Segunda Aula Remota


6º Ano

Segunda Aula: Ciclo Hidrológico


Período: 16 a 26/06                                                              Nº de Aula: 01


Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.



 (EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).


Etapa 01: Correção das questões da Aula Anterior que servirão como uma introdução para o próximo objeto de conhecimento, nesse momento o professor aproveita para ressaltar a importância da água na prevenção da doença.


Etapa 02:  Contexto e questão disparadora

Peça que os alunos acessem o site do Google Earth (https://earth.google.com/web/). Caso não consigam esse acesso, disponibilize uma imagem do globo terrestre e questione-os sobre o que eles podem observar e quais as cores predominantes. Comente que a parte azul do globo corresponde aos mares, lagos, rios, oceanos, ou seja, à água presente no planeta. Então, questione-os:
-De onde vem a água que chega em nossa casa? Como ela é? Para que ela é utilizada? Podemos consumi-la? (anote o tema da aula e também os questionamentos em seu caderno, responda, escreva o cabeçalho).

 Etapa 03: Mão na massa

Peça para as crianças entrevistarem adultos que moram com elas para saber como a água chega até as torneiras e chuveiros. É interessante que as tenham acesso a uma planta da casa ou apartamento, que mostre onde ficam os encanamentos da residência. Dependendo do contexto em que vivem, diga para observarem o poço, a cisterna, caixa d’água ou quadro de registro do volume de água que é utilizado pela família. Quem cuida da água? Ela passa por algum tratamento? Como podemos investigar esse processo? Os alunos devem registrar no caderno as perguntas e todas as respostas da entrevista. 

Etapa 04: Comparando as informações!

Agora vocês irão buscar outras informações relacionadas ao tema e farão um comparativo com o que foi respondido na entrevista. Acessem os links para aprofundar no tema.

Links de apoio: como é feito o tratamento de água https://www.youtube.com/watch?v=cWBSF0VyiMI

Reportagem sobre a água que chega as casas e seu tratamento no Estado de Pernambuco http://g1.globo.com/pernambuco/videos/v/tratamento-da-agua-e-realizado-atraves-de-diversas-etapas/2919973/



Etapa 05: Sistematização



O que poderíamos concluir com nossa investigação?

·         Quais pontos chamaram sua atenção?

·         Poderíamos pensar em maneiras mais sustentáveis de utilização da água?

·         O que você pode fazer para utilizar a água de maneira mais consciente?

Anote as questões no caderno e responda. Após a resolução das questões, faça uma ilustração que representa seu entendimento sobre o que foi trabalhado nessa aula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário