I SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
Tema Inter
curricular:
O papel do feedback no processo da Recomposição |
Subtema: Avaliar para Recompor - Estratégias
para direcionar os estudos de Ciências |
Anos: 6º Período: 06 a 21/03 Nº de Aulas: 08 |
ATENÇÃO PROFESSOR!!! Estamos iniciando um ano letivo e como todo início de ano é necessário
considerar a avaliação diagnóstica em busca de compreender e identificar os
déficits de aprendizagem, dificuldades na leitura, escrita e interpretação.
Com essa avaliação, é possível conhecer mais sobre o histórico educacional
dos estudantes, com detalhes como: O que o aluno sabe; O que o aluno deveria
saber, mas não sabe e as expectativas do estudante em relação aos objetos de
conhecimento. Tal diagnóstico é importante para que os professores possam
melhorar os processos de ensino e aprendizagem durante o período letivo para
uma turma ou estudante específico. Outro fator significativo é que
professores que trabalham outros componentes curriculares, exceto Língua
Portuguesa, não veem a si próprios como alfabetizadores. Ou seja, estratégias
e habilidades para fazer sentido a partir do texto são normalmente visto como
o trabalho de professor de português. Os textos nas aulas de ciências são
fundamentais, inclusive para uma alfabetização científica. Objetivos e propósitos interpretativos para os quais os alunos se
envolvem com as ciências, em comparação com textos literários, são bastante
diferentes e requerem diferentes práticas disciplinares e são fundamentado em
diferentes epistemologias, ideias centrais, gêneros e discurso de criação de
sentido práticas. Os textos ricos e variados, enfocam a alfabetização como uma
ferramenta de aprendizagem, e instrução fornece aos alunos oportunidades
significativas para desenvolver seu conteúdo científico. Mostra aos alunos
como aprender ciências por meio da leitura e como aprender a alfabetizar por
meio da Ciência. Ler e escrever em ciências exigem que os alunos integrem uma série de
conhecimentos científicos e a formação de um vocabulário específico. Isso é muito importante, uma vez que a compreensão da leitura está
intrinsecamente ligada ao conhecimento de vocabulário. Também se relaciona
com o conceito de conhecimento prévio para que mantenha o novo aprendizado;
se os alunos têm uma compreensão segura do vocabulário ao ler o texto, eles
acharão mais fácil sintetizar os conceitos que se relacionam com o
vocabulário conforme os encontram no texto. É preciso mais do que nunca uma
dedicação especial a esse momento de diagnóstico, onde os dados colhidos durante
esse processo precisam ser bem específicos e detalhados. É necessário calma e
priorizar a escuta de todos os alunos, para colher o máximo de informações
possíveis. Outro fator relevante nesse primeiro contato é acolher esse aluno e
atender requisitos para desenvolver as Competências Socioemocionais. • As Competências
Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo
de aprendizagem e que se conectam a capacidade de cada indivíduo lidar com
suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o
outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas. |
Avaliação
Diagnóstica e Socioemocional |
(EF06CI-AD) Avaliar aplicações e implicações
políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para
propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles
relativos ao mundo do trabalho. (EF06CI-AD) Identificar as realidades dos
estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem, refletir sobre
e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada
docente. Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características
individuais de cada um. (EF06CI-SE) Agir pessoal e coletivamente com
respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e
socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios
éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
HABILIDADES |
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características
dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais
(atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do
organismo. (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios
nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a
partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido,
prática de atividade física etc.). (EF05CI05) Construir propostas
coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para
o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na
escola e/ou na vida cotidiana. (EF05CI02) Aplicar os
conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o
ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na
geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio
dos ecossistemas regionais (ou locais). (EF05CI03) Selecionar
argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a
manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da
qualidade do ar atmosférico. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender como
a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo. Identificar as
realidades dos estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem;
Refletir sobre e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de
aprendizagem de cada doscente. Trabalhar a noção da diversidade e
valorizar as características individuais de cada um. Conhecer e discutir
as propriedades da pirâmide alimentar brasileira. Repensar
atitudes do cotidiano de maneira a desenvolver atitudes sustentáveis. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema da Aula: Acolhida
e Apresentações Etapa 01: Apresentação
dos estudantes e professor (10 min) É comum que o primeiro dia de aula seja
ocupado pela apresentação de professores e estudantes. Entretanto, essa
apresentação pode ser feita de formas diferentes. Para além das informações triviais como o
nome e o componente que leciona, o professor pode relacionar com gostos e
características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias,
etc.) e pedir para que os estudantes façam o mesmo. Poderá fazer um círculo,
colocar uma música, passar uma caixinha demão em mão, onde parar a música o
estudante deverá pegar um papel e responder, porém, antes de responder,
deverá se apresentar, dizer de qual escola veio e quais expectativas para
esse ano. Continue puxando conversa, para conhecer
um pouco mais seu estudante. Pergunte qual o tema preferido de Ciências? Qual
componente curricular preferido? Utilize as questões do quadro abaixo,
escolha as mais importantes. Fique a vontade! Etapa 02: Firmando acordos (15
min) Feita as
apresentações lança outra proposta na qual todos devem dar suas ideias sobre
o tema proposto. Por exemplo, “Na sala de aula deve ter ........... para eu
(estudante) conseguir ter aprendizagem de qualidade? Peça que
completem a frase e escreva no caderno até o momento de ouvi-los, durante a
socialização o professor deverá anotar no quadro, quantas vezes a palavra
aparecer. O
professor deve garantir que todos tenham o direito de expressar suas ideias e
estimular a cooperação e a combinação entre ideias. Todas as ideias devem ser
aceitas, mesmo que pareçam incoerentes ou impraticáveis. As
críticas podem fazer com que alguns colegas sintam-se constrangidos e optem
por não participar da dinâmica. Para a
realização da tarefa deve-se dispor os estudantes em roda, de forma que todos
possam se ver. Cada estudante deve dar sua ideia. Mesmo os mais tímidos devem
ter seu momento de expor suas propostas. No
primeiro momento, o professor deve registrar as ideias, sem crítica ou
análise. Após a rodada de exposição, o grupo revê a lista de ideias e escolhe
quais são as mais concretizáveis. Tire uma foto depois de concluído para
compor um cartaz que deverá ficar afixado na parede, com a identificação do
Componente Curricular. Etapa 03: Apresentação do
Componente Curricular (10 min) Indagar
os estudantes o que acham do componente curricular, quais as expectativas
para aprender Ciências (o que aprender, como aprender, pra quê aprender),
nesse momento, poderá utilizar 3 caixinhas para acolher cada resposta, assim eles
colocarão nas caixinhas sem precisar se identificar. Depois que todos
escreveram, leia cada contribuição. Somente após ter lido todas as respostas,
ofereça as informações para eles sobre a importância do componente, como se
você professor, fosse um vendedor. ·
Momento
para identificar a ortografia dos alunos. Etapa 04: O efeito do
conhecimento de Ciências em mim (10 min) Certamente os estudantes falarão na etapa anterior que espera ter
experimentos durante as aulas, então, faça a primeira experiência
relacionando a abertura dos mesmos ao ensino de Ciências. Pegue um palito de
fosforo e acenda, mantenha-o em pé, peça que observem o que acontece com o
fogo (durabilidade do fogo, tamanho da chama e facilidade em se manter), em
seguida acenda outro palito, porém dessa vez de forma inclinada, faça os meus
questionamentos do palito anterior, acolha as respostas, em seguida
indague-os: Faça de conta que o fogo representa o conhecimento. Em qual
palito o conhecimento foi maior? ·
Se você
fosse o palito de fósforo qual gostaria de ser? ·
Quanto
você está aberto ao ensino de Ciências? Sucesso e
que sua chama brilhe muito! As
reações podem variar bastante de um aluno para outro, mas tem bons resultados
com essa dinâmica. Etapa 05: Aprendendo
Algo Mais (05 min) Pergunte aos estudantes se tiveram
a curiosidade em saber por que os palitos de fosforo pegam fogo, então, peça
que em casa pesquisem o que faz o palito de fósforo incendiar com facilidade.
Registre no caderno com o título “A química por trás de um palito de fósforo
em chamas” para apresentar na próxima aula. AULA
02 Tema:
Experiências Vividas Etapa
06: Socializando o Conhecimento através da pesquisa (10 min) Abrir
espaço para os estudantes apresentarem as pesquisas e tirarem as dúvidas a
respeito. (Momento para observar o nível de compromisso da turma com as
atividades extraclasse). Etapa
07: Relatos de Experiências (20 min) Aproveite a etapa para falar com os
alunos sobre o que é uma experiência, anote na lousa os significados:
substantivo feminino Conhecimento ou aprendizado obtido através da
prática ou da vivência: experiência de vida; experiência de trabalho.
Teste feito de modo experimental; prova, tentativa, exemplo: neste trabalho,
seu contrato é de experiência. Explique sobre isso, peça que anotem nos
cadernos, em seguida, faça uma roda de conversa para que eles exponham alguma
experiência que tenha vivido. Etapa
08: Introdução a Leitura (20min) Ainda em roda de conversa, inicie
com a turma a introdução a leitura e interpretação de textos para sondar estas habilidades.
Inicie com a atividade antes da leitura. 1. Pergunte
se já ouviram falar no Sitio do Pica Pau Amarelo, se sabem quem é o autor,
diga que por lá também acontecia muitas experiências, tinha para todos os
gostos. Descreva um pouco sobre esse local, personagens, etc. Leia sobre o
autor. 2. Pergunte
aos alunos o que mudariam na natureza se pudessem fazer qualquer alteração em
bichos e plantas. Peça então que imaginem como seria o mundo com as
alterações que propuseram. Discuta com a turma as mudanças apresentadas. (Ir
anotando em seu caderno para em seguida ditar para os alunos escreverem no
caderno, como uma lista, não esqueça de colocar um título/ momento para
avaliar as dificuldades na escrita). AULAS 03 e 04 Tema: Uma história de Lobato
para a Ciência Etapa 09: Leitura da
história para os estudantes (15min) Agora
chegou o momento de fazer a leitura da história para a turma (faça com
gestos, movimentos, de forma a tornar o momento bastante interessante). Observação: A
utilização da obra A reforma da natureza, além de estimular
questionamentos e posicionamentos individuais dos alunos perante as
"questões ambientais" envolvidas nas reformas realizadas por
Emília, permite, também, a identificação e o estabelecimento de relações com
questões ambientais locais e globais. A reforma da natureza A reforma da natureza foi lançado em 1941 pela
Companhia Editora Nacional. A história tem inicio quando Dona Benta e Tia
Nastácia, após o término da guerra na Europa, são convidadas para auxiliar os
ditadores, reis e presidentes no processo de paz. Todos vão para a Europa,
com exceção de Emília. A boneca resolve aproveitar a oportunidade para sozinha,
pôr em prática algumas ideias surgidas no dia em que ouvira de D. Benta, pela
primeira vez, a fábula do Reformador da Natureza. Segundo a fábula, Américo
Pisca-Pisca colocava defeito em tudo o que a natureza havia feito, por isso
seu objetivo era reformá-la. Em sua primeira reforma, ele troca o lugar das
abóboras e das jabuticabas, pois, no chão, as jabuticabas ficariam mais
fáceis de pegar. Logo após realizar a reforma, Américo decide tirar uma
soneca à sombra da jabuticabeira. Ao adormecer, uma grande abóbora cai, quase
lhe acertando a cabeça. A partir desse dia, Américo Pisca-Pisca compreende
que, na natureza, tudo tem um porquê e desiste do seu plano reformador.
Emília, entretanto, não aceitando a "lição" de Américo, resolve
fazer suas próprias reformas, e chama a sua amiga Rãzinha para ajudá-la. As
duas começam a reformar tudo o que veem pela frente: os pássaros, os insetos
(borboletas, percevejos, moscas, pulgas), a vaca Mocha, o porco Rabicó, as
frutas, os livros... Os únicos insetos que não são reformados são as
formigas, pois, segundo Emília, eram perfeitas! A primeira parte da história
finaliza com o retorno de Dona Benta que, espantada com as reformas, faz
Emília compreender que, na natureza, tudo tem seu lugar e as
"reformas" podem trazer consequências inesperadas. Convencida – mas
não muito –, a boneca desfaz a maior parte das reformas. Na segunda parte da história, o
Visconde de Sabugosa, que aprendera sobre a fisiologia das glândulas com
grandes cientistas europeus, enquanto Dona Benta e Tia Nastácia participavam
da Conferência da Paz, auxilia Emília a realizar novas reformas, mas, agora,
com os "critérios científicos" que aprendera na Europa. Os dois
montam um laboratório improvisado na cova do anjo, um buraco na grande figueira.
No laboratório, o Visconde "dá aulas" de fisiologia para Emília.
Ele explica sobre o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório,
digestório, e tudo o que aprendeu sobre o funcionamento das glândulas.
Durante dias seguidos, os dois realizam "experiências", fazendo
enxertos de glândulas. Retiravam glândulas de uns animais e colocavam em
outros. Entretanto, alguns animais enxertados fogem, começando a confusão. Os
boatos sobre os insetos gigantes que rondavam o Sítio atraem a atenção de
curiosos, da imprensa e de cientistas renomados, que vão ao local investigar
o fenômeno. O cientista Dr. Zamenhof chega ao Sítio e se impressiona com as
experiências realizadas pelo Visconde. Os animais são capturados e levados
para serem estudados pela ciência. No final da história, Visconde é
enaltecido pela sua inteligência e pelas descobertas científicas que
realizara. Etapa
10: Discutindo sobre o texto (20 min) Lance questionamentos referentes a história, deixe os alunos a
vontade para responder, acolha e faça as intervenções! A ideia de
Américo Pisca Pisca foi boa? Vocês apoiariam ele? Por quê? O que fez
Américo desistir de seu plano reformulador? O que vocês
acham que aconteceria com as borboletas se a gente conseguisse pegá-las com
facilidade, como Emília queria? Vocês acham
que Emília conhecia sobre a Ciência? Seria importante ter esse conhecimento? Segundo a história, as experiências são sempre para o
bem? Seria possível um ser humano reformar a natureza nesse
sentido? Etapa
11: Interpretando e registrando (45min) Reproduza no quadro a atividade de
interpretação para os alunos escreverem no caderno e responderem, é
importante orientá-los sobre a organização do caderno e utilização da folha
nesse momento, como deve ser o cabeçalho, título da atividade, margens, etc. 1) A frase que melhor traduz a
conclusão a que Pisca-Pisca chegou sobre a reforma do mundo é: a) Que coisa! ...
Pois não é que se o mundo fosse arrumado por mim, a primeira vítima teria
sido eu? b) Deixemo-nos de
reformas. Fique tudo como está que está tudo muito bem c) Dormiu. Dormiu
e sonhou. d) O mundo para
ele estaria errado e a natureza só fazia asneira. 2) No trecho em questão, Emília conversa
com a sua amiga Rã sobre as borboletas: Estou fazendo uma bela coleção de
borboletas e dessas azuis não consigo. São das mais ariscas. Temos também de
reformar as borboletas. – Impossível Emília! – gritou a Rã. – Tudo
nelas é tão perfeito, tão direitinho e lindo, que qualquer reforma as
estraga. – Minha reforma das borboletas – explicou
Emília – não é na beleza delas, e sim no gênio delas. Quero que se tornem
"pegáveis" como os besouros (LOBATO, 2010, p.
26-27). Se as
borboletas fossem exterminadas, vocês sabem o que aconteceria? O que elas
fazem? ________________________________________________________________________ 3) Evidenciando o apego que todos
têm a vida, podemos dizer que a segunda conclusão de Pisca-Pisca foi: a) Fique tudo como
está, que está tudo muito bem. b) Pisca-Pisca
continuou a piscar. c) É bom tentar,
apesar de tudo, modificar o mundo. d) Nada nos resta
a não ser dormir. 4) Emília fez muitas reformas na natureza lá no Sítio. E nós, temos
feito muitas reformas na natureza ao nosso redor? O que é que você acha? Cite
algumas: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5) Para refletir... A tolerância
muda o mundo, muda as pessoas e as torna mais feliz. O que você tem visto de
bom no mundo? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Etapa
12: Correção e Discussão (20 min) Fazer a correção oral da atividade,
para possibilitar os estudantes a exporem sobre suas conclusões e impulsionar
para outro tema extremamente relevante que é o respeito. Respeito as pessoas
e a natureza. AULA
05 Tema:
Sondagem em Leitura, Escrita e Interpretação Textual Etapa
13: Debatendo para aperfeiçoar (30min) Escreva no quadro o trecho seguinte
do livro Reforma da Natureza: Dona Benta,
retornando ao Sítio, repreende Emília pelas reformas realizadas: – Que é isto,
Emília? Que significam estas mudanças? Emília contou tudo. – Eu reformei
a Natureza – disse ela – Sempre tive a ideia de que o mundo por aqui estava
tão torto como na Europa, e enquanto a senhora consertava a Europa eu
consertei o Sítio. [...] Dona Benta não
voltava a si do espanto. – Mas que
absurdo, Emília, reformar a natureza! Quem somos nós para corrigir qualquer
coisa do que existe? E quando reformamos qualquer coisa, aparecem logo muitas
consequências que não previmos. A obra da Natureza é muito sábia, não pode
sofrer reformas de pobres criaturas como nós. Tudo quanto existe levou
milhões de anos a formar-se, adaptar-se; se está no ponto em que está,
existem mil razões para isso (LOBATO,
2010, p. 41). Oriente os
estudantes a escreverem o trecho no caderno (reescrita de texto). Orientação: O
retorno de Dona Benta ao sítio e a sua reprovação ao ver as reformas de
Emília possibilitaram o estabelecimento de relações entre as reformas da
história e as reformas que nós, seres humanos, realizamos no meio ao nosso
redor. Os alunos devem relacionar o
texto com alguns problemas ambientais locais e globais, como o desmatamento
causado pela atividade turística no local onde vivem e o aquecimento global,
respectivamente, por exemplo. Isso poderá ser evidenciado nos diálogos
(dispor a classe em circulo para uma roda de conversa) gerados logo após a
leitura do trecho descrito acima: Questões reflexivas: Emília
fez muitas reformas na natureza lá no Sítio. E nós, temos feito muitas
reformas na natureza ao nosso redor? O que é que vocês acham? Os
cientistas dizem que a Terra vai esquentar, esquentar, esquentar e todo mundo
vai morrer... O que acham dessa hipótese? A Terra tem esquentado? Sabem o que
significa aquecimento global? E o que é que causa o aquecimento global? Vocês concordam com a fala de D. Benta ou apoiam
Emília? Por quê? O
homem tem respeito pelo meio ambiente? Quais atitudes desrespeitosas ficam
evidentes? AULA 06 TEMA: Sondagem em
Letramento Científico/Alimentação Etapa 14: Para início
de Conversa (10 min) Questão
problematizadora inicial Pergunte
para aos estudantes: Alguém já ouviu falar em pirâmide alimentar? Qual é a
forma de uma pirâmide? Para que será que ela serve? Essas
questões devem introduzir a discussão sobre a pirâmide alimentar e sua
utilidade. Este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos pelos estudantes
no ano anterior, envolvê-los na temática da aula, estimulando a participação
de todos e descobrindo quais conhecimentos eles trazem consigo. Etapa 15: Estudo
de caso (15 min) Proponha
as situações relacionadas abaixo aos estudantes, peça que apresentem suas
respostas!! A prima da Ana só colocou arroz no prato. Será
que só comer arroz é o ideal para o nosso corpo funcionar bem? E o prato do tio que só tinha carne e macarrão, será que é um prato
equilibrado? Será que todos os alimentos (frutas, pão, carne, doce, manteiga) fazem
parte de um único grupo? Qual a diferença entre eles? O que eles têm em comum? A cada
pergunta feita, o professor deve reservar, aproximadamente, 1 minuto para que
os alunos discutam entre si. Etapa
16: Questão Problematizadora (10 min) A
alimentação é fundamental para o nosso corpo funcionar bem. Cada alimento tem
uma função. Assim, o que devo comer para meu corpo se manter saudável? Orientações: Aproveite o momento para levantar as vivências dos estudantes
referentes à temática: O que você costuma comer? Quais alimentos fazem parte do seu dia a dia? O que significa se alimentar bem? Conforme
os estudantes forem respondendo, registre sobre o conhecimento adquirido, nessa
temática. Etapa 17: Mão na Massa (15 min) Construir
no quadro uma Pirâmide Alimentar junto com os estudantes, observando o
conhecimento deles a respeito dos grupos alimentares. AULA
07 Tema:
Sondagem em Letramento Científico/ Ciclo
hidrológico - consumo consciente Etapa
18: Situação Problema (20 min) Orientação:
Professor, compartilhe o texto abaixo com os estudantes através de cópias ou
reproduzido na TV ou Datashow, faça a leitura compartilhada, mas, antes aguce
a curiosidade deles perguntando se “A
água que você toma é a mesma que os dinossauros bebiam?” Dê um
tempinho para que respondam, poderá fazer uma espécie de enquete, depois os
convide a elucidar a questão com a leitura, momento importante para sondar a
habilidade de letramento linguístico. A
água que você toma é a mesma que os dinossauros bebiam A quantidade de água no mundo
permanece praticamente a mesma há muitos milhares de anos. O motivo para isso é aquela velha
(e põe velha nisso!) história do ciclo da água: a água evapora de lagos,
rios, mares e também na transpiração de seres vivos. Esse vapor forma as nuvens que,
quando ficam sobrecarregadas, descarregam em forma de chuvas. A água, então, volta para a
superfície terrestre e vai abastecer novamente mares, rios, lagos e também
lençóis subterrâneos. Em Minas Gerais, há aquíferos
(bolsões de água subterrâneos) que já existiam nos tempos dos dinossauros. Fonte: Revista Exame. Edição de 20
de outubro de 2014. Disponível em http://exame.abril.com.br/tecnologia/8-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-agua/. Acesso em 1º jun 2017. a) Após a leitura do texto,
justifique o título dele. b) Reflita e responda: se você pode
beber a mesma água que os dinossauros beberam, será que seus bisnetos poderão
beber a água em que você tomou banho? c) O texto retrata o ciclo
hidrológico, lembra como tudo começa? Retrate através de uma ilustração. Etapa
19: Verificação da Aprendizagem (30 min) Orientações: Leia o título com a turma e questione sobre o que
eles entendem por esses processos, avalie o conhecimento deles. Aproveite o
momento para identificar suas concepções. Se julgar necessário, faça uma
breve introdução sobre o assunto. Contexto Orientações: Mostre as imagens à turma, oriente-os a
classificá-las em: ocorre o processo de vaporização e/ou ocorre o processo de
condensação. Alguns estudantes podem ainda lembrar que há alguns tipo de
vaporização, se isso acontecer peça que ele explique aos demais e organize um
subgrupo de classificação. Essa subclassificação será melhor explorada na
etapa da investigação. Motive-os a relembrar de outras situações cotidianas
em que ocorrem esses processos. Gabarito: Roupa secando no varal - vaporização do
tipo evaporação; Água fervendo na panela - evaporação do tipo ebulição; Box
de vidro embaçado - vaporização do tipo ebulição quando a água quente vira
vapor e condensação quando esse vapor encontra o box de vidro e se transforma
em gotas d’água; lata “suada” - condensação; rastro no céu deixado pelo avião
- condensação; orvalho na planta - condensação; vapor d’água na panela quente
- vaporização do tipo calefação. Espera-se que os estudantes percebam fatores
como: ·
Evaporação: É um processo lento. Além da
temperatura, o vento e a umidade do ar são fundamentais nesse processo. Para
perceber esses fatores os estudantes podem comparar roupas estendidas em
locais com vento e em locais sem circulação de ar, em locais úmidos e secos,
com e sem incidência sol, por exemplo. ·
Ebulição: É um processo mais rápido que a
evaporação mas necessita de uma temperatura maior. ·
Calefação: processo de vaporização instantânea
com a necessidade de intensa fonte de calor. Para garantir a segurança dos
estudantes esse fenômeno pode ser pesquisado em vídeos na internet ou
manipulado pelo professor. ·
Condensação: Ocorre quando o vapor de água
presente no ar encontra uma superfície com temperatura suficiente para que
ela volte ao estado líquido. Essa temperatura depende da umidade do ar. Os
estudantes podem percebê-las comparando recipientes com várias temperaturas e
ambientes mais ou menos úmidos. Agora,
em grupos, oriente-os a elaborar um desenho retratando cada mudança de estado
físico estudado. AULA
08 Tema:
Reciclagem do Lixo Etapa
21: Início de Conversa (10 min) Orientações: Pergunte
aos estudantes o que elas sabem sobre o tema. Pode ser registrado, nesse
momento. Para isso, pergunte “O que é reutilizar um material? E reciclar, o
que significa?”. Este momento é possível que fiquem confusos, sem saber o que
diferencia as duas atividades. Explique que ao longo da aula as respostas
chegarão e que muitas pessoas utilizam os termos erroneamente. Para boa
condução da aula é importante ter clareza em relação ao conceito de
reciclagem e reaproveitamento, pois é muito comum confundir os termos. Por
exemplo, ao transformar um pneu num banco foi feito o reaproveitamento de um
objeto que seria descartado, pois sua função original já
se cumpriu, enquanto que reciclar envolve processo de transformação química e
física. Os plásticos, por exemplo, são triturados e derretidos para tomar
novo formato e utilização (https://bit.ly/2lbRZZP). Os
estudantes chegarão a essas conclusões ao final da aula, não explique ainda.
Sugerimos assitir ao vídeo que mostra uma usina de reciclagem na Região
Metropolitana de Curitiba: https://bit.ly/2yj0tIa. Etapa
22: Verificação da Aprendizagem (20 min) 1. O lixo é considerado um dos
maiores problemas ambientais da nossa sociedade. Quando a população e o
consumo desenfreado crescem, junto com eles, as dificuldades chegam.
Sobre o lixo, é correto o que se diz em: 2. No Brasil, cerca de 80% do que
jogamos na lixeira poderiam ser recuperados ou reciclados por algum processo.
São considerados resíduos orgânicos os elementos que estão na alternativa: b) Vidro, papel e alumínio. c) Folhas, restos de alimentos e
vidro. d) Restos de alimentos e cascas de
frutas. 3. Qual dos estilos de atitudes
listados abaixo colabora para reduzir o volume de lixo? Etapa
23: Correção da Atividade (10 min) Utilizar
esse momento para correção e avaliação do desempenho dos estudantes no
desenvolvimento dessa habilidade. Observação: Preencher as fichas diagnósticas ao longo da
execução da sequência. Elaboração:
Nilsilane Colaboradores:
Jacy, Lucilane, Magalli, Mariete e Vânia. |
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( )
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros |
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