5ª Sequência Didática 7º Ano


SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Diversidade de ecossistemas
Unidade Temática: Vida e Evolução 
Objetos de Conhecimento: Conceito de ecossistema e ecologia, os ecossistemas brasileiros (ou biomas), como é medida a biodiversidade de um bioma e adaptações dos seres vivos.
Ano: 7º                                          Período: 08/09 a 02/10                     Nº de Aulas: 12
HABILIDADES
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conceituar e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros (ou biomas); Entender como é medida a biodiversidade de um bioma. Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza e as adaptações dos seres vivos. Aprender as relações ecológicas e como classificar os seres vivos (Sistema de Lineu, reinos). 
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Etapa 1: Levantando Conhecimentos Prévios
Para obterem o conhecimento do que é um ecossistema, promova a observação de fotos e imagens de um lago contendo ninfeias, pererecas e insetos; foto de uma floresta com plantas epífitas; restinga, próxima à praia, com solo arenoso e plantas rasteiras; recifes de coral com peixes e anêmonas; manguezais, etc.
Ao longo da exibição das imagens, procure fazer as seguintes perguntas aos estudantes: “O que essas imagens têm em comum? Existe algum elemento que esteja presente em todas as imagens? O que as diferencia? qual dos elementos da imagem você percebe no ambiente em que mora?”
Em seguida peça para que os alunos leiam e interpretem as imagens da página 46 e 47 em seguida peça que escreva no caderno as questões e responda com as próprias palavras para socializar junto a todos com o professor.

AULA 02
Etapa 2: Para entenderem e conseguirem diferenciar ecossistemas de biomas, promover observações por meio de fotos coletadas na internet e após, relacioná-las com os biomas, separando as que são possíveis de serem relacionadas com o espaço no qual está inserido. As imagens podem ser impressas, mas, caso seja possível, projete-as, ou, ainda, promova a exibição de vídeos.
Ao longo da exibição das imagens, procure fazer as seguintes perguntas aos estudantes: “O que essas imagens têm em comum? Existe algum elemento que esteja presente em todas as imagens? O que as diferencia? qual dos elementos da imagem você percebe no ambiente em que mora?”
Etapa 3: Aprofundando no tema
Para entender melhor sobre o assunto assistir o vídeo “Biomas brasileiros”,
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0dlXce3s4mo Conhecimento sobre Biomas brasileiros a partir dos textos disponíveis nas páginas 48 e 49 do livro Inspire Ciências 7º ano. Em seguida escreva no caderno as questões (disponibilizadas por whatsapp) e responda com suas palavras para socializar junto a todos com o professor.
AULA 03
Etapa 4: Para Início de Conversa
Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas das atividades propostas, em seguida, propor a leitura das histórias para que os alunos identifiquem sobre qual bioma cada história se refere.
TEXTO 1
Olá! Meu nome é Anta. Sou o maior mamífero brasileiro. Chego a pesar até 300 quilos. Adoro comer frutas e ficar próximo de rios. Rio é o que tem muito aqui, também chove muito. Moro em áreas florestais. Aqui as árvores são muito altas e fazem uma sombra muito boa. Xiu! Silêncio! Eu vivo fugindo da onça-pintada. Não faço nenhum mal para ela, mas a feroz vive andando pela floresta querendo me comer.
TEXTO 2
Oi! Sou uma planta muito forte e resistente, pois consigo habitar em lugares muito quentes. Até sobre rochas eu consigo sobreviver. Aqui o Sol é sempre forte e a temperatura elevada, na grande maioria dos dias. Água aqui é difícil. Para me adaptar a isso, tenho o corpo coberto de enormes espinhos em vez de folhas, pois elas consomem muita água. As outras plantas daqui perdem as suas folhas para economizar água. Os animais não se aproximam muito de mim por causa de meus enormes espinhos; eles também me protegem. Apenas alguns insetos ou pássaros e também lagartos chegam perto. Mas nas secas eu sou a salvação para muitos animais, pois mesmo nesse período estou sempre verdinho e suculento, então o homem tira meus espinhos e me serve como alimento. Ah, já estava esquecendo! Desculpa! Meu nome é mandacaru, mas, se preferir, pode me chamar de cacto.
TEXTO 3
Olá! Sou um simpático primata. As pessoas me acham muito bonito. Deve ser por minha cor dourada ou porque tenho uma juba que lembra o rei da selva.  Acredita que até colocaram uma foto minha em cédulas de dinheiro? Talvez seja porque está ficando difícil de me encontrar, igual o dinheiro.  Então, já sabem quem eu sou? Isso mesmo, eu sou o mico-leão-dourado. Adoro ficar sobre as árvores para me alimentar e fugir de predadores. Aqui tem muitas árvores, afinal moro numa floresta, e existem rios e cachoeiras também.
TEXTO 4
Olá! Meu nome é lobo-guará. Sou o maior canídeo da América do Sul. Posso atingir até 90 centímetros de altura e 30 quilos. Sou fácil de ser reconhecido por minha pelagem avermelhada e minhas longas pernas. Sou um lobo diferente: geralmente vivo solitário, me alimento de frutos, além de carne. Habito áreas abertas, com muitas gramíneas (elas predominam) e vez por outra surgem algumas árvores ou arbustos isolados ou em pequenos grupos. Aqui onde moro as temperaturas são tão elevadas que chegam a provocar incêndios, inclusive as árvores desenvolveram cascas mais grossas para melhor resistir ao fogo.
(Gabarito dos biomas aos quais os textos fazem referência)
TEXTO 1: Referente à Amazônia
TEXTO 2: Referente à caatinga
TEXTO 3: Referente à Mata Atlântica
TEXTO 4: Referente ao cerrado
Etapa 05: Responda a atividade a seguir
1.De qual história você gostou mais e por quê?
2.Quais espécies você já conhecia? e quais não conhecia ainda?
3.Que elementos apareceram nas histórias?
4.Que características vocês registraram de diferente entre os biomas?
5.Por que certas espécies vivem em um bioma e não em outro?
6.Alguma característica de algum bioma chamou mais a sua atenção? se sim, qual?
7. Escolha um dos textos acima e crie uma bela história em quadrinhos, capriche nas ilustrações!!

AULA 04
Etapa 06: Construir o conhecimento sobre Amazônia e Cerrado Utilizando as páginas 50 a 53 e realizar as atividades da página 54 do livro inspire ciências. O professor poderá lançar mão de outras fontes como sites, vídeos ou outros livros.
Etapa 07: Sistematização do Conhecimento
Utilizar o livro didático para relacionar os pontos mais relevantes sobre o assunto, momento para tirar dúvidas. Utilizar a página 55.
Realizar a atividade de 1 a 5
AULA 05
Etapa 08: Correção das atividades das etapas 4,5, 6 e 7
Etapa 09: Construir o conhecimento sobre Mata Atlântica e Caatinga Utilizando as páginas 56 a 59 e realizar as atividades da página 60 e 61 do livro inspire ciências. O professor poderá lançar mão de outras fontes como sites, vídeos ou outros livros.
AULA 06
Etapa 10: Analisar com os alunos algumas histórias em quadrinhos com o tema proposto disponíveis na internet. Ex: http://www.oiarte.com/hq130.htm ,  http://www.oiarte.com/hq127.htm ,
Etapa 11: Propor aos alunos a confecção de sua própria História em quadrinhos envolvendo um dos, ou todos os quatro biomas estudados até aqui. Amazônia, cerrado, Mata Atlântica ou Caatinga. Pedir para que tirem fotos e envie ao professor. Se preferir, sugira que o alunos utilizem um dos textos sobre biomas para montar os quadrinhos.
Etapa 12: Correção das atividades da etapa 09
AULA 7
Etapa 13: Revisão do conteúdo mata atlântica com o texto moradores da mata disponível na página 79 do livro inspire ciências. Para exercitar a interpretação de texto, proponha para os alunos a resolução da atividade 1,2,3 e 4.
Etapa 14: Propor Analise e reflexão do texto “o que é biodiversidade” e resolução das questões 1,2,3 e 4 disponível na página 77 do livro inspire ciências
Também disponibilizada por e-mail e pelo WhatsApp.   



RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:


AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (47, 54, 55, 60, 61, 77) (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        




Nenhum comentário:

Postar um comentário