1ª SD Cie 6º e 7º anos 2024

 

                                                      I SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Promoção da autonomia, criatividade e protagonismo estudantil.

Subtema: Estabilidade Emocional

Anos: 6º e 7º                         Período: 19/02 a  08/03/2024                        Nº de Aulas: 09

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer, avaliar e lidar com os próprios sentimentos, conduzindo ao desenvolvimento efetivo de habilidades emocionais entre eles. Proporcionar momentos de ajuda ao próximo; estimular a sensibilidade, a sociabilidade e o respeito; exercitar a empatia; avaliar inteligência a emocional (equilíbrio emocional, autoconfiança e autocontrole). Aguçar a criatividade e questionamentos que despertam a capacidade de distinguir e expressar emoções e sentimentos. Demonstrar empatia pelos colegas de classe, professores e funcionários da escola. Promover autodisciplina, autoconhecimento e autogestão. Compreender o conceito de autocontrole. Identificar situações desafiadoras que demandam autocontrole. Explorar estratégias práticas para desenvolver e fortalecer o autocontrole. Aplicar essas estratégias em situações cotidianas escolares e pessoais. Identificar nos colegas diferentes sentimentos. Verificar a aprendizagem e principais dificuldades dos estudantes no  letramento linguístico. 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Eu e o Outro

 

Etapa 1: Para inicio de Conversa (15 min)

Iniciar o encontro se apresentando, falando um pouco sobre o componente, quantidade de aulas semanais e uma síntese dos objetos que serão abordados; em seguida peça que os estudantes se apresentem, a ideia é realizar uma atividade para “quebrar o gelo”. Proponha aos estudantes que se apresentem seguindo o exemplo, “Sou o Paulo, gosto muito de Ciências e, nas horas livres, adoro andar de bicicleta com meus irmãos, Felipe e Pedro. Um dia serei engenheiro mecânico”. É interessante sugerir perguntas que orientem a apresentação: Como cada um gosta de ser chamado? O que gostam e o que não gostam de fazer? Têm irmãos? Onde moram? O que fazem nos fins de semana? O que mais gostam de aprender na escola? Peça aos alunos que anotem no caderno com o título “Diário de Práticas e Vivências” como foi essa conversa, na oportunidade orientá-los de como deverá organizar a folha do caderno, com cabeçalho, margem, etc.

Etapa 2: Momento Reflexivo (15 min)

Fazer a dinâmica do Semáforo para conversar sobre as regras durante as aulas de Ciências. Inicialmente reproduza a imagem abaixo, poderá ser na lousa, ou um cartaz, ou até mesmo slide, em seguida apresente as situações descritas. Outra forma de realizar essa atividade é cortar alguns cartões nas cores do semáforo, porém, cada estudante deverá ter as 3 cores em mãos (vermelho, amarelo e verde). Explique sobre o real semáforo que foi construído com a intenção de ordenar o tráfego nas grandes cidades para que tanto pedestres como motoristas possam conviver em um estado de harmonia. Está claro que os seres humanos aprendem a partir de estímulos que vão compreendendo ao longo da vida, do contrário, tudo seria um grande caos.

Proponha aos estudantes uma adaptação ao uso do semáforo as situações que acontecem na escola, por exemplo, discussões, brigas, atividades interessantes, aulas dinâmicas, experiências, desrespeito, etc. Procedimento da Dinâmica: Oriente aos estudantes a levantar o cartão para cada situação mencionada pelo professor (não esqueça de numerar as situações e relacionar na lousa quantos cartões amarelos, vermelhos ou verdes surgiram), escolha um estudante por vez para justificar a escolha do cartão escolhido para aquela situação.  Diante disto, existe uma metodologia efetiva que tenta dar uma resposta para este tipo de escolha.

 

Dicas: Como funciona a técnica do semáforo das emoções:

  • Vermelho: representa a importância de parar diante daquela situação. Dito de outro modo, esta posição tem como significado principal que uma pessoa não deve agir com base em seus impulsos como forma de resolver um conflito.
  • Amarelo: é o sinal da precaução e da advertência diante de um problema que se apresenta. A partir daí, se torna necessário realizar uma avaliação precisa dos pensamentos e emoções que predominam para compreender diversas maneiras de agir.
  • Verde: Pode deixar acontecer. O verde também é um símbolo do semáforo que nos indica que já é possível continuar em circulação.
  •  

 

Situações:

  1. Os estudantes participam da aula, fazendo perguntas e compartilham suas ideias.
  2. Os estudantes devem ficar a vontade na sala, fazer o que querem.
  3. Quando o colega não consegue entender sobre a aula.
  4. Quando os estudantes não compreendem o que o professor fala.
  5. Em trabalhos em equipe todos devem participar.
  6. Em trabalhos em equipe nem todos devem participar.
  7. Uma briga entre colegas dentro da sala de aula.
  8. O professor não orienta os alunos sobre as tarefas solicitadas.
  9. Um ambiente em que os alunos demonstram respeito mútuo, aceitação das diferenças e inclusão de todos, criando uma atmosfera positiva e acolhedora.

 

 

 

  1. Atividades que permitem aos estudantes explorar sua criatividade.
  2. Uma sala de aula bem organizada, com recursos visuais interessantes e uma disposição propícia ao aprendizado.
  3. Relações positivas entre professores e estudantes, baseadas em respeito e confiança.
  4. O professor é o líder maior dentro da sala de aula.
  5. Ouvir com atenção o momento em que o professor fala.
  6. Se calar quando não compreender a explicação do professor.

 

Observação: Professor, você poderá criar outras situações e reutilizar os cartões em outras salas. Também poderá substituir por outras dinâmicas que tenham o mesmo objetivo, por exemplo, a  Dinâmica da Árvore (ver anexo no final da sequência), que poderá ser adaptada ou comentada utilizando a importância do respeito em sala de aula.

 

3ª Etapa: Conselho Especial (20 min)

Reproduzir a música de Sandy “De cada vez”, trabalhando o controle sobre si mesmo, a importância do amor ao próximo vez, a impulsividade, conduza essa reflexão em sala, por fim, peça que relacione situações que tragam felicidade, que represente o amor, o respeito, o que a pressa e a impulsividade prejudica, colabore nessas situações.

Professor, escolha uma forma de tornar a letra da música visível para os estudantes.

 

AULA 02

 

Tema: Desenvolvimento da Auto liderança

 

Etapa 04: Mão na Massa (25 min)

 

RECURSOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS

         Bambolê, corda, cone, pneu, pufe, almofada etc.;

         TNT ou outro tecido de cor escura (cortar em tira, para vendar os olhos).

METODOLOGIA

1º Passo: Divida os alunos em duplas. Junto com eles, crie obstáculos para um percurso pelo ambiente, utilizando para isso, além dos objetos da sala de aula, materiais como bambolês, cordas, cones, carteiras entre outros. O percurso elaborado deve contemplar todos os obstáculos criados.

Professor, é possível elaborar um trajeto mais fácil, com menos obstáculos, em um primeiro momento, depois um mais difícil, com mais obstáculos, tornando a brincadeira mais interessante.

2º Passo: Um aluno deverá percorrer o trajeto com olhos vendados e o colega de dupla dará as instruções para ultrapassar os obstáculos. Peça a esse colega que cuide para que o outro chegue ao final da atividade sem se machucar.

É importante salientar que o objetivo é que os alunos passem por todos os obstáculos, e não chegar mais rápido que o colega.

3º Passo: Faça uma roda de conversa para que os alunos relatem o que sentiram durante a atividade. Pergunte como é ser conduzido por alguém, se sentiram medo, se conseguiram se divertir etc.

Explique que aquele que conduz deve ter empatia por aquele que é conduzido, enquanto o aluno guiado deve confiar naquele que está dando as instruções. Em ambos os casos, a estabilidade emocional é necessária para que a dupla alcance o objetivo da atividade: chegar ao fim do percurso.

Ressalte que é importante evitar a ansiedade e o medo, que surgem quando estamos em uma situação desconhecida. Confiando em nós mesmos e contando com os elementos que dispomos para nos dar apoio no ambiente, temos condições de superar as dificuldades com equilíbrio emocional.

Etapa 05: Avaliando a Atividade (10 min)

Observe se os alunos compreenderam, durante a atividade e na roda de conversa, a importância da estabilidade emocional para encarar situações novas e/ou desafiadoras.

Etapa 06: Aula Expositiva Dialogada (15 min)

Na primeira atividade os estudantes ouvem e obedecem aos comandos dos colegas, agora será diferente, a questão é como eles trabalham o controle deles próprios, o autocontrole.

Inicie a aula explicando o conceito de autocontrole de maneira acessível aos alunos. Utilize como suporte o material disponível no link a seguir : https://www.blogdoead.com.br/tag/carreira/autocontrole  

Certamente! O autocontrole é uma habilidade importante em diversas situações do cotidiano. Aqui estão alguns exemplos de como aplicar o autocontrole em diferentes contextos:

  1. Alimentação:
    • Evitar comer alimentos pouco saudáveis, mesmo quando estão disponíveis.
    • Controlar o tamanho das porções durante as refeições.
  2. Gastos Financeiros:
    • Resistir à tentação de fazer compras impulsivas.
    • Criar um orçamento e aderir a ele, mesmo diante de promoções tentadoras.
  3. Comunicação:
    • Manter a calma em uma discussão acalorada, evitando reações impulsivas.
    • Pensar antes de falar para evitar arrependimentos por palavras ditas impulsivamente.
  4. Produtividade no Trabalho:
    • Focar em uma tarefa de cada vez, evitando distrações online.
    • Não procrastinar e cumprir prazos estabelecidos.
  5. Saúde Física:
    • Seguir uma rotina regular de exercícios, mesmo quando não estiver com vontade.
    • Evitar hábitos prejudiciais à saúde, como fumar ou consumir em excesso bebidas alcoólicas.
  6. Tempo Online:
    • Limitar o tempo gasto em redes sociais para evitar distrações.
    • Não responder imediatamente a mensagens, dando espaço para reflexão antes de agir.
  7. Estudo e Aprendizado:
    • Evitar procrastinação e manter uma rotina de estudos consistente.
    • Não deixar para revisar o material apenas no último minuto.
  8. Trânsito:
    • Manter a calma e evitar reações agressivas ao volante.
    • Respeitar limites de velocidade e sinais de trânsito, mesmo quando atrasado.
  9. Planejamento Financeiro:
    • Resistir à tentação de usar dinheiro destinado a economias para compras desnecessárias.
    • Ser disciplinado ao poupar dinheiro regularmente.
  10. Relacionamentos:
    • Controlar impulsos ciumentos ou possessivos.
    • Dar espaço ao parceiro em momentos de estresse, evitando confrontos desnecessários.

Lembrando que o autocontrole não significa reprimir totalmente os impulsos, mas sim gerenciá-los de maneira consciente e equilibrada. Esses exemplos podem servir como guias para desenvolver essa habilidade em diversas áreas da vida.

Observação: Utilize aqueles que tem a ver com a faixa etária dos estudantes e já são vividos por eles.

 

 

AULA 03

 

Tema: Autocontrole

 

Etapa 07: Mão na Massa (20 min)

Apresente diversas estratégias de autocontrole, como a respiração profunda, a pausa antes de agir e a identificação de gatilhos emocionais. Em seguida peça aos estudantes que reflitam sobre uma situação em que tiveram dificuldade de manter o autocontrole. Agora oriente-os a escrever ou desenhar as emoções vivenciadas e, em seguida, identificar qual estratégia de autocontrole poderiam ter utilizado.

Observação: Oriente os estudantes a como deve organizar a atividade no caderno.

Etapa 08: Hora da História (20 min)

Era uma vez, em uma pequena cidade, um jovem chamado Lucas que sempre fora conhecido por sua personalidade impulsiva. Ele costumava tomar decisões precipitadas sem pensar nas consequências, o que muitas vezes o colocava em situações difíceis.

Um dia, Lucas recebeu uma oferta de emprego em uma cidade maior, com uma oportunidade de carreira promissora. Animado com a perspectiva de novos desafios, ele começou a empacotar suas coisas e se preparar para a mudança. No entanto, um amigo próximo alertou-o sobre a importância de avaliar cuidadosamente a oferta antes de tomar uma decisão.

Dê uma pausa na história e pergunte aos estudantes o que fariam nesse momento. Acolha as respostas em seguida conte o desfecho.

Lucas, impulsionado por sua natureza impulsiva, inicialmente ignorou o conselho do amigo e estava prestes a aceitar a oferta imediatamente. Foi quando ele se lembrou de uma situação semelhante no passado, em que sua impulsividade o levou a escolhas que mais tarde lamentou.

Dessa vez, Lucas decidiu aplicar o autocontrole. Ele decidiu adiar a resposta à oferta de emprego por alguns dias, dando a si mesmo tempo para pesquisar mais sobre a empresa, avaliar as condições de trabalho e ponderar sobre as implicações de mudar para uma cidade diferente.

Durante esse período, Lucas buscou informações, conversou com pessoas que já trabalhavam na empresa e refletiu sobre seus próprios objetivos de vida. Ao exercer o autocontrole, ele foi capaz de analisar a situação de maneira mais objetiva e tomar uma decisão fundamentada.

No final, Lucas percebeu que a oferta de emprego não era tão vantajosa quanto parecia inicialmente. Com base em sua pesquisa e reflexão, ele optou por recusar a oferta e continuar explorando oportunidades em sua cidade natal.

Essa experiência marcou um ponto de virada na vida de Lucas. Ele aprendeu que o autocontrole não significava suprimir seus desejos, mas sim pausar, refletir e agir com sabedoria. A partir desse momento, Lucas começou a aplicar o autocontrole em diversas áreas de sua vida, colhendo os benefícios de decisões mais ponderadas e bem pensadas.

Etapa 09: Minha Experiência (10 min)

Peça aos estudantes que reflitam sobre uma situação em que tiveram dificuldade de manter o autocontrole. Eles devem escrever ou desenhar as emoções vivenciadas e, em seguida, identificar qual estratégia de autocontrole poderiam ter utilizado.

AULA 04

Tema: A Importância do Ensino de Ciências

Etapa 10: O que trago na bagagem? (20 min)

Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre Ciências (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. Após ouvi-los, é hora de partir para o “Emocionômetro”, deverá pergunta-los quais emoções o Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como tristeza, alegria, entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que justifiquem, levante as seguintes questões também: Em que o estudo da Ciência contribui para sua vida cotidiana? Como você colabora para seu tempo de estudo da Ciência seja o mais aproveitável possível? Quais suas expectativas com relação as aulas de ciências? (Oriente-os a escrever as questões e respostas no caderno, fazer o cabeçalho e acrescentar os títulos “Minha bagagem de Ciências” para a primeira indagação e “Emocionômetro” para as demais. 

 

Etapa 11: Leitura e Interpretação (30 min)

Os estudantes devem ser motivados pelo Professor, a participarem de UMA VIAGEM PELO MUNDO DA IMAGINAÇÃO, visto que cada um estava SELADO, REGISTRADO, AVALIADO E ROTULADO PARA VOAR, embalados pelo ritmo de Raul Seixas, com a música Carimbador Maluco, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tGREGUlcklM   .

Carimbador Maluco

Canção de Raul Seixas


Cinco, quatro, três, dois
Parem esperem aí
Onde é que vocês pensam que vão?

Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum

Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado, rotulado se quiser voar
Se quiser voar (é)
Pra Lua a taxa é alta
Pro Sol identidade

Mas já pro seu foguete viajar pelo universo
É preciso meu carimbo dando o sim Sim, sim, sim

O seu Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum

Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado, rotulado se quiser voar

Se quiser voar( é)
Pra Lua a taxa é alta
Pro Sol identidade
Mas já pro seu foguete viajar pelo universo
É preciso meu carimbo dando o sim, sim, sim

Seu Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum

Mas ora, vejam só, já estou gostando de vocês
Aventura como essa eu nunca experimentei
O que eu queria mesmo era ir com vocês
Mas já que eu não posso
Boa viagem, até outra vez
Agora O Plunct Plact Zum
Pode partir sem problema algum
Plunct Plact Zum
Pode partir sem problema algum

Boa viagem

Plunct Plact Zum
Pode partir sem problema algum
Ô Plunct Plact Zum
Pode partir sem problema algum
Boa viagem, meninos, boa viagem

 

 Atividade

1. A letra da música fala de uma viagem espacial, feita a bordo de um ‘balão mágico’, e retrata o universo de uma maneira divertida. Oriente a reescrita do texto no caderno, em seguida cante com os estudantes. Peça que desenhem livremente o que imaginam ao ouvir a música. Pode ser qualquer cena, objeto ou personagem que a música inspire.

2.     Após o tempo de desenho, convide os participantes a compartilharem seus desenhos em um círculo. Eles podem explicar o que criaram e como a música influenciou suas imaginações.

3. Agora escreva como você acredita que seja o universo para além dos limites do planeta terra: depois, faça um registro dessa sua representação do universo (pode ser desenho, quadrinho, pintura...).

4. Seria possível na vida real, viajar para o universo em um balão? Justifique.

5. Quais trechos da música você acha um absurdo acontecer? Por que?

AULA 05

Tema: Conhecimentos científicos

Etapa 12: Correção da Atividade (20 min)

Utilize essa etapa para corrigir a atividade e sondar os conhecimentos dos estudantes a cerca do tema Universo, durante a correção também é possível perceber o interesse dos estudantes pelo componente.

Etapa 13: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Começar a construir uma percepção sobre a Ciência como uma experiência presente e importante na trajetória de vida de todos,  atrair os estudantes ao estudo da Ciências, desejar aos PEQUENOS/GRANDES cientistas, um período repleto de descobertas e aprendizagem, AFINAL, CIÊNCIAS É VIDA E ESTÁ PRESENTE DIARIAMENTE EM NOSSA EXISTÊNCIA (nesse momento, poderá questioná-los em que situações do dia a dia percebem a importância da Ciência)!!

Etapa 14: Para início de Conversa (20 min)

Proponha uma conversa inicial com as questões a seguir também como sondagem de conhecimentos prévios: O que faz um cientista? (Cada um dos participantes poderá refletir e expressar suas representações sobre esta questão e, neste processo, será fundamental seu papel de mediador para que todos possam dialogar, sistematizar e registrar, em conjunto, as percepções e/ou concepções apresentadas). Para promover essa construção, reúna a turma em semicírculo e desenvolva um diálogo a partir das seguintes perguntas: O que é ciência? O que faz um cientista? Como é a rotina de trabalho de um cientista? Como é a vida de um cientista fora do ambiente de trabalho? Qual a importância da ciência para nosso cotidiano? Dê exemplos. O que motiva um cientista a desenvolver seu trabalho? Esclareça que é importante que cada estudante possa dar sua opinião sobre o tema, sem preocupação com respostas certas ou erradas, neste momento inicial. 

AULA 06

Tema: Ciência na Prática

Etapa 15: Respondendo com Ciência (30 min)

Divida a classe em grupos, entregue a cópia da música “Meus oito anos”, pedir aos alunos para copiarem os questionamentos e tentarem responder, é importante que ao menos um caso seja respondido no grupo. Dê um tempo para isso, em seguida socialize e trabalhe as respostas com os estudantes.

Oito Anos - Adriana Calcanhoto

Dunga / Paula Toller

Por que você é Flamengo

E meu pai Botafogo

O que significa

"Impávido colosso"?

 

Por que os ossos doem

enquanto a gente dorme

Por que os dentes caem

Por onde os filhos saem

 

Por que os dedos murcham

quando estou no banho

Por que as ruas enchem

quando está chovendo

Quanto é mil trilhões

vezes infinito

Quem é Jesus Cristo

Onde estão meus primos

 

 

Well, well, well

Gabriel... Por que o fogo queima

Por que a lua é branca

Por que a terra roda

Por que deitar agora

 

Por que as cobras matam

Por que o vidro embaça

Por que você se pinta

Por que o tempo passa

 

Por que que a gente espirra

Por que as unhas crescem

Por que o sangue corre

Por que que a gente morre

Do que é feita a nuvem

Do que é feita a neve

Como é que se escreve 

Reveillon

 


Etapa 16: Hora do desafio (20 min)

Ainda em grupo entregue o material abaixo aos grupos e proponha o seguinte desafio: encher a sacola de água, fazer uma bola de água, em seguida atravessar um lápis nessa bolha de água, sem estourar e sem vasar (essa é a proposta inicial). A segunda proposta é atravessar um palito de churrasco e observar o que acontece. Leve os estudantes para a área externa da escola.

Material: Sacolas plásticas sem furo, lápis de escrever, palito de churrasco e água.  

 

AULA 07

 

Tema: Fazendo Ciência

 

Etapa 17: Mão na Massa (continuação/ 30 min)

Escreva na lousa as questões sobre a atividade da etapa anterior, peça aos estudantes para anotarem no caderno e responderem.

 

Experimento: O lápis que atravessa a bola de água

.

Material: Sacolas plásticas sem furo, lápis de escrever, palito de churrasco e água

Procedimento: encher a sacola de água, fazer uma bola de água, em seguida atravessar um lápis nessa bolha de água, sem estourar e sem vasar (essa é a proposta inicial). A segunda proposta é atravessar um palito de churrasco e observar o que acontece

 

Resultados e discussão:

 

1.      O que aconteceu nos dois casos? Descreva:

2.      Por que o palito de churrasco não conseguiu atravessar a bola de água sem deixar vasar?

3.      Explique o motivo de mesmo o lápis sendo mais grosso atravessou a bola de água sem derramar sequer uma gota.

Observação: As duas últimas questões, deixem que tentem hipóteses, depois formule junto com eles a resposta correta. Utilize a explicação disponível no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=b9Nq6o_1FU4

 

Etapa 18: Levantamento de Curiosidades (10 min)

 

Para fechar essa aula, indague aos estudantes se possuem alguma curiosidade, peça que relacionem no caderno e exponha oralmente, para futuramente tentar elucidar essas questões.

 

Etapa 19: Tarefa para Casa (10 min)

Em grupos irão pesquisar um experimento para realizar em classe, apenas pesquisar, poderão trazer várias ideias para decidirem e organizar durante a aula.

 

AULA 08

 

Tema: Projetando

 

Etapa 20: Sistematizando o conhecimento (30 min)

Com base nas etapas anteriores, sistematize as principais visões sobre ciência e sobre o trabalho científico que favorecem a nossa vida, as contribuições da Ciência, a importância da pesquisa, o que motiva um cientista. Leve situações do dia a dia que a ciência explica. Por meio de questionamentos e exemplos, esclareça que o conhecimento científico é algo dinâmico e passível de erros, que exige problematização, levantamento e teste de hipóteses e colaboração entre pares para construção de explicações. Finalize a discussão ressaltando que todos podemos “fazer ciência” em nosso dia a dia. Para isso, precisamos ser motivados por um problema e estimulados a articular evidências empíricas e teóricas no processo de construção de explicações.

Etapa 21: Mão na Massa (20 min)

Oriente os estudantes a organizar a apresentação de seu experimento, em grupos, eles irão decidir qual experimento fazer, qual material irão precisar, qual a função de cada um, quem ficará responsável por levar o material. Todas as decisões deverão constar numa folha para entregar ao professor, após a reunião durante essa etapa, cobrar a escrita dos experimentos, com métodos e materiais, porém, exigir que cada estudante do grupo escreva sua parte. Eles terão um dia para apresentar.

 

AULA 09

 

Tema: Fazendo Ciência

 

Etapa 22: Hora dos Experimentos (30 min)

Mostra dos experimentos realizada pelos estudantes. Nesse momento os grupos apresentarão seus projetos, mostrando sua autonomia e protagonismo, deverão apresentar o material, procedimento e conclusão, apresentação dos integrantes das equipes e o nome do experimento. Estruturar toda a proposta de execução dessa atividade, com etapas de como os estudantes farão, apresentação e o tempo de cada etapa.

Etapa 23: Avaliação (20 min)

Professor, encerre a aula promovendo uma autoavaliação, articulando aspectos cognitivos e não cognitivos. Apresente à turma perguntas como: A atividade ampliou o seu conhecimento sobre a Ciência? Como isso ocorreu? A atividade ampliou sua visão de mundo? De que forma? Verifique com o(a)s estudantes, também, sobre alterações em virtude do que foi aprendido. Essas perguntas contribuem para identificar se os estudantes conseguem visualizar e traçar o caminho percorrido pela presente atividade e, dessa forma, articular o processo científico e as competências socioemocionais e cognitivas inerentes a esse processo.

 

Observação: Preencher as fichas diagnósticas ao longo da execução da sequência.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; (X ) Jogos; ( X ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário