SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Leitura, escrita
em movimento: Itamaraju em foco |
|
Subtema: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e
Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju. |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento: Doenças Sexualmente Transmissíveis
(DSTs) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em
Itamaraju. (entrou como Subtema, depois será trabalhado); Atenção com a
higiene genital. Métodos contraceptivos e gravidez precoce. |
|
Ano:
8º Período: 04 a 15/10 Nº
de Aulas:06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI09)
Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e
justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na
utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez
precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10) Identificar os principais
sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente
Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de
prevenção. (EF08CI08IT) Identificar os métodos contraceptivos, de
prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de
responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos. Identificar as
principais características das ISTs mais comuns no Brasil e no mundo. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
Apoiar
o uso de preservativos e desenvolver o respeito às pessoas portadoras de
ISTs. Debater com os alunos adolescentes sobre a sexualidade e valorização do
sexo. Evidenciar o problema gerado por uma gravidez precoce, as doenças sexualmente
transmissíveis, oportunizando condição para um melhor entendimento sobre o
assunto e tratar o problema em roda de bate papo, com intuito de resgatar a
autoestima, romper com o modismo midiático. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 1 Tema: DSTs e
Gravidez Precoce Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios Levantar conhecimentos
prévios a partir da leitura da reportagem: Jovens sabem prevenir DSTs e gravidez, mas só 31% se protegem Disponível no link
abaixo. https://noticias.r7.com/saude/jovens-sabem-prevenir-dsts-e-gravidez-mas-so-31-se-protegem- 27092017 Converse com os
estudantes sobre a situação abordada na notícia. Aproveite para resgatar
falas e experiências dos alunos. Como sugestão, você poderá usar questões
como: ●
A
cada ano, aumentam os números de diagnósticos de ISTs (Infecção Sexualmente
Transmissíveis). Você saberia dizer qual a causa? ●
Todas as ISTs têm cura? ●
Será
que mesmo não fazendo sexo corremos o risco de contrair algumas ISTs? ●
Qual
o maior problema do jovem procurar informações sobre sexo na internet? Etapa 2: Aprofundando no tema Como sugestão para você aprofundar seus
conhecimentos sobre ISTs. Assista
o vídeo, leia a reportagem e faça anotações, pois irá precisar das mesmas para
responder a atividade abaixo. https://books.google.com.br/books?id=OJL9AwAAQBAJ&pg=PT5&dq=dst&hl=pt- BR&sa=X&ved=0ahUKEwi3tY_6_6PbAhVBfpAKHVRkCDsQ6AEINDAE#v=onepage&q=ds
t&f=false https://youtu.be/Qyt-3WQaH3Y
(Reportagem Você e o
doutor) 1- Vocês acabaram de conhecer as principais
doenças sexualmente transmissíveis. Além de todas serem transmitidas através
do ato sexual, vocês encontraram alguma outra semelhança entre elas? Quais? E
quais as principais diferenças?
2- Diante do que leram, qual é a principal
forma de prevenção que deve ser utilizada? 3- A transmissão de IST no Brasil continua em
constante crescimento e isso é um péssimo índice para o nosso país. No entanto,
como devemos lidar com as pessoas infectadas por alguma dessas doenças? 4-
Você
acredita que essas pessoas possam sofrer algum tipo de preconceito e/ou
exclusão? 5-O que deve ser feito para evitar que
pessoas portadoras de alguma IST sofram com sua condição? AULA
02 Tema: Métodos Contraceptivos Etapa 03: Correção da
atividade da etapa 2 Etapa 04: Debate Jovens sabem prevenir DSTs e gravidez, mas só 31% se protegem Estimule uma revisão
dos conhecimentos construídos . Através de um debate, evidencie aos
estudantes a importância da prevenção e que portadores de alguma IST não
devem sofrer nenhum tipo de preconceito. Indicação de Vídeo: https://youtu.be/lpErfw79npc ATENÇÃO PROFESSOR: é importante você alertar seus alunos para a
atualização e a troca de nomenclatura de DST para IST (Infecção Sexualmente
Transmissível). A nova denominação é uma das atualizações da estrutura
regimental do Ministério da Saúde por meio do pelo Decreto nº 8.901/2016
publicada no Diário Oficial da União em 11.11.2016, Seção I, páginas 03 a 17. ( http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/departamento-passa-utilizar-nomenclatura-ist-no-lugar-de-
dst ) Etapa 05:
Verificação da Aprendizagem Leitura das páginas
98 a 101 para realizar a atividade da página 105 (item 3). Etapa 06:
Aula Dialogada Trabalhar Métodos
Contraceptivos disponível nas páginas 101 a 104 do livro Inspire Ciências, 8º
ano, através de discussão junto com o professor em aula síncrona a partir de
aula em tempo real. Etapa 07: Leitura e Interpretação Fazer a leitura do texto” A evolução do preservativo masculino”
página 106 do livro didático. Responder as questões de 1 a 4 e os itens 1, 2,
3 e 4 da página 105. AULA 03 Tema: ISTs Etapa 08: Correção de Atividade Retomar as questões da aula anterior no momento de
correção e socialização das respostas. Etapa 09: Resumo Pesquisa dirigida sobre ISTs, preenchendo tabela resumo
disponibilizada no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
, para tanto utilize como fonte o livro didático páginas 98 a 101, e/ou
vídeos disponíveis nos links abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=S2ir6KGfML8 https://www.youtube.com/watch?v=DDW0tVl0yGI
https://www.youtube.com/watch?v=xxK87oC12ao
https://www.youtube.com/watch?v=H6AcZxKISqw AULA 04 Tema: Discutir para Prevenir Etapa 10: Estudo de Caso Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida responder as
questões no caderno, anotar as respostas de interpretação, refletir e se
possível, socializar com os demais. HISTÓRIA DE MARINA Marina tem 14 anos é filha mais nova, em uma família de
dois irmãos. Sua mãe é costureira em uma grande fábrica de boné da cidade
onde trabalha o dia todo; à noite, sempre encontra um tempinho para dialogar
com os filhos. O pai também trabalha o dia todo. Quando terminou o 9 ano,
Marina foi com a família de sua prima passar férias no Rio de Janeiro. Era a
primeira vez que viajava sozinha, sem a família, portanto a mãe fez muitas
recomendações, mesmo confiando na filha e na educação sexual que deu em casa.
A cidade é maravilhosa com muito sol, praia, calor, gente bonita e Marina
sentia estar vivendo a melhor fase de sua vida. Teve mais certeza ainda
quando conheceu César, um gaúcho de Pelotas, com 19 anos, lindo de viver. O
namoro logo começou, passado alguns dias César convidou Marina para ir até
sua casa onde estava hospedado na praia do Leblon, onde poderia ficar juntos,
sozinhos e sem perturbação. Marina ponderou, mas resolveu aceitar. Estava
apaixonada, sentia preparada para iniciar a vida sexual. Quando chegou a casa
de César, teve certeza que ia rolar a relação amorosa. O ambiente era
agradável, César estava romântico, logo começou os beijos e abraços. Um dado
momento Marina disse que era virgem, que não tomava anticoncepcional e que
não queria engravidar. César acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações
que sua mãe sempre passava sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da
gravidez... César lhe respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que
chupar bala com papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco
camisinha de jeito nenhum! Marina hesitou, porém topou transar sem prevenção
alguma. As férias terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas
lembrando-se daquela tarde de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para
César. Por sua vez, César, também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina
percebeu que algo estava errado, tinha enjoos sua menstruação estava
atrasada. Ficou desesperada. “Meu Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A
mãe de Marina percebeu que ela estava aflita. Nem parecia aquela garota que
voltaram feliz e apaixonada das férias. À noite quando retornou do trabalho,
foi até o quarto da filha e perguntou a mesma o que estava acontecendo.
Quando Marina contou, sua mãe ficou desesperada lhe disse: eu te orientei
porque não tomou cuidado? No outro dia foram ao médico que confirmou a
gravidez Questões propostas sobre o texto:
Etapa 11: Correção Retomar as questões da aula anterior no momento de
correção e socialização das respostas. AULA 05 Tema: ISTs mais comuns em Itamaraju Esse momento é importante para apresentar os dados sobre
as ISTs mais comuns em Itamaraju. Hepatite B: Diagnosticados são 94
pacientes Em acompanhamento (exames, consultas) são 26 pacientes Hepatite C: Diagnosticados são 24 pacientes Em acompanhamento (exames, consultas) são 13 pacientes. HIV: São 210 pacientes ativos. É fundamental deixar claro que não é apenas esse número de
infectados, o CTA possui esse número em atendimento, ou seja, esses casos são
os monitorados, existem mais casos. Solicitar aos alunos que construam uma tabela com esses
dados. Etapa
13: Mais respeito por favor! Leitura e Produção Artística: Em aula síncrona
ou assíncrona fazer a leitura, interpretação e a atividade do poema
disponível nas páginas 108 e 109 do livro Inspire Ciências, porém, as
questões deverão ser adaptadas para resolução individual. Na próxima aula
apresentarão ao professor ou enviarão os trabalhos artísticos através de
fotos ou vídeos. AULA 06 Tema:
Gravidez Precoce Etapa 14: Correção das questões da
aula anterior. Etapa 15: Leitura e Interpretação Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida responder as
questões no caderno, anotar as respostas de interpretação, refletir e se
possível, socializar com os demais. HISTÓRIA DE MARA Mara reprovou dois anos seguidos.
Quando chegava ao portão da escola pensava: “Nossa o que venho fazer aqui?”
De manhã era normal discutir com o namorado por que queria deixar de ir às
aulas. E deixou mesmo. Algum tempo depois ficou grávida. Tinha 17 anos e o 9
ano incompleto. Não tinha estudos, nem trabalho, reconhece hoje, arrependida
por ter abandonado a escola precocemente. A gravidez foi resultado de um
descuido, pois a cartelinha da pílula acabou, a compra da outra sempre foi
adiada todos os dias. Mara sempre era avisada pelo namorado que isto era
errado, podia resultar em uma gravidez. Dois anos depois do nascimento do
filho, Mara irá fazer um estágio remunerado como camareira de um hotel. O seu
ganho ajuda a sustentar a casa, pois seu namorado está desempregado. Até
agora o único trabalho que conseguiu era de diarista. Mara parece ser o
perfil que os especialistas consideram que ocorre com boa parte das mães
adolescentes atualmente quando engravidam, abandonam a escola, não consegue
emprego seguro por não ter qualificação. Questões propostas sobre o texto: 1. Será
que Mara, pensou na contracepção de forma correta? 2. Quais
métodos contraceptivos poderiam ser utilizados por ela? 3.
A menina pode engravidar sem usar nenhum método contraceptivo? 4.
Qual sua opinião sobre Mara abandonar os estudos? 5. Você
acha que Mara teve que interromper seu projeto de vida por causa da gravidez?
6.
Quando, se tem filho pode recusar trabalho. Mesmo que seja pouco remunerado?
Por quê? Caderneta de saúde do adolescente:(
sugestão para consulta) https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_masculino.pdf Etapa
16: Mão na Massa Assista ao vídeo: https://youtu.be/dfbcY9tmgTA Agora crie um podcast com
informações selecionadas no vídeo. PODCAST é um arquivo digital de
áudio, que tem como propósito compartilhar informações. Ele costuma ser
transmitido através da internet. ETAPAS DE PRODUÇÃO DE UM PODCAST. O processo de produção do podcast
é outra etapa que exige planejamento, com roteiro e recursos para a gravação
dos episódios. Em um primeiro momento, a
roteirização pode parecer supérflua, mas acredite: ela é extremamente
necessária. Sem um roteiro, tanto locutor
quanto convidados tendem a se perder durante a gravação, ou não cobrir os pontos-chave
sobre determinado assunto. O resultado será a frustração da
audiência que, provavelmente, vai deixar de acompanhar seus programas. Portanto, separe um tempo e, se
for preciso, uma pequena equipe para escrever um roteiro de qualidade. Ele pode ser mais informativo,
ilustrativo, opinativo, narrativo, dar orientações ou dicas. O importante é que siga uma
estrutura bem delineada, com início, meio e fim. Em geral, os podcasts são breves,
não ultrapassando alguns poucos minutos de duração. Então, procure sintetizar ou
diluir grandes questões em vários episódios. Também se lembre de incluir
recursos sonoros e CTAs (call to action, ou chamada a ação) para personalizar
seus podcasts. Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
Elaboração: Adriana, Keila, Magalli, Raquel e Tânia Mara. Direcionamento, colaboração e
revisão: Nilsilane. |
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; (X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios Livro páginas: (105,106,108 e 109);( ) Seminários; (X ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz;
( ) Debate; ( X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário