6º Ano
Segunda Aula: Ciclo Hidrológico
Período: 16 a 26/06 Nº de Aula: 01
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Habilidade
da Base Nacional Comum Curricular: (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos
sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e
analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia
elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas
regionais (ou locais).
(EF05CI04) Identificar os principais
usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e
propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
(EF05CI04) Identificar os principais usos da
água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor
formas sustentáveis de utilização desses recursos.
(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as
mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar
suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no
provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou
locais).
Etapa 01: Correção das questões da Aula Anterior que servirão como uma introdução para o próximo objeto de conhecimento, nesse momento o professor aproveita para ressaltar a importância da água na prevenção da doença.
Etapa 02: Contexto e questão disparadora
Peça que
os alunos acessem o site do Google Earth (https://earth.google.com/web/). Caso não consigam esse acesso,
disponibilize uma imagem do globo terrestre e questione-os sobre o que eles
podem observar e quais as cores predominantes. Comente que a parte azul do
globo corresponde aos mares, lagos, rios, oceanos, ou seja, à água presente no
planeta. Então, questione-os:
-De onde vem a água que chega em nossa casa? Como ela é? Para que ela é utilizada? Podemos consumi-la? (anote o tema da aula e também os questionamentos em seu caderno, responda, escreva o cabeçalho).
-De onde vem a água que chega em nossa casa? Como ela é? Para que ela é utilizada? Podemos consumi-la? (anote o tema da aula e também os questionamentos em seu caderno, responda, escreva o cabeçalho).
Etapa 03: Mão na massa
Peça para as crianças
entrevistarem adultos que moram com elas para saber como a água chega até as
torneiras e chuveiros. É interessante que as tenham acesso a uma planta da casa
ou apartamento, que mostre onde ficam os encanamentos da residência. Dependendo
do contexto em que vivem, diga para observarem o poço, a cisterna, caixa d’água
ou quadro de registro do volume de água que é utilizado pela família. Quem
cuida da água? Ela passa por algum tratamento? Como podemos investigar esse
processo? Os alunos devem registrar no caderno as perguntas e todas as
respostas da entrevista.
Etapa 04:
Comparando as informações!
Agora vocês irão buscar outras
informações relacionadas ao tema e farão um comparativo com o que foi
respondido na entrevista. Acessem os links para aprofundar no tema.
Links de apoio: como é feito o
tratamento de água https://www.youtube.com/watch?v=cWBSF0VyiMI
Reportagem sobre a água que chega as
casas e seu tratamento no Estado de Pernambuco http://g1.globo.com/pernambuco/videos/v/tratamento-da-agua-e-realizado-atraves-de-diversas-etapas/2919973/
Etapa 05: Sistematização
O que poderíamos concluir com nossa investigação?
·
Quais pontos chamaram sua atenção?
·
Poderíamos pensar em maneiras mais
sustentáveis de utilização da água?
·
O que você pode fazer para utilizar a água
de maneira mais consciente?
Anote as questões no caderno e responda. Após a resolução das questões, faça uma ilustração que representa seu entendimento sobre o que foi trabalhado nessa aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário