9ª Sequência Cie 7º Ano 2021

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo

Subtema: Os impactos provocados por catástrofes naturais e o consumo desenfreado.

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Fenômenos naturais; Estrutura física da Terra: Placas tectônicas e deriva continental; Vulcões, terremotos e tsunamis.

Ano: 7º                                          Período:    30/08 a 10/09                          Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

 Relacionar o consumo excessivo e inconsciente com alguns problemas ambientais. Conhecer a estrutura física do planeta terra e de suas camadas geológicas, entender a existências de vulcões e placas tectônicas, reconhecer que a terra é dinâmica e que fenômenos naturais como o vulcanismo e os abalos sísmicos são provas disso.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 1

TEMA: Constituição da terra

 

ETAPA 1: Levantamento de conhecimentos prévios

Comece com uma conversa informal com os alunos para sondar os conhecimentos referentes aos vulcões e terremotos, a partir da leitura de imagem das páginas 134 e 135 do livro Inspire Ciências do 7º ano. E solicite que respondam as questões 1,2,3,4 e 5 da página 135.

 

Em seguida continue indagando a respeito com algumas questões disparadoras como:

 

1.Os terremotos e vulcões tem a ver com a poluição do ar? 2.O que causa terremotos, tsunamis e Vulcões?

3.Quais as principais consequências dos terremotos? 4.O que tem a ver os vulcões com os tsunamis?

 

Após esse momento de socialização de conhecimentos prévios sinta-se a vontade para explicar um pouco sobre esses fenômenos.

Você pode explicar que a ocorrência de terremotos está associada à atividade vulcânica e também à movimentação das placas tectônicas. Sendo assim, terremotos são resultado da liberação de forças acumuladas. O acúmulo da pressão provocado pela movimentação das placas provoca a descarga de energia e, consequentemente, a erupção vulcânica.

 

Obs: simplesmente acolha as respostas dos alunos e reserve-as para que ao longo da sequência didática eles percebam os erros e adquira informações verdadeiras.

 

Etapa 2: Aprofundando no Tema

Comece a aula com uma conversa informal e aproveite para sondar os conhecimentos dos alunos a respeito do tema mais uma vez. Faça questionamentos como: qual é o formato da terra, se ela é oca ou maciça, do que a terra é feita? Introduza o conhecimento das camadas, da composição e da extensão do manto, crosta e núcleo. Utilize as imagens e informações contidas nas páginas 136 e 137 do livro Inspire Ciências e o vídeo: As camadas da terra contido no link: https://www.youtube.com/results?search_query=camadas+da+terra+

Nesse momento, se o professor preferir, para tornar a aula ainda mais ilustrativa e lúdica, poderá utilizar um abacate para relacionar suas partes as camadas da Terra, inclusive, sugerir aos alunos para que façam o mesmo, caso tenham a fruta em casa.

 

Etapa 3: Mão na Massa I

Solicite para os alunos que façam um desenho das camadas da terra, tire foto e envie ao professor (podendo também, utilizar o abacate ou ovo).

 

AULA 02

 

TEMA: A Terra é dinâmica

 

Etapa 4: Compreendendo Conceitos

Certifique que os alunos compreenda as definições: Convecção, Irradiação e Condução (disponível na página 138 do livro Inspire Ciências). Aproveite ao máximo esse momento para sanar quaisquer dúvidas que venham a surgir, complemente as informações com o texto abaixo:

Medições feitas no subsolo indicam que a temperatura aumenta com a profundidade, esse calor do interior do planeta é transportado, principalmente por Condução e Convecção.  É pela convecção que o material do interior da terra está em constate movimento

 O calor transportado pelos processos combinados de condução e convecção é denominado calor sensível.

Todos os corpos emitem radiações térmicas que são proporcionais à sua temperatura. Quanto maior a temperatura, maior a quantidade de calor que o objeto irradia.

 

O calor também pode ser transferido de um meio para o outro por meio da condução. Para entender melhor esse processo de transferência de calor, imagine a seguinte situação: segurando uma barra de ferro em uma das suas extremidades e colocando a outra ponta sobre uma chama, ela começará a aquecer. Primeiramente, a parte que está sobre o fogo terá sua temperatura elevada, pois a chama está transferindo energia para a barra. As moléculas que a constituem começarão a ficar agitadas e chocar-se-ão com as outras que não estão em contato com o fogo. Essa agitação será transmitida de molécula para molécula até que todo o objeto fique aquecido.

A convecção somente ocorre em líquidos e gases. Consiste na transferência de calor dentro de um fluído através de movimentos do próprio fluído. O calor ganho na camada mais baixa da atmosfera através de radiação ou condução é mais frequentemente transferido por convecção. A convecção ocorre como consequência de diferenças na densidade do ar. Quando o calor é conduzido da superfície relativamente quente para o ar sobrejacente, este ar torna-se mais quente que o ar vizinho. Ar quente é menos denso que o ar frio de modo que o ar frio e denso desce e força o ar mais quente e menos denso a subir. O ar mais frio é então aquecido pela superfície e o processo é repetido.

 

AULA 03

 

TEMA: A Teoria da Deriva Continental

 

Etapa 05: Mergulho no Tema

 

Disponibilizar o link do vídeo acerca da Teoria da Deriva Continental

https://www.youtube.com/watch?v=DY_ZWgh-bYg

A seguir, proponha a leitura compartilhada do conteúdo disponível nas páginas 140 e 141, nesse momento o professor fará as intervenções para esclarecer os fatos.

 

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem

Solicite aos estudantes a resolução das atividades propostas no Livro Didático página 141, 2 a 4.

 

Etapa 07: Correção da Atividade

 

AULA 04

 

 

Tema: Placas Tectônicas

 

Etapa 08: Levantando Conhecimentos Prévios

 

Colete imagens de vulcões em atividade, buscando por imagens que mostrem lava, fumaça e gases. Como referência, você pode consultar imagens disponíveis na internet: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=285

 

Verifique o conhecimento prévio dos estudantes sobre as camadas da Terra levantando questões como: “Qual é a relação entre a lava expelida pelos vulcões e as camadas internas da Terra?”. Verifique se a turma se sabe que a lava é o material do manto que é expelido para a superfície.

Pergunte também se alguém sabe qual a temperatura da lava. Explique que a temperatura da lava varia entre 600º C e 1.200º C. Apenas como referência, compare com a temperatura de fervura da água ao nível do mar, que é de 100º C. Pergunte ainda: “Quais são as camadas que formam a Terra?”. Recorde com os estudantes que o planeta é composto de crosta, manto e núcleo.

Explique à turma que a compreensão da estrutura das camadas da Terra será fundamental para entender a teoria tectônica de placas, que serão trabalhadas nesta e na próxima aula.

 

Etapa 09: Aprofundando no Tema

Introduza o tema com base nas informações contidas nas páginas 142 a 144, aproveitando o momento para trabalhar os movimentos das placas litosféricas.

 

Etapa 10: Aprendendo um pouco mais

Para compreender melhor peça para assistir os vídeos sobre terremotos e vulcões https://youtu.be/9nCN4PAMCwg    

Vulcões

https://youtu.be/RpY84sSV9QU , em seguida aprofunde nas discussões a cerca dos vídeos e complemente as informações com base nas páginas 145 a 149 do livro didático Inspire Ciências 7º ano.

 

Etapa 11: Verificação da Aprendizagem

Orientar os alunos a resolver as questões da página 149 do livro didático, em seguida fazer a correção.

 

AULA 06

 

TEMA: Desastres Naturais

 

Etapa 12: Leitura e Interpretação

Fazer a leitura do texto “Brasil tem, sim, terremotos – e há registro até de tremor com “pequenos tsunamis”, do livro didático, páginas 150 e 151, após a leitura discutir as informações oralmente.

Etapa 13: Vamos Verificar?

 

Quais são os desastres naturais que podem ser ainda originados pela dinâmica interna?

 

Os desastres naturais podem ser ainda originados pela dinâmica interna e externa da Terra. Os decorrentes da dinâmica interna são terremotos, maremotos, vulcanismo e tsunamis. Já os fenômenos da dinâmica externa envolvem tempestades, tornados, inundações, escorregamentos, entre outros.

 

No Brasil, os principais fenômenos relacionados a desastres naturais são derivados da dinâmica externa da Terra, tais como, inundações e enchentes, escorregamentos de solos e/ou rochas e tempestades.

 

Quanto aos fenômenos da dinâmica interna, o Brasil caracteriza-se por uma fraca atividade na ocorrência de tremores, que em sua maioria, são de baixa magnitude variando entre 2° e 4° na escala Richter. No entanto, já foram registrados no país, tremores de magnitudes maiores, como em 1955 no Estado do Mato Grosso, de 6,6° (escala Richter) e 6,3° no mesmo ano no litoral do Estado do Espírito Santos.

 

 Estes fenômenos ocorrem normalmente associados a eventos pluviométricos intensos e prolongados, nos períodos chuvosos que correspondem ao verão na região sul e sudeste e ao inverno na região nordeste.

 

Etapa 14: Verificação da Aprendizagem

Fazer a atividade da página 152 do livro didático, em seguida fazer a correção.

 

Etapa 15: Mão na Massa III

Utilizar o infográfico interativo que simula terremotos disponíveis nos seguintes links: https://www.terra.com.br/noticias/infograficos/como-se-medem-os-terremotos/terremotos-03.htm e, curiosidades sobre vulcões no link a seguir https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/10-curiosidades-sobre-vulcoes.htm; Em seguida dividir a classe em 3 grupos, fazer um sorteio para realização das atividades. O grupo 1 irá levantar informações sobre desastres naturais no Brasil derivado da dinâmica externa da Terra, podendo ser representado através de um gráfico (mapa), material para consulta:

http://www.sidec.sp.gov.br/defesacivil/media/OSDownloads/1438375861_DesastresNaturais.pdf;   grupo 2 fará a pesquisa sobre escalas Mercalli e Richter (orientações na página 153 do livro didático); o grupo 3 fará a simulação dos movimentos entre placas, em vídeo (orientações nas páginas 154 e 155 do livro didático) e, o grupo 4 fará a simulação do vulcão em erupção em vídeo.

 

Etapa 16: Socializando

Abrir espaço para apresentação e socialização das atividades da etapa 15.

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (135, 137, 141, 149, 153, 154, 155 e 156) (X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

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