| Tema
  Inter curricular: Pluralismo Cultural e
  Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e
  culturais. | |
| Subtema: Microrganismos
  causadores de doenças dos Navios Negreiros | Unidade Temática: Vida e
  Evolução | 
| Objetos de Conhecimento: Descoberta
  da célula e dos seres microscópicos. Seres vivos unicelulares,
  pluricelulares, eucariontes, procariontes, célula animal e vegetal. Célula
  como unidade da vida. Microrganismos causadores de doenças que afetavam os
  negros nos navios negreiros. | |
| Ano:
  6º                                         
  Período: 22/11
  a 03/12                                
  Nº de
  Aulas: 06 | |
| HABILIDADES | |
|  (EF06CI05) Explicar a
  organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e
  funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres unicelulares e
  pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou ausência da
  carioteca. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de
  ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um
  complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. | |
| OBJETIVOS ESPECÍFICOS  | |
| Compreender os principais conceitos
  relacionados à estrutura e a importância das células dos seres vivos e suas
  estruturas. Reconhecer a existência de células nos seres vivos. Conhecer um
  dos métodos e técnicas básicos para observação de células ao microscópio
  óptico. Observar o funcionamento básico de um microscópio óptico. Identificar
  as estruturas das células visíveis ao microscópio óptico e suas funções. Conhecer
  sobre os microrganismos causadores de doenças que acometiam os negros nos
  navios negreiros, sintomas e tratamento. | |
| ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA | |
| AULA 01 Tema: Microrganismos
  causadores de doenças dos Navios Negreiros Etapa
  1:Levantamento
  de Conhecimentos Prévios  Iniciar a
  aula levantando conhecimentos dos
  estudantes a partir das seguintes questões:  O que eles
  conhecem sobre o tráfico negreiro? ·        
  Quando
  isso aconteceu? ·        
  Em que
  condições os escravos eram transportados? ·        
  Quais doenças
  os escravos  eram acometidos durante a
  viagem?  ·        
  Se já
  ouviram falar em micro-organismos causadores de doenças? Se sim, quais? Acolher as
  respostas dos alunos, em seguida pedir que registrem as respostas no caderno.
  Explore a realidade retratada nas imagens fazendo associação á transmissão de
  doenças infectocontagiosas. 
 Etapa 02: Para início de
  conversa  Fazer
  leitura do texto, junto com os alunos, disponível no link https://brasilescola.uol.com.br/historiab/trafico-negreiro.htm#:~:text=Os%20por%C3%B5es%20eram%20escuros%2C%20sujos,var%C3%ADola%2C%20sarampo%20e%20doen%C3%A7as%20gastrointestinais fazendo
  comentários sempre que for necessário, relatar que os escravos eram
  aglomerados em porões , com uma quantidade elevadas de pessoas, o que
  tornava, muitas vezes, difícil respirar e facilitava transmissão de doenças.
  Uma das doenças que mais atingiam os escravos nos navios negreiros era o
  escorbuto, causado por uma dieta pobre em vitamina C. Obs.: Explicar que as
  principais causas de morte de escravos nos navios negreiros, estavam
  relacionadas a problemas gastrointestinais, como escorbuto e doenças
  infectocontagiosas que também atingiam a tripulação. Etapa 03: Mão na massa Solicitar
  aos alunos, que façam uma pesquisa na internet, e monte uma tabela
  informativa sobre as doenças que mais acometiam os escravos nos navios
  negreiros contendo as seguintes informações: ·        
  Nomes das doenças; ·        
  Forma de contágio; ·        
  Sintomas; ·        
  Patógenos  Aula
  02 Tema: Do que somos formados? Etapa 04: Questão disparadora Iniciar
  a aula com a discussão sobre a tabela da etapa anterior, indagar os
  estudantes, se reconhecem os patógenos como seres vivos, se sabem o que
  formam esses microrganismos causadores de doenças e se todos os outros seres
  vivos, até mesmo nós, somos constituídos da mesma estrutura. Seguir a
  discussão e complementar com a seguinte questão: O que nos torna humanos?
  Espera-se que a resposta começará a ser construída a partir do reconhecimento
  de que somos seres vivos. Não se preocupe em responder à questão neste
  momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Pedir para anotarem a
  resposta no caderno. Não se esqueçam do cabeçalho.  Etapa 05: Leitura
  e Interpretação Fazer
  a leitura do texto “Sophia é o primeiro robô do mundo a receber um título de
  cidadania”, livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 12. Aproveitar o
  tema para conversar com a turma sobre o significado de cidadania, comentando
  os aspectos referentes a convivência respeitosa, direitos e deveres.
  Questionar o fato de Sophia ser uma máquina: os materiais que a constituem, a
  dependência de energia elétrica, entre outros. Etapa 06: Aprofundando no tema Assista
  ao vídeo sobre “O que nos torna humanos?” , disponível no link https://youtu.be/oHR8uYhPnhs,  em
  seguida,  copie e responda no caderno,
  as questões  1, 2, e 3 da página 13 do
  livro didático Inspire Ciências 6º ano. 
  Ao corrigir a atividade, em especial a questão 02, induzir a turma a
  perceber que tanto os humanos quanto as plantas são formados por células
  diferentemente do robô Sophia.  AULA 03 Tema: A célula como unidade da
  vida Etapa
  07: Levantamento de Conhecimentos Prévios Questão disparadora. Como deve ser
  o corpo do ser vivo mais simples, tipo os patógenos existentes nos navios
  negreiros, se levarmos em consideração suas necessidades básicas para
  sobreviver? Apresente a questão disparadora,
  escute a opinião dos alunos que quiserem se expressar. Se mantenha imparcial
  às ideias apresentadas por eles, esse momento é apenas para dar início construção
  de hipóteses. ORIENTAÇÕES: Apresente o objeto de
  conhecimento sobre célula, dando destaque ao fato de que a célula é a unidade
  básica estrutural ao corpo dos seres vivos e funcional e nela contém todos os
  elementos necessários para  realizar as
  funções vitais. Etapa
  08.
  Aprofundando no tema Peça aos alunos que assistam o
  vídeo disponível no link:https://youtu.be/cLyD_i4KkJQ. E após assistirem, façam
  anotações das informações relevantes para discutir na próxima aula. AULA 04 Tema: Descoberta das
  células e dos seres vivos Etapa 09: Para início
  de conversa Ouvir os relatos das anotações relevantes solicitadas na etapa
  08. Etapa 10. Aprofundando
  no tema Assistir o vídeo, a partir link: https://youtu.be/-HWiJdIAnMw. Em seguida, enfatizar
  a importância da descoberta das células como um exemplo clássico no avanço
  tecnológico no caso, a invenção do microscópio, e seu impacto no ramo da
  Ciência.  Etapa 11: Fazer leitura e interpretação das imagens das páginas 23, 24 e
  25 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, e responder as atividades das
  páginas 17 e 25. Aula
  05 Tema:
  Seres vivos unicelulares e pluricelulares Etapa
  12: Para Início de Conversa Iniciar a aula retomando
  algumas características sobre a célula, destacando que ela representa a menor
  porção de matéria viva dotada da capacidade de autoduplicação independente,
  sendo unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Depois deste momento, sugere-se
  uma atividade com imagens. As imagens podem ser visualizadas no Google Meet, WhatsApp
  ou serem impressas em papel. Selecionar imagens representativas de organismos
  unicelulares, pluricelulares, procariontes e eucariontes. 
 
 
 
 Etapa 13: Aprofundando no tema Exiba o
  vídeo, disponível aqui https://youtu.be/a_2cA294m. Em seguida
  responda o  questionamento abaixo: 
 Etapa 14: Mão na
  massa De
  acordo com o vídeo assistido abaixo, ilustre no seu caderno os dois tipos de
  células: unicelular e pluricelular.  AULA 06 Tema: Células
  eucariontes e procarionte Etapa 15:  Para inicio
  de conversa  Solicitar aos alunos que 
  façam a leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências
  6º ano, páginas 26.  Etapa 16: Aprofundando
  no tema Aprofundar nas informações a partir da
  visualização do vídeo pelos alunos, disponível no seguinte link:  https://youtu.be/thufkt23AEc. Durante a exibição do
  vídeo o professor fará as interferências e acrescimos para sanar dúvidas relacionadas
  aos seres unicelulares procariontes e microorganismos causadores de doenças,
  fazendo
  ressalvas ao que foi estudado na aula 01. Etapa 17: Verificação da aprendizagem Pedir
  que copiem e respondam no caderno, a atividade do livro didático Inspire Ciências
  6º ano páginas 27. Etapa
  18: Mão na massa Dividir a turma em três grupos.  Cada grupo ficará   responsável por fazer um dos diferentes
  tipos de célula (Célula animal, Célula vegetal e Célula procariótica ou
  bacteriana). O material a ser utilizado na construção da célula e
  representação de cada estrutura, pode ser, comestível, reciclável ou a
  critério do aluno na escolha do material. Elaboração: Ellen,
  Mariete, Rosana e Vânia. Direcionamento,
  colaboração e revisão:
  Nilsilane.  | |
| RECURSOS: (X)
  Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material
  pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso; 
  (  ) Outros: | |
| AVALIAÇÃO: ( )
  Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de
  Exercícios/Livro páginas: (13, 17, 25 e 27 ) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
  Observação do desempenho do grupo; (  )
  Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
  participação; Outros:                                                   
   | |


 
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