SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS
|
|
Tema: Diversidade
de ecossistemas
|
Unidade
Temática: Vida e Evolução
|
Objetos de
Conhecimento: Conceito
de ecossistema e ecologia, os ecossistemas brasileiros (ou biomas), como é
medida a biodiversidade de um bioma e adaptações dos seres vivos.
|
|
Ano: 7º Período: 08/09 a 02/10 Nº de Aulas: 12
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF07CI07) Caracterizar os principais
ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de
solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando
essas características à flora e fauna específicas.
(EF07CI08) Avaliar como os impactos
provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos,
biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo
ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração
etc.
|
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
|
Conceituar
e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros
(ou biomas); Entender como é medida a biodiversidade de um bioma. Reconhecer
a riqueza e biodiversidade da natureza e as adaptações dos seres vivos.
Aprender as relações ecológicas e como classificar os seres vivos (Sistema de
Lineu, reinos).
|
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
|
|
AULA 01
Etapa 1: Levantando Conhecimentos Prévios
Para obterem o
conhecimento do que é um ecossistema, promova a observação de fotos e imagens
de um lago contendo ninfeias, pererecas e insetos; foto de uma floresta com
plantas epífitas; restinga, próxima à praia, com solo arenoso e plantas
rasteiras; recifes de coral com peixes e anêmonas; manguezais, etc.
Ao longo da exibição das
imagens, procure fazer as seguintes perguntas aos estudantes: “O que essas
imagens têm em comum? Existe algum elemento que esteja presente em todas as
imagens? O que as diferencia? qual dos elementos da imagem você percebe no
ambiente em que mora?”
Em seguida peça para que
os alunos leiam e interpretem as imagens da página 46 e 47 em seguida peça
que escreva no caderno as questões e responda com as próprias palavras para
socializar junto a todos com o professor.
AULA
02
Etapa 2: Para entenderem e conseguirem
diferenciar ecossistemas de biomas, promover observações por meio de fotos
coletadas na internet e após, relacioná-las com os biomas, separando as
que são possíveis de serem relacionadas com o espaço no qual está
inserido. As imagens podem ser impressas, mas, caso seja possível,
projete-as, ou, ainda, promova a exibição de vídeos.
Ao
longo da exibição das imagens, procure fazer as seguintes perguntas aos
estudantes: “O que essas imagens têm em comum? Existe algum elemento que
esteja presente em todas as imagens? O que as diferencia? qual dos elementos
da imagem você percebe no ambiente em que mora?”
Etapa 3: Aprofundando no tema
Para
entender melhor sobre o assunto assistir o vídeo “Biomas brasileiros”,
Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=0dlXce3s4mo
Conhecimento sobre Biomas brasileiros a partir dos textos disponíveis nas
páginas 48 e 49 do livro Inspire Ciências 7º ano. Em seguida escreva no
caderno as questões (disponibilizadas por whatsapp) e responda com suas
palavras para socializar junto a todos com o professor.
AULA
03
Etapa 4: Para Início de Conversa
Retomar
as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das
respostas das atividades propostas, em seguida, propor a leitura das
histórias para que os alunos identifiquem sobre qual bioma cada história se
refere.
TEXTO 1
Olá!
Meu nome é Anta. Sou o maior mamífero brasileiro. Chego a pesar até 300
quilos. Adoro comer frutas e ficar próximo de rios. Rio é o que tem muito
aqui, também chove muito. Moro em áreas florestais. Aqui as árvores são muito
altas e fazem uma sombra muito boa. Xiu! Silêncio! Eu vivo fugindo da
onça-pintada. Não faço nenhum mal para ela, mas a feroz vive andando pela
floresta querendo me comer.
TEXTO 2
Oi!
Sou uma planta muito forte e resistente, pois consigo habitar em lugares
muito quentes. Até sobre rochas eu consigo sobreviver. Aqui o Sol é sempre
forte e a temperatura elevada, na grande maioria dos dias. Água aqui é
difícil. Para me adaptar a isso, tenho o corpo coberto de enormes espinhos em
vez de folhas, pois elas consomem muita água. As outras plantas daqui perdem
as suas folhas para economizar água. Os animais não se aproximam muito de mim
por causa de meus enormes espinhos; eles também me protegem. Apenas alguns
insetos ou pássaros e também lagartos chegam perto. Mas nas secas eu sou a
salvação para muitos animais, pois mesmo nesse período estou sempre verdinho
e suculento, então o homem tira meus espinhos e me serve como alimento. Ah,
já estava esquecendo! Desculpa! Meu nome é mandacaru, mas, se preferir, pode
me chamar de cacto.
TEXTO 3
Olá!
Sou um simpático primata. As pessoas me acham muito bonito. Deve ser por
minha cor dourada ou porque tenho uma juba que lembra o rei da selva.
Acredita que até colocaram uma foto minha em cédulas de dinheiro? Talvez seja
porque está ficando difícil de me encontrar, igual o dinheiro. Então,
já sabem quem eu sou? Isso mesmo, eu sou o mico-leão-dourado. Adoro ficar
sobre as árvores para me alimentar e fugir de predadores. Aqui tem muitas
árvores, afinal moro numa floresta, e existem rios e cachoeiras também.
TEXTO 4
Olá!
Meu nome é lobo-guará. Sou o maior canídeo da América do Sul. Posso atingir
até 90 centímetros de altura e 30 quilos. Sou fácil de ser reconhecido por
minha pelagem avermelhada e minhas longas pernas. Sou um lobo diferente:
geralmente vivo solitário, me alimento de frutos, além de carne. Habito áreas
abertas, com muitas gramíneas (elas predominam) e vez por outra surgem
algumas árvores ou arbustos isolados ou em pequenos grupos. Aqui onde moro as
temperaturas são tão elevadas que chegam a provocar incêndios, inclusive as
árvores desenvolveram cascas mais grossas para melhor resistir ao fogo.
(Gabarito
dos biomas aos quais os textos fazem referência)
TEXTO 1:
Referente à Amazônia
TEXTO 2:
Referente à caatinga
TEXTO 3:
Referente à Mata Atlântica
TEXTO 4:
Referente ao cerrado
Etapa 05: Responda a atividade a seguir
1.De
qual história você gostou mais e por quê?
2.Quais
espécies você já conhecia? e quais não conhecia ainda?
3.Que
elementos apareceram nas histórias?
4.Que
características vocês registraram de diferente entre os biomas?
5.Por
que certas espécies vivem em um bioma e não em outro?
6.Alguma
característica de algum bioma chamou mais a sua atenção? se sim, qual?
7.
Escolha um dos textos acima e crie uma bela história em quadrinhos, capriche
nas ilustrações!!
AULA 04
Etapa 06: Construir o conhecimento sobre
Amazônia e Cerrado Utilizando as páginas 50 a 53 e realizar as atividades da
página 54 do livro inspire ciências. O professor poderá lançar mão de outras
fontes como sites, vídeos ou outros livros.
Etapa 07: Sistematização do Conhecimento
Utilizar
o livro didático para relacionar os pontos mais relevantes sobre o assunto,
momento para tirar dúvidas. Utilizar a página 55.
Realizar
a atividade de 1 a 5
AULA
05
Etapa 08: Correção das atividades das
etapas 4,5, 6 e 7
Etapa 09: Construir o conhecimento sobre
Mata Atlântica e Caatinga Utilizando as páginas 56 a 59 e realizar as
atividades da página 60 e 61 do livro inspire ciências. O professor poderá
lançar mão de outras fontes como sites, vídeos ou outros livros.
AULA
06
Etapa 10: Analisar com os alunos algumas
histórias em quadrinhos com o tema proposto disponíveis na internet. Ex: http://www.oiarte.com/hq130.htm
, http://www.oiarte.com/hq127.htm
,
Etapa 11: Propor aos alunos a confecção de
sua própria História em quadrinhos envolvendo um dos, ou todos os quatro
biomas estudados até aqui. Amazônia, cerrado, Mata Atlântica ou Caatinga.
Pedir para que tirem fotos e envie ao professor. Se preferir, sugira que o
alunos utilizem um dos textos sobre biomas para montar os quadrinhos.
Etapa 12: Correção das atividades da etapa
09
AULA
7
Etapa 13: Revisão do conteúdo mata
atlântica com o texto moradores da mata disponível na página 79 do livro inspire
ciências. Para exercitar a interpretação de texto, proponha para os alunos a
resolução da atividade 1,2,3 e 4.
Etapa 14: Propor Analise e reflexão do
texto “o que é biodiversidade” e resolução das questões 1,2,3 e 4 disponível
na página 77 do livro inspire ciências
Também
disponibilizada por e-mail e pelo WhatsApp.
|
|
RECURSOS: (X) Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
|
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (47, 54, 55, 60, 61, 77) ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
|
|
- Página inicial
- Articulação de Língua Portuguesa
- Articulação de Ciências
- Articulação de Educação Física
- Articulação de Língua Inglesa
- Articulação de Arte
- Articulação de Matemática
- Articulação de História
- Galeria
- Articulação de Geografia
- Articulação de Projeto de Vida
- Articulação de Leitura, Interpretação e Produção Textual
5ª Sequência Didática 7º Ano
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário