Tema Inter curricular: Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o novo normal |
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Subtema: Impactos na saúde humana e soluções para um futuro
saudável |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Definição de Saúde, microrganismos
e doenças. Tratamento da doença, sintomas e vacinas. Soros. |
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Anos: 7º Período: 01 a 12/04/2024 Nº de Aulas: 07 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI09) Interpretar
as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e
comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil,
cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica,
atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à
saúde. (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação
para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina
atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde
individual e coletiva e para a erradicação de doenças. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Distinguir sobre ação de vacinas e soros.
Compreender sobre os sintomas e tratamento da doenças. Entender sobre a
diferença entre vírus e bactérias. Compreender aspectos gerais
de bactérias e vírus. Conhecer as principais inter-relações dos
micro-organismos com o ambiente e os outros organismos. Perceber a
importância de medidas higiênicas na prevenção de doenças causadas por esses
microrganismos. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Soros Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (20 min) Leia a seguinte história para os
estudantes, faça pausas, especialmente nos momentos em que precisam de
informações sobre os soros. Acolha as sugestões como levantamento de
conhecimentos prévios. Havia uma vez um jovem explorador chamado Miguel, que era
fascinado pela vida selvagem e pelas aventuras na natureza. Ele costumava
passar seus dias explorando as florestas exuberantes de sua região, sempre
cauteloso, mas curioso sobre os perigos que poderia encontrar. Um dia, durante uma de suas expedições, Miguel estava
caminhando por uma trilha estreita quando sentiu uma dor aguda em sua perna.
Ao olhar para baixo, percebeu que havia sido picado por uma serpente
venenosa. O medo e o pânico instantaneamente o dominaram, mas ele sabia que
precisava manter a calma para agir com eficácia. Sem perder tempo, Miguel tirou um lenço e amarrou firmemente
em torno de sua perna, logo acima da picada, para retardar a disseminação do
veneno. Ele então usou seu rádio para chamar por ajuda, explicando a situação
e sua localização às autoridades locais. Enquanto aguardava a equipe de resgate, Miguel se esforçou
para permanecer consciente e alerta. Ele sabia que o tempo era crucial e que
precisava receber tratamento médico o mais rápido possível para neutralizar o
veneno da serpente. Qual o tratamento eficaz para Miguel? (Indague aos
estudantes! Espere que respondam, em seguida convide-os a ouvirem o final da
história). Finalmente, após uma longa espera angustiante, a equipe de
resgate chegou. Eles rapidamente levaram Miguel para o hospital mais próximo,
onde uma equipe médica estava pronta para agir. Assim que Miguel foi admitido no hospital, os médicos
começaram a administrar o soro antiofídico. Ele sentiu um misto de alívio e
gratidão ao ver o líquido vital sendo injetado em suas veias, sabendo que
cada gota estava trabalhando para neutralizar o veneno que ameaçava sua vida. Com o passar das horas, Miguel começou a se sentir melhor à
medida que os efeitos do soro antiofídico se tornavam evidentes. Sua
respiração tornou-se mais fácil, a dor diminuiu e ele começou a sentir
esperança de que se recuperaria totalmente. Após alguns dias de cuidados intensivos, Miguel recebeu alta
do hospital. Embora ainda estivesse fraco, ele estava imensamente grato por
estar vivo e determinado a continuar suas aventuras, agora com um respeito
renovado pela natureza e uma consciência aguçada sobre os perigos que ela
poderia apresentar. Essa experiência deixou uma marca indelével em Miguel,
lembrando-o da importância de estar preparado para os perigos da vida
selvagem e da valorização da rápida ação médica em situações de emergência. Continue colhendo informações para
levantamento de conhecimentos prévios, a partir das questões abaixo: Qual é a sua compreensão atual
sobre o que são soros e como eles funcionam? Você sabe quais são os tipos
mais comuns de soros disponíveis no mercado? Que doenças ou condições você
acha que podem ser tratadas com o uso de soros? Você sabe como os soros são
produzidos e quais são os principais componentes de um soro? Você já teve
alguma experiência pessoal ou conhece alguém que já tenha recebido tratamento
com soros? Se sim, você poderia compartilhar essa experiência? Etapa 02: Aprofundando
no Tema (30 min) Agora
que você já faz ideia de qual conhecimento os estudantes possuem a respeito
dos soros, faça uma aula expositiva dialogada a partir do vídeo UM CIENTISTA, UMA HISTÓRIA: VITAL BRAZIL de aproximadamente 5 minutinhos
disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=fZwoVLXH-m8 Após o
vídeo continue com mais informações a respeito da temática, pode utilizar
como suporte o seguinte material: A partir
da história e do vídeo é possível perceber que quando alguém é picado por um
animal peçonhento, como uma cobra venenosa, a toxicidade do veneno pode
causar uma série de efeitos adversos no corpo, que podem variar de leves a
potencialmente fatais, dependendo do tipo de cobra e da quantidade de veneno
injetado. O soro
antiofídico é uma forma de tratamento essencial para neutralizar os efeitos
do veneno de cobra. Este soro é feito a partir de anticorpos produzidos em
animais (geralmente cavalos) após serem inoculados com veneno de cobra em
doses não letais. Esses anticorpos são então coletados e purificados para
criar um soro que pode ser administrado a pessoas que foram picadas por
cobras venenosas. Outros sintomas
como dor intensa, inchaço, náuseas e dificuldade para respirar, são sentidos
pela vítima. Nessa situação, é crucial administrar o soro antiofídico o mais
rápido possível para neutralizar o veneno e prevenir complicações graves,
como insuficiência respiratória, falência de órgãos ou até mesmo a morte. Portanto,
o soro antiofídico desempenha um papel vital no tratamento de picadas de
animais peçonhentos, ajudando a salvar vidas e minimizar os danos causados
pelo veneno. Mas,
qual a diferença entre soros e vacinas? As
vacinas e os soros antiofídicos são ambos produtos biológicos utilizados na
prevenção e tratamento de doenças, mas existem diferenças significativas
entre eles: Propósito
e mecanismo de ação: Vacinas:
As vacinas são projetadas para prevenir doenças. Elas contêm uma forma
enfraquecida ou inativada de um agente patogênico (como vírus ou bactérias)
ou proteínas específicas associadas a esse agente. Quando uma vacina é
administrada, o sistema imunológico reconhece esses componentes como
estranhos e desenvolve uma resposta imunológica adaptativa, produzindo
anticorpos específicos para combater o agente patogênico. Isso prepara o
corpo para responder rapidamente e eficientemente se ele for exposto à forma
real do patógeno no futuro. Soros
antiofídicos: Os soros antiofídicos são usados para tratar pessoas que já
foram expostas ao veneno de animais peçonhentos, como cobras, aranhas ou
escorpiões. Eles são feitos a partir de anticorpos específicos produzidos em
animais (geralmente cavalos) que foram previamente inoculados com o veneno do
animal em questão. Quando o soro antiofídico é administrado a uma pessoa
picada, os anticorpos presentes no soro se ligam ao veneno no corpo da
vítima, neutralizando sua toxicidade e ajudando a prevenir danos graves. Tempo de
ação: Vacinas: As vacinas são administradas
antes da exposição ao patógeno. Elas estimulam o sistema imunológico a
desenvolver uma resposta protetora que estará pronta para agir se a pessoa
for exposta ao patógeno no futuro. Soros antiofídicos: Os soros antiofídicos são
administrados após a exposição ao veneno. Eles agem imediatamente para
neutralizar o veneno presente no corpo da vítima e prevenir danos adicionais. Durabilidade
da proteção: Vacinas: As vacinas podem fornecer
imunidade de longo prazo contra uma doença específica, muitas vezes por toda
a vida. Em alguns casos, doses de reforço podem ser necessárias para garantir
a imunidade contínua. Soros
antiofídicos: A
proteção oferecida pelos soros antiofídicos é temporária e diminui ao longo
do tempo. Uma vez administrado, o soro age rapidamente para neutralizar o
veneno no corpo da vítima, mas não confere imunidade duradoura contra futuras
picadas. Em
resumo, enquanto as vacinas são usadas principalmente para prevenir doenças
antes da exposição, os soros antiofídicos são usados para tratar pessoas que
já foram expostas a venenos de animais peçonhentos, agindo imediatamente para
neutralizar o veneno e prevenir danos adicionais. Explore com os estudantes o
esquema que mostra a produção de um soro, disponível na página 28 do livro
didático a Conquista Ciências 7º ano. |
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AULA 02 Tema: Curiosidades
sobre soros Etapa 03: Retomando
o assunto (10 min) Faça uma
pequena revisão da aula anterior, em seguida exponha com detalhes mais
informações a respeito dos soros, a partir do texto abaixo: Como é
fabricado o soro antiofídico? Por
Beatriz Duarte 01 de
Abril/2001 O soro antiofídico é obtido a
partir do sangue de um animal de grande porte, como o cavalo, que produz
agentes de defesa contra o veneno inoculado em seu organismo. Primeiro,
retira-se o veneno da cobra. Em seguida, injetam-se pequenas doses deste
veneno no cavalo em intervalos de cinco dias. Passados 30 dias, o sistema
imunológico do animal cria anticorpos que neutralizam a ação do veneno.
Então, retiram-se de 2 a 8 litros de sangue do cavalo em intervalos de
48horas. A única parte utilizada do sangue é o plasma, solução rica em sais
minerais, proteínas, hormônios e anticorpos. As hemácias (glóbulos vermelhos)
são devolvidas ao animal. Por meio de um processo De centrifugação retira-se o
fibrinogênio, principal proteína do plasma, que sem ele se transforma em
soro. Depois de uma série de testes químicos, o soro é envasado e distribuído
para hospitais. Resposta de Rosalvo Guidolin,
médico veterinário e assessor técnico da Divisão de Soros e Vacinas do
instituto Butantã. Etapa
04: Mão na massa (40 min) Solicitar
os alunos que ilustrem como o soro é produzido. Peça para capricharem no
desenho, não esqueça de orienta-los sobre a organização e desempenho da
atividade. Em seguida, arranje um espaço para exposição das ilustrações. AULA 03 TEMA:
Assim se faz ciência Etapa 05: Rodade Conversa (20 min) Disponibilizar
alguns minutos para que os alunos leiam o texto “Qual a importância de
sequenciar o genoma do corona vírus”, no livro A Conquista página 30.
Oriente-os a buscar os termos desconhecidos no dicionário e anotar no caderno.
Pergunte o que eles entenderam do texto. Um estudante pode complementar a
fala do colega. Essa dinâmica permite avaliar se compreenderam o texto lido. Etapa 06:Verificação de aprendizagem (20 min) Realizar
a leitura da página 31 para auxiliar na realização da atividade da mesma
página 31 do livro didático, solicitar também que realizem a atividade da
página 29. Etapa 07:
Correção da Atividade (10 min) Retomar as questões para
socialização das respostas e correção, aproveitar o momento para sanar
dúvidas surgidas durante a atividade proposta. AULA 04 Tema: Vírus e Bactérias Etapa 08: Sensibilização para introdução da temática (15 min) Convide os estudantes
a responderem o “Teste dos Micróbios” disponível por WhatsApp, depois abra
uma discussão sobre os pontos relacionados a importância da higiene pessoal,
puxe o assunto para vírus e bactérias, afim de aguçar a curiosidade dos
estudantes. Etapa 09: Aula Expositiva Dialogada (20 min) Introduzir essa
etapa relembrando as vacinas, que nos ajuda a prevenir doenças causadas por
vírus e bactérias, mas afinal, o que são vírus e bactérias? Indague aos
estudantes para trazer as informações. Utilize o material abaixo como suporte,
disponível no link abaixo: https://www.todamateria.com.br/fungos-bacterias-e-virus/ se houver condições utilize os vídeos
abaixo para ilustrar o conhecimento, disponíveis nos links abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=WqrkP7QTDQQ (
3’12) https://www.youtube.com/watch?v=tMnnLNQQDhs (5’27) Etapa 10: Mão na massa (15 min) Elaboração de um
manual prático Atualmente sabemos
que a higiene das mãos evita muitas doenças. Por isso, nesta atividade, você
e seus colegas serão convidados a elaborar um manual ensinando as pessoas a
lavar as mãos corretamente. Procedimento 1.Organizem-se em
grupos de quatro integrantes e, juntos, pesquisem em livros, revistas e na
internet como deve ser a higiene correta das mãos. 2.Pesquisem quando
as mãos devem ser lavadas. Busquem saber em quais momentos a lavagem das mãos
é recomendada. Não se esqueça de anotar as fontes das informações. 3.Elaborem um manual
ilustrado da correta higienização das mãos, justificando a importância dessa
prática aos leitores do manual. 4.No dia combinado
pelo professor, compartilhe o manual laborado pelo seu grupo com os demais e
veja os outros manuais feito pelos colegas. Observação: Peça aos estudantes para trazerem os cartões de vacinas. AULA 05 Tema: Medidas Profiláticas Etapa 11: Vamos Investigar?
(20min) Agora
que os estudantes já fizeram a elaboração do manual prático de higienização
das mãos, vamos ver se eles estão por dentro do assunto.
Atividade 1.
Considerando o modo como as mãos devem ser lavadas,
houve alguma diferença entre o manual feito pelo seu grupo e os outros
manuais da turma? 2.Durane a realização dessa atividade,
você descobriu alguma coisa que não sabia sobre a higiene das mãos? Se sim
conte o que foi. 3.Depois de aprender com as mãos devem
ser limpas, você mudou o modo como costumava lavar as mãos? Explique. Etapa 12: Correção da atividade (10 min) Retomar as questões da etapa anterior para correção e socialização das
respostas com a turma. Etapa 13: Mão na Massa (20 min) Orientações: Apresente o título da aula aos estudantes,
recebendo comentários e relações com vivências, uma vez que, sendo essa uma
aula introdutória, será, provavelmente, o primeiro contato em sala com esse
assunto. Perguntas como “Vocês já viram as informações da sua caderneta de
vacinação?” e “O que você gostaria de saber sobre a sua caderneta?” podem
ajudar a guiar a troca de ideias nesse momento. No entanto, é interessante
que as falas não se estendam demais. Você poderá direcionar as dúvidas e
histórias que os alunos tenham e queiram compartilhar para a aula que segue,
instigando a participação dos estudantes. CONTEXTO: Tempo
sugerido: 3 minutos Orientações: Esse conteúdo deverá ser compartilhado com os alunos,
seja projetando o slide ou lendo o texto impresso. É importante que os alunos
tenham contato com os nomes dessas doenças, assim, se não for possível a
apresentação do slide, escreva na lousa ou imprima.
Entrar em contato com os nomes dessas doenças poderá auxiliar os alunos na
leitura da caderneta, que apresenta nomes diversos para as vacinas. Nesse
momento, estamos introduzindo a relação das doenças com as vacinas e a sua
função, olhando de forma abrangente para o tema. Os estudantes também podem
ajudar essa discussão, sendo instigados com perguntas como “Apenas os seres
humanos são vacinados?”e “As pessoas são vacinadas no mundo todo?”. A
pergunta presente no slide é apenas para direcionamento da aula e não
pretende-se respondê-la. Questão Disparadora: Para que serve a caderneta de
vacinação? Tempo
sugerido: 3 minutos Orientações: Apresente aos alunos a questão disparadora.
Incentive-os a pensarem em possíveis respostas para essa questão e procure
anotá-las em uma folha de papel ou na lousa. Você poderá também delegar essa
tarefa a algum aluno, pedindo que anote as hipóteses que os colegas estão
levantando naquele momento e recolher a folha. Elas serão importantes na
retomada para a sistematização da aula. Mão na Massa: Tempo
sugerido: 14 minutos Orientações: Com os alunos divididos em duplas ou trios, peça que
eles observem a folha de vacinação da caderneta e comecem a comparar com as dos colegas do grupo.
Depois de um minutinho peça que os alunos respondam as perguntas do slide,
guiando a observação deles nessa comparação. Você pode apenas projetar as
perguntas e pedir que os alunos as respondam em um papel ou cartolina ou, se
preferir, poderá imprimir o documento com as perguntas (disponível no
material complementar). Procure chamar a atenção dos alunos para os tipos de
perguntas (qualitativas e quantitativas) e como elas direcionam respostas
dissertativas ou em números. Algumas dúvidas de alunos podem surgir como: "como
saber se tomei essa vacina ou não? Onde vejo a idade que tomei essa vacina?
Para que doenças protege essa outra?". Por isso é interessante que você
passe pelos grupos, esclarecendo dúvidas que os ajudem a responder às
questões. Para auxiliar você a responder as possíveis dúvidas dos estudantes
ao manipular a caderneta de vacinação, acesse os links para leitura: http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/calendario-nacional-de-vacinacao ; http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/calendario-nacional-de-vacinacao/crianca ; http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/calendario-nacional-de-vacinacao/adolecentes . AULA 06 TEMA: Saúde e Emoções Etapa 13: Levantamento dos conhecimentos prévios (10 min) Orientações: Para contextualizar o tema que será trabalhado,
questione: “O que te traz qualidade de vida?” ·
Espere as respostas dos alunos. Lance outras
questões! Quais os meios de entretenimento da sua comunidade? E em sua
família? Como você costuma relaxar? Já presenciou cenas de descontrole de
alguém próximo a você? Acolha as respostas. Mais do que trabalhar com a leitura, a atividade permite uma conversa
sobre a saúde mental. Comente que atualmente, depressão e ansiedade são os
transtornos mentais que mais afetam a população. É importante que os estudantes estejam confortáveis para falar como se
sentem e se há algo incomodando e afetando sua saúde mental, permita que eles
compartilhem suas vivências com os colegas e cuide para que o ambiente da
sala de aula seja amigável e acolhedor. Etapa 14: Aprofundando no Tema (20 min) Fazer a leitura do texto “Impacto da COVID-19 na saúde mental de
crianças, adolescentes e jovens é significativo, mas somente a ponta do
iceberg”. No livro A Conquista Ciências página 36. Após a leitura, incentivar a
troca de ideias dos estudantes e o compartilhamento de vivencias entre eles.
O importante é oferecer um ambiente propicio para que eles e sintam
confortáveis em falar do que lhes aflige. Etapa 15:Verificação de aprendizagem (20 min) Aproveitar o momento
da aula para copiar e responder as questões de 1 a 4 do livro A Conquista página 36. Logo após a resolução
da atividade fazer a correção. AULA 07 TEMA: Saúde Etapa 16: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Esse é o momento dos estudantes reverem o que aprenderam ao longo dessa
unidade e avaliar como agiram durante o processo de ensino e de aprendizagem. Você pode começar a aula fazendo as seguintes perguntas: 1.O que você entende por saneamento básico? 2.Como as medidas de higiene interferem na saúde da população? 3.Suas emoções estão relacionadas com a saúde do seu corpo? Etapa 17: Sistematização do conhecimento (30min) Para melhor entendimento dos objetos de estudo trabalhados, abrir o
livro A Conquista Ciências página 38 copiar e responder as questões 1 a
4. Etapa 18: Correção da
atividade (10 min) Retomar as questões
da etapa anterior fazendo a correção necessária. Momento importante para
sanar as possíveis dúvidas. Elaboração: Amélia, Adriana,
Lucilane e Miriã. Coordenação e colaboração:
Nilsilane |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro
páginas: ( 29, 31, 36,
38 ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do
grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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