11ª SD 8º Ano Ciências 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS


Tema Inter curricular: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco

Subtema: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju.

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju. (entrou como Subtema, depois será trabalhado); Atenção com a higiene genital. Métodos contraceptivos e gravidez precoce. 

 

Ano: 8º                                            Período: 04 a 15/10                                           Nº de Aulas:06

HABILIDADES

 (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. (EF08CI08IT) Identificar os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos.  Identificar as principais características das ISTs mais comuns no Brasil e no mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apoiar o uso de preservativos e desenvolver o respeito às pessoas portadoras de ISTs. Debater com os alunos adolescentes sobre a sexualidade e valorização do sexo. Evidenciar o problema gerado por uma gravidez precoce, as doenças sexualmente transmissíveis, oportunizando condição para um melhor entendimento sobre o assunto e tratar o problema em roda de bate papo, com intuito de resgatar a autoestima, romper com o modismo midiático.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 1

Tema: DSTs e Gravidez Precoce

Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios

Levantar conhecimentos prévios a partir da leitura da reportagem: Jovens sabem prevenir DSTs e gravidez, mas só 31% se protegem

Disponível no link abaixo.

https://noticias.r7.com/saude/jovens-sabem-prevenir-dsts-e-gravidez-mas-so-31-se-protegem- 27092017

Converse com os estudantes sobre a situação abordada na notícia. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos. Como sugestão, você poderá usar questões como:

 

        A cada ano, aumentam os números de diagnósticos de ISTs (Infecção Sexualmente Transmissíveis). Você saberia dizer qual a causa?

        Todas as ISTs têm cura?

        Será que mesmo não fazendo sexo corremos o risco de contrair algumas ISTs?

        Qual o maior problema do jovem procurar informações sobre sexo na internet?

Etapa 2:  Aprofundando no tema

Como sugestão para você aprofundar seus conhecimentos sobre ISTs. Assista o vídeo, leia a reportagem e faça anotações, pois irá precisar das mesmas para responder a atividade abaixo.

https://books.google.com.br/books?id=OJL9AwAAQBAJ&pg=PT5&dq=dst&hl=pt- BR&sa=X&ved=0ahUKEwi3tY_6_6PbAhVBfpAKHVRkCDsQ6AEINDAE#v=onepage&q=ds t&f=false

https://youtu.be/Qyt-3WQaH3Y (Reportagem Você e o doutor)

 

1-    Vocês acabaram de conhecer as principais doenças sexualmente transmissíveis. Além de todas serem transmitidas através do ato sexual, vocês encontraram alguma outra semelhança entre elas? Quais? E quais as principais diferenças?

2-    Diante do que leram, qual é a principal forma de prevenção que deve ser utilizada?

3-    A transmissão de IST no Brasil continua em constante crescimento e isso é um péssimo índice para o nosso país. No entanto, como devemos lidar com as pessoas infectadas por alguma dessas doenças?

4-          Você acredita que essas pessoas possam sofrer algum tipo de preconceito e/ou exclusão?

5-O que deve ser feito para evitar que pessoas portadoras de alguma IST sofram com sua condição?

AULA 02

Tema: Métodos Contraceptivos

Etapa 03: Correção da atividade da etapa 2

Etapa 04: Debate

Jovens sabem prevenir DSTs e gravidez, mas só 31% se protegem

Estimule uma revisão dos conhecimentos construídos . Através de um debate, evidencie aos estudantes a importância da prevenção e que portadores de alguma IST não devem sofrer nenhum tipo de preconceito.

Indicação de Vídeo: https://youtu.be/lpErfw79npc

 

ATENÇÃO PROFESSOR: é importante você alertar seus alunos para a atualização e a troca de nomenclatura de DST para IST (Infecção Sexualmente Transmissível). A nova denominação é uma das atualizações da estrutura regimental do Ministério da Saúde por meio do pelo Decreto nº 8.901/2016 publicada no Diário Oficial da União em 11.11.2016, Seção I, páginas 03 a 17.

( http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/departamento-passa-utilizar-nomenclatura-ist-no-lugar-de- dst )

Etapa 05: Verificação da Aprendizagem

Leitura das páginas 98 a 101 para realizar a atividade da página 105 (item 3).

Etapa 06: Aula Dialogada

Trabalhar Métodos Contraceptivos disponível nas páginas 101 a 104 do livro Inspire Ciências, 8º ano, através de discussão junto com o professor em aula síncrona a partir de aula em tempo real.

 

Etapa 07: Leitura e Interpretação

Fazer a leitura do texto” A evolução do preservativo masculino” página 106 do livro didático. Responder as questões de 1 a 4 e os itens 1, 2, 3 e 4 da página 105.

 

 

AULA 03

Tema: ISTs

Etapa 08: Correção de Atividade

Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas.

Etapa 09: Resumo

Pesquisa dirigida sobre ISTs, preenchendo tabela resumo disponibilizada no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br. , para tanto utilize como fonte o livro didático páginas 98 a 101, e/ou vídeos disponíveis nos links abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=S2ir6KGfML8 https://www.youtube.com/watch?v=DDW0tVl0yGI https://www.youtube.com/watch?v=xxK87oC12ao https://www.youtube.com/watch?v=H6AcZxKISqw

 

 

AULA 04

 

Tema: Discutir para Prevenir

Etapa 10: Estudo de Caso

Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida responder as questões no caderno, anotar as respostas de interpretação, refletir e se possível, socializar com os demais. 

HISTÓRIA DE MARINA

Marina tem 14 anos é filha mais nova, em uma família de dois irmãos. Sua mãe é costureira em uma grande fábrica de boné da cidade onde trabalha o dia todo; à noite, sempre encontra um tempinho para dialogar com os filhos. O pai também trabalha o dia todo. Quando terminou o 9 ano, Marina foi com a família de sua prima passar férias no Rio de Janeiro. Era a primeira vez que viajava sozinha, sem a família, portanto a mãe fez muitas recomendações, mesmo confiando na filha e na educação sexual que deu em casa. A cidade é maravilhosa com muito sol, praia, calor, gente bonita e Marina sentia estar vivendo a melhor fase de sua vida. Teve mais certeza ainda quando conheceu César, um gaúcho de Pelotas, com 19 anos, lindo de viver. O namoro logo começou, passado alguns dias César convidou Marina para ir até sua casa onde estava hospedado na praia do Leblon, onde poderia ficar juntos, sozinhos e sem perturbação. Marina ponderou, mas resolveu aceitar. Estava apaixonada, sentia preparada para iniciar a vida sexual. Quando chegou a casa de César, teve certeza que ia rolar a relação amorosa. O ambiente era agradável, César estava romântico, logo começou os beijos e abraços. Um dado momento Marina disse que era virgem, que não tomava anticoncepcional e que não queria engravidar. César acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações que sua mãe sempre passava sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da gravidez... César lhe respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que chupar bala com papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco camisinha de jeito nenhum! Marina hesitou, porém topou transar sem prevenção alguma. As férias terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas lembrando-se daquela tarde de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para César. Por sua vez, César, também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina percebeu que algo estava errado, tinha enjoos sua menstruação estava atrasada. Ficou desesperada. “Meu Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A mãe de Marina percebeu que ela estava aflita. Nem parecia aquela garota que voltaram feliz e apaixonada das férias. À noite quando retornou do trabalho, foi até o quarto da filha e perguntou a mesma o que estava acontecendo. Quando Marina contou, sua mãe ficou desesperada lhe disse: eu te orientei porque não tomou cuidado? No outro dia foram ao médico que confirmou a gravidez

Questões propostas sobre o texto:

  1. Quem teria que pensar na contracepção? César ou Marina?
  2. . Imaginem como seria o diálogo entre os dois sobre contracepção?
  3. . Como eles poderiam se prevenir?
  4. . Na primeira relação amorosa a menina pode engravidar?
  5. . O que você acha sobre a atitude de César quando Marina pediu para ele usar camisinha?
  6. . A atitude da mãe da Marina foi correta?
  7. . O que vocês acham que Marina sentiu quando soube da gravidez?
  8. . Que outras opções Marina teriam?
  9. . Na opinião do grupo qual será a atitude de César quando souber da gravidez de Marina?
  10. . E o pai de Marina como vai receber a notícia?

Etapa 11: Correção

Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas.

 

AULA 05

 

Tema: ISTs mais comuns em Itamaraju

Esse momento é importante para apresentar os dados sobre as ISTs mais comuns em Itamaraju.

Hepatite B: Diagnosticados são 94 pacientes

Em acompanhamento (exames, consultas) são 26 pacientes

Hepatite C: Diagnosticados são 24 pacientes

Em acompanhamento (exames, consultas) são 13 pacientes.

HIV: São 210 pacientes ativos.

É fundamental deixar claro que não é apenas esse número de infectados, o CTA possui esse número em atendimento, ou seja, esses casos são os monitorados, existem mais casos.

Solicitar aos alunos que construam uma tabela com esses dados.

Etapa 13: Mais respeito por favor!

Leitura e Produção Artística: Em aula síncrona ou assíncrona fazer a leitura, interpretação e a atividade do poema disponível nas páginas 108 e 109 do livro Inspire Ciências, porém, as questões deverão ser adaptadas para resolução individual. Na próxima aula apresentarão ao professor ou enviarão os trabalhos artísticos através de fotos ou vídeos.

 

AULA 06

 

Tema: Gravidez Precoce

 

Etapa 14: Correção das questões da aula anterior.

Etapa 15: Leitura e Interpretação

Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida responder as questões no caderno, anotar as respostas de interpretação, refletir e se possível, socializar com os demais. 

HISTÓRIA DE MARA

Mara reprovou dois anos seguidos. Quando chegava ao portão da escola pensava: “Nossa o que venho fazer aqui?” De manhã era normal discutir com o namorado por que queria deixar de ir às aulas. E deixou mesmo. Algum tempo depois ficou grávida. Tinha 17 anos e o 9 ano incompleto. Não tinha estudos, nem trabalho, reconhece hoje, arrependida por ter abandonado a escola precocemente. A gravidez foi resultado de um descuido, pois a cartelinha da pílula acabou, a compra da outra sempre foi adiada todos os dias. Mara sempre era avisada pelo namorado que isto era errado, podia resultar em uma gravidez. Dois anos depois do nascimento do filho, Mara irá fazer um estágio remunerado como camareira de um hotel. O seu ganho ajuda a sustentar a casa, pois seu namorado está desempregado. Até agora o único trabalho que conseguiu era de diarista. Mara parece ser o perfil que os especialistas consideram que ocorre com boa parte das mães adolescentes atualmente quando engravidam, abandonam a escola, não consegue emprego seguro por não ter qualificação.

Questões propostas sobre o texto:

1.         Será que Mara, pensou na contracepção de forma correta?

2.         Quais métodos contraceptivos poderiam ser utilizados por ela?

3.         A menina pode engravidar sem usar nenhum método contraceptivo?

4.         Qual sua opinião sobre Mara abandonar os estudos?

5.         Você acha que Mara teve que interromper seu projeto de vida por causa da gravidez?

6.         Quando, se tem filho pode recusar trabalho. Mesmo que seja pouco remunerado? Por quê?

Caderneta de saúde do adolescente:( sugestão para consulta)

 https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_masculino.pdf

 

Etapa 16: Mão na Massa

Assista ao vídeo:

https://youtu.be/dfbcY9tmgTA

Agora crie um podcast com informações selecionadas no vídeo.

PODCAST é um arquivo digital de áudio, que tem como propósito compartilhar informações. Ele costuma ser transmitido através da internet.

 

ETAPAS DE PRODUÇÃO DE UM PODCAST.

O processo de produção do podcast é outra etapa que exige planejamento, com roteiro e recursos para a gravação dos episódios.

Em um primeiro momento, a roteirização pode parecer supérflua, mas acredite: ela é extremamente necessária.

Sem um roteiro, tanto locutor quanto convidados tendem a se perder durante a gravação, ou não cobrir os pontos-chave sobre determinado assunto.

O resultado será a frustração da audiência que, provavelmente, vai deixar de acompanhar seus programas.

Portanto, separe um tempo e, se for preciso, uma pequena equipe para escrever um roteiro de qualidade.

Ele pode ser mais informativo, ilustrativo, opinativo, narrativo, dar orientações ou dicas.

O importante é que siga uma estrutura bem delineada, com início, meio e fim.

Em geral, os podcasts são breves, não ultrapassando alguns poucos minutos de duração.

Então, procure sintetizar ou diluir grandes questões em vários episódios.

Também se lembre de incluir recursos sonoros e CTAs (call to action, ou chamada a ação) para personalizar seus podcasts.

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

Elaboração: Adriana, Keila, Magalli, Raquel e Tânia Mara.

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane.

 

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;   (X) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios Livro páginas: (105,106,108 e 109);( ) Seminários; (X  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate; ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário