acham que esses animais não existem no nosso país, podendo atribuir tal
fato à Seleção Natural baseada em condições geográficas, climáticas,
biológicas, ecológicas e outras condições específicas que fizeram essas
espécies se desenvolverem e evoluírem. Etapa 9: Solicite que os alunos assistam ao vídeo
“Animais da África: 10 ANIMAIS SELVAGENS da savana africana” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lTQfSunUqVU&feature=youtu.be&ab_channel=PeritoAnimal
, em seguida deixar espaço durante a aula para comentários e socialização do
vídeo. Etapa 10: MÃO NA MASSA “Safári na cozinha”, Oriente aos alunos que produzam uma ilustração
de um animal africano de sua escolha. Para isso o aluno deverá utilizar
alimentos perecíveis ou não perecíveis e montá-los em um prato ou outra
superfície de sua escolha, de forma que lembre um animal da África. O intuito
desta atividade é que o aluno pesquise e conheça as espécies características
do continente africano de forma lúdica e sem produzir lixo, uma vez que
terminada a atividade o aluno poderá lanchar sua própria produção. Para
auxiliá-los disponibilizaremos, em anexo, imagens que exemplifiquem a tarefa.
O professor deverá encaminhar as imagens como arquivo (word ou PDF) ou
disponibilizá-las diretamente no WhatsApp, como preferir. OBS.: Não esquecer de pedir que o aluno tire fotos do trabalho e
envie ao professor. A ideia é montar um portfólio dos trabalhos desenvolvidos
durante o projeto (álbum, vídeo, etc). AULA
04 Tema: Flora Africana Etapa 11: A
vegetação natural e a paisagem de África são muito diversas – desde o quente
deserto do Saara à viçosa selva tropical e desde os picos cobertos de neve às
quentes planícies de capim. Introduza o conteúdo da Flora africana falando
sobre essa biodiversidade. Com o clima quente, as savanas e os desertos são
predominantes nesse continente; pergunte aos alunos quais características
eles acham que a vegetação da África deve possuir para sua sobrevivência.
Após as respostas, expor o fato de a maioria da vegetação ser xerófila,
porque armazenam a água nas suas raízes, caules ou folhas, a fim de
suportarem as altas temperaturas e os grandes períodos de seca, quando podem
ficar meses inteiros sem chuva. Exponha ainda as grossas cascas das árvores
de troncos retorcidos não muito altos e folhas espessas e espinhosas para que
resistam às queimadas naturais que acontecem em decorrência das altas
temperaturas e da vegetação seca. Etapa
12: Peça que os alunos
leiam o texto sobre a flora africana e as principais espécies encontradas no
continente, disponível no link a seguir:
https://notapositiva.com/flora-africana/#
, em seguida
dialogar com o professor sobre o que leram, aproveitando
o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite
o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentarem
sobre o texto. Etapa 13: MÃO NA MASSA “Produção de uma Ficha Técnica”:
Utilizando folhas de ofício (2 ou 3) monte um livrinho contendo
espécies vegetais típicas do continente africano. Para cada espécie
pesquisada (mínimo de 2) você deverá fazer uma ilustração e fazer a ficha
técnica. A ficha técnica deverá conter informações como: Nome popular, Nome Científico; Usos/Propriedades
Medicinais; Bioma ao qual pertence (Savana, Deserto, Floresta tropical);
Informações Adicionais. Não esqueçam de fazer uma capa bem criativa para
o seu livrinho. Capriche! O modelo da Ficha Técnica estará disponível em
anexo. Ela poderá ser utilizada para impressão ou para que os alunos
reproduzam no livrinho. AULA
05 Tema:
Preservação da Biodiversidade Africana Etapa 14: Infelizmente uma triste realidade no mundo
todo é a caça predatória ou caça furtiva de espécies. No continente africano
essa realidade é também devastadora. Várias espécies animais, como elefantes,
rinocerontes, abutres, zebras, leopardos, crocodilos, búfalos, entre outros,
sofrem com esse crime contra a natureza. Diariamente indivíduos são
capturados com objetivo de comercialização de seus chifres, peles, bicos e
dentes. Reflita com os alunos acerca das consequências que esses crimes podem
trazer para a biodiversidade e como é possível retardar ou reverter essa situação.
Relembre o conteúdo estudado anteriormente a respeito de áreas de proteção
ambiental e como elas podem ajudar nesse aspecto. Etapa 15: Solicitar dos alunos que acessem a matéria
da Rhino Africa que divulga o fantástico trabalho da ONG wildlive ACT que
luta pela preservação da vida selvagem africana. Matéria disponível no link: https://blog.rhinoafrica.com/pt/2018/04/26/wildlife-act-entrevista/
, em seguida dialogar com o professor sobre o que viram, aproveitando
o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite
o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentarem
sobre o vídeo. Etapa 16: Mão na Massa Solicite
que os alunos produzam um cartaz em defesa da vida selvagem africana. Lembrar
que pode ser no próprio caderno, porém, com mensagem bem apelativa e
argumentativa, criando uma campanha para sensibilizar as pessoas a respeito
da extinção das espécies africanas. O aluno deverá ainda, usar o Google
tradutor para traduzir uma frase em português para a língua africana e
colocar no cartaz de sua campanha. AULA
06 Tema: O uso
de plantas nativas e trazidas da África, que se aglutinaram e formaram uma
verdadeira enciclopédia de tratamentos medicinais. Etapa 17: Sabemos que a cultura africana é
muito presente em nosso país. Ao trazer os africanos como escravos para o
Brasil, os colonizadores trouxeram também a riqueza da cultura africana que
hoje faz parte da vida de todos os brasileiros, de norte a sul do país. A
utilização de plantas com fins medicamentosos é um grande exemplo disso. O
uso de plantas como medicamento é uma prática desde os tempos antes de
Cristo. Elas são usadas para fazer purgantes, vermífugos, diuréticos,
cosméticos, além do uso na culinária, embalsamamento, entre outros. Pergunte
aos alunos se eles conhecem alguma planta que seus familiares utilizam como
remédio, ou tempero ou para algum fim religioso; pergunte quais dessas
plantas são de origem africana. Espera-se que os alunos não saibam essa
informação, momento em que introduziremos o nosso conteúdo. Etapa 18: Nesta etapa o professor irá
apresentar a tabela com as espécies de plantas africanas comumente
encontradas no Brasil, o professor fará a leitura compartilhada da tabela e
ao final da leitura irá perguntar quais dessas plantas eles já conheciam,
quais dessas ele já usaram e pra qual finalidade (imagens da tabela serão
disponibilizadas via e-mail e WhatsApp). Etapa 19: Agora, peça para os alunos
reproduzirem em seus cadernos, sua própria tabela a exemplo da tabela
disponibilizada. Para isso eles deverão pesquisar outras espécies fora as que
estão na tabela apresentada. (não esqueça de pedir para que o aluno tire foto
e envie ao professor.) O
professor pode ainda utilizar os slides disponibilizados por e-mail e por
WhatsApp sobre as relações históricas do negro com o meio ambiente. Obs: Poderá também
sugerir outra atividade, caso seja oportuno. Solicitar que os alunos fotografem
ervas de uso medicinais e as identifiquem na tabela utilizada, disponibilizada no e-mail e no
WhatsApp. |
|
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X )
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; ( )Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário