9ª SD 7º Ano 2022

 

9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco

 Subtema: Custo-benefício das máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju.

Unidade Temática: Matéria e Energia

 Objetos de Conhecimento: Custo-benefício das máquinas usadas na agricultura; Linhas de montagem automatizadas; Máquinas simples; O que são máquinas, história das máquinas simples (alavanca, roda e roldana, plano inclinado). História dos Combustíveis e das máquinas térmicas; As máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju e, a implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias.

Ano: 7º                                          Período: 03/10 a 28/10                        Nº de Aulas: 12

 

HABILIDADES

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA) Identificar e descrever a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho. (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI01IT) Conhecer sobre as máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju, a implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias e as consequências para as famílias dos trabalhadores locais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender que máquinas simples ampliam forças. Explicar os benefícios que a alavanca, o plano inclinado e a roldana trazem para atividades humanas. Explicar o funcionamento de máquinas térmicas. Identificar diferentes exemplos de máquinas térmicas. Conhecer máquinas primitivas utilizadas no setor agropecuário. Conhecer como era o manejo do cacau em tempos remotos, especialmente na utilização das máquinas. Compreender sobre o processo de industrialização na agricultura de Itamaraju. Comparar o manejo do cacau em Itamaraju, antigamente e atualmente. Pesquisar o manejo de outros produtos de nosso município e quais máquinas são empregadas.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Máquinas Primitivas

Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios – Parte I (15 minutos)

 

Esta sequência se propõe a investigar como as máquinas transformam o mundo, analisando tanto o funcionamento de máquinas quantos os impactos sociais e ambientais provocados por elas.

Para sondar o conhecimento prévio dos alunos, propõe-se a análise da imagem das páginas 160 e 161 para responder as questões propostas no livro didático Inspire Ciências 7º ano. Acrescentar mais essas questões: Onde estão as máquinas nessas imagens? As funções que elas desempenho são as mesmas nas duas imagens? O que é desenvolvimento tecnológico? Ele é sempre benéfico?

Deixe os alunos livres para responderem as questões, apenas acolha as respostas, esse momento é valiosíssimo para nortear as próximas etapas.

Etapa 02: levantamento de conhecimentos prévios – Parte II (15 minutos)

Continuar sondando os conhecimentos dos alunos a respeito do objeto de conhecimento, comentar com a turma que ao longo de sua história, o ser humano procurou melhorar suas condições de trabalho (em todos os aspectos), principalmente no que se refere à redução de seu esforço físico. Para isso, o homem utilizou, inicialmente, meios auxiliares que lhe permitissem realizar trabalhos de modo mais fácil e com o menor gasto possível de sua força muscular. Surgindo a utilização da máquina. Em seguida, pergunte aos alunos mas antes, peçam  para copiarem no caderno.

 1.O que você entende por máquina? 2 Como você imagina que era o trabalho do ser humano sem as máquinas? Nas indústrias, na agricultura? 3 Com a invenção e utilização da máquina o que mudou? 4 Você poderia citar exemplos de máquinas que facilitou ou que substituiu o trabalho do ser humano? 5 Você ou sua família utiliza máquinas no seu cotidiano? Quais?

Etapa 03: Aprofundando no Tema (20 min).

Explicar brevemente para os alunos sobre a criação de algumas máquinas na agricultura até os dias atuais. Para isso, começar apresentando uma linha do tempo e fotos.

 

Até o Século XVIII, a agricultura utilizava ferramentas rudimentares, fabricadas de forma artesanal em madeira e ferro, pouco a pouco foi sendo feita a substituição da mão de obra humana por outras alternativas. Cada vez mais o agricultor está dependente destas máquinas e equipamentos, visto que a principal vantagem da mecanização é o aumento de produtividade. Em 1780 foram inventadas as primeiras máquinas de colheita de grãos, simultaneamente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.

                                                                    

                                           

"Os Colhedores" (1565) pintura de Pieter Bruegel, retrata como era a colheita de trigo em uma época que se usava essencialmente a mão de obra humana (fonte: InfoEscola).

 

Em 1780 foram inventadas as primeiras máquinas de colheita de grãos, simultaneamente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.

Em 1796, um norte americano chamado Eli Whitney desenvolveu a máquina de descaroçar algodão, que foi um grande marco na época.

Em 1837 John Deere desenvolveu um arado feito de aço forjado liso.

 Um dos pontos mais importantes da mecanização ocorreu em 1892 nos Estados Unidos, quando Froelich criou o primeiro trator movido a combustão interna. Seu equipamento também poderia ser usado para alimentar uma máquina debulhadora, conseguindo processar cerca de 72.000 sacas de grãos em 52 dias.

Nos dias atuais temos a colheitadeira de café que várias fazendas em nossa região já estão utilizando.

Figura 2: "O Cotton-Gin", uma máquina que processa algodão desenvolvida por E. Benjamin Andrews em 1895 (fonte: ClipArt ETC).

Figura 3: “O arado de aço”, imagem de divulgação da John Deere onde mostra um vagão de trem carregado com arados (fonte: John Deere).

Figura 4: "Waterloo Boy", o primeiro modelo de trator lançado pela John Deere (fonte: John Deere).

Colheitadeira de café

AULA 02

Tema: A Agricultura de Itamaraju e as máquinas primitivas

 

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

 

Sondar o conhecimento dos alunos a partir das questões: Quais os produtos agrícolas produzidos em nosso município?  Quais máquinas são utilizadas na agricultura do nosso município?

 

Após a apresentação das respostas dos alunos, fazer exposição do conteúdo acrescentando informações e dirimindo possíveis enganos surgidos durante as etapas de levantamentos prévios, apresente novamente as imagens das máquinas utilizadas na aula 1.

Etapa 05: Leitura e debate em sala de aula (30 min.)

Realizar a leitura do texto disponibilizado via WhatsApp referente à utilização das máquinas primitiva na agropecuária de Itamaraju e o manejo do cacau antigamente e nos dias atuais. Ir pausando a leitura para conversa informal com os alunos sobre pontos importantes. Comentar com os alunos sobre o plantio do cacau uma das importantes fontes de agricultura da cidade, de como sua semente é valiosa e com ela que se faz o chocolate, por isso que muitos fazendeiros da cidade deixam as pessoas degustarem o fruto e pedem para que deixem a semente. Explicar como era o manejo do plantio do cacau antigamente e como funciona nos dias atuais. Quais as ferramentas utilizadas, perguntar quais eles conhecem, já viram ou utilizam. Essas ferramentas são as máquinas utilizadas para a realização do plantio.

 Anotar no quadro pontos importantes discutidos e pedir aos alunos que também anotem no caderno.

Etapa 06: Mão na Massa – Parte I (15 min)  

 

Com base na leitura e discussão da etapa 05, solicitar aos alunos que ilustrem o manejo do cacau nos momentos distintos, sem máquinas e com máquinas. Em seguida, selecione os melhores, para, em casa, os autores reproduzam em folha de papel vergê sua arte. Mas, oriente-os na organização e capricho, pois as artes serão expostas.

 

AULA 03

Tema: Máquinas

 

Etapa 07: Levantamento de conhecimentos prévios e aprofundamento do tema (15 minutos)

 

Força/Força Peso, Aceleração e Movimento- conceito e atuação.

 

Sondar o conhecimento dos alunos a partir das questões: Você já reparou como o mundo é dinâmico? O tempo todo observamos e promovemos ações associadas ao movimento – seja chutar uma bola, seja empurrar ou levantar um objeto, seja simplesmente o fato de mover a cabeça para o lado. O que é preciso fazer para que um corpo, ou seja, um objeto ou material que ocupa lugar no espaço, saia do repouso e entre em movimento? O que é preciso fazer para que um corpo deixe de se movimentar?

 

Etapa 08: Aula Expositiva (35 min)

Após a apresentação das respostas dos alunos, fazer exposição do conteúdo acrescentando informações e dirimindo possíveis enganos surgidos durante as respostas dos alunos. Iniciar essa aula expositiva a partir das palavras abaixo e complementar com informações das páginas 162 a 165, 167 e 168 do livro didático Inspire Ciências 7º ano.

Para colocar um corpo em movimento, é necessário que ocorra a ação de uma força sobre ele. Exemplo: a bola de futebol se movimenta ao receber uma força aplicada no momento do chute, ao amassar uma folha de papel, ao arrastar um sofá, ao pedalar, etc. Causando um movimento, aceleração e velocidade em um determinado corpo que estava parado.

Temos a força peso que explica quanto maior a massa do corpo, maior a força que o atrai para o solo, ou seja, maior a força peso. Ao soltar um objeto ele cai. Devido ao campo de forças que envolve a Terra e atrai os corpos fazendo com que eles permaneçam no solo.

São várias situações cotidianas em que precisamos aplicar a força.

Sabemos ainda que existem corpos que não conseguimos mover somente com nosso esforço. Mesmo em épocas que não existiam explicações científicas sobre esse assunto, o ser humano sabia que, para movimentar corpos com muita massa, era preciso o auxílio de outras pessoas ou de animais. Na agricultura, por exemplo, podemos citar a utilização de cavalos para puxar arados, uma prática comum no passado e ainda presente em alguns locais.

Com a intenção de compreender melhor os movimentos, há muito tempo o ser humano realiza estudos sobre esse amplo tema. Destaque para o inglês Isaac Newton (1642-1727).

 

AULA 04

 

Tema: Máquinas e Agricultura

 

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (20 min)

 

Realizar a atividade da página 166 questões: 1,4 e 5. Página 168 questões 2 e 3 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, se colocar a disposição dos alunos para ajudá-los na resolução.

 

Etapa 09: Correção da Atividade e Revisão (15 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 08, aproveitando para esclarecendo as dúvidas que surgiram durante a resolução.

Etapa 10: Mão na Massa – Parte II (15 min)

Propor a elaboração de uma tabela contendo informações sobre o manejo de outros produtos da agricultura de Itamaraju, pesquisar sobre o café, a pimenta do reino, o mamão e o maracujá. Utilize a tabela abaixo para o preenchimento das informações. Pedir aos alunos que transcrevam do quadro a tabela. 

AGRICULTURA DE ITAMARAJU - MANEJO

Produtos

Manejo de Plantio

Manejo de Colheita

Irrigação e Nutrição

Café

 

 

 

Pimenta do Reino

 

 

 

Mamão

 

 

 

Maracujá

 

 

 

 

Escolha um dos produtos acima e elabore dois cenários em como você imagina que era realizada a colheita ontem e hoje. A atividade será feita em casa para socialização na próxima aula.

Obs: Dê as orientações necessárias para facilitar na resolução da atividade.

 

AULA 05

 

Tema: Máquinas Simples

 

Etapa 11: Correção da atividade (10 min)

 

Corrigir a atividade da etapa 10, aproveitar o momento para sanar as dúvidas apresentadas.

 

Etapa 12: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Iniciar a aula com o tema máquinas simples pedindo para que os alunos deem exemplo de máquinas que utilizam no dia a dia, anotar no quadro os exemplos dados pelos alunos. Em seguida fazer uma pergunta: uma rampa é uma máquina? Explique aos alunos que as máquinas são dispositivas criados para executar um certo tipo de trabalho, então retome a definição de máquina, esclarecendo que estas são dispositivos que de alguma maneira permite alteração de uma força ou deslocamento, facilitando o trabalho realizado.

Esclareça aos alunos que usamos várias máquinas simples no nosso dia-a-dia, e que, muitas vezes não percebemos que se trata de máquinas. Em seguida pergunte para a turma "como abrimos uma lata? Os alunos devem citar o abridor de lata ou, então mencionar que algumas latas dispõe de uma alça para abrir. Explique a eles que tanto abridor da lata quanto a alça são exemplos de máquinas simples denominadas alavancas.

 

Etapa 13: Aprofundando no tema (25 min)

 

Iniciar a aula utilizando uma bicicleta (ver página 178 do livro didático, principalmente as orientações didáticas) para exemplificar as engrenagens, dessa maneira você conseguirá ter atenção dos alunos. Inicie pelas engrenagens e depois trabalhe todas as outras máquinas simples. A cada informação dada, peça aos alunos que representem exemplos, utilizando o próprio material escolar (seria interessante você levar algumas máquinas simples utilizadas no dia-a-dia), utilize as informações abaixo como suporte e o livro didático.

Máquinas simples são ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e execução de tarefas simples do dia a dia.

Como exemplos de máquinas simples podemos destacar as tesouras, abridor de garrafas, saca-rolha, cortador de unha, entre outros, são utensílios domésticos que facilitam a vida diária, diminuindo a força que devemos aplicar para realizar as tarefas comuns.

Uma máquina é considerada simples quando é constituída de uma só peça. Em toda máquina simples estão associados três elementos:

Força Potente ou Potência (P) – Toda força capaz de produzir ou de acelerar o movimento. Produz trabalho motor.

• Força Resistente ou Resistência (R) - Toda força capaz de se opor ao movimento. Produz trabalho resistente.

• Ponto de Apoio (A) - Elemento de ligação entre potência e resistência, que pode ser um ponto fixo, um eixo ou um plano.

Planos inclinados são muito usados no nosso dia a dia. Veja alguns:

Rampa – A rampa é o exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela, teríamos que deslocar objetos verticalmente, por exemplo, colocar coisas em um caminhão. Seria necessário usar uma força muito maior se não utilizássemos a rampa.

Cunha (ferramenta) – A cunha é um objeto que possui dois planos postos em um ângulo agudo. Serve para cortar vários materiais, entre eles, a madeira. O machado é um tipo de cunha.

Parafuso – Se observarmos um parafuso, perceberemos que ele possui um plano inclinado, que é a rosca. Ela ajuda a encaixar o parafuso em algo sem se usar muita força.

Alavanca – Nada mais é do que uma barra rígida que pode girar em torno de um ponto de apoio quando uma força é aplicada para vencer a resistência. E são classificadas em:

Roldanas fixas - A roldana fixa facilita a realização de um esforço por mudar a direção da força que seria necessária. Nesse caso, a força necessária para equilibrar o corpo é igual à força realizada pela pessoa. Entretanto, para levantar a carga, temos que puxar para baixo, o que facilita o trabalho.

Roldanas móveis - As roldanas móveis diminuem a intensidade do esforço necessário para sustentar um corpo, pois parte desse esforço é feito pelo teto, que sustenta o conjunto.

Trabalhar o objeto de conhecimento em aula expositiva dialogada, também utilizar as páginas 169, 174 a 178 do livro Inspire Ciências 7º ano como suporte.

AULA 06

Tema: Máquinas Simples

Etapa 13: Verificação da Aprendizagem (30 min)

Copiar a atividade abaixo no quadro da sala de aula e pedir aos alunos que transcreva para o caderno

em seguida responder.

1. Responda:

 

a) As máquinas simples apresentam dois tipos de força, quais são elas?

b) Quais são as máquinas simples fundamentais são?

 

2. Correlacione as colunas:

 

(1) Roldana móvel                            (2) Roldana fixa

 

(     ) diminui a intensidade do esforço necessário para sustentar um corpo, pois parte desse

esforço

(    ) facilita a realização de um esforço por mudar a direção da força que seria necessária.

 

3. Assinale a alternativa correta:

 

a) O plano inclinado eleva cargas com economia de força.

b) Quanto maior for o comprimento de um plano inclinado, menor será a força empregada

para elevar uma carga a uma mesma altura.

 

Os alunos podem consultar as páginas 169, 174 a 178 do livro para responder as questões.

Etapa 14: Correção da Atividade e verificação da aprendizagem (20 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 13, realizar a atividade 6 da página 179 oralmente. A propósito

de verificar o conhecimento dos alunos a respeito do conteudo.

 

AULA 07

 

Tema: Alavancas

 

Etapa 15: Aula expositiva e dialogada (30 min)

 

Utilize as informações abaixo como suporte e o livro didático Inspire Ciências páginas 170 a 172.

No século III a.C., o sábio Arquimedes realizou inúmeros experimentos testando o funcionamento das alavancas e descobriu as relações que regem seu funcionamento. Ficou tão entusiasmado que teria afirmado:

“Deem uma alavanca e um ponto de apoio e eu deslocarei o mundo”.

A alavanca nada mais é do que uma barra rígida (de madeira, metal ou outro material) que se move apoiada sobre algum tipo de suporte, o ponto de apoio.

Nas alavancas podemos identificar alguns elementos: o ponto de apoio, a força potente – que em nosso exemplo é o esforço feito por Arquimedes – e a força resistente, que no caso seria o mundo, ou seja, o objeto que se pretende deslocar.

As alavancas são classificadas de acordo com a posição de seus elementos. Veja nos esquemas os tipos de alavancas e exemplos de objetos de nosso cotidiano que, na verdade, são alavancas.

 

Alavancas interfixas: quando o ponto de apoio fica entre a força resistente e a força potente. Veja:

Exemplos de alavancas interfixas: as tesouras, os alicates, os martelos e os guindastes.

 

Alavancas inter-resistentes: são aquelas em que a força resistente fica entre a força potente e o ponto de apoio.

São exemplos de alavancas inter-resistentes: os quebra-nozes, os carrinhos de mão e a articulação do pé humano.

 

Alavancas interpotentes: são aquelas em que a força potente fica entre o ponto de apoio e a força resistente.

São exemplos de alavancas interpotentes: as pinças e a articulação do cotovelo humano.

 

Etapa 16: Verificação da Aprendizagem (20 min)

 

Resolver as questões 1,2 e 3 da página 173 do livro didático Inspire Ciências 7º ano.

 

 

AULA 08

 

Tema: Máquinas e Industrialização

 

Etapa 17: Correção da Atividade (15 min)

 

Corrigir a atividade da etapa 16 de forma bem clara para sanar dúvidas percebidas durante sua realização.

 

Etapa 18: Levantamento dos conhecimentos prévios (15 minutos)

 

Esse tópico inicia o estudo dos impactos das máquinas e da industrialização na sociedade e no ambiente nesta Unidade e pode ser utilizado para trabalhar as habilidades EF07CI01 e EF07CI06. Por ser um assunto extenso, os impactos sobre a sociedade serão abordados pela perspectiva do mundo e das relações de trabalho. Este estudo já foi iniciado na aula 04, para dar continuidade pergunte aos estudantes se eles julgam que as máquinas são importantes para a nossa sociedade, com base no que já foi estudado até aqui, solicite que justifiquem suas opiniões por meio de exemplos. Ao discutir as respostas, procure evidenciar que o desenvolvimento das máquinas foi tão intenso e extenso que a maioria das sociedades atuais depende completamente destes equipamentos. Comentar que as máquinas são utilizadas para várias finalidades, desde a produção de alimentos até a comunicação e o transporte de pessoas e mercadorias. Pergunte também se eles acham que com a industrialização só houve pontos positivos. Acolha as respostas, por enquanto.

 

Etapa 19: Lendo e Interpretando (15 min)

 

Convidar os alunos a fazerem a leitura compartilhada das páginas 180 e 181 do livro didático Inspire Ciências 7º ano do texto Máquinas e Industrialização, porém, antes faça a leitura das imagens com eles, deixem que falem como interpretam essas imagens, somente depois iniciem a leitura com pausas para comentários. Se possível, poderá levar a roda d’água produzida pelos alunos do 8º ano.

 

Etapa 20: Aprofundando o tema (20 minutos)

 

Dê continuidade aos estudos levando mais informações sobre a industrialização com base nas páginas 182 a 183 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, para relacionar os pontos mais relevantes sobre o tema.

 

AULA 09

 

Tema: Industrialização e ambiente

 

Etapa 21: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min)

 

Explique aos alunos que o objetivo desta aula é refletir sobre os possíveis impactos ambientais da atividade industrial e como, enquanto consumidores, nos posicionar contra isso. Faça a pergunta do slide e acolha as respostas.

 

Orientações: Apresente as imagens para a turma e faça a pergunta contida no slide.

Aqui, o objetivo é lembrar da importância e presença da indústria no dia a dia da população, dos avanços tecnológicos que promoveu e quanto contribuíram para a melhora da condição de vida das pessoas.

Como adequar à sua realidade: Utilize objetos presentes na sala de aula, escola ou no cotidiano dos alunos (forno micro-ondas, automóveis, tratores, telefone celular, etc.) e promova uma reflexão do quanto facilitam suas tarefas, oferecendo, consequentemente, uma melhor condição de vida.

 

Agora faça a seguinte pergunta: Como a indústria pode impactar o meio ambiente?

 

O objetivo, neste momento, é de proporcionar uma reflexão dos impactos causados pela atividade industrial ainda na etapa de extração da matéria-prima da natureza. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte quais riscos ambientais estão embutidos na realização desta atividade.

Espera-se com esta reflexão evidenciar aos alunos os riscos socioambientais intrínsecos à atividade industrial e a importância da consciência ambiental ao longo de toda a cadeia produtiva da indústria.

Como adequar à sua realidade: Você poderá utilizar exemplos de atividades industriais extrativas presente na cidade ou estado onde a escola está inserida, ou ainda, utilizar exemplos de desastres de grande repercussão nacional como, por exemplo, o rompimento da barragem de Marina, de Brumadinho, o vazamento de petróleo na Baía de Guanabara no ano 2000, etc.

 

 

Orientações: Aqui o objetivo é refletir sobre os possíveis impactos ambientais produzidos pela indústria durante o processo produtivo. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte o que está ocorrendo e quais consequências podem provocar para o meio ambiente.

 

Acolha as respostas por enquanto.

 

Etapa 22: Sistematização do Conhecimento (15min)

 

Chegou a hora de sistematizar o conhecimento, trazendo informações sobro o objeto em estudo e esclarecendo sobre os conhecimentos prévios dos alunos, usar o livro didático Inspire Ciências páginas 184 e 185. Conclui expondo o que foi a Revolução industrial naquela época, dizer o que

 predominava era a ideia de que os recursos naturais eram muito abundantes o suficiente para serem considerados praticamente infinito. Não estava claro naquela época que as ações humanas podiam poluir o ambiente de maneira a prejudicar tanto outras espécies quanto as próprias pessoas e suas gerações futuras. Essa mentalidade, aliada a busca de expansão da produção e dos lucros, acarretou os impactos ambientais profundos especialmente nas regiões onde a revolução industrial foi mais intensa, como na Inglaterra e na França. Se tiver condições, convide os alunos a assistirem o vídeo

"A industrialização e o meio ambiente”, disponível no seguinte link  https://youtu.be/wl3vNkd_Svg .

 

Etapa 23: Verificação de aprendizagem (15 minutos)

 

Solicitar aos alunos que realizem a atividade da página 185 do livro didático.

 

AULA 10

 

Tema: Transporte e Comunicação

 

Etapa 24: Correção da atividade (15min)

 

Fazer a correção da atividade da etapa 23, aproveitar para esclarecer as dúvidas existentes e levantadas durante a resolução das questões.

 

Etapa 25: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

 

Para explorar esse tema, perguntar à turma como eles acham que deverá ser o transporte do futuro? Que outras mudanças eles imaginam nos transportes? Para fomentar essa conversa comentar sobre o caso dos carros elétricos na Noruega (ver box “Orientações Didáticas”, página 188 do livro didático). Também poderá utilizar as questões da página 194 do item 5, porém, como sondagem mesmo, não como pesquisa.

 

Etapa 26: Exposição do Conhecimento de forma dialogada (20 min)

Fornecer informações sobre a revolução nos transportes e nos meios de comunicação com base no material bibliográfico do livro didático Inspire Ciências 7º ano páginas 186 a 191.

 

AULA 11

 

Tema: Guerra Fria

 

Etapa 27: Leitura e Interpretação (20 min)

Convidar os alunos a fazerem a leitura compartilhada sobre Guerra Fria, disponível nas páginas 192 e 193, pausando sempre para comentar o que está sendo lido, após a leitura, fazer a socialização das informações em formato de discussão, cabe nesse momento incentivá-los a refletir sobre os vários acontecimentos daquela época.

 

Etapa 28: Interpretando o que lemos (15 minutos)

Solicitar aos alunos que façam a atividade de interpretação do texto, após a etapa de discussão, disponível na página 193 do livro didático Inspire Ciências 7º Ano e os itens 1, 2 e 3 da página 194.

 

Etapa29: Correção da Atividade (10 min)

 

Etapa 30: Preparativos do Mão na Massa (05 min)

Passar orientações para os alunos que se dividam em grupos para trazerem o material para os experimentos medindo forças e em busca de equilíbrio, disponíveis nas páginas 195 e 196 do livro didático, que serão realizados na próxima aula. O professor também deverá levar o material, para o caso dos alunos não levarem, não deixar de realizar as atividades.  

 

 

AULA 12

 

Tema: Desenvolvimento Sustentável

 

Etapa 30: Leitura e Interpretação (20 min)

Fazer a leitura compartilhada do texto “Avanços tecnológicos a favor do meio ambiente”, disponível na página 202 do livro didático Inspire Ciências 7º Ano. Fazer pausas durante a leitura para os comentários, após a leitura do texto fazer oralmente as reflexões contidas na página 203. Porém, antes da leitura do texto, fazer uma motivação falando sobre os benefícios e prejuízos do desenvolvimento, usando como suporte o texto da página 201.

 

Etapa 31: Mão na Massa - Parte III (30minutos)

 

Realizar os experimentos medindo forças e em busca de equilíbrio disponíveis nas páginas 195 e 196 do livro didático Inspire Ciências 7º ano. Faça as reflexões com os alunos e o jogo do equilíbrio disponível na página 197 do livro didático Inspire Ciências 7º ano.

 

 

 

Elaboração: Amélia, Elzinha, Isabel, Lana e Márcia.

Coordenação, colaboração e formatação: Nilsilane.   

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (161, 168, 179, 185, 193, 194, 195, 196, 197, 203)  Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:   

 

                              

 

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