10ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular:
Consumidor
consciente, empreendedor eficiente. |
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Subtema: Explorando a Sexualidade com Consciência e Responsabilidade |
Unidades Temáticas: Matéria e energia Vida
e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Sexualidade:
a ação dos hormônios sexuais no corpo e nas emoções. Múltiplas dimensões da
sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética). Métodos
contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (IST). |
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Ano: 8º Período: 21/10 a 01/11 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI08) Analisar e
explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação
dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas
dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética). |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Diferenciar reprodução, sexo biológico e
cópula. Reconhecer a sexualidade como uma característica inerente ao ser
humano. Conhecer o papel dos hormônios sexuais e relacionar essas substâncias
às mudanças físicas e comportamentais que ocorrem na puberdade. Identificar
os órgãos que compõem os sistemas genitais masculino e feminino. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Reprodução Humana Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios (15 min) Apresente aos estudantes o
título da aula e solicite que respondam as questões da página 45 do livro
didático A Conquista Ciências 8º Ano no caderno. Elas serão recuperadas ao
final do capitulo. Após, acolha as respostas, discuta as informações trazidas
por eles, como forma de contextualizar o tema a ser tratado e de permitir que
sintam-se motivados para a aula. Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min) Após o levantamento de
conhecimentos prévios peça aos estudantes para abrirem o livro A Conquista
Ciências 8º ano página 46, e, analisem a imagem, pergunte o que leram sobre a
imagem, em seguida faça uma roda de conversa para dialogarem sobre reprodução
e sexo (faça uma exposição do tema, abrindo espaço para a participação dos
estudantes). Nesse primeiro momento, a intenção é que os estudantes
diferenciem três conceitos: reprodução, sexo e cópula. Etapa03: Mergulho no Tema (15 min) Convide os
estudantes a leitura e debate do Poema “Mais Respeito, Por Favor!” disponível
nas páginas 68 e 69 do livro A Conquista Ciências 8º ano. Proponha uma roda
de conversa para que os estudantes deem sua opinião sobre o poema, falem o
que entenderam e tirem dúvidas sobre algum trecho ou termo que não
compreenderam. Se
possível, exiba aos estudantes o vídeo em que o poeta Bráulio Bessa aparece
recitando este poema. O vídeo pode ser facilmente encontrado na internet.
Aproveite
as questões sugeridas para retomar o que foi falado sobre sexualidade e
respeito às diferenças. Certifique-se de que o ambiente da sala de aula seja
acolhedor e respeitoso, de modo que os estudantes sintam-se à vontade para
expor suas opiniões. Oriente os estudantes a
resolverem as questões da página 69 do livro didático. AULA 02 Tema:
Adolescência: o que está acontecendo comigo? Etapa 04: Correção da atividade (10min) Faça a correção da atividade da etapa 3, aproveite
para dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da atividade. Etapa 05: Para início de conversa (05 min) Orientações: Leia o tema da aula e comente com os
estudantes que irão discutir sobre algumas transformações que estão
vivenciando. Etapa 06: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (10 min) Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma
grande roda. Em seguida, diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma
obra poética, mas que fechassem os olhos para ouvi-la. Declame parte da
obra Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo, e, após a
leitura, se possível, projete os trechos da obra para que possam retomá-los
no momento da discussão. Você também pode utilizar o material impresso ou
trazer escrito em um cartaz, além da opção do registro no quadro, mas as
outras duas permitem ganho de tempo para a discussão. Após a declamação
peça que abram os olhos e ao promover contato com a obra escrita faça algumas
perguntas que permitam a eles refletir e por meio de uma breve discussão
enxergar como o autor descreve as diferentes épocas da vida e sua transição. Será um momento
curto de discussão para uma ou duas hipóteses/respostas simples para algumas
perguntas, como: ·
O
que vocês sentiram ao ouvir o trecho da obra? Qual seria o principal sentimento
do autor ao escrevê-la? ·
De
quais fases de vida ele fala? (Espera-se que digam infância e adolescência?). ·
Os
poemas sempre falam de forma mais objetiva o que gostariam de representar?
(Espera-se que eles digam que não costumam ser literais e deixam questões
subentendidas ao leitor.) ·
Como
o autor descreve a infância e a adolescência? Quais elementos ele utiliza que
permitem chegar a essa conclusão? (Permite que façam correlações com os
termos utilizados, como por exemplo o trecho “flores da adolescência” como
algo que desabrocha e traz mudanças.) ·
A
que estariam relacionadas às frases “Virações da infância” e “ Um
coração que palpitara outrora por uns olhos gázeos de mulher?” (Espera-se que
associem à transição de períodos, viração pode significar brisa e,
subjetivamente, imaginação; já o coração palpitar, o despertar da sexualidade
na adolescência.) Você pode acessar a
obra completa em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000021.pdf . Etapa 07: Questão Disparadora (10 min) Ø
O que é adolescência? Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda,
leia a questão norteadora (que pode ser projetada, exposta em outro material
ou apenas lida) e permita que formulem suas hipóteses rapidamente,
registrando no caderno, e a compartilhem com os colegas. Neste momento não se
preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que
você poderá complementar com outras perguntas como: - E a puberdade,
alguém já ouviu falar sobre ela? O que seria? É a mesma coisa que
adolescência? Etapa 08: Mão na Massa III (15 min) Orientações: Para esse momento (Etapa 1) sugere-se o
tempo de 5 minutos. Oriente que os estudantes
formem pequenos grupos de quatro pessoas (com dois meninos e duas meninas, se
possível). Informe que eles participarão de uma atividade com duas etapas e
que cada etapa só deve ser iniciada após a orientação do professor ao findar
do tempo estabelecido. Essa atividade tem um tempo total sugerido, e em cada
etapa também haverá uma sugestão de tempo, sinta-se à vontade para alterar
como desejar e puder, de acordo com o seu contexto de atuação docente. Etapa
1 - Discussão sobre o objeto escolhido: peça para que se dividam em pequenos
grupos rapidamente e compartilhem com os colegas o motivo da escolha daquele
objeto para representar o seu brincar na infância, contando algum episódio ou
descrevendo seus sentimentos. Informe-os que terão até 5 minutos para este
momento. Esgotados os 5 minutos, peça a atenção dos estudantes para o
direcionamento da próxima discussão e da atividade envolvida nela. As
orientações sobre a próxima etapa se encontram no próximo slide. Orientações: Para esse momento (Etapa 2). Etapa 2 - Registro
coletivo: exponha as questões e explique-lhes que estas deverão ser
discutidas e simultaneamente registradas em forma de pequenas frases ou
palavras-chave em post-its que serão
colados em um cartaz comum a todos os grupos (modelo
em Anexo). Estipule um tempo para cada questão (3
minutos, por exemplo). Elas devem ser discutidas na ordem e no tempo
estipulados, desta forma eles deverão aguardar sua orientação para partir
para a próxima discussão, assim você pode conduzir e auxiliar os grupos em
cada etapa. Entregue o número de
post-its para cada grupo pensando no tamanho do cartaz
que deseja disponibilizar. O cartaz deve estar acessível a todos os grupos,
pendurado ou disposto em uma mesa de uso comum. Conforme vão sendo escritos
os post-its direcione os estudantes para que os colem nas áreas
correspondentes a cada pergunta. Exemplo: Na área 1 devem ser colados post-its referentes à pergunta número 1 considerando a
parte a) e b), desta forma temos a resposta de 1a na área 1a (modelo em Anexo). Enquanto os grupos
se reúnem para discutir e responder circule entre os grupos interagindo e
dando exemplos que auxiliem a conduzir o desenrolar da discussão e o
desenvolvimento dos registros, sem induzi-los a uma resposta única ou padrão. Materiais necessários: Post-its e superfície
de colagem (pode ser cartolina ou um mural) dividida em seis espaços. Uma alternativa para
esta etapa seria o envolvimento da tecnologia por meio da criação de nuvens
de palavras com o Google Docs.
Nuvens de palavras são usadas para destacar os termos mais frequentes de um
texto e os termos ficam dispostos em um formato de nuvem. Nesta atividade a
criação da nuvem de palavras substituiria os registros em post-its, pois os estudantes anotariam seus registros em
um documento no Google Docs compartilhado
com o professor e este criaria a nuvem com base no texto de todos os grupos
no próprio documento com a utilização de uma extensão do próprio Google Docs. As instruções sobre como
fazê-lo se encontram no link https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2017/09/como-criar-uma-nuvem-de-palavras-no-google-docs.ghtml. AULA 03 Tema: Adolescência Etapa 09: Sistematização (20 min) Orientações: Para esse momento sugere-se o tempo de 15
minutos. Grande roda - este é um momento de retomada e
compartilhamento de ideias pertinentes às discussões da atividade e em
especial, de comparar os aspectos sociais e biológicos que compõem o período
da adolescência. Explicar que adolescência e puberdade não são sinônimos, mas
fenômenos relacionados. Você terá duas missões principais neste momento: 1) Promover a conscientização de que os
aspectos sociais e biológicos caminham juntos na série de transformações que
compõem o período da adolescência, apesar de cada organismo reagir de uma forma
a essas mudanças. Retomar as transformações elencadas pelos estudantes
dispostas no cartaz, correlacionando com as mudanças em relação ao brincar e
às transformações do corpo. Você pode, por exemplo, ler alguns post-its e comentar a frequência em que
apareceram alguns termos, pergunte: Qual é a relação entre o brincar e as
mudanças físicas de que falamos? 2) Deixar claro a diferença entre
adolescência e puberdade, termos que muitas vezes são tidos como sinônimos,
utilize como suporte a página 47 (fique atento as orientações didáticas).
Caso perceba que os alunos tenham citado os termos em seus registros, retome
a partir daí; caso não o tenham feito, questione: Quem aqui já ouviu falar de
puberdade? É o mesmo que adolescência? Após ouvir suas hipóteses, explique
que adolescência seria o período transitório entre a infância e a vida adulta
e é caracterizado por um conjunto de questões (físicas, mentais, emocionais,
sexuais e sociais) do desenvolvimento e é cronologicamente definida pela
Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 10 e 19 anos. Já a puberdade seria o
termo direcionado apenas às mudanças morfológicas e fisiológicas (forma,
tamanho e função) ocorridas no período da adolescência, ou seja, faz parte da
adolescência, mas não são sinônimos, já que envolve apenas aspectos
biológicos. Outro cuidado
importante é levar em conta que nem todos os estudantes já estão atingindo a
puberdade. Para que nenhum deles se sinta desconfortável, explique que as
transformações pertinentes à puberdade podem afetar o organismo de formas
diferentes, o fato de questões sociais (como o brincar) mudarem, não querem
dizer que o corpo mudará imediatamente, mas que se iniciou uma série de
transformações biológicas e sociais que serão desenvolvidas e aparecerão de
forma singular em cada indivíduo. Para ampliar seus
conhecimentos sobre a temática segue a sugestão do artigo: Eisenstein, E.
Adolescência: definições, conceitos e critérios. Adolesc Saude.
2005;2(2):6-7. Disponível em http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=167. Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (20 min) Oriente os
estudantes a realizarem a atividade da página 47 do livro didático A
Conquista Ciências 8º ano, apenas os itens 1, 2 e 3. Etapa 11: Correção de Atividade (10 min) Fazer a correção da atividade da etapa 10,
aproveitar para dirimir dúvidas sinalizadas durante a realização da
atividade. AULA 04 Tema: Adolescência e Sentimentos Etapa
12: Leitura e Interpretação (40 min) Convidar os
estudantes a ouvir a música “Não Vou me Adaptar” de Nando Reis disponível no
link a seguir https://youtu.be/dSE4Iq61-Z0
,em seguida realizar a interpretação e reflexão da música. (tempo da
música 5 minutos). Aconselho repetir a música. Não Vou Me Adaptar (Letra de Nando Reis e Música de Arnaldo
Antunes) Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia Eu não encho mais a casa de alegria Os anos se passaram enquanto eu dormia E quem eu queria bem me esquecia Será que eu
falei o que ninguém ouvia? Será que eu escutei o que ninguém dizia? Eu não vou me adaptar, me adaptar (3x) Eu não tenho mais a cara que eu tinha No espelho essa cara já não é minha É que quando eu me toquei achei tão estranho A minha barba estava deste tamanho Será que eu falei o que ninguém ouvia? Será que eu escutei o que ninguém dizia? Eu não vou me adaptar, me adaptar Não vou me
adaptar! Me adaptar! “O desenvolvimento
dessa atividade tem o objetivo de contextualizar e debater os temas que
envolvem as mudanças ocorridas nessa fase e as dificuldades de entender e
aceitá-las.” Questões a serem debatidas: a)
Qual é o seu sentimento ao ouvir a música? b)
Analisando o primeiro verso, a que o autor está se referindo? “Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia Eu
não encho mais a casa de alegria Os
anos se passaram enquanto eu dormia” c)
Sobre que o autor está falando no segundo trecho? “Eu não tenho mais a cara que eu tinha No espelho essa cara já não é minha É que quando eu me toquei achei tão estranho A minha barba estava deste tamanho” d) Você acha que a letra da música tem algo
a ver com algum momento da vida que todos passamos? Etapa
13: Correção da Atividade (10 min) Aproveitar esse momento para realizar a
correção da atividade. AULA 05 Tema: Sistema Reprodutor Feminino Etapa 14: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min) Orientações: Leia
o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre as
estruturas do sistema reprodutor feminino e as transformações vivenciadas
pelo organismo feminino no período da puberdade. Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda
e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem parte de uma obra
clássica da literatura brasileira. Leia o trecho com a entonação adequada e, após a
leitura, pergunte o que acharam da linguagem do trecho. Após ouví-los,
comente rapidamente que esta obra, como um bom um romance naturalista,
possuía uma linguagem direta e sem grandes censuras. Aponte que este livro
foi um marco literário, por se tratar de uma denúncia às péssimas condições
de vida em que viviam os moradores dos cortiços cariocas no final do século
XIX. Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o
trecho. Será um momento curto de discussão com uma ou duas hipóteses ou
respostas simples para algumas perguntas, como: ·
O
trecho fala sobre uma personagem do livro, Zulmira. Quais características
dela estão enfatizadas neste trecho? (Espera-se que toquem na questão das
mudanças do corpo feminino) ·
O
fato do autor ter citado a idade da personagem pode indicar algo? (Espera-se
que relacionem a idade à possibilidade de ela ter passado ou estar passando
pela puberdade) ·
Quais seriam os explicações para que o corpo de Zulmira
apresentasse essas mudanças específicas? Para
o momento da leitura, sugere-se deixar o trecho exposto de alguma forma para
análise dos estudantes quanto à linguagem. Você pode projetar, escrever no
quadro ou em um cartaz, ou ainda, distribuir o trecho em material impresso. Se houver tempo para complementar a
proposta, é possível combinar um trabalho interdisciplinar com o(a)
professor(a) de Português para falar sobre a obra, o autor e as
características do Naturalismo. Você pode acessar a obra completa em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf. Etapa 15: Aula Expositiva Dialogada (20 min) Fazer a exposição do objeto de conhecimento,
porém, possibilitar a participação dos estudantes. Como suporte utilizar a
página 49 do livro didático A Conquista Ciências 8º ano. Fique atento as
orientações didáticas. Etapa 16: Verificação da Aprendizagem (15 min) Peça aos estudantes para
responderem o item 2 da página 49 do
livro didático A Conquista Ciências 8º ano, em seguida faça a correção. AULA 06 Tema: Sistema Reprodutor Masculino Etapa 17: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min) Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que vocês
irão discutir sobre as estruturas do sistema reprodutor masculino e as
transformações vivenciadas pelo organismo masculino no período da puberdade. Peça
que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida
diga-lhes que gostaria que conhecessem uma história, ou melhor, alguém. Leia
a história de José e, se possível, projete para que os estudantes a
acompanhem (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto
em um cartaz). Atenção: é indicado que o nome do personagem seja alterado
se houver algum estudante com o mesmo nome em sua turma. Em
seguida, direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento
curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas
perguntas, como: ·
O
texto fala sobre um personagem, o José (ou o outro nome dado ao personagem).
O que vocês acreditam que está desencadeando essa situação? (Espera-se que
associem ao período da adolescência, se não puderem questione: qual fenômeno
ou processo pode estar relacionado a essa situação?). ·
Quais
são as evidências que o texto traz para acreditarmos que a situação está
relacionada à adolescência? (Espera-se que relatem as transformações
biológicas e sociais que o texto traz, ou seja, as transformações no corpo e
nos sentimentos do personagem). ·
Vocês
acreditam que seja possível auxiliar alguém na condição de José a se sentir
mais seguro ao vivenciar esse processo? Professor, para ampliação e apropriação
da temática sugere-se a leitura do material: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf LEMOS,
Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do adolescente. 2017. Etapa 18: Sistematizando o conhecimento
(20 min) Fazer a exposição do objeto de
conhecimento, porém, possibilitar a participação dos estudantes. Como suporte
utilizar a página 48. Fique atento as orientações didáticas. Para ampliar a discussão você pode
coletar elementos em alguns materiais de apoio, como este vídeo, em que uma
médica explica a higienização íntima correta: https://www.youtube.com/watch?v=b9FlHJ1k92Y. Neste vídeo, apenas vale ressaltar que ao falar dos
parceiros de homens, a médica só se refere à mulheres, sugere-se ao professor
referir-se à parceiros (sem um gênero definido). Neste site há exemplos de cuidados para
manter o sistema reprodutor masculino sob condições ideais: https://drauziovarella.uol.com.br/homem-2/higiene-intima-masculina/. E no material que já foi indicado
anteriormente (na etapa do Contexto) há informações valiosas sobre esses
cuidados, mais especificamente na página 36: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf. LEMOS, Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do
adolescente. 2017. Etapa 19:
Verificação da aprendizagem (10 min) Solicite aos estudantes que realizem a
atividade da página 49 do livro didático A Conquista 8º ano item 1, em
seguida faça a correção. Elaboração:
Nilsilane. RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS Sugestões
de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens: Para recompor as
aprendizagens dos estudantes do 8º Ano em Ciências, é importante adotar uma metodologia
que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está um plano
geral que pode ajudar:
Revisão
e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos
Aprendizagem
Ativa
Ensino
Diferenciado
Envolvimento
da Família
Uso
de Tecnologias Educacionais
Essa metodologia busca garantir
que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e
engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares. OUTRAS ATIVIDADES: Caça
palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó, entre outros), atividades
de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases
relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com
tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros,
atividades interativas, mapas conceituais e mentais, linhas do tempo. |
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios ( 69, 45, 47); ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X
) Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; (X ) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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