SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo |
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Subtema: Os
impactos provocados por catástrofes naturais e o
consumo desenfreado. |
Unidade Temática: Terra e Universo |
Objetos
de Conhecimento: Fenômenos
naturais; Estrutura física da Terra: Placas tectônicas e deriva continental;
Vulcões, terremotos e tsunamis. |
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Ano: 7º Período: 30/08 a 10/09 Nº de Aulas:
06 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por
catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou
sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar
a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Relacionar
o consumo excessivo e inconsciente com alguns problemas ambientais. Conhecer
a estrutura física do planeta terra e de suas camadas geológicas, entender a
existências de vulcões e placas tectônicas, reconhecer que a terra é dinâmica
e que fenômenos naturais como o vulcanismo e os abalos sísmicos são provas
disso. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 1 TEMA: Constituição da terra ETAPA 1: Levantamento de
conhecimentos prévios Comece
com uma conversa informal com os alunos para sondar os conhecimentos
referentes aos vulcões e terremotos, a partir da leitura de imagem das
páginas 134 e 135 do livro Inspire Ciências do 7º ano. E solicite que
respondam as questões 1,2,3,4 e 5 da página 135. Em
seguida continue indagando a respeito com algumas questões disparadoras como: 1.Os
terremotos e vulcões tem a ver com a poluição do ar? 2.O que causa
terremotos, tsunamis e Vulcões? 3.Quais
as principais consequências dos terremotos? 4.O que tem a ver os vulcões com
os tsunamis? Após
esse momento de socialização de conhecimentos prévios sinta-se a vontade para
explicar um pouco sobre esses fenômenos. Você
pode explicar que a ocorrência de terremotos está
associada à atividade vulcânica e também à movimentação
das placas tectônicas. Sendo assim, terremotos são resultado da
liberação de forças acumuladas. O acúmulo da pressão provocado pela
movimentação das placas provoca a descarga de energia e,
consequentemente, a erupção vulcânica. Obs: simplesmente acolha as
respostas dos alunos e reserve-as para que ao longo da sequência didática
eles percebam os erros e adquira informações verdadeiras. Etapa 2: Aprofundando no Tema Comece
a aula com uma conversa informal e aproveite para sondar os conhecimentos dos
alunos a respeito do tema mais uma vez. Faça questionamentos como: qual é o
formato da terra, se ela é oca ou maciça, do que a terra é feita? Introduza o
conhecimento das camadas, da composição e da extensão do manto, crosta e
núcleo. Utilize as imagens e informações contidas nas páginas 136 e 137 do
livro Inspire Ciências e o vídeo: As camadas da terra contido no link: https://www.youtube.com/results?search_query=camadas+da+terra+ Nesse
momento, se o professor preferir, para tornar a aula ainda mais ilustrativa e
lúdica, poderá utilizar um abacate para relacionar suas partes as camadas da
Terra, inclusive, sugerir aos alunos para que façam o mesmo, caso tenham a
fruta em casa. Etapa 3: Mão na Massa I Solicite para os alunos que façam um desenho das
camadas da terra, tire foto e envie ao professor (podendo também, utilizar o
abacate ou ovo). AULA
02 TEMA: A Terra é dinâmica Etapa 4: Compreendendo Conceitos Certifique que os alunos compreenda as
definições: Convecção, Irradiação e Condução (disponível na página 138 do
livro Inspire Ciências). Aproveite ao máximo esse momento para sanar
quaisquer dúvidas que venham a surgir, complemente as informações com o texto
abaixo: Medições feitas no subsolo indicam que a
temperatura aumenta com a profundidade, esse calor do interior do planeta é
transportado, principalmente por Condução e Convecção. É pela convecção que o material do interior
da terra está em constate movimento O
calor transportado pelos processos combinados de condução e convecção é
denominado calor sensível. Todos os corpos emitem
radiações térmicas que são proporcionais à sua temperatura.
Quanto maior a temperatura, maior a quantidade de calor que o objeto
irradia. O calor também pode ser transferido de um meio
para o outro por meio da condução.
Para entender melhor esse processo de transferência de calor, imagine a
seguinte situação: segurando uma barra de ferro em uma das suas extremidades
e colocando a outra ponta sobre uma chama, ela começará a aquecer.
Primeiramente, a parte que está sobre o fogo terá sua temperatura elevada,
pois a chama está transferindo energia para a barra. As moléculas que a
constituem começarão a ficar agitadas e chocar-se-ão com as outras que não
estão em contato com o fogo. Essa agitação será transmitida de molécula para
molécula até que todo o objeto fique aquecido. A convecção somente
ocorre em líquidos e gases. Consiste na transferência de calor dentro de um
fluído através de movimentos do próprio fluído. O calor ganho na camada mais
baixa da atmosfera através de radiação ou condução é mais frequentemente transferido
por convecção. A convecção ocorre
como consequência de diferenças na densidade do ar. Quando o calor é
conduzido da superfície relativamente quente para o ar sobrejacente, este ar
torna-se mais quente que o ar vizinho. Ar quente é menos denso que o ar frio
de modo que o ar frio e denso desce e força o ar mais quente e menos denso a
subir. O ar mais frio é então aquecido pela superfície e o processo é
repetido. AULA 03 TEMA: A Teoria da Deriva Continental Etapa 05: Mergulho
no Tema Disponibilizar o link do vídeo acerca da Teoria
da Deriva Continental https://www.youtube.com/watch?v=DY_ZWgh-bYg A seguir, proponha a leitura compartilhada do
conteúdo disponível nas páginas 140 e 141, nesse momento o professor fará as
intervenções para esclarecer os fatos. Etapa
06: Verificação
da Aprendizagem Solicite aos estudantes a resolução das
atividades propostas no Livro Didático página 141, 2 a 4. Etapa 07: Correção
da Atividade AULA
04 Tema: Placas
Tectônicas Etapa
08: Levantando Conhecimentos Prévios Colete imagens de vulcões em atividade, buscando
por imagens que mostrem lava, fumaça e gases. Como referência, você pode
consultar imagens disponíveis na internet: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=285 Verifique o conhecimento prévio dos estudantes
sobre as camadas da Terra levantando questões como: “Qual é a relação entre a
lava expelida pelos vulcões e as camadas internas da Terra?”. Verifique se a
turma se sabe que a lava é o material do manto que é expelido para a
superfície. Pergunte também se alguém sabe qual a temperatura
da lava. Explique que a temperatura da lava varia entre 600º C e 1.200º C.
Apenas como referência, compare com a temperatura de fervura da água ao nível
do mar, que é de 100º C. Pergunte ainda: “Quais são as camadas que formam a
Terra?”. Recorde com os estudantes que o planeta é composto de crosta, manto
e núcleo. Explique à turma que a compreensão da estrutura
das camadas da Terra será fundamental para entender a teoria tectônica de
placas, que serão trabalhadas nesta e na próxima aula. Etapa
09: Aprofundando no Tema Introduza o tema com base nas informações
contidas nas páginas 142 a 144, aproveitando o momento para trabalhar os
movimentos das placas litosféricas. Etapa
10: Aprendendo um pouco mais Para
compreender melhor peça para assistir os vídeos sobre terremotos e vulcões https://youtu.be/9nCN4PAMCwg Vulcões
https://youtu.be/RpY84sSV9QU , em seguida aprofunde nas discussões a cerca
dos vídeos e complemente as informações com base nas páginas 145 a 149 do
livro didático Inspire Ciências 7º ano. Etapa 11: Verificação da
Aprendizagem Orientar
os alunos a resolver as questões da página 149 do livro didático, em seguida
fazer a correção. AULA
06 TEMA: Desastres
Naturais Etapa 12: Leitura
e Interpretação Fazer a leitura do texto “Brasil tem, sim,
terremotos – e há registro até de tremor com “pequenos tsunamis”, do livro
didático, páginas 150 e 151, após a leitura discutir as informações
oralmente. Etapa 13: Vamos Verificar? Quais são os desastres naturais que
podem ser ainda originados pela dinâmica interna? Os
desastres naturais podem ser ainda originados pela dinâmica interna
e externa da Terra. Os decorrentes da dinâmica interna são terremotos,
maremotos, vulcanismo e tsunamis. Já os fenômenos da dinâmica
externa envolvem tempestades, tornados, inundações, escorregamentos, entre
outros. No
Brasil, os principais fenômenos relacionados a desastres naturais são
derivados da dinâmica externa da Terra, tais como, inundações e enchentes,
escorregamentos de solos e/ou rochas e tempestades. Quanto
aos fenômenos da dinâmica interna, o Brasil caracteriza-se por uma fraca
atividade na ocorrência de tremores, que em sua maioria, são de baixa
magnitude variando entre 2° e 4° na escala Richter. No entanto, já foram
registrados no país, tremores de magnitudes maiores, como em 1955 no Estado
do Mato Grosso, de 6,6° (escala Richter) e 6,3° no mesmo ano no litoral do
Estado do Espírito Santos. Estes fenômenos ocorrem normalmente
associados a eventos pluviométricos intensos e prolongados, nos períodos
chuvosos que correspondem ao verão na região sul e sudeste e ao inverno na
região nordeste. Etapa 14:
Verificação da Aprendizagem Fazer
a atividade da página 152 do livro didático, em seguida fazer a correção. Etapa 15: Mão na
Massa III Utilizar
o infográfico interativo que simula terremotos disponíveis nos seguintes
links: https://www.terra.com.br/noticias/infograficos/como-se-medem-os-terremotos/terremotos-03.htm
e, curiosidades sobre vulcões no link a seguir https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/10-curiosidades-sobre-vulcoes.htm;
Em seguida dividir a classe em 3 grupos, fazer um sorteio para realização das
atividades. O grupo 1 irá levantar informações sobre desastres naturais no
Brasil derivado da dinâmica externa da Terra, podendo ser representado
através de um gráfico (mapa), material
para consulta: http://www.sidec.sp.gov.br/defesacivil/media/OSDownloads/1438375861_DesastresNaturais.pdf;
grupo 2 fará a pesquisa sobre escalas
Mercalli e Richter (orientações na página 153 do livro didático); o grupo 3
fará a simulação dos movimentos entre placas, em vídeo (orientações nas
páginas 154 e 155 do livro didático) e, o grupo 4 fará a simulação do vulcão
em erupção em vídeo. Etapa
16: Socializando Abrir espaço para apresentação e socialização das
atividades da etapa 15. Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (135,
137, 141, 149, 153, 154, 155 e 156) (X) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X) Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; (X) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros:
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