9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em
foco |
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Subtema: Custo-benefício
das máquinas primitivas utilizadas
nas produções agropecuárias de Itamaraju.
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Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
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Objetos de Conhecimento:
Custo-benefício das máquinas usadas na
agricultura; Linhas de montagem automatizadas; Máquinas simples; O que são
máquinas, história das máquinas simples (alavanca, roda e roldana, plano
inclinado). História dos Combustíveis e das máquinas térmicas; As
máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju e, a
implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias. |
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Ano: 7º Período: 03/10
a 28/10 Nº de Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI01)
Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor
soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA) Identificar e descrever
a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho. (EF07CI04) Avaliar
o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para
o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir
o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do
tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais
causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir
e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos
materiais e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI01IT) Conhecer sobre as máquinas primitivas utilizadas
nas produções agropecuárias de Itamaraju, a implementação de novas
tecnologias nas produções agropecuárias e as consequências para as famílias
dos trabalhadores locais. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Compreender
que máquinas simples ampliam forças. Explicar os benefícios que a alavanca, o
plano inclinado e a roldana trazem para atividades humanas. Explicar o
funcionamento de máquinas térmicas. Identificar diferentes exemplos de
máquinas térmicas. Conhecer
máquinas primitivas utilizadas no setor agropecuário. Conhecer como era o
manejo do cacau em tempos remotos, especialmente na utilização das máquinas.
Compreender sobre o processo de industrialização na agricultura de Itamaraju.
Comparar o manejo do cacau em Itamaraju, antigamente e atualmente. Pesquisar
o manejo de outros produtos de nosso município e quais máquinas são
empregadas. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Máquinas Primitivas Etapa
01: levantamento de conhecimentos prévios – Parte I (15 minutos) Esta sequência se propõe a investigar
como as máquinas transformam o mundo, analisando tanto o funcionamento de
máquinas quantos os impactos sociais e ambientais provocados por elas. Para sondar o conhecimento prévio dos
alunos, propõe-se a análise da imagem das páginas 160 e 161 para responder as
questões propostas no livro didático Inspire Ciências 7º ano. Acrescentar
mais essas questões: Onde estão as máquinas nessas imagens? As funções que
elas desempenho são as mesmas nas duas imagens? O que é desenvolvimento
tecnológico? Ele é sempre benéfico? Deixe os alunos livres para responderem
as questões, apenas acolha as respostas, esse momento é valiosíssimo para
nortear as próximas etapas. Etapa 02: levantamento de
conhecimentos prévios – Parte II (15 minutos) Continuar
sondando os conhecimentos dos alunos a respeito do objeto de conhecimento,
comentar com a turma que ao longo de
sua história, o ser humano procurou melhorar suas condições de trabalho (em
todos os aspectos), principalmente no que se refere à redução de seu esforço
físico. Para isso, o homem utilizou, inicialmente, meios auxiliares que lhe
permitissem realizar trabalhos de modo mais fácil e com o menor gasto
possível de sua força muscular. Surgindo a utilização da máquina. Em
seguida, pergunte aos alunos mas antes, peçam
para copiarem no caderno. 1.O que você entende por máquina? 2 Como
você imagina que era o trabalho do ser humano sem as máquinas? Nas
indústrias, na agricultura? 3 Com a invenção e utilização da máquina o que
mudou? 4 Você poderia citar exemplos de máquinas que facilitou ou que
substituiu o trabalho do ser humano? 5 Você ou sua família utiliza máquinas
no seu cotidiano? Quais? Etapa 03: Aprofundando no Tema (20
min). Explicar brevemente para os alunos sobre a criação de
algumas máquinas na agricultura até os dias atuais. Para isso, começar apresentando
uma linha do tempo e fotos. Até o Século XVIII, a agricultura utilizava ferramentas
rudimentares, fabricadas de forma artesanal em madeira e ferro, pouco a pouco
foi sendo feita a substituição da mão de obra humana por outras alternativas.
Cada vez mais o agricultor está dependente destas máquinas e equipamentos,
visto que a principal vantagem da mecanização é o aumento de produtividade. Em 1780 foram inventadas as primeiras máquinas de colheita de
grãos, simultaneamente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.
"Os Colhedores" (1565) pintura de Pieter Bruegel,
retrata como era a colheita de trigo em uma época que se usava essencialmente
a mão de obra humana (fonte: InfoEscola). Em 1780 foram inventadas as
primeiras máquinas de colheita de grãos, simultaneamente nos Estados Unidos e
na Grã-Bretanha. Em 1796, um norte americano chamado Eli Whitney
desenvolveu a máquina de descaroçar algodão, que foi um grande marco na
época. Em 1837 John Deere desenvolveu um arado feito de aço
forjado liso. Um dos pontos
mais importantes da mecanização ocorreu em 1892 nos Estados Unidos, quando
Froelich criou o primeiro trator movido a combustão interna. Seu equipamento
também poderia ser usado para alimentar uma máquina debulhadora, conseguindo
processar cerca de 72.000 sacas de grãos em 52 dias. Nos dias atuais temos a colheitadeira de café que
várias fazendas em nossa região já estão utilizando. Figura 2: "O Cotton-Gin", uma
máquina que processa algodão desenvolvida por E. Benjamin Andrews em 1895
(fonte: ClipArt ETC). Figura 3: “O arado de aço”, imagem de
divulgação da John Deere onde mostra um vagão de trem carregado com arados
(fonte: John Deere). Figura 4: "Waterloo Boy", o
primeiro modelo de trator lançado pela John Deere (fonte: John Deere). Colheitadeira de café AULA 02 Tema: A Agricultura de Itamaraju e as máquinas
primitivas Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15
min) Sondar
o conhecimento dos alunos a partir das questões: Quais os
produtos agrícolas produzidos em nosso município? Quais máquinas são utilizadas na
agricultura do nosso município? Após a
apresentação das respostas dos alunos, fazer exposição do conteúdo
acrescentando informações e dirimindo possíveis enganos surgidos durante as
etapas de levantamentos prévios, apresente novamente as imagens das máquinas
utilizadas na aula 1. Etapa 05: Leitura e
debate em sala de aula (30 min.) Realizar a leitura do texto disponibilizado via WhatsApp referente
à utilização das máquinas primitiva na agropecuária de Itamaraju e o manejo
do cacau antigamente e nos dias atuais. Ir pausando a leitura para conversa
informal com os alunos sobre pontos importantes. Comentar com os alunos sobre
o plantio do cacau uma das importantes fontes de agricultura da cidade, de
como sua semente é valiosa e com ela que se faz o chocolate, por isso que
muitos fazendeiros da cidade deixam as pessoas degustarem o fruto e pedem
para que deixem a semente. Explicar como era o manejo do plantio do cacau
antigamente e como funciona nos dias atuais. Quais as ferramentas utilizadas,
perguntar quais eles conhecem, já viram ou utilizam. Essas ferramentas são as
máquinas utilizadas para a realização do plantio. Anotar no quadro pontos
importantes discutidos e pedir aos alunos que também anotem no caderno. Etapa 06: Mão na Massa – Parte I (15 min) Com base na
leitura e discussão da etapa 05, solicitar aos alunos que ilustrem o manejo
do cacau nos momentos distintos, sem máquinas e com máquinas. Em seguida,
selecione os melhores, para, em casa, os autores reproduzam em folha de papel
vergê sua arte. Mas, oriente-os na organização e capricho, pois as artes
serão expostas. AULA 03 Tema: Máquinas Etapa 07: Levantamento de conhecimentos prévios e
aprofundamento do tema (15 minutos) Força/Força Peso, Aceleração e Movimento- conceito e
atuação. Sondar
o conhecimento dos alunos a partir das questões: Você
já reparou como o mundo é dinâmico? O tempo todo observamos e promovemos
ações associadas ao movimento – seja chutar uma bola, seja empurrar ou
levantar um objeto, seja simplesmente o fato de mover a cabeça para o lado. O
que é preciso fazer para que um corpo, ou seja, um objeto ou material que
ocupa lugar no espaço, saia do repouso e entre em movimento? O que é preciso fazer
para que um corpo deixe de se movimentar? Etapa 08: Aula Expositiva (35 min) Após a
apresentação das respostas dos alunos, fazer exposição do conteúdo
acrescentando informações e dirimindo possíveis enganos surgidos durante as
respostas dos alunos. Iniciar essa aula expositiva a partir das palavras
abaixo e complementar com informações das páginas 162 a 165, 167 e 168 do
livro didático Inspire Ciências 7º ano. Para
colocar um corpo em movimento, é necessário que ocorra a ação de uma força
sobre ele. Exemplo: a bola de futebol se movimenta ao receber uma força
aplicada no momento do chute, ao amassar uma folha
de papel, ao arrastar um sofá, ao pedalar, etc. Causando um movimento,
aceleração e velocidade em um determinado corpo que estava parado. Temos a força peso que
explica quanto
maior a massa do corpo, maior a força que o atrai para o solo, ou seja, maior
a força peso. Ao soltar um objeto ele cai. Devido ao campo de forças que
envolve a Terra e atrai os corpos fazendo com que eles permaneçam no solo.
São várias situações
cotidianas em que precisamos aplicar a força. Sabemos
ainda que existem corpos que não conseguimos mover somente com nosso esforço.
Mesmo em épocas que não existiam explicações científicas sobre esse assunto,
o ser humano sabia que, para movimentar corpos com muita massa, era preciso o
auxílio de outras pessoas ou de animais. Na agricultura, por exemplo, podemos
citar a utilização de cavalos para puxar arados, uma prática comum no passado
e ainda presente em alguns locais. Com
a intenção de compreender melhor os movimentos, há muito tempo o ser humano
realiza estudos sobre esse amplo tema. Destaque para o inglês Isaac Newton
(1642-1727). AULA 04 Tema: Máquinas e Agricultura Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (20 min) Realizar a atividade
da página 166 questões: 1,4 e 5. Página 168 questões 2 e 3 do livro didático
Inspire Ciências 7º ano, se colocar a disposição dos alunos para ajudá-los na
resolução. Etapa 09: Correção da Atividade e Revisão (15 min) Fazer a correção
da atividade da etapa 08, aproveitando para esclarecendo as dúvidas que
surgiram durante a resolução. Etapa 10: Mão na Massa – Parte II (15 min) Propor a
elaboração de uma tabela contendo informações sobre o manejo de outros
produtos da agricultura de Itamaraju, pesquisar sobre o café, a pimenta do
reino, o mamão e o maracujá. Utilize a tabela abaixo para o preenchimento das
informações. Pedir aos alunos que transcrevam do quadro a tabela.
Escolha um dos
produtos acima e elabore dois cenários em como você imagina que era realizada
a colheita ontem e hoje. A atividade será feita em casa para socialização na próxima aula. Obs: Dê as
orientações necessárias para facilitar na resolução da atividade. AULA 05 Tema: Máquinas Simples Etapa 11: Correção da atividade (10 min) Corrigir a
atividade da etapa 10, aproveitar o momento para sanar as dúvidas
apresentadas. Etapa
12: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Iniciar a aula com o tema máquinas
simples pedindo para que os alunos deem exemplo de máquinas que utilizam no
dia a dia, anotar no quadro os exemplos dados pelos alunos. Em seguida fazer
uma pergunta: uma rampa é uma máquina? Explique aos alunos que as máquinas são
dispositivas criados para executar um certo tipo de trabalho, então retome a
definição de máquina, esclarecendo que estas são dispositivos que de alguma
maneira permite alteração de uma força ou deslocamento, facilitando o
trabalho realizado. Esclareça aos alunos que usamos várias
máquinas simples no nosso dia-a-dia, e que, muitas vezes não percebemos que
se trata de máquinas. Em seguida pergunte para a turma "como abrimos uma
lata? Os alunos devem citar o abridor de lata ou, então mencionar que algumas
latas dispõe de uma alça para abrir. Explique a eles que tanto abridor da
lata quanto a alça são exemplos de máquinas simples denominadas alavancas. Etapa 13: Aprofundando no tema (25 min) Iniciar a aula
utilizando uma bicicleta (ver página 178 do livro didático, principalmente as
orientações didáticas) para exemplificar as engrenagens, dessa maneira você
conseguirá ter atenção dos alunos. Inicie pelas engrenagens e depois trabalhe
todas as outras máquinas simples. A cada informação dada, peça aos alunos que
representem exemplos, utilizando o próprio material escolar (seria
interessante você levar algumas máquinas simples utilizadas no dia-a-dia),
utilize as informações abaixo como suporte e o livro didático. Máquinas simples são
ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e execução de tarefas
simples do dia a dia. Como exemplos de
máquinas simples podemos destacar as tesouras, abridor de garrafas,
saca-rolha, cortador de unha, entre outros, são utensílios domésticos que
facilitam a vida diária, diminuindo a força que devemos aplicar para realizar
as tarefas comuns. Uma máquina é considerada simples quando é
constituída de uma só peça. Em toda máquina simples estão associados três elementos: • Força
Potente ou Potência (P) – Toda
força capaz de produzir ou de acelerar o movimento. Produz trabalho motor. • Força Resistente ou Resistência
(R) - Toda força capaz de se
opor ao movimento. Produz trabalho resistente. • Ponto de Apoio (A) - Elemento de ligação entre potência e resistência,
que pode ser um ponto fixo, um eixo ou um plano. Planos inclinados são muito usados no nosso dia a
dia. Veja alguns: Rampa – A rampa é o exemplo clássico do plano inclinado,
pois sem ela, teríamos que deslocar objetos verticalmente, por exemplo,
colocar coisas em um caminhão. Seria necessário usar uma força muito maior se
não utilizássemos a rampa. Cunha (ferramenta) – A cunha é um objeto que possui dois planos postos
em um ângulo agudo. Serve para cortar vários materiais, entre eles, a
madeira. O machado é um tipo de cunha. Parafuso – Se observarmos um parafuso, perceberemos que ele
possui um plano inclinado, que é a rosca. Ela ajuda a encaixar o parafuso em
algo sem se usar muita força. Alavanca – Nada mais é do que uma barra rígida que pode
girar em torno de um ponto de apoio quando uma força é aplicada para vencer a
resistência. E são classificadas em: Roldanas fixas - A roldana fixa facilita a realização de um
esforço por mudar a direção da força que seria necessária. Nesse caso, a
força necessária para equilibrar o corpo é igual à força realizada pela
pessoa. Entretanto, para levantar a carga, temos que puxar para baixo, o que
facilita o trabalho. Roldanas móveis - As roldanas móveis diminuem a intensidade do
esforço necessário para sustentar um corpo, pois parte desse esforço é feito
pelo teto, que sustenta o conjunto. Trabalhar o objeto de conhecimento em aula
expositiva dialogada, também utilizar as páginas 169, 174 a 178 do livro
Inspire Ciências 7º ano como suporte. AULA 06 Tema: Máquinas Simples Etapa 13: Verificação da
Aprendizagem (30 min) Copiar a
atividade abaixo no quadro da sala de aula e pedir aos alunos que transcreva
para o caderno em seguida
responder. 1. Responda: a) As máquinas simples
apresentam dois tipos de força, quais são elas? b) Quais são as
máquinas simples fundamentais são? 2. Correlacione
as colunas: (1) Roldana
móvel (2)
Roldana fixa (
) diminui a intensidade do esforço necessário para sustentar um corpo,
pois parte desse esforço (
) facilita a realização de um esforço por mudar a direção da força que
seria necessária. 3. Assinale a
alternativa correta: a) O plano
inclinado eleva cargas com economia de força. b) Quanto maior
for o comprimento de um plano inclinado, menor será a força empregada para elevar uma
carga a uma mesma altura. Os alunos podem consultar as páginas 169,
174 a 178 do livro para
responder as questões. Etapa 14: Correção da Atividade e
verificação da aprendizagem (20 min) Fazer a correção da atividade da etapa 13, realizar a
atividade 6 da página 179 oralmente. A propósito de verificar o conhecimento dos alunos a respeito do
conteudo. AULA
07 Tema:
Alavancas Etapa
15: Aula expositiva e dialogada (30 min) Utilize as informações
abaixo como suporte e o livro didático Inspire Ciências páginas 170 a 172. No século III a.C., o
sábio Arquimedes realizou inúmeros experimentos testando o funcionamento das
alavancas e descobriu as relações que regem seu funcionamento. Ficou tão
entusiasmado que teria afirmado: “Deem uma alavanca e um
ponto de apoio e eu deslocarei o mundo”. A alavanca nada mais é
do que uma barra rígida (de madeira, metal ou outro material) que se move
apoiada sobre algum tipo de suporte, o ponto de apoio. Nas alavancas podemos
identificar alguns elementos: o ponto de apoio, a força potente – que em
nosso exemplo é o esforço feito por Arquimedes – e a força resistente, que no
caso seria o mundo, ou seja, o objeto que se pretende deslocar. As alavancas são classificadas
de acordo com a posição de seus elementos. Veja nos esquemas os tipos de
alavancas e exemplos de objetos de nosso cotidiano que, na verdade, são
alavancas. Alavancas
interfixas: quando o ponto de apoio fica entre a
força resistente e a força potente. Veja: Exemplos
de alavancas interfixas: as tesouras, os alicates, os
martelos e os guindastes. Alavancas
inter-resistentes: são aquelas em que a força resistente
fica entre a força potente e o ponto de apoio. São
exemplos de alavancas inter-resistentes: os
quebra-nozes, os carrinhos de mão e a articulação do pé humano. Alavancas
interpotentes: são aquelas em que a força potente fica
entre o ponto de apoio e a força resistente. São
exemplos de alavancas interpotentes: as pinças e a articulação
do cotovelo humano. Etapa
16: Verificação da Aprendizagem (20 min) Resolver as questões 1,2 e 3 da página
173 do livro didático Inspire Ciências 7º ano. AULA
08 Tema:
Máquinas e Industrialização Etapa
17: Correção da Atividade (15 min) Corrigir a atividade da etapa 16 de
forma bem clara para sanar dúvidas percebidas durante sua realização. Etapa
18: Levantamento dos conhecimentos prévios (15 minutos) Esse tópico inicia o estudo dos impactos
das máquinas e da industrialização na sociedade e no ambiente nesta Unidade e
pode ser utilizado para trabalhar as habilidades EF07CI01 e EF07CI06. Por ser
um assunto extenso, os impactos sobre a sociedade serão abordados pela
perspectiva do mundo e das relações de trabalho. Este estudo já foi iniciado
na aula 04, para dar continuidade pergunte aos estudantes se eles julgam que
as máquinas são importantes para a nossa sociedade, com base no que já foi
estudado até aqui, solicite que justifiquem suas opiniões por meio de
exemplos. Ao discutir as respostas, procure evidenciar que o desenvolvimento
das máquinas foi tão intenso e extenso que a maioria das sociedades atuais
depende completamente destes equipamentos. Comentar que as máquinas são
utilizadas para várias finalidades, desde a produção de alimentos até a
comunicação e o transporte de pessoas e mercadorias. Pergunte também
se eles acham que com a industrialização só houve pontos positivos. Acolha as
respostas, por enquanto. Etapa
19: Lendo e Interpretando (15 min) Convidar os alunos a fazerem a leitura
compartilhada das páginas 180 e 181 do livro didático Inspire Ciências 7º ano
do texto Máquinas e Industrialização, porém, antes faça a leitura das imagens
com eles, deixem que falem como interpretam essas imagens, somente depois
iniciem a leitura com pausas para comentários. Se possível, poderá levar a
roda d’água produzida pelos alunos do 8º ano. Etapa
20: Aprofundando o tema (20 minutos) Dê continuidade aos estudos levando mais
informações sobre a industrialização com base nas páginas 182 a 183 do livro
didático Inspire Ciências 7º ano, para relacionar os pontos mais relevantes
sobre o tema. AULA
09 Tema:
Industrialização e ambiente Etapa
21: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min) Explique aos alunos que o objetivo desta
aula é refletir sobre os possíveis impactos ambientais da atividade
industrial e como, enquanto consumidores, nos posicionar contra isso. Faça a
pergunta do slide e acolha as respostas. Orientações: Apresente as imagens para a turma e faça a
pergunta contida no slide. Aqui,
o objetivo é lembrar da importância e presença da indústria no dia a dia da
população, dos avanços tecnológicos que promoveu e quanto contribuíram para a
melhora da condição de vida das pessoas. Como
adequar à sua realidade: Utilize objetos presentes na sala de aula, escola ou no
cotidiano dos alunos (forno micro-ondas, automóveis, tratores, telefone
celular, etc.) e promova uma reflexão do quanto facilitam suas tarefas,
oferecendo, consequentemente, uma melhor condição de vida. Agora
faça a seguinte pergunta: Como a indústria pode impactar o meio ambiente? O
objetivo, neste momento, é de proporcionar uma reflexão dos impactos causados
pela atividade industrial ainda na etapa de extração da matéria-prima da
natureza. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte quais riscos
ambientais estão embutidos na realização desta atividade. Espera-se
com esta reflexão evidenciar aos alunos os riscos socioambientais intrínsecos
à atividade industrial e a importância da consciência ambiental ao longo de
toda a cadeia produtiva da indústria. Como
adequar à sua realidade: Você poderá utilizar exemplos de atividades industriais
extrativas presente na cidade ou estado onde a escola está inserida, ou
ainda, utilizar exemplos de desastres de grande repercussão nacional como,
por exemplo, o rompimento da barragem de Marina, de Brumadinho, o vazamento
de petróleo na Baía de Guanabara no ano 2000, etc. Orientações: Aqui
o objetivo é refletir sobre os possíveis impactos ambientais produzidos pela
indústria durante o processo produtivo. Chame a atenção dos alunos para as
imagens e pergunte o que está ocorrendo e quais consequências podem provocar
para o meio ambiente. Acolha
as respostas por enquanto. Etapa
22: Sistematização do Conhecimento (15min) Chegou a hora de sistematizar o
conhecimento, trazendo informações sobro o objeto em estudo e esclarecendo
sobre os conhecimentos prévios dos alunos, usar o livro didático Inspire
Ciências páginas 184 e 185. Conclui expondo o que foi a Revolução industrial
naquela época, dizer o que predominava era a ideia de que os recursos
naturais eram muito abundantes o suficiente para serem considerados
praticamente infinito. Não estava claro naquela época que as ações humanas
podiam poluir o ambiente de maneira a prejudicar tanto outras espécies quanto
as próprias pessoas e suas gerações futuras. Essa mentalidade, aliada a busca
de expansão da produção e dos lucros, acarretou os impactos ambientais
profundos especialmente nas regiões onde a revolução industrial foi mais
intensa, como na Inglaterra e na França. Se tiver condições, convide os
alunos a assistirem o vídeo "A industrialização e o meio
ambiente”, disponível no seguinte link
https://youtu.be/wl3vNkd_Svg
. Etapa
23: Verificação de aprendizagem (15 minutos) Solicitar aos alunos que realizem a
atividade da página 185 do livro didático. AULA
10 Tema:
Transporte e Comunicação Etapa
24: Correção da atividade (15min) Fazer a correção da atividade da etapa
23, aproveitar para esclarecer as dúvidas existentes e levantadas durante a
resolução das questões. Etapa
25: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Para explorar esse tema, perguntar à
turma como eles acham que deverá ser o transporte do futuro? Que outras
mudanças eles imaginam nos transportes? Para fomentar essa conversa comentar
sobre o caso dos carros elétricos na Noruega (ver box “Orientações
Didáticas”, página 188 do livro didático). Também poderá utilizar as questões
da página 194 do item 5, porém, como sondagem mesmo, não como pesquisa. Etapa
26: Exposição do Conhecimento de forma dialogada (20 min) Fornecer informações sobre a revolução
nos transportes e nos meios de comunicação com base no material bibliográfico
do livro didático Inspire Ciências 7º ano páginas 186 a 191. AULA
11 Tema:
Guerra Fria Etapa
27: Leitura e Interpretação (20 min) Convidar os alunos a fazerem a leitura
compartilhada sobre Guerra Fria, disponível nas páginas 192 e 193, pausando
sempre para comentar o que está sendo lido, após a leitura, fazer a
socialização das informações em formato de discussão, cabe nesse momento
incentivá-los a refletir sobre os vários acontecimentos daquela época. Etapa
28: Interpretando o que lemos (15 minutos) Solicitar aos alunos que façam a
atividade de interpretação do texto, após a etapa de discussão, disponível na
página 193 do livro didático Inspire Ciências 7º Ano e os itens 1, 2 e 3 da
página 194. Etapa29:
Correção da Atividade (10 min) Etapa
30: Preparativos do Mão na Massa (05 min) Passar orientações para os alunos que se
dividam em grupos para trazerem o material para os experimentos medindo
forças e em busca de equilíbrio, disponíveis nas páginas 195 e 196 do livro
didático, que serão realizados na próxima aula. O professor também deverá
levar o material, para o caso dos alunos não levarem, não deixar de realizar
as atividades. AULA
12 Tema:
Desenvolvimento Sustentável Etapa
30: Leitura e Interpretação (20 min) Fazer a leitura compartilhada do texto “Avanços
tecnológicos a favor do meio ambiente”, disponível na página 202 do livro
didático Inspire Ciências 7º Ano. Fazer pausas durante a leitura para os
comentários, após a leitura do texto fazer oralmente as reflexões contidas na
página 203. Porém, antes da leitura do texto, fazer uma motivação falando
sobre os benefícios e prejuízos do desenvolvimento, usando como suporte o
texto da página 201. Etapa
31: Mão na Massa - Parte III (30minutos) Realizar os experimentos medindo forças
e em busca de equilíbrio disponíveis nas páginas 195 e 196 do livro didático
Inspire Ciências 7º ano. Faça as reflexões com os alunos e o jogo do
equilíbrio disponível na página 197 do livro didático Inspire Ciências 7º
ano. Elaboração:
Amélia, Elzinha, Isabel, Lana e Márcia. Coordenação,
colaboração e formatação: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (161, 168, 179, 185, 193, 194, 195, 196, 197, 203) Seminários;
( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
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