3ª SD Cie 2024 7º Ano

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o novo normal

Subtema: Impactos na saúde humana e soluções para um futuro saudável

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Definição de Saúde, microrganismos e doenças. Tratamento da doença, sintomas e vacinas. Soros.

Anos:                         Período: 01 a 12/04/2024                        Nº de Aulas: 07

HABILIDADES

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde. (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Distinguir sobre ação de vacinas e soros. Compreender sobre os sintomas e tratamento da doenças. Entender sobre a diferença entre vírus e bactérias. Compreender aspectos gerais de bactérias e vírus. Conhecer as principais inter-relações dos micro-organismos com o ambiente e os outros organismos. Perceber a importância de medidas higiênicas na prevenção de doenças causadas por esses microrganismos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Soros

 

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (20 min)

Leia a seguinte história para os estudantes, faça pausas, especialmente nos momentos em que precisam de informações sobre os soros. Acolha as sugestões como levantamento de conhecimentos prévios.

Havia uma vez um jovem explorador chamado Miguel, que era fascinado pela vida selvagem e pelas aventuras na natureza. Ele costumava passar seus dias explorando as florestas exuberantes de sua região, sempre cauteloso, mas curioso sobre os perigos que poderia encontrar.

Um dia, durante uma de suas expedições, Miguel estava caminhando por uma trilha estreita quando sentiu uma dor aguda em sua perna. Ao olhar para baixo, percebeu que havia sido picado por uma serpente venenosa. O medo e o pânico instantaneamente o dominaram, mas ele sabia que precisava manter a calma para agir com eficácia.

Sem perder tempo, Miguel tirou um lenço e amarrou firmemente em torno de sua perna, logo acima da picada, para retardar a disseminação do veneno. Ele então usou seu rádio para chamar por ajuda, explicando a situação e sua localização às autoridades locais.

Enquanto aguardava a equipe de resgate, Miguel se esforçou para permanecer consciente e alerta. Ele sabia que o tempo era crucial e que precisava receber tratamento médico o mais rápido possível para neutralizar o veneno da serpente.

Qual o tratamento eficaz para Miguel? (Indague aos estudantes! Espere que respondam, em seguida convide-os a ouvirem o final da história).

Finalmente, após uma longa espera angustiante, a equipe de resgate chegou. Eles rapidamente levaram Miguel para o hospital mais próximo, onde uma equipe médica estava pronta para agir.

Assim que Miguel foi admitido no hospital, os médicos começaram a administrar o soro antiofídico. Ele sentiu um misto de alívio e gratidão ao ver o líquido vital sendo injetado em suas veias, sabendo que cada gota estava trabalhando para neutralizar o veneno que ameaçava sua vida.

Com o passar das horas, Miguel começou a se sentir melhor à medida que os efeitos do soro antiofídico se tornavam evidentes. Sua respiração tornou-se mais fácil, a dor diminuiu e ele começou a sentir esperança de que se recuperaria totalmente.

Após alguns dias de cuidados intensivos, Miguel recebeu alta do hospital. Embora ainda estivesse fraco, ele estava imensamente grato por estar vivo e determinado a continuar suas aventuras, agora com um respeito renovado pela natureza e uma consciência aguçada sobre os perigos que ela poderia apresentar.

Essa experiência deixou uma marca indelével em Miguel, lembrando-o da importância de estar preparado para os perigos da vida selvagem e da valorização da rápida ação médica em situações de emergência.

 

Continue colhendo informações para levantamento de conhecimentos prévios, a partir das questões abaixo:

 

Qual é a sua compreensão atual sobre o que são soros e como eles funcionam? Você sabe quais são os tipos mais comuns de soros disponíveis no mercado? Que doenças ou condições você acha que podem ser tratadas com o uso de soros? Você sabe como os soros são produzidos e quais são os principais componentes de um soro? Você já teve alguma experiência pessoal ou conhece alguém que já tenha recebido tratamento com soros? Se sim, você poderia compartilhar essa experiência?

 

Etapa 02:  Aprofundando no Tema (30 min)

 

Agora que você já faz ideia de qual conhecimento os estudantes possuem a respeito dos soros, faça uma aula expositiva dialogada a partir do vídeo UM CIENTISTA, UMA HISTÓRIA: VITAL BRAZIL de aproximadamente 5 minutinhos disponível no link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=fZwoVLXH-m8

Após o vídeo continue com mais informações a respeito da temática, pode utilizar como suporte o seguinte material:

A partir da história e do vídeo é possível perceber que quando alguém é picado por um animal peçonhento, como uma cobra venenosa, a toxicidade do veneno pode causar uma série de efeitos adversos no corpo, que podem variar de leves a potencialmente fatais, dependendo do tipo de cobra e da quantidade de veneno injetado.

O soro antiofídico é uma forma de tratamento essencial para neutralizar os efeitos do veneno de cobra. Este soro é feito a partir de anticorpos produzidos em animais (geralmente cavalos) após serem inoculados com veneno de cobra em doses não letais. Esses anticorpos são então coletados e purificados para criar um soro que pode ser administrado a pessoas que foram picadas por cobras venenosas.

Outros sintomas como dor intensa, inchaço, náuseas e dificuldade para respirar, são sentidos pela vítima. Nessa situação, é crucial administrar o soro antiofídico o mais rápido possível para neutralizar o veneno e prevenir complicações graves, como insuficiência respiratória, falência de órgãos ou até mesmo a morte.

 

Portanto, o soro antiofídico desempenha um papel vital no tratamento de picadas de animais peçonhentos, ajudando a salvar vidas e minimizar os danos causados pelo veneno.

Mas, qual a diferença entre soros e vacinas?

As vacinas e os soros antiofídicos são ambos produtos biológicos utilizados na prevenção e tratamento de doenças, mas existem diferenças significativas entre eles:

 

Propósito e mecanismo de ação:

 

Vacinas: As vacinas são projetadas para prevenir doenças. Elas contêm uma forma enfraquecida ou inativada de um agente patogênico (como vírus ou bactérias) ou proteínas específicas associadas a esse agente. Quando uma vacina é administrada, o sistema imunológico reconhece esses componentes como estranhos e desenvolve uma resposta imunológica adaptativa, produzindo anticorpos específicos para combater o agente patogênico. Isso prepara o corpo para responder rapidamente e eficientemente se ele for exposto à forma real do patógeno no futuro.

Soros antiofídicos: Os soros antiofídicos são usados para tratar pessoas que já foram expostas ao veneno de animais peçonhentos, como cobras, aranhas ou escorpiões. Eles são feitos a partir de anticorpos específicos produzidos em animais (geralmente cavalos) que foram previamente inoculados com o veneno do animal em questão. Quando o soro antiofídico é administrado a uma pessoa picada, os anticorpos presentes no soro se ligam ao veneno no corpo da vítima, neutralizando sua toxicidade e ajudando a prevenir danos graves.

Tempo de ação:

Vacinas: As vacinas são administradas antes da exposição ao patógeno. Elas estimulam o sistema imunológico a desenvolver uma resposta protetora que estará pronta para agir se a pessoa for exposta ao patógeno no futuro.

Soros antiofídicos: Os soros antiofídicos são administrados após a exposição ao veneno. Eles agem imediatamente para neutralizar o veneno presente no corpo da vítima e prevenir danos adicionais.

Durabilidade da proteção:

Vacinas: As vacinas podem fornecer imunidade de longo prazo contra uma doença específica, muitas vezes por toda a vida. Em alguns casos, doses de reforço podem ser necessárias para garantir a imunidade contínua.

Soros antiofídicos: A proteção oferecida pelos soros antiofídicos é temporária e diminui ao longo do tempo. Uma vez administrado, o soro age rapidamente para neutralizar o veneno no corpo da vítima, mas não confere imunidade duradoura contra futuras picadas.

Em resumo, enquanto as vacinas são usadas principalmente para prevenir doenças antes da exposição, os soros antiofídicos são usados para tratar pessoas que já foram expostas a venenos de animais peçonhentos, agindo imediatamente para neutralizar o veneno e prevenir danos adicionais.

Explore com os estudantes o esquema que mostra a produção de um soro, disponível na página 28 do livro didático a Conquista Ciências 7º ano.

 

 

 

                                                                        AULA 02

 

Tema: Curiosidades sobre soros

 

Etapa 03: Retomando o assunto (10 min)

Faça uma pequena revisão da aula anterior, em seguida exponha com detalhes mais informações a respeito dos soros, a partir do texto abaixo:

Como é fabricado o soro antiofídico?

 

Por Beatriz Duarte

01 de Abril/2001

 

O soro antiofídico é obtido a partir do sangue de um animal de grande porte, como o cavalo, que produz agentes de defesa contra o veneno inoculado em seu organismo. Primeiro, retira-se o veneno da cobra. Em seguida, injetam-se pequenas doses deste veneno no cavalo em intervalos de cinco dias. Passados 30 dias, o sistema imunológico do animal cria anticorpos que neutralizam a ação do veneno. Então, retiram-se de 2 a 8 litros de sangue do cavalo em intervalos de 48horas. A única parte utilizada do sangue é o plasma, solução rica em sais minerais, proteínas, hormônios e anticorpos. As hemácias (glóbulos vermelhos) são devolvidas ao animal. Por meio de um processo

De centrifugação retira-se o fibrinogênio, principal proteína do plasma, que sem ele se transforma em soro. Depois de uma série de testes químicos, o soro é envasado e distribuído para hospitais.

 

Resposta de Rosalvo Guidolin, médico veterinário e assessor técnico da Divisão de Soros e Vacinas do instituto Butantã.

 

Etapa 04: Mão na massa (40 min)

 

Solicitar os alunos que ilustrem como o soro é produzido. Peça para capricharem no desenho, não esqueça de orienta-los sobre a organização e desempenho da atividade. Em seguida, arranje um espaço para exposição das ilustrações.

 

 

AULA 03

 

TEMA: Assim se faz ciência

 

Etapa 05: Rodade Conversa (20 min)

 

Disponibilizar alguns minutos para que os alunos leiam o texto “Qual a importância de sequenciar o genoma do corona vírus”, no livro A Conquista página 30. Oriente-os a buscar os termos desconhecidos no dicionário e anotar no caderno. Pergunte o que eles entenderam do texto. Um estudante pode complementar a fala do colega. Essa dinâmica permite avaliar se compreenderam o texto lido.

 

Etapa 06:Verificação de aprendizagem (20 min)

 

Realizar a leitura da página 31 para auxiliar na realização da atividade da mesma página 31 do livro didático, solicitar também que realizem a atividade da página 29.

 

Etapa 07: Correção da Atividade (10 min)

 

Retomar as questões para socialização das respostas e correção, aproveitar o momento para sanar dúvidas surgidas durante a atividade proposta.

 

AULA 04

 

Tema: Vírus e Bactérias

 

Etapa 08: Sensibilização para introdução da temática (15 min)

 

Convide os estudantes a responderem o “Teste dos Micróbios” disponível por WhatsApp, depois abra uma discussão sobre os pontos relacionados a importância da higiene pessoal, puxe o assunto para vírus e bactérias, afim de aguçar a curiosidade dos estudantes.

 

Etapa 09: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

 

Introduzir essa etapa relembrando as vacinas, que nos ajuda a prevenir doenças causadas por vírus e bactérias, mas afinal, o que são vírus e bactérias? Indague aos estudantes para trazer as informações. Utilize o material abaixo como suporte, disponível no link abaixo:

https://www.todamateria.com.br/fungos-bacterias-e-virus/ se houver condições utilize os vídeos abaixo para ilustrar o conhecimento, disponíveis nos links abaixo:  

https://www.youtube.com/watch?v=WqrkP7QTDQQ  ( 3’12)

https://www.youtube.com/watch?v=tMnnLNQQDhs (5’27)

 

Etapa 10: Mão na massa (15 min)

 

Elaboração de um manual prático

Atualmente sabemos que a higiene das mãos evita muitas doenças. Por isso, nesta atividade, você e seus colegas serão convidados a elaborar um manual ensinando as pessoas a lavar as mãos corretamente.

 

Procedimento

 

1.Organizem-se em grupos de quatro integrantes e, juntos, pesquisem em livros, revistas e na internet como deve ser a higiene correta das mãos.

2.Pesquisem quando as mãos devem ser lavadas. Busquem saber em quais momentos a lavagem das mãos é recomendada. Não se esqueça de anotar as fontes das informações.

3.Elaborem um manual ilustrado da correta higienização das mãos, justificando a importância dessa prática aos leitores do manual.

4.No dia combinado pelo professor, compartilhe o manual laborado pelo seu grupo com os demais e veja os outros manuais feito pelos colegas.

 

Observação: Peça aos estudantes para trazerem os cartões de vacinas.

 

AULA 05

Tema: Medidas Profiláticas

 

Etapa 11: Vamos Investigar? (20min)

 

Agora que os estudantes já fizeram a elaboração do manual prático de higienização das mãos, vamos ver se eles estão por dentro do assunto.

 

 

                                                   Atividade

 

1.      Considerando o modo como as mãos devem ser lavadas, houve alguma diferença entre o manual feito pelo seu grupo e os outros manuais da turma?

    

      2.Durane a realização dessa atividade, você descobriu alguma coisa que não sabia sobre a higiene das mãos? Se sim conte o que foi.

 

      3.Depois de aprender com as mãos devem ser limpas, você mudou o modo como costumava lavar as mãos? Explique.

 

Etapa 12: Correção da atividade (10 min)

 

Retomar as questões da etapa anterior para correção e socialização das respostas com a turma.

 

Etapa 13: Mão na Massa (20 min)

 

Orientações: Apresente o título da aula aos estudantes, recebendo comentários e relações com vivências, uma vez que, sendo essa uma aula introdutória, será, provavelmente, o primeiro contato em sala com esse assunto. Perguntas como “Vocês já viram as informações da sua caderneta de vacinação?” e “O que você gostaria de saber sobre a sua caderneta?” podem ajudar a guiar a troca de ideias nesse momento. No entanto, é interessante que as falas não se estendam demais. Você poderá direcionar as dúvidas e histórias que os alunos tenham e queiram compartilhar para a aula que segue, instigando a participação dos estudantes.

 

CONTEXTO:

 

 

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Esse conteúdo deverá ser compartilhado com os alunos, seja projetando o slide ou lendo o texto impresso. É importante que os alunos tenham contato com os nomes dessas doenças, assim, se não for possível a apresentação do slide, escreva na lousa ou imprima. Entrar em contato com os nomes dessas doenças poderá auxiliar os alunos na leitura da caderneta, que apresenta nomes diversos para as vacinas. Nesse momento, estamos introduzindo a relação das doenças com as vacinas e a sua função, olhando de forma abrangente para o tema. Os estudantes também podem ajudar essa discussão, sendo instigados com perguntas como “Apenas os seres humanos são vacinados?”e “As pessoas são vacinadas no mundo todo?”. A pergunta presente no slide é apenas para direcionamento da aula e não pretende-se respondê-la.

 

Questão Disparadora: Para que serve a caderneta de vacinação?

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a questão disparadora. Incentive-os a pensarem em possíveis respostas para essa questão e procure anotá-las em uma folha de papel ou na lousa. Você poderá também delegar essa tarefa a algum aluno, pedindo que anote as hipóteses que os colegas estão levantando naquele momento e recolher a folha. Elas serão importantes na retomada para a sistematização da aula.

 

Mão na Massa:

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Com os alunos divididos em duplas ou trios, peça que eles observem a folha de vacinação da caderneta e comecem a comparar com as dos colegas do grupo. Depois de um minutinho peça que os alunos respondam as perguntas do slide, guiando a observação deles nessa comparação. Você pode apenas projetar as perguntas e pedir que os alunos as respondam em um papel ou cartolina ou, se preferir, poderá imprimir o documento com as perguntas (disponível no material complementar). Procure chamar a atenção dos alunos para os tipos de perguntas (qualitativas e quantitativas) e como elas direcionam respostas dissertativas ou em números.

Algumas dúvidas de alunos podem surgir como: "como saber se tomei essa vacina ou não? Onde vejo a idade que tomei essa vacina? Para que doenças protege essa outra?". Por isso é interessante que você passe pelos grupos, esclarecendo dúvidas que os ajudem a responder às questões. Para auxiliar você a responder as possíveis dúvidas dos estudantes ao manipular a caderneta de vacinação, acesse os links para leitura:

http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/calendario-nacional-de-vacinacao ; http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/calendario-nacional-de-vacinacao/crianca ; http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/calendario-nacional-de-vacinacao/adolecentes .

 

 

 

AULA 06

 

TEMA: Saúde e Emoções

 

 

Etapa 13: Levantamento dos conhecimentos prévios (10 min)

 

Orientações: Para contextualizar o tema que será trabalhado, questione: “O que te traz qualidade de vida?”

·         Espere as respostas dos alunos. Lance outras questões! Quais os meios de entretenimento da sua comunidade? E em sua família? Como você costuma relaxar? Já presenciou cenas de descontrole de alguém próximo a você? Acolha as respostas.

Mais do que trabalhar com a leitura, a atividade permite uma conversa sobre a saúde mental. Comente que atualmente, depressão e ansiedade são os transtornos mentais que mais afetam a população.

É importante que os estudantes estejam confortáveis para falar como se sentem e se há algo incomodando e afetando sua saúde mental, permita que eles compartilhem suas vivências com os colegas e cuide para que o ambiente da sala de aula seja amigável e acolhedor.

 

Etapa 14: Aprofundando no Tema (20 min)

 

Fazer a leitura do texto “Impacto da COVID-19 na saúde mental de crianças, adolescentes e jovens é significativo, mas somente a ponta do iceberg”. No livro A Conquista Ciências página 36. Após a leitura, incentivar a troca de ideias dos estudantes e o compartilhamento de vivencias entre eles. O importante é oferecer um ambiente propicio para que eles e sintam confortáveis em falar do que lhes aflige.

 

Etapa 15:Verificação de aprendizagem (20 min)

 Aproveitar o momento da aula para copiar e responder as questões de 1 a 4 do livro A  Conquista página 36. Logo após a resolução da atividade fazer a correção.

 

 

AULA 07

 

TEMA: Saúde

 

Etapa 16: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

 

Esse é o momento dos estudantes reverem o que aprenderam ao longo dessa unidade e avaliar como agiram durante o processo de ensino e de aprendizagem.

Você pode começar a aula fazendo as seguintes perguntas:

1.O que você entende por saneamento básico?

2.Como as medidas de higiene interferem na saúde da população?

3.Suas emoções estão relacionadas com a saúde do seu corpo?

 

Etapa 17: Sistematização do conhecimento (30min)

 

Para melhor entendimento dos objetos de estudo trabalhados, abrir o livro A Conquista Ciências página 38 copiar e responder as questões 1 a 4.  

 

Etapa 18:  Correção da atividade (10 min)

 

Retomar as questões da etapa anterior fazendo a correção necessária. Momento importante para sanar as possíveis dúvidas.

 

 

Elaboração: Amélia, Adriana, Lucilane e Miriã.

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 29, 31, 36, 38 ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;

Outros:

 

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