I SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Promoção
da autonomia, criatividade e protagonismo estudantil. |
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Subtema:
Estabilidade
Emocional |
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Anos: 6º e 7º
Período: 19/02 a 08/03/2024 Nº de
Aulas: 09 |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Reconhecer,
avaliar e lidar com os próprios sentimentos, conduzindo ao desenvolvimento
efetivo de habilidades emocionais entre eles. Proporcionar momentos de
ajuda ao próximo; estimular a sensibilidade, a sociabilidade e o respeito; exercitar
a empatia; avaliar inteligência a emocional (equilíbrio emocional, autoconfiança
e autocontrole). Aguçar a criatividade e questionamentos que despertam a capacidade
de distinguir e expressar emoções e sentimentos. Demonstrar empatia pelos
colegas de classe, professores e funcionários da escola. Promover
autodisciplina, autoconhecimento e autogestão. Compreender o conceito de
autocontrole. Identificar situações desafiadoras que demandam autocontrole. Explorar
estratégias práticas para desenvolver e fortalecer o autocontrole. Aplicar
essas estratégias em situações cotidianas escolares e pessoais. Identificar
nos colegas diferentes sentimentos. Verificar a aprendizagem e principais
dificuldades dos estudantes no
letramento linguístico. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Eu e
o Outro Etapa 1: Para inicio de Conversa
(15 min) Iniciar o encontro se
apresentando, falando um pouco sobre o componente, quantidade de aulas
semanais e uma síntese dos objetos que serão abordados; em seguida peça que
os estudantes se apresentem,
a ideia é realizar uma atividade para “quebrar o gelo”. Proponha aos estudantes
que se apresentem seguindo o exemplo, “Sou o Paulo, gosto muito de Ciências
e, nas horas livres, adoro andar de bicicleta com meus irmãos, Felipe e
Pedro. Um dia serei engenheiro mecânico”. É interessante sugerir perguntas
que orientem a apresentação: Como cada um gosta de ser chamado? O que gostam
e o que não gostam de fazer? Têm irmãos? Onde moram? O que fazem nos fins de
semana? O que mais gostam de aprender na escola? Peça aos alunos que anotem
no caderno com o título “Diário de Práticas e Vivências” como foi essa
conversa, na oportunidade orientá-los de como deverá organizar a folha do
caderno, com cabeçalho, margem, etc. Etapa
2: Momento Reflexivo (15 min) Fazer
a dinâmica do Semáforo para conversar sobre as regras durante as aulas de
Ciências. Inicialmente reproduza a imagem abaixo, poderá ser na lousa, ou um
cartaz, ou até mesmo slide, em seguida apresente as situações descritas.
Outra forma de realizar essa atividade é cortar alguns cartões nas cores do
semáforo, porém, cada estudante deverá ter as 3 cores em mãos (vermelho,
amarelo e verde). Explique sobre o real semáforo que foi construído com a intenção de
ordenar o tráfego nas grandes cidades para que tanto pedestres como
motoristas possam conviver em um estado de harmonia. Está claro que os seres
humanos aprendem a partir de estímulos que vão compreendendo ao longo da
vida, do contrário, tudo seria um grande caos. Proponha aos
estudantes uma adaptação ao uso do semáforo as situações que acontecem na
escola, por exemplo, discussões, brigas, atividades interessantes, aulas
dinâmicas, experiências, desrespeito, etc. Procedimento da Dinâmica: Oriente
aos estudantes a levantar o cartão para cada situação mencionada pelo
professor (não esqueça de numerar as situações e relacionar na lousa quantos
cartões amarelos, vermelhos ou verdes surgiram), escolha um estudante por vez
para justificar a escolha do cartão escolhido para aquela situação. Diante disto, existe uma metodologia efetiva
que tenta dar uma resposta para este tipo de escolha. Dicas:
Como funciona a técnica do semáforo das emoções:
Situações:
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Observação:
Professor, você poderá criar outras situações e reutilizar os cartões em
outras salas. Também poderá substituir por outras dinâmicas que tenham o
mesmo objetivo, por exemplo, a
Dinâmica da Árvore (ver anexo no final da sequência), que poderá ser
adaptada ou comentada utilizando a importância do respeito em sala de aula. 3ª Etapa: Conselho Especial (20 min) Reproduzir a
música de Sandy “De cada vez”, trabalhando o controle sobre si mesmo, a
importância do amor ao próximo vez, a impulsividade, conduza essa reflexão em
sala, por fim, peça que relacione situações que tragam felicidade, que
represente o amor, o respeito, o que a pressa e a impulsividade prejudica,
colabore nessas situações. Professor,
escolha uma forma de tornar a letra da música visível para os estudantes. AULA 02 Tema: Desenvolvimento
da Auto liderança Etapa 04: Mão na Massa (25 min) RECURSOS
E MATERIAIS NECESSÁRIOS ● Bambolê, corda, cone, pneu, pufe,
almofada etc.; ● TNT ou outro tecido de cor escura
(cortar em tira, para vendar os olhos). METODOLOGIA 1º
Passo: Divida os alunos em duplas. Junto com eles, crie obstáculos para um
percurso pelo ambiente, utilizando para isso, além dos objetos da sala de
aula, materiais como bambolês, cordas, cones, carteiras entre outros. O
percurso elaborado deve contemplar todos os obstáculos criados. Professor,
é possível elaborar um trajeto mais fácil, com menos obstáculos, em um
primeiro momento, depois um mais difícil, com mais obstáculos, tornando a
brincadeira mais interessante. 2º
Passo: Um aluno deverá percorrer o trajeto com olhos vendados e o colega de
dupla dará as instruções para ultrapassar os obstáculos. Peça a esse colega
que cuide para que o outro chegue ao final da atividade sem se machucar. É
importante salientar que o objetivo é que os alunos passem por todos os obstáculos,
e não chegar mais rápido que o colega. 3º
Passo: Faça uma roda de conversa para que os alunos relatem o que sentiram
durante a atividade. Pergunte como é ser conduzido por alguém, se sentiram
medo, se conseguiram se divertir etc. Explique
que aquele que conduz deve ter empatia por aquele que é conduzido, enquanto o
aluno guiado deve confiar naquele que está dando as instruções. Em ambos os
casos, a estabilidade emocional é necessária para que a dupla alcance o
objetivo da atividade: chegar ao fim do percurso. Ressalte
que é importante evitar a ansiedade e o medo, que surgem quando estamos em
uma situação desconhecida. Confiando em nós mesmos e contando com os
elementos que dispomos para nos dar apoio no ambiente, temos condições de
superar as dificuldades com equilíbrio emocional. Etapa 05: Avaliando a Atividade (10 min) Observe
se os alunos compreenderam, durante a atividade e na roda de conversa, a
importância da estabilidade emocional para encarar situações novas e/ou
desafiadoras. Etapa 06: Aula Expositiva Dialogada
(15 min) Na
primeira atividade os estudantes ouvem e obedecem aos comandos dos colegas,
agora será diferente, a questão é como eles trabalham o controle deles
próprios, o autocontrole. Inicie
a aula explicando o conceito de autocontrole de maneira acessível aos alunos.
Utilize como suporte o material disponível no link a seguir : https://www.blogdoead.com.br/tag/carreira/autocontrole Certamente! O autocontrole é uma
habilidade importante em diversas situações do cotidiano. Aqui estão alguns
exemplos de como aplicar o autocontrole em diferentes contextos:
Lembrando que o autocontrole não
significa reprimir totalmente os impulsos, mas sim gerenciá-los de maneira
consciente e equilibrada. Esses exemplos podem servir como guias para
desenvolver essa habilidade em diversas áreas da vida. Observação:
Utilize aqueles que tem a ver com a faixa etária dos estudantes e já são
vividos por eles. AULA 03 Tema: Autocontrole Etapa 07: Mão na Massa (20 min) Apresente
diversas estratégias de autocontrole, como a respiração profunda, a pausa
antes de agir e a identificação de gatilhos emocionais. Em seguida peça aos estudantes
que reflitam sobre uma situação em que tiveram dificuldade de manter o
autocontrole. Agora oriente-os a escrever ou desenhar as emoções vivenciadas
e, em seguida, identificar qual estratégia de autocontrole poderiam ter
utilizado. Observação:
Oriente os estudantes a como deve organizar a atividade no caderno. Etapa 08: Hora da História (20 min) Era
uma vez, em uma pequena cidade, um jovem chamado Lucas que sempre fora
conhecido por sua personalidade impulsiva. Ele costumava tomar decisões
precipitadas sem pensar nas consequências, o que muitas vezes o colocava em
situações difíceis. Um
dia, Lucas recebeu uma oferta de emprego em uma cidade maior, com uma
oportunidade de carreira promissora. Animado com a perspectiva de novos
desafios, ele começou a empacotar suas coisas e se preparar para a mudança.
No entanto, um amigo próximo alertou-o sobre a importância de avaliar
cuidadosamente a oferta antes de tomar uma decisão. Dê uma pausa na história e pergunte aos estudantes o que fariam
nesse momento. Acolha
as respostas em seguida conte o desfecho. Lucas,
impulsionado por sua natureza impulsiva, inicialmente ignorou o conselho do
amigo e estava prestes a aceitar a oferta imediatamente. Foi quando ele se
lembrou de uma situação semelhante no passado, em que sua impulsividade o
levou a escolhas que mais tarde lamentou. Dessa
vez, Lucas decidiu aplicar o autocontrole. Ele decidiu adiar a resposta à
oferta de emprego por alguns dias, dando a si mesmo tempo para pesquisar mais
sobre a empresa, avaliar as condições de trabalho e ponderar sobre as implicações
de mudar para uma cidade diferente. Durante
esse período, Lucas buscou informações, conversou com pessoas que já
trabalhavam na empresa e refletiu sobre seus próprios objetivos de vida. Ao
exercer o autocontrole, ele foi
capaz de analisar a situação de maneira mais objetiva e tomar uma decisão
fundamentada. No
final, Lucas percebeu que a oferta de emprego não era tão vantajosa quanto
parecia inicialmente. Com base em sua pesquisa e reflexão, ele optou por
recusar a oferta e continuar explorando oportunidades em sua cidade natal. Essa
experiência marcou um ponto de virada na vida de Lucas. Ele aprendeu que o
autocontrole não significava suprimir seus desejos, mas sim pausar, refletir
e agir com sabedoria. A partir desse momento, Lucas começou a aplicar o
autocontrole em diversas áreas de sua vida, colhendo os benefícios de
decisões mais ponderadas e bem pensadas. Etapa 09: Minha Experiência (10
min) Peça
aos estudantes que reflitam sobre uma situação em que tiveram dificuldade de
manter o autocontrole. Eles devem escrever ou desenhar as emoções vivenciadas
e, em seguida, identificar qual estratégia de autocontrole poderiam ter
utilizado. AULA
04 Tema: A Importância do Ensino de
Ciências Etapa 10: O que trago na bagagem? (20 min) Indagar aos
alunos “O que trago na bagagem sobre Ciências (esse momento os alunos
responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente
Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. Após
ouvi-los, é hora de partir para o “Emocionômetro”, deverá pergunta-los quais
emoções o Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como
tristeza, alegria, entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que
justifiquem, levante as seguintes questões também: Em que o
estudo da Ciência contribui para sua vida cotidiana? Como você colabora para
seu tempo de estudo da Ciência seja o mais aproveitável possível? Quais suas
expectativas com relação as aulas de ciências? (Oriente-os a escrever as questões e respostas no
caderno, fazer o cabeçalho e acrescentar os títulos “Minha bagagem de
Ciências” para a primeira indagação e “Emocionômetro” para as demais. Etapa 11: Leitura
e Interpretação (30 min) Os
estudantes devem ser motivados pelo Professor, a participarem de UMA VIAGEM
PELO MUNDO DA IMAGINAÇÃO, visto que cada um estava SELADO, REGISTRADO,
AVALIADO E ROTULADO PARA VOAR, embalados pelo ritmo de Raul Seixas, com a
música Carimbador Maluco, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tGREGUlcklM .
Atividade
1. A letra da música fala de uma viagem
espacial, feita a bordo de um ‘balão mágico’, e retrata o universo de uma
maneira divertida. Oriente a reescrita do texto no caderno, em seguida cante
com os estudantes. Peça que desenhem livremente o que imaginam ao ouvir a
música. Pode ser qualquer cena, objeto ou personagem que a música inspire. 2.
Após o tempo de desenho, convide os participantes a
compartilharem seus desenhos em um círculo. Eles podem explicar o que criaram
e como a música influenciou suas imaginações. 3.
Agora escreva como você acredita que seja o universo para além dos limites do
planeta terra: depois, faça um registro dessa sua representação do universo
(pode ser desenho, quadrinho, pintura...). 4. Seria possível na vida real, viajar
para o universo em um balão? Justifique. 5.
Quais
trechos da música você acha um absurdo acontecer? Por que? AULA 05 Tema: Conhecimentos
científicos Etapa 12: Correção da Atividade (20 min) Utilize essa etapa para
corrigir a atividade e sondar os conhecimentos dos estudantes a cerca do tema
Universo, durante a correção também é possível perceber o interesse dos
estudantes pelo componente. Etapa 13:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (10
min) Começar
a construir uma percepção sobre a Ciência como uma experiência presente e
importante na trajetória de vida de todos, atrair
os estudantes ao estudo da Ciências, desejar aos PEQUENOS/GRANDES cientistas,
um período repleto de descobertas e aprendizagem, AFINAL, CIÊNCIAS É VIDA E
ESTÁ PRESENTE DIARIAMENTE EM NOSSA EXISTÊNCIA (nesse momento, poderá
questioná-los em que situações do dia a dia percebem a importância da
Ciência)!! Etapa 14: Para início de Conversa
(20 min) Proponha
uma conversa inicial com as questões a seguir também como sondagem de
conhecimentos prévios: O que faz um
cientista? (Cada um dos participantes poderá refletir e expressar suas
representações sobre esta questão e, neste processo, será fundamental seu
papel de mediador para que todos possam dialogar, sistematizar e registrar,
em conjunto, as percepções e/ou concepções apresentadas). Para promover essa
construção, reúna a turma em semicírculo e desenvolva um diálogo a partir das
seguintes perguntas: O que é ciência? O que faz um cientista? Como é a rotina
de trabalho de um cientista? Como é a vida de um cientista fora do ambiente
de trabalho? Qual a importância da ciência para nosso cotidiano? Dê exemplos.
O que motiva um cientista a desenvolver seu trabalho? Esclareça que é
importante que cada estudante possa dar sua opinião sobre o tema, sem
preocupação com respostas certas ou erradas, neste momento inicial. AULA
06 Tema: Ciência na Prática Etapa 15: Respondendo com Ciência (30 min) Divida
a classe em grupos, entregue a cópia da música “Meus oito anos”,
pedir aos alunos para copiarem os questionamentos e tentarem responder, é
importante que ao menos um caso seja respondido no grupo. Dê um tempo para
isso, em seguida socialize e trabalhe as respostas com os estudantes.
Ainda em grupo entregue o material abaixo
aos grupos e proponha o seguinte desafio: encher a sacola de água, fazer uma
bola de água, em seguida atravessar um lápis nessa bolha de água, sem
estourar e sem vasar (essa é a proposta inicial). A segunda proposta é
atravessar um palito de churrasco e observar o que acontece. Leve os
estudantes para a área externa da escola. Material: Sacolas plásticas sem furo,
lápis de escrever, palito de churrasco e água. |
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AULA 07 Tema: Fazendo
Ciência Etapa 17: Mão
na Massa (continuação/ 30 min) Escreva na lousa as questões sobre a atividade da etapa
anterior, peça aos estudantes para anotarem no caderno e responderem. Experimento:
O lápis que atravessa a bola de água . Material: Sacolas plásticas sem furo, lápis de
escrever, palito de churrasco e água Procedimento:
encher
a sacola de água, fazer uma bola de água, em seguida atravessar um lápis
nessa bolha de água, sem estourar e sem vasar (essa é a proposta inicial). A
segunda proposta é atravessar um palito de churrasco e observar o que acontece Resultados
e discussão: 1.
O que
aconteceu nos dois casos? Descreva: 2.
Por que o
palito de churrasco não conseguiu atravessar a bola de água sem deixar vasar? 3.
Explique o
motivo de mesmo o lápis sendo mais grosso atravessou a bola de água sem
derramar sequer uma gota. Observação:
As duas últimas questões, deixem que tentem hipóteses,
depois formule junto com eles a resposta correta. Utilize a explicação
disponível no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=b9Nq6o_1FU4 Etapa 18:
Levantamento de Curiosidades (10 min) Para fechar essa aula, indague aos estudantes se possuem
alguma curiosidade, peça que relacionem no caderno e exponha oralmente, para
futuramente tentar elucidar essas questões. Etapa 19:
Tarefa para Casa (10 min) Em grupos irão pesquisar um experimento para realizar em
classe, apenas pesquisar, poderão trazer várias ideias para decidirem e
organizar durante a aula. AULA 08 Tema:
Projetando Etapa 20: Sistematizando
o conhecimento (30 min) Com base nas etapas anteriores,
sistematize as principais visões sobre ciência e sobre o trabalho científico
que favorecem a nossa vida, as contribuições da Ciência, a importância da
pesquisa, o que motiva um cientista. Leve situações do dia a dia que a
ciência explica. Por meio de questionamentos e exemplos, esclareça que o
conhecimento científico é
algo dinâmico e passível de erros, que exige problematização, levantamento e
teste de hipóteses e colaboração entre pares para construção de explicações.
Finalize a discussão ressaltando que todos podemos “fazer ciência” em nosso
dia a dia. Para isso, precisamos ser motivados por um problema e estimulados
a articular evidências empíricas e teóricas no processo de construção de
explicações. Etapa 21: Mão
na Massa (20 min) Oriente
os estudantes a organizar a apresentação de seu experimento, em grupos, eles
irão decidir qual experimento fazer, qual material irão precisar, qual a
função de cada um, quem ficará responsável por levar o material. Todas as
decisões deverão constar numa folha para entregar ao professor, após a
reunião durante essa etapa, cobrar
a escrita dos experimentos, com métodos e materiais, porém, exigir que cada
estudante do grupo escreva sua parte. Eles terão
um dia para apresentar. AULA 09 Tema:
Fazendo Ciência Etapa 22:
Hora dos Experimentos (30 min) Mostra dos experimentos realizada
pelos estudantes. Nesse momento os grupos apresentarão seus projetos,
mostrando sua autonomia e protagonismo, deverão apresentar o material,
procedimento e conclusão, apresentação dos integrantes das equipes e o nome
do experimento. Estruturar toda a proposta de
execução dessa atividade, com etapas de como os estudantes farão,
apresentação e o tempo de cada etapa. Etapa 23:
Avaliação (20 min) Professor, encerre a aula
promovendo uma autoavaliação, articulando aspectos cognitivos e não
cognitivos. Apresente à turma perguntas como: A atividade ampliou o seu
conhecimento sobre a Ciência? Como isso ocorreu? A atividade ampliou sua
visão de mundo? De que forma? Verifique com o(a)s estudantes, também, sobre
alterações em virtude do que foi aprendido. Essas perguntas contribuem para
identificar se os estudantes conseguem visualizar e traçar o caminho
percorrido pela presente atividade e, dessa forma, articular o processo
científico e as competências socioemocionais e cognitivas inerentes a esse
processo. Observação:
Preencher as fichas diagnósticas ao longo da execução da sequência. |
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RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; (X ) Jogos; ( X ) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) (
) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do
grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros |
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