ESCOLA:
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PROFESSOR(A):
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ANO:
6º |
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OBJETIVO DA ÁREA: Os objetivos de
Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno
desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como
indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e
tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e participativos, a partir
dos objetos de conhecimento trabalhados que devem ser relevantes do ponto de
vista social, cultural e científico, permitindo ao estudante compreender, em
seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a natureza, mediadas pela
tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e
vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe
possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica estabelecido
que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver
os cinco grandes domínios que são entendidos
como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas
competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento com os
outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade: empatia,
respeito e confiança. Resiliência Emocional:
tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura ao novo:
curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE
CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando esses pressupostos, e
em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da
Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem
garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo: 1. Compreender as Ciências da
Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como
provisório, cultural e histórico. 2. Compreender conceitos
fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como
dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de
modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas,
socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para
a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3. Analisar, compreender e explicar
características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e
tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem
entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas
e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das
Ciências da Natureza. 4. Avaliar aplicações e implicações
políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para
propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles
relativos ao mundo do trabalho. 5. Construir argumentos com base em
dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o
respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza. 6. Utilizar diferentes linguagens e
tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das
Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. 7. Conhecer, apreciar e cuidar de
si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana,
fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das
Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8. Agir pessoal e coletivamente com
respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para
tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e
a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos,
democráticos, sustentáveis e solidários. |
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I
UNIDADE |
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UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Vida e
Evolução, Terra e Universo. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Escola como espaço de
acolhimento, afetividade e conhecimento (03/03 a 07/05). |
Diversidade
e valorização das características individuais de cada aluno. Importância
do coletivo e das relações com os amigos. Como
a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo. Forma,
estrutura e movimentos da Terra. Planeta terra,
localização, forma, movimentos de rotação e translação, duração e
consequências dos movimentos. Os diferentes tipos de rochas,
fósseis, solo, tipos de solo, o ser humano e a litosfera. |
Saúde
Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia |
HABILIDADES |
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(EF03CI07) Identificar características da
Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na
observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do
planeta (mapas, globos, fotografias etc.). (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas
que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas
principais características. (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de
rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes
períodos geológicos. (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências
que demonstrem a esfericidade da Terra. (EF06CI14)
Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em
diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a
Terra e o Sol. Estes podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação
e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao
plano de sua órbita em torno do Sol. (EF06CI10IT) Explorar
os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros,
encontrados em Itamaraju. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar dados a respeito da turma durante as primeiras
semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Puxando
conversa, com o objetivo de conhecer o aluno no primeiro dia de aula; Tempestade de
ideias para desenvolver a escuta e o respeito entre os participantes; Leitura
compartilhada, discussão, reflexão e interpretação do texto “Uma Fábula sobre
os quatro Alunos”; Leitura
compartilhada, interpretação oral e escrita, reescrita do texto “Na minha
escola todo mundo é igual”; Escuta de
relatos sobre a importância da Ciência para a vida de cada um, em seguida
apresentação do componente curricular e ilustração pelos alunos em cartaz dos
objetos de conhecimento que possivelmente serão trabalhados ao longo do ano; Questões
problematizadoras; Projeção de
slides, jogos interativos, e também de realidade virtual sobre os objetos em
estudo durante essa unidade; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos
saber? O que aprendemos?),
com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem
para cada coluna sobre o Planeta Terra, em seguida acrescentar o tópico “Como
descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no
caderno; Atividade
prática demonstrando os movimentos do Planeta Terra, usando a lanterna do
celular e o globo terrestre; Leitura e
interpretação de fragmentos do livro de Júlio Verne “Viagem ao centro da
Terra”; Construção de
modelos e infográficos sobre as camadas do planeta Terra; Experimento que mostra as mudanças na
sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia evidenciando os movimentos
relativos entre a Terra e o Sol. Análise de solo
quanto a composição e experimentos que demonstrem a permeabilidade; Usar a
brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Elaboração de
tabelas contendo informações sobre as camadas da Terra; Análise de
rochas em sala de aula destacando características distintas em tabela com as
conclusões; Pesquisa
dirigida; Propostas dinâmicas
de atividades investigativas; Aula expositiva
utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de
slides abordando os temas estudados; |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao
definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação
sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de
habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em
etapas posteriores. Por isso, os
alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o
processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante
as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já
realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os
alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas:
resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes
fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A
avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os
alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem
feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do
Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho
durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos,
elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos
propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas
, auto avaliação, entre outros. Assim
sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas ,
abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de
satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela
de Critérios de Avaliação. |
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II
UNIDADE |
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UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Vida e Evolução; Matéria e Energia |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” (09/05 a 23/07). |
Poluição
do solo e doenças oriundas dessa poluição.
Uso de agrotóxicos no solo e na água,
avaliando os impactos Socioambientais. Misturas
homogêneas e heterogêneas. Separação de misturas. Materiais Sintéticos. Transformações químicas |
Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia Saúde
Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) |
HABILIDADES
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(EF06CI14IT) Conhecer
algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação do solo,
proliferação, medidas profiláticas e tratamento. (EF06CI11IT) Compreender a importância da
adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e compostagem para a
preservação e nutrição do solo. (EF06CI12IT) Identificar e argumentar sobre as
vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação de
lixo de Itamaraju, tendo como parâmetro a preservação ambiental, a politica
dos resíduos sólidos e a saúde coletiva. (EF06CI13IT) Identificar as condições que
facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as
vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes. (EF06CI03) Selecionar
métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a
partir da identificação de processos de separação de materiais (como a
produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI05BA) Relatar
a importância de descartar os resíduos em locais adequados, bem como as
vantagens ambientais, econômicas e sociais da implantação da coleta seletiva.
(EF06CI06BA)
Construir instrumentos que ajudem a fazer levantamento de dados sobre a
prática de coleta seletiva na cidade em que mora, bem como das possíveis
formas de reutilização de materiais sintéticos. (EF06CI03IT) Relacionar
os métodos de separação de misturas e substâncias químicas no tratamento da água, identificando e
caracterizando as principais fases com base em textos, esquemas ou situações
experimentais e propor alternativas caseiras para o tratamento da água para o
consumo com base nos conhecimentos adquiridos. (EF06CI01) Classificar como homogênea ou
heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo,
água e areia etc.). (EF06CI02) Identificar
evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de
materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura
de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de
sódio etc.). (EF06CI06IT) Analisar as consequências do
descarte inadequado, dos produtos relacionados, para o ambiente, como a
contaminação da água, do solo e de outros seres vivos. (EF06CI04) Associar a produção de
medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e
tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. (EF06CI04IT) Identificar os tipos de
medicamentos — fitoterápicos, alopáticos, manipulados, entre outros — e
outros materiais sintéticos (como fios de nylon, plásticos, etc.),
reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo desenvolvimento da ciência
e da tecnologia. (EF06CI05IT) Reconhecer que os medicamentos
podem auxiliar no tratamento e manutenção da saúde, mas também que a
automedicação é prejudicial e tem consequências para o organismo. (EF06CI01BA)
Investigar a natureza irreversível dos fenômenos químicos e relacionar esses
fenômenos a diversas situações do cotidiano. (EF06CI02BA)
Identificar e propor experimentos que demonstrem as transformações químicas. (EF06CI03BA)
Analisar, registrar e discutir os resultados dos experimentos realizados
sobre as transformações químicas. |
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METODOLOGIA |
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Sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura
compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de
textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Análise de
gráficos e construção de tabelas sobre as doenças e impactos ambientais; Pesquisa
dirigida sobre impactos ambientais causados pelos agrotóxicos e doenças; Preenchimento de
relatórios a partir de experimentos sobre separação de misturas e tipos de misturas,
como a cromatografia e outros; Aula expositiva
utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de
slides abordando os temas estudados; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Usar a
brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos
saber? O que aprendemos?),
com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem
para cada coluna sobre o Planeta Terra, em seguida acrescentar o tópico “Como
descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no
caderno; Textos informativos e reflexivos sobre
problemas ambientais, causados pelo uso de agrotóxicos a água e a saúde; Textos informativos e reflexivos sobre
adubação orgânica e a importância de uma alimentação livre de agrotóxicos. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação,
atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos,
entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional,
distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do
estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as
competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino
Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas
constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao
definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação
sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de
habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em
etapas posteriores. Por isso, os
alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o
processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante
as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já
realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os
alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas:
resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes
fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A
avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os
alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem
feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do
Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho
durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos,
elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos
propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas
, auto avaliação, entre outros. Assim
sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas,
abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de
satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela
de Critérios de Avaliação. |
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III
UNIDADE |
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UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Matéria e Energia; Vida e Evolução. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
As
diversas facetas do Consumo (25/07
a 27/08) |
O
consumo Consciente da Água: um solvente universal Propriedades da água Os
estados físicos da água e ciclo. Água
potável e tratamento. |
Economia Ciência
e Tecnologia Meio
Ambiente Saúde
Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) |
Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco (29/08 a 07/10) |
Drogas Licitas e
Ilícitas em Itamaraju. Organização
e Funcionamento do Sistema nervoso. A percepção do ambiente; O
sentido da visão e o uso de lentes corretivas. Capacitação dos estímulos:
sentidos. |
Ciência
e Tecnologia Saúde Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) |
HABILIDADES |
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(EF06CI01IT) Comprovar
experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve
substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande
contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como,
consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI03IT) Relacionar
os métodos de separação de misturas e substâncias químicas no tratamento da água, identificando e
caracterizando as principais fases com base em textos, esquemas ou situações
experimentais e propor alternativas caseiras para o tratamento da água para o
consumo com base nos conhecimentos adquiridos. (EF06CI07) Justificar o
papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do
corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI07BA)
Argumentar como as contribuições da ciência e tecnologia interferem na vida
daqueles que possuem deficiência motora. (EF06CI08) Explicar
a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do
organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar
lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão. (EF06CI09BA) Propor experimentos que possam
demonstrar o funcionamento do olho humano. (EF06CI09IT) Identificar hábitos do cotidiano que afetam a visão. (EF06CI10) Explicar como o funcionamento
do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas. (EF06CI08IT) Identificar
e classificar as substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, reconhecer os
seus efeitos no organismo humano e classificá-las como depressoras,
estimulantes e alucinógenas, identificando os danos e os prejuízos
relacionados ao seu uso. (EF06CI10BA) Discutir a ação das bebidas
alcoólicas no funcionamento do cérebro e de que forma isso afeta o sistema
locomotor, podendo causar acidentes no trânsito, no trabalho, etc. |
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METODOLOGIA |
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Sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura
compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de
textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Análise de
gráficos e construção de tabelas; Preenchimento de
relatórios a partir de experimentos sobre a água; Experimentos sobre mudanças de estados físicos da água e
propriedades; Aula de campo na ETA e ETE; Experimentos que comprovam o ciclo da
água, as propriedades e tratamento; Representação do ciclo da água
utilizando saquinhos transparentes, água e canetinhas coloridas; Reprodução de mapas conceituais e mapas
mentais; Textos informativos e reflexivos sobre
problemas ambientais, inclusive a importância do consumo consciente da água; Campanha de
sensibilização em prol do uso consciente dos recursos naturais, em especial a
água; Aula expositiva
utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de
slides abordando os temas estudados; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Usar a
brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos
saber? O que aprendemos?),
com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem
para cada coluna sobre o Planeta Terra, em seguida acrescentar o tópico “Como
descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no
caderno; Textos
informativos e reflexivos sobre drogas e prejuízos a saúde. Pesquisa dirigida sobre drogas com preenchimento de tabela; Confecção de mapas mentais e conceituais; Representação de
esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de
texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Produção de
poemas, poesias e paródias; Pesquisa dirigida sobre drogas lícitas e
ilícitas; Campanha de sensibilização sobre a lei
Seca; Contação de Histórias; |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao
definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação
sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de
habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em
etapas posteriores. Por isso, os
alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o
processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante
as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já
realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os
alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas:
resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes
fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação
começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam
suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback
tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do
Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho
durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos,
elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos
propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas
, auto avaliação, entre outros. Assim
sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas,
abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de
satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de
Critérios de Avaliação. |
||
IV
UNIDADE |
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UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Vida e Evolução. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco (27/09 a 07/10) |
Interação
entre os sistemas locomotor e nervoso. |
Ciência
e Tecnologia Saúde |
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Descoberta da célula e dos seres
microscópicos. Seres vivos unicelulares,
pluricelulares, eucariontes, procariontes, célula animal e vegetal. Célula como unidade da vida Características
dos seres vivos Estrutura
da Célula e funções. Níveis
de organização. |
Ciência
e Tecnologia Saúde Meio
Ambiente Ciência
e Tecnologia |
HABILIDADES
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(EF06CI07) Justificar o papel do sistema
nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na
análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a
sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os
sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI14IT) Conhecer
algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação do solo,
proliferação, medidas profiláticas e tratamento. (EF06CI05) Explicar a
organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e
funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres
unicelulares e pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou
ausência da carioteca. (EF06CI06) Concluir,
com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os
organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de
organização. |
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METODOLOGIA Sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura
compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de
textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Aula expositiva
utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de
slides abordando os temas estudados; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Usar a
brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos
saber? O que aprendemos?),
com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem
para cada coluna sobre o Planeta Terra, em seguida acrescentar o tópico “Como
descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no
caderno; Confecção de mapas mentais e conceituais; Representação de
esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de
texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Produção de
poemas, poesias e paródias; Representação de
situações utilizando desenhos ou pranchas para colorir de ossos e músculos; Observação dos tendões de pés de galinha; Construção do esqueleto; Apresentação de
um microscópio para turma com todas as partes e funções; Construir
modelos celulares utilizando massinhas de modelar, ou, modelos comestíveis utilizando
alimentos, destacando as estruturas das células construídas; Construção da lente de aumento Observar algumas
células vegetais ao microscópio; |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao
definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação
sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de
habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em
etapas posteriores. Por isso, os
alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o
processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante
as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já
realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os
alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas:
resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes
fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A
avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos
enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem
feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do
Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho
durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos,
elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos
propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas
, auto avaliação, entre outros. Assim
sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado
e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
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OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem
desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados. |
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